paróquias de caminha e vilarelho - paroquiadecaminha.com · a liturgia deste domingo diz-nos,...

4
E E COS COS DA DA M M ATRIZ ATRIZ Boletim Paroquial Paróquias de Caminha e Vilarelho Ano LV - Nº 1086 - de 18 a 24 de Dezembro de 2016 A liturgia deste domingo diz-nos, fundamentalmente, que Jesus é o “Deus-connosco”, que veio ao encontro dos homens para lhes oferecer uma proposta de salvação e de vida nova. Na primeira leitura (Is 7,10-14), o profeta Isaías anuncia que Jahwéh é o Deus que não abandona o seu Povo e que quer percorrer, de mãos dadas com ele, o caminho da história… É n’Ele (e não nas sempre falíveis seguranças humanas) que devemos colocar a nossa esperança. O Evangelho (Mt 1,18-24) apresenta Jesus como a incarnação viva desse “Deus connosco”, que vem ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de salvação. Contém, natu- ralmente, um convite implícito a acolher de braços abertos a proposta que Ele traz e a deixar- se transformar por ela. Na segunda leitura (Rom 1,1-7), sugere-se que, do encontro com Jesus, deve resultar o testemu- nho: tendo recebido a Boa Nova da salvação, os seguidores de Jesus devem levá-la a todos os homens e fazer com que ela se torne uma realidade libertadora em todos os tempos e lugares. In “Dehonianos” IV DOMINGO DO ADVENTO

Upload: hacong

Post on 16-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

EECOSCOS DADA MMATRIZATRIZ Boletim Paroquial

Paróquias de Caminha e Vilarelho

Ano LV - Nº 1086 - de 18 a 24 de Dezembro de 2016

A liturgia deste domingo diz-nos, fundamentalmente, que Jesus é o “Deus-connosco”, que veio ao encontro dos homens para lhes oferecer uma proposta de salvação e de vida nova. Na primeira leitura (Is 7,10-14), o profeta Isaías anuncia que Jahwéh é o Deus que não abandona o seu Povo e que quer percorrer, de mãos dadas com ele, o caminho da história… É n’Ele (e não nas sempre falíveis seguranças humanas) que devemos colocar a nossa esperança. O Evangelho (Mt 1,18-24) apresenta Jesus como a incarnação viva desse “Deus connosco”, que vem ao encontro dos homens para lhes apresentar uma proposta de salvação. Contém, natu-ralmente, um convite implícito a acolher de braços abertos a proposta que Ele traz e a deixar-se transformar por ela. Na segunda leitura (Rom 1,1-7), sugere-se que, do encontro com Jesus, deve resultar o testemu-nho: tendo recebido a Boa Nova da salvação, os seguidores de Jesus devem levá-la a todos os homens e fazer com que ela se torne uma realidade libertadora em todos os tempos e lugares.

In “Dehonianos”

IV DOMINGO DO ADVENTO

A CENA MAIS ENCANTADORA!

No presépio vemos a cena mais encantadora! Maria, serena, contemplativa, fixa, com ter-nura, o Seu Filho na manjedoura. José atento, protector da Mãe e do Filho, missão que Lhe foi confiada. O MENINO sorri feliz! Mostra ao mundo que, a Felicidade verdadeira, brota do Amor que se dá e não apenas do que se tem…ou recebe. Perante este quadro enternecedor, somos convidadas a ser pessoas de Fé, de Humilda-de e Confiança, para transformarmos as difi-culdades da vida em momentos

De Serenidade

De Amor

De Justiça

De Perdão

De Esperança e Paz! Valores que, parte dos homens, vão esque-cendo, envolvidos no individualismo, no comodismo, no bem-estar, na busca de luga-res de topo. Vidas superficiais! Mas Deus desce à terra, com uma Missão de Salvação para todos os homens de boa vonta-de. Abramos-lhe o coração e deixemos que Ele nasça nas nossas vidas e nos preencha na totalidade.

Assim será NATAL! Cristo nasceu! Na fragilidade de uma Criança, a Ternura

de Deus abraça a Humanidade… Para todos um FELIZ NATAL

E BOAS FESTAS!

Recebeu este sábado, dia 17 de Dezembro de 2016, o Sacramento do Baptismo, o menino Tiago Vieira Martins, nascido a 10 de Agosto de 2016. É filho de Vítor Hugo Faria Martins e Joana Margarida Maciel Vieira. O Tiago teve como padrinhos: Armando Gomes Maciel e Helena Maria Pontes Pereira Maciel. Parabéns ao Tiago...

Senhor, reunimo-nos hoje aqui para cear, porque numa noite como esta, há muito tem-po, quiseste ser uma criança com nome e apelidos entre as crianças mais pobres da Terra. Abençoa a nossa mesa. Ao menos por uma noite, gostaríamos que o Mundo fosse uma grande Família: sem guerras, sem miséria, sem drogas e sem fome, com um pouco mais de música e muito mais justiça. Que ao menos esta casa, Jesus recém-nascido, acolha a Tua palavra de amor e perdão. Conserva-nos unidos. Dá-nos pão e trabalho durante todo o ano. Dá-nos força e ternura para sermos pessoas úteis que lutem por um Mundo onde haja dias bons e muitas coisas boas como esta em que quiseste nascer entre nós. Senhor, Tu serás bem-vindo a esta casa, até que um dia nos reúnas na Tua.

Joseph Oriol, «Señor, enseñanos a orar»

Milagre do amor no Natal de Cristo (Geraldo Bessa Victor, Angola) Há vinte séculos, Jesus Cristo nasceu, numa manjedoura, em Belém de Judeia. Mas todos os anos, neste dia,

MIRADOURO DO CONVENTO ORAÇÃO PARA A CEIA DE NATAL

POEMAS DA LUSOFONIA

Dia 18: - Aires de Melo Lima; - Alberto Augusto L. Pinto Cancela. Dia 19: - Maria de Jesus Lourenço Fernandes; - Rita Maria Alves R. Bacelos; - Maria do Carmo Lourenço Pereira; - Catarina Júlia T. Baixinho da Costa. Dia 20: - Rafael Azevedo Matos; - Henrique José da Silva Porto; - Sérgio Alexandre Rodrigues Macedo. Dia 21: - Filomena dos Anjos Afonso Xavier; - Manuel Carlos C. Marinho; - Célia Alexandra Passos da Silva; - Bruno Filipe Vilela Martins; - Hugo Manuel Vilela Martins. Dia 22: - Augusto Joaquim Rodrigues Bacelos; - Francisco Azevedo Matos; - José Luís Vasconcelos Domingues; - Maria do Nascimento Azevedo Afonso; - Maria Carolina Teixeira Gonçalves; - Odete Zaida S. Ruivo Fernandes; - Francisco Azevedo Matos. Dia 23: - Fernanda L. Gonçalves C. Sobral Pereira; - Fernando Manuel Rodrigues Lima; - Stephanie Peixoto; - João Bernardo Beirão e T. Rendeiro; - Raúl Tiago Lourenço Peixoto; - Sofia de Passos Bernardo; - Pedro Alexandre Jesus de Araújo. Dia 24: - Maria do Nascimento Serro B. Ribas; - Maria Teresa M. Guerreiro Pinto; - Virgínia Maria de Matos B. Rodrigues; - Rafaela Filipa Pereira Carril.

Ele nasce nos palácios sumptuosos e nas choupanas da Ásia, nas vivendas ricas e nas casinhotas da Euro-pa, nos arranha-céus colossais e nos bairros pobres das Américas, nas cidades e vilas da África, sob a música dos sinos e das harpas, dos quis-sanjes e marimbas. Jesus nasce no coração de cada ser humano, em todos os povos e raças, porque Ele é, milagrosamente, o Deus-Menino de toda a gente.

Apenas um sorriso (Olinda Beja, S. Tomé e Príncipe) Apenas um sorriso Aberto à flor do rosto Abelha mãe em favos de doçura E será Natal no mês de Agosto Ou em Julho Ou em Maio Ou em Janeiro Desde que sonhes com ternura Desde que ames Que vivas Que sorrias Desde que te entregues aos outros Por inteiro Será Natal todos os dias!

Carta ao Pai Natal O Joãozinho escreve ao Pai Natal! - Oh Barrigudo! Todos os anos te escrevo a pedir um Camião dos Bombeiros e tu só me ofereces meias e cuecas! Quando passares à minha porta com as renas vou-te escorraçar à pedrada. E o Pai Natal responde-lhe: - Meu querido filho, este Natal vou-te com-pensar. Vou-te incendiar a casa! E não te vão faltar Camiões dos Bombeiros á porta… “Feliz Natal”

SORRIA!

ANIVERSÁRIOS

FICHA TÉCNICA Propriedade: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • Director: Pe. Rui Filipe Rodrigues Colaborador: Ricardo Miguel Lourenço Lagoa • Publicação: Semanal • Tiragem: 300 Ex. • Tel.: 258 921 413

E-mail: [email protected] • Site: paroquiadecaminha.com - Isento a) nº1 art 12º DR 8/1999 de 9 Junho

DIA HORA/LOCAL INTENÇÕES

Segunda a Sábado

08:00 Eucaristia no Convento de St. António

Segunda Dia 19

18:00 Eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Agonia

Terça Dia 20

18:00 Matriz

- Maria Quitéria dos Reis Pereira; - Secundino José Viana Monteiro e sua mãe Júlia Viana Monteiro; - Isabel Bernardina Felgueiras da Silva Santos, Domingos Santos e família; - Delfina Pereira Veloso.

Quarta Dia 21

08:30 Misericórdia

- Manuel António Ramos (Aniv.); - João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho; - António de Matos Gavinho, António Maria Machado e Laura Lopes Marinho Guerreiro; - José Manuel Barbosa Rodrigues, Otelinda Barbosa, José Rodrigues e família.

Sexta Dia 23

18:00 Matriz

- António Baptista Lindo Oliveira (1ºMês); - João Fernandes Porto e Albina do Carmo Oliveira da Conceição Car-valho; - Delfim Fernandes; - José da Cunha Ferreira, Maria dos Anjos d’Araújo Ferreira, filha e genros.

Domingo Dia 25

11:30 Matriz

17:00 Vilarelho

NATAL DO SENHOR - Domingos Santos (Aniv.), Isabel Bernardina Felgueiras da Silva San-tos; - Maria de Lurdes Jorge de Matos, Rosa Pires, António Gomes e Menino Jesus de Praga; - João Vieira; - Maria Cândida Gavinho e marido Manuel António Ramos; - Maria Herculana Alves dos Santos, António Morte Viriato dos San-tos, Cramem Alonso e João de Matos. - Florinda Nascimento Fernandes e Delfim José da Silva; - Rosalina dos Anjos Gomes, Manuel Joaquim de Matos e António Oliveira Gomes. - Manuel da Silva Araújo e familiares falecidos; - Laura dos Anjos Gonçalves Barbosa e marido; - Rosa Barreiros Monteiro, seus pais, irmão António e filha Natália; - José Lino Cardoso Lima da Silva; - José Gomes, pais e sogros.

Serviço Religioso