paróquias de caminha e vilarelho - paroquiadecaminha.com · paróquias de caminha e vilarelho ano...

4
A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final de um caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com Deus. Sugere, tam- bém, que Jesus nos deixou o testemunho e que somos agora nós, seus seguidores, que deve- mos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo. O Evangelho (Lc 24,46-53) apresenta-nos as palavras de despedida de Jesus que definem a missão dos discípulos no mundo. Faz, também, referência à alegria dos discípulos: essa alegria resulta do reconhecimento da presença no mundo do projecto salvador de Deus e resulta do facto de a ascensão de Jesus ter acrescentado à vida dos crentes um novo sentido. Na primeira leitura (Actos 1,1-11), repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projecto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo caminho de Jesus. Quanto aos discípulos: eles não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante, mas têm de ir para o meio dos homens continuar o projecto de Jesus. A segunda leitura (Ef 1,17-23) convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus). Devem caminhar ao encontro dessa esperança de mãos dadas com os irmãos membros do mesmo “corpo” – e em comunhão com Cristo, a “cabeça” desse “corpo”. Cristo reside nesse “corpo”. In “Dehonianos” E E COS COS DA DA M M ATRIZ ATRIZ Boletim Paroquial Paróquias de Caminha e Vilarelho Ano LIII - Nº 1049 - de 08 a 14 de Maio de 2016 SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

Upload: ledung

Post on 29-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

A Solenidade da Ascensão de Jesus que hoje celebramos sugere que, no final de um caminho percorrido no amor e na doação, está a vida definitiva, em comunhão com Deus. Sugere, tam-bém, que Jesus nos deixou o testemunho e que somos agora nós, seus seguidores, que deve-mos continuar a realizar o projecto libertador de Deus para os homens e para o mundo. O Evangelho (Lc 24,46-53) apresenta-nos as palavras de despedida de Jesus que definem a missão dos discípulos no mundo. Faz, também, referência à alegria dos discípulos: essa alegria resulta do reconhecimento da presença no mundo do projecto salvador de Deus e resulta do facto de a ascensão de Jesus ter acrescentado à vida dos crentes um novo sentido. Na primeira leitura (Actos 1,1-11), repete-se a mensagem essencial desta festa: Jesus, depois de ter apresentado ao mundo o projecto do Pai, entrou na vida definitiva da comunhão com Deus – a mesma vida que espera todos os que percorrem o mesmo caminho de Jesus. Quanto aos discípulos: eles não podem ficar a olhar para o céu, numa passividade alienante, mas têm de ir para o meio dos homens continuar o projecto de Jesus. A segunda leitura (Ef 1,17-23) convida os discípulos a terem consciência da esperança a que foram chamados (a vida plena de comunhão com Deus). Devem caminhar ao encontro dessa esperança de mãos dadas com os irmãos – membros do mesmo “corpo” – e em comunhão com Cristo, a “cabeça” desse “corpo”. Cristo reside nesse “corpo”.

In “Dehonianos”

EECOSCOS DADA MMATRIZATRIZ Boletim Paroquial

Paróquias de Caminha e Vilarelho Ano LIII - Nº 1049 - de 08 a 14 de Maio de 2016

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR

A alegriaor familiar A do amor familiar

Na Exortação Apostólica A alegria do Evange-lho lê-se esta afirmação de grande alcance: “Muitos dos nossos contemporâneos vivem numa tristeza infinita”. Muitos perderam o sentido da vida. O Papa Francisco publicou agora A alegria do amor. Sempre a alegria. A mensagem cristã não serve a humanidade, não tem futuro, não é apetecível para os homens e as mulheres do nosso tempo, se não for capaz de lhes oferecer uma alegria que supere e transcen-da as ofertas do mundo. Não disponho de espaço nem de saber para comentar aqui o novo documento. Quero apenas sublinhar o tom positivo, o olhar dife-rente, luminoso. O Papa não desata todos os nós, não resolve de uma assentada todos os problemas. Faz mais do que isso. Desencadeia um pro-cesso de discernimento, de integração nas fileiras eclesiais de tantos que até agora qua-se empurrávamos para fora. Rasga horizon-tes, aponta vias de saída, manda-nos abrir os braços e acolher as famílias feridas. “Estar atentos à maneira como as pessoas vivem e sofrem por causa da sua condição”. É a “lógica da misericórdia”, a única que se pode esperar da Igreja de Cristo. Antes pare-ce que tudo estava condicionado. Francisco muda o foco e prefere proclamar a alegria do amor em família e, de passagem, vai recor-dando que esta alegria acrescenta a alegria da Igreja inteira. As normas gerais não se podem esquecer nem descurar, mas não abrangem todas as situações particulares. Exorta, por isso os Pastores a “deixarem mais espaço à consciência dos fiéis”, a “olharem com amor para os que participam na vida eclesial de maneira imperfeita”, a “discernirem bem as situações”. Efectivamente, “o caminho da Igreja não é o de condenar ninguém para sempre, mas o de espalhar a misericórdia de Deus a todas as pessoas que a pedem com um coração since-ro”. A Exortação do Papa não dá receitas, não se enreda na casuística, não desce a coisas mui-

to concretas. Mas como dizia Chersteton, “a teologia é mais prática do que a química”.

(In Abílio Pina Ribeiro)

Quem desejar adquirir esta publicação pode fazê-lo na sacristia das igrejas pelo preço de 5€.

Anunciamos que realiza-se este Domingo dia 08 de Maio, a partir das 15:00 horas, na Igre-ja Velha, o leilão de tradicionais oferendas para as festas de Nª Sª do Amparo. Apela-se a comparência de toda a comunida-de. NÃO FALTE!!!

+ Faleceu na passada sexta feira, dia 29 de Abril de 2016, o Senhor Luís Aires Câmara Sá Nogueira, aos 93 anos de idade. O seu fune-ral realizou-se no dia 30 de Abril na Capela da Casa de Leiras. Foi a sepultar no cemitério municipal de Caminha. As nossas mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos.

————— Recebeu este sábado, dia 07 de Maio de 2015, o Sacramento do Baptismo, o menino Francisco Melro Rodrigues, nascido a 02 de Julho de 2015. É filho de Hélder Flávio de Oliveira Rodrigues e Ana Cristina Gavinho Melro. O Francisco teve como padrinhos: Rui Miguel Rio Tinto Lages e Marta Maria Alves Fernan-des. Parabéns ao Francisco...

————— Recebeu este sábado, dia 07 de Maio de 2015, o Sacramento do Baptismo, a menina Leonor Pinto Pereira, nascida a 18 de Julho de 2015. É filha de Aníbal Leandro Ferreira Pereira e Carla Susana Marinho Pinto. A Leonor teve como padrinhos: Pedro Miguel Esteves Pereira e Maria José da Silva Neta. Parabéns à Leonor…

————— Recebe este domingo, dia 08 de Maio de 2015, o Sacramento do Baptismo, o menino Gonçalo Fernandes Lima, nascido a 26 de Fevereiro de 2016. É filho de Victor Manuel

MIRADOURO DO CONVENTO

Dia 08: - Ludovina Alda Gavinho Clemente; - Ana Teresa da Cruz G. Alves; - José António Puga Valadares; - Leandro Jesus Barros Oliveira. Dia 09: - Mário Augusto Pais Patrício; - José Luís Matos Lima; - Alberto Luís Sabrosa Fernandes; - Maria José Pereira Monteiro. Dia 10: - Ircino Torres Loureiro; - Albino Coutinho Barbosa; - Miguel Ângelo Pereira Fernandes; - Rute Valadares Costa Pereira. Dia 11: - Maria Amélia R. Soutulho Alves; - Carla Sofia da Silva Fão Carvalho. Dia 12: - Maria Nazaré V. Pires O. Fife; - Paulo Emanuel Martins Dias; - João de Almeida Mamede Alves; - Rosa Maria Cunha C. Araújo; - Olga Elisete Eira Silva. Dia 13: - Joaquim Amadeu B. Martins de Amorim; - Belmira de Fátima Lourenço Fernandes; - Maria de Fátima R. da Rocha - Diogo Alexandre Fernandes Lima; - Joana Filipa Fernandes Lima. Dia 14: - Ilda Ferreira da Silva; - Cíntia Rafaela de Sá Ribas; - Elisabete da Costa Ferreira; - Evaristo Aníbal da Cruz Pereira; - Nuno Manuel Porto da L. Sobreiro; - Ana Paula Lopes Correia; - Ivânia Ferreira dos Santos; - Patrícia Isabel Cunha Azevedo; - Soaria Simões da Cunha.

Vasconcelos Lima e Carina Fernandes Lopes Lima. O Gonçalo teve como padrinhos: Hugo Ale-xandre Pereira Favas e Patrícia Diana Conde Venade Favas. Parabéns ao Gonçalo...

————— Contraiu Matrimónio esta Sábado, dia 7 de Maio de 2015, Aníbal Leandro Ferreira Perei-ra e Carla Susana Marinho Pinto. O seu matrimónio realizou-se na Igreja Matriz de Caminha pelas 13:00 horas. Parabéns à nova família cristã…

O arciprestado de Caminha, está a organizar a sua peregrinação do Jubileu da Misericórdia inserida no Campus, no Domingo 22 de Maio.

Programa: 08h00 Saída (Residência Paroquial) 09h30 Acolhimento e oração 10h00 Workshop 01 11h15 Workshop 02 13h00 Almoço 14h30 Peregrinação para a Sé Catedral com passagem pela Porta Santa 16h00 Eucaristia no dia da Família O Preço da viagem com almoço incluído é de 6€. Inscrições o mais breve possível.

ANIVERSÁRIOS

Na Tropa Nas tropas da ONU foram escolhidos três soldados para ver aquele que suportava melhor a dor. Escolheram um Americano, um Francês e um Português. O método foi espetar uma espada no pé, que no sorteio calhou primeiro o Americano depois o Fran-cês e por ultimo o Português. Quem espetou a espada foi um soldado Rus-so, espetou a espada no Americano que se torceu todo com dores e morreu, o Francês também se torceu com as dores e entrou em coma, o Português no fim do Russo lhe espe-tar a espada ria-se, o Russo espeta-lhe mais uma vez agora no outro pé e o Português continuava a rir-se. Os altos comandos da ONU pergunta-lhe: - Não tens dores? Porque ris? - Porque eu sou do exército português calço o 38 e deram-me o 43!

SORRIA!

CAMPUS MISERICORDIAE

Serviço Religioso

FICHA TÉCNICA Propriedade: Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Caminha • Director: Pe. José Filipe Sá

Colaborador: Ricardo Miguel Lourenço Lagoa • Publicação: Semanal • Tiragem: 300 Ex. • Tel.: 258 921 413 E-mail: [email protected] • Site: paroquiadecaminha.com - Isento a) nº1 art 12º DR 8/1999 de 9 Junho

DIA HORA/LOCAL INTENÇÕES

Todos os Dias

08:00 Eucaristia no Convento de St. António

Terça Dia 10

19:00 Matriz

- Gaspar Marques Moreira Veiga (Aniv.); - Armando Oliveira (Aniv.) e seus pais.

Quarta Dia 11

08:30 Misericórdia

- João Luís Lourenço Ribeiro, avós e padrinho; - Manuel Francisco Nunes Azedo.

Quinta Dia 12

18:00 Eucaristia na Capela de Nossa Senhora da Agonia

Sexta Dia 13

16:00

19:00 Matriz

Nossa Senhora de Fátima Eucaristia na Casa de Repouso do Bom Jesus dos Mareantes

- Gaspar Marques Moreira Veiga; - Abel Fernandes Amorim, esposa, José Rodrigues e José Manuel Bar-bosa Rodrigues; - Adelina da Conceição Ferreira de Sá Neiva, marido e neto; - Maria Celeste Gandarachão Alves, pais e família.

Sábado Dia 14

19:00 Matriz

S. Matias, Apóstolo - Raul da Rocha Peixoto (Aniv.); - Paulo Jorge Pires Lima (Aniv.) e avós; - João Tomás Lopes Gavinho; - Maria Teresa Alves Lameira e marido José António Lourenço Lima; - António Martins; - Iracema Gavinho Porto, João Fernando Oliveira Alvarenga e família; - Elidia Fernandes Carido, Júlio Ricardo, Manuel João e Júlio Nascimen-to Capela; - Luís da Cruz Matos; - Armando José Jorge de Matos.

Domingo Dia 15

09:00

Vilarelho

10:30 Misericórdia

12:00 Matriz

DOMINGO DE PENTECOSTES - Maria da Conceição Coutinho Barbosa Gil - m. c. Confraria das Almas; - Maria Adélia Gonçalves Barbosa e pais; - Joana Maria Loureiro. Irmãos e Benfeitores da Santa Casa da Misericórdia

Povo de Deus

Todos os dias do mês de Maio teremos o “Mês de Maria”: 14:00 Lar dos Mareantes; 16:30 Convento Sto. António; 17:30 Agonia; 18:30 Matriz; 21:00 Vilarelho.

Continuaremos a ter o pároco disponível, todos os Sábados, até ao final do Ano da Misericórdia, para o Sacramento da Reconciliação, às 18:00h na Igreja Matriz.