parada obrigatória | opentec

4
+ + OpenTech lança novo site e página no Facebook Tigre é o mais novo cliente da OpenTech Metas ousadas de crescimento Funcionários da OpenTech participaram do evento Grupo de sócios e diretores da empresa CONSELHO ADMINISTRATIVO PRESIDENTE Alfredo Zattar VICE-PRESIDENTE Sérgio Trauer OPERAÇÕES Claudemir Uhdre ADMINISTRATIVO /FINANCEIRO Mario Cesar Pamplona TECNOLOGIA André Bachmann COMERCIAL William Lanfranchi INOVAÇÃO E MARKETING Sergio Grisa Alfredo Zattar Sérgio Trauer Jorge Steffens Paulo Caputo Claudemir Uhdre Miguel Abuhab Saiba mais Nº 1 | Junho/Julho | 2012 Parada Obrigatória Um novo capítulo começou a ser escrito na história da OpenTech para estimular ainda mais o crescimento da empresa até o final de 2012, quando a companhia espera atingir um faturamento recorde e um alto índice de satisfação do cliente. “Nosso desafio é che- garmos ao final deste ano detendo 15% do mercado de gerencia- mento de risco do transporte de cargas”, afirmou o presidente da OpenTech, Alfredo Zattar, durante o evento “Kick off 2012”, realiza- do em maio. Segundo anunciou o presidente, a meta é ainda maior para 2016: alcançar um alto patamar de faturamento e tornar-se a gestora de riscos “número 1” do país. Para atingir esses ob- jetivos, a OpenTech continua apostando em três atributos que garantiram saltos de crescimento e qualidade em pouco mais de uma década de atuação: profissionais experientes, alta tec- nologia e excelência no atendimento. Em relação ao primeiro pilar, a OpenTech passa a contar com uma nova composição societária: a entrada da Jequitibá Partici- pações, liderada por Jorge Steffens e Paulo Caputo. Além deles, novos diretores foram contratados: Mário César Pamplona, dire- tor Administrativo-Financeiro, e Sergio Grisa, diretor de Inovação e Marketing. “Contaremos com uma nova visão proveniente desses profissionais que são grandes referências no mercado e poderão agregar muita experiência no trabalho de expansão e até mesmo internacionalização da empresa”, enaltece Alfredo. Outra grande mudança foi a criação de um Conselho de Administração, que será responsável pelo macroplanejamento da empresa, além da formação de um Comitê Permanente de Metas, que terá três grandes objetivos: retenção de clientes, rentabilidade por cliente e aumento de geração de caixa. Para motivar a equipe, o evento foi encerrado com a palestra de superação “Não sabendo que era impossível ele foi lá e fez”, de Steven Dubner. Confira o novo organograma da empresa.

Upload: opentech-gerenciamento-de-risco

Post on 08-Mar-2016

261 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

1ª Edição Parada Obrigatória

TRANSCRIPT

Page 1: Parada Obrigatória | OpentEC

+ +OpenTech lança novo site e página no Facebook

Tigre é o mais novo cliente da OpenTech

Metas ousadas de crescimento

Funcionários da OpenTech participaram do evento

Grupo de sócios e diretores da empresa

CONSELHOADMINISTRATIVO

PRESIDENTE

AlfredoZattar

VICE-PRESIDENTE

Sérgio Trauer

OPERAÇÕES

ClaudemirUhdre

ADMINISTRATIVO /FINANCEIROMario CesarPamplona

TECNOLOGIA

AndréBachmann

COMERCIAL

WilliamLanfranchi

INOVAÇÃO EMARKETING

Sergio Grisa

Alfredo Zattar

Sérgio Trauer

Jorge Steffens

Paulo Caputo

Claudemir Uhdre

Miguel Abuhab

Saiba mais

Nº 1 | Junho/Julho | 2012

Parada Obrigatória

Um novo capítulo começou a ser escrito na história da OpenTech para estimular ainda mais o crescimento da empresa até o final de 2012, quando a companhia espera atingir um faturamento recorde e um alto índice de satisfação do cliente. “Nosso desafio é che-garmos ao final deste ano detendo 15% do mercado de gerencia-mento de risco do transporte de cargas”, afirmou o presidente da OpenTech, Alfredo Zattar, durante o evento “Kick off 2012”, realiza-do em maio. Segundo anunciou o presidente, a meta é ainda maior para 2016: alcançar um alto patamar de faturamento e tornar-se a gestora de riscos “número 1” do país. Para atingir esses ob-jetivos, a OpenTech continua apostando em três atributos que garantiram saltos de crescimento e qualidade em pouco mais de uma década de atuação: profissionais experientes, alta tec-nologia e excelência no atendimento. Em relação ao primeiro pilar, a OpenTech passa a contar com

uma nova composição societária: a entrada da Jequitibá Partici-pações, liderada por Jorge Steffens e Paulo Caputo. Além deles, novos diretores foram contratados: Mário César Pamplona, dire-tor Administrativo-Financeiro, e Sergio Grisa, diretor de Inovação e Marketing. “Contaremos com uma nova visão proveniente desses profissionais que são grandes referências no mercado e poderão agregar muita experiência no trabalho de expansão e até mesmo internacionalização da empresa”, enaltece Alfredo. Outra grande mudança foi a criação de um Conselho de Administração, que será responsável pelo macroplanejamento da empresa, além da formação de um Comitê Permanente de Metas, que terá três grandes objetivos: retenção de clientes, rentabilidade por cliente e aumento de geração de caixa. Para motivar a equipe, o evento foi encerrado com a palestra de superação “Não sabendo que era impossível ele foi lá e fez”, de Steven Dubner.Confira o novo organograma da empresa.

No início da década de 90, a pressão da sinistralidade (coeficiente sinistro/prêmio) no seguro de transportes iniciou uma tendência e criou um novo mercado. Com isso, na segunda metade da déca-da, surgiram novas empresas chamadas Gerenciadoras de Risco. Para os leigos, mais uma informação entre os infindáveis “detalhes e letras miúdas” das apólices de seguros. Mas, entre os especia-listas, havia um consenso: tratava-se de “uma medida necessária para enfrentar os desafios existentes, além de iniciar o século XXI com um maior entendimento do segmento, bem como uma melhor classificação da qualidade dos riscos assumidos”.

Quase vinte anos se passaram e as empresas, os hardwares e as

tecnologias se multiplica-ram, o mundo evoluiu,

porém a mesma pressão da sinistra-lidade se mantém

firme e cada vez mais contundente. As seguradoras que atuavam no mercado de transportes desapareceram. Hoje, temos cerca de 20 heroínas (se posso assim chamar) que equilibram a sinistralidade sob a ótica de um domador atento num palco cheio de distrações e uma plateia voraz.Cada vez mais as exigências de alternativas, estratégias, hardwares e softwares poderosos prejudicam a rentabilidade dos setores en-volvidos, pois o gerenciamento de risco é considerado um “custo puro”, acessório indesejado, porém imprescindível na maioria das apólices de seguros no segmento de Transportes.Poucas empresas identificam uma enorme oportunidade nesse momento: transformar essa ameaça numa oportunidade de avaliar-mos processos, rotinas, procedimentos, produtividade dos nossos transportes, transformando o velho, fiel e necessário gerenciamento de riscos em gerenciamento logístico. Basta usarmos os recursos existentes sob um foco de produtividade. Só assim sobreviveremos.

Serviços

Artigo

GERENCIAMENTO DE RISCOS X GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

William Puccini Lanfranchi Diretor Comercial da OpenTech

Expediente: Informativo dirigido aos públicos de relacionamento da OpenTech • Coordenação: Departamento de Marketing • Reportagem: Sara Menezes • Edição e produção: EDM Logos Comunicação Corporativa • Fotos: André Kopsch e colaboradores da OpenTech • Diagramação: R2 Estúdio Design

Matriz OpenTech • Rua XV de novembro, 425 • Glória • Joinville - SC • CEP 89216-201 • www.opentechgr.com.br

REFERÊNCIA EM SEGURANÇA E LOGÍSTICA Com uma completa solução de segurança e logística, a OpenTech busca atender as demandas e criar um ambiente favorável à qualidade e melhoria contínua das operações de transporte e logística. Conheça as soluções que a empresa oferece.

Software composto por um conjunto de aplicações voltadas para a Gestão da Manutenção da Frota, incluindo controle de abastecimento, gestão de pneus, troca de óleo e revisões periódicas. Indicado para frotas de serviços públicos e privados, o Open Frota entrega economia, funcionalidade, agilidade e transparência.

O SIL (Sistema Integrado de Logística) é um avançado software de gestão que oferece completa automatização e controle sistêmico dos processos logísticos. Ao transformar dados em informações gerenciais, é um sistema inteligente que agrega valor ao negócio, aumentando o controle da qualidade, a pontualidade das entregas e a assertividade da operação. A contínua melhoria de performance resulta em maior lucratividade e em ganho gerencial para o transportador.

O Programa de Prevenção de Acidentes confere mais segurança ao transportador e ao motorista, que recebe treinamentos de conduta e orientações sobre as condições de cada trecho que irá percorrer. Além do estudo estratégico das principais rodovias e do levantamento do histórico de sinistros de cada cliente, a OpenTech também se diferencia pela sua atuação durante a viagem, com acompanhamento online da operação e a correção pontual dos registros de não-conformidade

Completo Sistema de Gestão Empresarial (ERP) para empresas de transporte rodoviário de cargas, o Open Trucker gerencia todos os processos da cadeia produtiva do transporte: operação, manutenção, estoque, comercial, contabilidade, entre outros. Totalmente WEB 2.0, reduz em 50% os investimentos em TI e os seus 23 módulos de Operação, Relacionamento com o Cliente, Administrativo-financeiro e Logística/Frota são componíveis e escaláveis de acordo com a necessidade da transportadora.

A OpenTech é uma prestadora de serviços especializada na prevenção de sinistros envolvendo cargas. Altamente tecnológico, com recursos que permitem reduzir significativamente as incertezas das viagens, o Gerenciamento de Risco do transporte de cargas da OpenTech é feito por meio de até três etapas: Cadastro de motoristas e veículos, Rastreamento do veículo e Escolta armada terceirizada.

Page 2: Parada Obrigatória | OpentEC

Nossa história é marcada pelo empreendedorismo e pelo per-fil inovador de cada um de nossos colaboradores. Já somos referência no mercado de logística, mas queremos e pode-mos ir além para, em um futuro próximo, a OpenTech se tornar a maior gestora de riscos do Brasil. Para isso, traçamos desa-fios e metas ousadas ainda para este ano e contamos sem-pre com o seu apoio e dedicação para tornarmos a empresa cada vez mais rentável e reconhecida por nossos clientes.Ganhamos reforços de peso, com a chegada de novos só-cios e diretores, além da criação do Conselho de Adminis-tração. Juntos, estamos definindo o melhor caminho para a empresa continuar a crescer neste e nos próximos anos. Nesta caminhada, a busca permanente por novas oportuni-

dades em diferentes negócios deve fazer parte de nosso dia a dia. O compromisso com o cliente, a qualidade dos nossos produtos e soluções e principalmente as nossas pessoas se-rão pontos a nosso favor na expansão que estamos definindo para a empresa. Aproveito também para dar as boas-vindas aos leitores desse informativo, uma iniciativa da recém-implantada área de Mar-keting, também responsável pela renovação de nosso site e a nossa estreia no Facebook. Esses são exclusivos canais de comunicação e relacionamento da OpenTech com seus funcionários, clientes e demais parceiros e são mais uma de-monstração de que estamos crescendo com foco total em informação de qualidade.

Informat ivo OpenTech - Junho/Ju lho 2012

Editorial

Alfredo ZattarPresidente da OpenTech

CONSTRUINDO O FUTURO

No dia 13 de junho, em São Paulo, a OpenTech, juntamente com Arnaldo Costa (foto), superintendente de Logística da Alcoa Alumínio S.A, apresentou no evento LogisTI Fórum a palestra/case “Centro de Operações Logísticas em Tempo Real.”

O site da OpenTech (www.opentechgr.com.br) foi lançado no início de agosto com uma proposta inovadora, que fortalece o posicionamento da marca. Um ponto de destaque do site é a área de Serviços, na qual conteúdos e elementos visuais estão organizados de forma a auxiliar o internauta na escolha do produto ideal para a sua realidade. O site apresenta ainda novidades como blog, área restrita para o cliente, assistente de soluções, sistema de buscas e compartilhamento de con-teúdo com outras ferramentas digitais. A OpenTech também lançou no dia 4 de julho a página da empresa no Facebook (https://www.facebook.com/#!/OpentechGR), com posts que apresentem ao público a atuação da companhia, além das novidades do setor.

Nova presença digital da OpenTech

Apresentações ao mercado

Em parceira com a TOTVS a OpenTech participou do Ciclo TOTVS, realizado no dia 6 de junho, em Fortaleza. O evento apresentou soluções desenvolvidas para aumentar os ganhos de produtividade em Distribuição e Logística.

Marketing

O mundo digital é o resultado da evolução continua da humanidade, O encurtamento do tempo, das palavras e das telas é somente um dos veículos que o meio digital encontrou para ter presença. Outra forma contundente é a rede de influências. Eu compro produtos que me foram sugeridos e ‘curto’ aquilo que trouxe resultado. Em meio a tudo isso, os produtos, assim como os serviços e as marcas, somente terão sucesso se produzirem resultados que melhoram a rotina e a vida das pessoas. O mundo digital proporcionou a criação do perfil digital e a presença neste mundo é uma onda com impacto semelhante à revolução industrial, que mudou a vida pra melhor.Sergio Grisa, diretor de Inovação e Marketing

A OpenTech acaba de fechar contrato com a Tigre, líder no país e referência mundial no mercado de tubos, conexões e acessórios. O projeto envolve a implantação do Open SIL (Sistema Integrado de Logística) e também o GR (Gerencia-mento de Risco) para as cargas de maior valor agregado. Na primeira etapa de implantação, o serviço abrangerá quatro plantas (fábricas) da Tigre no Brasil, localizadas em Joinville(SC), Rio Claro (SP), Camaçari (BA) e Escada (PE), que, juntas, emitem 30 mil notas fiscais por mês, divididas em 2 mil cargas mensais. O trabalho envolve sete transportadoras contratadas pela Tigre. “Nossa expectativa é possibilitar à Tigre e aos seus transportado-

res a gestão consolidada de todas as mercadorias em trânsito, apontando, por meio de indicadores de performance, os gargalos e oportunidades de melhoria das operações, reduzindo custos e melhorando o atendimento aos clientes da empresa”, afirma o ge-rente comercial da conta, Cristiano de Oliveira. Já a Tigre aposta no potencial da OpenTech para desenvolver novas ferramentas de gestão. “Nossos objetivos são renovar o processo de transportes, ter maior controle da operação (custos e informações), facilitar a relação Tigre x Seguradora x Transportadoras e poder fazer planos estratégicos baseados em tecnologias modernas e informações precisas”, conta Cristiano Polerá, da Logística Tigre.

Clientes

In format ivo OpenTech - Junho/Ju lho 2012

TIGRE APOSTA NO SIL PARA GERIR SUA OPERAÇÃO

Primeiros passos

Para apresentar Política de Gerenciamento de Riscos e Controles Logísticos que serão implementados nas operações da multinacional, profissionais da OpenTech e da Tigre se reuniram no dia 19 de junho, em Joinville, para o “Kick off” do projeto.

MAIS SINERGIA OPERACIONAL PARA OS SERVIÇOS LOGÍSTICOS DA TEGMAReferência no segmento de transporte para a indústria automobilística, a Tegma Gestão Logística necessitava desenvolver um painel logístico que automatizasse cada etapa de seu negócio. Com esse objetivo, a empresa incorporou o Open SIL, além do Open GR para a frota própria e para viagens especiais.Com esse conjunto de sistemas, a Tegma vem, na prática, promovendo a melho-ria continua nas áreas Operacional, SAC e Comercial. “As aplicações são utilizadas como base de dados em tempo real e também como instrumento de medição de performance no âmbito operacional. Eventuais problemas são passíveis de correção mesmo antes da viagem, aumentando a assertividade da operação”, conta Magno Andrett Sales de Carvalho, analista de Rastreamento da Tegma.E os ganhos têm sido muitos, principalmente em virtude da informação logística integrada, conferindo maior visibilidade da operação de transporte em tempo real; uso de informações de retorno com ferramentas de medição e contraprova para erros; histórico de entregas, viagens, segurança etc.; agilidade junto ao retorno de informação para as bases operacionais; acompanhamento de transportes especiais e maior dimensão da capacidade de transporte.

“A sinergia operacional e a cultura de que hoje a operação de transporte e entrega está mais viável, não mais dependendo de documentos físicos para tomada de decisões, é o que mais mudou em nosso dia a dia reduzindo tempo de ação, custos e retrabalhos.”Magno Andrett Sales de Carvalho, da Tegma

Page 3: Parada Obrigatória | OpentEC

Nossa história é marcada pelo empreendedorismo e pelo per-fil inovador de cada um de nossos colaboradores. Já somos referência no mercado de logística, mas queremos e pode-mos ir além para, em um futuro próximo, a OpenTech se tornar a maior gestora de riscos do Brasil. Para isso, traçamos desa-fios e metas ousadas ainda para este ano e contamos sem-pre com o seu apoio e dedicação para tornarmos a empresa cada vez mais rentável e reconhecida por nossos clientes.Ganhamos reforços de peso, com a chegada de novos só-cios e diretores, além da criação do Conselho de Adminis-tração. Juntos, estamos definindo o melhor caminho para a empresa continuar a crescer neste e nos próximos anos. Nesta caminhada, a busca permanente por novas oportuni-

dades em diferentes negócios deve fazer parte de nosso dia a dia. O compromisso com o cliente, a qualidade dos nossos produtos e soluções e principalmente as nossas pessoas se-rão pontos a nosso favor na expansão que estamos definindo para a empresa. Aproveito também para dar as boas-vindas aos leitores desse informativo, uma iniciativa da recém-implantada área de Mar-keting, também responsável pela renovação de nosso site e a nossa estreia no Facebook. Esses são exclusivos canais de comunicação e relacionamento da OpenTech com seus funcionários, clientes e demais parceiros e são mais uma de-monstração de que estamos crescendo com foco total em informação de qualidade.

Informat ivo OpenTech - Junho/Ju lho 2012

Editorial

Alfredo ZattarPresidente da OpenTech

CONSTRUINDO O FUTURO

No dia 13 de junho, em São Paulo, a OpenTech, juntamente com Arnaldo Costa (foto), superintendente de Logística da Alcoa Alumínio S.A, apresentou no evento LogisTI Fórum a palestra/case “Centro de Operações Logísticas em Tempo Real.”

O site da OpenTech (www.opentechgr.com.br) foi lançado no início de agosto com uma proposta inovadora, que fortalece o posicionamento da marca. Um ponto de destaque do site é a área de Serviços, na qual conteúdos e elementos visuais estão organizados de forma a auxiliar o internauta na escolha do produto ideal para a sua realidade. O site apresenta ainda novidades como blog, área restrita para o cliente, assistente de soluções, sistema de buscas e compartilhamento de con-teúdo com outras ferramentas digitais. A OpenTech também lançou no dia 4 de julho a página da empresa no Facebook (https://www.facebook.com/#!/OpentechGR), com posts que apresentem ao público a atuação da companhia, além das novidades do setor.

Nova presença digital da OpenTech

Apresentações ao mercado

Em parceira com a TOTVS a OpenTech participou do Ciclo TOTVS, realizado no dia 6 de junho, em Fortaleza. O evento apresentou soluções desenvolvidas para aumentar os ganhos de produtividade em Distribuição e Logística.

Marketing

O mundo digital é o resultado da evolução continua da humanidade, O encurtamento do tempo, das palavras e das telas é somente um dos veículos que o meio digital encontrou para ter presença. Outra forma contundente é a rede de influências. Eu compro produtos que me foram sugeridos e ‘curto’ aquilo que trouxe resultado. Em meio a tudo isso, os produtos, assim como os serviços e as marcas, somente terão sucesso se produzirem resultados que melhoram a rotina e a vida das pessoas. O mundo digital proporcionou a criação do perfil digital e a presença neste mundo é uma onda com impacto semelhante à revolução industrial, que mudou a vida pra melhor.Sergio Grisa, diretor de Inovação e Marketing

A OpenTech acaba de fechar contrato com a Tigre, líder no país e referência mundial no mercado de tubos, conexões e acessórios. O projeto envolve a implantação do Open SIL (Sistema Integrado de Logística) e também o GR (Gerencia-mento de Risco) para as cargas de maior valor agregado. Na primeira etapa de implantação, o serviço abrangerá quatro plantas (fábricas) da Tigre no Brasil, localizadas em Joinville(SC), Rio Claro (SP), Camaçari (BA) e Escada (PE), que, juntas, emitem 30 mil notas fiscais por mês, divididas em 2 mil cargas mensais. O trabalho envolve sete transportadoras contratadas pela Tigre. “Nossa expectativa é possibilitar à Tigre e aos seus transportado-

res a gestão consolidada de todas as mercadorias em trânsito, apontando, por meio de indicadores de performance, os gargalos e oportunidades de melhoria das operações, reduzindo custos e melhorando o atendimento aos clientes da empresa”, afirma o ge-rente comercial da conta, Cristiano de Oliveira. Já a Tigre aposta no potencial da OpenTech para desenvolver novas ferramentas de gestão. “Nossos objetivos são renovar o processo de transportes, ter maior controle da operação (custos e informações), facilitar a relação Tigre x Seguradora x Transportadoras e poder fazer planos estratégicos baseados em tecnologias modernas e informações precisas”, conta Cristiano Polerá, da Logística Tigre.

Clientes

In format ivo OpenTech - Junho/Ju lho 2012

TIGRE APOSTA NO SIL PARA GERIR SUA OPERAÇÃO

Primeiros passos

Para apresentar Política de Gerenciamento de Riscos e Controles Logísticos que serão implementados nas operações da multinacional, profissionais da OpenTech e da Tigre se reuniram no dia 19 de junho, em Joinville, para o “Kick off” do projeto.

MAIS SINERGIA OPERACIONAL PARA OS SERVIÇOS LOGÍSTICOS DA TEGMAReferência no segmento de transporte para a indústria automobilística, a Tegma Gestão Logística necessitava desenvolver um painel logístico que automatizasse cada etapa de seu negócio. Com esse objetivo, a empresa incorporou o Open SIL, além do Open GR para a frota própria e para viagens especiais.Com esse conjunto de sistemas, a Tegma vem, na prática, promovendo a melho-ria continua nas áreas Operacional, SAC e Comercial. “As aplicações são utilizadas como base de dados em tempo real e também como instrumento de medição de performance no âmbito operacional. Eventuais problemas são passíveis de correção mesmo antes da viagem, aumentando a assertividade da operação”, conta Magno Andrett Sales de Carvalho, analista de Rastreamento da Tegma.E os ganhos têm sido muitos, principalmente em virtude da informação logística integrada, conferindo maior visibilidade da operação de transporte em tempo real; uso de informações de retorno com ferramentas de medição e contraprova para erros; histórico de entregas, viagens, segurança etc.; agilidade junto ao retorno de informação para as bases operacionais; acompanhamento de transportes especiais e maior dimensão da capacidade de transporte.

“A sinergia operacional e a cultura de que hoje a operação de transporte e entrega está mais viável, não mais dependendo de documentos físicos para tomada de decisões, é o que mais mudou em nosso dia a dia reduzindo tempo de ação, custos e retrabalhos.”Magno Andrett Sales de Carvalho, da Tegma

Page 4: Parada Obrigatória | OpentEC

+ +OpenTech lança novo site e página no Facebook

Tigre é o mais novo cliente da OpenTech

Metas ousadas de crescimento

Funcionários da OpenTech participaram do evento

Grupo de sócios e diretores da empresa

CONSELHOADMINISTRATIVO

PRESIDENTE

AlfredoZattar

VICE-PRESIDENTE

Sérgio Trauer

OPERAÇÕES

ClaudemirUhdre

ADMINISTRATIVO /FINANCEIROMario CesarPamplona

TECNOLOGIA

AndréBachmann

COMERCIAL

WilliamLanfranchi

INOVAÇÃO EMARKETING

Sergio Grisa

Alfredo Zattar

Sérgio Trauer

Jorge Steffens

Paulo Caputo

Claudemir Uhdre

Miguel Abuhab

Saiba mais

Nº 1 | Junho/Julho | 2012

Parada Obrigatória

Um novo capítulo começou a ser escrito na história da OpenTech para estimular ainda mais o crescimento da empresa até o final de 2012, quando a companhia espera atingir um faturamento recorde e um alto índice de satisfação do cliente. “Nosso desafio é che-garmos ao final deste ano detendo 15% do mercado de gerencia-mento de risco do transporte de cargas”, afirmou o presidente da OpenTech, Alfredo Zattar, durante o evento “Kick off 2012”, realiza-do em maio. Segundo anunciou o presidente, a meta é ainda maior para 2016: alcançar um alto patamar de faturamento e tornar-se a gestora de riscos “número 1” do país. Para atingir esses ob-jetivos, a OpenTech continua apostando em três atributos que garantiram saltos de crescimento e qualidade em pouco mais de uma década de atuação: profissionais experientes, alta tec-nologia e excelência no atendimento. Em relação ao primeiro pilar, a OpenTech passa a contar com

uma nova composição societária: a entrada da Jequitibá Partici-pações, liderada por Jorge Steffens e Paulo Caputo. Além deles, novos diretores foram contratados: Mário César Pamplona, dire-tor Administrativo-Financeiro, e Sergio Grisa, diretor de Inovação e Marketing. “Contaremos com uma nova visão proveniente desses profissionais que são grandes referências no mercado e poderão agregar muita experiência no trabalho de expansão e até mesmo internacionalização da empresa”, enaltece Alfredo. Outra grande mudança foi a criação de um Conselho de Administração, que será responsável pelo macroplanejamento da empresa, além da formação de um Comitê Permanente de Metas, que terá três grandes objetivos: retenção de clientes, rentabilidade por cliente e aumento de geração de caixa. Para motivar a equipe, o evento foi encerrado com a palestra de superação “Não sabendo que era impossível ele foi lá e fez”, de Steven Dubner.Confira o novo organograma da empresa.

No início da década de 90, a pressão da sinistralidade (coeficiente sinistro/prêmio) no seguro de transportes iniciou uma tendência e criou um novo mercado. Com isso, na segunda metade da déca-da, surgiram novas empresas chamadas Gerenciadoras de Risco. Para os leigos, mais uma informação entre os infindáveis “detalhes e letras miúdas” das apólices de seguros. Mas, entre os especia-listas, havia um consenso: tratava-se de “uma medida necessária para enfrentar os desafios existentes, além de iniciar o século XXI com um maior entendimento do segmento, bem como uma melhor classificação da qualidade dos riscos assumidos”.

Quase vinte anos se passaram e as empresas, os hardwares e as

tecnologias se multiplica-ram, o mundo evoluiu,

porém a mesma pressão da sinistra-lidade se mantém

firme e cada vez mais contundente. As seguradoras que atuavam no mercado de transportes desapareceram. Hoje, temos cerca de 20 heroínas (se posso assim chamar) que equilibram a sinistralidade sob a ótica de um domador atento num palco cheio de distrações e uma plateia voraz.Cada vez mais as exigências de alternativas, estratégias, hardwares e softwares poderosos prejudicam a rentabilidade dos setores en-volvidos, pois o gerenciamento de risco é considerado um “custo puro”, acessório indesejado, porém imprescindível na maioria das apólices de seguros no segmento de Transportes.Poucas empresas identificam uma enorme oportunidade nesse momento: transformar essa ameaça numa oportunidade de avaliar-mos processos, rotinas, procedimentos, produtividade dos nossos transportes, transformando o velho, fiel e necessário gerenciamento de riscos em gerenciamento logístico. Basta usarmos os recursos existentes sob um foco de produtividade. Só assim sobreviveremos.

Serviços

Artigo

GERENCIAMENTO DE RISCOS X GERENCIAMENTO LOGÍSTICO

William Puccini Lanfranchi Diretor Comercial da OpenTech

Expediente: Informativo dirigido aos públicos de relacionamento da OpenTech • Coordenação: Departamento de Marketing • Reportagem: Sara Menezes • Edição e produção: EDM Logos Comunicação Corporativa • Fotos: André Kopsch e colaboradores da OpenTech • Diagramação: R2 Estúdio Design

Matriz OpenTech • Rua XV de novembro, 425 • Glória • Joinville - SC • CEP 89216-201 • www.opentechgr.com.br

REFERÊNCIA EM SEGURANÇA E LOGÍSTICA Com uma completa solução de segurança e logística, a OpenTech busca atender as demandas e criar um ambiente favorável à qualidade e melhoria contínua das operações de transporte e logística. Conheça as soluções que a empresa oferece.

Software composto por um conjunto de aplicações voltadas para a Gestão da Manutenção da Frota, incluindo controle de abastecimento, gestão de pneus, troca de óleo e revisões periódicas. Indicado para frotas de serviços públicos e privados, o Open Frota entrega economia, funcionalidade, agilidade e transparência.

O SIL (Sistema Integrado de Logística) é um avançado software de gestão que oferece completa automatização e controle sistêmico dos processos logísticos. Ao transformar dados em informações gerenciais, é um sistema inteligente que agrega valor ao negócio, aumentando o controle da qualidade, a pontualidade das entregas e a assertividade da operação. A contínua melhoria de performance resulta em maior lucratividade e em ganho gerencial para o transportador.

O Programa de Prevenção de Acidentes confere mais segurança ao transportador e ao motorista, que recebe treinamentos de conduta e orientações sobre as condições de cada trecho que irá percorrer. Além do estudo estratégico das principais rodovias e do levantamento do histórico de sinistros de cada cliente, a OpenTech também se diferencia pela sua atuação durante a viagem, com acompanhamento online da operação e a correção pontual dos registros de não-conformidade

Completo Sistema de Gestão Empresarial (ERP) para empresas de transporte rodoviário de cargas, o Open Trucker gerencia todos os processos da cadeia produtiva do transporte: operação, manutenção, estoque, comercial, contabilidade, entre outros. Totalmente WEB 2.0, reduz em 50% os investimentos em TI e os seus 23 módulos de Operação, Relacionamento com o Cliente, Administrativo-financeiro e Logística/Frota são componíveis e escaláveis de acordo com a necessidade da transportadora.

A OpenTech é uma prestadora de serviços especializada na prevenção de sinistros envolvendo cargas. Altamente tecnológico, com recursos que permitem reduzir significativamente as incertezas das viagens, o Gerenciamento de Risco do transporte de cargas da OpenTech é feito por meio de até três etapas: Cadastro de motoristas e veículos, Rastreamento do veículo e Escolta armada terceirizada.