para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já...

12
Junho/Julho 2012 Em 01 de junho, moradores e profissionais instalados nas Ruas Itaguaba e Edgar Egidio de Sousa receberam convite da CET para participar em 06 de junho, no Flat Transamérica, da apresentação do projeto viário a ser implantado nas vias mencionadas. O objeto da reunião era comunicar que o projeto estava pronto. Aspectos negativos e o fato dos moradores e profissionais perderem o estacionamento em frente a suas próprias casas foram desconsiderados. Para que servem as leis? Pág. 5 NESTA EDIÇÃO EDITORIAL Em tempos de eleição, responsabilidade significa também olhar crítico do cidadão. Pág. 2 BALAIO DE NOTÍCIAS Estacionamento em dias de jogo, batuque de estudantes, aniversário da PM, documentação de empregados domésticos, sacolinhas plásticas... Pág. 3 NOSSO BAIRRO O descaso das autoridades com o bem público que gerou a indignação de nossa vizinha. A Cia City fala sobre bairros planejados. Pág . 8 Quer se comunicar? Quer se informar? Quer opinar? Que tal visitar o novo site da Viva Pac? Págs. 6 e 7 Ano X - Nº8 www.vivapacaembu.com.br RECICLAGEM? Jogar o lixo no lugar certo ajuda a sustentabilidade do planeta porque significa economia e reaproveitamento de matéria- prima. Saiba aonde descartar corretamente os residuos. Pág . 7 REGRAS DO BAIRRO O que fazer quando nosso vizinho incomoda? As Regras do Bairro e a Carta do Leitor respondem a essa pergunta. Pág . 9 www.vivapacaembu.com.br

Upload: trinhnguyet

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

Junho/Julho 2012

Em 01 de junho, moradores e profissionais instalados nas Ruas Itaguaba e Edgar Egidio de Sousa receberam convite da CET para participar em 06 de junho, no Flat Transamérica, da apresentação do projeto viário a ser implantado nas vias mencionadas.

O objeto da reunião era comunicar que o projeto estava pronto. Aspectos negativos e o fato dos moradores e profissionais perderem o estacionamento em frente a suas próprias casas foram desconsiderados.

Para que servem as leis?Pág. 5

NESTA EDIÇÃO

EDITORIALEm tempos de eleição, responsabilidade significa também olhar crítico do

cidadão. Pág. 2

BALAIO DE NOTÍCIASEstacionamento em dias de jogo,

batuque de estudantes, aniversário da

PM, documentação de empregados domésticos, sacolinhas plásticas...

Pág. 3

NOSSO BAIRROO descaso das autoridades com o bem público que gerou a indignação de

nossa vizinha. A Cia City fala sobre

bairros planejados.Pág. 8

Quer se comunicar?

Quer se informar?

Quer opinar?

Que tal visitar o

novo site da

Viva Pac?

Págs. 6 e 7

Ano X - Nº8www.vivapacaembu.com.br

RECICLAGEM?Jogar o lixo no lugar certo ajuda a sustentabil idade do planeta

porque significa economia e reaproveitamento de matéria-

prima. Saiba aonde descartar

corretamente os residuos. Pág. 7

REGRAS DO BAIRROO que fazer quando nosso vizinho incomoda? As Regras do

Bairro e a Carta do Leitor respondem a essa pergunta.

Pág. 9

www.vivapacaembu.com.br

Page 2: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

Junho/Julho 2012PÁG. 2

Mais uma vez, voltamos ao assunto de eleições. É muito importante nos comprometermos com a sociedade à qual pertencemos. É fundamental, nas menores coisas, agirmos pela manutenção da democracia, pois ela é construída nos pequenos gestos.

A nossa Associação atua também junto à Prefeitura, cuja titularidade será objeto de votação em outubro. Por isso, não temos como não sublinhar a presença espontânea dos associados no último dia 18 de junho como uma manifestação de consciência cidadã em nosso microcosmo e um “aquecimento” para o pleito municipal.

Naquela data, foram eleitos os membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. No dia 16 de junho, foram eleitos os cargos executivos. Todos têm o compromisso de lutar sempre pelo nosso Pacaembu. Alguns são “sangue novo”e todos estão cheios de disposição para a tarefa que têm pela frente.

Agradecemos a todos os associados que votaram e aos eleitos muito boa sorte nessa jornada de 3 anos.

Por fim, é importante que todos acompanhem e pesquisem - de lupa na mão - os candidatos que começam a despontar para as próximas eleições municipais e a pedir os nossos votos para agirem, na nossa cidade, em nosso nome. O nosso voto vale muito!

Iênidis Benfati

“A nossa Associação atua também junto à Prefeitura, cuja titularidade será objeto de votação em outubro. Por isso,

não temos como não sublinhar a presença espontânea dos associados no último dia 18 de junho.”

Assembléia Geral da Vivapac O voto do morador define os rumos da associação

Editorial

VOTO É MAIS DO QUE UMA ESCOLHA

Presidente: Rodrigo MauroVice- Presidente: Hilo de Moraes FerrariSecretária: Elisângela Lima dos Santos Borges

Tesoureiro: Sergio Luiz FuchsCoordenadoria de Comunicação: Claudia Maria de Abreu SodréCoordenadoria de Meio-Ambiente: Maria Amélia Lopes PerroneCoordenadoria de Urbanismo: Suely MandelbaumCoordenadoria de Eventos: Helena Maria de Campos MagozoCoordenadoria jurídica: Sergio Paulo LivovschiCoordenadoria de Representante de rua: Fabrizio Cardoso Rigout

DiretoriaPresidente: Iênidis BenfatiMembros: • Gregório Zolko• Jacques Patrick Frydman• Janete M. Rahal• José Roberto Andrade Amaral• José Verdasca dos Santos• Joy Bar• Juan Balzi• Monika Zolko• Pedro Ernesto Francisco Py• Regina Zaidan Mendes Pereira• Ricardo Rosa• Rosely Wosniak• Susan H. Pearson• Vera de Carvalho Enderle

Conselho DeliberativoEleitos 2012/2015

• André Livovschi• Arnoldo Lulsdorf• Robson Coura

Conselho Fiscal

Page 3: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

ConviteO Sr. Marcelo Mattos Araújo é o novo Secretário da Cultura do Estado e, portanto, responsável também pelo Condephaat. O advogado e museólogo substitui Andrea Matarazzo a quem agradecemos o apoio recebido. Convidamos o Sr Marcelo para um tour monitorado pelo nosso bairro para (re)conhecer suas características tão especiais.

Em uma manhã ensolarada e descontraídaNa manhã do dia 11 de maio, o 23 º Batalhão da Polícia Militar de São P a u l o c o m e m o r o u o s e u 2 3 º aniversário. A Viva Pacaembu esteve presente na agradável solenidade na qual ocorreu a premiação de diversos membros da Polícia Militar. Saudamos a todos e continuamos contando com o árduo trabalho que desenvolvem em nosso bairro.

Educação não é milagreSabemos que educação é diferente de milagre porque educação exige paciência, perseverança e objetivo e não acontece da noite para o dia... Aos

poucos, o novo hábito de carregar as compras em caixas, carrinhos e sacolas permanentes começava a ser incorporado pelas pessoas. Por isso, causa no mínimo estranheza a volta das sacolinhas para embalar as compras!

Quando os gatos saem, os ratos fazem a festaParece que a realidade confirma o ditado acima, pois em dias de eventos no estádio, ao se fecharem as portas das agências bancárias – inclusive aquela constrangedora porta giratória! –, a preocupação com a segurança se esvai e todo o local se abre para um grande e irregular estacionamento de carros: a um custo exorbitante anunciado em placas, com direito a ocupar inclusive as calçadas, é aberto a qualquer um. No mínimo, uma afronta aos próprios clientes e às leis.

Será que teremos sossego?Foi aberto um inquérito policial para averiguar a origem da batucada ensurdecedora de todos os sábados. O delegado Dr. Marco Aurélio está empenhado em resolver a situação. Agora, os batucadores não estão mais na Praça Charles Miller... Mas ficam no jardim da antiga Blockbuster! Quer dizer que podem continuar fazendo barulho e incomodando a todos? É preciso uma posição mais firme das autoridades responsáveis.

Mais vale prevenirSe você pensa em contratar novos empregados domésticos, com certeza irá pedir uma referência, a carteira de trabalho, etc. Não se esqueça de complementar essa documentação solicitando também um atestado de antecedentes criminais.

O processo para consegui-lo é simples: o candidato (a) ao emprego deve ir pessoalmente a um posto do Poupa Tempo e o documento é emitido na hora.

Se o candidato (a) apresentar dificuldade ou resistência para fornecer essa certidão, não contrate! Mais vale prevenir que remediar.

Seguranca por um fioNa rua Acácio Nogueira há uma erva-de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança aos vizinhos e transeuntes. Solicitações de intervenções foram feitas tanto para a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente quanto para a própria Eletropaulo. Aguarda-se das autoridades uma solução definitiva e urgente para o problema.

PÁG. 3

Balaio de Notícias

Novo Secretário da Cultura do Estado, Sr. Marcelo Mattos Araújo

Hera tumbérgia

Erva-de-passarinho

www.vivapacaembu.com.br

Page 4: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

É senso comum que a escola pública de ensino médio e fundamental, salvo algumas exceções, está aquém do nível desejado. Não por outra razão, o cidadão médio que consegue auferir maior renda, logo corre a colocar seus filhos na escola particular.

Há diversas explicações para o início do fenômeno do abandono da escola pública pela classe média.

Sem buscar as causas, hoje demoniza-se a escola pública generalizando-se que o nível é ruim.

Também há diversas soluções para a retomada do ensino público de qualidade. Creio não haver dúvida de que um existente projeto de lei que obriga políticos eleitos a colocarem seus filhos em escolas públicas seria a melhor delas. Na impossibilidade disso acontecer, é certo que algumas escolas públicas vêm se destacando nos exames qualificadores aplicados anualmente. Via de regra, estas escolas contam com uma participação ativa da comunidade e principalmente dos pais dos alunos. As escolas abrem suas portas. Os pais se sentem seguros para participar da vida escolar de seus filhos. Frequentam as escolas. Cobram melhorias. Interagem com professores e diretores. As escolas se inserem dentro da comunidade elaborando, d i scut indo e executando pro je tos educacionais.

Algumas escolas escolhem o caminho inverso e se fecham em verdadeiros feudos. Em nosso Bairro temos uma dessas: a Escola Municipal de Educação Infantil Tenente José Maria Pinto Duarte.

Durante o horário de entrada/saída da escola, a Rua Atalaia e os arredores ficam tomados pelos alunos da escola, que permanecem na via pública, fazendo brincadeiras, jogando bola por cima dos veículos que por ali passam, colocando suas vidas e integridade física em risco.

Preocupados com as crianças e com a grande possibilidade de acidentes, alguns

moradores das redondezas foram procurar a direção da escola para conversar, reclamar, quiçá, buscar uma solução. Não foram recebidos. Receberam a informação de que “do muro para fora a responsabilidade não era mais da escola”. Pode até ser que não seja, mas ensinar e formar cidadãos é! A Escola poderia ter aproveitado o contato para atrair a comunidade, para transformar a reclamação em um projeto educacional. O “Pintão”, como é carinhosamente conhecida a Escola, preferiu fechar-se do portão para dentro.

Sérgio Livovsch

Durante o horário de entrada/saída da escola,

a Rua Atalaia e os arredores ficam tomados pelos alunos da escola,

que permanecem na via pública, fazendo

brincadeiras, jogando bola por cima dos

veículos que por ali passam, colocando suas vidas e integridade física

em risco.

Do portão para dentro

Alunos da escola, que permanecem na via pública, fazendo brincadeiras, jogando bola por cima dos veículos que por ali passam.

Junho/Julho 2012PÁG. 4

Notícias

Page 5: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

Em 01 de junho, moradores e profissionais instalados nas Ruas Itaguaba e Edgar Egidio de Sousa receberam convite da CET para participar em 06 de junho, no Flat Transamérica, da apresentação do projeto viário a ser implantado nas vias mencionadas.

Previsto para julho, o projeto visa facil i tar o estacionamento dos usuários das cinco escolas instaladas nestas vias, com possível licença equivocada, em bairro tombado. Serão seis escolas em agosto.

O objeto da reunião era comunicar que o projeto estava pronto. Aspectos negativos e o fato dos moradores e profissionais perderem o estacionamento em frente a suas próprias casas foram desconsiderados.

Ficou claro que os únicos beneficiados serão as escolas em questão e seus usuários. Os grandes prejudicados serão os vizinhos que ocupam 20 casas e diversos edifícios. Há paradoxo: estabelecimentos recebendo ajuda e benesses de órgão público – o qual desrespeita, assim, o art. 180 da constituição estadual que requer consultar a população afetada antes de qualquer projeto urbano.

Quem autorizou a abertura dessas escolas? Por que o semáforo da esquina das ruas Edgar Egidio e Alagoas teve sua sincronização alterada no final de 2011 passando a represar o maior tráfego da Edgar Egidio? Por que não há fiscalização da Prefeitura? Por que os usuários não usam os estacionamentos das escolas requeridos por lei? Por que a legislação urbanística não é respeitada?

Parece-nos projeto faccioso visto que propõe contemplar problema que a lei de escolas prevê solução: o embarque e desembarque de alunos em área específica para esse fim, dentro do lote de cada escola.

Afinal,

Para que servem as leis?

Suely Mandelbaum,Urbanista

Ficou claro que os únicos beneficiados serão as escolas em

questão e seus usuários.

Para que servem as leis?

Cruzamento Edgar Egidio de Sousa x Alagoas

PÁG. 5www.vivapacaembu.com.br

Destaque

Page 6: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

A Viva Pacaembu por São Paulo, alinhada às tendências dos dias atuais, está de cara nova. Em julho começa uma nova fase na comunicação da Associação dos moradores que defende o polígono tombado do bairro do Pacaembu.

Você deve ter percebido que o Boletim informativo encontra-se com 12 páginas e com uma linguagem mais atual, dinâmica, jovem e com uma nova arte e cores mais vibrantes.

Mas não para por aí. O nosso site se transformou em um Portal e foi totalmente reformulado. Agora ele traz notícias semanais, agenda de eventos, dicas úteis, conta a história do bairro e tem até um mural para o morador do Pacaembu deixar seu recado, crítica, elogio ou sugestão.

Você já pode acessá-lo através do endereço:

www.vivapacaembu.com.br

A Viva Pacaembu está de cara nova

PÁG. 6

Destaque

Nova Home page do site www.vivapacaembu.com.br Notícias, serviços e histórico do bairro agora mais moderno e fácil de navegar.

Logotipo com nova diagramação.

Fique por dentro das Reuniões da

Viva Pac e dos Consegs!

Consulte as datas e

endereços!

Novo menu de navegação!

Se você ainda não participa,

associe-se. Quer falar com a gente? Entre

em Contato!

Tem a té a previsão do tempo!

Junho/Julho 2012

Page 7: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

PÁG. 7

A Viva Pacaembu também está mais jovem e antenada ao mundo digital. Hoje, estamos no twitter e todos podem usar as redes sociais para se comunicar conosco de forma rápida e instantânea. Você consegue o link através do Portal da Viva Pacaembu. Estas são algumas das novidades que temos para compartilhar.

Gostaríamos de poder contar inclusive com você, morador que ainda não se associou, como nosso parceiro.

Basta acessar o nosso site e clicar no campo “Associe-se”. A sua participação é muito importante para o bairro onde vivemos e queremos para as gerações que estão chegando.

É a Viva Pacaembu Por São Paulo com nova roupagem e lutando sempre pela preservação e conservação do bairro tombado do Pacaembu.

Rodrigo Mauro

Na seção O Pacaembu você confere a história e regras do bairro, assim como a localização e fotografias de pontos com relevância histórica, cultural e sítios tombados.

A seção Espaço do Morador foi feita

especialmente pra você morador do bairro. Tem um mural para recados,

serviços de utilidade pública e privados e

claro que o espaço do Nosso Vizinho não

poderia faltar!

Saiba de informações e dicas

em tempo real, já estamos nas mídias

sociais também!

Quer fazer negócio? Anuncie no site!

www.vivapacaembu.com.br

Page 8: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

Junho/Julho 2012PÁG. 8

Transitamos pela cidade e alternamos nossas posições: ora somos motoristas, ora passageiros, ora pedestres. Basta o motorista sair do carro e vira um pedestre.

Rua não é lugar de diversão. É importante termos consciência de um aspecto fundamental: as leis e o bom senso que devem reger o caos urbano. O Código Brasileiro de Trânsito estabelece obrigações também para quem anda a pé.

Alguns cuidados básicos são: andar pela calçada e afastado da ‘rua’; aguardar o ônibus na calçada e afastado do meio-fio e, ao descer, faça-o no ponto; preferir desembarcar do veículo na calçada – antes de abrir a porta, verificar se não há pedestre passando ou carro, se for descer na própria via; nunca passar correndo na frente de uma garagem (veja se não está saindo nenhum carro); evitar caminhar ouvindo música no fone de ouvido ou falando ao celular pois pode-se deixar de ouvir os ruídos que indicam a aproximação de um veículo.

Quando há semáforo na via, o que vale é o que sinaliza a luz: não adianta levantar a mão! Espere o sinal abrir para você, ou seja, não atravesse enquanto estiver verde para o motorista. Por sua vez, o motorista não deve exceder em cordialidade e priorizar pedestre e faixa, desconsiderando o sinal verde, pois pode causar uma colisão traseira. Por sua vez, o pedestre não deve ousar e se ‘atirar’ sobre o veículo que está em movimento.

As sinalizações devem estar preservadas, bem visíveis. Reclame quando tiverem que ser refeitas. Ela é a segurança de todos. Por sinal, vale pedir para que se retirem as faixas de pedestre das esquinas, trazendo-as para um lugar mais afastado, com menos riscos para todos.

O respeito deve ser mútuo. Vale sempre a segurança de todos os personagens!

Cláudia Sodré

Pedestre x Motorista: a guerra urbana

Nosso Bairro

CABE AO PEDESTRE

•Nunca atravessar em curvas e túneis; procurar locais onde possa ver e ser visto por

m o t o r i s t a s, ev i t a r p o n t o s "cegos" (entre carros ou atrás de

banca de jornal, etc.).

• Antes de deixar a calçada, observar de onde vêm os carros e se há semáforo.

• Atravessar em locais sinalizados ou, se a rua não tiver faixa nem semáforo, atravessar em lugar reto e sem curvas para poder ver os carros.

• Não atravessar correndo (pode cair e não conseguir se levantar a tempo) nem fazendo "zig-zag" entre os carros. Nunca voltar/parar para pegar objetos caídos no chão.

• Crianças e pessoas idosas devem ser ajudadas no momento da travessia; segurar as crianças pelo punho para não escorregarem.

• Olhar para os dois lados antes de atravessar, mesmo na faixa, e manter a atenção o tempo todo.

• Manter-se à direita da faixa durante a travessia.

• Na faixa de pedestre sem semáfaro, a vez é de quem está a pé. Dar sinal para os motoristas, levantando o braço. Embora a preferência seja do pedestre, somente iniciar a travessia quando os veículos estiverem parados.

• Nas faixas e cruzamentos com semáforos para pedestres, só atravessar quando estes estiverem abertos e quando todos os carros estiverem parados.

• Em vias com lombadas eletrônicas, atravessar próximo ao equipamento ou na faixa de segurança.

• Nas conversões à direita, todo cuidado é pouco tanto para motoristas quanto para pedestres!

Page 9: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

Jogar o lixo no lugar certo ajuda a sustentabilidade do planeta porque significa economia e reaproveitamento de matéria-prima. Vamos colaborar?

O Ecoponto é o local público para descarte de materiais de grande porte ou recicláveis como móveis velhos, restos de construção, madeira, garrafas pet etc.

As agulhas e ser ingas usadas deverão ser acondicionadas em embalagem chamada descarpack ou em garrafa pet, ambos preenchidos com apenas 2/3 do seu volume e entregue nos postos de saúde. Pilhas, remédios (vencidos ou sobras) podem ser deixados na Drogaria São Paulo. A Escola de Enfermagem da UNIFESP recebe as chapas de raios X para encaminhar à reciclagem correta (Rua Napoleão de Barros, 754, Vila Clementino aqui em São Paulo).

Basta levar as lâmpadas fluorescentes de uso residencial até o Walmart, Carrefour ou Leroy Merlin mais próximo; mas, se o uso for comercial, mande e-mail para as empresas especializadas como Apliquim (www.apliquim.com.br), Trappo (www.tramppo.com.br) ou Naturalis Brasil (www.naturalisbrasil.com.br) que elas se encarregam do descarte, da descontaminação e aproveitamento das tais lâmpadas.

Algumas cooperativas recebem óleo usado e outras, equipamentos eletroeletrônicos.

O que fazer com restos de esmaltes para unhas e também com o algodão usado para a sua remoção? Ainda não há legislação específica para esse resíduo. Os esmaltes coloridos contêm produtos como cromo e níquel, metais pesados que causam graves problemas para o ambiente. Por isso, não podem ser despejados em água corrente ou esgoto. Pesquisadores da UFSCar orientam que se deve deixar o material contido no frasco evaporar por completo (secar). Depois, deve-se fechar/lacrar o pote, e, se possível, acondicioná-lo dentro de outro recipiente e aí, sim, descartá-lo.

A Terra é a nossa casa. Vamos cuidar dela.

M. Amélia Perrone

PÁG. 9

Onde descartar corretamente os resíduos?

Reciclagem

Não se esqueça!O papel do boletim e o plástico da embalagem são recicláveis. Seja responsável, após a leitura encaminhe

para reciclagem!

www.vivapacaembu.com.br

Page 10: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

Num desabafo de indignação feito outro dia por uma moradora, surgiu a reflexão, o texto sobre cidadania e responsabilidade política:

Uma vida sustentável e criativa, o nosso futuro imediato!

Ao assistir ao 1º encontro da série Empreendedorismo Criativo – criatividade gerando negócios, percebi o quanto é possível melhorar, melhorar e melhorar... O processo ainda é lento e restrito a poucas cabeças pensante e outras tantas que ouvem essas ideias. Já podíamos estar em outro patamar se não tivéssemos que fiscalizar sempre os mesmos serviços prestados por quem deveria fazê-los melhor do que nunca.

Quer um exemplo recente? Uma moradora aqui do Pacaembu, Rosiclé Ruben de Hollaender, ficou indignada com a re for ma do muro do Cemitério do Araçá, na rua Cardoso de Almeida, cujas árvores quase foram literalmente estranguladas pelo

concreto. Furiosa, sacou sua câmera fotográfica, registrou o crime e fez a denúncia. Em pouco tempo, as árvores reconquistaram seu pequeno espaço.

Todos os dias, quantos erros estão ao nosso lado pedindo atitudes iguais às dessa moradora? Não seria melhor se o fluxo criativo em novas ações fosse maior do que o consumido em reclamações? Muitos dos problemas do nosso bairro - assim como de toda a cidade - são de soluções óbvias e são criados por uma incompetência generalizada.

A Praça Ana Maria Poppovic, na avenida Paulo VI, é uma amostra de desperdício sem criatividade, sem cabimento mesmo! O que acontece? Qual o propósito? A abundância de bancos e g angor ra s in s ta lados aleatoriamente na praça confere com a abundância de ideias dos nossos executivos de plantão.

A Viva Pacaembu conquistou o respeito d a m a i o r i a d o s m o r a d o r e s e governantes por ter sempre a atitude clara e de abrir espaço para discussões em torno de ideias criat ivas e sustentáveis. O governo também deve estar atento e, sem outras manobras, precisa se organizar para sustentar as boas propostas dos cidadãos, pois, tenho certeza, todos sentiremos a diferença positiva.

Vera Enderle

O olhar do cidadão cuidando do espaço público

Junho/Julho 2012PÁG. 10

Reforma da Praça Ana Maria Poppovic

Nosso Bairro

Espaço Cia CityAs questões urbanas se apresentam com tal complexidade que historicamente a forma indicada de viabilizar o melhor aproveitamento do solo é através do planejamento das cidades, seja das áreas desocupadas ou da recuperação de espaços já urbanizados. O bairro é a unidade mais próxima da escala do homem e por isso pensá-lo é a forma mai s e f i c i en te de promover o crescimento ordenado das cidades.

Planejar bairros é pensar a partir das necessidades específicas de uma geografia física e social, de forma

integrada, estabelecendo-se diretrizes que vão além das previstas pelo zoneamento, de maneira a promover uma ocupação imobiliária ordenada. Planejar bairros é, portanto, elaborar a cidade.

O Pacaembu, desenvolvido pela Cia. City, foi uma experiência pioneira e visionária. No início do século XX, Barry Parker esboçou seu traçado levando em conta a topografia local, o meio ambiente e o homem, propondo um bairro que quase 100 anos depois ainda dialoga com o seu entorno,

dispõe de espaços que estimulam a convivência entre seus moradores e visitantes. É um exemplo de cidadania.

E é por isto que os “bairros jardim” se apresentam tão atuais!

José Bicudo – Presidente Cia City

Page 11: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

Bom dia. Moro na Manoel Maria Tourinho e convivemos com esse barulho há mais de 2 anos. Aos sábados, não se consegue nem ouvir televisão. Minha mãe mora comigo e esse estresse tem afetado sua saúde. Temos, ainda, o ruído dos carrinhos com controle remoto, às vezes até a madrugada. Já ligamos para todos e ninguém toma uma providencia. Temos que nos unir para acabar com isso. Obrigada.  

L.

Prezada L.,

Estamos tentando combater este problema, mas precisamos que as

pessoas - no caso os moradores de Higienópolis e Pacaembu - façam Boletim de Ocorrência por

"Perturbação de Sossego" e registrem queixa também no SAC

da Prefeitura. Assim, teremos duas frentes de trabalho. A seguir, pedimos que enviem cópia e

número de protocolo para o site da Viva Pac para reunirmos todas

as reclamações. Quanto mais pessoas reclamarem, mais força teremos. Divulguem a ação aos

seus vizinhos e peçam que se mobilizem também.

Numa das últimas reuniões do CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) "Consolação-

Higienópolis -Pacaembu", foi prometido à representante da

Viva Pac que essas bandas seriam chamadas à Delegacia para darem esclarecimentos e, assim,

se determinarem providências.

Agradecemos o seu contato.

Associação Viva Pacaembu

Carta do leitor

PÁG. 11

DestaqueRegras do bairroRegras são necessárias para disciplinar a convivência humana em espaços urbanos. Sem elas, a vida nas cidades seria um caos. Por residir em bairro tombado, onde a maioria das ruas é classificada como ZER-1, os moradores do Pacaembu ficam obrigados, por Lei, a cumprir regras específicas.

É sabido que o ambiente não determina, mas influencia de forma acentuada nosso comportamento, interferindo até mesmo nos índices de violência de uma comunidade.

Pense: você está no Metrô ou num salão, desembrulha uma bala e... Joga o papel no chão? Com certeza, não! Agora, se estiver em ambiente mal cuidado, com lixo pelo chão, vai procurar uma lixeira para por o papel? Pode ser que sim, mas provavelmente muitos não o fariam. Essa situação é um exemplo do quanto o ambiente tem ascendência sobre nossas atitudes.

Voltando às regras do bairro, ZER – significa Zona Estritamente Residencial. ZER - 1impõe a existência de residência

unifamiliar, ou seja, para uma só família. As normas têm que ser obedecidas. Não adianta reclamar quando o vizinho não as cumpre se, quando lhe é conveniente, você as ignora.

As ruas Itatinga, Itajaçu, Mario Melo, Bauru, Camargo Aranha entre outras são estritamente residenciais. Veja bem: não são “preferencialmente” ou “predominantemente” residenciais; são estritamente residenciais. Nelas não pode haver nenhuma atividade que não seja a moradia de uma família. Locações para filmagens ou para festas, escritórios, clínicas psicológicas, etc. são usos comerciais e, portanto, não atendem às especificações do bairro.

Ademais, quando tais atividades irregulares ocorrem, pertubam - e muito - os moradores do entorno, seja pela algazarra, pelos geradores de energia, pelos obstáculos à fluidez do trânsito, pelo grande número de pessoas alheias ao bairro e, principalmente, pelo desrespeito às regras do bairro.

Iênidis Benfati

Filmagem em rua residencial

www.vivapacaembu.com.br

Page 12: Para que servem as leis? - vivapacaembu.com.br · de-passarinho e uma hera tumbérgia que já tomaram conta de uma árvore e se alastram pelos fios da Eletropaulo trazendo insegurança

Junho/Julho 2012PÁG. 12

TELEFONES ÚTEIS

CET 1188

Bombeiro 193

PM Emergência 190

Defesa Civil 199

Prefeitura SAC 156

GCM 153

23º Distrito 3864 6712

Ilume 0800 722 0156

Ouvidoria Prefeitura 0800 17 5717SAC: www.prefeitura.sp.gov.br

Email Lapa : [email protected]       [email protected]

Email Sé: [email protected]              [email protected]

O CONTEÚDO DAS MATÉRIAS ASSINADAS É DE RESPONSABILIDADE DOS AUTORES.

Cartas à redação:[email protected]

EXPEDIENTE

• Boletim Informativo Viva Pacaembu Por São Paulo

•Conselho editorialIênidis Benfati, Rodrigo Mauro, Cláudia Sodré, Sérgio Livovschi, Maria Amélia Perrone, Vera Enderle, Rosiclé Hollaender

•Colaboraram nessa ediçãoIênidis Benfati, Rodrigo Mauro, Cláudia Sodré, Sérgio Livovschi, Maria Amélia Perrone, Vera Enderle, Iara Pesciallo, Miriam Resende, Milena Issler, José Bicudo, Suely Mandelbaum

• Projeto Gráfico Juan José Balzi e Milena Issler

• Jornalista Responsável Silvio Henrique Barbosa (MTB 19258)

• Diagramação Milena Issler

• Fotografia Miriam Rezende Fotografiae Vera Enderle

• Tiragem 2800 exemplares

• Gráfica Activa. Fone – 3255-6718

REUNIÕES VIVAPAC - 20126/Agosto - 3/Setembro

Sala de Imprensa, Estádio do Pacaembu, Portão 23 - Rua Capivari, às 20 horasSua participação é importante para a melhoria do nosso bairro!