para começar - dehonianos - província bsp · 2014-07-25 · e eu percebi que as minhas penas já...

15
Dehonianos ........................................ 1 |||| Abrindo Espaços e criando Laços! Para Começar Como no passado, também o próximo Domingo apresenta o ensinamento de Jesus por meio de parábolas. As parábolas são um gênero literário muito peculiar que envolve o interlocutor, chamado a participar. Por isso, há perguntas que o leitor/ouvinte é solicitado a responder e ajudar a resolver. Bom exemplo é 2Sm 12,1-10. Às vezes, para tornar a parábola mais consistente, o mestre repete o mesmo argumento em outras formas ou comparações, como é o caso das duas parábolas de Lc 15: são tidas três, parecem quatro, mas são duas. O significado etimológico de parábola (pará + balêin) é jogar à frente ou ao lado. Fala de uma coisa para explicar outra. As parábolas, portanto, são comparações narradas em forma de histórias e contos. Normalmente, trazem pergunta inicial ou final, explícita ou implícita. Propõem ao interlocutor uma pergunta a ser respondida com a vida. É como um espelho colocado à nossa frente: não é para apreciar o espelho, mas olhar-se no espelho. É como estaca que limita e segura o animal nela amarrado ou aguilhão que instiga e faz andar. Este estilo sutil de comunicação aparece ao longo de toda a Bíblia e era o jeito habitual de Jesus ensinar (cf. Mc 4,33-34). Não é precisamente exata a alegação de que a parábola é menos vinculante que um fato. Na verdade, ela recolhe inspiração e concentra muitos fatos e permite-se atualizada e atuada a cada novo contexto e situação, para cada novo ouvinte e leitor. Desta feita o Mestre conta, entre outras, a parábola do trigo e do joio (cf. Mt 13,24- 30) e depois fornece a explicação (cf. Mt 13,36-43). Trigo, uma vez trigo, sempre trigo; joio, uma vez joio, sempre joio. Mas as pessoas podem mudar. E Jesus, de jeito nenhum lhes nega tal chance. Uma pessoa “enjoiada” pode mudar, converter-se e se “entrigar”. Pode também acontecer o contrário: alguém “trigado” relaxa na competência e na vivência, se perverte e fica “joiado”. Renunciemos a fazer a depuração entre um e outro antes da hora. Tanto obra em si quanto a hora de realiza-la pertencem a Deus. P. Mariano,scj. ANO I | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 51 a Edição - 18/07/14 |||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Upload: doduong

Post on 24-Jan-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

Dehonianos ........................................ 1

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Para ComeçarComo no passado, também o próximo Domingo apresenta o ensinamento de Jesus

por meio de parábolas. As parábolas são um gênero literário muito peculiar que envolve o interlocutor, chamado a participar. Por isso, há perguntas que o leitor/ouvinte é solicitado a responder e ajudar a resolver. Bom exemplo é 2Sm 12,1-10. Às vezes, para tornar a parábola mais consistente, o mestre repete o mesmo argumento em outras formas ou comparações, como é o caso das duas parábolas de Lc 15: são tidas três, parecem quatro, mas são duas.

O significado etimológico de parábola (pará + balêin) é jogar à frente ou ao lado. Fala de uma coisa para explicar outra. As parábolas, portanto, são comparações narradas em forma de histórias e contos. Normalmente, trazem pergunta inicial ou final, explícita ou implícita. Propõem ao interlocutor uma pergunta a ser respondida com a vida. É como um espelho colocado à nossa frente: não é para apreciar o espelho, mas olhar-se no espelho. É como estaca que limita e segura o animal nela amarrado ou aguilhão que instiga e faz andar. Este estilo sutil de comunicação aparece ao longo de toda a Bíblia e era o jeito habitual de Jesus ensinar (cf. Mc 4,33-34).

Não é precisamente exata a alegação de que a parábola é menos vinculante que um fato. Na verdade, ela recolhe inspiração e concentra muitos fatos e permite-se atualizada e atuada a cada novo contexto e situação, para cada novo ouvinte e leitor.

Desta feita o Mestre conta, entre outras, a parábola do trigo e do joio (cf. Mt 13,24-30) e depois fornece a explicação (cf. Mt 13,36-43). Trigo, uma vez trigo, sempre trigo; joio, uma vez joio, sempre joio. Mas as pessoas podem mudar. E Jesus, de jeito nenhum lhes nega tal chance. Uma pessoa “enjoiada” pode mudar, converter-se e se “entrigar”. Pode também acontecer o contrário: alguém “trigado” relaxa na competência e na vivência, se perverte e fica “joiado”. Renunciemos a fazer a depuração entre um e outro antes da hora. Tanto obra em si quanto a hora de realiza-la pertencem a Deus.

P. Mariano,scj.

ANO I | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 51a Edição - 18/07/14

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Page 2: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

2 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Papa Francisco, em palavra

NestaEdição

Igreja e Congregação

4

Saúde de P. Donizeti, Provincial da BRM 5

Envio Missionário de P. Silvio, no IMSJT 6

Recado de Dom Nelson 7

Chegada de P. Sílvio na Itália 8

Page 3: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

Dehonianos ........................................ 3

|||| Abrindo Espaços e criando Laços! NestaEdição

Província BSP e Distrito BSL

P. Marcelo Batalioto faz sugestão de leitura 12

Saberes e sabores... 15

Faculdade DehonianaCurso de Gestão Religiosa e Paroquial 10

Notícias de Juara/MT 13

Desculpas pela nossa falha 14

Teologia e devoção em poesia e canção 9

Page 4: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

4 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Papa Francisco, em palavras

Se não nos reconhecermos em Cristo, o que seremos? Acabaremos como uma organização não-governamental patética.

Jesus não veio ensinar uma filosofia, uma ideologia, mas um caminho, um caminho a percorrer com ele. E a estrada aprende-se a caminhar. Sim, queridos irmãos, eis a nossa alegria: andar com Jesus. Não é fácil, não é confortável, porque a estrada que Jesus escolheu é a da cruz.

Não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário!

Tudo aquilo que se compartilha, se multiplica!

A violência só pode ser vencida a partir da mudança do coração humano. Não há esforço de pacificação duradouro com uma sociedade que abandona parte de si mesma.

A verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração.

Eu quero agito nas dioceses, que vocês saiam às ruas. Eu quero que a Igreja vá para as ruas, eu quero que nós nos defendamos de toda acomodação, imobilidade, clericalismo. Se a Igreja não sai às ruas, se converte em uma ONG. A igreja não pode ser uma ONG.

A igreja sabe ainda ser lenta no tempo para ouvir, na paciência para costurar novamente e reconstruir? Ou a própria igreja já se deixa arrastar pelo frenesi da eficiência?

O padre que não sai de si mesmo, em vez de ser um mediador, transforma-se, pouco a pouco, num intermediário, em gerente.

Quero que saiam fora. Quero que a Igreja saia às ruas.

Os jovens têm que sair e se fazer valer, sair a lutar pelos seus valores.

Todas as pessoas e também nossos jovens experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de Deus e parecem das esperança: dinheiro, poder, sucesso e prazer.

Eu peço que vocês sejam revolucionários, que vão contra a corrente.

Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há uma opção sempre possível: o diálogo.O futuro exige hoje reabilitar a política, uma das formas mais altas de caridade.

A cultura do descartável tornou-nos insensíveis ao lixo e ao desperdício alimentar, que são ainda mais lamentáveis quando em todas as partes do mundo, infelizmente, muitas pessoas e famílias sofrem de fome e subnutrição.

Como é bom ser acolhido, com amor, generosidade e alegria!

Page 5: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

Dehonianos ........................................ 5

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Saúde de P. Donizeti, Provincial da BRM

Corupá, 16 de julho de 2014.

Caros confrades!

Já informados pelo P. Tito, ainda na manhã de hoje, sobre o estado de saúde do P. Donizeti, agradeço a oração de todos os

confrades por ele e por sua pronta recuperação. Faço isso como superior da comunidade religiosa de Corupá l. Aproveito para esclarecer a situação, para que não existam histórias transversais

Nosso confrade e provincial, P. Donizeti, na manhã de hoje (16/07), depois de não comparecer a missa matutina e ao café da manhã, foi encontrado em seu quarto, ainda na cama, inconsciente.

Levado pelos bombeiros ao Pronto Atendimento de Corupá e, posteriormente, ao Hospital de Jaraguá do Sul (São José), foi atendido prontamente, medicado e submetido a inúmeros exames.

No momento, encontra-se internado no referido hospital, onde se recupera. Passará por mais exames no dia de amanhã. As causas do mau súbito ainda são incertas; possui todos os movimentos e já fala com maior clareza.

Assim, sabendo da saúde de nosso provincial, rezemos por sua pronta recuperação. No momento, peço gentilmente que as visitas aconteçam a partir do dia 18, no hospital ou em casa, se Deus assim o quiser.

Grato pela compreensão de todos. No Coração de Jesus.

P. Nilson, scj.

Page 6: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

6 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Envio Missionário de P. Silvio, no IMSJT

Domingo passado, 13 de julho, durante a Celebração Eucarística das dez horas no Instituto Meninos

S. Judas Tadeu, aconteceu o envio de P. Silvio do José Nascimento para Trento, Itália, onde a Província do norte da Itália lhe confia uma nova missão na pastoral juvenil e vocacional.

Grande número de fiéis, que normalmente frequentam a missa nesse horário, religiosos, seminaristas e duas fiéis leigas, representando de Va r g i n h a , testemunharam o envio e aplaudiram a coragem de nosso confrade, que já na homilia sobre a Palavra semeada, acolhida e testemunhada havia tocado os corações dos presentes.

A Santa Missa foi presidida pelo Diretor do Instituto P. João Back, e P. Mariano Weizenmann, superior provincial, fez o envio auxiliado pelos Padres Jacinto e Sebastião Pitz, que entregaram ao novo missionário a Cruz dehoniana e a Bíblia sagrada.

P. Sílvio embarcou na noite do mesmo dia para Milão, onde seria acolhido pelo Provincial da ITS (Itália Setentrional) e pelo Superior da Casa di Accoglienza Sacro Cuore de Trento, sua nova residência e comunidade religiosa.

Desejamos a você, caro irmão, uma frutuosa missão junto aos jovens de Trento, e abençoada e alegre convivência fraterna com nossos confrades italianos, que saudamos afetuosamente. Conte sempre com nossas orações, amizade e comunhão no mesmo serviço em prol do Reino do Coração de Jesus.

P. Sebastião Pitz, scj.

Page 7: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

Dehonianos ........................................ 7

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Recado de Dom Nelson

Caro Amigo e Confrade Pe. Mariano e Amigos do Provincialado,

Ecoando ainda, em meu coração, as alegrias e a ação de graças a Deus pelos meus

50 Anos de participação no Sacerdócio de Cristo, agradeço imensamente suas orações e os cumprimentos que me enviou.

A manifestação calorosa e cordial dos amigos nos encoraja e anima na caminhada. Obrigado por fazer parte da minha vocação sacerdotal! Continuemos a nos encontrar no Altar do Senhor.

Na ternura do Coração amoroso de Jesus, Sumo e Eterno Sacerdote, e de Maria, Mãe da Igreja e nossa, meu abraço amigo e uma especial bênção,

Dom Nelson Westrupp, scjSanto André, 12 de julho de 2014.

Page 8: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

8 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Chegada de P. Sílvio na Itália

Trento, 15 de julho de 2014.

Caríssimo P. Mariano e Confrades, a paz!

Das belas montanhas trentinas e junto das férteis videiras desta casa envio saudações.

Cheguei em Milão com apenas 40 minutos de atraso. Era aguardado pelos PP. Oliviero, Silvano e Marino. Com P. Silvano segui direto para Trento. Chegamos pelo final da tarde, depois de quase três horas de estrada.

Fui muito bem recebido pelos padres da casa. Todos estão sendo muito solícitos e acolhedores.

Agradeço a Deus por tudo o que estou recebendo e vivendo. Obrigado, P. Mariano, pela confiança e pela presença.

Um forte abraço a todos!PS. Demorei em escrever porque somente hoje tive condições de estabelecer conexão

com a web.

P. Silvio,scj.

Page 9: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

Dehonianos ........................................ 9

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. Zezinho: teologia e devoção em poesia e canção

Águia Pequena

Tu me fizeste uma das tuas criaturas, com ânsia de amar;

Águia pequena que nasceu para as alturas, com ânsia de voar.

E eu percebi que as minhas penas já cresceram e que eu preciso abrir as asas e tentar.

Se eu não tentar não saberei como se voa.Não foi a toa que eu nasci para voar.

Pequenas águias correm risco quando voam, mas devem arriscar.

Só que é preciso olhar os pais, como eles voam e aperfeiçoar

Haja mau tempo, haja correntes traiçoeiras.Se já tem asas seu destino é voar.

Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar.

Tu me fizeste amar o risco das alturas, com ânsia de chegar.

E embora eu seja como as outras criaturas, não sei me rebaixar.

Não vou brincar de não ter sonhos se eu os tenho.Sou da montanha e na montanha eu vou ficar.

Igual meus pais vou construir também meu ninho.Mas não sou águia, se lá em cima eu não morar.

Tenho uma prece que eu repito suplicante por mim, por meu irmão:

Dá-me esta graça de viver a todo instante a minha vocação.

Eu quero amar um outro alguém do jeito certo.Não vou trair meus ideais pra ser feliz.

Não vou descer nem jogar fora o meu projeto.Vou ser quem sou e sendo assim serei feliz.

Você também pode ouvir a música clicando no link.

http://letras.mus.br/padre-zezinho/#/padre-zezinho/291091/

Page 10: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

10 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Faculdade Dehoniana: Curso de Gestão Religiosa e Paroquial

Especialização em Gestão Religiosa Paroquial

Aconteceu nos dias 04 a 12 de julho o curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão Religiosa e Paroquial para aperfeiçoar as formas de gestão religiosa e paroquial; profissionalizar as práticas de gestão; atualizar juridicamente os gestores religiosos e paroquiais e favorecer o

intercâmbio entre os agentes da gestão religiosa e paroquial.

O primeiro módulo abordou disciplinas pertinentes ao campo administrativo, jurídico e religioso. O professor Andre Luiz Freitas Guimarães ministrou a disciplina de Análise e Gestão Organizacional cuja carga horária foi de 14 horas. A disciplina proporciona noções sobre a empresa, sua amplitude e complexidade diagnosticando e propondo medidas corretivas por meio de mecanismos, técnicas e ferramentas de organização, visando a otimização quanto ao uso dos recursos em busca de melhores resultados.

O segundo professor a atuar foi o professor Marcos Cuba que trabalhou a disciplina de Marketing Religioso com a carga horária de 10 horas. O conteúdo desta disciplina se propõe a identificar e analisar algumas das maneiras como as igrejas planejam e colocam em prática suas estratégias de marketing religioso, visando à atração de fiéis e o atendimento de demandas.

A terceira professora a contribuir com o curso foi a professora Maria Angélica Franco Moreira, apresentando a temática Histórica da relação entre Igreja e Estado com a carga horária de 16 horas. As informações apresentadas nesta disciplina visam refletir o fato de que a Igreja Católica Apostólica Romana com seus 2000 anos de história, desenvolveu-se também como uma Sólida Instituição visível, mais antiga que qualquer estado moderno. Nas relações entre Igreja-Estado, sempre existiram pontos de vistas diferentes e também conflitos, sobretudo, no buscar uma justa autonomia do ponto de vista da administração, tanto de bens como de pessoas. Compreender a história destas relações, sobretudo, em nível de Brasil, é essencial para o embasamento de alguns institutos, tanto do direito canônico, como o civil.

Page 11: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

Dehonianos ........................................ 11

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Faculdade Dehoniana: Curso de Gestão Religiosa e Paroquial

O quarto professor a marcar presença no curso foi o Everton dos Santos Carvalho, diretor da Faculdade Dehoniana, que apresentou os conteúdos pertinentes à administração dos bens temporais segundo o Código de Direito Canônico com a carga horária de 10 horas. A disciplina procura atentar para o fato de que Quando falamos em gestão religiosa, o conhecimento da norma canônica e sua ressonância no que se refere à administração dos bens eclesiásticos é essencial para uma harmoniosa gestão, sobretudo, se considerarmos que, em se tratando de bens da Igreja, existe uma primazia da norma canônica sobre a civil, que não pode ser invertida. Claro que as técnicas de gestão são essenciais para uma maior clareza e eficiência dos processos, o que ajudam na própria missão da Igreja. Contudo, a Igreja como comunidade peculiar possui em sua base valores referências que ressoam na própria administração e gestão eclesial, que não podem ser esquecidos, sem prejuízo das finalidades próprias da mesma Igreja.

A professora Tereza Pinto Vieira ministrou a quinta disciplina cujo conteúdo aborda os Conceitos, Funções e Ética da Contabilidade com carga horária de 10 horas. Esta disciplina apresenta um conteúdo bem complicado e difícil de ser assimilado, pois conscientizar o aluno acerca de sua responsabilidade enquanto profissional de atividade contábil, bem como o dever de observância dos preceitos ético-profissionais não é uma missão muito simples. Capacitar o estudante para exercer sua atividade profissional, compromissado com os princípios éticos que orientam a pratica contábil, demonstrando visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil e aplicação adequada à legislação inerente às funções contábeis se mostra como um elemento importante.

A sexta e última professora a contribuir com o curso foi a professora Elisete Dias Raposo Ribeiro que refletiu com os alunos com a disciplina de Introdução ao Direito e Direito Constitucional com a carga horária de 30 horas. A disciplina pretende munir o pároco/administrador dos elementos essenciais do direito para que ele possa no cotidiano da profissão ter segurança para gerenciar as questões jurídicas da Paróquia. Favorecer certa autonomia decisória em que o administrador não dispense o auxílio da mediação nas questões jurídicas, mas saiba medir as consequências de suas decisões para o futuro da Paróquia. Demonstrar a importância de um departamento jurídico para a vida da Paróquia. Capacitar o pároco na compreensão do Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil.

Os estudos foram intensos por agrupar disciplinas com extenso conteúdo e somarem uma carga horária de 90 horas, contudo, os alunos avaliaram o curso como muito promissor e de fundamental importância para que desempenhe a função de gerir uma entidade religiosa ou paroquial. A turma construiu um ambiente de convivência muito amigável no qual os debates e as provocações enriqueceram o processo de ensino aprendizagem, mesmo que o frio do local foi intenso, na mesma medida a convivência ajudou a aquecer e a motivar a todos para o desafio de apreender e rever conceitos de gestão.

Padre Daniel Aparecido de Campos, scj.Coordenador do Curso de Administração de Empresas,

Coordenador do Curso de Pós Graduação em Gestão Religiosa e Paroquial.

Page 12: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

12 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

P. Marcelo Batalioto faz sugestão de leitura

Surgiu a ideia de aproveitar Espaços e Laços para oferecer, ao menos duas vezes ao mês, comentários e indicações de leituras interessantes nos diversos campos da teologia. Essa iniciativa,

assim se espera, poderá contar com a colaboração de todos aqueles que conhecem literaturas relevantes e desejam indicá-las.

Para esta edição faço referência à repercutida obra de José Antonio Pagola. Jesus: aproximação histórica. Pagola é um conhecido teólogo espanhol com enfoque em Cristologia.

A referida obra cumpre o que o título sugere: em quinze capítulos faz uma aproximação do ambiente histórico e do estilo de vida de Jesus de Nazaré: o contexto

vital; a família; a forma de pregar; o profetismo; a solidariedade com os pobres; o relacionamento com as mulheres; a maneira singular de conceber Deus; a forma de

anunciar o Reino de Deus; a relação conflitiva com movimentos religiosos tradicionais; os elementos históricos de seu martírio; e a ressurreição. A dinâmica é sempre a mesma:

perceber, com o maior grau de proximidade possível, as circunstâncias históricas envolvendo a vida de Jesus.

Pagola superou aquele otimismo próprio da Teologia Liberal (uma corrente bíblico-teológica que, entre outras coisas, tentou construir a biografia de Jesus, através dos métodos históricos e críticos, livrando-o da roupagem mítica da literatura bíblica e das caracterizações dogmáticas construídas pela Igreja). O autor não se ocupa especificamente de contar a história de Jesus, mas contar a vida de Jesus dentro de um contexto histórico que lhe foi próprio. Por isso não se trata de uma obra de cristologia stricto senso.

O autor tem a sensibilidade de escrever com uma linguagem simples com o intuito de aproximar a pessoa de Jesus e sua mensagem ao homem e mulher de hoje. O livro é de leitura fácil e agradável.

Faz-se necessário reconhecer que, em determinados momentos, algumas afirmações do autor carecem de maior fundamentação. Algumas afirmações que causam polêmicas não são enfrentadas com todo o rigor necessário. Essa obra foi criticada por uma parte do episcopado espanhol. A crítica principal versa sobre o fato de a pessoa de Jesus ter sido tomada somente a partir da sua realidade histórica. Nesse caso, toda a leitura teológica feita sobre Jesus pelas comunidades cristãs e que deram origem aos textos do Novo Testamento não é tida como relevante na obra. Tal crítica é verdadeira. Contudo, a obra em questão faz uma opção metodológica e se mantem fiel na opção feita. Trata-se de um interesse de natureza histórica. Cabe ao leitor perceber os limites próprios da obra que, em nenhum momento, pretender ser uma síntese cristológica.

É uma leitura recomendada e que ajudará o leitor a se situar com maior precisão no contexto de mundo vivido por Jesus.

PAGOLA, José Antonio. Jesus: aproximação histórica. Petrópolis: Vozes, 6 ed. 2011.O site da editora apresenta ainda a sexta edição de 2011. Tenho informações, embora não

muito precisas, que a obra já está na sua nona edição. O site da editora vende o livro por R$ 95,00. Mas sites de busca na internet apresentam preços mais em conta em outras livrarias.

Pe. M. Batalioto.

Page 13: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

Dehonianos ........................................ 13

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Notícias de Juara/MT

Aconteceu nos dias 12 e 13, de julho, um show e uma missa festiva que

marcou o inicio da grande festa de São Cristóvão na Paróquia São José – Juara/MT. Esta festa ganha ares de grande louvor por este ano completar 30 anos de festa. Presenteou-nos com um lindo show e missa o pe Joãozinho.

A ele nossa gratidão pela pronta disponibilidade em realizar tais atividades que animaram e motivaram nossos fiéis. Segue algumas fotos e se desejarem acompanhar nossas atividades pelo facebook deixo o endereço da página de nossa paróquia.

(https://www.facebook.com/saojosejuara).Atenciosamente,

Pe. Adriano Marques Santiago,scj e comunidade religiosa.

Page 14: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

14 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Desculpas pela nossa falha

Recebemos dois alertas sobre uma notícia falsa veiculada na edição precedente de L&E. De pronto informamos aos leitores nosso equívoco e pedimos desculpas pelo nosso erro.

Redação de L&E.

Salve, Espaços e Laços!Obrigado pela edição de Espaços e Laços. Porém quero fazer uma ressalva. O artigo de padre Guido sobre Prostitutas e

Professoras é equivocado. Como sou curioso eu fui atrás da notícia para verificar tal veracidade. Descobri que é uma notícia falsa. O link está aqui:

http://www.anarita.com.br/tag/bolsa-prostituta/ (site da senadora Ana Rita, pois Maria Rita não existe)

http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed747_ingenuidade_perigosa_nas_redes_sociais

Tudo começou por um blog de humor. Além disso, não existe nenhuma senadora com tal nome.

Foi um deslize da equipe de Espaços e Laços deixar passar tal artigo sem antes comprovar a fonte. Atenção para os próximo Espaços e Laços!

Obrigado!P.Vagner,scj.

Olá, Espaços e Laços!Nesta edição (E&L 50) há uma nota sobre uma bolsa de R$2.000,00 para garotas de

programa, fui apurar e verifiquei que a notícia é falsa.Houve até pronunciamento oficial a este boato que circulou com força em jan/fev de

2013:http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/05/16/policia-investiga-

autoria-de-noticia-falsa-sobre-o-senadoPor este motivo não publiquei no portal Dehonianos.Havendo dúvidas, sugiro realizarem uma breve busca no Google.Seria importante enviar um comunicado para os confrades alertando, pois a divulgação

equivocada de notícias como essas podem arranhar a imagem institucional da entidade.

Atenciosamente,Murilo Marques, gerenciador do Site da BSP,

(11) 98119-7345.

Page 15: Para Começar - Dehonianos - Província BSP · 2014-07-25 · E eu percebi que as minhas penas já cresceram e ... Tem que sair e regressar ao mesmo ninho e outro dia, outra vez recomeçar

Dehonianos ........................................ 15

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Saberes e Sabores

O que dois jogadores alemães escreveram sobre o Brasil

“Vocês têm um país maravilhoso, um povo fantástico e jogadores

incríveis – esse jogo não pode destruir seu orgulho!” (Mesut Özil, depois de Brasil 1 x 7 Alemanha).

“Respeite a AMARELINHA com sua história e tradição. O mundo do futebol deve muito ao futebol brasileiro, que é e sempre será o país do futebol. A vitória é consequência do trabalho, viemos determinados. Todos n ó s crescemos vendo o Brasil jogar, nossos heróis que nos inspiraram são todos daqui... Quando a Copa acabar e nós formos embora, tudo voltará ao normal. Então muita paz e amor para esse povo maravilhoso, um povo humilde, batalhador e honesto, um país que eu aprendi a amar” (Lukas Podolski).