para começar: eucaristia e vocação a - dehonianos e... · em aulas interativas, seminários...

14
|||| Abrindo Espaços e criando Laços! Dehonianos ........................................ 1 Para Começar: Eucaristia e Vocação A limentos misteriosos e prodigiosos preanunciaram a Eucaristia. Necessidades prementes e urgentes contextualizaram seu advento. A desafiadora vivência e a cobrada coerência da vocação cristã, por certo, encontram na Eucaristia real possibilidade de êxodo e êxito. Eis a conjugação temática da liturgia dominical e do mês vocacional. “Duas espécies de pessoas devem comungar com frequência: os perfeitos, para se conservarem na perfeição; e, os imperfeitos, para chegarem à perfeição”, recomenda São Francisco de Sales. Quando não queremos assumir o compromisso benéfico que a vocação nos propõe e a eucaristia nos impõe, murmuramos desculpas e costuramos justificativas. Contudo, a espiritualidade eucarística e a disponibilidade vocacional enveredam por outro caminho: “Este pão é Jesus. Alimentar-nos dele significa receber a própria vida de Deus, abrindo-nos à lógica do amor e da partilha” (São João Paulo II). Não queremos acostumar-nos às seguranças do status ministerial nem habituar-nos às comodidades do estado clerical. Talvez precisemos, diuturnamente, desencastelar-nos da imperturbável mesmice e ousar caminhos não trilhados. Parece-me oportuna a prece inspirada de um cristão inquieto e retomada por um profeta indomável... “Perturba-nos, ó Senhor, quando estivermos muito satisfeitos conosco mesmos; quando nossos sonhos tornarem-se realidade porque sonhamos muito pouco, porque navegamos muito próximos à costa. Perturba-nos, ó Senhor, quando, com a abundância das coisas que possuímos, nós perdemos a nossa sede pela água da vida; quando, tendo nos apaixonado por este tempo, nós paramos de sonhar com a eternidade. E, em nossos esforços por construir uma nova terra, nós tenhamos permitido que a nossa visão de céu tenha crescido tão pouco. Sacode-nos, ó Senhor, para ousarmos mais corajosamente, a nos aventurarmos em oceanos mais amplos, onde as tempestades mostram o teu domínio; onde, ao perdermos de vista a terra, nós possamos encontrar as estrelas. Em nome d’Ele, que ampliou os horizontes das nossas esperanças e convidou os bravos e bravas a segui-lo. Amém.” (Disturb us, o Lord: Oração de Desmond Tutu, inspirada em Francis Drake, 1577, com tradução de Felipe Gustavo Koch Buttelli). (http://www.luteranos.com.br/textos/joao-6-35-41-51). P. Mariano,scj. ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 106 a Edição - 07/08/15 |||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Upload: ngohuong

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 1

Para Começar: Eucaristia e Vocação

Alimentos misteriosos e prodigiosos preanunciaram a Eucaristia. Necessidades prementes e urgentes contextualizaram seu advento. A desafiadora vivência

e a cobrada coerência da vocação cristã, por certo, encontram na Eucaristia real possibilidade de êxodo e êxito. Eis a conjugação temática da liturgia dominical e do mês vocacional. “Duas espécies de pessoas devem comungar com frequência: os perfeitos, para se conservarem na perfeição; e, os imperfeitos, para chegarem à perfeição”, recomenda São Francisco de Sales.

Quando não queremos assumir o compromisso benéfico que a vocação nos propõe e a eucaristia nos impõe, murmuramos desculpas e costuramos justificativas. Contudo, a espiritualidade eucarística e a

disponibilidade vocacional enveredam por outro caminho: “Este pão é Jesus. Alimentar-nos dele significa receber a própria vida de Deus, abrindo-nos à lógica do amor e da partilha” (São João Paulo II).

Não queremos acostumar-nos às seguranças do status ministerial nem habituar-nos às comodidades do estado clerical. Talvez precisemos, diuturnamente, desencastelar-nos da imperturbável mesmice e ousar caminhos não trilhados. Parece-me oportuna a prece inspirada de um cristão inquieto e retomada por um profeta indomável...

“Perturba-nos, ó Senhor, quando estivermos muito satisfeitos conosco mesmos; quando nossos sonhos tornarem-se realidade porque sonhamos muito pouco, porque navegamos muito próximos à costa.

Perturba-nos, ó Senhor, quando, com a abundância das coisas que possuímos, nós perdemos a nossa sede pela água da vida; quando, tendo nos apaixonado por este tempo, nós paramos de sonhar com a eternidade.

E, em nossos esforços por construir uma nova terra, nós tenhamos permitido que a nossa visão de céu tenha crescido tão pouco.

Sacode-nos, ó Senhor, para ousarmos mais corajosamente, a nos aventurarmos em oceanos mais amplos, onde as tempestades mostram o teu domínio; onde, ao perdermos de vista a terra, nós possamos encontrar as estrelas.

Em nome d’Ele, que ampliou os horizontes das nossas esperanças e convidou os bravos e bravas a segui-lo. Amém.”

(Disturb us, o Lord: Oração de Desmond Tutu, inspirada em Francis Drake, 1577, com tradução de Felipe Gustavo Koch Buttelli).

(http://www.luteranos.com.br/textos/joao-6-35-41-51).

P. Mariano,scj.

ANO II | Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus - Província BSP | 106a Edição - 07/08/15

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Page 2: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

2 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços! NestaEdição

Igreja e Congregação

Transferência de P. Willyans da BSP à CAN 5

Da Itália, notícias de P. Victor 6

Palavras de Padre Dehon 4Palavras de Padre Dehon

Retiros na Casa Padre Dehon de Brusque/SC 7

Page 3: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 3

NestaEdição

Província BSP e Distrito BSL

Saberes e Sabores 14

Regional da MDJ em Barretos 12

Retiro da Província BSP em Atibaia 8

Estágios Vocacionais no Propedêutico de São 9

Vivências e Reminiscências 10

P. Geovane: teologia e devoção em poesia e canção 13

Page 4: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

4 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Palavra de Padre Dehon

X. Os nossos mortos

Já enviamos para junto de Deus uma vanguarda de cinquenta religiosos. É a nossa melhor fundação. Morre-se bem no Sagrado Coração. Todos os nossos mortos ofereceram sua vida pelo Reino do Sagrado Coração, pela reparação, pela obra, pela santificação das almas consagradas tão caras a Nosso Senhor. Muitas destas vidas e destas mortes edificantes mereceriam uma notícia para conservar a sua memória entre nós. Será necessário pensar nisso.

Não posso estender-me aqui. Algumas palavras, somente de passagem.

O caro P. Rasset foi o meu primeiro companheiro e o meu assistente geral. Morreu no dia 04 de novembro de 1905, depois de vários anos de sofrimentos e de uma operação muito dolorosa. Era o primeiro sábado do mês. Ele foi sempre filho da Virgem Santa. “Era um padre valente e que desejava ainda trabalhar para a glória de Deus e pela salvação das almas, a custo de uma operação inquietante; a

sua abnegação e a sua generosidade serão recompensadas. Ele honra a vossa Congregação e rezará por ela e por nós”. Tinha missionado muito. Era o confidente e o conselheiro de muitos padres, havia se dedicado ao Patronato de operários.

O P. Blancal foi um dos nossos conselheiros. Tinha a confiança do senhor bispo de Soissons, o qual me escreveu por ocasião de sua morte, na 1ª sexta-feira de dezembro de 1905: “Ah! Os anciãos vão se embora para o céu e deixam-nos na tormenta. Possam eles assistir-nos vitoriosamente! Os seus exemplos pelo menos nos restam, e os do P. Blancal são dos mais edificantes. Piedade, caridade, simplicidade: ele possuía todas as virtudes sacerdotais. Imitemo-lo rezando por ele”.

É bem a justo título que a cara Madre superiora geral das Servas do Coração de Jesus me escrevia: “Que reconhecimento não devemos a este bom padre por todo bem que fez às nossas almas durante tantos anos!”

Expulso violentamente da sua cara casa do Sagrado Coração, foi morrer em Fayet como verdadeiro confessor da fé. Recebi o seu último respiro, como o de P. Rasset. As suas últimas palavras foram estas: “Morro no amor do Sagrado Coração, morro na paz do Senhor!”

Um dos nossos anciãos ainda, cuja santa vida nos deixa as recordações mais edificantes, foi o P. Modesto Roth, que partiu para Deus no dia 03 de março de 1904. Era tão regular, tão humilde, tão piedoso e tão obediente!

Vários dos nossos jovens que morreram no noviciado ou no escolasticado, edificaram-nos muito pela sua piedade, pela sua paciência, pelo seu abandono à vontade divina.

E os nossos mortos do Congo, do Brasil, do Equador! Dezessete deram a sua vida no Congo pela conversão dos negros. Um santo cardeal dizia-me que o simples fato de irem para lá expondo-se ao perigo de uma morte próxima lhes valia do alto a palma dos mártires.

Souvenirs (Recordações ou Memórias) de Padre Dehon, 10.http://www.dehondocs.it/slideshow.html?id=634efebe-b398-4181-b00d-071fda0c3e1f

Page 5: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 5

Transferência de P. Willyans Prado Raposoda Província BSP à Região CAN

1. Comunicado do secretário geral (com tradução de E&L)Dear Fathers (Caros Padres),After having received the request letter from Fr. Prado Rapozo and (Depois de haver recebido a carta/pedido de P. Willyans Rapozo e)also received your approval, Fr. General agree to transfer Fr. Prado

Rapozo (receber, também, a aprovação de vocês, o P. Geral concorda com a

transferência de P. Willyans)from the BSP Province to the CAN Region(da Província BSP à Região CAN).Please find the letter of transfer in attachment(Por favor, encontre a carta de transferência no anexo).We will send the original letter by post(Enviaremos a carta original por correio [convencional]).Cordially (Cordialmente),Heru Ismadi,scj – general secretary.

Page 6: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

6 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Da Itália, notícias de P. Victor Caríssimos confrades,Que a paz esteja no coração de todos!Já há mais de três meses cheguei aqui na Itália e desde o dia 10 de junho estou

residindo na cidade de Napoli com o intuito de aprofundar os estudos da língua italiana. Aqui resido na comunidade da Sede Provincial da Província Italiana Meridional (ITM), acolhido pelo superior provincial P. Massimo Bellilo. Moram aqui outros sete padres italianos, três seminaristas de Madagascar que aqui estudam teologia e outros dois padres estrangeiros, um indiano e um polonês, que comigo estudam o italiano. Estamos estudando no “Centro Italiano per Stranieri”, uma bem-conceituada escola de italiano presente em diversas cidades da Itália. O curso intensivo que estamos fazendo tem duração de doze semanas e consiste em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a oportunidade de conhecer uma outra face da Itália. O povo napolitano é muito acolhedor, festeiro, amante do futebol, da música e da comida: às vezes me sinto no Brasil.

Aqui também tenho a possibilidade de fazer uma experiência pastoral, ainda que muito simples: celebrar a missa com o povo nas nossas paróquias (são duas paróquias dehonianas aqui) e participar de atividades com os jovens, nos chamados grupos estivos, muito comuns nas paróquias italianas no período do verão. Por falar em verão, estamos enfrentando um forte calor de quase 40ºC todos os dias. Temos a sorte de morar numa região alta, sobre uma colina chamada Posillipo, que é mais fresca e vizinha ao mar, a 10 minutos de casa. É possível todos os dias fazer um mergulho para refrescar. Permaneço em Napoli até o dia 19 de setembro, dia de São Genaro, patrono da cidade, ansioso por participar do milagre da liquefação do sangue na Catedral, que acontece todos os anos durante a missa e procissão. Depois retorno a Roma para, no início de outubro, iniciar o curso de especialização em Teologia da Espiritualidade e os trabalhos no Centro de Estudos Dehonianos.

Aproveito a ocasião para, mais uma vez, agradecer ao P. Mariano Weizenmann e ao Governo Provincial que conclui o seu trabalho em nossa Província BSP a oportunidade de participar desse projeto da nossa Congregação. Minha gratidão também pela confiança depositada em mim no trabalho com a formação que pude realizar precedentemente. Desejo que o término desse serviço tão exigente e tão importante, na condução da vida e da missão de nossa província, venha acompanhado de muitos bons frutos para a vocação e ministério de cada um dos membros do Governo Provincial que encerra seu mandato. Também expresso ao novo Governo Provincial, P. Ronilson Souza de Araújo e novos conselheiros, ecônomo e secretário, o meu augúrio de felicidade e de êxito nos trabalhos que se iniciam. Contem com minhas preces! Peço aos confrades que se lembrem de mim em suas preces, no exigente desafio de viver fora de sua pátria a riqueza da internacionalidade de nossa missão dehoniana.

In Corde Jesu!Padre Victor de Oliveira Barbosa,scj.

Page 7: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 7

Retiros na Casa Padre Dehon (Brusque/SC)

Retiro anual para sacerdotes, religiosos e consagrados: início com almoço de 22/07 e término com almoço de 29/07. Pregação de Pe. Adalto,scj e Pe. Napoleão,scj.

Encontro para casais (“Construindo relações familiares II”): das 09h de 12/09 até o almoço de 13/09. Pregação de Dr. Agostinho Busato,Psi e Pe. Adalto,scj.

Retiro para crianças: das 08h de 10/10 até 16h de 11/10. Pregação de Pe. Moisés,scj.

Retiro espiritual: das 08h de 31/10 às 16h de 01/11. Pregação de Pe. André.Retiro para viúvos e viúvas (“Tudo posso naquele que me fortalece”): das 09h de

21/11 às 16h de 22/11. Pregação de Pe. Napoleão,scj.Retiro para empresários e advogados: das 09h de 28/11 ao almoço de 29/11.

Pregação de Pe. Anísio Schwirkowski,scj.Férias na Dehon 2016 para Família - pai, mãe e filhos (“Momentos de oração e

descontração em família”): das 08h30min de 23/01 às 16h de 24/01. Pregação de Pe. Napoleão,scj, Pe. Moisés,scj e Pe. André,scj.

Page 8: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

8 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Retiro da Província BSP em Atibaia

Retiro em Atibaia/SP

Dos dias 27 a 30 de julho, na Casa de Retiros Tabor, das Irmãs de Schoenstatt, em Atibaia, São Paulo, aconteceu o retiro anual dos religiosos Dehonianos, da Província Brasil São Paulo. Estiveram presentes 22 religiosos, que foram orientados pelo exímio pregador, P. Cláudio Roberto Buss, scj. Contamos com a grata presença do P. Cláudio Weber, que recém chegado de Roma, já se reintegrou em nossa Província e deu seu belo testemunho de religioso. Os temas tratados no retiro foram: A Alegria do Evangelho e da Vida Consagrada; a Espiritualidade da Cruz; a Vida Fraterna e, por fim, a Misericórdia. Foram dias intensos e marcantes na vida dos participantes, isso se manifestou nas partilhas realizadas ao fim de cada dia, motivadas pelo orientador. Agradecemos imensamente a disponibilidade e disposição de nosso confrade, P. Cláudio Buss, por conduzir as reflexões e celebrações nesses exercícios espirituais.

Aproveitamos, ainda, para lembrar os confrades que ainda não se inscreveram para o próximo retiro que teremos nesse ano, em Maringá, PR. O mesmo acontecerá dos dias 21 a 24 de setembro. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: [email protected].

P. Rafael Querobin, scjComissão de Espiritualidade.

Page 9: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 9

Estágios Vocacionais no Propedêutico de São Paulo

Estimado Confrade, Vivat Cor Iesu!Informo a você que trabalha na

orientação vocacional dos candidatos ao nosso seminário propedêutico da Província BSP que realizaremos os estágios vocacionais a partir de 20 de agosto próximo até 30 de outubro. O estágio vocacional faz parte da dinâmica de acompanhamento vocacional da nossa Província, que chamamos de TREVO 2.

Para vivenciar o estágio, não é necessário ter feito o TREVO 1 (encontros vocacionais que aconteceram em julho em Taubaté, Terra Boa e Lavras). No entanto, é preciso que já haja um tempo de acompanhamento vocacional do candidato e que se averigue as reais possibilidades de o mesmo ingressar em nosso processo formativo no próximo ano (2016). Mesmo quem já fez o estágio vocacional em outro momento (quem já está sendo acompanhado há mais de um ano), deverá fazer novamente o estágio, uma vez que se trata da oportunidade de o candidato conhecer a estrutura de nossa caminhada formativa no propedêutico e de os formadores do propedêutico já terem um primeiro contato com aqueles que poderão estar conosco no próximo ano. Logo, cabe a você, orientador vocacional, discernir se já é tempo oportuno do vocacionado vir realizar seu estágio e também cabe a você entrar em contato conosco, aqui no propedêutico, para agendar o estágio do candidato.

Propomos que esse estágio seja realizado em quatro dias para que o vocacionado tenha oportunidade de conhecer, de forma mais ampla, como é o nosso dia-a-dia aqui: aulas, trabalhos, convivência, pastorais. Indicamos as datas possíveis, como seguem abaixo, porque não conseguimos acolher mais que três rapazes por vez, já que nosso espaço físico não é tão amplo. Assim, é importante que a data seja agendada o quanto antes, pois daremos preferência de datas aos que solicitarem primeiro, de tal modo que, já havendo três agendamentos em determinada data, não nos será permitido acolher mais alguém naquele período.

Peço sua compreensão.As datas previstas para os estágios são:20 a 23 de agosto; 23 a 26 de agosto; 27 a 30 de agosto;30 de agosto a 02 de setembro; 03 a 06 de setembro;06 a 09 de setembro; 10 a 13 de setembro; 13 a 16 de setembro;24 a 27 de setembro; 27 a 30 de setembro; 01 a 04 de outubro;04 a 07 de outubro; 08 a 11 de outubro; 18 a 21 de outubro;25 a 28 de outubro; 29 de outubro a 01 de novembro.Apresente as possibilidades de datas ao vocacionado e, verificando com ele o que é mais favorável,

entre em contanto conosco para verificar a disponibilidade e agendar o estágio. Nosso telefone é o (11) 5594 0399. O estágio poderá ser agendado comigo ou com o Fr. Rafael, que também auxilia na formação aqui no Propedêutico.

Desde já, agradecemos seu esforço em acompanhar os jovens que estarão em nossos seminários nos próximos anos e somarão conosco na missão de nossa Congregação na Igreja. Aguardo seu contato o quanto antes.

Que esse mês de oração pelas vocações seja tempo oportuno para renovar suas motivações vocacionais, o chamado de Deus à vida religiosa e/ou presbiteral em nossa Congregação. Deus nos ajude a sermos fiéis, diariamente, no nosso SIM!

Por favor, confirme o recebimento deste e-mail através do <[email protected]>.Atenciosamente,

P. Lucas Luís Matheus de Mello, scj - Diretor do Propedêutico de São Paulo.

Page 10: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

10 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Vivências e Reminiscências de P. José F. Schmitt(1ª parte)

Alguns acenos biográficos

Nasci em um domingo de manhã. Coincidentemente, na Solenidade de Todos os Santos. Foi no dia 1º de novembro de 1942, numa pequena localidade no interior do então município de Biguaçu (SC), chamada Braço do Norte, filiada à comunidade da Capela de Santa Maria, hoje pertencente ao município de Antônio Carlos (SC). Em dezembro de 1944, a família foi morar em São Pedro de Alcântara, a primeira Colônia Alemã de Santa Catarina, fundada há 186 anos, em 1829. Foi aí, com os meus primeiros irmãos, que passei a minha infância até 1954, quando então a família já com nove filhos, migrou para o interior do município de Rio do Sul (SC), para a comunidade de Nova Itália. Hoje, esta comunidade pertence ao município de Aurora. Os meus pais são falecidos, Antônio Brás (+ 1990) e Febrônia Kreff Schmitt (+2004).

Bons anos de formação (1957-1971)

Aos 14 anos de idade, em 1957, ingressei no seminário diocesano de Joinville (SC), localizado no interior do Estado, em Ribeirão Grande (hoje município de Salete). Depois de dois anos, em 1959, após alguns diálogos de discernimento com o reitor do seminário diocesano, entrei para a Escola Apostólica de Corupá (SC) da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Fiz a primeira profissão religiosa a 2.2.1966, no Noviciado de Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul (SC). Cursados os dois anos de filosofia, de 1966 a 1967 em Brusque (SC), fiz normalmente os quatro anos de teologia em Taubaté (SP), de 1968 a 1971. Fui ordenado presbítero na Comunidade de Santa Isabel de Nova Itália, aos 11.12.1971, pelo bispo da diocese de Rio do Sul, dom Tito Buss (+ 2013).

Felizes anos de serviço à Congregação (1972-2015)

Depois da ordenação presbiteral, comecei a exercer, prazerosamente, os primeiros oito anos (1972-1979), as funções pastorais. Primeiro como vigário paroquial (1972-1974) e, os restantes seis anos como pároco na paróquia dos Três Santos Mártires das Missões, em Crissiumal (RS). Sem descuidar dos compromissos pastorais da paróquia, durante as férias de julho de 1975 e de janeiro de 1976, aproveitando os cursos de convalidação, licenciei-me em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João Del Rei (MG). Por um ano (1980), com o acordo celebrado entre o bispo diocesano e superior provincial, fui destinado a fazer parte da Equipe de Coordenação diocesana de Pastoral da diocese de Frederico Westphalen (RS). Ainda durante os meses de maio e junho de 1980, foi me dada a oportunidade de participar do Curso de Formação Permanente em Roma, promovido pela Congregação. De 1981 até o final de 1983 fiz os estudos de pós-graduação de Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Aí, obtive o direito ao título de Mestre em Teologia Pastoral. Uma vez conquistado o título acadêmico, passei a dar aulas de Teologia Pastoral no Instituto de Teológico Sagrado Coração de Jesus, mais tarde, Faculdade Dehoniana. Graças a Deus, foram vinte anos de magistério para candidatos a vida consagrada e/ou sacerdotal e para lideranças leigas (1984-2004). Além do magistério, coube-me também a missão de formador, de pároco da paróquia Sagrado Coração de Jesus, Vila São Geraldo (1987-1995) e em seguida reitor do Convento por dois triênios (1997-2002). Igualmente, integrei o Governo Provincial, como conselheiro por nove anos (1994-2003).

Page 11: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 11

Vivências e Reminiscências de P. José F. Schmitt(1ª parte)

De Taubaté, fui transferido para o noviciado Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do Sul (SC), onde permaneci durante os anos de 2004 a 2005, e dei minha colaboração para a formação de postulantes e noviços.

Em 2006, voltei para o Vale do Paraíba. Na missão de Vigário-coadjutor na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em São José dos Campos (SP), onde trabalhei por seis anos (2006-2011).

Desde 15 de fevereiro de 2015, estou em Barretos (SP), como formador auxiliar no noviciado Coração de Jesus.

Barretos/Cidade de Maria, 2015, O Ano da Vida Consagrada,Pe. José Francisco Schmitt, scj.

Page 12: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

12 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Regional da MDJ em Barretos/SP25 anos de Missão Dehoniana no Brasil

A cidade de Barretos, especificamente o Parque do Peão, tornou-se o centro da juventude dehoniana nos dias 24, 25 e 26 de julho, com a realização do

Regional da Missão Dehoniana Juvenil, que ocorre uma vez a cada ano. A expectativa da coordenação geral da MDJ e dos jovens era grande e positiva, afinal estamos no ano comemorativo dos 25 anos de Missão Dehoniana Juvenil. Estiveram presentes jovens de quatro estados (RJ, SP, MG e PR), 12 cidades, totalizando quase 90 missionários dehonianos.

O encontro foi realizado no Rancho Ponto do Pouso (dentro do Parque do Peão), do senhor proprietário João Paulo, que com grande disponibilidade nos cedeu o espaço. De fato, a expectativa se concretizou em um belíssimo encontro de fé, partilha, oração,

formação e confraternização. Mais uma vez, os jovens missionários mostraram o carinho e respeito que têm pelo carisma dehoniano, e, além disso, por fazerem parte desse projeto de missão tão caro à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Esses jovens nos incentivam a abraçar cada dia mais esse projeto de nossa Província BSP, afinal, somos nós os protagonistas desse projeto missionário.

Celebrar o Jubileu de Prata da Missão Dehoniana Juvenil é poder ter um coração grato a Deus e a tantos jovens, que um dia já se doaram por este projeto de evangelização. Nesse intuito, agradecemos de modo especial a presença do Padre Aurélio Pereira,scj – Pároco da Paróquia São Vicente Férrer-Formiga-MG, que foi um dos pioneiros no início deste projeto.

Além disso, agradecemos aos jovens participantes e à coordenação geral pelo empenho na realização desse sonho. Somos gratos também ao Padre Claudio Buss,scj – Professor da Faculdade Dehoniana – que nos conduziu na manhã de sábado com uma formação profunda sobre a exortação do Papa Francisco Evangelii Gaudium. Aos leigos dehonianos e a equipe de cozinha pela disponibilidade e empenho. Por fim, nos sensibilizaram a acolhida e o apoio dos formadores e noviços do Instituo Dehon-Noviciado e do Padre Antônio Koptiski,scj – pároco da Paróquia São João Batista-Barretos-SP.

O Regional da MDJ foi sensacional! Com a mesma expectativa e alegria retornaremos para Barretos-SP em janeiro de 2016, onde acontecerá a última etapa da Missão Dehoniana Juvenil e em janeiro de 2017 avancemos para Terra Boa-PR, nosso próximo local de Missão Dehoniana Juvenil. Continuemos por mais tantos anos de Missão! Avante! Nossa meta é o Cristo!

Fr. Rarden Luis,scj - Coordenação Geral da MDJ.

Page 13: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Dehonianos ........................................ 13

P. Geovane: teologia e devoção em poesia e canção

“A Família lá em casa tem vez”: Canta P. Geovane Inácio

Esse foi o tema do show realizado no teatro Capitólio em Varginha, no dia 01 de novembro de 2014. A razão deste show foi

para conseguir recursos para o 12º. ECC – Encontro de Casais com Cristo da Paróquia do Divino Espírito Santo.

Além dos casais envolvidos na preparação e organização do show tivemos a ajuda da PASCOM – Pastoral da Comunicação da nossa Paróquia.

As músicas em sua grande maioria com temas de família e canções do Pe. Zezinho. Tivemos algumas participações especiais valorizando o talento de alguns membros de nossas comunidades. A banda Sambalanço e o grupo Sobro Divino, muito conhecidos em nossa cidade assumiram a tarefa e o desafio de nos acompanhar.

Como o show fora filmado e diante de algumas solicitações resolvemos gravar os DVDs. Tudo muito simples e bem caseiro sem grandes pretensões. Apenas uma

lembrança do show. Segue a sequência das músicas por ordem de apresentação: Abertura – A vida do viajante, Cigarro de palha e Boiadeiro, Oração por nossos filhos, Famílias do Brasil, Se de mim depender, Lareira, Ilumina, ilumina, Gravidez, Fogão de lenha, Faz parte da minha fé, Alpendres, varandas e lareiras, Melhores filhos, melhores pais, Bicicleta, Casinha de ribeirão, Quando um filho vai embora, Em família, Cancioneiro da vitória, Maria de Nazaré, Hino ao Amor, Desculpa, Mãe, Feliz o lar, Oração pela família, Utopia.

Sabemos da grande importância da família como santuário da vida e como precisamos defender e promover a vida em família. Abraço fraterno!

Pe. Geovane Inácio, scj(Paróquia do Divino Espírito Santo, Varginha/MG).

Page 14: Para Começar: Eucaristia e Vocação A - Dehonianos e... · em aulas interativas, seminários temáticos e atividades culturais e turísticas. Tem sido uma rica experiência e a

14 ........................................ Dehonianos

|||| Abrindo Espaços e criando Laços!

Saberes e SaboresA tigela de madeira

Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos vacilantes.

A família comia reunida à mesa. Porém, as mãos trêmulas e a visão falha do avô o atrapalhavam no momento da refeição. Ervilhas rolavam de sua colher e caíam no chão. Quando pegava o copo, leite era derramado na toalha da mesa. O filho e a nora irritavam-se com a bagunça.

– Precisamos tomar uma providência com respeito ao papai - disse o filho. – Já tivemos suficiente leite derramado, barulho de gente comendo com a

boca aberta e comida pelo chão.Então, eles decidiram colocar uma pequena mesa num cantinho da cozinha. Ali, o avô comia

sozinho enquanto o restante da família fazia as refeições à mesa, com satisfação.Desde que o velho quebrara um ou dois pratos, sua comida agora era servida numa tigela de

madeira. Quando a família olhava para o avô sentado ali sozinho, às vezes ele tinha lágrimas em seus olhos. Mesmo assim, as únicas palavras que lhe diziam eram admoestações ásperas quando ele deixava um talher ou comida cair ao chão.

O menino de quatro anos de idade assistia a tudo em silêncio.Uma noite, antes do jantar, o pai percebeu que o filho pequeno estava no chão,

manuseando pedaços de madeira. Ele perguntou delicadamente à criança:– O que você está fazendo?O menino respondeu docemente:– Oh, estou fazendo uma tigela para você e mamãe comerem, quando eu

crescer.O garoto de quatro anos de idade sorriu e voltou ao trabalho.Aquelas palavras tiveram um impacto tão grande nos pais que eles ficaram mudos. Então lágrimas

começaram a escorrer de seus olhos. Embora ninguém tivesse falado nada, ambos sabiam o que precisava ser feito.

Naquela noite, o pai tomou o avô pelas mãos e gentilmente conduziu-o à mesa da família. Dali para frente e até o final de seus dias ele comeu todas as refeições com a família. E, por alguma razão, o marido e a esposa não se importavam mais quando um garfo caía, leite era derramado ou a toalha da mesa sujava.

____________________________________________________X ____________________________________________________

De uma forma positiva, aprendemos que não importa o que aconteça, ou quão ruim pareça o dia de hoje. A vida continua, e amanhã será melhor.

Aprendemos que se pode conhecer bem uma pessoa pela forma como ela lida com três coisas: um dia chuvoso, uma bagagem perdida e os fios das luzes de uma árvore de natal que se embaraçaram.

Aprendemos que não importa o tipo de relacionamento que tenha com seus pais, você sentirá falta deles quando partirem.

Aprendemos que “saber ganhar” a vida não é a mesma coisa que “saber viver”. Aprendemos que a vida, às vezes, nos dá uma segunda chance e que viver não é só receber, mas também dar. Aprendemos que se procurarmos a felicidade, iremos nos iludir. Mas, se focalizarmos a atenção na família, nos amigos, no trabalho, nas necessidades dos outros, e procurarmos fazer o melhor, a felicidade nos encontrará.

Aprendemos que sempre que decidimos algo com o coração aberto, geralmente acertamos. E que quando sentimos dores, não precisamos ser uma dor para outros. Aprendemos que diariamente precisamos alcançar e tocar alguém. As pessoas gostam de um toque humano, receber um abraço afetuoso, ou simplesmente um tapinha amigável nas costas. Aprendemos que ainda temos muito que aprender.

E aprendemos que as pessoas se esquecerão do que dissemos, esquecerão o que fizemos, mas nunca esquecerão como as tratamos.

(Autor Desconhecido: http://www.tomcoelho.com.br/index.aspx/s/Parabolas_Exibir/21/A_tigela_de_madeira).