paidÉia grega - prof. dr. paulo gomes lima - ufgd

11
A PAIDÉIA GREGA A PAIDÉIA GREGA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS – UFGD FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO [email protected] Prof. Dr. Paulo Gomes Lima Prof. Dr. Paulo Gomes Lima ( ) Professor Adjunto da Faculdade de Educação FAED - – ( ) Universidade Federal da Grande Dourados UFGD . MS

Upload: paulo-gomes-lima

Post on 10-Jun-2015

4.466 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Pontos centrais para entender a educação do homem grego.

TRANSCRIPT

Page 1: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

A PAIDÉIA GREGAA PAIDÉIA GREGA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS – UFGDFUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

[email protected]

Prof. Dr. Paulo Gomes LimaProf. Dr. Paulo Gomes Lima ( ) Professor Adjunto da Faculdade de Educação FAED

- – ( ) Universidade Federal da Grande Dourados UFGD.MS

Page 2: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

A Paidéia Grega

Werner Jaeger (1995, p.7) observa que para o homem grego, a Paidéia caracterizava-se como a formação integral do homem por meio de sua cultura – esta última entendida como a totalidade de manifestações e formas de vida.

Para os gregos, a Paidéia (Educação) era um processo de construção consciente e intervenção na realidade (p.13) historicamente situada.

Page 3: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

Traços característicos da Paidéia Grega: O descobrimento do valor humano, do homem em

si, da personalidade, independentemente de toda a autoridade religiosa ou política. O reconhecimento das razão autônoma, da inteligência crítica, libertada de dogmas ou considerações extrínsecas. A criação da ordem, da lei, do cosmos, tanto na natureza, quanto na humanidade. A criação da vida cidadã, do Estado, da organização política

A Paidéia Grega

Page 4: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

A Paidéia Grega A criação da liberdade individual e política dentro da lei e do Estado. A invenção da poesia épica, da história, da literatura dramática, da filosofia e das ciências físicas. O reconhecimento decisivo do valor decisivo da educação na vida social e individual.A consideração da educação humana em sua integridade: física, intelectual, ética e estética.O princípio de competição dos melhores na vida e na educação.

Page 5: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

Tais características foram se construindo ao longo da história da Educação Grega em quatro períodos essenciais:

• A educação heróica, cavalheiresca, representada pelos poemas homéricos.

• A educação cívica, representada por Atenas e Esparta.

• A educação clássica, humanista, representada por Sócrates, Platão e Aristóteles.

• A educação helenística, enciclopédica, representada pela cultura Alexandrina.

A Paidéia Grega

Page 6: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

A Paidéia será o tema de discussão, por exemplo dos discursos de Sócrates, Platão e Aristóteles. Para efeitos ilustrativos, destaquemos alguns conceitos aristotélicos, que já considerava que a educação deveria observar fases importantes do desenvolvimento:

1) pós-nascimento aos cinco anos de idade; 2) a educação doméstica até os sete anos e 3) a educação pós sete anos de idade.

A Paidéia Grega

Page 7: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

A Paidéia Grega1. Pós-nascimento aos cinco anos de idadeNenhum tipo de aprendizagem ou trabalho deveria ser ensinado às crianças até os cinco anos de idade, pois certamente isto “prejudicaria seu crescimento” . O quer poderia ser feito é “mantê-las em movimento para preservar seus corpos da preguiça e do peso. O movimento consistia apenas das funções da vida e brincadeiras, tomando-se muito cuidado para não torná-las desonestas, nem cansativas ou lentas”.

Page 8: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

2. A educação doméstica até os sete anosA educação nesta fase deveria afastar da criança tudo o que ferisse o pudor (palavrões, pinturas, estátuas ou exibições que ferissem a moral). Qualquer pessoa que fosse surpreendida com atos indecentes perante crianças, seria punida com desprezo e repreensão social. Aristóteles afirma que as primeiras impressões do mundo para a criança deveriam ser as melhores possíveis, dado o seu peso na formação do caráter.

A Paidéia Grega

Page 9: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

A Paidéia Grega3. A educação pós sete anos de idadeA educação formal, propriamente dita consistia de dois grupos, o primeiro começaria aos sete anos, culminando com o seu término na puberdade; o segundo dar-se-ia partindo da puberdade até os 21 anos de idade. Aos jovens era proibido a participação em teatros e sobretudo em comédias, também em banquetes e bebedices até que chegassem a idade correta para isto, caso os jovens viessem a participar desses eventos, estariam entregues as “más impressões, principalmente as que levam ao atrevimento e a maldade”. Aristóteles considerava a educação “como o agente que completa o ser humano”.

Page 10: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

4. Caráter público e objeto da educaçãoAristóteles preconizava que a educação é obrigação do legislador e deve tomar como modelo a forma de governo deste (Oligarquia ou Democracia/ não importa a forma, se os “costumes do governo forem bons, o governo também o é”).

A Paidéia Grega

Page 11: PAIDÉIA GREGA - PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - UFGD

A Paidéia Grega - Aristóteles