página na net junho de 2012 novo símbolo dointegral.ist.utl.pt/files/edition_5_site.pdf ·...

8
Um jornal de e para estudantes do IST Visita a nossa página na net Edição nº5 Junho de 2012 integral.ist.utl.pt Novo símbolo do IST causa polémica Tendo em conta a recente polémica causada pela apresentação do novo logótipo do Instituto Superior Técnico, o Integral convidou dois alunos a pronunciarem-se acerca do assunto. pág. 4 Novidades do mundo tecnológico Não percas nada do que se pas- sa de mais importante a nível tecnológico pelo mundo fora pág. 2 Actualidade no Técnico Os campeonatos nacionais universitários, as eleições da AEIST e o acordo ortográfico entre outros temas que marcam a actualidade na nossa escola pág. 3 GASTagus Grupo de acção social sediado no IST-Taguspark vai partir em missões de voluntariado pág. 5 Agenda Cultural O Integral recomenda alguns eventos culturais para desa- nuviares da época de exames pág. 6 O regresso do horóscopo O horóscopo regressa ao Integral nesta edição depois de uma ausência temporária pág. 7 Esta publicação não adoptou nem irá adoptar o Acordo Ortográfico de 1990

Upload: hoangthien

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Um jornal dee para

estudantes do IST Visita a nossa

página na net

Edição nº5 Junho de 2012integral.ist.utl.pt

Novo símbolo do IST causa polémicaTendo em conta a recente polémica causada pela apresentação do novo logótipo do Instituto Superior Técnico, o Integral convidou dois alunos a pronunciarem-se acerca do assunto.

pág. 4

Novidades do mundo tecnológicoNão percas nada do que se pas-sa de mais importante a nível tecnológico pelo mundo fora

pág. 2

Actualidade no TécnicoOs campeonatos nacionais universitários, as eleições da AEIST e o acordo ortográfico entre outros temas que marcam a actualidade na nossa escola

pág. 3

GASTagusGrupo de acção social sediado no IST-Taguspark vai partir em missões de voluntariado

pág. 5

Agenda CulturalO Integral recomenda alguns eventos culturais para desa-nuviares da época de exames

pág. 6

O regresso do horóscopoO horóscopo regressa ao Integral nesta edição depois de uma ausência temporár ia

pág. 7

Esta publicação não adoptou nem irá adoptar o Acordo Ortográfico de 1990

Integral | Página 2 Junho de 2012

Ficha TécnicaDirecção:André AscensãoEdição:André Ascensão e Fábio AlmeidaRedacção:André Ascensão, Diogo Andra-de, Vítor Frade, Key Enomura,Fábio Almeida, Rodolfo Franco,Francisco Silva e Fábio CamposDesign e ilustração:Diogo AndradeTiragem: 1000 exemplaresContacto:[email protected]

EditorialDepois de cerca de dois meses de ausência, o Integral está de volta com uma edição que promete co-locar em dia tudo o que se passou de relevante no Técnico durante esse período.Mantivemos o já habitual figuri-no do jornal mas contamos com as também habituais nuances de edição para edição.Esta edição tem particular enfo-co na recente polémica em torno da alteração do símbolo do IST mas, não se cingindo a isso, fala também de outros temas bem ac-tuais. Por falar em temas actuais, a redacção do Integral decidiu, por unanimidade, não adoptar o novo acordo ortográfico.Nunca descurando a divulgação de núcleos de alunos, destaca-mos desta feita o GASTagus, um grupo de acção social sediado no campus do Tagus.Entretanto, é com prazer que po-demos afirmar que já temos o site alojado nos servidores do CIIST.Para terminar, desejo sorte para a época de exames e, porque não, umas boas férias com muita erva e pouco pó.

André Ascensão

Te

cn

log

ia T

ec

no

log

ia T

ec

no

log

ia

Já se encontram no mercado a nova gama de processado-res da Intel, os Ivy Bridge. Estes prometem consumos energéticos de menos 50%, com aumentos de desempe-nho na ordem dos 30%.

A Philips apresentou recen-temente uma nova lâmpada de LEDs, que garante gran-de eficiência energética, mas também um grande pre-ço (60 dólares).

A Mozilla já se encontra a desenvolver um sistema operativo para telemóveis, estando previsto o seu lan-çamento para o fim de este ano. Este irá ser um con-corrente do Android, pois também se irá destinar a uma variedade de marcas de smartphones.

Já se encontra disponível para os smartphones que es-tejam a correr o Android 4.0 Ice Cream Sandwich uma versão móvel do browser da Google, o Chrome, estando disponível no Google Play.

Para os aficionados dos vi-deojogos, já foi anunciada a data de lançamento do pró-ximo capítulo da saga ‘Halo’ - o Halo 4. Este chegará às lojas a 6 de Novembro.

Já se encontra à venda em Portugal o novo supra-sumo da Samsung, o Galaxy S III.

Para os mais curiosos, já está disponível a Release Candidate do Windows 8, para todos os interessados testarem as funcionalidades desta nova versão.

A Apple prepara-se para substituir a aplicação nativa de mapas da Google por uma própria já este Verão, com o lançamento do iOS 6, estan-do previsto um inovador sis-tema de mapas em 3D.

Antes da sua apresentação na E3, a Nintendo confirmou que o comando apresentado na E3 do ano passado irá ser conhecido como Wii U game-pad, através de uma video--conferência. O comando irá servir como uma outra ma-neira de interagir com a TV bem como servir como leitor de E-books e suportar NFC.

Segundo a StatCounter, o Google Chrome ultrapassou pela primeira vez, no mês de Maio, o Internet Explo-rer com um market share de 32,43% contra 32,12% do browser da Microsoft tornando-se o browser mais utilizado do mundo.

Curtas tecnológicasPor Francisco Silva

Integral | Página 3 Junho de 2012n

oT

ícia

s no

Tíc

ias n

oT

ícia

s no

Tíc

ias

350€

Rua Nova do Desterro, nº 11150-240 LisboaTelf.: 218 885 254Tlm.: 924 145 956/[email protected]

Facilidades depagamentosem juros

Rejeição do AO90 pela AEISTO Acordo Ortográfico continua a dar que falar. Depois da cria-ção do movimento Desacor-do Técnico por vários alunos do IST, a AEIST decidiu, em Assembleia Geral de Alunos, a recusa em adoptar o AO90 nos seus comunicados e docu-mentos oficiais. A AEIST está também comprometida em de-fender os interesses dos alunos que não usem a nova grafia.

Novo pólo IST em Loures, no campus Tecnológico e NuclearDesde o passado dia 14 de Maio, após reunião do Conse-lho de Gestão, que o Instituto Tecnológico e Nuclear em Lou-res passou a ser o novo pólo de Loures do IST, no Campus Tecnológico e Nuclear. O novo pólo do IST decorre duma de-cisão do Governo, de dia 22 de Dezembro último, e que terá como Vice-Presidente o Profes-sor Carlos Varandas, doutorado em Física, que tomou posse no passado dia 22 de Maio.

Campeonatos Nacionais UniversitáriosDecorreu em Braga e em Gui-marães mais um Campeonato Nacional Universitário onde estiveram presentes mais de 10 modalidades a representar a AEIST. Em especial destaca--se a equipa de Corfebol que se sagrou campeã. Nos desportos individuais: Daniel Fonseca no Bodyboard, Pedro Fontes no Atletismo, Miguel Castro no Judo, Hugo Pina no Karatée Joana Lourenço no Taekwon-

do também arrecadaram o Ouro, somando-se assim, um total de 6 títulos para AEIST nesta edição do CNU. Não menos importantes as equipas de Futebol, Futsal e Voleibol foram eliminadas nos quartos--de-final. Já o Rugby como na edição de 2011 garantiu nes-ta edição o 4º lugar tal como o Basquetebol e o Hóquei em Patins.

Eleições AEISTAs eleições dos Órgãos Sociais da Associação do IST decor-reram no mês passado. Estas contaram com a participação de duas Listas, A e M. Depois

da contagem dos votos, a Lista A ganhou as três votações em disputa (Direcção, Conselho Fiscal e Disciplinar e Mesa da Assembleia Geral de Alunos).

Morreu a primeira professora do ISTIsabel Gago faleceu no passa-do dia 8 de Maio com 99 anos. Foi a primeira engenheira a ser licenciada pelo IST (em con-junto com Maria dos Santos) e foi a primeira Professora de Engenharia em Portugal. No ano passado compareceu à ceri-mónia As Mulheres do Técnico, onde foi homenageada.

Integral | Página 4 Junho de 2012o

pin

ião

op

iniã

o o

pin

ião

op

iniã

o

No passado dia 23 de Maio, durante o encerra-mento do centenário do IST, foi apresentada a nova imagem do Instituto Superior Técnico. Os argumentos? A dificuldade de reprodução do símbolo nos diversos suportes, o facto da cor actual não ser “pura”, e de existirem várias tra-duções e pouca uniformidade no nome “Insti-tuto Superior Técnico”. Foi assim apresentado um novo símbolo, com uma cor diferente, mu-dando a forma do escudo, retirando as faixas laterais, e a designação no logotipo para “Téc-nico Lisboa” ou “Lisbon Tech”.Poderia ser uma mudança positiva, que re-novasse a imagem do IST, mas não foi. Pri-meiro porque esta alteração foi feita sem que nenhum representante dos alunos nos órgãos de gestão tenha tomado conhecimen-to prévio de tal mudança. A nova imagem foi apresentada em frente a embaixadores, meios de comunicação social, docentes e alunos sem que o Conselho de Escola, o ór-gão de decisão estratégica do IST com re-presentação de alunos, fosse informado.Democracia à parte, o resultado apenas piora os problemas apresentados como justificação para a mudança. A cor “pura” utilizada (um azul claro) está claramente em sobre-uso por várias empresas, e a designação apenas trará mais confusão, já que o nome da instituição nos pa-pers ciêntificos será diferente da designação no novo logotipo. O novo formato, com um layout horizontal seria facilmente conseguido sem al-terar o símbolo ou a designação da instituição.Resta-nos esperar pelos detalhes do concurso publico e os valores envolvidos nesta altera-ção… Afinal, há outras coisas no técnico que precisam de ser mudadas com mais urgência.

Sérgio Isidoro

Com a apresentação do novo símbolo do IST foi aberta uma polémica que já envolveu alunos e até docentes. A maioria das vozes que ouvimos mani-festaram-se contra esta alteração.O Integral pediu a dois alunos com visões opostas desta alteração para que escrevessem artigos de opinião acerca do tema que aqui deixamos.

Novo símbolo do Técnico

A evolução e a mudança fazem parte do per-curso natural da vida. Vejamos por exemplo um caso interessante, a bandeira de Portugal. A 5 de Outubro de 1143 é assinado o tratado de Zamora que marca o início, oficial, do Reino de Portugal. A bandeira nacional foi mudando ao longo dos quase nove séculos acompanhando a evolução e absorvendo a essência da sua época. Todavia, mais importante que as bandeiras fo-ram as pessoas. Foram estas que se lançaram ao mar, enfrentando o desconheçido e deram novos mundos ao mundo. Toda a gente recorda nomes como Vasco da Gama, Bartolomeu Dias ou Pe-dro Álvares Cabral. Alguém sabe qual era a ban-deira de Portugal na altura dos seus feitos? Agora o nosso Técnico! A nossa reputação de grande escola de engenharia vem do valor e da tarimba das pessoas que vivem esta casa. Não são as paredes do Taguspark, a dimensão do cam-pus da Alameda ou o facto de termos um reactor nuclear que nos transforma na maior e melhor faculdade de engenharia do país. É a cultura de excelência, de rigor, são os professores, funcio-nários e nós, os alunos, que fazemos do impossí-vel realidade. Mais uma vez são as pessoas que a história irá recordar. Pessoalmente, acho que o novo símbolo é moderno e está melhor enqua-drado com os símbolos das restantes universida-des de renome, MIT e CMU por exemplo. Para terminar gostaria de saudar a discussão saudável que tem vindo a ser feita em torno deste tema. Todavia, é de lamentar que não haja tanta mobi-lização dos estudantes para outros aspectos que têm um impacto muito maior na sua vida como por exemplo a fusão das universidades, maior envolvimento nas questões de acção social e em acções de solidariedade.

João Vasques

Integral | Página 5 Junho de 2012Repo

RTa

gem

Repo

RTa

gem

Repo

RTa

gem

GASTagus em missão

O GASTagus é uma associa-ção juvenil sem fins lucrativos, com sede no Instituto Superior Técnico no campus do Ta-guspark, que funciona desde 2008. O principal objectivo é sensibilizar os jovens universi-tários e recém-licenciados para as desigualdades da sociedade e do mundo através da promo-ção e realização de actividades de voluntariado em Portugal, no Brasil e em África (Angola, S. Tomé e Príncipe, Cabo Ver-de e Moçambique).

O que é feito

Ao longo do ano também é realizado voluntariado em Portugal. O grupo tem vários parceiros em diferentes áreas, como apoio a mães adolescen-tes, idosos, sem abrigo, activi-dades com pessoas com defici-ência mental ou explicações a crianças carenciadas.Em Agosto partem para Áfri-ca e Brasil. As actividades centram-se sobretudo na área

da saúde (formação de enfer-meiros e acções de sensibiliza-ção) e da educação (formação de professores, apoio escolar; dinamização de actividades de ocupação dos tempos livres, organização da Biblioteca e formação multimédia).Em 2010 foram enviadas quatro equipas para o terreno, em 2011 sete e, este ano, o número de equipas continua a crescer, vão ser enviadas 15 equipas compostas em média por 5 voluntários.

Como é feito

Cada membro do GASTa-gus passa por um processo de preparação e crescimento que dura um ano, durante o qual as-siste a formações dinamizadas internamente e por entidades parceiras, participa em reuni-ões, actividades de volunta-riado nacional e de angariação de fundos e materiais para os novos projectos.Para conseguir financiar os

vários projectos internacio-nais são realizadas várias vendas e eventos que podem ser consultados na sua pági-na do Facebook.

Junta-te ao grupo

Existem sessões de apresenta-ção em Novembro para quem quiser fazer parte da caminha-da GASTagus 2013. Mas não fiques parado à espera, vai ao site para tirares qualquer dúvi-da sobre o grupo e começa já a ser a diferença que queres ver no mundo.

Site:gastagus.orgFacebook:GASTagusE-mail:[email protected]

Integral | Página 6 Junho de 2012c

ulT

uR

a c

ulT

uR

a c

ulT

uR

a c

ulT

uR

a Agenda Cultural Por Rodolfo Franco

O Integral volta a recomendar Os Capitães da Areia, que com o seu espírito juvenil irá actuar num palco magnífico, o Miradouro de São Pedro de Alcântara, no dia 16 de Junho.

A Naifa apresenta dia 22 de Ju-nho no Castelo de São Jorge o seu último álbum editado em Março, intitulado Não se deitam comigo corações obedientes, o primeiro desde a morte de João Aguardela. Esta banda contínua a cruzar o fado com o pop/rock português, dizendo-se “experi-mental mas mais objectiva”.

Arriscando sair um pouco do seu género muito próprio, os Deolinda vão actuar no CCB em conjunto com a Orquestra Metropolitana de Lisboa no dia 23 de Junho. A fusão inesperada marca o regresso dos Deolinda ao palco do CCB, dois anos após o lançamento do ál-bum Dois selos e um carimbo.

O primeiro nome que foi anuncia-do para o Cool Jazz mantém-se como o mais importante da edição deste ano. Sting vai estar presente no Estádio Municipal dia 29 de Junho em Oeiras, no ano em que celebra os 25 anos de carreira.

Os Keane voltam a Portugal para apresentar o seu novo álbum, Strangeland, no Hipódromo Ma-nuel Possolo em Cascais, dia 16 de Julho. Este álbum representa um regresso às suas origens musicais, pelo que prometem um concerto que decerto agradará a todos.

Também em Cascais no Hipó-dromo Manuel Possolo, dia 17 de Julho a banda norte americana Scissor Sisters vai estar no festival Cascais Music Fest, um regresso a Portugal após terem cancelado a participação no Marés Vivas 2012.

Em destaque nesta edição encon-tram-se os festivais de Verão Super Bock Super Rock na Herdade do Cabeço da Flauta em Sesimbra, que vai já na sua 18ª edição e, se-gundo os organizadores, promete trazer “mais erva” ao recinto, ao mesmo tempo que garantem que “este ano haverá menos pó”.Em contraste, o Optimus Alive que

vai na 6º edição não promete nem pó, nem erva, no recinto de alcatrão do Passeio Marítimo de Algés. Em dois fins-de-semana consecutivos e que prometem grandes euforias podemos destacar: Incubus e Ca-pitão Fausto (5 Julho - SBSR), M.I.A. e Wraygunn (6 Julho - SBSR), Peter Gabriel (7 Julho - SBSR), Snow Patrol e LMFAO

(13 Julho - Alive), The Cure e Florence and the Machine (14 Julho - Alive), Radiohead (15 Ju-lho - Alive).

Ficç

ão

Fic

çã

o Fic

çã

o Fic

çã

o Fic

çã

oIntegral | Página 7 Junho de 2012

Por Fábio CamposAo contrário dos polvos es-trangeiros que dizem que a campanha portuguesa vai ser uma miséria, os portu-gueses arranjaram um outro animal que também adivi-nha, uma lebre. Com pro-vas dadas, adivinhou que o Sporting não seria campeão este ano, esta lebre deu o seu palpite e disse que Por-tugal vai passar o grupo em primeiro mas depois nos quartos vai perder com a Grécia com um golo de Sei-taridis. Não é de estranhar que a lebre adivinhe pois é o animal de estimação do bruxo de Fafe.

Lebre adivinha que Portugal passa a fase de grupos

Por Fábio CamposA crise chegou aos Santos Popu-lares. Segundo a a organização das festas de Lisboa 2012 não vai haver sardinhas para ninguém. Correndo o risco de custar 4 eu-ros a sardinha, mudou-se para o chicharro que custa 3 mas é maior, conselho da Troika.Relvas veio logo dizer que assim não vai aos Santos mamar jolas e que se descobre o responsável vai investigar a sua vida privada.

Sardinhas por chicharro

Por Fábio AlmeidaOs meus parabéns ao Académica que após 73 anos voltou a ven-cer a Taça de Portugal. Se bem que não há nada de grandioso em derrotar o Leão que se apresen-tou naquele dia no Jamor... No entanto, é sempre uma grande alegria ver a equipa dos estudan-tes arrecadar um título. Falando de estudantes, na Serenata da Queima do Porto houveram de-sacatos. Parece que o poder ilu-sório de quem não tem poder al-gum subiu à cabeça de um ilustre que achou por bem impedir que o Orfeão abrisse a Serenata... Via-jando agora um pouco mais para Sul, depois da grande iniciativa de rejeitar o AO90 será que a AE vai rejeitar o novo logótipo do IST? O comunicado que emiti-ram está em desacordo, mas será que vão mais além?

Crónica semsentido algum

Reitor da UL diz que “se é para ter símbo-los maricas não que-remos a fusão”

Por Fábio CamposToda a gente estava empol-gada com a fusão das uni-versidades da cidade, “es-tavam” é o termo porque após a recente mudança do símbolo do IST o reitor da UL desistiu das negocia-ções. “tínhamos a ideia de uma faculdade viril, cheia de engenheiros e agora me-tem aquele símbolo maricas como imagem da faculdade podiam tambem adoptar o uso de uniforme, neste caso um bibe” [risos].

Trajado (Carneiro)Foi pela primeira vez à queima de Coimbra, “Para o ano vou pedir transferência p’ra lá!”Rita Pereira (Toura)Se não sentes feedback positivo do sexo oposto, é porque estás de-masiado vestida. Atreve-te num vestuário mais ousado.Erasmus (Gémeos)Esta é a altura do ano em que te apercebes que não vais ter muitas saudades de Portugal, dado que deixaste tudo para exame.1337 (Caranguejo)R3P373 “U|\/|4 |\/|314” \/1n73 \/3235 R4P1|)0.Paulo Bento (Leão)O teu futuro não parece muito promissor. Experimenta mudar de penteado.Zezé Camarinha (Virgem)O verão já está aí, e verão -> cal-or, calor -> praia, praia -> miúdas em bikini. Mas como vais estar em exames esquece isso tudo.Procrastinador (Balança)É engraçado que até lavar a loiça do jantar consegue ser interes-sante quando tens um exame den-tro de dois dias.Barney Stinson (Escorpião)Faz o que quiseres que o dia vai-te correr lindamente.GASTagus (Sagitário)Mete-te num voluntariado. Mes-mo que não sejas assim tão boa pessoa ao menos conheces gajas de medicina.Jorge Palma (Capricórnio)Bebe menos que já ninguém te leva a sério.Bicho do aquário (Aquário)A não ser que faças fotossíntese, qual é a lógica de ir estudar para um sítio onde plantam armadilhas com triplas?Aluno de Naval (Peixes)Prepara-te que vais ter muito tra-balho quando esta merda for ao fundo.

Horóscopo

laz

eR l

az

eR l

az

eR l

az

eR l

az

eR l

az

eR

Sudokus

Palavras cruzadas

Horizontais:1 - Língua morta. 2 - Andar. Flatulên-cia (infantil). Polícia nazi. 3 - Mar-car dois golos num só jogo. 4 - Ano Domini. Computadores da Apple. Mistura gasosa respirável. 5 - Entra-da num restaurante chinês. Aliança. 6 - Logaritmo Neperiano. Nota mu-sical de 440 Hz. 7 - Na mitologia grega segura o mundo. 8 - Líquido das latas de fruta em conserva. 9 - \n. Azeitona. 10 - Campeão do mundo de rally. Usar o arado. 11 - Desem-brulho. Buraco da banheira.Verticais:1 - Terceira pessoa do singular (femi-nino). 2 - Assembleia da República. Chapéu de pala (invertido). 3 - Per-tencente a. Possuir. 4 - Banda inglesa. 5 - Temperar com pimenta. 6 - Erec-ção. Letra repetida. 7 - Impecável. 8 - Falar pelo nariz. 9 - Interjeição demonstrativa de dor. Raiva. 10 - Ba-tráquio. Autorização. 11 - Estrutura metálica circular.

Cartoon Por Diogo Andrade

As soluções dos passatempos serão publicadas no Facebook: http://facebook.com/jornal.integral

Integral | Página 8 Junho de 2012