pÁginas · 2019. 1. 31. · 06-páginas vivas ano 47- n.329lespecial “ somos uma família...

49
PÁGINAS Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BPA) - Porto Alegre – RS – BRASIL Maio de 2014 - Ano 47 – N. 329 Vivas

Upload: others

Post on 14-Sep-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

PÁGINAS

Insp

etor

ia N

ossa

Sen

hora

Apa

reci

da (B

PA) -

Por

to A

legr

e –

RS

– B

RA

SIL

Mai

o de

201

4 - A

no 4

7 –

N. 3

29

Vivas

Page 2: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

Editorial2- Páginas Vivas

Queridas Irmãs e formandas!

Prezados Leitores!Jesus Cristo apresen-

ta-se como o caminho para chegar ao Pai, a verdade que liberta e a vida que se doa a toda a humanidade. «Eu sou o Caminho, a Ver-dade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vocês me conhecem, co-nhecerão também o meu Pai. Desde agora vocês o

conhecem e já o viram. Eu garanto a vocês: quem acredita em mim, fará as obras que eu faço, e fará maiores do que estas, porque eu vou para o Pai. E as palavras que vocês ou-vem não é minha, mas é a palavra do Pai que me enviou. Essas são as coisas que eu tinha para dizer estando com vocês. Mas o Advo-gado, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ele ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu lhes disse.» (Jo 14, 6 - 7. 12. 24b - 26).

A missão exige pessoas abertas, atentas à voz de Deus e aos gritos que vêm do povo sofrido e sem esperança; pessoas agraciadas e, por isso, dispostas a compartilhar os dons e o próprio tempo para promover o crescimento humano, espiritual e cultural garantindo a dig-nidade das pessoas, defendendo a vida, com-prometendo-se com o projeto de Jesus do jei-to que Deus quer e onde Ele nos envia. Este é o exemplo deixado pelos primeiros cristãos e a motivação para continuarmos sendo discí-pulos missionários em pleno século XXI.

O Páginas Vivas do mês de maio é reflexo da beleza da missão que se transforma em vida gerada e doada por um bem maior. Maio é sempre o Mês de Maria, a Mãe de Jesus. Aquela que ouvindo o convite do Senhor não hesitou em dar o seu sim generoso e fiel. Mu-lher simples, mas plena de Deus, por isso ca-paz de acolher e colocar em prática a vonta-de divina tornando-se também nossa Mãe. É emocionante poder acompanhar as diversas manifestações de fé, carinho e devoção das

Comunidades Educativas da Inspetoria Nos-sa Senhora Aparecida (INSA). É gratificante constatar o reconhecimento e a gratidão das crianças e adolescentes, por ocasião da festa do Dia das Mães.

Um dos fatos marcantes deste mês ma-riano foi a despedida do P. Orestes Carlinhos Fistarol, enviado para Belo Horizonte, como Inspetor da Inspetoria São João Bosco. A ele nossa gratidão pelos anos de serviço à fren-te da Inspetoria São Pio X, e as boas vindas ao P. Asídio Deretti que, no dia 24 de maio, durante a celebração eucarística na Paróquia São João Bosco de Porto Alegre, deu início ao seu serviço de animação e governo para os próximos seis anos.

O dia 24 de maio, festa mariana por exce-lência para toda a Família Salesiana, reuniu uma multidão de fiéis na Basílica de Maria Au-xiliadora, em Turim, norte da Itália. Agradece-mos a Madre geral, M. Yvonne Reungoat, o seu Conselho, as FMA, os SDB, os Colabora-dores leigos e os Jovens que tiveram a graça de participar das festividades e celebrações na Basílica e lá rezaram por nós e pela nossa Inspetoria.

«A missão renova a Igreja, revigora a fé e a identidade cristã, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece!», dizia São João Paulo II. Na dinâ-mica da fé, convido-os a nos unirmos em pre-ces, invocando as luzes do Espírito Santo e deixando-nos guiar por Ele, assim como fez Maria, peregrina na fé. Assim como fizeram nossos Fundadores e tantas outras pessoas com coração mariano!

Meu abraço fraterno,

Ir. Maria [email protected]

Ano 47- n.329

Page 3: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

Nesta Edição....3- Páginas Vivas

Instituto Maria AuxiliadoraPorto Alegre- p. 22

Ano 47- n.329

Colégio Auxiliadora Campos Novos- p. 20

Lar Padre Jacó Itajaí- p. 37

Foi ela quem tudo fez e continua fazendo- Especial p. 04

AparecidaSão Paulo- p. 44

Instituto Maria AuxiliadoraRio do Sul p. 34

Instituto Medianeira- Casa da CriançaRio Pardo p. 40

Centro Educacional João Paulo IIGuarapuava p. 31

Instituto Nossa Senhora AuxiliadoraCambé- p. 15

Casa Santa TeresaPorto Alegre- p. 45

Aniversariantes - pág. 49

Instituto Laura Vicuña Uruguaiana p. 42

Page 4: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

e continua fazendo

O mês de maio possui um colorido especial para toda a Família Sale-

siana. Neste tempo, intensifi-cam-se as orações e propa-ga-se com maior empenho a devoção à Maria Auxiliadora, a Mãe e Mestra da Juventude.

Neste ano, de forma espe-cial, se celebram os duzentos anos da Instituição da Festa litúrgica de Maria Auxiliadora por Pio VII. O fato está ligado à libertação do Papa depois de passar anos em cativei-ro, parte em Savona e parte em Fontaineblau na França. Durante o tempo de cativeiro passava muitas horas dian-te do Santíssimo, rezando o terço e pedindo o auxílio de Deus para a Igreja e seus perseguidores. Esta prática começou a ser seguida por

muitas pessoas em Savona, e ao ser finalmente libertado em 24 de maio de 1814, instituiu este dia como memória per-pétua para homenagear Ma-ria, a Auxiliadora dos cristãos.

Este é um dado importan-te, visto que toda a Família Salesiana está se preparando para o Bicentenário do Nas-cimento de Dom Bosco em 2015. E toda a vida de Dom Bosco foi permeada pela ação de Maria Auxiliadora.

Conforme Pe Geraldo Lo-pes: “Toda a pedagogia de Dom Bosco é uma pedagogia de como fazer da devoção a Maria algo que empenha a vida. Suas atividades no-lo atestam. Boas-noites. Escri-tos. Conselhos e cartinhas de resposta de Maria Auxilia-dora durante o mês de maio!

Indústria de um amor que sempre se ul-trapassa.”

A tradição salesiana, ao longo do tem-po, não dei-xou que estas práticas inicia-das por Dom Bosco desa-pa recessem e muitas são as iniciativas

04- Páginas Vivas

l Especial

Ano 47- n.329

nos diversos ambientes sa-lesianos que expressam este amor e gratidão filial à Maria. Não é apenas uma devoção, conforme o Pe Geraldo:

“(Dom Bosco) Considera-va a devoção a Maria como algo essencial na formação de seus jovens. Ela era a

Page 5: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

05- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Especial

Mãe e a rainha da casa. Seus filhos percebiam sua presen-ça com alegria e confiança. Maria está aqui, dizia ele fre-quentemente. Nada de senti-mentalismo piegas. No orató-rio o clima de família, era feito de amor materno.”

Para Madre Mazzarello, não era diferente, foi pelo seu infinito amor a Maria que cres-ceu em sabedoria e santida-de. Sua devoção expressa de

forma simples e humilde de-monstrava o sentido de amor filial e entrega a Maria, a pon-to de dizer que a verdadeira Superiora do Instituto era Ma-ria e todas as noites costuma-va colocar as chaves da casa aos pés de Nossa Senhora Auxiliadora. Suas atitudes ajudavam a formar nas jovens o mesmo amor e a mesma ati-tude de confiança que experi-mentava cotidianamente.

Assim também hoje, a formação integral do jovem perpassa pela capacidade de deixar-se guiar pela ação viva e concreta de Maria em suas vidas. Maria continua percor-rendo as casas salesianas e estendendo suas graças a to-dos que delas necessitam.

A seguir veremos como as diferentes casas da INSA vivenciaram o mês de maio:

“Foi Ela quem tudo fez” (Dom Bosco) e que

continua a aben-çoar seus filhos e filhas, dando-lhes coragem, fé e es-perança em dias melhores.

Durante todo o mês de maio, os cânticos, as men-sagens de Bom Dia e Boa Tarde, o ambiente propi-ciamente prepa-rado, as manhãs e tardes de for-mação, permea-ram o ambiente de alegria e jovia-lidade. Nossa Se-nhora Auxiliadora fez caminho, com cada educador e educando.

No dia 23 de Maio os educan-

Nós te coroamos Mãe e Auxiliadoral Ir. Iara Maria Poffo

dos e educadores do Lar Pa-dre Jacó de Itajaí coroaram Nossa Senhora, a mãe de Je-sus e nossa mãe.

O evento da coroação foi o cume das homenagens que durante o mês se fizeram pre-sentes em todos os momentos formativos dos educandos.

Neste mesmo dia, as crian-ças e adolescentes que parti-cipam dos grupos da Infância Missionária, realizaram a sua consagração. O Padre Jose-mar Silva, da paróquia São Vicente de Paula se fez pre-sente e acolheu o compromis-so dos membros do grupo.

Lar Pe Jacó- Itajaí

Crianças realizando a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora no LPJ

Page 6: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

06- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Especial

“Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição

das FMA deixa para as Sa-lesianas. Assim, no dia 25 de maio, em comemoração à Festa de Maria Auxiliadora, a comunidade do IMA-POA re-alizou um estudo sobre a vida de Maria descrita nos quatro Evangelhos, tomando como base o livro de Afonso Murad, “Maria: Toda de Deus e tão humana”.

O primeiro tema foi “A mãe de Jesus em Marcos e Ma-teus”, que relatou a vida adul-ta de Jesus, enquanto Ma-teus se preocupa mais com o tema da virgindade de Maria, embora seja citado poucas

Festa de Nossa Senhora Auxiliadoral Indianara Laurentino

IMA-Porto Alegre

vezes, esse aspecto é bas-tante ressaltado.

O segundo tema foi “A perfeita díscipula: Maria em Lucas”. Aqui ele revela a vocação de Maria. Deus a acompanhará sempre por isso o anjo lhe diz “Não tenha medo…”. Maria é aquela que ouve, acolhe e pratica a von-tade de Deus, busca mergu-lhar em Deus cultivando uma interioridade buscando o sen-tido de sua existência.

No tema terceiro, foi apre-sentada apenas a primeira parte do Evangelho segundo São Lucas, em relação ao louvor e ao profetismo. Tam-bém Lucas acentua a questão da pobreza, fala dos pobres e da justiça social. Há, ain-

da, uma espiritualidade de Maria expressa no Magnificat em relação aos marginaliza-dos.

O quarto tema abordou “As Bodas de Caná”, através de um teatro: uma catequista e suas catequizandas, repre-sentado por Irmãs e Aspiran-tes, mostrando que João se preocupava em apresentar a ligação íntima de Jesus com o Pai, uma relação de amor. Nas Bodas e nos pés da Cruz, Maria orienta os outros a se-guir seu filho.

Para concluir o estudo, Irmã Jacinta indicou a leitura de todo o Compêndio de Ma-riologia, a fim de aprofundar mais a dimensão mariana da fé cristã.

O momento mariano no IMA de Porto Alegre acon-teceu no dia 23 de maio, no salão de atos da escola e foi marcado pela presença de crianças, famílias e colabora-dores do IMA.

As crianças das três tur-mas de catequese da 1ª Eucaristia ajudaram os par-ticipantes a rezarem e a di-rigirem a Maria Auxiliadora, pedidos e preces por meio da Ave Maria.

Todos os participantes receberam um cartão com a oração a Nossa Senhora Au-xiliadora protetora dos lares. A mesma foi proferida por todos com muita devoção na certeza de que Maria cami-nha à frente e roga por todos os que moram nesta casa.

O momento da coroação de Nossa Senhora Auxiliado-ra foi preparado por 3 alunas do Ensino Fundamental II do

Coroação de Maria Auxiliadoral Ir. Adriana M. Boeno

7º ano que coreografaram a música “Senhora Rainha” com muita criatividade e be-leza envolvendo todos os par-ticipantes a juntamente com

elas coroaram nossa mãe Maria como o grande presen-te e oferta pelas bênçãos re-cebidas.

Comunidade educativa do IMA participando da Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

Page 7: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

07- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Especial

Em comemoração a Nos-sa Senhora Auxiliadora, as crianças e adoles-

centes do IMCC participaram de diversas atividades duran-te o mês de Maio. Coordena-dos pela Ir. Lina Mondini, os educandos assumiram com-promissos com Nossa Se-nhora Auxiliadora para cada semana do mês. Ao final de cada semana, através de um gesto concreto que recordas-se o compromisso, aqueles que conseguiram realizar, poderiam subir a sua flor ou coração.

Também como atividade, na sexta-feira, 23 de maio, os turnos da manhã e tarde par-ticiparam do Terço Mariano, que iniciou com as palavras “Desafio” e “Saúde”, pedindo a Maria Auxiliadora, saúde para vencer os desafios. Além disso, cada dezena do terço

IMCC realiza atividades no mês Marianol Maria Camile Carvalho

IMCC- Rio Pardo

foi rezada por alguém, sendo a primeira pelas Irmãs e Edu-cadores, após pelas crianças, adolescentes e jovens, depois pelas famílias, também por to-

dos colaboradores da Obra, e encerrando o terço foi feito o pedido de proteção a Nossa Senhora Auxiliadora.

Crianças e adolescentes rezando o terço junto com os educadores

Page 8: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

08- Páginas Vivas Ano 47- n.329

IMA celebra o mês de Maria AuxiliadoraPara melhor celebrar as

festividades alusivas a Ma-ria Auxiliadora, a equipe do Clima Organizacional do IMA preparou no hall de entrada um histórico sobre a presen-ça de Maria na vida de Dom Bosco e Madre Mazzarello, os fundadores da Congregação Salesiana.

O espaço é uma oportuni-dade de conhecer um pouco mais do carisma salesiano e da importância da presença de Maria, como Mãe e Mestra da Juventude.

Para a Família Salesiana, Maria ocupa um lugar central na vida de cada um, pois foi com ela que tudo começou e é por meio dela que hoje a ação evangelizadora e educa-tiva continua atuante.

l Especial

l Ir. Carmem Demarchi

No dia 24 de maio, a Co-munidade Educativa do Laura Vicuña de Uru-

guaiana celebrou com grande alegria a Festa de Nossa Se-nhora Auxiliadora, na Paró-quia São Miguel, culminando assim, as reflexões realiza-das ao longo do mês. Foi um momento importante de en-contro da Família Salesiana (famílias, estudantes, educa-dores e Irmãs) que num clima de ação de graças homena-geou a Mãe de Jesus, Mestra e Guia por todas as bênçãos que tem concedido aos seus filhos.

Os estudantes e educa-dores dos vários segmentos da escola participaram de

Instituto Laura Vicuña celebra a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora

l Alexsandro Posatto forma intensa dos momentos da Celebração, com muito en-volvimento e dedicação, com destaque para os estudantes finalistas do Ensino Médio que realizaram a tradicional coroação de Nossa Senho-ra Auxiliadora, num momento muito bonito de homenagem e demonstração de fé.

ILV-Uruguaiana

IMA-Rio do Sul

Sala montada com amostra sobre a devoção mariana de Dom Bosco e Madre Mazzzarello

Jovem fazendo a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

Page 9: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

09- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Especial

Atividades em Comemoração ao dia de Nossa Senhora Auxiliadora

O dia 23 de maio, o Ins-tituto Maria Auxiliadora promoveu três ativida-

des em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Auxiliado-ra: a tradicional gincana ma-riana para o Ensino Funda-mental I, o recreio amigo com músicas marianas e a presen-ça de Irmãs no pátio contando a história do Instituto.

A Gincana deste ano de-safiou as crianças a realiza-rem provas de conhecimento mariano, criatividade e agi-lidade. Teve provas como: corrida com títulos de Nossa Senhora, grito de paz, bam-bolê no cone, teatro mariano e torre de copos. Além de di-versão e conhecimento, tam-bém proporcionou integração entre alunos e professores e um forte momento de devo-ção a Maria.

O recreio amigo foi dina-mizado pela banda do Ensi-no Médio que tocou músicas marianas e sorteou doces para quem respondesse cor-

l Robson dos Santos da Silva

retamente as perguntas rela-cionadas a devoção mariana de Dom Bosco e Mazzarello. Como: Com quantos anos Madre Mazzarello iniciou sua devoção mariana? O que Nossa Senhora pediu em so-nho que Dom Bosco fizesse em sua homenagem?

E a presença das Irmãs Elizabeth Zimermann, Fran-cisca Pessati, Zenira Os-trowski e Carmen Demarchi, no pátio teve como objetivo contar aos alunos histórias so-

Crianças lendo com a professora passagens bíblicas referentes a Maria

bre o Instituto e sua vocação de Filhas de Maria Auxiliado-ra. Promoveram um momento forte de troca de experiências com os alunos e presença sa-lesiana no pátio.

E para finalizar as ativi-dades em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Auxi-liadora o IMA convidou toda a comunidade educativa para a Celebração de Coroação de Nossa Senhora Auxiliado-ra que aconteceria no 28 de maio às 19h na Catedral.

Crianças participando de provas de agilidade da Gincana Mariana

Page 10: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

Missa de Coroação de Maria Auxiliadora

A Missa de Coroação de Nossa Senhora Auxilia-dora reuniu no último dia

28 de maio as comunidades educativas do IMA de Rio do Sul e do Colégio Dom Bosco. A missa foi realizada na Cate-dral São João Batista e contou com a presença de familiares, alunos e educadores.

Este ato eucarístico foi motivado por meio de teatros, danças e contou com a partici-pação especial de integrantes das duas escolas que forma-ram uma banda e animaram os cantos. A animação contou com a presença de educado-res, religiosos e alunos das duas escolas. O momento de grande emoção da Missa foi ao final com a coroação reali-zada pelos alunos dos tercei-ros anos do Ensino Médio das duas unidades educativas.

10- Páginas Vivas Ano 47- n.329

Momento especial da coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

l Especial

l Angelita Maria Gambeta Stuepp

Entrada da Palavra realizada pelas alunas do IMA

Page 11: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

11- Páginas Vivas Ano 47- n.329

Comunidade Educativa realiza novena em homenagem a Maria Auxiliadora

O mês de maio é sempre intenso e rico da espiri-tualidade Mariana. Mês

dedicado às mães e também mês em que homenageamos a Maria Auxiliadora, nossa Mãe e Mestra, exemplo de fé e esperança. A Equipe de Pastoral do INSA-Cambé preparou as acolhidas que ti-nham como objetivo preparar todos os estudantes para esta grande festa em homenagem

a Maria Auxiliadora. Estas acolhidas foram realizadas pela diretora, coordenadores, educadores, colaboradores e também pelos estudantes representantes de turmas do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Com certeza, foram momentos especiais de mui-ta oração, paz e, sobretudo, que ajudaram a exercer em nossos estudantes o prota-gonismo juvenil, atitude im-prescindível para se ter uma nação mais humana, repleta

l Especial

de valores, pois os jovens são assim incentivados livremen-te a escolher aquilo que gera vida e não escravidão e mor-te. A novena foi realizada com toda a comunidade educativa e o tema da Festa de Maria deste ano: Mãe Auxiliadora, presença viva nos 60 anos do INSA-Cambé. Que todos possamos sentir a presença materna e protetora de Maria Auxiliadora!

l Comunidade Educativa

Momentos especiais da Novena a Maria Auxiliadora

INSA-Cambé

Page 12: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

12- Páginas Vivas

l Especial

Ano 47- n.329

Missa e carreata de Maria Auxiliadora emocionam fiéis

Neste mês celebramos como Família Salesiana, a Solenidade da Padro-

eira Principal, Nossa Senhora Auxiliadora. No sábado, dia 24, ocorreu a Carreata Maria-na, uma tradição do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, para os pais e estudantes se unirem para homenagear Maria. O evento começou na Paróquia Santo Antônio, onde as pessoas se reuniram para rezar e cantar. Após a oração na Igreja, começou a carrea-ta até o INSA. Os carros es-tavam enfeitados de acordo com as cores das equipes das Olimpíadas. As pessoas que estavam na rua paravam o que estavam fazendo para ver a carreata e para ouvir a mensagem que era transmiti-da no mês especial de Maria. Chegando à escola, houve a missa Solene presidida por Dom Orlando Brandes- Arce-

quadra de esportes do INSA. Com o tema “Mãe Auxiliadora, presença viva nos 60 anos do INSA-Cambé”, a solenidade uniu as famílias para transmi-tir mensagens de esperança, paz e comunhão. O momento mais aguardado, a coroação de Nossa Senhora Auxiliado-ra, pela turma do 3º ano do Ensino Médio. Emoção, ale-gria, oração foram os pontos fortes da festa.

Momentos especiais da coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

bispo da Arquidiocese de Lon-drina e a coroação da Nossa Senhora Auxiliadora e do me-nino Jesus, feita por pais de estudantes da Educação In-fantil, do 9º ano, e 3º ano do Ensino Médio. Estiveram pre-sentes na celebração euca-rística mais de 600 pessoas, entre alunos, ex-alunos, pro-fessores, funcionários, pais de alunos e a comunidade. A celebração aconteceu na

l Comunidade Educativa

Page 13: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

Jovens do Terceiro ano do Ensino Médio realizando a coroação de Nossa Senhora Auxiliadora

13- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Especial

Comunidade festeja o mês de maio no estilo Salesiano

O mês de maio é um mês muito especial para a família salesiana.

Muitos são os momentos de relembrarmos e comemorar-mos. Para dar início seguindo um roteiro de visitação esta-belecido, cada turma de alu-nos, educadores se organiza-ram para levar a imagem da Auxiliadora para suas casas. No dia 06 foi celebrada a fes-ta de Domingos Savio, que ainda pequeno no Oratório de Dom Bosco e com ele, apren-deu o caminho da santidade. Dia 13 foi celebrada a festa de Madre Mazzarello, Co-funda-dora das Filhas de Maria Au-xiliadora. Nesse mesmo dia, teve início a novena a Maria

l Jâni Bagatini

Auxiliadora. Recebendo um tema específico as turmas conduziram todos os dias da novena à reflexão e oração composta por Dom Bosco para conseguir as graças – Ó Maria Virgem Poderosa...

No dia 24, como gesto concreto para externar o ca-rinho que todos sentem pela Mãe de Jesus e nossa, rea-lizou-se a Missa e Coroação de Nossa Senhora Auxiliado-ra, no Santuário Nossa Se-nhora Aparecida de Campos Novos, com a participação de toda Comunidade Educativa. Foi um momento de profun-da Gratidão à Virgem de Dom Bosco, a Auxiliadora, a estrela viva que orienta os passos de

cada pessoa. O ato de coroar a sua imagem demonstra que ela é a Santa Mãe de Deus, a Mãe da Divina Graça, o Refú-gio dos Pecadores, a Rainha da Paz, a Mãe Consoladora, a Virgem de Aparecida e em especial para a Família Sa-lesiana a Mãe Auxiliadora, o Auxílio dos Cristãos. Para encerrar esse momento tão solene com a participação es-pecial do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, aconteceu a carreata nas ruas da cidade para que a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora retornas-se ao Colégio Auxiliadora.

Auxiliadora-Campos Novos

Page 14: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

14- Páginas Vivas Ano 47- n.329

Nem o mal tempo, nem a chuva interromperam o entusiasmo das crian-

ças, adolescentes, jovens, educadores, Irmãs e comuni-dade em geral no dia 25 de maio. Esta foi a data escolhida pelo Centro Educacional João Paulo II para a tradicional Co-roação de Nossa Senhora Au-xiliadora em Guarapuava.

A festa começou com a Missa presidida pelo Páro-co da Comunidade São Luiz Gonzaga Pe. Itamar Turco. No comentário da missa os jovens ressaltaram que este costume de honrar a mãe de Jesus com o título de Auxilia-dora já acontece na comuni-dade há mais de 15 anos.

As danças, cantos, ence-nações que caracterizam o ambiente de festa salesiano estiveram presentes e encan-taram os presentes.

No momento da coroa-ção, um grande grupo de jo-

l Ir. Cristina Schork

l Especial

vens, vestidos com túnicas coloridas, aproximaram-se de Nossa Senhora emocionando o povo. A jovem Cintia Souza, coordenadora do grupo de jo-vens, foi escolhida por sorteio para coroar Nossa Senhora. A jovem estava bastante emo-cionada e revelou: “Há muitos anos sonho em coroar Nossa Senhora. Tenho certeza que este ano fui escolhida por ela e que ela me ama muito!”

Em preparação à festa, os jovens fizeram a “novena vir-

tual”. Todas as noites às 23h eles se comunicavam através das Redes Sociais – Face-book e Whatsapp – rezando uma Ave-Maria nas intenções de Paz para as famílias e jo-vens do bairro. Os educandos do Centro Educacional João Paulo II realizam as tradicio-nais “indústrias de Nossa Se-nhora”, coroação interna, o estudo do terço e a oração de dezenas do terço – com velas, flores e símbolos – durante o mês de maio.

Comunidade educativa junto a Nossa Senhora Auxiliadora

Festa da Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora em Guarapuava

CEJP II-Guarapuava

Page 15: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

15- Páginas Vivas

l Cambé- PR

Ano 47- n.329

Diferentes profissionais falando sobre o trabalho que desempenham no cotidiano

Destinando corretamente o Lixo Eletrônico

O INSA mais uma vez mostra respeito e cui-dado com o meio Am-

biente, encaminhando todo o lixo Digital, para a ONG E-Li-xo de Londrina.

Em plena era Digital, as empresas ao substituírem seus equipamentos como Mo-nitores, Computadores, Im-pressoras, Baterias, Televiso-res entre outros, normalmente não tem um destino certo para este tipo de material.

A escola ao acompanhar a evolução tecnológica, subs-tituindo equipamentos velhos por Novos, também gera um volume grande de lixo-eletrô-nico. E pensando no encami-

nhamento deste ma-terial tem repassado nos últimos anos a ONG E-Lixo todo o descarte eletrônico gerado, contribuindo com a Natureza evi-tando contaminação e poluição do meio ambiente.

A ONG faz toda a separação dos mate-riais, como plástico, vidro, cobre e outros metais existentes nas placas eletrônicas. Também é realizado o trabalho com al-guns equipamentos onde são restaurados e doados para instituições como escolas e entidades indígenas do Mu-

Encontro com Profissionais - 2014O Ensino Médio consoli-

da e aprofunda os conheci-mentos adquiridos nas eta-pas anteriores e potencializa o estudante para a próxima fase de sua vida. A proposta pedagógica deste nível ofe-rece condições para o jovem aprimorar-se integralmente como pessoa humana, de-senvolvendo uma postura éti-ca com a autonomia intelectu-al e um pensamento crítico e criativo, apto ao exercício da cidadania e prática dos prin-cípios e valores norteadores de sua vida. Atento às exi-gências atuais do mercado de trabalho, o INSA-Cambé rea-lizou no dia 15 de maio com os estudantes do 3º ano do Ensino Médio o Encontro com Profissionais de diversas áre-as, a ação faz parte do projeto “Orientação Profissional” que também inclui ciclo de pales-tras sobre profissões, visitas aos campi de várias universi-dades e encaminhamentos a feiras voltadas às profissões e a vestibulares. É claro, ao atendimento personalizado aos jovens que buscam ajuda

l Equipe pedagógica – INSA-Cambé

Colaboradores do INSA entregando o lixo eletrônico

l Fábio Marques

nicípio. O restante é enca-minhado para países como Alemanha e Estados Unidos que possuem tecnologia para reciclar os componentes.

junto à escola. No encontro com os Profissionais deste ano, os estudantes puderam tirar suas dúvidas e conhecer mais sobre Direito, Arquitetu-ra, Veterinária, Odontologia, Agronomia, Enfermagem, Nu-trição, Psicologia, Farmacolo-gia, Dermatologia, Bioquími-ca, Sociologia e Aeronáutica.

Existe por parte da equipe de coordenação a preocupação em saber quais são as áreas de maior interesse dos es-tudantes, mas também são sempre escolhidas algumas menos procuradas, para que os estudantes tenham noção das diversas alternativas para seu futuro profissional.

Page 16: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

16- Páginas Vivas

Nos dias 07 e 08 de maio foi comemorado com muita alegria no INSA o

dia das mães.As crianças da Educação

Infantil prepararam com mui-to carinho um delicioso chá da tarde, uma homenagem às mamães com evoluções coreográficas interagindo com elas por entre as mesas a partir do desenvolvimento do tema: “Mãe, presente em todos os momentos”. O Ensi-no Fundamental I trabalhou a construção de valores re-lacionados à figura da mãe, baseado na História: “Quan-do mamãe virou monstro” por meio de dramatização. O En-sino Fundamental II e Ensino Médio serviram para suas mães o café da manhã.

Parabéns para todas as mães!

Dia das Mães no INSA

Ano 47- n.329

l Cambé- PR

Acima- Apresentação da história “Quando Mamãe virou monstro;

Ao lado- Mãe e filhas durante homenagem

Professoras e funcioná-rias do INSA-Cambé rece-beram homenagem na noi-te de sábado 24 de maio. A homenagem ocorreu após a missa de Coroação de Nossa Senhora. A diretora, Ir. Ma-ria Alzira Souza e Silva, res-saltou a importância do papel de cada um na caminhada da escola. “Queremos prestar uma homenagem especial aos nossos Colaboradores que estão conosco há mais de 15 anos. Homenageando estes Colaboradores temos presente todos os que já es-tiveram no INSA e que estão atualmente. Se nossa esco-la é hoje uma referência em educação se deve muito aos trabalhos das Irmãs, junta-

INSA presta homenagem aos colaboradoresl Equipe Pedagógica

mente com os Educadores e Colaboradores que dividem conosco a missão sagrada de educar, pois não se edu-ca sozinho, mas em conjunto, em uma comunidade educati-va pastoral. Nossa gratidão é pelo trabalho, mas muito mais pela presença e dedicação diária de dar o melhor de si

para o bem da juventude”. Os homenageados foram: Glória Maria Garcia, Marina Arlete Mosconi Teixeira, Elaine Pe-russo; Maria de Fátima Costa Duarte, Regiane Maldonado Sanches, Rosana Fransolin Magri, Vera Bernardes Du-arte, Eliete Aparecida de An-drade e Adriana Aparecida

Page 17: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

17- Páginas Vivas

Celebramos o “tempo” e o “espaço” do Instituto Nossa Senhora Auxi-

liadora de Cambé. “Tempo” que se faz História (memó-ria agradecida) e “espaço” que se faz encontro (inúme-ras presenças deixaram aqui suas pegadas: irmãs, educa-dores, educandos, famílias, benfeitores...)

Esta História de “60 anos” torna-se, para nós, o espelho no qual nos vemos e passa-mos a compreender melhor o sentido e a missão de uma escola salesiana para o mun-do de hoje.

Aprendemos com a edu-cação salesiana a “ler” a His-tória de uma maneira diferen-te e instigante.

Na experiência do Sis-

Encerramento dos 60 anos do INSA-Cambé

Ano 47- n.329

l Roberto Molina- Adaptação do tex-to: Ir. Silôe Salete Simadon

l Cambé- PR

60 anos - Tempo de recordar o passado, analisar o presente e preparar o futuro

tema Preventivo, Dom Bos-co propõe, em cada tempo, “recordar” relatos da História Salesiana.

A partir da “memória sa-lesiana”, cada um(a) de nós é convidado(a) a “reler” a pró-pria história com novos olhos, reconstruindo-a, dando a ela um novo significado.

Cremos na força evo-cativa e transformadora da história. Encontrar-nos com a história do INSA-Cambé, significa também deixar-nos questionar, iluminar e mobili-zar por ela. Com isso, reini-ciamos um novo caminho de aventura que consiste não só em receber e celebrar a his-tória dos 60 anos do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, mas atualizá-la, reescrevê-la, confirmá-la...

Ao celebrar os “60 anos”

do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, fazemos “memó-ria” de uma História marcada por presenças, sonhos, desa-fios, transformações... “Uma Instituição que não ama o seu passado, ou seja, sua História dificilmente terá fu-turo.” (Pe. Alfredo Carrara) A memória evoca e desperta, nos faz reviver fatos, pesso-as, realidades... Suscitando em todos nós uma atitude de gratidão.

Trata-se, portanto, de uma “memória agradecida”. Neste sentido, a História do Instituto Nossa Senhora Au-xiliadora-Cambé se revela como um húmus vivente, uma atmosfera de graça, uma tor-rente subterrânea da qual se nutre todo o nosso processo educacional.

Já temos “raízes profun-

Page 18: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

18- Páginas Vivas

l Cambé- PR

Ano 47- n.329

das”; enraizados numa his-tória educativa, temos agora capacidade para ir além, para outros horizontes, para altu-ras desafiadoras... Acolhendo as riquezas do tempo presen-te e apresentando propostas e respostas criativas aos de-safios que nos cercam.

Podemos afirmar que, ao celebrar a História do INSA--Cambé, estamos fazendo uma “leitura orante” dessa mesma História, porque é nela que percebemos a pre-sença e a ação do “Deus que se faz História”, ou seja, “Evangelizamos Educando e Educamos Evangelizando”,

Tal experiência nos ajuda a abrir os olhos para a novi-dade inesgotável da vida, nos

faz “aquecer o coração”, des-perta em nós o desejo e mo-biliza todas as nossas capaci-dades para um compromisso de ação transformadora na história pessoal e coletiva.

A História está sempre aberta, desafiando-nos, ar-rancando-nos de nosso imo-bilismo, despertando nossa criatividade para reescrevê-la de uma maneira diferente.

Nossa história pode ser poderosa motivadora de mu-danças; ela nos levanta quan-do estamos dispersos e sem direção; ela não é apenas relato do passado, mas parte viva do que somos agora.

A Tradição, marca a fide-lidade à história, aos ideais, aos princípios e valores que

sustentaram o vigor da Insti-tuição e a renovação, levan-do toda a Comunidade Edu-cativa ao compromisso com o mundo, com a evolução do pensamento, da ciência, dos novos paradigmas da ciência pedagógica.

Este é o desafio, para to-dos nós, Irmãs, Educadores, Colaboradores, Familiares e Educandos da Comunidade Educativa Salesiana: a “me-mória agradecida” daqueles que nos precederam é impul-so para a escrita de uma “his-tória diferente”.

“O Instituto Nossa Senho-ra Auxiliadora, assim como seus educandos , aprendeu com lições que vieram com o tempo. Um tempo que não parou e que só trouxe mais conteúdo aos ensinamentos de uma instituição que não abre mão de sua proposta pedagógica que visa o apren-dizado, à convivência, a refle-xão, a ação e respeito às dife-renças”, ou seja, “a formação do Bom cristão e do Honesto cidadão”.

A esperança e o entusias-mo dos nossos antecessores vêm habitar nosso interior. Trata-se de um momento for-talecedor e jubiloso que es-tremecemos reverentes dian-te do que celebramos.

Este é um tempo de Gra-ça: o encontro vivo da “histó-ria” celebrada com o compro-misso de construção da “nova história”, mais ousada e mais criativa.

Que o “Senhor da Histó-ria” e a Mãe Auxiliadora que tudo fez e continua fazendo, continuem abençoando toda a Comunidade Educativa e as famílias do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora. Que as-sim seja!

Page 19: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

19- Páginas Vivas

O grande desafio de uma Obra Salesiana é a “formação integral”. A

Pastoral do INSA representa um meio de cultivar a espiritu-alidade, seja dos estudantes, dos profissionais e até mes-mo da comunidade interna do Colégio. A Pastoral é, então, o elemento mais típico e ca-racterístico de uma Obra Sa-lesiana. Sem ela, podemos ser uma ótima escola, mas sem a “alma” que animou D. Bosco a fazer dos jovens que frequentavam os seus am-bientes “bons cristãos e ho-nestos cidadãos”. O objetivo é proporcionar o encontro en-tre o mundo real e o universo espiritual, seguindo sempre a filosofia de Dom Bosco que revela a “pedagogia do cui-dado” desde o início de sua vida. E é esse cuidado com o outro, com a busca daqui-lo que Deus quer de cada um e a crença profunda no bem que a Pastoral visa levar ao próximo. As atividades pasto-rais em uma escola salesia-na representam a ação pro-motora da evangelização do

Confissão: Momento do abraço misericordioso de Deus

l Equipe de Pastoral

saber, da técnica e da ação educativa. É um lugar por ex-celência do estabelecimento de relações comunitárias (re-ligiosas ou não) que possuam como princípios norteadores a ética cristã, a espiritualida-de salesiana e o respeito às diferenças. Tendo em mente esta proposta na quarta-fei-ra, dia 21 de maio, os estu-dantes dos períodos matuti-no, tiveram a oportunidade de receber o sacramento da reconciliação por meio do sa-

cerdote Frei Éverton Ricardo Berny Machado da Ordem Carmelita Descalço. “Acredi-tamos que outros momentos como esses sejam importan-tes para aprofundarem a ex-periência de Deus em suas vidas. Além dos estudantes que vem para confissão, pro-curam-nos também jovens de outras denominações re-ligiosas que desejam ter um diálogo procurando se aproxi-mar da figura de Cristo.”

Ano 47- n.329

Fórum Permanente de Polética estadual para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades

l Cambé- PR

“Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”. (Dom Bosco)

Celebração da Reconciliação com os educandos do INSA

Page 20: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

20- Páginas Vivas

Para comemorar o Dia das Mães, o Colégio Auxiliadora de Campos

Novos organizou dois mo-mentos:

• No dia 08 de maio as turmas do Ensino Fundamen-tal I organizaram apresenta-ções artísticas que lembra-ram como o amor de Mãe é

Aconchego de Mãe

inexplicável, sem medidas e que mais que ninguém, me-recem ser homenageadas.

• No dia 09 de maio, no período matutino foi organi-zado um Café da manhã pe-los alunos e professores das turmas do Ensino Fundamen-tal II e Médio confirmando que não importa a idade, Mãe é sinônimo de presença ami-

Ano 47- n.329

l Jâni Bagatini

l Campos Novos- SC

ga, conselheira, de demons-tração do verdadeiro amor incondicional.

Para encerrar as come-morações as turmas da Edu-cação Infantil reforçaram a importância do Aconchego de Mãe para que suas vidas se-jam repletas de paz, de ale-gria e segurança.

Catequese no Colégio AuxiliadoraEm consonância com a

Paróquia São João Batista de Campos Novos, o Colé-gio Auxiliadora proporciona aos educandos os Encontros da Catequese. O objetivo é o de proporcionar uma pro-funda experiência de Deus e aprofundamento da Fé, parti-cipando da missa, rezando e estudando as Sagradas Es-crituras. Segundo a professo-ra Vera Lucia Dutra Brocardo “seguindo a proposta peda-gógica-pastoral, buscamos despertar em todos os cate-quizandos e familiares inte-resses e uma grande paixão

l Jâni Bagatini

pela pessoa de Jesus, pela sua proposta de vida e pelo seu ensinamento, orientando--os para o compromisso em segui-lo com alegria e ser-vir na Comunidade, Igreja”. Os encontros são semanais, sempre às terças feiras para

os grupos de Pré-Eucaristia e Eucaristia e, mensais para o grupo de Catequese Fa-miliar. Neste ano, estão par-ticipando aproximadamente 55 catequizandos, todos são alunos salesianos.

Apresentação do dia das Mães realizada pela Educação infantil do Colégio Auxiliadora

Adolescentes que fazem parte da Catequese do Colégio Auxiliadora

Page 21: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

21- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Campos Novos- SC

No dia 30 de maio, as professoras Carmem Suzana Campos e Va-

nessa Maracci dos Santos juntamente com a Supervi-sora Pedagógica Rosana de Fátima Cordeiro, participa-ram de um curso “Oficinas do Jogo” oferecido pelo SINE-PE-SC na cidade de Joaça-ba/SC , com as palestrantes Atagy Terezinha Feijó e Deni-ze da Costa Leite. O objetivo do curso foi demonstrar que através de brincadeira e ludi-cidade podemos fortalecer os instrumentos de assimilação dos conteúdos escolares. Os jogos proporcionam ações pedagógicas que fazem com que a criança brincando pro-duza conhecimento signifi-cativo para suas vivências. Segundo a supervisora pe-dagógica Rosana “a nature-

Ludicidade e prática pedagógica pastoral no Colégio Auxiliadora

za das atividades previstas na proposta pedagógica da Rede Salesiana de Escola exigem de nossos profes-sores a busca constante de novas práticas. A formação continuada propicia momen-

Com base na teoria sobre os Artrópodes, atrelada ao fato de que entre todas as es-pécies atualmente conheci-das, a maior parte é formada por insetos, a turma do 8° ano do Ensino Fundamental II, do Colégio Auxiliadora iniciou o estudo prático destes seres vivos tão importantes para o equilíbrio ecológico do plane-ta, em sala de aula.

Com o intuito de comple-mentar a prática vivenciada pelos alunos, foi realizada a visita ao Museu Entomológi-co Fritz Plaumann, onde foi possível segundo a profes-sora Suelen Decker Velho “verificar a grandiosidade do trabalho realizado por este

Viagem de estudo ao Museu Fritz Plaumann

grande entomólogo, que de-senvolveu seu trabalho no Distrito de Nova Teutônia, município de Seara- SC, que ficou conhecida, devido a esse trabalho, como a Capital das Borboletas”.

Após conhecer o museu, os alunos tiveram a oportu-nidade de visitar a Casa de Memórias de Nova Teutônia, onde vivenciaram os dados históricos na formação do distrito.

tos de partilha e consolidação das aprendizagens. Agora estaremos partilhando com nossas colegas as aprendi-zagens adquiridas para que possamos produzir mudan-ças na sala de aula”.

Professoras participando de curso do SINEPE

l Jâni Bagatini

l Jâni Bagatini

Page 22: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

22- Páginas Vivas

No dia 16 de maio, iniciou o Campeonato da tabu-ada para as turmas do

3º, 4º e 5º ano do Ensino Fun-damental I do Colégio Auxilia-dora, Campos Novos, etapa 1º trimestre. Com o objetivo de aprender a tabuada atra-vés de uma dinâmica de com-petição saudável, dois alunos são selecionados na etapa sala de aula de cada turma para competirem dizendo a tabuada que é sorteada e também perguntada de forma salteada.

As avaliadoras Ir. Alice Demarchi- diretora, Rosana de Fátima Cordeiro- Super-visora Educação Infantil e Caroline Pereira- aluna do 2º ano do Ensino Médio analisa-ram a rapidez, segurança e acertos de cada aluno, dando

Campeonato da Tabuadanotas de 05 a 10. Como participação, representando a turma do 1º ano En-sino Fundmanental I a professora Vera Lucia Dutra Brocar-do, com a poesia Matemágica, de-clamou a importân-cia dos números na vida de todos. Segundo a coorde-nadora pedagógi-ca Karina Pelozato de Azevedo “Esse campeonato que está na sua segun-da edição, incentiva os alu-nos para intensificação dos estudos da tabuada e, o en-volvimento das turmas para torcida dos colegas durante o evento, permite reforçar o companheirismo e o espírito

Ano 47- n.329

Alunos vencedores do concurso de tabuada

l Jâni Bagatini

de competição”. Os vencedo-res dessa etapa foram João Vitor Maziero da Silva- 4º ano, Karoline Deon- 5º ano, Júlio Eduardo Coelho de Avila- 4º ano. Muito estudo à todos os alunos para próxima etapa.

Fraternidade e tráfico hu-mano - tema da Campanha da Fraternidade de 2014 - con-tinua motivando o estudo dos alunos do IMA em seus pro-jetos disciplinares deste ano. No Bom Dia na manhã do dia 20 de maio a turma do 8º ano apresentou de forma criativa e aprofundada o tema. Mos-traram para os colegas das turmas do 6º ao 9º ano um vídeo com entrevistas feitas por um grupo da turma com as seguintes questões: Até onde as pessoas vão para salvar a sua própria vida ou a de alguém da família? Por-que as pessoas recorrem ao mercado negro para obterem os órgãos que necessitam?

Apresentaram também informações de outras pes-

Oitavo ano realiza Bom Dia no IMAl Ir. Adriana Miranda Boeno

l Porto Alegre- RS

quisas sobre o assunto tais como: o comércio de órgãos humanos é ilegal em todos os países menos no Irã; os trafi-cantes de órgãos operam de várias maneiras dificultando a identificação dos mesmos; a falta de fiscalização em hos-pitais e em autópsias facilita ação das máfias e alimenta o comércio clandestino que vende órgãos.

Ficou evidente que os alunos se sensibilizaram com a retomada e discussão do tema, pois o tráfico de órgãos viola os direitos humanos fun-damentais. Segundo os pro-fessores Bons Dias com es-tas informações e reflexões ajudam os alunos a pensarem sobre o assunto e acabam conscientizando sobre aquilo que são os objetivos princi-

pais da Campanha da Fra-ternidade que é: identificar as causas e modalidades do trá-fico humano e os rostos que sofrem com essa exploração; Denunciar as estruturas e si-tuações causadoras do tráfi-co humano; Reivindicar, dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e so-cial.

l Campos Novos- SC

Page 23: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

23- Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

No IMA, de Porto Alegre, as mães foram home-nageadas pelas turmas

da Educação Infantil ao 5º ano na manhã de sábado do dia 10 de maio. A presença de cada turma no seu horário foi pontual e massiva, muitos pais também se juntaram aos filhos para prestigiar o mo-mento.

O tema da festa: “A me-lhor mãe do mundo é a mi-nha”, inspirou a apresenta-ção de cada turma para as mães. As coreografias de músicas, poemas declama-dos, canções cantadas e dra-matizadas foram acolhidas pelas mães como presente do amor, carinho e gratidão pela dedicação de cada uma a seus filhos.

Rezar e abençoar as mães finalizou a homena-gem que resultou em um momento emocionante de olhares de afeição, lágrimas, oração, bênçãos e abraços entre mães e filhos presen-

Dia das Mães: “A melhor mãe do mundo é a minha”

l Ir. Adriana Miranda Boenoteadas pela ora-ção: “Obrigado, ó Deus, pela mãe que me deste! Sua presença se-rena inspira-me confiança; seu serviço constan-te ensina-me a amar; sua vivên-cia simples des-perta-me para a fé; seu olhar pro-fundo inspira-me bondade; sua ternura leva-me a acolher; seu semblante tran-quilo fala-me do teu rosto mater-no, ó Deus!”

Neste dia de-dicado às mães, o Universo intei-ro canta, Senhor, as maravilhas que operaste nesta criatura maravilhosa e boa: obra-prima de tuas mãos. Acompanha, Senhor, minha mãe, nas alegrias e nas lágrimas, nos trabalhos e nas preocupações. E quando

Ano 47- n.329

suas forças diminuírem e a idade avançar, que eu redo-bre a minha ternura para que a solidão não a possa alcan-çar. Abençoa, ó Deus, minha mãe!

Mães assistindo à homenagem preparada pelas crianças do IMA

Page 24: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

24- Páginas Vivas Ano 47- n.329

No dia 29 de maio, o gru-po de Basquete da AJS do IMA de Porto Alegre

levou para a Casa Fonte Co-lombo os agasalhos, demais vestimentas e calçados ar-recadados na Campanha do Agasalho que tem mobilizado o colégio IMA desde o dia 20 de março. Ao todo foram arre-cadadas 350 peças de roupa, entre masculinas, femininas e infantis; além de 50 pares de sapatos.

O grupo teve ainda, a oportunidade de conhecer o local, o trabalho que nele se realiza com as pessoas que convivem com o vírus HIV e a AIDS e puderam aprofun-dar um pouco do conteúdo da disciplina de Ciências co-nhecendo um pouco mais so-bre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST´S).

Missão cumprida neste inverno!

O grupo de basquete agradece o apoio de todos que fizeram doações, colabo-rando com esse gesto solidá-rio que se estenderá a muitos usuários desta casa. Com

l Porto Alegre- RS

esse gesto, os jovens pude-ram revelar o rosto da juven-tude que quer transformar o mundo com o lema “Paixão pela Vida e pelo Senhor da Vida!”

l Ir. Adriana Miranda Boeno

O dia das mães foi vivido na presença da Família Alves Scheid, como relata a aspi-rante Indianara Laurentino: “O contato com as famílias das formandas é algo presen-te na casa do IMA-POA. É no clima de conhecimento das raízes umas das outras que podemos aprofundar nossos laços, é sabendo de onde vie-mos que nos damos às mãos e caminhamos para onde de-sejamos. E a figura da mãe é aquela nos traz equilíbrio e afeto, nos aponta como cami-nhar e também acolhe nosso caminho assim é o relaciona-mento entre as famílias das formandas e a comunidade onde vivem atualmente

Tivemos a possibilidade de conhecer a Família da atu-al Noviça Salesiana Isabel-

Dia das Mães com a Família Scheid

le Alves Scheid ano que de 2013, graças a isso pudemos vivenciar o dia das mães em sua casa neste ano, na pre-sença de seus familiares.”

No domingo, dia 11, as formandas e irmãs, viajaram para Taquara-RS, onde pas-saram a tarde na presença da Família Scheid, compos-

ta pela Mãe Lisiane Cristina Alves Scheid, pelo pai, Ol-demar Luis Scheid e seus três irmãos: Alissandra Alves Scheid, Luccas Alves Scheid e Eduarda De Fátyma Alves Scheid . “Assim sentimos que nossa experiência de família se abre e integra outras famí-lias em nossa história.”

l Indianara Laurentino

Grupo fazendo a entrega das doações

Comunidade do IMA na casa da família da Noviça Isabelle Scheid

Page 25: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

25- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Porto Alegre- RS

Grupo de jovens formandos que participaram do Postulinter I

Nos dias 4 e 5 de maio, as aspirantes do segundo ano Alana Domingues,

Beatriz Rocha, Eliane Apare-cida, Eudenice Maia, Indiana-ra Laurentino e Sara Moraes, participaram do Postulinter I, que teve como tema a Inte-gração Humana e aconteceu no colégio Rainha do Brasil das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida.

O encontro reuniu 28 jo-vens que estão nas etapas formativas do pré-postulado ou postulado da caminhada de discernimento para a vida religiosa. Representando ao todo 13 congregações, além de também ter contado com a presença de 12 formadores que acompanham esses jo-vens. Os jovens puderam vi-venciar nestes dois dias mo-mentos de estudo, formação, partilha, esportes, animação e celebração eucarística.

O Postulinter iniciou com a acolhida e um momento de

Formandas participam de Postulinter I

espiritualização e seguiu com uma dinâmica de integração sobre sonho, pesadelo, for-ça, fraqueza e identificação, já introduzindo o tema a ser trabalhado pela Ir. Teresinha da Congregação Irmãs Esco-lares de Nossa Senhora.

Nesses dois dias de en-contro, os jovens tiveram a oportunidade de estudar os seguintes conteúdos: Níveis da Vida Psíquica, com a moti-vação, modalidade de funcio-namento e percepção do real de cada um dos três níveis: psicofisiológico, psicossocial e racional-espiritual; Autoco-nhecimento através da Jane-la de Johari; E os diferentes níveis de amor existentes. Esses momentos formativos foram dinamizados através de leituras, partilhas, debates e atividades em grupos.

Estes foram dias que além de possibilitarem a esses jo-vens a formação mútua, inte-gração e a convivência com semelhantes que se questio-

nam sobre o sentido da vida, sonham com a transformação do mundo, querem fazer a diferença se colocando a ser-viço e se compromentendo com o seguimento de Cristo e se abrindo à experiência de discernimento para a vida religiosa. Foram oportuniza-dos estudos e partilhas que os fizeram pensar, purificar e questionar aspectos como: o conhecimento de si próprio, as reais motivações que os fazem estar e continuar na caminhada pela escolha de vida que estão discernindo, os desafios que existem na vida religiosa, os valores que trazem consigo e os valores de uma vida comunitária que exigem internalização.

O próximo encontro acontecerá nos dias 14 e 15 de junho, também no colégio Rainha do Brasil e abordará como tema “Educar a consci-ência para o discernimento”, que será dinamizado pelo Frei Arno Frelich.

l Beatriz Rocha de Moraes

Page 26: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

26- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Porto Alegre- RS

O Serviço de Animação Vocacional da Paró-quia Santo Antônio, de

Joinville em Santa Catarina, presença dos Salesianos de Dom Bosco, promoveu um encontro para as jovens que desejam conhecer a Vida Consagrada Salesiana. O encontro aconteceu no dia 31 de maio, das 9h as 11h, no Centro Educacional Dom Bosco, obra social ligada a matriz. As aspirantes Beatriz Rocha e Indianara Laurentino estiveram presentes, conver-sando com as sete meninas participantes sobre a Co-Fun-dadora Maria Mazzarello.

As jovens já haviam par-ticipado de encontros pro-movidos na matriz e agora desejam aprofundar a busca de sua vocação. Os meninos, totalizando três, foram acom-panhados pelo educador sa-lesiano João Eduardo Lamim. As meninas pelas formandas, que trabalharam a vida de Madre Mazzarello, sua his-tória, alegrias e dificuldades, seus sonhos e a fundação do Instituto das Filhas de Ma-

Serviço de Animação Vocacional em Joinville

ria Auxiliadora. Por fim, re-lembrou-se que Mazzarello, após ser eleita superiora das Irmãs, depositava as chaves aos pés de Nossa Senhora Auxiliadora, como gesto de entrega. Cada menina rece-beu uma chave diferente, se-guido da fala “que cada uma deveria abrir as portas da sua vida para descobrir o que

Deus deseja”.Após o encontro as for-

mandas foram à casa da as-pirante Indianara Laurentino, onde passaram a tarde e o início da noite, um momento de integração entre eles. Re-tornando à noite para a casa de formação no IMA-POA.

l Indianara Laurentino

Page 27: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

27- Páginas Vivas Ano 47- n.329

No dia 14 de abril deste ano, as 10 formandas aspirantes, juntamente

com a turma de segundo ano do curso Sequencial de For-mação Cristã e terceiro ano do bacharelado em Teologia, na disciplina de Catequese e Missiologia, ministrada pelo Frei Olávio Dotto, visitaram a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul III, – CNBB – localizada em Porto Alegre, no período matutino. No período vesper-tino, juntamente com a forma-dora Irmã Lucia Nair Tironi, conheceram a Conferência dos Religiosos do Brasil - CRB.

A visita a CNBB tinha como objetivo conhecer o se-tor catequético e sua forma de articulação na Igreja do Rio Grande do Sul, em comu-nhão com a Igreja do Brasil. A responsável pela animação deste setor, Irmã Vilma Rech, apontou sobre as urgências e perspectivas no caminho ca-tequético, bem com os rumos que estão sendo tomados em resposta a essas necessida-des. Após, foi apresentado o Setor de Evangelização da Juventude por Irmã Zenilde

Conhecendo as Organizações Religiosasl Porto Alegre- RS

Fontes, FMA. A religiosa partiu de como o grupo via esse setor, e em seguida, apresentou a proposta de c o m u n h ã o , unidade na d ivers idade, entre os diver-sos grupos, movimentos e Congregações que tem como missão as ju-ventudes. Di-recionou, por fim, a marca E Ai?Tchê com o intuito fazer conhecer todo o serviço em prol desta missão.

Na CRB, a visita tinha caráter de conhecimento do local, estrutura e o serviço prestado à Vida Religiosa Consagrada. A visita ocorreu no período vespertino e foi conduzido pela Irmã Neiva Ungaretti Moresco, FMH. As formandas puderam retirar dúvidas, conhecer as pesso-as que trabalham diretamen-te no local, a organização re-gional da CRB, os encontros que são realizados ou promo-

l Indianara Laurentino

vidos pela Conferência.Tais momentos propor-

cionam maior interação entre as jovens que estão iniciando o caminho na vida religiosa com os trabalhos realizados, auxiliando assim, a perceber como existe uma pré-ocupa-ção em manter relação com todas as Congregações, bus-cando comunhão na diversi-dade, mantendo seu carisma e interagindo com os outros, trabalhando na construção do Reino de Deus.

Alunos da ESTEF em visita à CNBB

Page 28: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

28- Páginas Vivas

l Porto Alegre- RS

A Inpetoria dos Salesianos de Dom Bosco do Sul do Brasil, São Pio X, pro-pôs para os dias 24-25 de maio, Festa de Maria Auxiliadora, o Encontro Inspetorial de Jovens. O final de semana foi marcado simultaneamente

pela posse do novo Inspetor e Vice-Inspetor.

Encontro Inpetorial de Jovens São Pio X

Ano 47- n.329

l Indianara Laurentino

O EncontroDia 24 de Maio, a Família Salesiana ce-

lebra a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora, que neste ano foi vivênciada em um encontro para Jovens que aconteceu no Colégio Sale-siano Dom Bosco de Porto Alegre. Os jovens eram provenientes dos três Estados que a Inspetoria abrange: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e atuam nas presenças Salesianas regionais, seja em escolas, paró-quias ou obras sociais, totalizando cerca de 250 jovens, que incluem a presença das 10 formandas Salesianas que moram no IMA na mesma cidade.

O objetivo primeiro do encontro foi o pós Jornada Mundial da Juventude, com o tema: “Ide, sem medo, servir”. O encontro iniciou às 9h da manhã com animação musi-cal, seguido da oração dirigida pelos jovens da Articulação da Juventude Salesiana - AJS

- de Joinville, que encenaram o sonho “O Caramanchão de Rosas”. O início da palestra foi realizada pelo Padre Ed-valdo Nogueira, SDB, que atualmente é coordenador pedagógico e pastoral do Par-que Dom Bosco em Itajaí, fa-zendo uma retomada do que os jovens viveram durante a Jornada no ano passado. O salesiano reforçou a ideia das palavras-chaves do encontro que são fé, esperança, cari-dade e santidade, também os levou a pensarem na ques-tão da fé vivenciada durante a JMJ. No momento seguin-te, em grupos pequenos foi

Page 29: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

29- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Porto Alegre- RS

trabalhado sobre “Santidade é alegria”, partindo da frase de Dom Bosco: “a santidade consiste em estarmos sem-pre alegres e em cumprir os próprios deveres”.

Após o almoço acon-

teceu uma apresentação de Dança Gaúcha com o grupo “Invernada Juvenil da Pousa-da da Figueira de Viamão”. E posteriormente os jovens participaram de oficinas que tinham como temas: Projeto

de vida, Voluntariado, Rea-lidade Juvenil, Santidade é Alegria, Comunicação, Dom Bosco (Oratório), Espirituali-dade Juvenil Salesiana e Pro-tagonismo Juvenil.

A posse dos novos Inspetor e Vice-InspetorÀs 18h do mesmo dia,

aconteceu durante a Cele-bração Eucarística na Matriz Dom Bosco de Porto Alegre, a posse do novo Inspetor, Padre Asídio Deretti, e do Vice-Inspetor, Padre Gilson Marcos da Silva. A celebra-ção inicialmente foi presidi-da pelo então Inspetor Padre Orestes Carlinhos Fistarol, após a profissão de fé dos Salesianos que assumiram a Inspetoria a celebração pas-sou a ser presidida pelo novo Inspetor.

A homilia foi feita pelo Pa-dre Orestes que trouxe pre-sente alguns aspectos de seu tempo de serviço entre os anos de 2008-2014. Dizendo

que assumiu a Inpe-toria no dia da Festa de Maria Auxiliadora e finalizava na mes-ma data. Destacou seu crescimento pessoal durante es-ses anos.

Ao fim da ce-lebração foi dado espaço para a fala dos Ins-petores de São Paulo e Belo Horizonte, local onde Padre Orestes assumirá como Ins-petor nos próximos seis anos, bem como a fala do novo Ins-petor, que relata ainda “estar assustado” com o pedido do Ex- Reitor-Mor Padre Pascúal Chavez Villanueva. A celebra-ção foi dinamizada por alguns

momentos, como a entrada da palavra, com uma dança realizada pelas aspirantes do IMA e a Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, prepa-rada pela comunidade de Via-mão, que conduziu para que a coroação do menino Jesus fosse feita pelo Padre Gilson e a de Maria Auxiliadora pelo Padre Asídio.

O Jantar de Confraternização da PosseAo terminar a celebração

Eucarística, aconteceu um jantar de confraternização, com a participação dos jovens que estavam no encontro, dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxi-liadora e demais envolvidos. Ao fim do jantar, no Colégio Dom Bosco, aconteceu um momento lúdico com show de Mágicas com o artista Daniel Ketchedjian, que é ex-aluno dos Salesianos, posterior-mente o grupo de dança de rua da presença de Viamão apresentou uma coreografia de Street Dance. Finalizando a noite, Padre Asídio Deret-ti deixou uma mensagem, o “Boa Noite”, trazendo presen-te a importante figura de Ma-

Padre Orestes C. Fistarol e Padre Asídio Deretti

Missa de posse do Inspetor: Pe. Asídio

ria na vida Salesiana.

Page 30: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

30- Páginas Vivas Ano 47- n.329

Padre Sérgio Ramos de Souza trabalhando a dimensão missionária com os jovens

No dia 25 de maio, o En-contro Inspetorial de Jovens iniciou com a animação musi-cal, seguida da oração prepa-rada por educadores do par-que Dom Bosco de Itajái. O segundo dia foi assessorado pelo Padre Sérgio Ramos de Souza, que trabalhou como tema a mensagem deixada pelo Papa Francisco na Jor-nada Mundial da Juventude - Rio 2013: “Ide, sem medo, para servir”. O Salesiano destacou a importância e o signifcado de cada palavra que compõem a frase. Evi-denciou a importância de os jovens tornarem-se díscipu-los-missionários de Jesus Cristo, enfatizando a frase: “Que o jovem ao se encontrar com Jesus, tem de mudar de

Segundo dia de encontro

vida”. Por fim foi exibido um vídeo do jovem André Bre-cher que atualmente participa do voluntáriado missionário em Luena-Angola, que dei-xou uma mensagem para os

jovens ali presentes. O en-contro foi finalizando com a avaliação e o almoço. Cada presença, por fim, retornou a seus respectivos locais de ori-gem.

l Porto Alegre- RS

Grupo da Família Salesiana realizando o Retiro anual da Família Salesiana em Ponta Grossa

A Família Salesiana rea-lizou, no dia 1º de maio, seu tradicional Retiro com a pre-sença de mais de 90 pesso-as.

Os Salesianos de Pon-ta Grossa, que receberam o Evento assim se expressa-ram: “Com um dia lindo, pre-cedido por uma tormenta que nos deixou sem luz elétri-ca, nos reunimos, em Ponta Grossa”. De fato, “o retiro foi realizado com as luzes ape-nas do Espírito Santo,” res-saltou Ir. Alvina Serafim.

Mas o imprevisto não ti-rou em nada o entusiasmo dos participantes. A tônica forte deste dia foi o silêncio meditativo em torno das pala-vras do Reitor-mor.

Os Noviços Salesianos participaram deste momen-

Família Salesiana realiza retiro no Paraná

to com encenações, teste-munhos e declamações. Ir. Helena Dalmônico animou o momento penitencial, que foi

seguido da Celebração da Eucaristia, presidida pelo P. Carison Capelinski.

l Guarapuava- PR

l Ir. Cristina Schorck

Page 31: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

31- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Guarapuava- PR

Comunidade paroquial durante Missões Populares em Guarapuava

Entre os dias 03 e 11 de maio aconteceu na comunidade São Luiz

Gonzaga de Guarapuava as Santas Missões Popula-res. A comunidade educativa do Centro Educacional João Paulo II empenhou-se na par-ticipação das Santas Missões como forma de comunhão com a Igreja.

A programação varia-da envolveu Irmãs, crian-ças, adolescentes, jovens e educadores nas atividades de visita as famílias, dia do Abraço, café da manhã co-munitário, chá da noite comu-nitário, terço e orações devo-cionais em comum, torneio de futebol juvenil.

A comunidade educativa do Centro Educacional acre-dita que a participação nas Missões Populares ajudou a promover a comunhão da comunidade salesiana com a Igreja Local e promoveu o

anúncio explícito de Jesus aos jovens e as famílias.

Santas Missões Populares movimentam a Comunidade Educativa do Centro Educacional de Guarapuava

l Ir. Cristina Schorck

Page 32: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

32- Páginas Vivas Ano 47- n.329

Homenagem às Irmãs realizada no dia de Madre Mazzarello

Com alegria e entusiasmo a comunidade educati-va do Centro Educacio-

nal João Paulo II recebeu, no dia 13 de maio, dia de Madre Mazzarello a visita dos Edu-cadores e Educandos do Ins-tituto Educacional Dom Bosco de Guarapuava (IEDB).

Acompanhados pelo Pa-dre Dácio Bona e pela coor-denadora de pastoral Letícia Konoval o grupo de educan-dos do IEDB participou da Boa Tarde com entusiasmo. Pe. Dácio agradeceu às Irmãs pela presença alegre, fraterna e materna em Guarapuava e ressaltou a importância da obra salesiana administrada pelas Irmãs.

Após o Canto e a acolhida fraterna, muito próprio do es-pírito de família, dois educan-dos entregaram um presente para Ir. Helena Dalmônico, di-

Salesianos visitam Comunidade Educativa do CEPJ II no dia de Madre Mazzarello

retora do Centro Educacional João Paulo II em nome dos Salesianos.

l Guarapuava- PR

l Ir. Cristina Schorck

Participantes do Setor Juventude de Guarapuava

Um animado grupo de Padres, Religiosos e jovens líderes que participam do Se-tor Juventude de Guarapuava reuniram-se em Pitanga no dia 17 de maio afim de prepa-rar a Programação Anual que ajudará os jovens da Diocese a vivenciarem a 10ª edição da MDJ-Missão Diocesana Juvenil.

Ir. Cristina Schorck, que participa da equipe, ressaltou a importância do envolvimen-to da Vida Religiosa no acom-panhamento dos jovens que desejam fazer essa experiên-cia missionária.

Este ano, como no ano anterior, os jovens visitarão as comunidades da cidade de Nova Tebas. Cerca de 100 jo-vens são esperados para par-ticipar da Ação Missionária.

Setor Juventude de Guarapuava se prepara para viver a 10ª edição da MDJ

l Ir. Cristina Schorck

Page 33: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

33- Páginas Vivas Ano 47- n.3289

l Guarapuava- PR

Movimento do CEPJ II contra a Exploração e Violência Infantil

Lembrando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de

Crianças e Adolescentes, na manhã da segunda-feira, dia 19, a Prefeitura de Guarapu-ava e a Comissão da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente realizaram uma caminhada de conscientiza-ção e incentivo à denúncia de abuso infantil. Os partici-pantes se concentraram na Praça Cleve e, liderados pela fanfarra do Colégio Estadu-al Manoel Ribas e auxílio do Guaratran, seguiram pela rua XV de Novembro.

As crianças e adolescen-tes do Centro Educacional João Paulo II de Guarapuava e os educadores participaram da ação distribuindo panfle-tos pelo bairro Morro Alto e da ação na praça central da cidade.

Com apitos, panfletos e cartazes, eles chamavam a

Mutirão de conscientização visa combate à Violência e à Exploração Infantil

atenção da população para os casos de violência contra a criança. Segundo a presi-dente do Conselho Tutelar de Guarapuava, Adriana Fáti-ma de Campos, é importante atentar para os sinais que a criança possa apresentar. “O Paraná é campeão em denún-cias. Mesmo assim, a cada vinte casos de abuso, apenas

um é denunciado. As pessoas se sentem coagidas em de-nunciar, com medo de serem responsabilizadas. Precisa-mos mudar essa percepção”, opina. “Após a denúncia, o caso é passado para as au-toridades competentes que tomam as medidas cabíveis”, acrescenta.

Mães participantes do curso de culinária

Desde abril deste ano, o Centro Educacional João Paulo II oferece para as mães da comunidade os cursos de Ginástica, Culinária e Tricô.

Para as senhoras que participam desses encontros, mais do que aprender um “novo ofício” é uma oportuni-dade para vislumbrarem uma nova forma de sustentar as suas famílias. A maioria delas está inscrita em programas sociais, como o Bolsa Famí-lia do Governo Federal. Além disso, os cursos para as mães buscam ajudar as mulheres do bairro Morro Alto a investi-rem em sua auto-estima.

Cursos para Mulheres promovem famílias do Centro Educacional João Paulo II de Guarapuava

Segundo Irmã Martha Swartz, que acompanha os grupos da mulheres, “a ini-ciativa do Centro Educacional

João Paulo II é vista no mu-nicípio como modelo para ou-tras instituições”.

l Ir. Cristina Schorck

l Ir. Cristina Schorck

Page 34: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

34- Páginas Vivas Ano 47- n.329

Mães durante homenagem realizada pela comunidade educativa do IMA

O Instituto Maria Auxilia-dora organizou momen-tos para homenagear

os diferentes grupos de mães que compõem a comunidade educativa. Vários setores da escola foram envolvidos para criar um ambiente harmonio-so no auditório da escola. No local foi servido um delicioso café. Em seguida, o grupo de educadoras preparou apre-sentações para trabalhar com as crianças o sentimento da gratidão para com a mãe mu-lher, geradora da vida.

A diretora da escola, An-gelita Maria Gambeta Stuepp, acolheu o grupo de mães afir-mando: “Mães mulheres, por vocês serem as geradoras de tantas vidas é que estamos aqui, hoje, homenageando e celebrando o dom da vida! Que Maria Auxiliadora, a nos-sa mãe e a nossa mestra nos

IMA homenageia o grupo de Mães l Angelita Maria Gambeta Stuepp

acompanhe sempre e nos conceda a graça de uma vida longa e com saúde, junto aos nossos filhos!”

Em diferentes momentos da homenagem, as mães se emocionaram e expressaram a alegria e a realização de

passar pela experiência de ser mãe. Ao final da apresen-tação, as mães receberam de presente da escola um de-licioso cupcake. Ser mãe é educar a vida! Ser Mãe é edu-car para a vida!

Crianças conhecendo o processo de reciclagem que é realizado na APAE

Nesta segunda-feira dia 12 de maio, as turmas do 1º ano 2 e 1º ano 3, visitaram a APAE de Rio do Sul para co-nhecer o processo de recicla-gem de papel realizado pelos alunos e profissionais daque-la instituição. Através desta visita, foi possível vivenciar o desenvolvimento do proces-so que permite o reaprovei-tamento de parte das coisas que jogamos fora e que se-riam desperdiçadas nos li-xões. Os alunos aprenderam que a técnica de reutilização do papel gera menos poluição da água e do ar do que a fa-bricação do mesmo a partir da celulose virgem extraída das árvores.

Este momento, aliado aos

Alunos do IMA conhecem de perto o processo de reciclagem de papel

l Andréia Guesser Marian

estudos que estão sendo rea-lizados na disciplina de Natu-reza e Sociedade, possibilitou aos educandos uma experi-

ência de cidadania concreta despertando noções sobre os cuidados com o meio ambien-te e sua importância.

l Rio do Sul- SC

Page 35: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

35- Páginas Vivas Ano 47- n.329

No dia 22 de maio, a pro-fessora de Língua Por-tuguesa do Ensino Fun-

damental II do Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Rio do Sul, Elizangela Aparecida Mattes da Silva, participou da 4° Jornada da Linguagem FAED, em Florianópolis.

A mesma participou do evento apresentando um tra-balho em pôster cujo tema foi um trabalho realizado com os educandos dos 7° anos de 2013 do IMA. A apresentação objetivou explanar a produ-ção de um livro de crônicas de autoria dos alunos e com a organização da professo-ra. Esta produção que teve como intenção despertar o

Professora do IMA apresenta trabalho em Eventol Isolene Lehmkuhl

gosto e o aprendizado da es-crita, conseguiu com que os educandos se engajassem na proposta de produção textual e se mostrassem motivados

para criar excelentes textos.O IMA parabeniza a todos

pelo envolvimento e resulta-dos obtidos.

Jovens voluntários do IMA durante visita ao Asilo

Mensalmente o grupo de volunta-riado do IMA marca presença no Asilo São Vicente e Lar da Menina, levando alegria e cultura aos que lá vivem.

A equipe que foi ao asilo no mês de maio, levou a alegria da juventude através da música. O repertó-rio são sempre músi-cas antigas para que os idosos possam recordar da sua ju-ventude. Diante de música tão animada, alguns não resistem e aceitam o convite de

Grupo de Voluntariado do IMA faz a diferença na Vida de Idosos e Criançasl Ir. Carmem Demarchi

dançar. Além da música ale-gre e sua simpatia, os jovens levaram salada de frutas para partilhar na hora do lanche.

Já no Lar da Menina o de-safio é oferecer momentos de recreação e convivência para

as meninas menores onde sempre conclui com um pi-quenique.

E semanalmente o gru-po de Skate se dispõe a aju-dar um amigo entre eles a andar sobre 4 rodas. Como

este adolescente não tinha o instrumento o grupo do IMA organizou-se e conseguiu presenteá-lo com um skate o qual se diverte muito e con-quista dia-a-dia uma maior autoconfiança.

l Rio do Sul- SC

Page 36: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

36- Páginas Vivas Ano 47- n.329

Crianças participando de vivência em preparação para a Páscoa

No dia 13 de maio, festa de Madre Mazzarelo, cofundadora do Instituto

das Filhas de Maria Auxiliado-ra, o IMA de Rio do Sul inau-gurou o novo Laboratório de Ciências e a nova Biblioteca. Esses espaços foram total-mente revitalizados pensando em melhorias para qualificar a aprendizagem dos alunos.

O projeto de revitalização foi realizado pelos arquitetos Leonardo Sezerino e Liana Felber Chiquetti, da empresa Forma e Conceito – arquitetu-ra e urbanismo. Além das re-formas nos ambientes, foram projetados, também, móveis compatíveis com as ativida-des pedagógicas que ali são realizadas.

Durante o cerimonial de inauguração foi lembrado de Ir. Rosane Dewes, que assu-miu o cargo de coordenadora administrativa até dezembro de 2013 e que ajudou a pen-sar o projeto aprovado para a revitalização. Na inauguração foi retomado pela atual coor-denadora administrativa do IMA, Karine Viviane Zanella Jahn, um breve histórico do surgimento da biblioteca e do Laboratório de Ciências na escola. Esse histórico foi redi-gido a partir do relato oral das Irmãs que residem na comu-nidade das Irmãs Salesianas de Rio do Sul, SC.

A diretora da escola An-gelita Maria Gambeta Stuepp, durante o seu discurso trou-xe presente a frase de Mário Quintana: “Os verdadeiros analfabetos são os que apren-deram a ler e não leem.” Com esta frase convidou alunos e educadores para serem ver-dadeiros leitores procurando ter sempre consigo um livro para fazer parte da rotina diá-ria de cada um. Para a come-

Inauguração da Biblioteca e do Laboratório de Ciências no IMA de Rio do Sul

l Angelita Maria Gambeta Stuepp

lRio do Sul- SC

moração da inauguração des-ses novos espaços, a escola ofereceu aos alunos a peça

de teatro “Leitura Dramática” da Trip Teatro.

Momento solene da Inauguração do Laboratório de Informática e da Biblioteca

Page 37: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

37- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Itajaí- SC

No dia 08 de maio, os educandos do contra turno do Lar Padre Jacó de Itajaí, no momento do Bom Dia e da Boa Tarde, prestaram sua carinhosa homenagem às mães educadoras. A você mãe, que dedica 24 horas do seu dia à sua família, com total ternura e afeto, a

nossa homenagem:

Mãe, mulher que gera, cultiva, ama...l Ir.Iara Maria Poffo

Page 38: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

38- Páginas Vivas

O Grupo de Salesianos Cooperadores, Centro, de Itajaí deu início no

dia 17 de maio, às atividades do Oratório Festivo na Asso-ciação Pró Menor Lar Padre Jacó. Foi uma tarde muito proveitosa e repleta de ale-gria.

Casa que Acolhe: os educandos que se fizeram presentes nesta tarde foram muito bem acolhidos tanto pelos Salesianos Cooperado-res quanto pelas Irmãs Sale-sianas.

Pátio para se encon-trarem com os amigos: “É neste espaço educativo que conhecemos melhor nos-sos educandos e realizamos muitas atividades esportivas, mini competições entre eles, uma simples roda de conver-sa, já serviu para o dia Ser diferente...”

Paróquia que Evange-liza: O encontro do Centro juvenil foi marcado pelo mo-mento de oração cujo tema, foi o encontro de Dom Bos-co com Bartolomeu Garelli. Finalizando a oração com a Benção de Nossa Senhora Auxiliadora. Após o momen-to de espiritualidade, foi feito o encerramento do oratório festivo, com um delicioso lan-che, distribuído a todos os presentes.

Oratório Salesiano – Casa que Acolhe e Evangeliza

l Sandra Santos

Ano 47- n.329

Salesianos Cooperadores dinamizando Oratório festivo no LPJ

Jovens que participaram do Encontro Prepara-te: A Vida é um show!

l Itajaí- SC

Page 39: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

39- Páginas Vivas

Realizou-se nos dias 08 e 09 de maio, no Lar Pa-dre Jacó de Itajaí, a pri-

meira reunião de pais do ano, dos educandos do contra tur-no escolar.

No dia 08 de Maio, reuni-ram-se os pais dos educan-dos da oficina complementar, e no dia 09 os pais dos edu-candos da Dança I e II.

No primeiro momento foi apresentada aos pais a equi-pe diretiva do Lar e os seus educadores. Após o momen-to de espiritualidade coorde-nado pela Ir. Iara Poffo, fez uso da palavra a psicóloga da instituição, Débora Sma-niotto. A mesma explanou o tema do (Estatuto da Criança e do Adolescente) ECA, apre-sentando aos pais os direitos e os deveres que todas as crianças e adolescentes tem na sociedade. Este momento de conhecimento e aprofun-damento tornou-se muito pro-

Lar Padre Jacó realiza reunião de Pais

Ano 47- n.329

veitoso, pois os pais interagi-ram na conversa, relatando exemplos e trocando experi-ências de fatos acontecidos, dando sequência os pais as-sistiram ao slide: “Nó do afe-to”, ressaltando a importância da presença dos pais na vida dos filhos, mesmo quando esta não se dá através do contato físico direto, mas sim através de gestos simples como um beijo ou outras for-mas de sentimentos.

Dando continuidade fo-ram apresentados os avisos gerais para o bom funciona-mento da obra. Para finalizar, o setor administrativo, na pes-soa da Cinthia Aparecida Kir-chner apresentou aos pais as receitas e despesas referen-tes ao programa de jornada ampliada (contra-turno), bem como, o valor levantado atra-vés do balanço patrimonial de 2013 de cada educando se o mesmo fosse cobrado.

l I. Iara Poffo

Momento da reunião com os pais das crianças do LPJ

No segundo semestre 2013 a Associação Pró Me-nor Lar Padre Jacó oportuni-zou um espaço para a acadê-mica Helena M. Hess Ramos, do curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonar-do da Vinci - UNIASSELVI re-alizar seu estágio curricular. O estágio apresenta a função de contribuir para que o es-tagiário aproprie-se do signi-ficado social da profissão e da construção de sua iden-tidade profissional, individu-al e coletiva. Nesse sentido, caracteriza-se como contexto apropriado para a reflexão e a discussão.

Nesse período, com a su-pervisão da assistente social da Instituição, a estagiária acompanhou os atendimen-tos individuais, as visitas do-

Estágio de Serviço Social no Lar Padre Jacómiciliares, a elaboração de relatórios e demais funções da profissional, que foram muito importantes para con-solidação de sua aprendiza-gem.

Após o período de obser-vação, Helena desenvolveu seu Projeto de Intervenção sobre Resgate de Valores Morais e Éticos para a Ci-dadania, contribuindo com o Projeto Metamorfose exis-tente na Instituição e desen-volvido nas oficinas com os educandos.Todas as ações programadas tem a intenção de levar a uma reflexão sobre os valores morais e éticos de toda a sociedade, perceben-do a criança e o adolescente como um todo, estendendo para a família ações interdis-ciplinares para atingir os ob-jetivos pretendidos.

A execução do Projeto terá início no mês de maio promovendo o debate sobre os princípios do respeito mú-tuo, solidariedade e justiça entre os educandos, na insti-tuição e na sociedade.

l Helena Marichem Hess Ramos

l Itajaí- SC

Page 40: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

40- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Rio Pardo- RS

Homenagem às mães da Casa da Criança

No dia 26 de maio, os educandos da Casa da Criança realizaram um

momento de homenagens para as mães.

Inicialmente no momento de acolhida, Ir. Lina Mondini realizou uma oração pedin-do a benção e a proteção de Nossa Senhora a todas as famílias. As crianças do turno da manhã realizaram diver-sas apresentações. A turma 01, coordenada pela profes-sora Íris Panta Joaquim, can-tou uma música e passou um vídeo em agradecimento a toda dedicação das mães, mães-avós, mães-madrinhas, mães-tias...Já a turma 02 da professora Márcia Brito, fez uma apresentação dedican-do um presente em forma de sentimento a cada mãe. A tur-ma 03, da professora Cleusa Sturza, apresentou um jogral com o significado da palavra mãe. Ainda como apresenta-ção, o professor Jeferson Sil-veira da Luz, passou um vídeo sobre o verdadeiro sentimento de ser mãe. E para encerrar a manhã de atividades, houve o sorteio de brindes, atividades de alongamento e entrega de lembrancinhas para as mães

As adolescentes do tur-no da tarde das turmas 01 e 02, coordenadas pelas pro-fessoras Íris Panta Joaquim e Cristiane Pinheiro, com ajuda da professora Cleusa Sturza, cantaram e fizeram uma co-reografia da música “Cor da Esperança”, além de apre-sentarem um teatro sobre a receita de um bolo de choco-late, onde as educandas re-presentavam os ingredientes. As mães também assistiram a um vídeo de homenagem ao seu dia, apresentado pelo professor Jeferson Silveira da Luz. Encerrando as ativi-dades, foi feito um sorteio de

brindes e as meninas entre-garam de presente para suas

mães um tapete confecciona-do por elas.

l Maria Camile Carvalho

Homenagem às mães dinamizada pelo Turno da manhã

Homenagem às mães dinamizada pelo Turno da tarde

Filha presenteando a mãe no IMCC

Page 41: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

41- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Rio Pardo- RS

No dia 09 de maio, acon-teceu o 14º Jantar Bingo Beneficente da Casa da

Criança, no Salão Paroquial da Igreja Matriz do Rosário. Na ocasião foi servido um delicioso risoto com saladas variadas.

Após a realização deste evento, o Instituto Medianeira – Casa da Criança vem de-monstrar sua imensa gratidão a todos que de alguma forma colaboraram para o aconteci-mento do evento, realizando doações, ajudando na venda de ingressos, na preparação do jantar, e na organização do evento em geral. O em-penho de tantas pessoas em prol desta Entidade faz com que se dediquem cada vez mais no desenvolvimento das

Casa da Criança realiza com sucesso tradicional Jantar Bingo

l Maria Camile Carvalho

atividades, firmando o com-promisso e comprometimento em atender tantas crianças e adolescentes.

A presença, colaboração e dedicação dos educadores, dos familiares dos educan-dos, da comunidade Riopar-dense e muitas pessoas que ajudaram no anonimato, foi

sem dúvida o grande diferen-cial do evento. O agradeci-mento também ao comércio local que colaborou com doa-ções de brindes para premia-ção do bingo, alimentos para o jantar, e saborosas tortas para serem vendidas, entre outras doações.

Nos dias 21, 22 e 23 de Maio, o Instituto Medianeira Casa da Criança passou por mais uma Auditoria Externa, demonstrando confiança e transparência no trabalho que desenvolve junto a comunida-de Riopardense. A auditoria foi feita pela empresa Audisa Auditores Associados, com sede em Porto Alegre.

Na ocasião, foram ana-lisados documentos e de-monstrações contábeis re-ferentes ao exercício do ano de 2013, onde a Entidade disponibilizou os documentos necessários para fins de con-ferência. As Demonstrações Contábeis foram examinadas pelo Auditor John Ferrugem, que analisou os registros contábeis da Instituição le-vando em conta as Normas

Auditoria externa no IMCC de Rio Pardol Maria Camile Carvalho Brasileiras de Contabilidade.

O Instituto Medianei-ra- Casa da Criança, ciente da responsabilidade com as informações apresentadas, empenha-se na transparência em todas suas ações, para que continue sendo reconhe-cida e merecedora de apoio e parceria de tantos colabora-dores para manter as ativida-des da casa.

A Casa da Criança agra-dece o empenho do Auditor e a colaboração de tantos par-ceiros, que com certeza nos auxiliam no trabalho em de-fesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, e mostra sua credibilidade e compro-metimento através da realiza-ção de ações que promovam mudanças significativas nas condições de vida dos aten-didos em situação de risco e

vulnerabilidade social, minimi-zando os riscos em que estão expostos.

Participantes do Bingo do IMCC

Page 42: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

42- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Uruguaiana- RS

No mês dedicado às Mães, o Instituto Laura Vicuña preparou uma

linda homenagem para as Mães Salesianas dos estu-dantes do turno da tarde. A programação iniciou no salão de atos da escola com um momento de ação de graças pela vida e dom de cada Mãe, onde todas as participantes, num momento de oração, fi-zeram seus pedidos e agra-decimentos ao Deus da vida, pelas famílias, pelos filhos e filhas, e pelas bênçãos re-cebidas, finalizando com a entrada da imagem de Nos-sa Senhora Auxiliadora, que emocionou a todas.

Após o término desse momento inicial, os estu-dantes surpreenderam suas mães no pátio da escola atra-vés de um parabéns coletivo, momento único de alegria, e demonstração de amor, que continuou em cada sala de aula, preparada com muita dedicação pelos estudantes e suas professoras, para rece-ber cada mãe, e juntos, sabo-rearem o delicioso chá, com a entrega dos presentes con-feccionados pelos próprios fi-lhos e filhas.

Festa das Mães no Instituo Laura Vicuñal Ir. Heide Teixeira dos santos

Crianças homenageando às mães no Laura Vicuña

Irmã Denize recepcionando as mães do ILV

Mães professoras no ILV

Page 43: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

43- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Uruguaiana- RS

Aconteceu no período de 17 a 20 de abril, o II Congresso Continental

de ex-alunos jovens Salesia-nos na cidade de Lujan na Ar-gentina, com o tema: Juven-tude Salesiana, Sentinelas da Manhã. Uma delegação do Instituto Laura Vicuña for-mada pelos ex-alunos: Maria do Horto dos Santos Enci-na, Jacielli Urrusola Belina-ro e Eduardo Massoco Rios acompanhados pela Ir. Blon-dina Walchak participou deste grande momento de reflexão, reavivamento do carisma Sa-lesiano e encontro com ou-tras delegações de diferentes Países. Foram dias de muita vivência, troca de experiên-cia, oração e estudo para tra-çar as linhas orientadoras da caminhada dos ex-alunos.

Ex-alunos do Instituto Laura Vicuña participam de Congresso Continental

l Alexsandro Posatto

Aconteceu no dia 01 de maio de 2014, na cidade de Santa Rosa, o retiro trimes-tral da Família Salesiana que reuniu os grupos da região da fronteira, para um dia de con-vivência, oração e reflexão sobre a Estreia do Reitor Mor.

A condução da espiritu-alidade e reflexões ficou sob a responsabilidade de Ir. De-nize Salvador, FMA e Pe. Ri-cardo da Costa Vicente, SDB. Ficou evidente que não basta somente conhecer a história e o método de Dom Bosco, mas apropriar-se da sua espi-ritualidade como forma de vi-ver em continua sintonia com Deus. Este é o desafio que a Família Salesiana tem para trabalhar com a juventude no tempo da pós-modernidade, na era da tecnologia. Todos

Família Salesiana realiza encontro em Santa Rosal Ir. Denize Salvador

são chamados a evangelizar e educar segundo as exigên-cias dos novos tempos. Neste sentido, faz-se necessário ter uma espiritualidade enraiza-da na Palavra de Deus fonte inspiradora do agir salesiano na missão educativa evange-lizadora.

O grupo destacou a im-portância do encontro, da convivência e da alegria com-partilhada para que juntos possam viver os valores do carisma salesiano atualizan-do no hoje o sonho de Dom Bosco.

Ex-alunos participando do Congresso Continental

Participantes do retiro da Família Salesiana em Santa Rosa

Page 44: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

44- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Aparecida- SP

Com a presença de mais de 700 participantes, o 1º Congresso America-

no da Infância e Adolescência Missionária (CAIAM) aconte-ceu em Aparecida (SP) nos dias 23, 24 e 25 de maio. Representando a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, Ir. Heide Teixeira dos Santos, coordenadora Inspetorial de Animação Missionária, mar-cou presença.

O evento promovido pe-las Pontifícias Obras Missio-nárias (POM), em parceria com as POM do continente americano, teve como tema “IAM da América a serviço da missão” e lema “Vocês são meus amigos!” (Jo 15-14) e contou com a participação de 654 assessores e coordena-dores da IAM de 17 países, sendo 523 do Brasil.

O encontro teve como

Irmã Salesiana participa do I Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária

l Ir. Heide Teixeira dos Santos

objetivo reunir secretários e animadores para celebrar, na América, a finalização das co-memorações dos 170 anos de fundação da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, fortalecer a co-munhão entre assessores e secretários nacionais das IAM, delinear linhas de ações para o trabalho da IAM no continente, reanimar a espiri-

tualidade da Infância e Ado-lescência Missionária.

Entre painéis, testemu-nhos missionários e fóruns temáticos, o congresso pro-porcionou aos participantes partilha e reflexões sobre caminhos e perspectivas de crescimento da Obra Pontifí-cia da Infância e Adolescên-cia Missionária no Brasil e na América.

Page 45: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

45- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Porto Alegre- RS

Coordenadores de Pastoral do Pólo POA participam de Formação da RSE

Nos dias 16 e 17 de maio, os coordenadores de Pastoral do Polo POA,

estiveram reunidos com os formadores de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas, Professor Antonio Boeing e professora Sonia de Stoz. O objetivo deste encontro foi: aprofundar a espiritualidade de Dom Bosco entendendo que “sua espiritualidade é de quem desenvolve uma pasto-ral ativa, não contemplativa, uma pastoral de mediação entre espiritualidade douta e espiritualidade popular”. (Es-tréia, 2013). Os coordenado-res foram convidados a refletir o tema da Espiritualidade Ju-venil Salesiana à luz do texto bíblico: Discípulos de Emaús; outro tema de reflexão foi o Núcleo animador presente

nas Linhas Orientadoras da Missão das FMA. Esses te-mas foram abordados por Pe. Gilson da Silva e Ir. Solange Sanches, respectivamente. Os dois dias foram um tempo muito rico de partilha e trocas, percebeu-se o lindo caminho que cada presença do Sul do Brasil vem fazendo, pois a cada ano se cresce mais na consciência de que cada es-cola é uma escola em Pas-toral. Ressaltou-se a impor-tância de se ter um Projeto Educativo Pastoral, pois este norteia as ações e dá consis-tência ao processo de educar evangelizando e evangelizar educando. Outro destaque foi o vídeo dos diálogos de for-mação com a foi a palestra de Padre Marcos Sandrini: “Es-colas Católicas em tempos de

travessia”. Em sua palestra, o Pe. Marcos Sandrini enfati-za que o educador salesiano precisa essencialmente de 3 coisas: Uma forte experiên-cia de Deus; Estudo; e Saber conviver com o educando. A professora Sonia apresentou os Critérios para a Pastoral Escolar avançar e aprofundar o Carisma, Espiritualidade e Pedagogia. Professor Boeing aprofundou ainda alguns as-pectos essenciais da identi-dade católica, enfatizando o papel da escola católica que é de promover a formação in-tegral da pessoa, tendo seu fundamento em Cristo, com identidade eclesial e cultural, e com excelência acadêmica.

Participantes das unidades das FMA e dos SDB do Encontro de Pastoral da RSE l Ir. Solange Sanches

Page 46: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

46- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Porto Alegre- RS

Encontro de Equipes reúne Irmãs, Salesianos e Leigos na Casa Santa Teresa

Nos dias 03 e 04 de maio, aconteceu em Porto Alegre, na Casa Santa

Teresa, a primeira reunião de equipes das inspetorias São Pio X (SDB) e Nossa Senhora Aparecida (FMA). Estiveram presentes 59 pessoas das equipes de Animação Voca-cional, Animação Missionária, Comunicação e Articulação da Juventude Salesiana.

O sábado teve início com a acolhida de Ir. Maria Floria-ni, em seguida, a oração da manhã foi conduzida por Ir. Cristina, momento em que o Padre Asídio Deretti, SDB re-cebeu a imagem de Maria Au-xiliadora como protetora para a Família Salesiana, já que este ano assumirá como Ins-petor da Inspetoria São Pio X.

Os trabalhos do dia ti-veram início com o Padre Oswaldo Bisewski, que de-senvolveu a temática da Es-piritualidade Salesiana. Ao fazer memória da vida de Dom Bosco, Pe Oswaldo lembrou a todos a necessida-de de fazer a experiência de Deus para viver Dom Bosco. Citou a necessidade de ter um projeto de vida e vivê-lo nas comunidades. Dom Bos-co já sabia o que queria ser, santo, desde seu “sonho dos nove anos”. Em seguida pas-sou para a “nova realidade”, o mundo virtual, que ossalesia-nos devem entender “o novo pátio”. Citou que no Brasil o Facebook é a rede social que mais cresce entre os jovens. E como este fato se mostra um desafio para os educado-res salesianos que precisam estar nos antigos e novos pá-tios, para ajudar os jovens a fazerem um crescimento pes-soal em todos os sentidos.

À tarde as equipes foram divididas para executarem

suas respectivas ações. Os trabalhos do dia encerraram com a missa, presidida pelo Padre Volnei Rafael Seve-nhani, concelebrantes: Padre Dirceu Fernando Belotto, Pa-dre Evaldo Nogueira da Silva e Diácono Juracir Deretti; e a animação pelo Irmão Ander-son e Irmãs Salesianas.

O domingo teve início com a celebração eucarísti-ca, presidida pelo Padre Así-dio Deretti e concelebrada pelo Padre Edvaldo Nogueira

e pelo Diácono Juracir Deret-ti. Em seguida, os Inspetores, Padre Asídio Deretti (SDB) e Irmã Maria Floriani (FMA) passaram as demais orienta-ções e eventos das inspeto-rias. Abriram espaço para os coordenadores apresentarem suas atividades. Padre Ed-valdo Nogueira iniciou men-cionando o cronograma do Encontro Inspetorial de Jo-vens e posse do novo Padre Inspetor e vice, Padre Asídio Deretti e Padre Gilson Silva

Page 47: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

47- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Porto Alegre- RS

respectivamente. Em segui-da, o Padre Sergio apresen-tou as atividades pensadas pela Animação Missionária para 2015 e congresso da AJS. Irmã Solange Sanches (FMA) apresentou o projeto interâmbito, “Prepara-te, A vida é um show!”, que iniciou em 2014 nas comunidades da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (INSA). Irmã Maria Floriani (FMA) também ex-plicou e mostrou um pouco mais da atuação das Irmãs, enfatizando que este é de fato, um belo trabalho da a primeira profissão da noviça Cassiana Gonçalves de Pon-ta Grossa fará seus votos em 17 de Janeiro de 2015. Em seguida, Padre Tarcizio Odelli (SDB) repassou os frutos dos trabalhos da equipe de comu-nicação. Após o Padre Gilson Silva (SDB) explicou, refletiu e distribuiu o livro “A Pastoral Juvenil Salesiana – quadro referencial”, escrito pelo se-tor da Pastoral Juvenil Sa-lesiana, e que nortearão os

trabalhos salesianos com os jovens.

Por fim, Padre Asídio re-forçou o convite para o dia 24 de Maio, não somente por sua posse, mas também para

um agradecimento ao atual Inspetor Orestes Carlinhos Fistarol (SDB). Logo após, to-dos foram para as fotos tradi-cionais e em seguida retorno às reuniões por equipes.

Page 48: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

48- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l San Jose- Costa Rica

Irmãs se reúnem para avaliação e planejamento da ECOSAM

Ao término dos três anos de animação, o grupo de coordenação ECO-

SAM (Equipe de Coordena-ção da Comunicação Social da América) encontrou-se, de 4 a 9 de maio, para um tem-po de avaliação e de progra-mação, além da eleição da Coordenadora Geral à qual é confiada a tarefa para o novo triênio (2014-2017). O encon-tro realizou-se na sede pro-vincial da Inspetoria “Nossa Senhora dos Anjos” (CAR). Como estabelece o Estatuto, estava presente a Conselhei-ra para a Comunicação So-cial, Ir. Giuseppina Teruggi, de Roma, as Presidentes das Conferências Inspetoriais da América, cada Coordenadora nomeada por sua Conferên-cia e que constituem o grupo coordenador. Do Brasil es-tiveram presentes Ir. Marcia Koffermann que assume este ano a coordenação da Ecos-brasil e a Ir. Maria Socorro Tabosa que deixa este tra-balho. Na saudação inicial, a Conselheira Geral transmitiu as palavras da Madre Yvonne

Reungoat, assegurando seu apoio e sua plena confiança em relação a este organismo de coordenação, cuja história começou depois de constituí-do o âmbito CS, em 1990. O caminho feito, cujo percurso a Conselheira traçou, evidencia a significatividade da ECO-SAM para a animação da CS na América.

O encontro teve como ob-jetivos das jornadas: avaliar o Plano trienal da ECOSAM (2011-2014), eleger a nova Coordenadora geral para o triênio 2014-2017, elaborar o Plano trienal para os anos sucessivos. Tais objetivos fo-ram plenamente alcançados, graças ao trabalho intenso, responsável e participado de todas as presentes. Os relatórios sobre o caminho feito no triênio em cada Con-ferência interinspetorial per-mitiram constatar os passos realizados pela ECOSAM nas realidades concretas das Ins-petorias americanas: salien-tam-se bons níveis alcança-dos, sobretudo em algumas realidades. Não faltam cer-

tamente desafios, que foram analisados com realismo, mas também com uma visão de esperança.

A jornada conclusiva trou-xe a nomeação – por parte das Presidentes de Conferên-cia – da Coordenadora geral da ECOSAM na pessoa de Ir. Susana Li Tong, confirma-da para um segundo triênio. Entre as palestras oferecidas às participantes, interessante aquela da Dra. Adela Mata com o tema “Redes de co-municação para a gestão in-terâmbitos” e Ir. Rosa Mollo que partilhou um projeto de Educomunicação proposto pelo CELAM, para o qual so-licitou a colaboração do Insti-tuto das FMA para o mesmo.

No decorrer dos dias, uma tarde foi dedicada à visi-ta aos lugares da experiência da Beata Maria Romero, que justamente em São José rea-lizou o seu caminho de san-tidade em uma vida inteira-mente dedicada a Deus para o serviço aos mais pobres.

Nova equipe de coordenação da ECOSAM, juntamente com as presidentes das Conferência e Ir. Giuseppina Teruggi, Conselheira do Âmbito da CS

Page 49: PÁGINAS · 2019. 1. 31. · 06-Páginas Vivas Ano 47- n.329lEspecial “ Somos uma Família Re-ligiosa que é toda de Ma-ria”, isso as Constituição das FMA deixa para as Sa-lesianas

Aniversariantes de Maio:02. Ir. Gema Olivo

05. Ir. Thecla Zajdowicz09. Ir. Maria Plebani

11. Ir. Gema Scoz19. Ir. Elena Dallabona23. Ir. Iracema Zóboli24. Ir. Joanita Pereira

Inspetoria N. S. AparecidaRua Gonçalo de Carvalho, 390Bairro Floresta90.035 – 170 Porto Alegre – RSFone: (51) 3311 [email protected]@salesianasbpa.com.br

PÁGINAS VIVASInformativo mensal daInspetoria N. S. Aparecida – BPAAno 47 N. 329– Maio de 2014...........................................................

Inspetora: Ir. Maria FlorianiCoordenação: Ir. Marcia KoffermannCorrespondentes: Cassiana Ferreira, Jâni Bagatini, Ir. Cristina Shorck, Maria Camile Carvalho, Ir. Iara Poffo; Ir. Adriana M. Boe-no, Roberto Molina, Julio Daniel, Indianara Laurentino, Júlio Daniel Bilhalva...........................................................

49- Páginas Vivas Ano 47- n.329

l Porto Alegre- RS

Irmãs participam de encontro de Espiritualidade

Nos dias 30 e 31 de maio, as Irmãs da Inspetoria Nossa Senhora Apa-

recida tiveram a oportunida-de de participar de mais um encontro de Espiritualidade realizado na Casa Santa Te-resa. O encontro teve como tema geral: “Conectadas com Jesus e na escuta atenta da realidade, caminhamos em direção ao XXIII Capítulo Ge-ral”, proporcionando um mo-mento de parada, reflexão e aprofundamento em relação ao ser FMA e ao tema do Ca-pítulo que se aproxima.

Na sexta-feira pela ma-nhã, o Frei Vanildo Zugno tra-balhou a temática: “Desafios e perspectivas para a Igreja e a Vida Religiosa”. Frei Vanil-do fez uma análise da conjun-tura atual, trazendo presente as perspectivas atuais para a vida religiosa consagrada, com suas possibilidades e desafios. Foi um momento de esclarecimento sobre ques-tões sociais, políticas, cultu-rais, econômicas e religiosas que direta ou indiretamente influenciam na forma como se vive a consagração e o anúncio do Evangelho.

Na sexta-feira à tarde e durante o domingo, foram fei-tas várias partilhas e repas-ses sobre assuntos variados, visto que durante a Assem-bleia do final de ano terá um tempo reduzido para tais en-caminhamentos, em função do repasse do Capítulo Geral.

Nos dois dias a comuni-dade inspetorial teve a opor-tunidade de participar da celebração eucarística, pre-sidida pelo Padre Sebastião

Camargo – SDB de Viamão. O encontro de Espiritualida-de é sempre um momento salesiano de encontro, de vivência do Espírito de famí-lia e aprofundamento do ser religiosas em um mundo que exige sempre uma maior ca-pacitação, escuta e abertura ao diálogo com as diversas realidades, sem perder o que é essencial e que caracteriza o ser Filha de Maria Auxilia-dora.

Aniversariantes

Irmãs participantes do Encontro de Espiritualidade