origens dos stocks mf

4
Os stocks podem ter diversas origens, uns são involuntários enquanto outros são deliberados . Origens dos stocks Os stocks involuntários derivam de: Erros na previsão da procura. Produção acima necessária.

Upload: martafigueiredo13

Post on 25-Jul-2015

134 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Origens dos stocks mf

Os stocks podem ter diversas origens, uns são involuntários enquanto outros são deliberados.

Origens dos stocks

Os stocks involuntários derivam de: Erros na previsão da procura. Produção acima necessária.

Page 2: Origens dos stocks mf

Os stocks deliberados derivam de: Produção antecipada devido a um prazo longo que decorre entre a encomenda e a produção. Produção antecipada para nivelamento das flutuações da procura. Stocks necessários para compensar irregularidades na gestão da fabricação (maquinagem), do controlo e dos transportes. Stocks de segurança para o caso de avaria das máquinas ou da existência de produtos defeituosos. Stocks resultantes da produção de lotes de grande dimensão a fim de evitar os tempos longos de mudança de série.

Page 3: Origens dos stocks mf

1- Permitir anular ou minimizar as variações imprevisíveis da procura do consumo de materiais, dos prazos de entrega e da qualidade dos materiais recebidos.

2- Conseguir uma certa autonomia entre a produção, as vendas e as compras, não fazendo reflectir na produção e nas vendas as variações sazonais.

3- Permitir a compra a custos mais favoráveis e a produção de bens a custos inferiores.

4- Beneficiar de descontos pela compra de grandes quantidades.

5- Fazer fase a situações imprevisíveis de falta de produtos em armazém.

Objectivos dos stocks

Page 4: Origens dos stocks mf

1 – Sempre que os stocks ultrapassem os limites do razoável tornam-se inutes e passam a ser considerados uma grande desvantagem para a empresa.

2- Existem produtos que não podem ser guardados em stock, como o caso do pão, dos legumes e de tantos outros produtos cuja fragilidade não permite a sua conservação durante muito tempo.

3- O custo de constituição de um stock é bastante elevado e a empresa tem de o suportar (pois enchem os armazéns e tornam-se um peso morto para a empresa).

4- A possibilidade de ruptura de stock conduza a uma falha nas vendas ou na produção. As empresas arriscam-se a perder clientes ou a parar todas a sua linha de fabrico devido á falta de produtos ou de matérias-primas.

Limitações