origem das medidas de tempo

10
Por: Cássia Dinis Carvalho Trabalho de Informática Educativa II

Upload: cassiadcarvalho

Post on 01-Jul-2015

12.014 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Trabalho desenvolvido para o curso de informatica educativa II, sobre a origem das medidas de tempo.

TRANSCRIPT

Page 1: Origem das medidas de tempo

Por: Cássia Dinis Carvalho

Trabalho de Informática Educativa II

Page 2: Origem das medidas de tempo

Da observação do céu o homem retirou as primeiras medidas de tempo, dividindo-se em duas partes – dia e noite -, associadas ao sol e a lua.

Durante séculos essa divisão foi suficiente. O dia era dedicado ao trabalho , à vida em comunidade; e a noite ao sono e descanso.

No entanto, milênios antes de Cristo, o Ser humano começou a observar que as sombras das árvores e das pedras, projetadas pelo sol, moviam-se e, pelo caminho percorrido por elas, era possível estabelecer um sistema de medida para passar o tempo.

Page 3: Origem das medidas de tempo

Numa das primeiras tentativas de marcar o tempo, os Chineses cravaram uma estaca no solo, num lugar onde o sol batesse o dia todo. Observando o deslocamento da sombra da estaca, fizeram quatro riscos no solo, dividindo o dia em quatro partes iguais.

Posteriormente, cada uma das quatro partes foi dividida em outras três, passando o dia a ter doze partes iguais (12 horas).

Nesse passado bem remoto as atividades humanas estavam restritas aos períodos em que havia claridade. Dessa forma, só depois de muito tempo estabeleceu-se que a noite também teria a duração de 12 horas, ficando o período entre um amanhecer e outro com 24 horas no total.

Page 4: Origem das medidas de tempo

A certa altura de sua história, o homem já sabia contar, conhecia um pouco de matemática e se aventurava longe de seu território, por terra e por mar. A divisão do tempo em horas passou a não ser suficiente.

A hora foi dividida em 60 partes iguais, ficando a unidade de tempo quebrada, diminuída (diminuta – Minuto). Cada unidade foi dividida uma segunda vez, dando origem ao segundo.

Page 5: Origem das medidas de tempo

1 dia = 24 horas 1hora = 60 minutos 1 minuto = 60 segundos Essa divisão foi eficiente durante muitos

séculos, mas busca pela precisão mostrou que ela ocasionava erros, pois o movimento de rotação da Terra dura na verdade 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Por isso, na década de 1950, o segundo foi redefinido como tempo correspondente a 9 192 631 770 ciclos de radiação emitida entre dois níveis de energia do átomo de césio-133. Um padrão aparentemente complicado, mas que gera erro de apenas 1 segundo a cada mil anos.

Page 6: Origem das medidas de tempo

Se o Sol ensinou a medir as horas, a Lua mostrou como contar as semanas e os meses.

O homem contou quantos dias durava cada fase da Lua: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Eram 7, aproximadamente. Cada intervalo de 7dias foi chamado pelos romanos de septimana ( 7 manhãs).

Page 7: Origem das medidas de tempo
Page 8: Origem das medidas de tempo

Repare que a língua portuguesa não seguiu a tradição latina (exceto para o sábado e o domingo) para nomear os dias da semana.

Por que a palavra feira?

A origem do uso dessa palavra está no costume cristão de consagrar a Semana Santa à oração e meditação. Os sete dias dessa semana eram feriados (feriae). Como os cristãos numeravam os dias da semana a partir do sábado, o segundo dia depois do sábado era chamado secunda feriae – posteriormente segunda- feira, e assim por diante.

Page 9: Origem das medidas de tempo

O homem também percebeu que entre a lua nova e outra transcorria um número de dias constante ao qual chamaram metior (de metiri – medir). Fixava-se outra medida de tempo – o mês -, que era lunar.

Da observação de que a passagem de doze lunações coincidia aproximadamente com a volta das flores surgiu o ano, com tempo de duração de 12 meses.

No entanto, os sábios astrônomos da Babilônia perceberam que o movimento do Sol exercia maior influência sobre a natureza do que a Lua e julgaram mais acertado tomar a passagem do Sol duas vezes seguidas por uma estrela fixa como medida para o ano.

O caminho percorrido pelo Sol era chamado de zodíaco. Nele agruparam-se 12 constelações, cada uma correspondendo a 1/12 do caminho, ou 1 mês.

Também os Babilônios dividiram o ano em 12 meses! A Babilônia foi conquistada e parte dos seus conhecimentos

foram transmitidos aos egípcios, gregos e romanos, que em pouco tempo passaram a utilizar os meses do Zodíaco e o ano Solar.

Page 10: Origem das medidas de tempo

ANDRINI,Álvaro. ZAMPIROLO,M.J.C.V.Novo Praticando Matemática.São Paulo. Editora do Brasil, 2002. 1ª edição.

ZAMPIROLO,M.J.C.V. O minuto e o segundo. Módulo Matemática – Na dança das horas. PEC - Projeto Escola e Cidadania. São Paulo. Editora Brasil, 2000.p.11.