origem da palavra carnaval

4
ORIGEM DA PALAVRA CARNAVAL A origem da palavra "carnaval" é objeto de ampla controvérsia. Para uns, a palavra vem do prefixo grego CARN, que se refere ao carro (ou carroça) usado nas paradas religiosas, como os empregados nas festas anuais em honra ao deus Apolo. Para outros, o nome vem da expressão italiana CARNE LEVARE, que significa "tirar a carne", numa referência à proibição católica de se comer carne durante a Quaresma. Para outros ainda, a palavra vem do latim CARNE VALE, que significa "adeus à carne", indicando que eram os últimos dias em que se podia comer carne antes da quaresma. Para outros ainda também, carnaval é uma tradução de CARNE VALE, que significaria "despedida do corpo", uma vez que nesta época as pessoas são estimuladas a se soltarem e se envolverem com as atividades carnavalescas. Nosso dicionário Houaiss anota que a palavra vem do latim clássico CARNEM LEVÁRE, substantivo que significa "abstenção de carne"; o termos ocorre em vários dialetos da Itália e, provavelmente, do milanês CARNELEVALE (1130), fixa-se no italiano como CARNEVALE (sXIV) e daí no francês CARNEVAL (1552) ou CARNAVAL (1680), passando às demais línguas européias ainda no século 17. Segundo Houaiss, parecem sem fundamento histórico as hipóteses que derivam a palavra da locuçao latina CARRUS NAVALIS (carro naval), por associação à carreta em forma de barco ussada em festas populares romanas. ORIGEM DA FESTA O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

Upload: kamilla-souza

Post on 30-Jul-2015

1.518 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Origem da palavra carnaval

ORIGEM DA PALAVRA CARNAVALA origem da palavra "carnaval" é objeto de ampla controvérsia.Para uns, a palavra vem do prefixo grego CARN, que se refere ao carro (ou carroça) usado nas paradas religiosas, como os empregados nas festas anuais em honra ao deus Apolo.Para outros, o nome vem da expressão italiana CARNE LEVARE, que significa "tirar a carne", numa referência à proibição católica de se comer carne durante a Quaresma.Para outros ainda, a palavra vem do latim CARNE VALE, que significa "adeus à carne", indicando que eram os últimos dias em que se podia comer carne antes da quaresma.Para outros ainda também, carnaval é uma tradução de CARNE VALE, que significaria "despedida do corpo", uma vez que nesta época as pessoas são estimuladas a se soltarem e se envolverem com as atividades carnavalescas.Nosso dicionário Houaiss anota que a palavra vem do latim clássico CARNEM LEVÁRE, substantivo que significa "abstenção de carne"; o termos ocorre em vários dialetos da Itália e, provavelmente, do milanês CARNELEVALE (1130), fixa-se no italiano como CARNEVALE (sXIV) e daí no francês CARNEVAL (1552) ou CARNAVAL (1680), passando às demais línguas européias ainda no século 17.Segundo Houaiss, parecem sem fundamento histórico as hipóteses que derivam a palavra da locuçao latina CARRUS NAVALIS (carro naval), por associação à carreta em forma de barco ussada em festas populares romanas.

ORIGEM DA FESTAO carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos.A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade.

TIPOS DE MANIFESTAÇÕES DE CARNAVALO carnaval é uma festa popular do povo brasileiro. É uma festa móvel sem dia determinado, porém antecede a quaresma.Esta festa acontece no país todo, sendo que em cada localidade prevalece um tipo característico.O mais conhecido é o carnaval de rua. Desde os tempos mais antigos, as pessoas se juntavam em grupos, chamados blocos, e se caracterizavam com roupas engraçadas e divertidas. Saíam com seus grupos de batucada, dançando, cantando as marchas carnavalescas e se divertindo muito.

Page 2: Origem da palavra carnaval

 Carnaval de rua antigo

Com o passar dos anos a festa de carnaval mudou muito.No Rio de Janeiro há o predomínio dos sambas, pagodes e os sambas enredo apresentados pelas escolas de samba. Este carnaval é conhecido mundialmente em razão das belezas das fantasias, como das baianas, mestre-sala e porta-bandeira, passistas, além das alegorias, carros enfeitados, variando de acordo com o enredo ou tema da escola de samba.

 Ala das Baianas – Rio de Janeiro

Uma outra festa bem conhecida mundialmente é a de Olinda e a de Recife, em Pernambuco, com apresentações de frevo, uma dança de ritmo eletrizante. Dançarinos fazem acrobacias e malabarismos dançando com sombrinhas e mostrando grande habilidade com as pernas. Existe ainda a disputa pelos bonecos gigantescos, caracterizados de personagens políticos, que fazem grande alegria da população.

Page 3: Origem da palavra carnaval

 Malabarismo e acrobacia da dançarina de frevo

O carnaval de Salvador diferencia-se desses outros por contar com os trios elétricos, que passeiam pelas ruas da cidade. Os trios são caminhões montados com grandes aparelhagens de som, muito potentes, para poderem se propagar nas ruas. Cantores famosos fazem a festa do povo, cantando e dançando em cima dos carros, puxando grandes multidões.

Trio elétrico arrastando multidões

BIBLIOGRAFIA

http://www.escolaconego.com.br/0,,materia,principais-manifestacoes-do-carnaval- brasileiro,258.aspx

http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm http://www.prazerdapalavra.com.br/index.php?

option=com_content&view=article&id=1064:origem-da-palavra-carnaval&catid=1339:ilustracoes-para-pregadores&Itemid=100065