orientaÇÕes sobre execuÇÃo e prestaÇÃo de...

8
ORIENTAÇÕES SOBRE EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PROGRAMAS DO FNDE: PDDE E SUAS AÇÕES AGREGADAS Secretaria Municipal da Educação Diretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças Fundo Municipal de Educação.

Upload: phungthu

Post on 24-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

ORIENTAÇÕES SOBRE EXECUÇÃO EPRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PROGRAMAS

DO FNDE: PDDE E SUAS AÇÕES AGREGADAS

Secretaria Municipal da EducaçãoDiretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças

Fundo Municipal de Educação.

ORIENTAÇÕES SOBRE EXECUÇÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS PROGRAMAS DO FNDE: PDDE

E SUAS AÇÕES AGREGADASO FNDE é responsável por transferir recursos financeiros para auxiliar o funcionamento da

educação básica da rede pública aos Conselhos Escolares que tem a obrigação de executar e prestar contas sobre a aplicação do dinheiro recebido.

DA DESTINAÇÃO DOS RECURSOS

Os recursos do programa destinam-se à cobertura de gastos com material de consumo, manutenção e serviços (Custeio) e aquisição de material permanente (Capital) que concorram para a garantia do funcionamento e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, devendo ser empregados conforme cada programa desenvolvido pela escola:

É VEDADA A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS

Implantação de outras ações que estejam sendo objeto de financiamento por outros programas do FNDE;

Gasto com pessoal;

TIPOS DE RECURSOS

CUSTEIO: Destina-se à aquisição de materiais de consumo e contratação de serviços para funcionamento e manutenção da escola;

Exemplos:

Manutenção, conservação e pequenos reparos; Materiais de limpeza, expediente e de manutenção da rede física; Implementação de projeto pedagógico;

CAPITAL: Destina-se à aquisição de equipamentos e mobiliários para as escolas. Exemplos:

Impressora, TV, DVD, Instrumentos musicais, geladeiras, liquidificador, fogão, guilhotina, encadernadora, caixa de som, bebedouro...

OBS. É imprescindível respeitar a divisão dos recursos: Custeio x Capital.

Secretaria Municipal da EducaçãoDiretoria de Planejamento, Orçamento e FinançasFundo Municipal de Educação.

DA EXECUÇÃO DOS PROGRAMAS

O Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE possui varias ações agregadas que possuem objetivos próprios, sendo assim, cada execução do recurso deve obedecer o programa ao qual pertence, vejamos abaixo:

PDDE – Básico: recursos suplementares destinados à cobertura de aquisição de material de consumo, serviços e compras de equipamentos.

MAIS EDUCAÇÃO:

* EDUCAÇÃO INTEGRAL: Destinam-se ao ressarcimento de monitores, compras de kit’s e despesas gerais visando o desenvolvimento das atividades da educação Integral.

* ESCOLA COMUNIDADE (ESCOLA ABERTA): Custear o ressarcimento de oficineiros/supervisores, material de consumo e materiais permanentes visando desenvolver oficinas e atividades nos finais de semana.

PDDE QUALIDADE:

* ATLETA: Os recursos deverão ser empregados na aquisição de materiais e/ou contratação de serviços para realização de atividades esportivas

* MAIS CULTURA: Utilizar o recurso para a aplicação de projetos pedagógicos de escolas da rede pública com experiências culturais e artísticas diversas

* SUSTENTÁVEL: Assistência financeira a projetos de educação ambiental nas escolas.

PDDE ESTRUTURA:

* ESCOLA ACESSÍVEL: destinados à promoção da acessibilidade e inclusão escolar de estudantes público alvo da educação especial.

* ESCOLA NO CAMPO: Manutenção, conservação e pequenos reparos nas instalações das escolas com classes multisseriadas localizadas no campo.

Cobertura de despesas bancárias;

Festividades e comemorações (coquetéis, recepções, premiações, decorações);

Pagamento de contas de água, energia elétrica, telefone, gás e taxas de qualquer natureza;

Recolhimento de tributos não incidentes sobre os bens adquiridos ou serviços contratos para consecução do objeto do programa, entre outros.

Secretaria Municipal da EducaçãoDiretoria de Planejamento, Orçamento e FinançasFundo Municipal de Educação.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – PDE ANTIGO:

Recurso destinado a apoiar e incentivar a gestão escolar.

DAS FORMAS DE APLICAÇÃO E EXECUÇÃO DOS RECURSOS (PAGAMENTOS)

A movimentação do recurso somente será permitida para pagamento de despesas relacionadas com as finalidades de cada programa; Será admitida a realização de pagamentos pelas UEx (Conselhos Escolares), apenas mediante cheque nominativo ao credor.

Todos os pagamentos devem ocorrer até o dia 30/11/2016, exceto nos casos de ressarcimento dos monitores do MAIS EDUCAÇÃO que podem ocorrer até o dia 20/12/2016.

Não é permitida a antecipação de pagamentos, a data de aquisição deverá ser igual ou posterior a data da nota fiscal, recibo ou fatura.

Enquanto não usados na sua finalidade, os recursos do PDDE deverão ser aplicados, obrigatoriamente, em caderneta de poupança aberta especificamente para o programa ou aplicações financeiras. O produto das aplicações financeiras deverá ser obrigatoriamente, computado como crédito da conta específica e ser aplicado, exclusivamente, nas finalidades do programa.

As aquisições carecerão ter, no mínimo, três orçamentos, que devem conter Nome da Empresa, CNPJ, Endereço, Carimbo da loja com CNPJ e assinatura do vendedor.

As Notais Fiscais/Recibos devem conter Atesto de recebimento, Carimbo de pago e identificação do programa (Recurso PDDE/2016, Recurso PDDE/MAIS EDUCAÇÃO 2016, Recurso PDDE/Qualidade – Atleta...) e o número de tombamento (ou a solicitação à SEMGE para tombamento), caso a nota fiscal seja referente a um equipamento ou mobiliário (Capital).

Notas Fiscais em nome do conselho escolar e seu respectivo CNPJ.

* PDE ESCOLA: Apoio à gestão escolar baseado no planejamento participativo e destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar a sua gestão

Secretaria Municipal da EducaçãoDiretoria de Planejamento, Orçamento e FinançasFundo Municipal de Educação.

DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRESTAÇÃO DE CONTAS 2016

1. Ofício de Encaminhamento da Prestação de Contas

2. Parecer do Conselho Fiscal sobre a regularidade das contas.

3. Demonstrativo da Execução da Receita e da Despesa e de Pagamentos Efetuados

4. Conciliação bancária, com o valor correspondente ao saldo a reprogramar para o exercício seguinte descrito no demonstrativo confere com último saldo do extrato de movimentação bancária.

5. Relação de Bens Adquiridos e/ou Produzidos, apenas referente a bens de capital.

6. Termo de Doação dos Bens Permanentes, apenas referente a bens de capital.

7. Extrato de movimentação bancária da conta corrente e aplicação financeira (Conta poupança, Supremo, BB CDBDI com líquido projetado, Renda Fixa...) de janeiro à dezembro de 2016).

8. Documentos comprobatórios de despesas (Notas Fiscais, faturas, recibos originais), lembrando que estes documentos devem conter carimbo de pago, atesto de recebimento, e identificação do Programa (Recurso PDDE/2016, Recurso PDDE/MAIS EDUCAÇÃO 2016, Recurso PDDE/Qualidade – Atleta 2016...)

9. Cópias de cheques (somente nominal) de todas as despesas efetuadas. Um cheque para cada despesa, no caso do programa Mais Educação e Escola Comunidade um cheque para cada monitor/oficineiro.

10. Apresentar os 3 (três) orçamentos e a consolidação de pesquisa de preço de todas as aquisições.

Obs. Os modelos de formulários e as orientações de preenchimento estarão disponível no site: educacao.salvador.ba.gov.br.

Para as Escolas participantes do MAIS EDUCAÇÃO e ESCOLA COMUNIDADE devem compor ainda as Prestações de contas:

- Termo de Adesão; - Recibo de ressarcimento; - Relatório Mensal de atividades e - Lista das atividades desenvolvidas e nome do monitor responsável por cada atividade.

Para as Escolas participantes do PDDE Estrutura (Escola Acessível, PDE Escola, Escola no Campo e PDDE água e esgotamento sanitário) devem trazer o respectivo Plano de Ação.

Para as Escolas participantes do PDDE Qualidade / PDDE Sustentável, devem trazer o respectivo Plano de Ação.

Para as Escolas participantes do PDDE Qualidade / MAIS CULTURA, devem apresentar o respectivo Plano de Atividade Cultural.

Secretaria Municipal da EducaçãoDiretoria de Planejamento, Orçamento e FinançasFundo Municipal de Educação.

DOS PRAZOS E FORMAS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

FORMA: Após organizarem os documentos conforme esta orientação, os Conselhos Escolares devem ESCANEAR/DIGITALIZAR as prestações de contas e enviar para o email [email protected].

LEMBRE-SE: AS DIGITALIZAÇÕES DEVERÃO SER SEPARADAS POR PROGRAMA E TODOS OS DADOS DEVEM ESTAR LEGÍVEIS.

A guarda da documentação original por 20 anos é de responsabilidade da Unidade Executora e pode ser solicitada pelas instituições fiscalizadoras a qualquer momento.

OBRIGATORIEDADE DA APRESENTAÇÃO DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS

A prestação de contas dos recursos recebidos consiste na comprovação da execução da totalidade dos recursos recebidos, incluindo os rendimentos financeiros (Resolução nº 29 de 27 de julho de 2012 e lei nº 8.429/92 - improbidade administrativa).

O gestor, responsável pela prestação de contas, que inserir ou facilitar a funcionário autorizado a inserção de dados falsos, alterar ou excluir indevidamente dados com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem ou para causar dano, será responsabilizado civil, penal e administrativamente.

Quando a UEx não apresentar ou não tiver aprovada a sua prestação de contas por motivo de força maior ou caso fortuito deverá apresentar as devidas justificativas, acompanhadas de documentação comprobatória, ao FNDE/MEC.

Na falta de prestação de contas ou da sua não aprovação, no todo ou em parte, por culpa ou dolo do gestor anterior, as justificativas a que se refere o caput deste artigo deverão ser obrigatoriamente apresentadas pelo gestor que estiver no exercício do cargo, acompanhadas, necessariamente, de cópia autenticada de Representação protocolada junto ao respectivo órgão do Ministério Público, para adoção das providências cíveis e criminais da sua alçada.

PRAZO: Até o último dia útil de janeiro – 31/01/2017 (Resolução nº 15/2014)

Secretaria Municipal da EducaçãoDiretoria de Planejamento, Orçamento e FinançasFundo Municipal de Educação.

LEGISLAÇÃO

Resolução n° 10 de 18 de abril de 2013 Resolução nº 05 de 31 de março de 2014 Resolução nº 15 de 10 de julho de 2014 Resolução nº 16 de 09 de Dezembro de 2015Resolução Nº 14, De 9 De Junho De 2014 (MAIS EDUCAÇÃO)Resolução Nº 32, De 2 De Agosto De 2013 (Estrutura - Escola No Campo)Resolução Nº 19, De 21 De Maio De 2013 (Estrutura - Escola Acessível)Resolução Nº 49 De 11 De DezemBRO DE 2013 (Estrutura - PDE Escola)Resolução Nº 11, De 7 De Maio De 2013 (Qualidade – Atleta)Resolução Nº 4, De 31 De Março De 2014 (Qualidade – MAIS CULTURA)Resolução Nº 18, De 3 De Setembro De 2014 (Qualidade – Sustentável)

INFORMAÇÕES E DÚVIDAS

Site: www.educacao.salvador.ba.gov.brEmail: [email protected] Contato: (71) 3202-3110 | (71) 3202-3036

Dinheiro Direto na Escola – DDEDiretoria de Planejamento, Orçamento e Finanças – DIFI

Secretaria Municipal da EducaçãoDiretoria de Planejamento, Orçamento e FinançasFundo Municipal de Educação.