orientação pedagógica

13
03/10- Dia do Petróleo Brasileiro O Dia do Petróleo Brasileiro é comemorado em 3 de outubro. No Brasil, a primeira sondagem foi realizada no município de Bofete no Estado de São Paulo, entre 1892 e 1896, por iniciativa de Eugênio Ferreira de Camargo, responsável pela primeira perfuração até à profundidade de 488 metros, que teve como resultado apenas água sulfurosa. Apesar de em 1932 ter sido instalada a primeira refinaria de petróleo do país, a Refinaria Rio-grandense de Petróleo, em Uruguaiana, a mesma utilizava petróleo importado do Chile, entre outros países. Apenas em 1939, foi descoberta a primeira jazida de petróleo viável economicamente , no município de Lobato, mediações do Recôncavo Baiano, da qual foi retirado petróleo de boa qualidade e propício à comercialização. No governo de Getúlio Vargas, em 1953, foi criado a que seria uma das mais promissoras estatais do mundo, a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A). A empresa possui 51% das ações pertencentes ao governo e o restante é de capital misto. Com a descoberta da província petrolífera denominada pré-sal, que se estende ao longo de 800 km na costa brasileira, a Petrobras tem importantes desafios pela frente. Analisa as múltiplas especificidades dessa nova fronteira exploratória, empenha-se em desenvolver soluções tecnológicas para produzir ali óleo e gás e faz testes para optar pelas melhores alternativas. Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento socioambiental e econômico dos territórios, a Superintendência de Educação Profissional oferta o curso técnico de Petróleo e Gás, para a formação de profissionais Auxiliem e atuem na programação, planejamento e execução da manutenção de máquinas e equipamentos. Determinem propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fluidos e materiais para a indústria do petróleo e gás natural. Auxiliem no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas” , de modo a participar e ser agente de transformação da sociedade. Fonte: Catálago Nacional de Cursos Técnicos do MEC. Disponível em: http://www.semanariozn.com.br/exibenoticia.asp?idnews=2658 http://promoview.com.br/datas-comemorativas/72630-03-de-outubro-dia-do- petroleo-brasileiro/ Sugestões didáticas: _ Se possível, visitar uma refinaria e conhecer processos de extração de petróleo. - Pesquisar sobre a evolução da indústria do Petróleo no Brasil e suas principais influências no dia a dia da população.

Upload: educacao-profissional

Post on 28-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Orientação Pedagógica

TRANSCRIPT

Page 1: Orientação Pedagógica

03/10- Dia do Petróleo Brasileiro O Dia do Petróleo Brasileiro é comemorado em 3 de outubro. No Brasil, a primeira sondagem foi realizada no município de Bofete no Estado de São Paulo, entre 1892 e 1896, por iniciativa de Eugênio Ferreira de Camargo, responsável pela primeira perfuração até à profundidade de 488 metros, que teve como resultado apenas água sulfurosa. Apesar de em 1932 ter sido instalada a primeira refinaria de petróleo do país, a Refinaria Rio-grandense de Petróleo, em Uruguaiana, a mesma utilizava petróleo importado do Chile, entre outros países. Apenas em 1939, foi descoberta a primeira jazida de petróleo – viável economicamente –, no município de Lobato, mediações do Recôncavo Baiano, da qual foi retirado petróleo de boa qualidade e propício à comercialização. No governo de Getúlio Vargas, em 1953, foi criado a que seria uma das mais promissoras estatais do mundo, a Petrobras (Petróleo Brasileiro S.A). A empresa possui 51% das ações pertencentes ao governo e o restante é de capital misto. Com a descoberta da província petrolífera denominada pré-sal, que se estende ao longo de 800 km na costa brasileira, a Petrobras tem importantes desafios pela frente. Analisa as múltiplas especificidades dessa nova fronteira exploratória, empenha-se em desenvolver soluções tecnológicas para produzir ali óleo e gás e faz testes para optar pelas melhores alternativas. Com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento socioambiental e econômico dos territórios, a Superintendência de Educação Profissional oferta o curso técnico de Petróleo e Gás, para a formação de profissionais “Auxiliem e atuem na programação, planejamento e execução da manutenção de máquinas e equipamentos. Determinem propriedades e grandezas dimensionais de rochas, fluidos e materiais para a indústria do petróleo e gás natural. Auxiliem no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas”, de modo a participar e ser agente de transformação da sociedade. Fonte: Catálago Nacional de Cursos Técnicos do MEC. Disponível em: http://www.semanariozn.com.br/exibenoticia.asp?idnews=2658 http://promoview.com.br/datas-comemorativas/72630-03-de-outubro-dia-do-petroleo-brasileiro/ Sugestões didáticas:

_ Se possível, visitar uma refinaria e conhecer processos de extração de petróleo. - Pesquisar sobre a evolução da indústria do Petróleo no Brasil e suas principais influências no dia a dia da população.

Page 2: Orientação Pedagógica

- Pesquisar sobre os diversos usos do Petróleo existentes no mercado. 04/10- Dia do Poeta Autopsicografia

Fernando Pessoa O poeta é um fingidor Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. E os que lêem o que escreve, Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve, Mas só a que eles não têm. E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razão, Esse comboio de corda Que se chama coração. Sugestões didáticas:

- Partindo da poesia de Fernando Pessoa, conversar sobre a mensagem e sua atualidade. Pode-se explorar com o grupo outros textos e poemas que tratem de temas atuais e, através de poemas, desenvolver debates sobre a violência, a fome, a exclusão social, as condições de trabalho etc. - Incentivar a pesquisa de poetas que retrataram ou retratam as relações sociais e de trabalho, a exemplo de Castro Alves, discutindo os direitos trabalhistas. Dessa forma, analisar as atuais condições de trabalho, principalmente aquelas relativas à profissão escolhida. Sugestão de Leitura: “Navio Negreiro” - Castro Alves Disponível em: http://www.tanto.com.br/fernandopessoa-autopsicografia.htm; http://poesiadewhitman.com/tag/uma-cancao-para-profissoes 05/10 – Dia da Promulgação da Constituição Brasileira de 1988 No início de 1987, senadores e deputados federais iniciam uma Assembléia Nacional Constituinte e trabalham até outubro de 1988, quando a nova Constituição brasileira é promulgada. Algumas mudanças são feitas e a nova Carta é redigida com os direitos individuais ampliados e as liberdades públicas fortalecidas, após tantas restrições impostas na época da ditadura militar.

Page 3: Orientação Pedagógica

A Assembléia Constituinte de 1987 teve, acima de tudo, uma função restauradora. Os retrocessos que ocorreram na Carta 1967/69 exigiam reformas e a sociedade brasileira assim o queria. A evolução sentida entre os cidadãos, do ponto de vista político, de consciência de seus direitos e deveres, conclamou de senadores e deputados constituintes um trabalho profundo rumo a uma real democracia. Aliás, esse deveria ser o objetivo maior ao se redigir o texto de uma nova Constituição: transformar. Mudar para melhor, tendo sempre em vista a cidadania, as mudanças de mentalidade, a liberdade de um povo. A Constituição de 1988 foi, além de um exercício democrático, um avanço. Ou, melhor dizendo, um ponto de ruptura para seguir finalmente em direção aos Direitos e Garantias Fundamentais dos indivíduos e da coletividade. Sugestões didáticas: Partindo das principais mudanças elencadas na constituição de 1988, presentes nos artigos 5º ao 17º, reunidas nos grupos básicos: individuais, coletivos, sociais, de nacionalidade, políticos; juntar notícias e imagens, conversar sobre a pluralidade de temas e compor um mosaico dos Direitos Humanos defendidos na Consituição Brasileira: educação para todos, valorização da pessoa idosa, inclusão das pessoas com deficiência, garantia dos direitos da criança e do adolescente, população de rua, saúde mental, igualdade de gênero, diversidade sexual, preconceito racial, liberdade religiosa, acesso à terra, direito ao trabalho decente, inclusão social etc. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-da-promulgacao-da-constituicao.php

14/10 – Dia Nacional da Pecuária A pecuária, ou criação de rebanhos, é uma atividade de extrema importância para a economia brasileira. Diversas espécies animais contribuem para a obtenção de produtos como leite, lã, mel, ovos e ainda, para o fornecimento de carne e couro. A criação de gado é uma das mais velhas profissões conhecidas. Muito anterior à agricultura, deriva de aperfeiçoamentos da atividade dos caçadores-coletores, que já existiam há cerca de 100.000 anos e que primeiro aprenderam a aprisionar os animais vivos para posterior abate; depois perceberam a possibilidade de administrar a sua reprodução. Nos primeiros estágios da pecuária, o homem continuava nômade, e na maioria das vezes conduzia seus rebanhos domesticados em suas perambulações, já não procurando a caça, mas sim novas pastagens para alimentar o rebanho. Os efeitos da agricultura foram drásticos sobre a pecuária,

Page 4: Orientação Pedagógica

já que a agricultura fixou o homem no lugar do plantio, e portanto, novas soluções para a pecuária tiveram de ser implementadas. Considerando que a maioria dos municípios baianos é predominantemente agrária, os cursos técnicos presentes em aproximadamente cinco Territórios de Identidade, fortalecem o desenvolvimento do campo e dos municípios onde estão inseridos. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecu%C3%A1ria Sugestões didáticas: - Investigar sobre a evolução história e econômica da pecuária. - Visitar uma propriedade rural e construir um material em equipe sobre o processo de desenvolvimento da pecuária no município/região/Território onde está inserido. 15/10 – Dia do Professor

Em 1947, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil. A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. Sugestões didáticas:

No refrão da música O que é, o que é? Gonzaguinha expressa seu modo de ver a vida, com olhar de esperança e fé. Esse convite também é feito aos professores, por mestres como Paulo Freire e Rubem Alves. - Distribuir e cantar o refrão da música e depois pedir para que as pessoas do grupo relacionem esta e outras mensagens ao trabalho do professor, de ser um semeador de desafios e esperanças junto aos estudantes.

Page 5: Orientação Pedagógica

- Conversar sobre o quanto isso ainda faz sentido nos dias atuais; se ainda vale a pena insistir nessa ideia e sobre a beleza da profissão de professor. - Construir um texto homenageando a profissão de professor e expor em toda a unidade escolar. 15/10 – Dia Mundial da Mulher Rural No dia em que se comemora o Dia Mundial da Mulher Rural, destacamos a luta de Loiva Lourdes Rubenich, dirigente do Movimento de Mulheres camponesas. Participou da Articulação das Organizações de Mulheres da Roça e lutou pela unidade entre as mulheres da Via Campesina e do Cone Sul. Rodou o país pela Documentação da Mulher da Roça e pelo salário maternidade. Loiva Lourdes morreu aos 39 anos em 5 de Outubro de 2006. Sugestões didáticas:

- Levantar informações sobre movimentos de mulheres do campo, o que fazem, qual a missão e principais ações. - Confrontar a vida da mulher do campo com a da mulher da cidade, vantagens e dificuldades de ambas. - Buscar conhecer e relacionar aspectos levantados na pesquisa com elementos do catálago de 125 grupos Produtivos de Mulheres Rurais e a publicação Estatísticas Rurais e a Economia Feminista: um olhar sobre o trabalho das mulheres. 16/10 – Dia da Ciência e Tecnologia Comemora-se dia 16 de outubro, o Dia da Ciência e da Tecnologia. Ciência e Tecnologia são vetores quase inseparáveis dos avanços da humanidade. Devidamente usados, podem permitir às nações progressos significativos na educação, na saúde, na preservação do meio ambiente, no aumento da produtividade econômica e na integração social, com superação da pobreza e dos problemas sociais. O Dia da Ciência e Tecnologia é, portanto, um bom dia para reflexões. Essas reflexões, devidamente feitas, poderiam ensinar-nos que esses dois vetores não consistem apenas em mexer com as mãos, comprar os últimos equipamentos, ler ou usar manuais de operação, apertar botões de aparelhos, usar programas de computadores que nos chegam, usar patentes compradas ou alugadas, saber das "últimas descobertas". É preciso educação, boa formação e prática (adequadas e continuadas), dedicação e ações continuadas para usá-las para o desenvolvimento das pessoas e de onde elas vivem. O Plano de Educação Profissional da Bahia assume em sua dimensão pedagógica a relação trabalho-educação-desenvolvimento socioeconômico-ambiental e a ciência-tecnologia-sociedade como base da matriz curricular. Dessa forma, trabalha nos conteúdos dos cursos técnicos, as dimensões

Page 6: Orientação Pedagógica

sociais que a ciência e a tecnologia assumem para serem usadas a favor do desenvolvimento. Sugestões didáticas: - Promover uma Feira de Ciência e Tecnologias Sociais na Unidade Escolar, contemplando principalmente, as ações de intervenção social junto à comunidade onde a escola está inserida. 19/10 – Dia do Profissional de Informática Informática é o termo usado para se descrever o conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas. A informática é, talvez, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação - ambos impensáveis sem a evolução dos computadores. Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos.

O curso de Informática, ofertado na Rede Estadual de Educação Profissional

está presente em quase todos os Territórios de Identidade, desenvolvido em

sessenta e três Unidades e Centros de EP da Bahia.

Procedimentos Didáticos:

- Mostra de trabalhos e experiências dos cursos técnicos de Manutenção e

suporte de computadores, Telemática, Informática, Programação de Jogos,

Rede de computadores, podem contribuir para a divulgação e intervenção

social junto à comunidade.

- Estimular a visitação do Blog da Superintendência de Educação Profissional,

endereço: http://educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com/ e acessar as

informações spbre as experiências de estudantes e sua participação na

comunidade onde a unidade escolar ou Centro de Educação Profissional está

inserido.

Disponível em:

http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diainformatica.html 25/10 – Dia do Comerciário A história dos Comerciários começa a ser construída em denúncia à exploração e os abusos praticados pelas empresas que retratavam condições de trabalho praticamente escravo. Muitos chegavam a dormir no emprego, sem

Page 7: Orientação Pedagógica

tempo para voltar para casa após jornadas de mais de 16 horas diárias. Foi onde os Caixeiros, Escriturários, Guarda Livros e outros uniram-se para se defenderem dos abusos e da escravização a que eram submetidos. Disponível em: http://www.observatoriosocial.org.br/conex2/?q=node/2704

Sugestões didáticas: - Pesquisar as diversas funções de um comerciário e construir um painel dos locais e condições de trabalho a que são submetidos em seu município. Fazer paralelo com a Legislação Trabalhista e Empresarial. 25/10 – Dia da Democracia Para muitas pessoas, a democracia não significa apenas liberdade política.

Será que existe democracia nas instituições ou relações sociais? O

autoritarismo não faz parte da nossa sociedade?

Muitas pessoas dizem que não vivemos numa democracia plena, pois há

injustiça, desigualdade, corrupção e violência. Para vivermos plenamente a

democracia é necessário haver um mínimo de igualdade social, com acesso à

educação, renda e emprego.

É importante lembrar que a vida política, numa democracia, se faz com a

participação de todos, todos os dias. Milhões de pessoas participam de

movimentos sociais, de entidades estudantis, de grupos profissionais, de

sindicatos, de partidos políticos, de organizações não governamentais, de

órgãos de imprensa e de tantos outros grupos para pressionar, discutir,

reivindicar, sugerir e cobrar ações dos governantes.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/datas-comemorativas/ult1688u64.jhtm Sugestões didáticas:

- Pode-se comemorar o Dia da Democracia, através de palestras e debates sobre as formas de organização de uma sociedade, onde se poderá levantar os principais fatores que impedem que a verdadeira democracia aconteça e os aspectos que asseguram a sua plena realização. 29/10 – Dia Nacional do Livro O Livro e a América

Castro Alves (...) Filhos dos séculos das luzes! Filhos da Grande Nação!

Page 8: Orientação Pedagógica

Quando ante Deus vos mostrardes, Tereis um livro na mão: O livro - esse audaz guerreiro Que conquista o mundo inteiro Sem nunca ter Waterloo... Éolo de pensamentos, Que abrira a gruta dos ventos Donde a Igualdade voou!... Por uma fatalidade Dessas que descem de além, O século que viu Colombo, Viu Gutenberg também. Quando no tosco estaleiro Da Alemanha o velho obreiro A ave da imprensa gerou... O Genovês salta os mares... Busca um ninho entre os palmares E a pátria da imprensa achou... Por isso na impaciência Dessa sede de saber, Como as aves do deserto - As almas buscam beber... Oh! Bendito o que semeia Livros... livros à mão-cheia... E manda o povo pensar! O livro caindo n`alma É gérmen - que faz a palma, É chuva - que faz o mar. (...) Sugestões didáticas:

- Esse poema é um convite à reflexão sobre a leitura e a importância dela como fonte de prazer e de desenvolvimento das pessoas. - Cada estudante pode trazer um livro de poesias, de história etc, e apresentá-lo à turma, contando um pouco da história do/a autor/a, do que trata o livro, de modo a despertar o interesse dos demais colegas. Disponível em: http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pndp/pndp010701.htm

MÊS DE OUTUBRO NA HISTÓRIA:

1º de Outubro de 2007- Lurdinha, coordenadora do MNLM, dirige a ocupação

do prédio abandonado do Cine-Vitória, no Rio. A ação foi um marco na

Page 9: Orientação Pedagógica

Semana Internacional de Luta pelo Habitat. Hoje ela coordena a Ocupação Manoel Congo, com 42 famílias. 3 de Outubro de 1950- A médica paulista e ativista Amria Augusta Tibiriçá vê sua batalha na campanha O Petróleo é Nosso ser vitoriosa com a criação da Petrobrás. Lutadora nacionalista e feminista, em 10/03/2010 recebeu na Câmara do Rio a Medalha Pedro Ernesto. 4 de Outubro de 2009- Morre a argentina Mercedes Sosa, cantora de músicas

populares e revolucionárias. Suas músicas embalaram gerações nos anos mais duros da luta contra as ditaduras implantadas na América Latina nas décadas de 1970 e 60. 5 de Outubro de 1988- As mulheres brasileiras, tendo à frente diversas feministas e deputadas constituintes, obtêm importantes avanços na Constituição Federal, sintetizados na declaração de que “homens e mulheres são iguais nos direitos e obrigações”. 5 de Outubro de 2006- Loiva Lourdes Rubenich morre aos 39 anos. Era

dirigente do Movimento de Mulheres camponesas. Participou da Articulação das Organizações de Mulheres da Roça e lutou pela unidade entre as mulheres da Via Campesina e do Cone Sul. Rodou o país pela Documentação da Mulher da Roça e pelo salário maternidade. 7 de Outubro de 2009- No Rio, na Marina da Glória, acontece a 6ª Feira

Nacional da Agricultura e Reforma Agrária. O Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA, edita o catálago de 125 grupos Produtivos de Mulheres Rurais e a publicação Estatísticas Rurais e a Economia Feminista: um olhar sobre o trabalho das mulheres. 8 de Outubro de 1868- Neste ano, na Inglaterra, é criada a Sociedade

Nacional para o Sufrágio Feminino. Sua luta levará 50 anos para ser vitoriosa e custará várias mortes e centenas de prisões e condenações até alcançar a meta. 9 de Outubro de 1975- No editorial do número zero do jornal Brasil Mulher, as feministas são as primeiras a clamarem pela anistia. No ano seguinte, em junho, sairá o número 1 do jornal feminista Nós Mulheres, que durará até 1978 e alcançará uma triagem de 10 mil exemplares. 9 de Outubro de 1967- Che Guevara (1928-1967), guerrilheiro de origem

argentina, antigo dirigente cubano, é preso e morto na Bolívia. 10 de Outubro de 1975- Em Seneca Falls, no estado de Nova Iorque, EUA, é

realizada a 1ª Convenção Americana sobre os direitos das Mulheres. Lucretia Motte Elizabeth Cady Satanton são as organizadoras. 10 de Outubro de 1963- Morre em Paris, Édith Piaf, a mais célebre cantora

francesa, que deixou composições como La vie en rose, Hymne à l’amoure

Page 10: Orientação Pedagógica

Non, jê NE regrette rien. Seu túmulo é um dos mais visitados por turistas do mundo inteiro. 11 de Outubro de 1980- Os jornais de São Paulo noticiam a criação, no dia anterior, do primeiro grupo de combate à violência contra a mulher, o SOS Mulher, que dará origem a muitas outras iniciativas no país inteiro. 12 de Outubro de 1904- Nasce em Poços de Caldas/MG, Laudelina de Campos Melo, um símbolo da luta para tornar visível o trabalho doméstico. Em Santos/SP, desde os 20 anos será ativista da Frente Negra Brasileira. Já em 1936, criará uma Associação das Empregadas Domésticas. Disso nascerão vários Sindicatos dos Trabalhadores Domésticos. 12 de Outubro de 1910- Nasce no RN, Nísia Floresta Brasileira, futura educadora que também será escritora e poetisa com ideais nacionalistas. Será percursora dos ideiais feministas no Brasil. Em 1932, aos 22 anos, lançará seu primeiro livro, Direitos das Mulheres e injustiças dos Homens. 13 de Outubro de 1971- Os jornais cariocas anunciam, consternados, a morte

de Glauce Rocha, que durante 20 anos atuou como artista de teatro, televisão e filmes. Colecionou mais de 20 prêmios e será homenageada com um teatro no centro do Rio com seu nome. 14 de Outubro de 1917- Nasce, no interior de São Paulo, Victória Rosseti, que se tornará cientista e a primeira engenheira agrônoma de São Paulo em 1939. Ela fará parte da geração de mulheres que conquistarão o direito de freqüentar a universidade. Receberá 12 prêmios internacionais. 15 de Outubro de 1827- Surge no Brasil a primeira legislação relativa à

educação de mulheres. A lei admitia meninas apenas para as escolas de “primeiras letras”, ou seja, para leitura, escrita e aritmética. A possibilidade de ter escolas de meninas se concretiza caso os precedentes em Conselho julgassem necessário. 15 de outubro de 1844. Nascimento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche

(1844-1900), em Rocken, na Saxónia. 16 de Outubro de 2000 - Véspera das muitas manifestações, nos cinco continentes, da Marcha Mundial das Mulheres, movimento feminista internacional de luta contra a pobreza e a violência sexista. Nesse caso, aderiram à Marcha cerca de seis mil grupos. 17 de Outubro de 1979- Madre Teresa de Calcutá, missionária católica de origem albanesa que viveu com os mais miseráveis da Índia desde 1931, recebe o Prêmio Nobel da Paz por sua assistência à pobreza através de inúmeras ações inspiradas na caridade cristã. Morrerá em 1997. 18 de Outubro de 1980- Na ocasião da leve condenação do assassino de

Ângela Diniz, ocorre forte protesto feminista que força um novo julgamento.

Page 11: Orientação Pedagógica

Este será realizado em 1981 e condenará o acusado a 15 anos de prisão. A palavra de ordem das mulheres era: “Quem ama, não mata”. 19 de Outubro de 1943- Morre, em Paris, recolhida num asilo, Camille Claudel, uma talentosa escultora ao lado grande artista Rodin. Ela foi coautora de obras famosas como Os Burgueses de Calais e As Portas do Inferno. 19 de Outubro de 1913. Nascimento de Vinícius de Morais (1913-1980), poeta brasileiro, conhecido pela canção A Garota de Ipanema, com música de António Carlos Jobim. 20 de Outubro de 1937- É presa, no Ceará, a escritora Rachel de Queiroz, na época ligada ao PCB. 21 de outubro de 1917- Na nova Rússia, poucos dias após a Revolução, as

mulheres têm o direito de voto reconhecido, além dos direitos ao divórcio, de

igual salário ao dos homens, de poder ter posse da terra e vários outros.

22 de outubro de 1950- Neste ano, nasce Seyla Benhabib em Istambul,

Turquia, onde viverá até 1970. Ela ficará conhecida nos meios feministas

mundiais por combinar a filosofia própria da Teoria Crítica com a Teoria

Feminista.

23 de outubro de 1920- Nasce, em Minas Gerais, a futura artista plástica Lygia

Clark, que organizará dezenas de exposições, cursos e palestras no mundo

inteiro sobre artes plásticas e sua função terapêutica sobre a mente e o corpo

das pessoas.

23 de Outubro de 1987- A história de Roseli Nunes, lutadora pela reforma

Agrária, assassinada a mando de fazendeiros, é contada por Tetê Moraes no

documentário lançado em Brasília terra para Rose, e por outro, de dez anos

depois, chamado O sonho de Rose.

23 de Outubro de 1945- A recém-criada ONU reconhece a igualdade de

direitos ente homens e mulheres, em sua Carta de Princípios.

23 de Outubro de 1973- A carioca estudante de medicina Lúcia M. de Souza,

de codinome Sônia, morre com 80 tiros na selva do Araguaia. A guerrilheira,

militante do PCdoB, antes da morte enfrentou sozinha oito soldados com seu

38. Sônia continua desaparecida.

25 de outubro de 1917- Com a vitória da Revolução e a tomada do poder

pelos bolcheviques, Alexandra Kollontai, líder revolucionária e feminista, será a

única mulher no novo governo liderado por Lênin. Ela terá a função de

Comissária do Povo à Saúde.

25 de outubro de 1982- Esther de Figueiredo Ferraz é a primeira mulher a

assumir um mistério, no Brasil, ocupando a pasta da Educação.

Page 12: Orientação Pedagógica

26 de outubro de 1947 - Morre a estadunidense Gerty Cori, que compartilha

com seu marido, Carl, em 1947, o Prêmio Nobel de Filosofia.

26 de Outubro de 1992- O SINTASE, Sindicato dos Professores de Sergipe,

elege uma mulher como presidente, a Professora Ana Lúcia Menezes, nascida

em Aracaju e presente em toda a luta da sua categoria desde os anos 1980.

Em 2002 se elegerá deputada pelo PT, da qual era militante histórica. Em 2010

é reeleita.

27 de outubro de 1906- A abolicionista Francisca Clotilde funda em Baturité,

no Ceará, o período literário A Estrella, tendo como redatoras Antonieta Clotilde

– que mal havia completado os 16 anos – e Carmen Taumaturgo. A publicação

durará15 anos. O seu principal livro é A Divorciada.

27 de Outubro de 2009 - Relatório do Fórum Econômico Mundial sobre

“desigualdade global de gênero” coloca o Brasil em 80º lugar entre os 134

países pesquisadores.

28 de outubro 1973- É assassinada pelo Exército, em Pernambuco, Ranúsia

Alves Rodrigues, junto com outros três militantes do PCBR. Numa prática

comum da repressão da época da Ditadura, será enterrada como indigente.

28 de Outubro de 1976- Morre Adalzira Bittencourt, paulista que, desde a

década de 1920, tinha criado o jornal feminino Miosótis. Em 1946, ela

organizou, no Rio, a 1ª Exposição do livro Feminino. Em 1948, publicou

Mulheres e Livros, e continuou escrevendo sobre este tema.

29 de outubro de 1954- Em São Paulo, é inaugurado o Teatro Maria Della

Costa, propriedade da atriz de mesmo nome. A célebre atriz gaúcha atuou por

décadas no teatro, além de participar de várias telenovelas.

29 de Outubro de 1999- Morre Alzira Grabois, militante comunista crítica da

linha política do Partido desde 1953. Mãe e companheira de guerrilheiros

mortos ou desaparecidos na Guerrilha do Araguaia, criou, junto com Cecília

Coimbra, o grupo Tortura Nunca Mais.

30 de outubro de 1999- Em Mundo Novo/MS, é assassinada a prefeita

Dorcelina Folador, Lutadora pela Reforma Agrária em Mato Grosso do Sul.

30 de outubro de 2009- Ana Dias, viúva do metalúrgico da oposição Sindical

assassinado num piquete numa greve de 1979, é homenageada na Assembléia

Legislação de São Paulo por sua participação nos movimentos popular e dos

trabalhadores da zona sul de SP desde os anos 70.

31 de outubro de 1999- É enterrada, no Rio, Nise da Silveira, alagoana,

nascida em 1905. Cursou faculdade de Medicina da Bahia, onde formou-se, no

ano de 1926, côo única mulher entre 157 homens da sua turma, Nos anos

Page 13: Orientação Pedagógica

1930, foi presa por sua adesão ao Partido Comunista. Nise da Silveira fundou o

Museu da Imagem Consciente, em 1952 e, quatro anos depois, criou a Casa

das palmeiras.

31 de Outubro de 2003- Morre Niomar Muniz Sodré, última diretora do diário

carioca Correio da Manhã. Este preparou e apoiou o Golpe de 64, mas logo se

colocou na oposição. Niomar foi presa, cassada e exilada pela Ditadura.

31 de Outubro de 2010- Dilma Rousseff é eleita presidente do Brasil, em

segundo turno, com 56% dos votos válidos, após uma campanha muito

acirrada na qual entrou em pauta o machismo e a reprodução humana. É a

primeira mulher a dirigir o País.

31 de Outubro de 1902. Nascimento do escritor brasileiro Carlos Drummond

de Andrade (1902-1987), em Itabira, Minas Gerais.