oque funcionava no prédio anexo ao - unesp - faculdade de ... · portanto, não exagere na...

4
ANO XL Set/Out - 2014 Nº 05 escritório da Sociedade dos servidores que funcionava no prédio anexo ao Oalmoxarifado (antiga oficina do Biondi/Sandro), mudou-se para o prédio onde funcionava o PAB do banco do Brasil e é vizinho ao PAB do Bradesco. Essa mudança ocorreu no ultimo dia 18/08, e o escritório já se encontra funcionando para atender a todos os associados. A Diretoria da Sociedade agradece a Profª. Cristina e o Prof°. Marcilio da Direção da FCAV pelo esforço em disponibilizar um local adequado para mantermos nosso escritório no câmpus, o que facilita a todos sem precisar de deslocamento a outro local. Gostaríamos de convidar os associados a conhecerem nossa nova casa e tomarem um café conosco e com nossas funcionárias Suelen e Neiva, que substitui a Luciana que ganhou neném (Davi Luca), e que recebe os nossos cumprimentos. SOCIEDADE DOS SERVIDORES GANHA NOVA SEDE A nova sede está situada entre o PAB do Bradesco e o Laboratório Central, local do antigo PAB do Banco do Brasil (Foto acima). Ao lado, a fachada do prédio que recebeu adequações e pintura nova. A Diretoria Esportes DIRETORIA DE Após muito trabalho e negociações para compra de materiais adequados para atender tecnicamente aos usuários, gostaríamos de convidar a todos para a inauguração de nossa tão esperada academia no dia 02 de setembro às 19h00. Estamos também trabalhando para contratar uma pessoa com formação específica na área, para acompanhar e orientar aos usuários. Normas e horários estão em estudo e serão repassados oportunamente. Essa é uma grande conquista da Sociedade e um momento de muita alegria que aguardamos com expectativa. Prestigiem. A Diretoria Inauguração da Academia da Sociedade dos Servidores

Upload: others

Post on 10-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Oque funcionava no prédio anexo ao - Unesp - Faculdade de ... · Portanto, não exagere na temperatura da água e nem na quantidade de sabonete. Um bom banho é rápido, com água

ANO XL

Set/Out - 2014

Nº 05

escritório da Sociedade dos servidores

que funcionava no prédio anexo ao Oa lmoxar i fado (an t iga o f i c ina do

Biondi/Sandro), mudou-se para o prédio onde

funcionava o PAB do banco do Brasil e é vizinho ao

PAB do Bradesco. Essa mudança ocorreu no ultimo

dia 18/08, e o escritório já se encontra funcionando

para atender a todos os associados.

A Diretoria da Sociedade agradece a Profª.

Cristina e o Prof°. Marcilio da Direção da FCAV pelo

esforço em disponibilizar um local adequado para

mantermos nosso escritório no câmpus, o que

facilita a todos sem precisar de deslocamento a

outro local.

Gostaríamos de convidar os associados a

conhecerem nossa nova casa e tomarem um café

conosco e com nossas funcionárias Suelen e Neiva,

que substitui a Luciana que ganhou neném (Davi

Luca), e que recebe os nossos cumprimentos.

SOCIEDADEDOS

SERVIDORESGANHA NOVA

SEDE

A nova sede está situada entre o PA B d o B r a d e s c o e o Laboratório Central, local do antigo PAB do Banco do Brasil (Foto acima).Ao lado, a fachada do prédio que recebeu adequações e pintura nova.

A Diretoria

EsportesDIRETORIA DE

Após muito trabalho e negociações para compra de

materiais adequados para atender tecnicamente

aos usuários, gostaríamos de convidar a todos

para a inauguração de nossa tão esperada

academia no dia 02 de setembro às 19h00.

Estamos também trabalhando para contratar uma

pessoa com formação específica na área, para

acompanhar e orientar aos usuários.

Normas e horários estão em estudo e serão

repassados oportunamente.

Essa é uma grande conquista da Sociedade e um

momento de muita alegria que aguardamos com

expectativa.

Prestigiem.

A Diretoria

Inauguração da Academiada Sociedade dos Servidores

Page 2: Oque funcionava no prédio anexo ao - Unesp - Faculdade de ... · Portanto, não exagere na temperatura da água e nem na quantidade de sabonete. Um bom banho é rápido, com água

Pessoas com pele seca sofrem mais com a água quente – Verdade. Isso acontece por causa da falta de manto lipídico neste tipo de derme.

Banho frio aumenta a autoestima e proporciona benefícios a mente– Verdade. Estudos científicos comprovam benefícios emocionais, inclusive, relacionados à melhora do humor.

Água quente pode aliviar a tensão dos músculos doloridos–Verdade. Por isso, os médicos prescrevem uma compressa de água quente para relaxar a musculatura.

Banho quente pode diminuir a ansiedade e o estresse – Verdade. O banho quente é relaxante de uma maneira geral. Por isso, em dias de grande estresse, banhos quentes, inclusive os de banheira, são boas pedidas.

Para algumas pessoas o banho muito frio não é recomendado – Verdade. Para aquelas com baixa tolerância ao choque térmico causado pelo contato com a água fria, é bom evitar. Também devem ter cuidado portadores de doença de Raynaud, que causa hipersensibilidade ao frio, provocando a constrição de pequenos vasos sanguíneos e dando origem a uma isquemia.

Água quente funciona como um descongestionante natural nas gripes e resfriados por conta do vapor – Meia verdade. O fato não tem base científica. O que acontece é que a evaporação da água quente umidifica o ar que você respira e, consequentemente, ajuda a descongestionar as narinas.

Qual o banho ideal, então? – Deixe a temperatura da água

morna e agradável ao corpo. Entre cinco e dez minutos. Mais

que isso pode remover o manto lipídico.

Tomar um banho frio, ou finalizar um de água quente com cinco minutos de baixa temperatura, revigora e estimula o corpo e os órgãos – Verdade. A água fria, é capaz de elevar as funções orgânicas. Biologicamente, ela acelera o metabolismo, aumenta a circulação sanguínea e revigora.

Banho quente resseca a pele e os cabelos –Verdade. A água quente, sobretudo quando em contato com o corpo por um tempo mais longo, remove o manto lipídico que retém a umidade natural da pele. Além disso, o uso de buchas ajuda a agravar o problema.

Banho frio causa resfriado ou gripe – Mito. Gripes e resfriados são provocados por vírus e bactérias. Além disso, por conta do aumento da circulação sanguínea provocado pelo contato com a água fria, a produção de células imunológicas é estimulada e o sistema de defesa do organismo reforçado. Banho quente pode provocar irritações, coceiras e alergias e, inclusive, agravar doenças já existentes – Verdade. A alta temperatura da água estimula a dilatação dos poros e pode provocar esses problemas, sobretudo em pessoas com propensão a alergias e urticárias. Pacientes com dermatite atópica ou pele muito ressecada e com descamações notam piora nos quadros. Nestes casos, deve-se optar pela água morna e usar sabonetes próprios para uma hidratação adequada e com PH menos alcalino.

Banho frio hidrata melhor a pele e os cabelos e ajuda no combate às pontas duplas – Mito. Não há mais hidratação do que no banho quente, em que há remoção do manto lipídico. Acontece que a água mais fria afeta menos a pele e os cabelos.

Quem tem pele oleosa não é prejudicado pela temperatura quente da água – Mito. Com a remoção do manto lipídico, o organismo é estimulado a produzir mais oleosidade, o que não é ideal.

O que pode haver de complexo em um banho?Remover sujeira, suor, oleosidade e células mortas.Mas tanto água quente quanto sabonete ressecam a pele. Ela perde o brilho, fica áspera, sem vida, enruga e descama. E mais: pele ressecada é propensa a alergias e coceiras. Dependendo do grau do ressecamento, a pele coça muito. Isso incomoda pessoas que naturalmente já têm a pele menos hidratada. O problema se agrava no inverno, quando a umidade do ar é baixa. Portanto, não exagere na temperatura da água e nem na quantidade de sabonete. Um bom banho é rápido, com água morna ou fria e com pouco sabonete. Existem sabonetes delicados e mais adequados à pele. Por exemplo, os de glicerina. Ou os que incluem na formulação ativos hidratantes, como manteiga de karité ou lipídios. Ou ainda, um sabonete líquido que, em geral, é mais suave. Já escolheu seu sabonete? Ótimo. O próximo passo é escolher a esponja de banho, certo? Errado. A fricção da bucha agride a pele. Então, nada de esponja ou bucha todos os dias. O recomendável é usar bucha vegetal apenas uma vez por semana, para causar leve esfoliação e eliminar células mortas. Não aplique sabonete na bucha, apenas água, e faça leves massagens circulares. Mas, atenção: essa orientação vale só para quem tem pele hidratada. Se a sua for ressecada ou sensível, não use a bucha. Depois do banho, com a pele ainda úmida, aplique um hidratante. Ele é mais eficiente que o óleo corporal. Os óleos, apesar de deixarem a pele macia, não

hidratam. Formam uma barreira que não permite que a pele perca água para o ambiente. Para quem tem pele hidratada, o óleo é suficiente. Mas para quem tem pele seca, o óleo traz pouca vantagem. E dê uma atenção maior ao hidratante no dia da esfoliação corporal. Casos especiais: Banho para quem passou dos 50 anos

Com a idade, a pele resseca. Isso pode provocar incômodo, principalmente nos braços e pernas. A pele descama, coça e pode rachar. Use o sabonete só nas mãos, pés, axilas, partes íntimas e dobras. Nos braços e pernas, só água fria ou morna. Jamais use buchas.Banho de banheira, quente e com muita espuma: Bom para a alma, ruim para a pele. Mas se você for se dar a esse luxo (e quem dispensaria?), tome alguns cuidados: use um óleo no banho e, depois de sair, um hidratante.

Banho no Inverno

No inverno, por mais gostoso que seja, água quente esabonete continuam a causar ressecamento. E mais: como no inverno a umidade do ar é baixa, justamente nessa época do ano a pele tende a ressecar. Sua pele e a natureza agradecem se você controlar o tempo do banho, evitar aquela deliciosa água escaldante e maneirar no sabonete. Depois, aplique hidratante.

Falando em banho...Por: Lúcia Mandel(adaptado)

BANHO: QUENTE OU FRIO?VERDADES & MITOS

https://www.portalvital.com/saude/saude/mitoseverdadesdebanhosfriosouquentes

http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/arquivo/cuidados-durante-um-bom-banho/

Page 3: Oque funcionava no prédio anexo ao - Unesp - Faculdade de ... · Portanto, não exagere na temperatura da água e nem na quantidade de sabonete. Um bom banho é rápido, com água

Preparo: Rápido (até 30 minutos)Rendimento: 6 porçõesDificuldade: FácilCategoria: PudimCalorias: 693 por porção

Ingredientes:2 ½ xícara de leite3 gemas passadas na peneira1 lata de leite condensadoGotas de essência de baunilha50g de coco ralado3 claras3 colheres de sopa de açúcar½ xícara de chocolate em pó½ xícara de água½ xícara de açúcar

Modo de preparo:

Numa panela misture o leite com as gemas, o leite condensado e a baunilha. Leve ao fogo mexendo sempre até ferver e engrossar de leve. Deixe amornar e junte o coco. Reserve.Bata as claras em neve. Aos poucos, junte o açúcar e bata bem. Junte ao creme de coco e misture delicadamente.Numa panela pequena, misture o chocolate e a água. Leve ao fogo e deixe ferver por 1 minuto, mexendo sempre. Retire do fogo e deixe esfriar.Numa forma de buraco no meio, coloque o açúcar e leve para caramelizar diretamente sobre a boca do fogão. Espalhe o caramelo nas laterais com uma colher de pau e deixe endurecer. Despeje a calda de chocolate na forma caramelada e em seguida o creme de coco. Cubra com papel alumínio e leve ao freezer.Tire do freezer 15 minutos antes de servir.

Sorvetão de cremecom coco

Bom apetite!

TECNOLOGIA & MEIO AMBIENTEA invenção mais famosa de Thomas Edison está Ncom os dias contados no

Brasil. Comercializada desde 1879 e utilizada até os dias

atuais prat icamente sem inovações, a velha lâmpada

incandescente terá sua fabricação e importação proibidas a partir do dia 1º de julho em nosso país, por determinação do Governo Federal. No comércio, ainda podem ser vendidas por mais um ano, mas acredita-se que os estoques acabarão bem antes. Calcula-se que mais de 300 milhões de incandescentes são vendidas todos os anos no Brasil.A proibição já acontecia com lâmpadas de potência acima de 61 watts. Agora é a vez das mais populares, usadas para iluminar residências. com potência entre 41 e 60 watts. Assim, finalmente termina o ciclo das incandescentes no país. Estados Unidos, União Europeia e até a Argentina se livraram delas faz algum tempo.Embora não sejam tão perigosas – sob o ponto de vista da contaminação ao meio ambiente – as lâmpadas incandescentes são extremamente ineficientes, se comparadas às fluorescentes e às de LED. De acordo com o Instituto Nacional de Eficiência Energética (Inee), somente 8% da energia elétrica gasta é transformada em luz quando se acende uma lâmpada incandescente.O restante da energia é transformado em calor. Para efeito de comparação, uma lâmpada fluorescente tem eficiência energética de 32% e a de LED, nada menos que 60%. Então, em tempos de economia de energia as incandescentes são um desperdício altíssimo e perfeitamente evitável.A durabilidade da lâmpada incandescente também deixa a desejar se comparada às fluorescentes e de LED. Sua vida útil é de, em média, mil horas. Já a fluorescente é oito vezes mais durável. A de LED cinqüenta vezes.Mesmo assim a incandescente já chegou a durar muito mais do que hoje. Lá pelos anos 1920 iluminavam por mais de 2.500 horas. Acontece que a ganância dos empresários deu um jeito de derrubar tanta durabilidade criando a chamada “obsolescência programada”. Os fabricantes perceberam que se cada uma delas durasse menos os consumidores teriam que comprar mais. Assim, a produção e os lucros aumentariam substancialmente.Enf im, a part i r de ju lho as lâmpadas incandescentes passam a ser apenas peças de museu no Brasil.http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/sustentavel-na-pratica/incandescentes-se-apagam-de-vez/

Incandescentes se apagam de vez

Page 4: Oque funcionava no prédio anexo ao - Unesp - Faculdade de ... · Portanto, não exagere na temperatura da água e nem na quantidade de sabonete. Um bom banho é rápido, com água

ANIVERSÁ

RIOS

Informativo da Sociedade dosServidores da UNESP -Câmpus de Jaboticabal.Publicado desde 1975

Seção de Áudio, Gráfica eLaboratórios DidáticosVia de Acesso ‘’Prof. Paulo Donato

Castellane’’, S/N - Zona Rural

14.884-900 - Jaboticabal, S P

SETEMBRO01 MARCELO GIROTO REBELATO

FRANCISCO CARLOS CRISPOLIN

SERGIO PEPE

JAIR JORGE DUARTE

02 AFONSO LOPES

RITA DE CÁSSIA V. CASALETTI

JAIR APARECIDO QUINTINO

ROSANGELA ZACARIAS MACHADO

MARCIA LUCIANA N. DOS SANTOS

03 TIAGO SANTANA BALBUENA

05 ELIANE CRISTINA DA CUNHA ALVES

ALEX SANDRO CAMPOS MAIA

06 EDNEY PEREIRA DA SILVA

GENER TADEU PEREIRA

RENATO OLIVEIRA DA CRUZ

07 WILLIAM NATALE

EUCLIDES BRAGA MALHEIROS

09 MARCIA APP. MARTUCCI SIMONI

MAURO CESAR DA SILVA

10 ROSEMERI DE O. VASCONCELOS

RITA DE CÁSSIA P. DOS SANTOS

JEAN NILSON ROSA

JONAS ROBERTO RUBIO ALVES

DANIEL GUARIZ PINHEIRO

11 VAGNER COLOVATE

MARGARETE CAMARGO

GUSTAVO VITTI MÔRO

12 RENATO LUÍS FURLAN

JOSÉ HAIRTON TEBALDI

13 FLÁVIA REGINA DE SOUZA SOLDI

OSMAR LUCIO TRENTIN

14 LUCIA HELENA PAVANELI TARINA

IVO LUIZ DE ALMEIDA JUNIOR

15 SIDNEY DONIZETI DOS SANTOS

ORLANDO DE AGUIAR

16 SEBASTIAO NICOLINE

IZILDA MARIA CARVALHO MAXIMO

MIGUEL ANGELO MUTTON

SILVIA REGINA AVILEZ BONAFINI

JOSÉ BENEDITO S. DOS SANTOS

NORIVAL IGNÁCIO

17 IRISLANE AP. DE ABREU RUFINO

MARIA CÉLIA PORTELLA

18 ROSEMARY RODRIGUES DE OLIVEIRA

19 JOSÉ GIACOMO BACCARIN

WESLEY RUBIN

ALBERTO FLAUSINO RIBAS

20 LUIZ FABIANO PALARETTI

ANTONIO CARLOS SANCHES

EDNA MARIA TESTA DAQUILA

21 ANDRÉ MAURICIO MUSCARI

FERNANDA DOS SANTOS RAYMUNDO

JOSÉ EDUARDO CORÁ

JOÃO ADEMIR DE OLIVEIRA

22 RAFAEL MARTINI JUNIOR

JOSÉ ANTONIO SEGECIC

* Acesse a versão on-line de ‘’O FOFOCA’’ no site da FCAV

c l i c a n d o e m D i r e t o r i a Administrativa e em seguidaSeção de Áudio, Gráfica e Laboratórios Didáticos.*Mande sugestões para [email protected]

PAULO SERGIO SANTA CAPITA

FÁBIO ANDRÉ MOREIRA

PAULO ROBERTO PALA MARTINELLI

23 ANA MARCIA Z. CARREGARI

LUCIANO HAUSCHILD

MARCO ANTONIO RECHE

SERGIO APARECIDO BERALDO

25 ROUVERSON PEREIRA DA SILVA

ANTONIO ORLANDO DI MAURO

MARCIA REGINA DACAL S. AMÂNCIO

26 FABIO ROBERTO REVOLTI

ANDREIA JULIÃO PINTO FERNANDES

PAULO EDUARDO CARNIER

ROSANA ABRAMO VILELLA

JOSÉ MARIO ROCHA

27 FERNANDO ANTONIO DE ÁVILA

ROBERTO CARVALHEIRO

FABIANA AP. CHECHIO MARTINS

DAVID FERREIRA LOPES SANTOS

28 MÔNICA D. D'AMICO CHIODASIMONE REVOREDO

MARLENE SCALDELAI A. ELEUTERIO

ELIANA GERTRUDES MACEDO LEMOS

APARECIDO DONIZETE BORTOLETO

JULIETA RODINI E. DE MORAES

29 MARIA CÉLIA B. TEIXEIRA

ARILDO PEREIRA DOS SANTOS

CLAUDIO OIAN

01 DAVI APARECIDO TREVIZOLLI

GLAUCO DE SOUZA ROLIM

02 NEWTON KYOTO OGASSAHARA JUNIOR

03 SIDNEY APARECIDO QUINTINO

04 ROSINDA FRAGOSO DE O. SOUZA

ANDREIA DA SILVA MEYER

MARIA DO CARMO S. CREMONEZ

JOVENTINO RODRIGUES DA MATA

06 JEFFREY FREDERICO LUI

MARCOS TULIO DE OLIVEIRA

07 ROGÉRIO FALLEIROS CARVALHO

CLAUDINEI SOARES FIGUEIREDO

JULIO CESAR MÁSSIMO

08 JULIO CESAR FACCO

DIRCE RENATA DIAS T. DE CASTRO

09 RICARDO ANTONIO POLANCZYK

10 MARCEL BRITTO

12 ELISABETH DE FÁTIMA GIRIO

SUELI APARECIDA BATISTA

13 ALEXANDRE AMSTALDEN M. SAMPAIO

HOSTER APPARECIDO PEREIRA

14 SAUL NETO PEREIRA

SAMUEL HENRIQUE BALA

ROBSON FERNANDO SANTOS

ANTONIO LUIZ FIENO

15 RENATA POLI VERARDINO CAPALBO

VLADEMIR ANTONIO MÁSSIMO

OUTUBRO

EGIDIO ALVES DA SILVA

ATUSHI SUGOHARA

JOSÉ ROBERTO S. DE OLIVEIRA

16 ANA CARLA COLEONE

HIRASILVA BORBA

AUREO EVANGELISTA SANTANA

18 ADEVAIR JOSÉ PUGLIANO

ADEMIR DONIZETE GOMES

19 ALVIMAR JOSÉ DA COSTA

SILVANO BIANCO

20 MAURICIO PAVANELLI

LUANA PERES DIAS

RITA DE CÁSSIA FLORÊNCIO

JANE MARIA BERTOCCO EZEQUIEL

21 FABRICIO MACIEL DE SOUSA

FLAVIO ENGRACIA DE MORAES

22 MARIA EMILIA FRANCO OLIVEIRA

ANA TEREZA E. DA S. MARQUES

ALDO ANTONIO DE SOUZA

MARISA FERREIRA BARBIERI

ROSELI ISILDINHA JOVINO

23 JOSY CARLA DE ALMEIDA DA SILVA

JOSÉ CARLOS BUZOLI

24 LAERCIO FERNANDES

25 ADRIANA ELISABETE TAKAKURA

ROBERVAL JESUS NAKA

26 WILSON CARLOS PAZINI

JURANDIR DE OLIVEIRA

ISAIAS PEREIRA

27 MAURÍLIO AMARAL DIAS

RICARDO ANDRADE REIS

28 SELMA GUIMARÃES FIGUEIREDO

EUCLIDES ROBERTO SECATO

29 APARECIDO ANTONIO CAMACHO

NEWTON ANTONIO MACRI

30 LEILA TREVISAN BRAZ

MARIA AURORA PIFFER CARDOZO

31 MARISA COGA

CLAUDEMIR ANTONIO SOARES