oficina de pesquisa na escola

21

Upload: ed-vulcao

Post on 23-Jun-2015

157 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Oficina de pesquisa na escola
Page 2: Oficina de pesquisa na escola

Criar possibilidades para que a criança chegue às fontes de conhecimento (caminhos)

Orientar o aluno para que ele desenvolva um olhar crítico reconhecendo as verdadeiras fontes de informação e conhecimento

Page 3: Oficina de pesquisa na escola

1 - CONHECIMENTO EMPÍRICO (OU CONHECIMENTO VULGAR, OU SENSO-COMUM) É o conhecimento obtido ao acaso, após inúmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido através de ações não planejadas.

Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar.

2 - CONHECIMENTO FILOSÓFICO É fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.

Exemplo: "O homem é a ponte entre o animal e o além-homem" (Friedrich Nietzsche)

.

Page 4: Oficina de pesquisa na escola

3 - CONHECIMENTO TEOLÓGICO ( OU CONHECIMENTO RELIGIOSO)

Conhecimento revelado pela fé divina ou crença religiosa. Não pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formação moral e das crenças de cada indivíduo.

Exemplo:

Acreditar que alguém foi curado por um milagre; ou acreditar em Duende; acreditar em reencarnação; acreditar em espírito etc..

4 - CONHECIMENTO CIENTÍFICO

É o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Sua origem está nos procedimentos de verificação baseados na metodologia científica. Podemos então dizer que o Conhecimento Científico: - É racional e objetivo. - Atém-se aos fatos. - Transcende aos fatos. - É analítico. - Requer exatidão e clareza. - É comunicável.

- É verificável. - Depende de investigação metódica. - Busca e aplica leis. - É explicativo. - Pode fazer predições. - É aberto. - É útil (GALLIANO, 1979, p. 24-30)

Page 5: Oficina de pesquisa na escola

A palavra pesquisa tem origem no latim, perquiro.

Significa “procurar; buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquerir; perguntar; indagar bem; aprofundar na busca.”

Page 6: Oficina de pesquisa na escola

No dia-a-dia, nas ações mais corriqueiras

No desenvolvimento da ciência

No avanço tecnológico

No progresso intelectual do indivíduo

Page 7: Oficina de pesquisa na escola

Alugar uma casa Procurar anúncio no

jornal Comprar um

televisor Presentear um amigo Consultar o relógio Observar o tempo Bater à porta do

banheiro

Page 8: Oficina de pesquisa na escola

Investigação feita com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso.

Page 9: Oficina de pesquisa na escola

PESQUISA EXPERIMENTAL: É toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento. Exemplo: Pinga-se uma gota de ácido numa placa de metal para observar o resultado.

PESQUISA EXPLORATÓRIA: É toda pesquisa que busca constatar algo num organismo ou num fenômeno. Exemplo: Saber como os peixes respiram.

PESQUISA SOCIAL: É toda pesquisa que busca respostas de um grupo social. Exemplo: Saber quais os hábitos alimentares de uma comunidade específica.

PESQUISA HISTÓRICA: É toda pesquisa que estuda o passado. Exemplo: Saber de que forma se deu a Proclamação da República brasileira.

PESQUISA TEÓRICA: É toda pesquisa que analisa uma determinada teoria. Exemplo: Saber o que é a Neutralidade Científica.

Page 10: Oficina de pesquisa na escola

• Pesquisar, na concepção educacional que se preocupa com o desenvolvimento da autonomia do educando, não se esgota ou termina quando este encontra dados relevantes sobre um tema proposto... (NININ, Maria. 2008)

• "A investigação na escola está intimamente ligada à orientação. Se até mesmo um doutorando tem um orientador, por que as crianças da Educação Básica dariam conta do trabalho sozinhas?" (Campello, Bernadete _____)

Page 11: Oficina de pesquisa na escola
Page 12: Oficina de pesquisa na escola
Page 13: Oficina de pesquisa na escola

A pesquisa precisa ter:

Propósito Objetivo Finalidade

Page 14: Oficina de pesquisa na escola

- Pedir que os alunos procurem tudo sobre um assunto. A turma não aprende com essa atividade e se confunde sem um objetivo claro.

- Trabalhar com pesquisa o tempo todo. É preciso usar a estratégia com critério e mesclá-la a outras, como a boa e velha aula expositiva.

- Passar para o bibliotecário a orientação da pesquisa. Ele pode ajudar na seleção do material, mas o papel de ensinar a buscar dados e interpretá-los é do professor.

Page 15: Oficina de pesquisa na escola

FAZER UMA BOA PERGUNTA Definir o tema a pesquisa, a questão

norteadora. Aquele que vai dar o direcionamento para a pesquisa da turma

Dica: realize uma pesquisa prévia e leve em conta o que os alunos sabem; aprendizados necesários e as possiveis dificuldades.

É preciso certo grau de conhecimento sobre o que será investigado para ter a curiosidade despertada e querer se aprofundar no tema“ (Pedri Demo: Educar pela Pesquisa)

Page 16: Oficina de pesquisa na escola

INDICAR FONTES SEGURAS

A base de qualquer pesquisa são os materiais que os alunos vão analisar.

Dica: Com a pesquisa prévia feita, separar as fontes que os alunos irão procurar é fundamental para que as fontes consultadas pelos alunos tenham informações seguras.

Page 17: Oficina de pesquisa na escola

ENSINAR A INTERPRETAR

"Com a ajuda do professor, os alunos vão conhecer modelos mais claros de leitura para estudar, aprender a tomar notas, fazerresumos e analisar imagens e procedimentos de observação e experimentação", (MARTINS, Jorge. ______)

Dica: as situações de interpretação pode ser dividida em três momentos: 1 – individual; 2 – pequenos grupos; 3 – com toda a sala. coletivamente, é possível introduzir as discussões pedindo que todos indiquem pontos que contribuem para o propósito da pesquisa. Após a discussão, ajude-os a encontrar uma linha interpretativa ajustada aos propósitos do trabalho

Page 18: Oficina de pesquisa na escola

ORIENTAR A ESCRITA

fundamental que você oriente a turma sobre como tomar notas e elaborar resumos que ajudem na seleção de informações que respondam à questão proposta

Dica: Explique que não se trata de cópias de partes do texto, mas de explicações e anotações com as próprias palavras sobre o que foi lido. Deixe claro que esses registros ajudam na análise e na escrita da conclusão da investigação. No seu planejamento, determine qual será o produto final, de acordo com os objetivos propostos e o nível de conhecimento da sala

Page 19: Oficina de pesquisa na escola

Socializar os trabalhos

"No mundo real, as descobertas decorrentes de uma pesquisa são divulgadas em publicações especializadas e para plateias interessadas, possibilitando que o conhecimento circule. Cabe à escola organizar situações semelhantes", afirma Jorge Santos Martin

Page 20: Oficina de pesquisa na escola

Título Objetivo Justificativa Metodologia Produto final Fontes de

consulta Cronograma

Page 21: Oficina de pesquisa na escola

ReferênciasComo Orientar a Pesquisa Escolar - Estratégias para o Processo de Aprendizagem, Bernadete Campello (coord.), 238 págs., Ed. Autêntica,

Como Usar a Biblioteca na Escola - Um Programa de Atividades para o Ensino Fundamental, Bernadete Campello (coord.), 304 págs., Ed. Autêntica,

Educar pela Pesquisa, Pedro Demo, 156 págs., Ed. Autores Associados,

Pesquisa na Escola - O Que É, Como Se Faz, Marcos Bagno.

PESQUISA NA ESCOLA: QUE ESPAÇO É ESSE? O DO CONTEÚDO OU O DO PENSAMENTO CRÍTICO. Maria Otilia Guimarães Ninin

Trabalho com Projetos de Pesquisa: do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, Jorge Santos Martins, 144 págs., Ed. Papirus.