ócio lazer tpo livre1

6
Sua relevância na 1 Ana Costa Aluna 701185 Turma 2 EDUCAÇÃO

Upload: anaposta

Post on 07-Dec-2014

5.279 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: óCio Lazer Tpo Livre1

Sua relevância na

1Ana Costa Aluna 701185 Turma 2

EDUCAÇÃO

Page 2: óCio Lazer Tpo Livre1

Tempo psicológico; Tempo socioeconómico; Tempo sociocultural;

Tempo Livre

2Ana Costa Aluna 701185 Turma 2

Na sociedade moderna, devido aos seus condicionalismos bem como ao mercado de trabalho surge, no âmbito das ciências sociais, uma nova perspectiva de tempo livre à qual se associam os conceitos de ÓCIO e LAZER.

O novo contexto social torna necessária a educação dos sujeitos para o trabalho e, também, para o ÓCIO, o TEMPO LIVRE e o LAZER.

Page 3: óCio Lazer Tpo Livre1

Lazer ۩ Noção de LAZER emerge da definição de TEMPO LIVRE.

۩ Insere-se no TEMPO LIVRE e a frequência da sua ocorrência, da sua intensidade, bem como da evidência de poder económico varia e depende do poder pecuniário de quem o pratica.

۩ Devido à grande necessidade do homem em viver novas experiências de diversão/entretenimento, o LAZER tornou-se uma fonte de rendimento.

Ana Costa Aluna 701185 Turma 2 3

Page 4: óCio Lazer Tpo Livre1

Ana Costa Aluna 701185 Turma 2 4

Page 5: óCio Lazer Tpo Livre1

۩ Educar para o trabalho não basta! É “obrigatório” educar para a vida, i.e., educar para a sensibilidade, para a criatividade, autonomia… é educar para o ÓCIO!

۩ O usufruto do ÓCIO evita a alienação que advém do trabalho e permite o equilíbrio (compensação que se atinge através do trabalho e duma boa gestão do ÓCIO) do individuo – ÓCIO e trabalho devem ser gratificantes.

۩ Na actualidade, o conceito de ÓCIO tem sido pervertido pelo consumismo compulsivo das sociedades que o comercializa e o esvazia de sentido.

Ana Costa Aluna 701185 Turma 2

5

“… pedagogia do ÓCIO é … mostrar a viabilidade de um tipo de actividade não compulsória, gerada e planejada responsavelmente pelo próprio executante, em que se conjuguem: aprendizagem, criação e diversão, participação na colectividade e cultivo da própria individualidade.” Puig e Trilla (2004, 78)

Page 6: óCio Lazer Tpo Livre1

BIBLIOGRAFIA

Rovira, J.; Trilla Bernet, J. (2004). A Pedagogia do Ócio. Brasil. S.A.

Aquino, C.; Martins, J. (2007). Ócio, Lazer e Tempo Livre na sociedade do consumo e do trabalho.

Ana Costa Aluna 701185 Turma 2

6