oásis - brasil 24/7 · de bicicleta poderá entrar de graça. ... machado, transformada no setor...

36
CRIATIVIDADE PARA TODOS SER CRIATIVO NÃO É QUESTÃO DE GENÉTICA, SORTE OU MENTE PRIVILEGIADA JUAREZ MACHADO A bicicleta de rodas quadradas REPÚBLICA DOMINICANA Um bucólico refúgio do planeta DORMIR BEM Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde do corpo e da mente OÁSIS #199 EDIÇÃO

Upload: phamngoc

Post on 30-Sep-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Criatividade para todos

Ser criativo não é queStão de genética, Sorte ou mente privilegiada

Juarez Machadoa bicicleta de rodas quadradas

república doMinicanaum bucólico refúgio do planeta

dorMir beMuma boa noite de sono é fundamental para a saúde do corpo e da mente

Oásis#199

edição

2/36oásis . Editorial

por

Editor

PEllEgriniLuis

n atal e fim de ano chegaram: é o momento de exercitar a criati-vidade e fazer os planos para um 2015 que chega, para os bra-sileiros, carregado de preocupação mas também de esperança.

Para ajudar, propomos um belo artigo de Eduardo araia sobre criatividade. Ele andou pesquisando nos domínios da neurociência, e descobriu que, segundo as pesquisas mais recentes, ser criativo não é questão de genéti-ca, sorte ou mente privilegiada.

longe disso, a neurociência propõe que a criatividade não é um dom res-trito a afortunados, mas um conjunto de processos de pensamento que qualquer um pode desenvolver. Ela está ao alcance de qualquer pessoa. É só combinar bem os ingredientes certos.

na verdade, criatividade não é um dom especial privativo de alguns pou-cos felizardos. trata-se de uma variedade de processos de pensamento distintos que todos podemos aprender a usar de modo mais efetivo. o artigo propõe cinco dicas essenciais formuladas pelo neurocientista Jonah

A neurociênciA propõe que A criAtividAde não é um dom restrito A AfortunAdos, mAs um

conjunto de processos de pensAmento que quAlquer um pode desenvolver

oásis . Editorial

por

Editor

PEllEgriniLuis

3/36

lehrer para os leitores darem vazão a todo o seu potencial criativo.

Confira. E fique sabendo por que ficar desconcertado, insistir nas coisas e não desistir, dar um tempo quando for preciso, tornar-se um “expatriado”, incorporar a criança de cinco anos que ainda existe em você, são, todos eles, fatores fundamentais para que sua criatividade não apenas desabro-che mas permaneça ativa para sempre.

CRIATIVIDADE PARA TODOSSer criativo não é questão de genética, sorte ou mente privilegiada

ps

ico

oásis . PsiCo 4/36

oásis . PsiCo

er criativo não é questão de gené-tica, sorte ou mente privilegiada, diz o neurocientista americano Jonah Lehrer. Em seu livro Ima-gine: How Creativity Works (Hou-ghton Mifflin Harcourt), lançado em março de 2012 nos Estados Unidos, ele mostra que a criativi-dade está ao alcance de qualquer

pessoa. É só combinar bem os ingredientes certos.“Sabemos hoje que a criatividade não é um

QA neurociência propõe que a criatividade não é um dom restrito a afortunados, mas um conjunto de processos de pensamento que qualquer um pode desenvolver

Por Eduardo araia

dom especial privativo de alguns poucos feli-zardos”, diz o autor. “Trata-se de uma varie-dade de processos de pensamento distintos que todos podemos aprender a usar de modo mais efetivo.” A seguir, cinco dicas essenciais de Lehrer para os leitores darem vazão a todo o seu potencial criativo.

1. Fique desconcertado

Estar desconcertado é um momento funda-mental no processo criativo, pois implica um reconhecimento de que a situação não tem saída. É a frustração decorrente desse reconhecimento que pode conduzir ao vis-lumbre de solução. Segundo o autor, em di-versos estudos de mapeamento do cérebro, os cientistas notaram que, quando a pessoa se defrontava com um problema, seu hemis-fério esquerdo (a região habitualmente asso-ciada à resolução de problemas pelo método analítico) punha-se a trabalhar de imediato. Mas os problemas mais complicados desgas-tavam rapidamente o processo, deixando a pessoa frustrada e reclamando da dificulda-de de solucionar o problema. Com a frustra-ção, indicativa da necessidade de recorrer a um caminho alternativo para superar o desa-fio, os cientistas perceberam que a atividade mental transitava do hemisfério esquerdo para o direito, associado à criatividade. Com essa mudança, em diversos casos as pessoas demonstraram experimentar momentos de

5/36

6/36

insight, nos quais a resposta lhes vinha à mente de súbito. Para os cientistas, a importância da frustração no proces-so é crucial.

2. Insista e não desista

Frustração e desconcerto são ingredientes indispensáveis, mas outras duas características também são importantes para deflagrar a criatividade: perseverança e paixão por metas de longo prazo. “Essas qualidades”, explica Lehrer, “englobam a determinação, e nenhum artista, nenhum escritor, nenhum inventor seria bem-sucedido sem ela. A determinação é a qualidade que força você a fazer sa-crifícios por paixão, a trabalhar por longas horas ou ficar

treinando mesmo quando o treino não é divertido”. Se-gundo Lehrer, pesquisas revelaram que a determinação é um dos mais importantes indicadores de sucesso, “pois ninguém é suficientemente talentoso para não ter de tra-balhar duro”.

3. Dê um tempo

Não é raro ver pessoas munidas de perseverança, frus-trarem-se com a falta de solução e continuarem nesse estado por tempo considerável. O que fazer? “Algumas vezes, fazer uma pausa, afastar-se e reconcentrar-se pode ajudar a atingir um estado mental mais criativo”, explica Lehrer. Segundo ele, pesquisas mostram que uma mente

oásis . PsiCo

7/36oásis . PsiCo

relaxada, na qual as ondas alfa aparecem aumentadas, tem mais possibilidade de vislumbrar respostas bloquea-das pela frustração. Para quem imagina que é complica-do chegar a esse estado, Lehrer fornece algumas suges-tões simples apoiadas em estudos: tomar um bom banho ou assumir uma perspectiva mais positiva ajudam a au-mentar a criatividade. “É por isso que tantas corporações bem-sucedidas – da 3M ao Google – têm adotado as pau-sas para a busca de projetos externos e novas ideias como uma parte crucial do trabalho diário”, afirma o autor.

4. Torne-se um ‘expatriado’

Para explicar esse item, Lehrer remete o leitor à atração que Paris exerce sobre os escritores. Esses artistas, ob-serva o neurocientista, em geral não elaboram ensaios

e romances usando a cidade e seus moradores; em vez disso, usufruem da atmosfera do lugar como inspiração para obras que se passam em seus próprios países de ori-gem. De acordo com Lehrer, vários estudos mostram que a viagem é uma forma de expandir a criatividade porque encoraja o viajante a pensar superando as fronteiras do próprio ego. “Até as pequenas coisas, como não saber se deve dar gorjeta a um garçom ou a forma de dizer ‘obri-gado’ na língua local, estimulam a mente e tornam a pes-soa mais observadora daquilo que é externo a si própria e daquilo que ela já sabe”, diz o autor. Mas ninguém preci-sa ir a Paris para despertar a criatividade: “Acordar com um olhar novo e tornar-se um expatriado para seu pro-blema específico pode ser tremendamente benéfico para resolvê-lo.”

8/36oásis . PsiCo

canceladas e você tem o dia inteiro para desfrutar. O que faria? Aonde você iria? Quem você veria?” A segunda turma recebeu as mesmas instruções, com a di-ferença de que a primeira frase foi elimi-nada. Depois de escreverem por dez mi-nutos, os participantes receberam vários testes envolvendo criatividade, como sugerir utilidades para pneus velhos ou tijolos. Os integrantes do primeiro gru-po se saíram bem melhor do que o do segundo, propondo praticamente o do-bro de ideias criativas. Conclusão: “Te-mos apenas de fingir que somos crianci-nhas”, propõe Lehrer.

Insights geniais

Ideias de sucesso reveladas por vias inesperadas

Benzeno – O químico alemão Friedri-ch August Kekulé descobriu em 1865 a fórmula estrutural do hidrocarboneto

usado como insumo na indústria química. Viu-a, em so-nho, como a serpente alquímica Ouroboros, que morde a própria cauda.

Post-It – O engenheiro químico americano Arthur Fry, da 3M, teve a ideia milionária do papel suavemente ade-rente em 1977, quando cantava no coral de sua igreja. Percebeu que os marcadores de página das partituras caíam constantemente.

5. Incorpore sua criança de 7 anos

Numa pesquisa realizada em 2010, Darya Zabelina e Mi-chael Robinson, da Universidade Estadual de Dakota do Norte (EUA), reuniram centenas de estudantes universi-tários e os dividiram em dois grupos. O primeiro recebeu as seguintes instruções: “Você tem 7 anos, as aulas foram

Micro-ondas – Experimentan-do um detector de aviões durante a Segunda Guerra Mundial, o en-genheiro americano Percy Spen-cer descobriu que as micro-ondas emitidas pelo aparelho derretiam uma barra de chocolate em seu bolso. A primeira patente do for-no de micro-ondas surgiu no pós--guerra.

Barbie – Em viagem na Suíça, Ruth Handler, fundadora da in-dústria de brinquedos Mattel, viu uma boneca diferente, com cabe-los platinados, em uma tabacaria. Por não falar alemão, não notou que a boneca era um sex symbol vendido para homens. Em vez disso, viu-a como alternativa para as bonecas-bebês então dominan-tes.

Velcro – Depois de caminhar por um campo, em 1941, o engenheiro suíço George de Mestral suou para remover as sementes de bardana grudadas na calça e nos pelos de seu cão. Examinando-as em microscópio, viu centenas de pequenos ganchos, que explicavam sua aderência. Dez anos depois, De Mestral patenteou o Velcro.

oásis . PsiCo 9/36

10/36oásis . artE

JUAREZ MACHADOA bicicleta de rodas quadradas

ar

te

autoretrato de Juarez Machado

oásis . artE

ma belo sobrado em Joinville, no Norte catarinense, é a sede do recém inaugurado Instituto

Internacional Juarez Machado. A exposição “A bicicleta na vida e na obra de Juarez Ma-chado”, montada para a abertura, ficará aberta até 25 de fevereiro 2015 e reúne, como indica o próprio título, obras do próprio autor rela-

Uinaugurado em joinville o instituto internacional juarez machado, com uma mostra de obras do artista que têm como tema central a bicicleta. o instituto foi montado na casa onde machado viveu nos anos 1960

Por: Malu SalguEiro

cionadas a um objeto emblemática da sua vida inteira, a bicicleta.

A casa, que nos anos 1960 serviu de moradia para o artista, transformou-se em um espa-ço de abrigo para artistas e todas as formas de manifestações culturais. Na exposição de abertura os visitantes podem conferir escul-turas, fotos e quadros onde, além do traço característico de Juarez Machado, a bicicle-ta sempre será vista. A entrada custa R$ 5, mas, por decisão do artista, quem for a pé ou de bicicleta poderá entrar de graça.

Antes de visitar a exposição, os visitantes poderão conhecer a antiga casa da família Machado, transformada no setor receptivo, administrativo e em loja de souvenires.

11/36

Juarez Machado em Joinville, diante do instituto que leva o seu nome

oásis . artE

a bicicleta de rodas quadradas, uma imagem emblemática de Juarez Machado

12/36

13/36

Lá são comercializadas peças com a grife do artista, li-vros e até reproduções assinadas de quadros.

Com a restauração, a casa, localizada na Rua Lages, bair-ro América, ganhou um jardim e duas esculturas na área externa. Uma das peças em aço foi trazida de Paris e faz referência à escultura Vênus de Milo. A outra, Filha da Chuva, foi batizada em Joinville. Pelo menos um recorte de trabalhos de Juarez entrará na programação anual da galeria.

Pintor, escultor, caricaturista, desenhista e cenógrafo de renome mundial, natural de Joinville, Juarez Macha-do inaugurou o circuito Paris-Rio há décadas. Ele agora inclui Joinville no circuito (ousadamente fora do eixo Rio-Sampa), abrindo as portas do mundo para a maior cidade de Santa Catarina numa exploração artística de-mocrática, colorida e luminosa. O Instituto fica na Rua Lages, 994, Joinville, Santa Catarina.

oásis . artE

o artista diante de uma obra de sua autoria instalada no jardim do instituto Juarez Machado

oásis . artE 14/36

15/36oásis . artE

A ALDEIA, O ARTISTA E O MENINOCrônica de: Simone Gehrke, jornalista

Era uma vez um menino, Jua-rez, que desde a infância, nos idos dos anos 50, sentia um prazer imenso em retratar o mundo a sua volta na ponta do lápis. Filho de uma operá-ria e de um caixeiro-viajante, vivia em uma aldeia ainda pa-cata, Joinville, que prosperava a passos largos na indústria, embalada pelos bons ventos da economia do pós-guerra.

Juarez achava que a aldeia carecia de cor, mas apreciava que os moradores - como ele - tinham o costume de fazer longos passeios de bicicleta. Durante muitos anos, o me-nino aproveitou todo espaço vazio (como bordas brancas de jornal e guardanapos de papel), para desenhar e colo-rir a Joinville que explorava pedalando.

Tomou gosto pela coisa, cismou em ser artista e precisou viajar para aldeias maiores e mais distantes para cumprir o seu desejo. Se Juarez saiu de Joinville, a cidade jamais saiu de Juarez e de sua obra.

O primogênito da família Machado ganhou fama, dentro e fora do grande conjunto de aldeias que formam a na-ção brasileira. Tornou-se pintor, escultor, caricaturista, mímico, designer e cenógrafo, sem abandonar o olhar, a irreverência e a disposição do menino Juarez.

Pouco mais de cinquenta anos depois de transferir-se para a Curitiba, onde associou o talento ao conhecimen-to das artes, e três décadas depois de escolher Paris para viver e criar, o artista Machado volta a Joinville para cumprir a promessa feita ao menino Juarez: expandir os horizontes culturais da cidade, criando um ponto de en

16/36oásis . artE

contro para fomentar todo tipo de arte na antiga casa da família, preservada em uma das poucas regiões centrais que ainda mantém jardins e não foi tomada pela avalan-che de edifícios que a invadiu.

Um espaço destinado não apenas a abrigar a vasta obra de Juarez (pinturas, desenhos, esculturas, colunas de jornal), mas também sediar exposições de artistas impor-tantes que ele conheceu nestas andanças, e expor lem-branças que esse guardador inveterado colecionou em sua jornada pelo mundo.

Com seu Instituto, Juarez Machado amplia as frontei-ras da aldeia que gestou o menino, inspirando nas artes o movimento de internacionalização que vem crescendo em todas as esferas.

Veja o vídeo aqui.

17/36oásis . viagEm oásis

REPÚBLICA DOMINICANAUm bucólico refúgio do planeta

via

geM

sis

18/36oásis . viagEm oásis

Cachoeira El limon, na Península de Samaná, república dominicana

oásis . viagEm oásis

rimeira ilha a ser descoberta por Cris-tovão Colombo em 1492, esse charmo-so pedaço de terra caribenho ostenta ainda inúmeras construções coloniais, sofisticados cassinos e, principalmen-

te, praias deslumbrantes, como as da Penínsu-la de Samaná.

P

quando o assunto é a república dominicana, a gente logo pensa na sua histórica capital santo domingo, a cidade mais antiga do novo mundo, e nos irresistíveis complexos hoteleiros de punta cana, paraíso dos recém-casados. mas este país situado no mar do caribe é muito mais do que o encanto dessas duas cidades

Por Fabíola MuSarra (*)

Situada na costa noroeste da República Do-minicana, a Península de Samaná é o desti-no mais concorrido pelos dominicanos nas férias. Não é à toa. Suas praias parecem vir-gens e são desenhadas por águas de intenso azul-turquesa, praias de areia branquinha, cortinas de palmeiras, montanhas e simpáti-cas casinhas. Junte tudo isso e o resultado é um passaporte a uma das mais inacreditáveis vistas panorâmicas da baía.

Parte da exuberante beleza natural dessa península pode ser conhecida ao se visitar Samaná, um pequeno povoado permeado por bosques tropicais, mangues, lagoas e casca-tas. O vilarejo fica bem próximo ao Parque

19/36

Casarão colonial na Península de Samaná, na arquitetura típica da república dominicana

Da romântica iluminação que à noite tinge de dourado as ruas e as avenidas de suas cidades à lua de prata que se reflete na imensidão de suas águas, colorindo-as de um hipnotizante azul fluorescente.

Tudo nessa terra famosa pelo rum e pelo merengue mag-netiza e seduz. Em outras palavras, esse idílico paraíso de nosso planeta é mesmo um irresistível convite para viver dias inesquecíveis de sonho. Informações www.republi-cadominicana.tur.br

20/36

Nas águas cristalinas da república dominicana é possível nadar com as baleias jubarte

oásis . viagEm oásis

dominicanas gostam de saias rodadas para dançar o merengue

Nacional de Los Haitises, que abriga a lindíssima Ilha de Cayo Levantado.

Samaná é ainda um santuário das baleias jubartes. Entre os meses de janeiro e março, milhares delas podem ser vistas no azul da costa do vilarejo, num gracioso espe-táculo de balé aquático que merece ser admirado e cujo “ingresso” de barco poder ser adquirido no porto. Segunda maior ilha caribenha (a primeira é Cuba), com 1.288 quilômetros quadrados de litoral, a República Do-minicana é mesmo fascinante. Do show de cores que des-fila e magnetiza o olhar ao clima privilegiado, com o sol que brinca na areia de suas encostas o ano todo.

Viagem de Londres a Paris, com mais conforto e rapidezBoa notícia para quem é adepto das viagens em trem de alta velocidade. No final do ano que vem, o trajeto entre Londres (Inglaterra) e Paris (Fran-ça) passará a ser feito pelo E320, um novo mo-delo de trem que alcança até 320 quilômetros por hora, realizando o percur-so entre as capitais ingle-sa e parisiense em apenas duas horas – 15 minutos a menos do tempo atual.

A novidade foi anunciada pela Eurostar, serviço em trens de alta velocidade, em comemoração aos seus 20 anos de atuação no segmento. Segundo a empresa, a rota será integrada por 17 novos trens com capacidade para trans-portar 894 passageiros.E, ao contrário dos aviões, que cada vez mais disponibi-lizam espaços mais reduzidos em suas poltronas, as via-gens de trens E320 serão bem confortáveis, já que eles terão assentos maiores, ergonômicos e reclináveis.

21/36oásis . viagEm oásis

Não é só. Os novos modelos de trem também vão oferecer maior espaço entre as poltronas. Cada um de seus assen-tos terá tomada e entrada USB. Os passageiros poderão ainda usufruir de internet wi-fi gratuita em todos os seus vagões.

A Rail Europe, empresa de distribuição de tíquetes e pas-ses de trem, já está comercializando a rota. Em seu site, também em português, é possível comprar a passagem e recebê-la em casa. Informações: www.raileurope.com.br

Eurostar E320, de londres a Paris em apenas duas horas

Comer, rezar e amar em BaliEstá querendo ir para Bali, a ilha da Indonésia possui-dora de lindíssimas praias? Saiba que a cidade de Ubud acaba de ganhar mais um resort: o Meliá Ubud. O novo empreendimento da rede Meliá Hotels International está localizado em uma área com fácil acesso ao resto da ilha e a 45 minutos de carro do Aeroporto Internacional Ngu-rah Rai, também conhecido como Denpasar.

Quanto à infraestrutura, o novo resort tem 49 suítes, es-paço para casamentos e eventos e área de relaxamento

22/36oásis . viagEm oásis

recanto do Meliá ubud, em bali

com SPA. Com sua inauguração, a Meliá Hotels International conso-lida o crescimento da rede na Ásia Pacífico. Atualmente, possui 20 hotéis na região, em países como Indonésia, Malásia, Vietnã, China e Mongólia.

Hotéis e resorts à parte, vale lem-brar que Bali foi um dos palcos do filme “Comer Rezar Amar”, estre-lado por Julia Roberts. A escolha do cenário possivelmente não foi aleatória. A ilha é um dos lugares que mais celebra o hinduísmo e o budismo, abrigando mais de dez mil templos em seus vilarejos.

A cidade de Ubud, por sua vez, é considerada a capital cultural de

Bali. Suas pitorescas vilas com paisagens tingidas por montanhas e plantações de arroz, museus, galerias de arte, artesanato, palácios, templos e povo gentil e amis-toso são, sem dúvida, um bom motivo para conhecer esse cinematográfico cenário de sonho. Boa viagem!

oásis . viagEm oásis

buenos aires, agora ao alcance dos baianos

23/36

Aerolíneas lança voo direto de Salvador a Buenos Aires

A Aerolíneas Argentinas começará a operar o seu primeiro voo direto ligando Salvador (BA) a Buenos Ai-res, capital da Argentina. O voo inaugural será no dia 3 de janeiro e terá seis frequ-ências semanais até março, quando a rota passa a ser diária.

Os voos serão operados com Boeing 737-800, com capa-cidade para 170 passageiros, saindo de Salvador às 2h40, com chegada a Buenos Aires às 7h30. Na volta, os voos sairão da capital argentina às 9h30, com chegada à capi-tal baiana às 13h55.

24/36oásis . viagEm oásis

Desconto em táxi até o aeroportoAté o dia 8 de junho de 2015, a TAM está oferecendo aos seus passageiros descontos de até 50% no trajeto de táxi até o ae-roporto, no dia da viagem. Resultado de uma parceria com a Easy Taxi, a promoção é válida apenas para as compras de pas-sagens feitas pelo site da companhia aérea com origem e desti-nos no Brasil. Para se beneficiar da promoção é preciso solici-tar o serviço de táxi pelo aplicativo Easy Taxi, escolhendo como forma de pagamento “cartão de crédito no app”.

Tam, agora em parceria com a Easy Taxi

Há duas modalidades de desconto. Na primeira, todos os passageiros têm 30% de desconto no valor total da corrida, com teto máximo de R$ 40 para cada tre-cho adquirido. Na segunda, o desconto de 50% é oferecido aos clientes TAM Fideli-dade Top Tier Vermelho, Vermelho Plus e Black, desde que comprem as passagens e estejam logados e identificados no site da TAM com seu número Fidelidade. Nesse caso, o teto máximo da corrida sobe para R$ 60.

O desconto só é válido no dia da viagem e o pagamento deve ser feito por meio do smartphone do usuário, sem a necessi-dade de apresentar o cartão de crédito ao taxista. O desconto não vale para transa-ções de débito e não é cumulativo.

25/36oásis . viagEm oásis

App avalia acessibilidade de atrações turísticasO Ministério do Turis-mo acaba de lançar um aplicativo para celula-res e tablets que avalia a acessibilidade de 530 mil atrações turísticas e es-tabelecimentos cadastra-dos, como hotéis, restau-rantes, teatros e praias, fornecendo o endereço, telefone, imagens e ava-liações dos locais consul-tados.

Ao fazer o download gra-tuito do aplicativo, os usuários podem avaliar o local e ter acesso a infor-mações sinalizadas por ícones, como alimentação, com-pras, hospedagem, eventos e lazer, museus e atrativos históricos, parques e zoológicos, praias e serviços turísti-cos. O download está disponível no link www.turismoa-cessivel.gov.br/ta

Tecnologia inova consulta de voosO Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janei-ro, acaba de lançar um serviço inédito no Brasil: a consul-ta de voos pelo whatsapp. Com o novo serviço, as infor-mações são automáticas e oferecem opções em português e inglês para a consulta do voo, desde as atualizações so-bre o portão de embarque, o horário até o encerramento do embarque.

26/36

aeroporto Tom Jobim, no rio

oásis . viagEm oásis

Como o Tom Jobim já utilizava o what-sapp para atendimento de serviços de limpeza e reposição de materiais nos seus sanitários, o primeiro passo para acessar o novo serviço é adicionar o contato (21) 99123-6009 e enviar uma mensagem. Depois de escolher o idio-ma, é preciso optar entre consulta de voos (1) e serviços de manutenção dos banheiros (2). Após indicar o voo que deseja obter informações e receber o primeiro status, o serviço oferece a op-ção de o usuário continuar ou não re-cebendo atualizações do voo até que o serviço da companhia aérea esteja con-cluído.

oásis . viagEm oásis 27/36

as curvas percorridas pelo Serra Verde Express às vezes são de tirar o fôlego

De trem, para a alegria da garotadaA Serra Verde Express oferece uma ótima op-ção de passeio para quem quer garantir a diversão da criançada e um domingo especial em família. É a viagem de trem de Curiti-ba a Morretes e Antonina pela encantadora Serra do Mar paranaense. São duas opções de pacotes: passeio de trem em classe turísti-ca, e em classe executiva. Os dois programas in-cluem city tour em Antoni-na e em Morretes, onde o almoço é o barreado, prato típico da região. O retorno para Curitiba é feito em van. Informações: www.serraverdeexpress.com.br

Os cardápios para a Ceia de Natal e para o jantar de Ano Novo já estão disponíveis no site www.ataliba.com.br. O Ata-liba fica na Rodovia José Carlos Daux, 3.008, Rodovia SC 401. Informações e reservas: (48) 3333-0990, e-mail [email protected]

28/36oásis . viagEm oásis

Visão noturna de Florianópolis

Almoço e ceia com o Papai Noel em FloripaVai viajar com a família para Florianópolis no Natal? Além de curtir as lindas praias catarinenses, aos domin-gos deste fim de ano, você pode levar a garotada para almoçar com o bom velhinho na Churrascaria Ataliba. O Papai Noel também estará no local durante a ceia do dia 24 de dezembro para ouvir os pedidos das crianças e en-cantar os adultos!

Guias exibem belezas do interior de PernambucoA Setur-PE, por meio da Empetur, está lançando três guias turísticos do interior de Pernambuco: “Arte em Pernambuco – Caruaru”, “Arte em Pernambuco – Tracunhaém” e “Rota do Rio São Francisco”. Com tiragem inicial de 70 mil exemplares, os livros têm sua identidade visual inspi-rada no Movimento Armo-rial, em homenagem a Aria-no Suassuna.

O primeiro guia destaca o talento e a tradição de fa-mílias de artesãos e de pro-fissionais independentes, apresentando ainda dicas de restaurantes, hotéis e atrativos turísticos. Já o segun-do tem como tema a produção artesanal de Tracunhaém, suas obras feitas com madeira, cipó, fibra e couro. Tam-bém traz informações turísticas sobre atrativos no entor-no dos centros de produção dos artesãos.

O “Rota do Rio São Francisco”, por sua vez, discorre so-bre a diversidade de atrações turísticas da região, incluin-do as paisagens do rio e suas ilhas, a cultura indígena,

29/36oásis . viagEm oásis

a diversidade gastronômica e os roteiros culturais, de aventura e negócios. “Pernambuco já é conhecido pelos encantos do litoral. Por isso, precisamos de mais ações que reforcem as riquezas do interior do nosso Estado”, diz Romeu Baptista, secretário da Setur-PE.

(*) Correspondência para: [email protected]

Pernambuco tem um dos artesanatos mais ricos do brasil

30/36

DORMIR BEM Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde do corpo e da mente

sa

úd

e

oásis . saúdE

oásis . saúdE

eff Iliff é um neurocientista especializado na exploração das funções cerebrais. Suas investigações percorrem duas linhas prin-cipais. Primeiro: o estudo de como as cé-lulas não neuronais que sustentam o cére-bro, as assim chamadas glias, contribuem

para a manutenção das condições ideais para as funções neuronais e como a falência delas, em casos como o da demência, derrame cerebral e traumatismos levam à degeneração neurológi-ca. Segundo: Iliff procura definir os mecanis-

Jo cérebro usa um quarto de toda energia do corpo e, mesmo assim, tem apenas dois por cento da massa corporal. mas como esse órgão recebe e utiliza os nutrientes vitais que o mantem ativo e saudável? novas pesquisas sugerem que isso tem a ver como o sono

VídEo: TEd – idEaS WorTh SPrEadiNgTradução: FraNCiSCo PauliNo dubiEla rEViSão: ThiErry CarValho

31/36

mos celulares básicos através dos quais o fluxo sanguíneo cerebral é coordenado para baixo e para cima pela árvore vascular. Atual professor assistente de anestesiologia e medicina perio-perativa na Oregon Health & Science Univer-sity, Jeff fez parte da equipe do Centro Médico da University of Rochester que descobriu o sistema de limpeza do cérebro, que foi chama-do de “sistema glinfático”.

o neurocientista Jeffrey iliff

Vídeo integral da palestra de Jeff Iliff

32/36oásis . saúdE

Tradução integral da palestra de Jeff Iliff

Sono. É uma coisa em que gastamos um terço de nossas vidas, mas algum de nós realmente sabe do que se trata?Dois mil anos atrás, Galeno, um dos pesquisadores clínicos mais fa-mosos do mundo antigo, propôs que, enquanto estamos acordados, a força motriz de nosso cérebro, seu combustível, extravasa para todas as outras partes do corpo, animando-as mas deixando o cérebro seco. Ele pensava que ao dormirmos, todo esse líquido que preencheu o resto do corpo viria de volta, reidratando o cérebro e refrescando a mente. Hoje, isso nos parece ridículo, mas Galeno só estava tentando explicar algo sobre o sono com que lidamos todos os dias. Vejam, todos nós sabemos por experiência que, ao dormir, o sono esclarece a mente, e se você não dorme, sua mente fica nublada. Mas apesar de sabermos muito sobre o sono agora em comparação ao que Galeno sabia, ainda não entendemos o porquê do sono, de todas nossas atividades, ter essa função restauradora para a mente.

Então gostaria de falar com vocês sobre algumas pesquisas recentes que podem esclarecer essa questão. Nós descobrimos que o sono pode ser uma elegante solução projetada para algumas das necessidades mais básicas do cérebro, uma maneira única de o cérebro combinar seu alto consumo e os limites estreitos que o separam dos outros ór-gãos do corpo.

Quase toda a biologia que observamos pode ser pensada como uma série de problemas com suas soluções correspondentes, e o primeiro problema que todo órgão precisa resolver é um suprimento contínuo de nutrientes para alimentar todas as células do corpo. No cérebro, isso é especialmente crítico. Sua atividade elétrica intensa demanda um quarto do suprimento de energia corporal, apesar de o cérebro cons-tituir apenas dois por cento da massa do corpo. O sistema circulatório resolve o problema de transporte de nutrientes criando uma rede de vasos sanguíneos para fornecer nutrientes e oxigênio a todos os lugares do corpo.

Você pode ver isso ocorrendo nesse vídeo. Aqui, estamos vendo vasos sanguíneos no cérebro de um camundongo vivo. Os vasos sanguíneos formam uma rede complexa que preenche todo o volume cerebral. Eles começam na superfície do cérebro, e en-tão se aprofundam no tecido, e conforme se espalham, eles for-necem nutrientes e oxigênio para cada célula no cérebro.

Agora, assim como toda célula necessita de nutrientes para se manter, toda célula também produz resíduo como subproduto, e a limpeza desse resíduo é um segundo problema básico que todo órgão precisa resolver. Esse diagrama mostra o sistema linfático do corpo, que evoluiu para atender sua necessidade. É uma segunda rede paralela de vasos que se projeta por todo o corpo. Ele capta proteínas e outros resíduos dos espaços entre as células, ele os recolhe e os despeja no sangue para que sejam eliminados.

oásis . saúdE 33/36

Tradução integral da palestra de Jeff Iliff

Mas se olharem esse diagrama bem de perto, vocês verão algo que não faz muito sentido. Então vamos ampliar a cabeça dessa pessoa, e uma das coisas que vocês veriam é que não há vasos linfáticos no cérebro. Mas isso não faz sentido, faz? Quer dizer, o cérebro é um órgão muito ativo que produz uma quantidade correspondente de resíduos que deve ser limpa de maneira eficiente. E ainda assim, ele não tem vasos linfá-ticos, ou seja, a abordagem que o resto do corpo usa para limpar seus resíduos não funciona no cérebro.

Então como o cérebro resolve seu problema de limpeza? Bem, nessa questão aparentemente simples é onde nosso grupo entra pela primei-ra vez, e o que descobrimos, conforme nos aprofundamos no cérebro, entre os neurônios e os vasos sanguíneos, foi que a solução do cérebro para o problema de limpeza de resíduos era inesperada. Era engenhosa, mas também era linda. Vou dizer o que descobrimos.

O cérebro tem um grande reservatório de um líquido claro cha-mado líquido cefalorraquidiano. Nós chamamos de LCR. O LCR preenche o espaço ao redor do cérebro, e os resíduos do interior do cérebros e movem até o LCR, que é despejado, junto com os resíduos, no sangue. Falando assim, parece muito com o siste-ma linfático, não é? Mas o que é interessante é que o líquido e os resíduos do interior do cérebro não passam de maneira aleatória até chegar no LCR. Ao invés disso, há uma rede de encanamen-to especializada que organiza e facilita este processo.

Vocês podem ver isso nesses vídeos. Aqui, estamos novamente visualizando o interior do cérebro de um camundongo vivo. O quadro à esquerda mostra o que acontece na superfície do cére-bro, e o quadro à direita mostra o que acontece sob a superfície cerebral, dentro do próprio tecido. Nós marcamos os vasos san-guíneos em vermelho, e o LCR que circunda o cérebro está em verde. Agora, o que nos surpreendeu foi que o líquido no exte-rior do cérebro não ficou do lado de fora. Ao invés disso, o LCR foi bombeado para dentro do cérebro ao redor dos vasos sanguí-neos, e enquanto fluía para dentro do cérebro entre esses vasos, ele estava na verdade ajudando a limpar, a limpar os resíduos do espaço entre as células cerebrais.

Se você pensar sobre isso, usar as adjacências dos vasos sanguí-neos é uma solução muito esperta, pois o cérebro está enclau-surado num crânio rígido e está cheio de células, então não há espaço dentro dele para outro conjunto de vasos como o sistema linfático. Porém, os vasos sanguíneos se estendem da superfície do cérebro para dentro, alcançando cada célula cerebral, o que significa que o fluido que viaja ao redor dos vasos pode acessar facilmente todo o espaço do cérebro. Então é dessa maneira bem esperta que dá mais uma função aos vasos sanguíneos, para substituir a função de outro conjunto de vasos, os linfáticos,

34/36oásis . saúdE

Tradução integral da palestra de Jeff Iliff

para que não sejam necessários. E o que é incrível é que nenhum ou-tro órgão usa essa abordagem para limpar os resíduos entre as células. Essa solução é exclusiva do cérebro.

Mas nossa descoberta mais surpreendente foi que tudo isso, tudo isso que mencionei, com esse líquido passando pelo cérebro, só acontece quando o cérebro está dormindo. Aqui, o vídeo à esquerda mostra quanto LCR se move pelo cérebro de um camundongo vivo acorda-do. Não é quase nada. Porém, no mesmo animal, se esperarmos um pouco até que ele durma, o que vemos é que o LCR está correndo pelo cérebro, e descobrimos que no mesmo instante em que o cérebro vai dormir, as células cerebrais encolhem, abrindo espaços entre si, permi-tindo que o líquido passe entre elas e deixando que os resíduos sejam limpos.

Então parece que Galeno podia estar no caminho certo quando escre-veu sobre o líquido passando pelo cérebro quando o sono vinha. Nossa própria pesquisa hoje, 2 mil anos depois, sugere que o que acontece é que, quando o cérebro está acordado e está muito ocupado, ele deixa de limpar os resíduos dos espaços entre as células até mais tarde, e então, quando ele dorme e não está tão ocupado, o cérebro ativa um modo de limpeza para limpar os resíduos dos espaços entre as células, limpar os resíduos acumulados durante o dia. É parecido com a ma-neira pela qual nós procrastinamos as tarefas domésticas durante os dias úteis, quando não temos tempo para elas, e deixamos para fazer toda a limpeza que precisamos fazer durante o fim de semana.Agora, eu falei bastante sobre limpeza de resíduos, mas eu não fui mui-to específico quanto aos tipos de resíduos que o cérebro precisa limpar durante o sono para se manter saudável. Os resíduos que os últimos estudos focaram são as beta-amiloides, que são proteínas produzidas pelo cérebro o tempo todo. Meu cérebro está produzindo beta-amiloi-des agora, e o seu também. Mas em pacientes com Mal de Alzheimer as beta-amiloides aumentam e se acumulam nos espaços entre as célu-

las cerebrais, em vez de serem limpas como devem ser, e é esse acúmulo de beta-amiloides que é considerado uma das etapas--chave no desenvolvimento dessa doença terrível. Nós medi-mos a rapidez com que as beta-amiloides são limpas do cérebro quando está acordado em comparação com quando está dor-mindo, e descobrimos que de fato a limpeza das beta-amiloides é mais rápida com o cérebro dormindo.

Então se o sono é parte da solução do cérebro para o problema da limpeza de resíduos, então isso pode mudar drasticamente a forma como pensamos a relação entre o sono, beta-amiloides e o Mal de Alzheimer. Uma série de estudos clínicos recentes su-gerem que, entre os pacientes que ainda não desenvolveram o Mal de Alzheimer, a piora da qualidade do sono e da duração de sono estão associadas com uma quantidade maior de beta

oásis . saúdE 35/36

Tradução integral da palestra de Jeff Iliff

-amiloides no cérebro, e embora seja importante indicar que esses es-tudos não provam que a falta de sono ou o sono ruim causam o Mal de Alzheimer, eles sugerem que a falha do cérebro em manter a casa lim-pa, limpando os resíduos como as beta-amiloides, pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como o Mal de Alzheimer.

Então o que essa nova pesquisa nos diz é que uma coisa que todos vo-cês já sabiam sobre o sono, e mesmo Galeno sabia sobre o sono, que ele refresca e esclarece a mente, pode ser realmente uma parte importante do o que o sono é. Vejam, nós dormimos todas as noites, mas nossos cérebros nunca descansam. Enquanto nosso corpo está parado e nossa mente está distraída com sonhos por aí, o maquinário elegante do cére-bro está trabalhando silenciosamente na limpeza e manutenção dessa máquina incrivelmente complexa.

Assim como limpar a casa, é um trabalho sujo e ingrato, mas também é importante. Em sua casa, se você parar de limpar sua cozinha por um mês, sua casa vai se tornar completamente inabitável rapidamente. Mas no cérebro, as consequências de deixar a limpeza de lado podem ser maiores que a vergonha de pias sujas, pois quando se trata de limpar o cérebro, é a saúde e o funcionamento da mente e do corpo que estão em jogo, e é por isso que compreender essas funções básicas de limpeza do cé-rebro hoje pode ser crucial para prevenir e tratar as doenças da mente no futuro.

36/36oásis . saúdE