o uso da tv multim dia no ensino de matem...

10

Click here to load reader

Upload: dolien

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

1

Universidade Tuiuti do Paraná

O USO DA TV MULTIMIDIA NO ENSINO DE MATEMATICA

Daniele Cristina Thoaldo Jeferson Marcelo Thoaldo

Orientadora: Maria Eugênia de Carvalho e Silva

Resumo: Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a novas tecnologias. Não se deve pensar que os professores podem ser substituídos por essas tecnologias, mais sim que podem se aprimorar com a sua utilização e desenvolver um trabalho de qualidade, valorizando o ensino. Hoje, quase todas as escolas estaduais do Estado do Paraná já possuem a TV Multimídia, uma ferramenta que permite inovar com qualidade em sala de aula, despertando o interesse do aluno. A TV multimídia pode ser classificada como um recurso a mais, exigindo do professor conhecimento e interesse pelo equipamento.

Palavras-chave: TV Multimídia, Ensino de Matemática, Novas tecnologias.

SUMMARY: In a globalized world, it is more and more easy the access the new technologies. Should not think the teachers can be substituted by these technologies, more yes than they can if improve perfects with its utilization and to develop a quality work, valorizing the teaching. Today, almost all Paraná's state schools already own the Multimedia TV, a tool that allows to innovate with quality in class room, awaking student's interest. The multimedia TV can be classified as a resource in excess, demanding of the teacher knowledge and interest by the equipment. Key words: Multimedia TV, Mathematic’s Teaching, New technologies

Page 2: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

2

Introdução

O uso da tecnologia na escola

Na metade do século XX, surgiram diversas teorias privilegiando a liberdade e a criatividade do estudante, onde a prioridade, na maioria das vezes, era dada para trabalhos em grupo, sendo o professor visto como agente de ensino e não como um orientador.

Nesse intervalo de tempo, surge a televisão e o vídeo–game, para concorrer com as brincadeiras de rua. Muitas crianças passaram a ficar horas na frente da televisão, em vez de ficarem brincado na frente de suas casas.

Durante certo tempo, o vídeo–game passou a ser mais atrativo que a própria televisão. Os joguinhos de computador que surgiram e se popularizaram , mais ou menos na década de 80, marcavam o início da grande revolução educacional, a qual estamos vivenciando.

Através do uso da multimídia no ambiente escolar, ficam nítidos diversos sentimentos em relação a postura dos professores, frente a essa tecnologia, como a satisfação de estar participando de uma realidade tecnológica ou a ansiedade por enfrentar novas mudanças que chegam com a informática educativa.

O uso da multimídia no ambiente escolar foi uma verdadeira revolução no ensino, proporcionando a interatividade. [BAI95]

Desta forma, pode–se observar que a informática é uma necessidade mundial, e que a escola tem a missão de preparar a indivíduo para essa realidade. Temos que estar preparados para tal evolução, se quisermos participar do desenvolvimento das tecnologias que nos cercam.

A utilização de tecnologias em sala de aula transforma a aula tradicionalmente expositiva, tornando os alunos mais motivados a estudar e aprender.

Desde o advento do computador, o professor se pergunta se poderá, um dia, ser substituído por ele. Hoje, a tecnologia está presente no nosso dia–a–dia de forma avassaladora e todos, de uma forma ou outra, acabam tendo que se adaptar a ela, por diferentes necessidades.

A complexidade da implantação da tecnologia na escola representa um desafio, mais do que um obstáculo, pois os avanços na tecnologia são vertiginosos. É necessário recorrer a outras disciplinas nas quais os trabalhos científicos cresceram consideravelmente, porque é preciso inscrever a problemática na didática, o que implica num claro esforço de reconstrução para gerar novas propostas que permitam reentender as práticas do ensino. [LIT97]

Buscando acompanhar o panorama atual da tecnologia, o Estado do Paraná está disponibilizando uma nova ferramenta para as escolas estaduais, a TV Multimídia, acompanhada de pendrives para os professores. Ainda existe muita dúvida em relação ao seu uso e, consequentemente, muita resistência por parte dos professores.

Pretende-se mostrar, aqui, que esta é uma ferramenta de utilização simples, que pode colaborar para uma aula bem preparada e interessante para os alunos, em qualquer disciplina.

Page 3: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

3

O projeto “TV Multimídia”

A “TV Multimídia” é um projeto da Secretaria da Educação do Estado do Paraná (Seed) que está instalando televisores de 29 polegadas em todas as 22 mil salas de aula da rede estadual de educação – com entradas para VHS, DVD, cartão memória e pendrive, e saídas para caixas de som e projetor multimídia. Como complemento, também está sendo distribuído um dispositivo pendrive para cada professor da rede estadual do Paraná [DIA08].

Uma linguagem é chamada “Multimídia” quando usa vários códigos de comunicação, como visual, textual e sonoro. A TV, por exemplo, é um meio multimídia porque usas esses códigos. Por esta razão, os televisores do projeto TV pendrive também estão sendo chamadas de TVs multimídia.

Os recursos da TV Multimídia e sua utilização

A TV multimídia pode suportar vários tipos de arquivos. Para uso de filmes, clips ou quaisquer outros tipos de vídeos, podem ser usados os formatos vídeos MPEG1, vídeos MPEG2, vídeos DIVX e o formato vídeos XVID. Para áudio, podem ser usados os formatos MP3 e WMA. Para imagens, o único formato disponível é o JPEG.

A Seed está oferecendo cursos de capacitação aos professores, cujo conteúdo vai desde o manuseio do equipamento até a maneira correta de salvar imagens, vídeos e áudios.

Para os cursos, é desejável que o professor tenha algum domínio no uso do computador e conheça as ferramentas da Internet. Para os que já possuem esse domínio, o curso é bastante simples, porém, para os que não possuem nenhum domínio da informática, pode se tornar bem complicado.

O site www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive, disponibiliza vários filmes, imagens e áudios, para utilização imediata pelos professores. Esse material disponibilizado representa um bom ponto de partida para a utilização da TV multimídia, porém o professor pode desenvolver suas aulas a partir de arquivos escolhidos ou criados por ele próprio.

A TV multimídia deve ser encarada como um meio tecnológico facilitador, pois permite que conteúdos em vídeo, áudio ou imagens sejam disponibilizados de forma rápida e prática em sala de aula. O que antes os professores faziam com auxílio de um vídeo, TV e aparelhos de som e cds para armazenar o material a ser apresentado, hoje conseguem fazer utilizando somente a TV e um pendrive [DIA08]. A resistência de alguns professores ao computador Existem, ainda hoje, dificuldades na formação dos professores, para a utilização de novas tecnologias em sala de aula. É preciso formá-los do mesmo modo que se espera que eles atuem. A sociedade do conhecimento exige um novo perfil de educador, alguém que seja comprometido, competente, crítico, aberto à mudanças, exigente e interativo. [MER02]

Page 4: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

4

Muitas pessoas se recusam a acompanhar a tecnologia. No caso do professor, isso é quase inevitável. A tecnologia faz parte do cotidiano da escola e, mais que isso, é fortemente dominada pela grande maioria dos alunos, desde a educação básica.

Uma vez instalada nas salas de aulas, a TV multimídia pode favorecer o preparo de uma aula diferenciada, fazendo com que o aluno se interesse mais pelo conteúdo das aulas. Em alguns casos, o medo de enfrentar tal dificuldade faz com que o professor continue utilizando apenas o quadro negro e giz, para os quais o único conhecimento necessário é o do conteúdo. A disposição para aprender é inerente à profissão do professor, mas nem sempre é o que acontece.

Dominar novas tecnologias significa estar integrado com as transformações. Há uma série de recursos tecnológicos que estão a disposição do professor. Eles podem auxiliar em muito o seu trabalho administrativo e pedagógico. Existe, contudo, a necessidade de dominá-los de forma adequada para otimizar sua utilização. [KAL99]

Em vez de usufruírem de novos recursos e tecnologias, alguns professores ainda acreditam que as tecnologias podem “roubar” seus postos de trabalho. Na realidade, quem “rouba” o lugar de um professor não é a tecnologia ou qualquer outro instrumento, mas, sim, um outro professor mais preparado como gestor do processo de ensino e aprendizagem, o que inclui, entre outras aplicações, a utilização das tecnologias. Atualmente, na área da Educação, saber utilizar as tecnologias ainda é um diferencial competitivo, mas, em breve, será apenas um pré-requisito, como já acontece em outras profissões. [DIA13] Utilização da TV multimídia na disciplina de Matemá tica

Hoje se discute muito sobre a didática da Matemática, sobre qual a melhor maneira de ensinar e incentivar os alunos. Na atualidade, as dificuldades de aprendizagem, bem como as deficiências no ensino da matemática, constituem preocupação para os professores cujas investigações são dedicadas às questões inerentes à aplicação de metodologias no ensino da matemática. [DIA29]

A informática pode ser um recurso motivador para o aluno, sendo uma ferramenta muito poderosa para estudos e pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, e pode ser um grande auxilio no ensino da matemática. Este trabalho tem por finalidade explorar o uso da TV Multimídia associada ao Pendrive. A TV Multimídia pode facilitar as aulas, deixando–as mais atrativas e compreensíveis. No caso da disciplina de Matemática, através da TV Multimídia, podem-se apresentar gráficos, figuras, demonstrações matemáticas, exercícios resolvidos passo a passo, e mesmo utilizar jogos interativos na aula.

Tomando-se como exemplo uma aula sobre funções, após os conceitos iniciais e relação entre grandezas, deve-se mostrar a construção do gráfico.

Existem vários softwares livres disponíveis na internet. Neste trabalho, optou-se pelo uso do Winplot para a construção de gráficos, por ser gratuito e de utilização simples, para o aluno e para o professor.

Por exemplo, seja a função do 1° grau: y = x + 1. D eterminando-se alguns pontos da função, pode-se pedir que os alunos construam o gráfico manualmente, corrigindo, em seguida, através da TV multimídia. O exercício pronto, apresentado através da TV, serve como verificação.

O gráfico 1 mostra a representação gráfica da função y = x + 1, a reta traçada na cor rosa.

Page 5: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

5

As telas prontas devem ser salvas como figura, no formato JPEG. GRÁFICO 1 – EQUAÇÃO DA RETA y = x + 1

O gráfico 2 mostra a função do 2° grau, y = - x 2 + 2, representada graficamente. É uma parábola com concavidade voltada para baixo. Através do gráfico, pode-se comprovar facilmente a localização do vértice da parábola e das raízes da função.

GRÁFICO 2 – FUNÇÃO DA PARÁBOLA

Page 6: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

6

Arquivos salvos no aplicativo Power Point não são aceitos pela TV Multimídia, porém os slides nele gerados podem ser salvos do mesmo modo que os gráficos gerados pelo Winplot: como figuras JPEG.

As figuras 1e 2 mostram o “jogo da potência de dois”, uma brincadeira onde o aluno pensa em um número e, após a apresentação de uma seqüência de seis slides, o professor descobre o número pensado.

FIGURA 1 – PRIMEIRA TELA DO JOGO DA POTÊNCIA DE DOIS

FIGURA 2 – SEGUNDA TELA DO JOGO DA POTÊNCIA DE DOIS

Uma outra aplicação é na utilização de fotos caseiras, salvas em um dos

formatos aceitos pela TV multimídia, ou figuras disponibilizadas gratuitamente na Internet. A figura 3 mostra a utilização de uma figura no formato JPEG, disponibilizada pelo portal dia-a-dia educação.

Page 7: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

7

FIGURA 3 – TEOREMA DE PITAGORAS.

FONTE: www.diaadiaeducacao.com.br. Acesso em 29 de agosto de 2008. A imagem pode ser o ponto de partida para a aula, ou ser utilizada para

elucidar dúvidas, fortalecer pontos ou como mecanismo de incentivação durante toda a aula.

Não somente na disciplina da matemática, mas também nas outras disciplinas, o professor pode usufruir dessa tecnologia. A ferramenta está disponível a todos, igualmente, necessitando, é claro, de alguma adaptação por parte do professor.

Relatos de Alunos sobre a TV Multimídia

Foi feita uma pesquisa de opinião com alunos de uma turma do 3° Ano do

Colégio Estadual Padre Silvestre Kandora, em Curitiba. Perguntou-se qual era seu ponto de vista sobre as aulas em que o professor utilizava a TV Multimídia como recurso auxiliar. Algumas respostas, entre outras, foram:

• A TV multimídia torna as aulas mais interessantes e diversificadas, é um meio diferenciado de se aprender.

• A aula com o auxilio da TV Multimídia, ajuda a compreender melhor o assunto estudado, e a aula não fica muito monótona, pois tem algo que podemos visualizar e que chama nossa atenção.

• Achei interessante, pois o assunto apresentado na forma visual é mais fácil de ser assimilado pelo aluno. A forma verbal não tem tanto impacto. Confesso que preferiria ter mais aulas nesse estilo, seria muito mais produtivo.

Page 8: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

8

• Ajuda muito nas aulas, principalmente nas quais precisamos de materiais visuais para compreender.

• A TV Multimídia é uma nova maneira que os professores têm de interar os alunos do conteúdo. É muito mais fácil em aulas de Artes, por exemplo, você trabalhar os conteúdos juntamente com as imagens. Achei maravilhosa. De todos os relatos sobre a TV Multimídia, apenas um aluno não achou

interessante o uso da TV multimídia, sendo que a grande parte se mostrou muito interessada. A utilização de imagens em sala de aula faz com que o entendimento de muitos conteúdos aconteça de maneira simples levando o aluno a participar das aulas com mais entusiasmo e autoconfiança.

Salas adequadas para a TV Multimídia Deve-se analisar o espaço onde a TV Multimídia será instalada, pois, para que sua utilização seja agradável, podem ser necessárias algumas adaptações.. A (figura 4), mostra um dos problemas: o reflexo das lâmpadas da sala de aula sobre a tela da TV, o que prejudica a transmissão da imagem. A fotografia apresentada foi obtida em sala de aula no dia 18 de agosto de 2008. FIGURA 4 – REFLEXO DAS LÂMPADAS DA SALA DE AULA

Nessa situação talvez fosse suficiente apagar a luz da sala, mas o interruptor, no caso dessa escola, se localiza na central de instalações do bloco, o que torna a medida inviável. Há também problemas com a cortina, pois a própria claridade do dia atrapalha a visualização. O local deve ser escolhido para que não haja reflexo.

Uso de Notebook na TV Multimídia

A TV Multimídia possui entrada para notebook e a imagem do monitor pode

ser transmitida diretamente pela TV. A vantagem do notebook é que o professor

Page 9: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

9

pode construir as telas e gráficos rapidamente, utilizando softwares instalados em seu próprio computador, ganhando tempo e otimizando a aula.

Outra opção é a de desenvolver exercícios não previamente preparados ou planejados. Como a TV se torna um monitor, o professor pode usar todos os recursos disponíveis em seu computador, incentivando os alunos e despertando seu interesse, sendo possível transmitir imagens, clips, músicas, desenhos educativos, etc. Vale lembrar que as crianças de hoje têm uma ligação cada vez maior com as novas tecnologias e os recursos audiovisuais. [PAP94]

Apesar dessa facilidade, a localização da TV Multimídia, geralmente instalada no alto da parede, não é adequada para o uso de notebook, que possui o cabo muito curto. Isso leva o professor a improvisar um local como suporte, onde o aparelho não fica seguro. Na figura 5, através de uma fotografia obtida em sala de aula, no dia 18 de agosto de 2008, pode-se observar o uso do notebook em sala de aula.

FIGURA 5 – UTILIZAÇÃO DO NOTEBOOK EM SALA DE AULA

Conclusão

Pode-se perceber que a implementação da tecnologia à educação trouxe

alguma complexidade ao processo de ensino-aprendizagem. A única maneira de não se permanecer estagnado diante da complexidade e das mudanças é através da aprendizagem constante e da resposta imediata. Muitos dos novos softwares existentes possibilitam a melhoria da qualidade dos trabalhos docentes e seu uso deve ser estimulado.

Fica evidente que o Estado do Paraná proporcionou ao professor uma ótima ferramenta de trabalho. A TV Multimídia não só enriquece os conteúdos das aulas, como também traz satisfação aos alunos. Sua utilização estimula outros sentidos do corpo humano, como visão e audição, o que não acontece na aula tradicional.

O professor deve buscar, pouco a pouco, dominar novas tecnologias e não se deixar dominar por elas. Também deve haver consciência de que nem todas as aulas ficam interessantes ou até mesmo produtivas com o uso desse recurso.

Page 10: O USO DA TV MULTIM DIA NO ENSINO DE MATEM TICAtcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/04/O-USO-DA-TV-MULTIMIDIA.pdf · Em um mundo globalizado, é cada vez mais fácil o acesso a

10

Deve-se considerar a utilização de outros recursos didáticos, convenientes a conteúdos específicos de sua disciplina.

Por outro lado, a falta de conhecimento da tecnologia pelos profissionais contribui para o não funcionamento do equipamento, deixando a TV inativa na sala de aula. São necessários cursos de capacitação na utilização da TV Multimídia e também algum conhecimento de informática, para o bom uso do equipamento.

A idéia do uso de tecnologia em sala de aula é de oferecer idéias mais amplas, aprimorando o conhecimento do estudante. Para que o professor alcance um bom nível na utilização da tecnologia, é necessário que tenha muita dedicação, planejamento e disposição para conhecer e assimilar um novo método de ensino.

Num mundo globalizado, em que as crianças crescem em meio à tecnologia, o professor só tem a ganhar com essas mudanças.

Referências Bibliográficas:

[BAI95] BAIRON, Sérgio, Multimídia – São Paulo: Global, 1995. Gasperetti, Marco – São Paulo: Editora Esfera, 2001 [DIA13] TAVARES, Alexandre. Tecnologia na escola, problema ou solução? . Disponível em: www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/artigos/tecnologia-na-escola-problema-ou-solucao.php , acesso em 13/09/2008. [DIA08] TV Pendrive. Disponível em: www.diaadia.pr.gov.br/tvpendrive/modul es/conteudo/php?coneudo=4, acessado em 10/09/2008. [MER02] MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática . Maceió: EDUFAL, 2002. [LIT97] LITWIN, Edith. Tecnologia educacional. Porto Alegre: Artes médicas, 1997. [PAP94] PAPERT, Seymour. A Maquina das Crianças. Porto Alegre: Artes médicas, 1994. [KAL99] KALINK, Marco Aurélio. Para não ser um professor do passado. Paraná: Expoente, 1999. [DIA29] JUNIOR, Gilson Tavares Paz. As dificuldades no ensino de matemática . Disponível: http://www.webartigos.com/articles/5488/1/as-dificuldades-no-ensino-de-matematica/pagina1.html, acesso em 29/08/2008