o trabalho em nossa vida

11
O TRABALHO EM NOSSA VIDA. Prof. Ítalo Colares.

Upload: italo-colares

Post on 01-Jul-2015

1.123 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: O trabalho em nossa vida

O TRABALHO EM NOSSA VIDA.

Prof. Ítalo Colares.

Page 2: O trabalho em nossa vida

• O Trabalho auxiliou a ideia de formação da SOCIEDADE DE CLASSES.

KARL MARX MAX WEBERA divisão social do trabalho segue todo um arranjo de tal forma que sempre hajam classes dominantes e classes dominadas, e que necessariamente essas classes estão em conflito entre si. Marx entende que as instituições das sociedades são criadas e estabelecidas pelas classes dominantes, que se legitimam dessa forma.

A sociedade era composta de partes cuja constituição depende fundamentalmente do indivíduo. As relações entre esses indivíduos seguiriam suas formas de ação social. Essas relações acabariam por caracterizar a sociedade como um todo, à medida que fossem incorporadas à legislação, à constituição, à religiosidade e outras manifestações culturais, legais, valorativas e administrativas dessa sociedade. 

Page 3: O trabalho em nossa vida

ALIENAÇÃO DO TRABALHO?• A alienação do trabalho ocorre quando temos uma

inapropriada divisão do trabalho com uma massa de trabalhadores. Quando há divisões do tipo, ou seja, quando a produção é “fatiada” em vários momentos e o trabalhador conhece apenas um destes, podemos dizer que o trabalhador inserido nesse contexto é alienado.

Page 4: O trabalho em nossa vida

A organização do trabalho na sociedade capitalista

• Para Marx, a forma como a sociedade se organiza para produzir os seus bens materiais, ou seja, a forma de organização do trabalho vai exercer forte influência sobre a forma como as pessoas pensam.

• Grande parte das pessoas trabalham para sobreviver e atingir níveis específicos de satisfação.

Page 5: O trabalho em nossa vida

Características do trabalho• Organização do tempo.

O cotidiano é determinado

pela jornada de trabalho.

• Ruptura de Vínculos.

O capitalismo rompe com

a sociedade estamental.

Page 6: O trabalho em nossa vida

O trabalho como valor social positivo

• A atividade produtiva tornou-se um meio de ascensão social.

Page 7: O trabalho em nossa vida

• O trabalho ajuda a definir a identidade coletiva.

Page 8: O trabalho em nossa vida

DIVISÃO DO TRABALHO E ESTRUTURA SOCIAL

• O modo de produção que predomina hoje é caracterizado por uma intensa especialização.

• Essa especialização promove por sua vez, uma expansão das classes sociais.

Page 9: O trabalho em nossa vida

Alienação do trabalho.

• Para Marx, que analisou esse conceito básico, a alienação não é puramente teórica, porque se manifesta na vida real quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu.

• Isso ocorre porque na economia capitalista prevalece a lógica do mercado, em que tudo tem um preço, ou seja, ao vender sua força de trabalho mediante salário, o operário também se transforma em mercadoria. Ocorre então o que Marx chama de fetichismo da mercadoria e reificação do trabalhador.

Page 10: O trabalho em nossa vida

• Fetichismo: é o processo pelo qual a mercadoria, um ser inanimado, adquire "vida“ porque os valores de troca tornam-se superiores aos valores de uso e passam a determinar as relações humanas, ao contrário do que deveria acontecer. Desse modo, a relação entre produtores não se faz entre eles próprios, mas entre os produtos do seu trabalho.

Page 11: O trabalho em nossa vida

• A reificação ou coisificação: é a transformação dos seres humanos em coisas. Em consequência, a "humanização" da mercadoria leva à desumanização da pessoa, à sua coisificação, isto é, o indivíduo é transformado em mercadoria.