guia nossa fé - nossa vida

48
Nossa Fé – Nossa Vida 2011 Guia da vida comunitária na IECLB 8ª edição Nova edição revista e ampliada nossa fé.p65 10/06/2011, 11:16 1

Upload: rodrigo-tesche

Post on 20-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Livro básico para membros da IECLB.

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

Nossa Fé – Nossa Vida

2011

Guia da vida comunitária na IECLB

8ª edição

Nova ediçãorevista e ampliada

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:161

Page 2: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

© Editora Sinodal, 2002Caixa Postal 1193001-970 São Leopoldo/RSFone/Fax: (51) 3037 [email protected]

O texto da presente edição foi aprovado no XXIII Concílio da Igreja, emSanta Maria de Jetibá/ES, nos dias 16 a 20/10/2002.

Produção editorial: Editora SinodalProdução gráfica: Editora Sinodal

ISBN 85-233-0179-8

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:162

Page 3: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

Apresentação

O Guia da Vida Comunitária na IECLB Nossa Fé – Nossa Vida temservido como fonte básica de entendimento sobre a práxis pasto-

ral da IECLB. Revela com muita clareza e simplicidade os principais ele-mentos da identidade confessional, sacramental, litúrgica, teológica e pasto-ral da nossa Igreja.

Desde que foi aprovado pela primeira vez, no 8.º Concílio Geral emPanambi/RS, em 1972, o Guia já recebeu várias alterações. E continua rece-bendo, pois a IECLB é uma igreja que se entende aberta a mudanças e avan-ços na sociedade, legislação e cultura – não sem passar todas essas mudançaspelo filtro crítico do evangelho libertador do Senhor Jesus Cristo.

Esta edição traz algumas alterações no que diz respeito ao ofício dabênção matrimonial. Tais mudanças visam a atender às exigências legaisadvindas com a aprovação do Novo Código Civil, em 2002. Por delegação doConselho da Igreja, e após dois anos de intenso estudo e trabalho em diver-sas instâncias, a presidência e o fórum da pastora e dos pastores sinodaisdecidiram pela redação aqui publicada, que será apresentada para referen-do ao próximo Concílio da Igreja, a ser realizado em Foz do Iguaçu/PR, emoutubro de 2010.

Esperamos que o Guia Nossa Fé – Nossa Vida continue sendo esse im-portante instrumento, que tem sido muito útil no dia-a-dia de ministras eministros religiosos, presbíteros e líderes da IECLB. Que ele possa ser umauxílio forte nesta tarefa de divulgar a missão de Deus no mundo e fazer comque as pessoas por ela se apaixonem cada vez mais.

31 de outubro 2009, Dia da Reforma

Walter AltmannPastor Presidente

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:163

Page 4: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

4 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Qual o fim e a missão da IECLB?

Assim diz a Constituição da IECLB, no Art. 3º:

Em obediência ao mandamento do Senhor,a IECLB, através de suas comunidades, tem por fim e missão:

I – propagar o Evangelho de Jesus Cristo;II – estimular a vivência evangélica pessoal,familiar e comunitária;III – promover a paz,a justiça e o amor na sociedade;IV – participar do testemunhodo Evangelho no país e no mundo.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:164

Page 5: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /5

Convívio depessoasbatizadas

Povode Deus

Igreja deJesus Cristono país

Associaçãoreligiosa

Deusnos cria

Deusnos salva

Deus nossantifica

O que é a Igreja Evangélicade Confissão Luterana noBrasil (IECLB)?

É o convívio de pessoas por ela batizadas ou admitidas,diferentes umas das outras, todas elas, no entanto,chamadas para viver seu Batismo.

Nesse Batismo,Deus dignifica-nospara ser membros de seu povo,pela obra salvadora de seu Filho.

Como igreja cristã,o Espírito Santo nos chama a participardo serviço de Cristo no mundo,no ambiente em que vivemos.Somos, desta forma,Igreja de Jesus Cristo no Brasil.

Segundo a lei de nosso país,somos, como entidade civil,uma associação religiosaconstituída por comunidades evangélicase organizada legalmente em paróquias e sínodos.

O que cremos?

Cremos que Deus cria a nós,o universo e tudo o que nele existe;cremos que somos sua propriedade.

Cremos que Deus nos salvapor Jesus Cristo.Pelo seu poder ele nos libertado campo de força do pecado.

Cremos que Deus nos santificapelo Espírito Santo.Ele nos faz renascer para uma nova vidae nos torna seus discípulos e suas discípulas.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:165

Page 6: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

6 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Pertencemosà comunhãodas igrejasluteranas

Tradiçãoconfessionalno contextoda igrejamundial

Organizaçãoa serviçoda vidae da missãoda igreja

O que significa “confissão luterana”?

Integramos a comunhão das igrejas luteranasque confessa e manifesta sua fé,baseada nas Sagradas Escrituras,pelos credos da igreja antiga,pela Confissão de Augsburgoe pelo Catecismo Menor de Lutero.

Cremos em uma só Igreja de Cristo,a comunhão dos santos;cremos na boa-nova da justificação pela graça,abraçada na fé.Cremos que este evangelho cria vida nova,reformando constantemente a igreja.

Nossa tradição confessionalnão nos isola de outros cristãos.Com ela participamos da ecumene.Vinculados em fé e açãocom todas as igrejas no mundoque confessam Jesus Cristocomo Senhor e Salvador,procuramos viver a unidadeda Igreja de Jesus Cristo:universal, una, santa e apostólica.

Por que igreja organizada?

A igreja não pode ser feita por nós.Através do Espírito Santo Deus nos chama,por sua palavrae por seus sacramentos,e nos faz membros de seu povo.

Como membros deste povo,nos reunimos em comunidadee organizamos o nosso convívio:Estabelecemos normas e ordense criamos as condições indispensáveispara uma atuação missionária conjunta.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:166

Page 7: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /7

Proclamaa boa-nova

Concretizao amor

Promovea comunhão

Pelascomunidadese peladireção geral

Promovee coordenaa vida e a açãoem comum

Formaobreiros eobreiras

As formas de organizaçãopodem mudar e também diferir,mas sempre devem estar a serviçode Cristo e de sua missão.

O que faz a IECLB?

A IECLB é instrumentoatravés do qual Deus nos fazproclamar e viver a boa-nova da salvação,testemunhada nas Sagradas Escriturasdo Antigo e do Novo Testamentos.

Através dela, Deus nos faz viver o amor,empenhando-nos pelo bem-estare pela salvação do próximo.

Através dela, Deus nos faz viver em comunhão,como membros de seu povo no mundo.

Como a IECLB realiza sua tarefa?

A IECLB realiza sua tarefapelas comunidades e paróquias,que são a base de seu trabalho,e pelas direções em nível sinodal e geral.

A direção da Igreja empenha-seem fortalecer e aprofundara comunhão entre as comunidades;em auxiliar na concretização de seus objetivos;em promover o intercâmbio de suas forças e meiosem prol da vida e ação missionária em comum.

Para tanto, cuida da ordem na Igrejae da formação de obreiras e obreiros,acompanhando e regulamentandosua vida funcional e disciplinar.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:167

Page 8: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

8 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

A comunidade realiza sua tarefade participar do serviço de Cristosob responsabilidade própria,orientada pela direção da Igreja.

A comunidade congrega seus membrosem torno de um centro comumde culto, pregação e celebração dos sacramentos.Anima e promove a participação dos membrosna concretização de seus objetivos:testemunhar o evangelhodentro e fora das fronteiras da comunidade;zelar para que o testemunho seja dadosegundo a confissão luterana;dedicar-se à assistência espiritual e à ação diaconal;promover o ensino e a formação evangélica luteranadas pessoas batizadas;engajá-las, conforme seus dons,nos desafios da vida comunitária e social,com vistas à promoção do bem comum.

Comunidade, sínodo e Igreja geralpodem criar e manterserviços, órgãos e instituiçõeseducacionais e diaconaispara cumprir sua tarefa.

Quem é membro da IECLB?

Somos membros da IECLBpelo Batismo que ela administra ou reconhece.

O membro de outra igreja cristã é admitidomediante profissão de fé,após ter recebido a necessária instruçãosobre a doutrina e vida comunitária da IECLB.A admissão de menores de catorze anosdeve ser requeridapelo responsável por sua educação.

Congregaos membrose promovea participação

Criae mantéminstituições

Membropelo Batismo

Membropor admissão

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:168

Page 9: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /9

Membrosinscritos

Membrovotantee elegível

Participana vidae no serviçoda comunidade

A comunidadeé alvoe instrumentoda missãode Deus

Todas as pessoas batizadas são inscritasno quadro de membros da comunidade.

Temos direito a voz e votona assembleia da comunidadea partir da confirmação ou profissão de fé.Podemos ser eleitos para cargos deliberativosa partir dos dezoito anos,e para cargos executivos, a partir dos 21 anos.

O que faz o membro da IECLB?

O membro integrado na comunidadeparticipa na vida de culto da comunidade.

É ali que Deus nos serve,por meio da palavra, dos sacramentose da comunhão fraternal,em solidariedade e partilha.O serviço de Deus nos conforta,liberta e nos desafia para lhe servirna comunidade e no mundo em que vivemos.

Por gratidão,o membro contribui financeiramentecom a comunidade, para que essa possa realizara missão de Deus no mundo,manter a sua administração,bem como da paróquia, do sínodo e da IECLB.

A comunidade é, pois,alvo e instrumento da missão de Deus.A fim de conscientizar e capacitá-lapara essa tarefa,Deus lhe concede ministérios, cargos e funções.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:169

Page 10: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

10 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Cargose funçõesa serviço doevangelho

Cadamembroparticipada obrade Cristo

Cada umcomseu dom

Os ministérios –Cargos e funções na Igreja

O que são os ministérios?

Na Igreja, a rigor,há um só ministério:o de testemunhar o Evangelho de Cristo,confiado à comunidade.Todos os outros ministérios específicos,criados pela comunidade ou Igreja,devem estar a serviço daquele.

Quem realiza a obra de Cristono mundo?

Todos nós, como membros da Igreja de Cristo,somos sacerdócio real,representantes de Deus,encarregados por ele mesmode proclamar e vivera boa-nova da salvação em Cristono ambiente em que vivemos.

Com que participamos daobra de Cristo?

Os membros da comunidade têm muitos dons,nem sempre conhecidos e despertados.Todos eles devem ser utilizadosna busca do alvo da comunidade:ser instrumento da missão de Deus no mundo.

Na IECLB temos quatro ministérios específicos:o pastoral, o catequético, o diaconal e o missionário.São desdobramentosdo único ministério de testemunhar o evangelho.São oriundos dele e para ele estão voltados.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1610

Page 11: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /11

Entre si dividem funções e atribuições específicas,compartilhando do mesmo objetivo último,denominado “Ministério Eclesiástico”.Os quatro ministérios específicosagem de maneira compartilhada, tanto entre siquanto com as pessoas colaboradoras e líderes,atuando com elas em equipe.

Eles motivam os membros da comunidadea lerem a Bíblia,a fim de conscientizá-los de sua vocaçãoe capacitá-los para o serviçode testemunhar o evangelhoem família, no lugar de trabalho e estudo,na comunidade e sociedade em geral.Estão, portanto, a serviçodo “sacerdócio universal de todos os crentes”.Esse serviço motivador e instrumentalizadordenominamos “ministério compartilhado”.

Qual a função do ministério pastoral?

O pastor e a pastora, credenciados pela Igreja,são chamados pelo conselho paroquial,ou outro órgão diretivo, para exercer,segundo o ministério compartilhado,a pregação pública do evangelho,a administração dos sacramentose o aconselhamento pastoral.Dedicam atenção especial à formaçãoe ao acompanhamento de pessoas colaboradoras leigas.Juntamente com os demais ministérios específicos,são corresponsáveis pela administração da comunidade.

Ministériosespecíficosagem demaneiracompartilhada,

motivando ecapacitandoos membrospara o seutestemunho

Pregar apalavra,administrar ossacramentose aconselhar

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1611

Page 12: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

12 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Ensinara fé cristãem todasas faixas etárias

Testemunhar oamor de Deuspor meio daação diaconal

Qual a função do ministériocatequético?

O e a catequista, credenciados pela Igreja,são chamados pelo conselho paroquial,por outro órgão diretivo da Igreja ou pela escola,para exercer, segundo o ministério compartilhado,a educação cristã, em todas as faixas etáriase nos múltiplos contextos educacionais.Dedicam atenção especialà formação e ao acompanhamentode pessoas colaboradoras leigas.

Qual a tarefa do ministério diaconal?

A diácona, o diácono e a diaconisa,credenciados pela Igreja,são chamados pelo conselho paroquial,por outro órgão diretivo da Igreja ou instituiçãodiaconal,para exercer, segundo o ministério compartilhado,o testemunho prático da fé cristã,promovendo o bem-estar integralde pessoas e do meio ambiente.Empenham-se na prevenção e curado sofrimento humano,trabalhando pela eliminação das causas dos males.Dedicam atenção especial à formaçãoe ao acompanhamento de pessoas colaboradorasleigas.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1612

Page 13: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /13

Testemunharo evangelhoalém dasfronteiras dacomunidade

Colaborarcom osministériosespecíficos

Administrare assegurarcontinuidadedo trabalho

Qual a tarefa do ministério missionário?

O missionário e a missionária, credenciados pelaIgreja, são chamados pelo conselho paroquial,ou outro órgão diretivo da Igreja,para exercer, segundo o ministério compartilhado,o serviço evangelístico,especialmente além de suas fronteiras.Empenham-se na formação e edificaçãode comunidade.Nesse sentido, atuam em estreita ligaçãocom a paróquia mais próxima e o respectivo sínodoe sob sua coordenação.Dedicam atenção especial à formaçãoe ao acompanhamento de pessoas colaboradorasleigas.....

Qual a tarefa de pessoascolaboradoras leigas?

A amplitude da missão de Cristo requerque a comunidade chame pessoas leigaspara participarem, segundo o ministério compartilhado,na realização de cultos e ofícios,na instrução cristã, assistência, orientaçãode grupos, visitação, música, administraçãoe em outros campos de ação,conforme necessidade e possibilidade.

Qual a tarefa de presbíteros epresbíteras?

Eles administram e dirigem a comunidade,assegurando a continuidade do trabalho eclesiásticoem todos os setores da comunidade,segundo o ministério compartilhado,em corresponsabilidade com obreiros e obreiras.Atuam em equipe com os obreiros e as obreiras e aspessoas colaboradoras leigas.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1613

Page 14: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

14 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Quem exerce a direção emnossa Igreja?

Assim como a comunidade,também a nossa Igrejachama, dentre seus membrosaqueles que a dirigem,em nível paroquial, sinodal e nacional.A comunidade participa da eleição dos mesmosatravés dos seus delegados, que a representamna reunião do conselho paroquial,na assembleia sinodal e no concílio da Igreja.

O que é necessário para exercer umafunção?

Todo membro da Igrejaque nela recebe uma tarefa específica,seja no ministério diaconal, catequético, missionário,pastoral ou no serviço de presbítero e presbítera,deve estar consciente de sua vocação.É devidamente preparado para sua funçãopor meio de cursos, seminários e retiros,realizados pelos responsáveisnos respectivos setores de trabalho.

Deve ser credenciadopelos órgãos competentese oficialmente incumbidodo cargo a ele confiado.

Membroseleitospelacomunidade

Qualificaçãoe preparo

Credenciamentoe incumbência

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1614

Page 15: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /15

Cristoestápresente

Adoramos elouvamos

Procuramos acomunhãocom Deus,com osirmãos e asirmãs

No temploou em outrolugar

O culto –Reunião da comunidade cristã

Por que nos reunimos em culto?

Confiamos na promessa de Jesus Cristode estar presenteonde duas ou três pessoasestão reunidas em seu nome.

O Espírito Santo faz-nos reconhecer que Deusé nosso Pai e doador de todas as coisas.Faz-nos saber que Deus veio ao nosso encontroe nos serviu em Jesus Cristo.Faz-nos agradecer a Deus por esse serviço,adorando-o e louvando-o.

O Espírito Santo fortalece a comunhãono encontro com outras pessoas.Faz-nos sair do isolamento.Confronta-nos com a Palavra de Deus,fazendo-nos conhecer sua vontade.Pelo sacramento do santo Batismocertifica-nos de sua aliança.Pelo sacramento da Ceia do Senhorune-nos no mistério do corpo de Cristo,fortalecendo-nos para a missãode servir a Deus e ao próximo.

Onde se realiza o culto?

O culto acontece em local devidamente preparado,no templo ou em outro lugar.Deve favorecer um ambienteem que Deus nos servecom sua palavra, os sacramentos e a bênçãoe facilitar a adoração comunitária.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1615

Page 16: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

16 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Por que culto em domingo?

Baseados no testemunho da Bíblia,trabalhamos seis diase descansamos no sétimo.Desde o início, o dia de descansofoi santificado e chamado o Dia do Senhor.

Ele nos é oferecido para fortalecer-nos,em todos os sentidos, no viver diário.Para a comunidade primitiva,o primeiro dia da semanatornou-se o “Dia do Senhor”por causa da ressurreição de Jesus Cristo,o evento central da fé cristã.

Por isso o domingoé um dia apropriado para celebrar cultos,embora também possam ser realizadosem qualquer outro dia da semana.

Qual o sentido da forma de culto?

A forma de culto facilitaa participação consciente das pessoas.Historicamente, nossa ordem de cultoapresenta variações na forma,devido às diferentes tradiçõese situações de nossas comunidades.

Novas formas de culto,elaboradas no espírito da confissão luterana,podem ajudar-nos a compreendê-lo melhor.

À medida do possível,essas formas devem ser adaptadas à ordem vigente.Isso ajuda a nos sentir ambientados,mesmo quando nos reunimoscom irmãos ou irmãs em outro lugar.

Dia dedescanso

Dia doSenhor

Diaapropriadopara celebrar

Ajudaa participar

Novasformasde culto

Formasem comum

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1616

Page 17: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /17

Pastor,pastoraou membroincumbido

Hinose músicaexpressamnossa fé

Confissãode pecadose perdão

Prédica écomunicaçãodo evangelho

Confissãoda fé glorificae compromete

Quem dirige o culto?

O culto é a reunião da comunidade em nome de Deus;é ela, portanto, quem o realiza.O pastor ou a pastora dirigem o culto,podendo encarregar,em concordância com o presbitério,outros obreiros e obreiras, membros ou gruposcom a direção parcial ou total.

Qual o sentido das diferentes partesdo culto?

Hinos e música no cultoservem para expressaro que nos move como filhos e filhas de Deus,louvando-o e glorificando-ocomo nosso Criador, Salvador e Santificador.

Por intermédio da confissão dos pecados,reconhecemos o quanto ficamos devendoperante Deus e as outras pessoas.Pedimos perdão e o recebemospela proclamação da graça de Deus,que nos coloca na relação certa.

A prédica,que pode acontecer em diferentes modalidades,é a comunicação do evangelho.Ela nos confronta com a vontade de Deus,nos consola e lembrada nossa tarefa como pessoas cristãs,preparando-nos para a ação missionáriaem nossa vida diária.

Por meio da confissão pública da fé,glorificamos os feitos de Deuse nos comprometemos a viver,digna e responsavelmente,em comunhão com Deus,com as pessoas e o meio ambiente.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1617

Page 18: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

18 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Nossa solidariedade com outras pessoastorna-se concretaquando recolhemos a oferta,dada em gratidão a Deuse em favor do próximo.

Os anúncios e avisosservem para nos informarsobre realizações e acontecimentosrelacionados com a vida em comunidade e sociedade,convidando para intercessão e ação.

Ao orarmos no culto,agradecemos pelas dádivas de Deus,por sua bondade e seu amor.Lamentamos pelos sofrimentos e pelas dores.Rogamos por seu auxílioe intercedemos em favor das necessidades do mundo,deixando de pensar apenas em nós mesmos.Na oração, nós nos voltamos para Deuse para as pessoas.

O Batismo e a Ceia do Senhortransmitem-nosa promessa do evangelhoem palavra visível e atuante.

A bênção, no fim do culto, assegura-nosque Deus está conosco em todas as situações.Incumbe-nos de passar adianteo que recebemos e aprendemos.Sob a bênção, saímos da reuniãodispostos a viver o cultono serviço de Deus no mundo.

Ofertaé sinalde amor

Anúnciosconvidamà intercessão

Oraçãoé agradecer,lamentar,pedire interceder

Sacramentos:palavra visívele atuante

A bênçãoenvia parauma vidaem fé e ação

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1618

Page 19: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /19

Deusestabelecea aliança

Nova vidaem Cristo

Águacomunicamorte para opecado

Batismo –O grande dom de Deus

Por que batizamos?

Batizamos porque Deus quer dar nova vida a todos.Cristo nos enviou com a tarefade fazer discípulos de todas as nações,batizando-os em nome de DeusPai, Filho e Espírito Santo,e ensinando-os a guardartodas as coisas que Cristo ordenou.No Batismo em nome do trino Deusnos é oferecida a graça de Deus,que nos faz seus filhos e suas filhase nos motiva a viver em comunidade.

O que Deus nos dá no Batismo?

Pelo Batismo participamosda vida, morte e ressurreição de Cristo por nós.Somos marcados por sua cruz,que é a vitória sobre o nosso fracassoe o ponto de partida para um novo começo.

Aceitos por graça, somos chamados aandar em novidade de vida,oferecendo-nos a Deuscomo instrumentos de justiça.

Por que batizamos com água?

A água que usamos no Batismo,unida à Palavra de Deus,comunica-nos quemorremos para o pecadoe ressurgimosmediante o lavar regenerador do Espírito Santo,para uma vida nova a cada dia.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1619

Page 20: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

20 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Quem é batizado?

Batizamos as crianças,porque a graça de Deus vem ao nosso encontrosem que a tenhamos merecido, solicitado ou entendido.Essa graça quer ser abraçada na fé,tanto por parte dos pais e padrinhosquanto, posteriormente, pela criança.A fé, contudo, é despertada e mantida,até o fim bem-aventurado, pelo Espírito Santo.Neste mesmo sentido, após o devido preparo,também batizamos pessoas adultas,que professam sua fé nesta ocasião.Tal Batismo não requer o ato posterior da Confirmação.

Batizamos na igreja, durante o culto,ou, excepcionalmente, em qualquer outro lugar,mas sempre na reunião com irmãos e irmãs.

Quem batiza?

O sacramento do Batismoé ministrado pelo pastor ou pela pastorada comunidade do batizando.Essa função pode ser delegadaa outros obreiros e obreirasou a um membro da comunidade,devidamente incumbido.

Em caso de emergência,qualquer pessoa cristã pode batizar,observada a presente ordem.Também tal Batismodeve ser inscrito no registro batismal,e a criança, em caso de restabelecimento,ser apresentada em culto à comunidade.

Crianças epessoasadultas

Na reuniãode irmãos eirmãs

O pastor,a pastora ouum membroincumbido

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1620

Page 21: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /21

Conformea ordemde Jesus Cristo

Comsimples águae bênção

Quem éexemplona fé

Como realizamos o Batismo?

Pela mensagem bíblicaconscientizamo-nos da ordem do Cristo ressurretode fazer discípulos,lembrando-nos de sua promessade estar sempre conosco.

Deus aceita a pessoa batizadacomo herdeira da vida eternae compromete a comunidadea acolhê-la e valorizá-la como membro.

Mencionamos seu nomee a batizamos, com água simples,em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.Impomos nossas mãos,durante a oração pela bênção,para que Deus a tenha em suas mãose use nossas mãos para acompanhá-laem seus caminhos.

Quem pode ser padrinho ou madrinha?

Pode assumir a função de padrinho ou madrinhaquem foi batizado e professou sua fé,quem vive confiante no trino Deus,participa em sua comunidadee quem tem condições de orientare apoiar a pessoa batizada na vida e na fé evangélica.É desejável que pelo menos a metadedos padrinhos e das madrinhas seja da IECLB.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1621

Page 22: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

22 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Introduzema pessoabatizada na fé

Necessitamosde preparo

Bênção édádiva ecompromisso

Quandohá faltade sinceridadena fé

Como pai, mãe, padrinhose madrinhas desempenham sua função?

Confessam sua fé em Cristo;comprometem-se a auxiliar a pessoa batizadana vivência desta fé,introduzindo-a na mensagem bíblica,incentivando-a a confiar, a crer e a amar,e preparando-apara colocar seus dons a serviço.Tudo isso através do seu testemunhoe seu exemplo pessoal.

Por que o diálogo pré-batismal?

O diálogo, antes do Batismo,no encontro com os pais, padrinhos e madrinhas,visa prepará-los para sua missão,a fim de que sejam conscientes em sua ação.

O que é a bênção à mãe ou aos pais?

Com a imposição das mãos, abençoamos,em nome de Deus, a mãe e o pai da criança.A bênção compromete-osa ser pai e mãe responsáveise lembra-os de que podem contar com Deus,seu auxílio e sua proteção.

Quando pode ser negado o Batismo?

O presbitério, com o pastor ou a pastora,pode negar a realização do Batismo,quando este grande dom de Deus é menosprezadopor pessoas ignorantes, indiferentes, incrédulasou que não participam da vida comunitária,fazendo do Batismo um mero costume.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1622

Page 23: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /23

É realizadouma só vezna vida

Comunhãocom Cristo,com irmãs eirmãos

Pode o Batismo ser repetido?

Por causa da fidelidade e santidade de Deus,o Batismo realizado conforme a presente ordemacontece uma só vez na vida.Devemos, no entanto,viver o Batismo diariamente.Mediante o arrependimento,Deus afoga em nós o pecadoe, através do perdão, nos faz ressurgirpara uma nova vida de fé e amor.

A Ceia do Senhor

O que é a Ceia do Senhor?

A Ceia do Senhoré a celebração da comunhãomais íntima possível com Cristo,com as irmãs e os irmãos na comunidade.Cristo – que por nós morreu, ressuscitoue voltará no final dos tempospara erguer em definitivo seu reino –realmente se torna presente.

Ele nos serve como hospedeiro e alimento.Dá-nos seu corpo e sangue,em forma de pão e vinho.Convida-nos a participaralegremente de sua ceia.Proclama a vitória sobre nosso pecado,fracasso, egoísmo e desunião.Permite-nos antecipar a alegria do banquete eterno.Ele nos envolve, pelo perdão e pela partilha,numa nova relação com Deus,conosco mesmos, com irmãs e irmãos.Liberta-nos para repartir o pão nosso de cada dia.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1623

Page 24: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

24 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Na reuniãocom irmãose irmãs

Reconhecemoso quantoficamosdevendo

Arrependidos,aceitamose praticamoso perdão

Emcomunidade,com pão,vinho eas palavrasda instituição

Onde celebramos a Ceia do Senhor?

Celebramos a Ceia do Senhorsempre na reunião com os irmãos e as irmãs:na igreja, no lar, no hospitalou em outro lugar.

Como nos preparamos?

A fim de participarmos dignamenteda Ceia do Senhor,analisamos nossa situaçãoperante Deus e o meio em que vivemos,à luz da vontade dele.

Ao constatar nossa situação precária,dirigimo-nos a Deus, em oração,ao próximo, em conversa franca,e nos arrependemos de nossas faltas.

Estamos dispostos a melhorar o modo de viver,aceitando o perdão de Deus e do outroe concedendo-o ao próximo.

Como celebramos a Ceia do Senhor?

Lembrados da ordem de Cristo,realizamos a ceia em sua memória.Comemoramos a vinda, vida, morte, ressurreiçãoe a volta de Cristo.

Segundo as palavras da instituição,ele se oferece a nós,em seu corpo e seu sangue,para a remissão dos pecados.Quando a comunidade celebra,com pão, vinho e as palavrasda narrativa da instituição da ceia,Cristo recria e cria a comunhão.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1624

Page 25: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /25

O que acontece na Ceia do Senhor?

Ao recebermos a palavra de perdãojunto com pão e vinho,experimentamos na féa libertação da culpa.

Assim é renovadaa comunhão com Deus,com os irmãos e as irmãse com o meio em que vivemos.

O amor de Deus,que se reparte em nosso favor,nos liberta e motiva para o repartir solidário.

Através da Ceia do Senhorexperimentamos, já agora,um antegozo do que ele nos dará,em plenitude, no seu reino:a eterna comunhãoem justiça, paz e amor.

Por que oramos na Ceia do Senhor?

Por meio da oração na Ceiaexpressamos gratidão e louvor pelo amor de Cristo.Ele vem a nós,torna-se nosso irmão,e nos reveste com amor e dignidade.Pedimos seu auxíliopara perdoar e amar o próximoe promover paz e justiça no mundo.

Libertaçãode nossaculpa

Comunhãocom Deus e omeio em quevivemos

Partilhasolidária

Antegozoda eternacomunhão

Agradecemos,louvamose pedimosauxílio

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1625

Page 26: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

26 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Por que pão e vinho?

Na véspera de sua morte,Jesus confraternizou com seus discípulos,comemorando, na ceia pascal,a libertação do povo de Deus.

Ao dar-lhes pão e vinho,ele se ofereceu a si mesmo,fazendo-os participantesda libertação universal,oferecida a todos e todas,por sua morte e ressurreição.Por isso usamos o pão ou a hóstia,feitos de farinha e água,bem como o vinho.Por amor e solidariedade com criançase pessoas que se abstêm de bebidacom teor alcoólico, oferecemos suco de uva.

Quando participamos da Ceia doSenhor?

Participamos da ceia frequentemente,pois a comunhão com Cristo, os irmãos e as irmãsprecisa ser alimentada sempre.

Quem distribui a Ceia do Senhor?

A administração do sacramento da Ceiacabe ao pastor, à pastoraou a outra pessoa obreira ou colaboradora,incumbida desta tarefa.

Pão e vinhorepresentamo Deuslibertador

Frequentementedurantetodo o ano

Pastor, pastoraou outrapessoaincumbida

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1626

Page 27: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /27

Quem pode participar da Ceiado Senhor?

Como pessoas batizadas,somos convidadas a participar da Ceiaquando livremente desejarmosque seja revigorada a comunhão com Deus,com a comunidade e com a criação.Nessa comunhão também crianças batizadas,ainda não confirmadas, podem participar.

Quem não está preparado?

Não estamos preparadospara participar da Ceia,quando não reconhecemos os pecadose deles não nos arrependemos;quando não estamos dispostosa melhorar nossa vida;quando não aceitamos o perdão de Deuse não perdoamos ao próximo;quando não repartimos as dádivas recebidas.

Confissão e Absolvição

Por que confessar os pecados?

À luz da Palavra de Deus,reconhecemos que falhamos diariamenteno que fazemos e deixamos de fazer.Tornamo-nos culpados perante Deuse o meio em que vivemos,perturbando ou destruindo a comunhãoe a integridade da criação.

Por outro lado, experimentamosque o perdão da culpa reconhecidarestabelece a comunhãocom Deus e com o meio em que vivemos.

Quem procuracomunhão

Quemnão reconhecenem perdoapecado, nãoestá disposto aaceitar operdão nem arepartir

Falhamosperante Deus,os irmãos e omeio em quevivemos

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1627

Page 28: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

28 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Superarorgulho, medoe inibições

Reconhecer,arrepender-see confessar

A Deuse ao próximo

O confessoroua confessora

O que fazer para receber o perdão?

Não nos desculpamos apenas,nem nos fechamos em nós mesmos,tampouco procuramos compensar nossa culpacom bons propósitos e boas ações.Pelo contrário, confiantes no perdão,superamos nosso orgulho,medo e inibições.

Reconhecemos a culpa e,em arrependimento sincero, a confessamos,rogando que sejamos perdoados,para que possamos iniciar vida nova.

A quem confessar os pecados?

Devemos confessar os pecados a Deus,individualmente, em oração;em conjunto, na reunião dos irmãos e das irmãs;ao próximo, diante de quem falhamos,dando, se possível, o primeiro passopara reparar a falta cometida.

A quem procurar quando aconsciência pesa?

Quando sentimos a necessidadede encontrar consolo e perdão,procuramos o pastor, a pastoraou outro obreiro e obreiraou outra pessoa em quem depositamos confiança.O confessor ou a confessora, por ordem de Cristo,nos pode dar a absolvição,que aceitamos como sendo de Deus mesmo.O obreiro ou a obreira, pelo voto de ordenação,é obrigado a guardar sigilo sobre a confissão.A mesma coisa se espera de qualquer pessoaque ouviu uma confissão.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1628

Page 29: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /29

Poderde perdoarou reterpecados

Confortoespiritual

Libertaçãoda culpa

Em caso deimpenitência

O que é a absolvição ou a retençãodos pecados?

Jesus Cristo delegou aos discípuloso poder de perdoar pecados às pessoas arrependidase de retê-los às pessoas impenitentes.Por conseguinte, a comunidade cristãé chamada a praticaresta grande oferta do perdão dos pecadose a responsabilidade de retê-los.

O que nos oferece a absolviçãoindividual?

O perdão concedido individualmente é,antes de mais nada,a grande oportunidade de conforto espiritual.

Pela absolvição, experimentamosalívio em nossa consciência atribuladae libertação do peso da culpa não-perdoada.Somos fortalecidos para uma vida nova.

Quando não há perdão?

Não haverá perdãose não estivermos dispostosa reconhecer nossa culpa,nem a nos arrepender,nem ainda a reparar,quando possível, nossas faltas.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1629

Page 30: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

30 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Reconciliaçãoe reparação

Respostaà açãode Deus

Confirmaro sim de Deus

Bênçãoe comunhão

Quais as consequências do perdão?

O perdão de Cristo reconcilia-nose restabelece a comunhãocom Deus e com o meio em que vivemos.Por isso somos chamadosa reparar as faltas cometidas,mostrando, assim,que estamos dispostosa produzir frutos dignosde arrependimento sincero.

A Confirmação

O que é a Confirmação?

Para viver conscientemente a fé,à qual somos chamados pelo Batismo,e ser eficientes cooperadoras e cooperadores de Deus,devemos estar preparados.Pois a aliança que Deus faz no Batismorequer de nós uma resposta pessoal:

Sim, Senhor, quero viver contigo em tua comunidadee servir-te com meu tempo, meus dons,talentos e bens.

O culto de Confirmação

O culto de Confirmaçãonos irmana com a comunidade,com mães, pais, padrinhos e madrinhas.Deus, através de sua palavrae sacramento da Ceia do Senhor,confirma-nos sua aliançae nos fortalece e envia para a missão.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1630

Page 31: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /31

Publicamentecom oscredos daIgreja antigaou com aspalavraspróprias

Renovaa bênção

Participandodo ensino

Como professamos nossa fé?

Confessamos publicamente nossa fécom as palavras do Credo Apostólico ou Niceno,que temos em comumcom todas as pessoas cristãs na terra,ou com palavras próprias.Expressamos o propósitode aceitar a incumbência de Deus,de servir como seus instrumentos,junto com as irmãs e os irmãosdentro e fora da comunidade.

Na oração da comunidadee na imposição das mãos,Deus renova sua bênção.

Por meio do Espírito Santo,certifica-nos de seu amor,proteção e amparo em todo o mal.Dá luz a nossos passospela palavra que nos é dadacomo lema para a vida.

Deposita em nós sua confiançae nos valoriza como pessoas colaboradorasem sua missão salvadora no mundo.

Como nos preparamos para aConfirmação?

Participamos do ensino confirmatórioa partir dos onze anos,em encontros e cursos, seminários e retiros,com duração mínima de 50 horas.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1631

Page 32: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

32 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Qual a finalidade do preparo?

O preparo nos quer ensinar as bases da fé,através da mensagem bíblica,da confissão de nossa Igreja,do testemunho do Catecismo Menore da vivência da comunhão cristã.

O preparo também quer facilitar aexperiência e prática de uma vida de fé e amor.Como parte do preparo pode haver,após devida conscientização,a celebração da Ceia do Senhor,no grupo do ensino confirmatório.

Quem prepara?

O preparo é dado por catequista, pastor, pastoraou por um membro sob sua orientação,devidamente incumbido desta tarefa.

Participam também as mães, os pais,padrinhos e as madrinhas.Segundo a promessa que fizeram no Batismo,incentivam os jovens e as jovens para o estudo,acompanhando-os em seu desenvolvimento;apoiando-os com sua convicção,seu exemplo e testemunho pessoais.

Ensinare ensaiar avivência da fé

Facilitar aexperiênciae prática da fé

Catequista,pastor, pastoraou membroincumbido

Pais, mães,padrinhos emadrinhas

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1632

Page 33: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /33

Qual a finalidade do culto deapresentação de confirmandos econfirmandas?

O preparo é concluído num culto,antes da Confirmação,em que os confirmandos e as confirmandas,juntamente com seus pais, mães,padrinhos e madrinhas e a comunidade,participam de um diálogo.Nele é evidenciado que os jovens foram instruídosconscienciosamente nas principais partesda fé evangélica de confissão luterana,que implica participar ativamenteda vida comunitária.

Quem não pode participar daConfirmação?

Na prática da responsabilidadepela edificação e santificaçãodos membros da comunidade,o presbitério não admite à Confirmaçãoquem, notoriamente, não é sincerono testemunho da fé;quem se propõe a levar uma vida sem Deus;quem se nega a participar do preparo,ou é negligente no mesmo.

O que resulta da Confirmação?

A Confirmação comprometecom a participação responsável na vida comunitária:participar nas celebrações,nos grupos de estudo e serviço e nas assembleias;servir de madrinha ou padrinho no Batismoe de testemunha na bênção matrimonial;contribuir com seu tempo, seus dons e seu dinheiro.

Evidenciara instrução na féque implicaparticipação navida comunitária

Quem não ésincero notestemunhoda fé

Ser membroresponsável

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1633

Page 34: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

34 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Vivero Batismo

Quandoos nubentesestãohabilitados

Assim a nossa Confirmação,como dom e compromisso,nos fortalece e incentivaa viver diariamente o Batismo.

A bênção matrimonial– valorizar a família

O que é a bênção matrimonial?

No ofício da bênção matrimonial, o casal formadopor um homem e uma mulher coloca seumatrimônio sob a bênção de Deus, sob a orientaçãoda sua palavra e sob a intercessão da comunidade.Nesse ato, o casal manifesta publicamente ser de sualivre e espontânea vontade a intenção de levar umavida matrimonial indissolúvel em fé, amor ecompromisso recíproco conforme a vontadede Deus.

Quem recebe a bênção matrimonial?

A bênção matrimonial realizar-se-á somente aos quecomprovarem habilitação perante a lei civil. No casode união estável, o casal formado por um homem euma mulher receberá a bênção para a vida emcomum. Para a situação de concubinato não haverábênção. A bênção matrimonial deverá ser solicitadacom a devida antecedência, sendo que, pelo menos,uma das partes deve ser membro da IECLB.

Testemunhode fé

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1634

Page 35: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /35

Curso paranoivos e diálogopré-matrimonial

Na comunhãocom os irmãose as irmãs

Quandocontraria amensagemcristã e/ouquando não hábase legal

Qual a preparação necessária?

A Igreja oferece curso para noivos e promovediálogo pré-matrimonial, os quais proporcionam areflexão sobre a motivação dos noivos e sobre osfundamentos bíblicos e éticos do matrimônio bemcomo sobre a importância da vida em comunidade.A preparação inclui orientação sobre o significadoe a ordem do ofício, bem como o anúncio e aintercessão em culto que antecedem a bênçãomatrimonial.No caso de a solicitação de bênção matrimonial virde um casal de não-membros da IECLB, aconcessão será precedida de um curso sobre aconfessionalidade luterana que culmine com umato de profissão de fé e filiação à comunidade.

Onde se realiza a bênçãomatrimonial?

A bênção matrimonial tem caráter de culto. Porisso se realiza na comunhão eclesial, na igreja ouem local preparado para culto comunitário. Ela édirigida pelo pastor ou pela pastora ou por outrapessoa incumbida desta tarefa.

Quando pode ser negada a bênçãomatrimonial?

O presbitério pode desautorizar a realização dabênção matrimonial quando constatar condiçõesque contrariem o texto e o espírito do presentedocumento orientador.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1635

Page 36: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

36 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Facilitar atomada dedecisão

Expressandoseu apoio

O que fazer quando um dos nubentes éde outra igreja cristã?

É desejável, sem dúvida, para a plena comunhão devida e a educação de filhos, que ambos os cônjugespertençam à mesma igreja. Por isso o casal, antes deassumir matrimônio, deve informar-se sobre o queune as duas igrejas e o que as distingue. Assimpoderão decidir em que igreja querem participar.Quando não chegam a optar por uma das igrejas, énecessário que encontrem uma maneira autênticade viver sua fé cristã em seu meio ambiente, noconvívio do dia-a-dia, aceitando e levando a sério afé e o modo de crer do outro. A comunidade deveacolhê-los nessa opção. Quando um dos dois,pertencente à outra igreja cristã, o solicita, pode-seaceitar a participação do ministro dessa paraparticipar do ofício da bênção matrimonial.

Como proceder quando um dosnubentes pertence a uma religiãonão-cristã?

Quando um dos nubentes é membro participante daigreja e o outro – que não é cristão – consente, acomunidade pode realizar a bênção matrimonial.Expressa, dessa maneira, o apoio e acompanha umde seus membros, num momento importante davida, pedindo a Deus que mantenha unido o casalem alegrias e pesares.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1636

Page 37: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /37

Qual a situação de pessoas divorciadas?

Conforme a vontade de Deus, o matrimônio éindissolúvel. Em caso de conflito matrimonial, érecomendável que haja acompanhamento visandoà reconciliação.Reconhecemos, no entanto, que as pessoaspodem falhar no cumprimento da vontade divina.Neste caso, é dever nosso manifestar-lheso perdão concedido pelo amor de Cristo.Ele alivia a consciência atribulada e fortalecepara um novo começo. A realização dabênção matrimonial pode ser concedidaa pessoas divorciadas, assumidas as consequênciasdo vínculo desfeito e quando constatadaa seriedade de um novo compromisso matrimonial.

Como tratar as situações especiais?

Devido à fragilidade humana, a IECLB não querdeixar de considerar com amor a situação de umnúmero crescente de pessoas que, por motivosjustificados, não têm ou não podem assumir, peranteo Estado, o compromisso formal de uma união civil,desejem sinceramente levar uma vida em comumem amor e compromisso. Nesses casos, a IECLBabre a possibilidade para a “bênção para a vida emcomum”.

A bênção referida acima pode ser concedida paracasais que vivem uma união estável. Este ato se regepor um rito litúrgico próprio.

A pessoassinceras, Deusconcede umnovo início soba sua bênção

Damosassistênciapara um novocomeço

Bênção paraa vida emcomum

Observação:Nesta seção de Nossa Fé – Nossa Vida pressupõem-se as definições do NovoCódigo Civil (2002) no tocante a casamento, união estável e concubinato.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1637

Page 38: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

38 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

O sepultamento eclesiástico –consolar pela ressurreição deCristo

O que é o sepultamento eclesiástico?

O sepultamento eclesiástico tem caráter de culto.Nele, a comunidade cristã se irmanacom as pessoas enlutadas.Na despedida de seu ente falecido,proclama a vitória de Cristosobre a morte e seus temores.

A comunidade consola as pessoas enlutadas,ora confiante em Cristo, o Senhor ressuscitado e vivo,que nos dá a esperança da vida eterna.Agradece a Deus por todo bem que tem feitoà pessoa falecida e, por meio dela, aos seus.

A quem comunicamos o falecimento?

A solicitação de sepultamentodeve ser encaminhada imediatamenteao pastor, à pastora ou à pessoaincumbida pela realização do mesmo.

Onde sepultamos os mortos?

Por lei, podemos sepultar as pessoas mortassomente em cemitérios.É manifestação de respeitozelar pela ordem no cemitério,para que o mesmo seja bem conservado.As inscrições nos túmulos devem dartestemunho da fé e da esperança cristãs.

Proclamaçãoda vitória deCristo

Consoloàs pessoasenlutadas

À pessoaresponsávelpela cerimônia

No cemitério

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1638

Page 39: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /39

Enterro

Cremação

Família decide

Qual a forma do sepultamento?

Na igreja cristãtem prevalecido a forma de enterro,no qual a pessoa falecida é devolvida à terrade que foi formada.

Também a cremaçãoé uma forma de devolver a pessoa morta à terrae está de acordo com os princípios cristãos.Recomenda-se, nesse caso,que a urna com as cinzasnão seja guardada em casa,mas enterrada em local apropriado,para evitar que se criem amarras psicológicasou que surja veneração a pessoas mortas.

A fé cristã proclama que nenhuma formade sepultamento é capaz de impedir a ressurreição.Deus saberá recriar o que uma vez criou,mesmo que, aos olhos humanos,a pessoa falecida tenha desaparecido completamente.Sua família decidesobre a forma de sepultamento.

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1639

Page 40: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

40 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Quem é sepultado pela comunidade?

A comunidade realiza o sepultamento eclesiásticoquando a pessoa falecida foi membro.

Também expressamos o amor cristãoao sepultarmos suicidase crianças natimortas ou não-batizadas.

A realização do sepultamento eclesiásticodos que não foram membrosdepende de decisão específicaa ser tomada pelo presbitério.

Esse pode negara realização do sepultamento eclesiástico,quando solicitado sob condiçõesque contrariem a mensagem cristãou venham em seu prejuízo.

Como participa a comunidade?

A comunidade demonstra sua solidariedadeatravés da visitaçãoantes, durante e depois do sepultamento.

O falecimento de um membroé participado durante um culto.Intercedemos em favor das pessoas enlutadase confiamos a pessoa falecida à graça de Deus.

Quem tevevínculo coma comunidade

Pelavisitação

e pelaintercessão noculto

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1640

Page 41: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /41

A disciplina fraternal– buscar relacionamentos justos

O que é a disciplina fraternal?

O convívio de irmãos e irmãs cria tradições,leva à formulação de confissõese requer o estabelecimento de normas.Essas são eficientes e úteisquando servem à proclamação do evangelhoe nos auxiliam a vivê-lo.Também como pessoas cristãsvivemos ainda no campo de força do pecadoe sofremos suas consequências.

Assim, pode acontecerque membros ou grupos na comunidadevivam sua liberdadede forma a ferir outras pessoas.

Essa situação de conflito,de posições e atitudes diferentes,que facilmente destroem o convívio,leva a comunidade a tomar medidaspara restabelecer e manter a união.

Medidas emfavor da uniãona comunidade

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1641

Page 42: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

42 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Quando se torna necessária?

Não podendo viver sem irmãos e irmãs,havemos de permitira confrontação do nosso procedimentocom as normas, confissões e tradiçõesem vigor na comunidade.

Por isso a disciplina fraternalse torna necessáriaquando, por nossas palavrasou ações e omissões,reclamamos para nós um direitoque fere o amor fraternalou contraria o estabelecidoou nos distancia da comunidade.

Quem exerce a disciplina fraternal?

O próprio Evangelho de Cristocorrige nossas atitudes,visando à santificação da vidano convívio de irmãos e irmãs.

A responsabilidadepelo bem-estar e pela salvação do próximonos pode levar a corrigi-lo em amor.Da mesma forma devemos aceitara correção pelos irmãos e pelas irmãs.

Na prática da disciplina fraternalcabe uma responsabilidade especialao presbitério da comunidade,ao pastor ou à pastora e aos que, além desses,exercem uma tarefa específica.

Quando a vidada comunidade esua missãosão ameaçadas

O próprioevangelhodisciplina

Irmãs eirmãos quemutuamentese corrigem

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1642

Page 43: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

NOSSA FÉ – NOSSA VIDA /43

Como é exercida a disciplinafraternal?

A correção mútua requer comunicação.Essa efetua-se das mais diversas formasde informação verbal e escrita.Nada mais eficiente, no entanto,do que o contato pessoale o diálogo entre as partesde opiniões divergentes.

Caso nossa conversação com a outra pessoanão resolver o conflito,solicitamos que o presbitériotrate do assunto confidencialmente.

Caso também ali não se encontrar uma solução,devemos tratá-lo na assembleia da comunidade,a qual, em último caso, decide pela maioria,respeitada a ordem vigente.

Caso uma parte continuar na convicçãode ter sido injustiçadaem seu direito de membroou na defesa de sua posição,pode recorrer à direção da Igreja.

Por meio dediálogo e contatopessoal

Entre duaspessoas

No presbitério

Na assembleia

Direito deapelação

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1643

Page 44: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

44 / NOSSA FÉ – NOSSA VIDA

Qual a finalidade da disciplinafraternal?

A comunidade procura manter a união,exortando as pessoas faltosasa restabelecerem a comunhão,suspendendo parcial ou totalmentesua condição de membro;ou excluindo-as da comunidade,até que o motivo do escândalo esteja removido.

As medidas de disciplina fraternalsempre respeitarão o irmão ou a irmã,procurando evitar seu afastamento da comunidade.Elas pretendem afastar da comunidadeos escândalos que a possam prejudicarem sua vida e missão.

A comunidade e seus membros,no exercício da disciplina fraternal,sempre devem estar conscientes de quenão podem substituir o juízo de Deus,e que toda e qualquer disciplinasomente se torna uma bênçãoquando exercida em amor.

Exortação,suspensão,exclusão

Respeitandoo irmão e a irmã

Exercidaem amor

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1644

Page 45: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

Índice

AprAprAprAprApresentação / 3esentação / 3esentação / 3esentação / 3esentação / 3

Qual é o fim e a missão da IECLB / 4Qual é o fim e a missão da IECLB / 4Qual é o fim e a missão da IECLB / 4Qual é o fim e a missão da IECLB / 4Qual é o fim e a missão da IECLB / 4

O que é a IgrO que é a IgrO que é a IgrO que é a IgrO que é a Igreja Evangélica de Confissão Leja Evangélica de Confissão Leja Evangélica de Confissão Leja Evangélica de Confissão Leja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB)? / 5uterana no Brasil (IECLB)? / 5uterana no Brasil (IECLB)? / 5uterana no Brasil (IECLB)? / 5uterana no Brasil (IECLB)? / 5O que cremos? / 5O que significa “confissão luterana” / 6Por que igreja organizada? / 6O que faz a IECLB? / 7Como a IECLB realiza sua tarefa? / 7Quem é membro da IECLB? / 8O que faz o membro da IECLB? / 9

Os Ministérios – CarOs Ministérios – CarOs Ministérios – CarOs Ministérios – CarOs Ministérios – Cargos e funções na Igrgos e funções na Igrgos e funções na Igrgos e funções na Igrgos e funções na Igreja / 10eja / 10eja / 10eja / 10eja / 10O que são os ministérios? / 10Quem realiza a obra de Cristo no mundo? / 10Com que participamos da obra de Cristo? / 10Qual a função do ministério pastoral? / 11Qual a função do ministério catequético? / 12Qual a função do ministério diaconal? / 12Qual a tarefa do ministério missionário? / 13Qual a tarefa de pessoas colaboradoras leigas? / 13Qual a tarefa de presbíteros e presbíteras? / 13Quem exerce a direção em nossa igreja? / 14O que é necessário para exercer uma função? / 14

O Culto – RO Culto – RO Culto – RO Culto – RO Culto – Reunião da comunidade cristã / 15eunião da comunidade cristã / 15eunião da comunidade cristã / 15eunião da comunidade cristã / 15eunião da comunidade cristã / 15Por que nos reunimos em culto? / 15Onde se realiza o culto? / 15Por que culto em domingo? / 16Qual o sentido da forma de culto? / 16Quem dirige o culto? / 17Qual o sentido das diferentes partes do culto? / 17

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1645

Page 46: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

Batismo – O grande dom de Deus / 19Batismo – O grande dom de Deus / 19Batismo – O grande dom de Deus / 19Batismo – O grande dom de Deus / 19Batismo – O grande dom de Deus / 19Por que batizamos? / 19O que Deus nos dá no Batismo? / 19Por que batizamos com água? / 19Quem é batizado? / 20Quem batiza? / 20Como realizamos o Batismo? / 21Quem pode ser padrinho ou madrinha? / 21Como pai, mãe, padrinhos e madrinhas desempenham sua função? /

22Por que o diálogo pré-batismal? / 22

O que é bênção à mãe ou aos pais? / 22Quando pode ser negado o Batismo? / 22Pode o Batismo ser repetido? / 23

A Ceia do Senhor / 23A Ceia do Senhor / 23A Ceia do Senhor / 23A Ceia do Senhor / 23A Ceia do Senhor / 23O que é a Ceia do Senhor? / 23Onde celebramos a Ceia do Senhor? / 24Como nos preparamos? / 24Como celebramos a Ceia do Senhor? / 24O que acontece na Ceia do Senhor? / 25Por que oramos na Ceia do Senhor? / 25Por que pão e vinho? / 26Quando participamos da Ceia do Senhor? / 26

Quem distribui a Ceia do Senhor? / 26Quem pode participar da Ceia do Senhor? / 27Quem não está preparado? / 27

Confissão e Absolvição / 27Confissão e Absolvição / 27Confissão e Absolvição / 27Confissão e Absolvição / 27Confissão e Absolvição / 27Por que confessar os pecados? / 27O que fazer para receber o perdão? / 28A quem confessar os pecados? / 28A quem procurar quando a consciência pesa? / 28O que é a absolvição ou a retenção dos pecados? / 29O que nos oferece a absolvição individual? / 29Quando não há perdão? / 29Quais as conseqüências do pecado? / 30

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1646

Page 47: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

A Confirmação / 30A Confirmação / 30A Confirmação / 30A Confirmação / 30A Confirmação / 30O que é a Confirmação? / 30O culto de Confirmação / 30Como professamos nossa fé? / 31Como nos preparamos para a Confirmação? / 31Qual a finalidade do preparo? / 32Quem prepara? / 32Qual a finalidade do culto de apresentação de confirmandos e

confirmandas? / 33Quem não pode participar da Confirmação? / 33O que resulta da Confirmação? / 33

A Bênção Matrimonial – valorizar a família / 34A Bênção Matrimonial – valorizar a família / 34A Bênção Matrimonial – valorizar a família / 34A Bênção Matrimonial – valorizar a família / 34A Bênção Matrimonial – valorizar a família / 34O que é a bênção matrimonial? / 34Quando realizamos a bênção matrimonial? / 34Como nos preparamos? / 35Onde se realiza a bênção matrimonial? / 35Quando pode ser negada a bênção matrimonial? / 35O que fazer quando um dos nubentes é de outra igreja cristã? / 36Qual a situação de pessoas divorciadas? / 37Como proceder no caso de pessoas separadas? / 37Como tratar as situações especiais? / 38Como proceder quando um dos nubentes pertence a uma religião

não-cristã? / 38

O Sepultamento Eclesiástico – consolar pela rO Sepultamento Eclesiástico – consolar pela rO Sepultamento Eclesiástico – consolar pela rO Sepultamento Eclesiástico – consolar pela rO Sepultamento Eclesiástico – consolar pela ressuressuressuressuressurrrrrreição de Cristo / 38eição de Cristo / 38eição de Cristo / 38eição de Cristo / 38eição de Cristo / 38O que é o sepultamento eclesiástico? / 38A quem comunicamos o falecimento? / 39Onde sepultamos os mortos? / 39Qual a forma do sepultamento? / 39Quem é sepultado pela comunidade? / 40Como participa a comunidade? / 40

A Disciplina FA Disciplina FA Disciplina FA Disciplina FA Disciplina Fraternal – buscar rraternal – buscar rraternal – buscar rraternal – buscar rraternal – buscar relacionamentos justos / 41elacionamentos justos / 41elacionamentos justos / 41elacionamentos justos / 41elacionamentos justos / 41O que é a disciplina fraternal? / 41Quando se torna necessária? / 42Quem exerce a disciplina fraternal? / 42Como é exercida a disciplina fraternal? / 43Qual a finalidade da disciplina fraternal? / 44

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1647

Page 48: Guia Nossa Fé - Nossa Vida

nossa fé.p65 10/06/2011, 11:1648