razões da nossa fé lição 12

16
Revista Compromisso - 3Trimestre Doutrinas Bíblicas Razões da Nossa fé família

Upload: mariangela-domeniche-perdomo

Post on 13-Apr-2017

190 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Razões da nossa fé   lição 12

Revista Compromisso - 3Trimestre

Doutrinas BíblicasRazões da Nossa fé

família

Page 2: Razões da nossa fé   lição 12

O dia do senhorSalmo 127.1

A lição vai tratar hoje sobre:

Família

Page 3: Razões da nossa fé   lição 12

O que diz a Declaração Doutrinária da CBBDiz a Declaração Doutrinária: “A família, criada por Deus

para o bem do homem, é a primeira instituição da sociedade. Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal.O propósito imediato da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas de comunhão, educação, companheirismo, segurança, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões. Caída em virtude do pecado, Deus provê para ela, mediante a fé em Cristo, a bênção da salvação temporal e eterna, e quando salva poderá cumprir seus fins temporais e promover a glória de Deus.”

Page 4: Razões da nossa fé   lição 12

O que diz a Declaração Doutrinária da CBB

Gênesis 1.27,28Gênesis 2.18-25Salmo 127.1-5Atos 16.31,34

Page 5: Razões da nossa fé   lição 12

A família na BíbliaDiz o comentarista Roberto do Amaral Silva: A família é uma instituição divina criada ainda no Éden, antes da queda de Adão e Eva e, daí em diante, preservada pelo povo de Deus em todo o Antigo Testamento. Respeitada também em todo o Novo Testamento como célula básica para o crescimento do evangelho. Tornou-se ela, segundo lemos nas cartas apostólicas, o fundamento local da igreja de Cristo na face da terra.

Page 6: Razões da nossa fé   lição 12

A igreja como promotora de valores cristãos

A missão da igreja não é só evangelizar e fazer missões no sentido tradicional como temos entendido, mas também pregar e incrementar valores cristãos a partir da família. Os cristãos, em primeiro lugar, precisam viver a vida familiar cuja “base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal”. (Mateus 19.8)

Page 7: Razões da nossa fé   lição 12

O casamento deve ser heterossexual

O casamento , conforme a Bíblia, deve ser entre um homem e uma mulher. Infelizmente, hoje se fala em casamento de “casais gays”. A bem da verdade, isto não existe. O que existe é par de homossexuais. Casal é formado por um homem e uma mulher. Casamento, segundo o modelo bíblico e cristão é heterossexual. As Escrituras, de Gênesis ao Apocalipse, não reconhecem vida conjugal e amorosa entre pessoas do mesmo sexo. O que passa disso é pecado, ou como registrado no Pentateuco, é “abominação”, tais como são o adultério e a prostituição.

Page 8: Razões da nossa fé   lição 12

A finalidade e a importância da família

A família é de importância fundamental. O pastor e professor Merval Rosa diz em seu livro “Problemas da família moderna”: Podemos afirmar que não existe um mundo significativo mais importante na vida do ser humano do que a família. Na formação de nossos padrões típicos de comportamento,a família é mais importante do que a igreja, o círculo profissional a que pertencemos, a comunidade em que vivemos, a pátria de nossa cidadania, ou qualquer outra agência formativa da sociedade (...])

Page 9: Razões da nossa fé   lição 12

A finalidade e a importância da família

É a família que nos ensina nossos sistemas fundamentais de valores (...) É no contexto da família que aprendemos a amar e a odiar a Deus, ao próximo e a nós mesmos (...) Em suma, é no seio da família que aprendemos as atitudes básicas de respeito ou desrespeito à vida”.

Page 10: Razões da nossa fé   lição 12

A Bíblia e alguns exemplos para as famílias1) Abraão – é considerado o pai de

nações. Em Gênesis 18. 18,19 está registrado o que Deus diz a seu respeito e de sua função particular como pai: “... para que ordene aos seus filhos e aos seus descendentes que se conservem no caminho do Senhor, fazendo o que é justo e direito,...” É possível que Deus tenha um futuro para os seus filhos; que sejam homens de valor no reino de Deus e para a sociedade. De famílias humildes e fiéis como de Abraão têm saído grandes homens que foram e continuam sendo bênção.

Page 11: Razões da nossa fé   lição 12

A Bíblia e alguns exemplos para as famílias

2) Isaque – Em Gênesis 27.26,27 lemos que no momento em que Isaque abençoa a Jacó, há um gesto muito significativo que deve ser cultivado entre pais e filhos: Disse-lhe Isaque, seu pai: Aproxima-te agora, e beije-me, meu filho.

Page 12: Razões da nossa fé   lição 12

A Bíblia e alguns exemplos para as famílias

3) Labão – Apesar de algumas de suas atitudes não serem recomendadas, ele beijou e abençoou suas filhas e demais familiares (Gênesis 31.28-55)

Page 13: Razões da nossa fé   lição 12

A Bíblia e alguns exemplos para as famílias

4) Jacó – Chorou por seu filho quando pensava que estava morto (Gn 37.34-36). Também chora com seu filho abraçados quando no momento de seu reencontro (Gn 46.29). Os pais não devem se envergonhar de abraçar seus filhos e chorar com eles e por eles.

Page 14: Razões da nossa fé   lição 12

Obrigação dos pais para com seus filhos

Reconhecer que os filhos são dádivas, herança de Deus – Salmo 127.3Amar seus cônjuges e filhos – Tito 2.4Ensinar-lhes o temor de Deus – Salmo 34.11Contar-lhes as obras maravilhosas de Deus – Êxodo 10.2; 13.14Ensinar-lhe obediência e submissão a Deus – Provérbios 4.3,4 e Efésios 6.4Instruí-los na Lei de Deus – Deuteronômio 6.6-9Orar por eles e com eles – Exemplos de Jó (Jó 1.5) e de Davi ( 1Cr 29.19).

Page 15: Razões da nossa fé   lição 12

Lembrem-se:

Page 16: Razões da nossa fé   lição 12

TENHA UM ÓTIMO DOMINGO

Prof. Mariângela Domeniche Perdomo