o território - boletim do encontro territorial do p1+2

2
Boletim informativo do Encontro Territorial de Avaliação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas O Território Informativo do Encontro Territorial de Avaliação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas Garanhuns (PE), 11 e 12 de Novembro de 2013 Editorial Sejam todas e todos bem-vindos ao Encontro Territorial de Avaliação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Este é um momento de reencontro, mas também um meio de fazer novas amizades, de trocar experiências e de adquirir mais conhecimentos. Nós, da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, equipes com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e através do patrocínio da Petrobras, preparamos este Encontro com todo carinho e respeito que vocês, agricultoras e agricultores, merecem. Portanto, motivados pelo desejo de avançar na construção de uma vida cheia de oportunidades e rica em frutos no Semiárido, desejamos a todas e todos um bom Encontro. Boa leitura! A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 realiza, entre os dias 11 e 12 deste mês, no Seminário São José, em Garanhuns, o Encontro Territorial de Avaliação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O evento, que tem como tema ‘‘Celebrando a vida e plantando sementes de resistência pela convivência com o Semiárido’’, reúne agricultores e agricultoras dos 15 municípios que fazem parte do território de execução do P1+2, através da Cáritas. São eles: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Caetés, Calçado, Canhotinho, Capoeiras, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lajedo, São João e Terezinha. Além de ter como objetivo principal avaliar as ações do Programa, o Encontro visa incentivar a troca de experiências entre agricultoras e agricultores experimentadores, buscando fortalecer as iniciativas na propriedade onde moram. Dramatização, palestras, painel de experiências, trabalhos em grupo, troca de sementes e noite cultural fazem parte da programação do evento.‘‘Este encontro está mudando meu olhar para o futuro, uma vez que o Programa Uma Terra e Duas Águas nos ajuda a concretizar o sonho de plantar e colher nossos próprios alimentos’’, afirmou a agricultora da cidade de Bom Conselho, Edilene Ferreira, 33. Cáritas realiza encontro com agricultores/as de 15 municípios Evento é uma oportunidade de troca de experiências entre agricultores e Organização Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 1 Tema do encontro retrata a vida e a resistência no Semiárido

Upload: comunicacao-popular-da-caritas-ne-2

Post on 29-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

O boletim informativo "O Território" é uma publicação especial produzida para o Encontro Territorial de Avaliação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas.

TRANSCRIPT

Page 1: O Território - Boletim do Encontro Territorial do P1+2

Boletim informativo do Encontro Territorial de Avaliação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas

O TerritórioInformativo do Encontro Territorial de Avaliação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas

Garanhuns (PE), 11 e 12 de Novembro de 2013

Editorial

Sejam todas e todos bem-vindos ao Encontro Territorial de Avaliação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Este é um momento de reencontro, mas também um meio de fazer novas amizades, de trocar experiências e de adquirir mais conhecimentos.

Nós, da Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2, equipes com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e através do patrocínio da Petrobras, preparamos este Encontro com todo carinho e respeito que vocês, agricultoras e agricultores, merecem.

Portanto, motivados pelo desejo de avançar na construção de uma vida cheia de oportunidades e rica em frutos no Semiárido, desejamos a todas e todos um bom Encontro.

Boa leitura!

A Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 realiza, entre os dias 11 e 12 deste mês, no Seminário São José, em Garanhuns, o Encontro Territorial de Aval iação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2).

O evento, que tem como tema ‘‘Celebrando a vida e plantando semen tes de r e s i s t ênc ia pe la convivência com o Semiárido’’, reúne agricultores e agricultoras dos 15 municípios que fazem parte do território de execução do P1+2, através da Cáritas. São eles: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Caetés , Calçado, Canhot inho, Capoeiras, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lajedo, São João e Terezinha.

Além de ter como objetivo pr incipal aval iar as ações do Programa, o Encontro visa incentivar a t roca de exper iências entre a g r i c u l t o r a s e a g r i c u l t o r e s e x p e r i m e n t a d o r e s , b u s c a n d o f o r t a l e c e r a s i n i c i a t i v a s n a propriedade onde moram.

Dramatização, palestras, painel de experiências, trabalhos em grupo, troca de sementes e noite cultural fazem parte da programação do evento.‘‘Este encontro está mudando meu olhar para o futuro, uma vez que o Programa Uma Terra e Duas Águas nos ajuda a concretizar o sonho de plantar e colher nossos próprios alimentos’’, afirmou a agricultora da cidade de Bom Conselho, Edilene Ferreira, 33.

Cáritas realiza encontro com agricultores/as de 15 municípios

Evento é uma oportunidade de troca de experiências entre agricultores e Organização

Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 1

Tema do encontro retrata a vida e a resistência no Semiárido

Page 2: O Território - Boletim do Encontro Territorial do P1+2

Informativo do Encontro Territorial de Avaliação da Execução do Programa Uma Terra e Duas Águas

Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2)Coordenação: Edimilson Paulino e Flavianeide PereiraEquipe Técnica: Alzira Assis, Avila Pontes, Carlos Wesley Melo, José Adriano Souza, José Edson Leite, José Quintino Neto, Justino Nunes e Samuel BarrosFinanceiro: Aylane Marques e Edjane GomesAdministrativo: Alysson Silva e José Ednílson SantosComunicação: Lidiane Santos

Acesse nosso site: www.ne2.caritas.org.br

‘‘Nunca usamos uma gota de veneno na nossa produção’’ (Sebastiana Campos, agricultora do município de Terezinha)

Curta nossa página: www.facebook.com/CaritasBrasileiraNE2

Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 2

Melhores Momentos

Ainda na ocasião, as agricultoras e agricultores participaram do momento de troca de sementes. A i n i c i a t i v a , a l é m d e resgatar um costume, é uma forma de fortalecer as estratégias de convivência com o campo, onde o d e s p e r t a r d e u m a c o n s c i ê n c i a p a r a a produção agoecológica precisa ser uma realidade.

Com um breve h i s t ó r i c o s o b r e a Cáritas Brasileira e a S e m a n a d a Solidariedade, Padre Jandeilson Alencar iniciou a sua fala no encontro. Relatos de convivência com o campo e resistência das a g r i c u l t o r a s e agricultores marcaram a conversa entre os p a r t i c i p a n t e s e o secretário regional.

Relembre...

‘‘Minha propriedade foi considerada referência. Lá, ainda não temos muito o que mostrar, mas temos sonhos’’ (Simão Salgado, agricultor do município de Caetés)

‘‘A agricultura familiar deve ser tratada como uma estratégia de desenvolvimento e não apenas de combate à pobreza no meio rural’’ (João Rafael, consultor)

‘‘A gente sai da Cáritas, mas ela não sai da gente. Os frutos deste trabalho estão aqui, são vocês. Obrigado à equipe!’’ (Padre Jandeilson Alencar, secretário da Cáritas NE 2)

P o l í t i c a s p ú b l i c a s , experiências de captação d e á g u a d a c h u v a e preservação das sementes crioulas foram temas abordados na mesa do Encontro, que foi mediada pe lo coordenador do P 1 + 2 / P e t r o b r a s , Edimilson Paulino, e teve c o m o c o n v i d a d o s o consultor João Rafael e os agricultores Lucinaldo Freitas e Simão Salgado.