o sentinela - serro.mg.gov.br · 2 o sentinela - março 2018. o município de serro ganhou um novo...

12
O SENTINELA Órgão informativo da Prefeitura Municipal de Serro - Ano 22 - Nº 34 - Março 2018 SERRO, 316 ANOS História, tradição e conquistas

Upload: doanthien

Post on 09-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

O SENTINELAÓrgão informativo da Prefeitura Municipal de Serro - Ano 22 - Nº 34 - Março 2018

SERRO, 316 ANOSHistória, tradição e conquistas

Page 2: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

Nossa cidade,nosso orgulhoSerro chega aos 316 anos de história com muitos motivos para comemorar! A primeira cidade a ser declarada Patrimônio Histórico Nacional deixou para trás velhos proble-mas e voltou a crescer.Um ano de trabalho é pouco para fazer tudo o que nos propomos a realizar. Mas, podemos afirmar que já avançamos muito.Para enfrentar a crise real com os pés no chão, fé no futuro e dis-postos ao trabalho, retomamos antigos projetos e investimos na qualidade de vida da nossa gente. A saúde melhorou. Os postos estão em pleno funcionamento e as equipes completas. A assis-tência social tem conseguido acolher os mais necessitados. A educação ampliou o número de alunos. As obras estão saindo do papel. O turismo está em alta e as perspectivas para o futuro são as melhores.Os distritos e as comunidades rurais já respiram novos ares de confiança, com a presença mais efetiva do poder público. As mudanças são evidentes.Soma-se ao trabalho de uma equipe de governo competente e unida, a participação e o apoio da população serrana. Este diálo-go de liberdade, cada um fazendo a sua parte, assegura o futuro que nos espera.Temos motivos para comemorar e, principalmente, para agradecer. Mais do que o 316º aniversário, reverenciamos o início de um novo tempo, de respeito, de conquistas e de orgulho de viver numa cidade de tradições ricas e de um povo hospitaleiro e trabalhador. A nossa cidade é o nosso orgulho.Parabéns, Serro!Muito obrigado, serranos!

Afinal, Serro tem 304 ou 316 anos? As duas datas podem estar corretas. Se for conside-rada a data em que surgiu o primeiro núcleo habitacional, o Ribeirão das Minas de Santo Antônio do Bom Retiro do Ser-ro Frio, também já chamado de Arraial das Lavras Velhas, são 316 anos.

Em 1702, os bandeirantes Antônio Soares Ferreira e João Soares – pai e filho – fundaram dois arraiais contíguos, o de Baixo, que segue o ribeirão do Lucas, e o de Cima, em direção ao córrego dos Quatro Vinténs.

Em outra referência, o muni-cípio completaria 304 anos de fundação. Dia 29 de janeiro de 1714 é considerada a data ofi-cial em que o antigo arraial se tornou a Vila do Príncipe.

P o d e - s e c o n s i d e r a r, ainda, ou-tra data: 6 de março de 1838, quando uma Lei Pro-vincial criou o município de Serro.

Em 2018, mais precisamente no dia 8 de abril, Serro come-mora outra data histórica: 80 anos de tombamento como pa-trimônio histórico Nacional.

A cidade foi uma das primeiras vilas e comarcas mineiras, além da primeira cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e

tem muita história para contar e muito ainda a avançar.

A “Terra do Queijo” avança como um dos principais pólos turísticos do Estado. Suas igre-jas, o casario colonial, cacho-

eiras, montanhas e um povo com imensa hospita-lidade são seus maiores atrativos.

Com todo esse legado histórico, um dos principais desafios do mu-nicípio é conciliar

o movimento turístico com a calma e a tranquilidade que ca-racterizam a região.

HISTÓRIA E TRADIÇÃO – Os índios botocudos, primeiros habitantes de Serro, chamavam a região de Ivituruí, que, na lín-gua nativa, significava “serra dos ventos frios”. Daí o nome Serro Frio e, mais tarde, Serro.

Serro: mais de trêsséculos de História

EDITORIAL

Guilherme Simões NevesPrefeito municipal

Os antigos casarões ajudam a preservar a memória serrana

“É do Serro quesei que Minasem mim vive.”(Oswaldo França Júnior,escritor serrano – 1936/1989)

Considerada uma das cida-des coloniais mais importan-tes de Minas, Serro é terra de personagens ilustres, como o republicano Teófilo Otoni, o ex-governador de Minas João Pinheiro, o maestro Joaquim Emerico Lobo de Mesquita e o escultor Mestre Valentim. Estes, entre muitos outros ar-tistas, políticos e religiosos, sa-íram do Serro para entrar para a História do Brasil.

As igrejas ricamente orna-mentadas e os antigos casa-rões coloniais bem preserva-dos guardam parte dessa bela história, construída em mais de três séculos.

As tradições folclóricas, as festas religiosas, os atrativos naturais, sua peculiar hospita-lidade e a saborosa gastrono-mia, que tem o queijo como carro chefe, são o orgulho de seus moradores.

O SENTINELA

Veículo institucional da Prefeitura Municipal de Serro (MG). Março de 2018.

PrefeitoGUILHERME SIMÕES NEVES Vice-prefeitaGUILHERMINA BRANDÃO SIMÕES Chefe de GabineteANTÔNIO MOREIRA Secretaria Municipal de Administração, Fazenda e PlanejamentoJUSCELE AGNES R. E SILVA MIRANDA Secretaria Municipal de Obras, Trans-

porte, Urbanismo, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável GERALDO MARCELO RIBEIRO Secretaria de Saúde RONAM WESLEY SALES Secretaria de Agricultura e Pecuária GERALDO MARCELO RIBEIRO Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio GRIZIELLE CRISTINA CAMPOS Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social MARIA DAS DORES RIBEIRO DA SILVA NUNES Secretaria de Educação ROSILENE MESQUITA NUNES

Secretaria de Esporte e Lazer KASSIO VIDAL Procuradora Jurídica MARIA CRISTINA NUNES M. C. PEREIRA Assessoria de Comunicação Social PAULO QUEIROGAProdução e impressãoSISTEMA DE COMUNICAÇÃO ATUANTEAvenida Governador Milton Campos, 2.102, sala 101, Centro, Guanhães (MG)RedaçãoJAKSON MOREIRA GOULART ([email protected]) Diagramação ERICSON ALVES RODRIGUES ([email protected])

O SENTINELA - Março 20182

Page 3: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas e regras que irão ordenar o seu desenvolvimento nos próximos anos e nortear a atuação do poder público. Trata-se da revisão do Plano Diretor, um importante ins-trumento para o planejamen-to da cidade. O Plano Diretor garante, entre outras coisas, o desen-volvimento sustentável, a preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental e a boa aplicação dos recur-sos públicos. O documento, amplamente discutido pela comunidade, inclui também outros preceitos fundamen-tais para o desenvolvimento do município, como a Lei de

Uso e Ocupação do Solo e os Códigos de Obras e de Posturas. Em 2017, a Prefeitura promoveu diversas reuniões e audiências públicas com a população para discutir a revisão do Plano Diretor. As discussões envolveram to-dos os segmentos, na sede e nos distritos, permitindo que a comunidade apresentasse as suas demandas. Elaborada pela Fundação Israel Pinheiro, a revisão do Plano resultou em um diag-nóstico da realidade física, social, econômica, política e administrativa, além de estabelecer princípios e regras para o funcionamento dinâmico do município.

Pronto para o futuroNovo Plano Diretor define princípios e regras para o desenvolvimento sustentável e o futuro do Serro

Internet: sinalaberto na praçaJoão PinheiroComo vem ocorrendo nas principais cidades do mundo, frequentadores e moradores vizinhos à praça João Pinheiro contam com uma novidade: a internet gratuita. O serviço, implantado em ou-tubro do ano passado, busca democratizar o acesso à rede mundial, oferecendo informa-ção e diversão virtual para a população e visitantes.

A população participou ativamente das discussões sobre o Plano Diretor

Três Barrasreabre agênciados CorreiosA Agência Comunitária dos Cor-reios (AGC) de Três Barras voltou a funcionar, em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura e a As-sociação Comunitária do distrito.O mesmo convênio foi firmado com os distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras, Pedro Lessa, Deputado Augusto Clementino e Milho Verde, no valor total de R$ 85.217,40.

Nos próximos meses, a Pre-feitura de Serro vai entregar mais uma importante e aguar-dada obra: o Salão do Queijo.

As obras, retomadas em agosto de 2017, em parceria com os segmentos da agro-pecuária e cultura, incluem, além de um museu regional, um espaço multiuso para cur-sos, eventos e exposição do principal produto do municí-pio, o queijo.

O Salão do Queijo vai funcio-nar no antigo casarão inteira-mente restaurado, à rua Luís Advíncula Reis, nº 22, onde residiu o ex-prefeito Waldemir Lins Mesquita.

A Prefeitura regularizou as pendências e as obras já estão em fase final. Os investimentos somam R$ 700 mil, em parce-ria com o Ministério do Turis-mo. A previsão de sua inaugu-ração é para abril deste ano.

O Salão do Queijo vai funcionar no casarão restaurado da rua Luís Advíncula

Salão do Queijo jáestá quase pronto

O queijo, principal produto e patrimônio imaterial de Serro, ganhou de vez o mundo. Em junho do ano passado, quatro marcas de queijos produzidos no município foram premiados no prestigiado concurso “Mondial du Fromage” (Salão do Queijo de Tours), na França, concorrendo com 700 produtos de 20 países.

O produtor Túlio Madureira conquistou uma medalha de prata (queijo kankrej) e outra de bronze (queijo gir), e dois quei-jos enviados pela CooperSerro ganharam medalhas de prata – um maturado com casca lava-da e outro com casca ácaros –, ambos curados na França pelo afinador Jean-François Dubois (Lafinarde).

Esses prêmios são resultado

do esforço e apoio da Coope-rativa dos Produtores Rurais do Serro (CooperSerro) e da Prefei-tura, para valorização do produ-to. Serro é, hoje, a região mineira com o maior número de produ-tores de queijo certificados. “O reconhecimento internacional é importante para valorizar nossa cadeia produtora e mostrar ao Brasil e ao mundo que o nosso queijo tem qualidade”, comemo-ra o presidente da CooperSerro, Carlos da Silveira Dumont.

Queijos do Serropremiados na França

Roberto Simões, da FAEMG (E) e Carlos Dumont, da CooperSerro: apoio ao queijo do Serro

O SENTINELA - Março 2018 3

Page 4: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

No primeiro ano de gestão, as equipes de Saúde da Família de Ser-ro realizaram quase 27 mil consultas, entre pro-cedimentos continuados, consultas agendadas e

acompanhamento pro-gramado, como pré-na-tal, puericultura e estrati-ficação de hipertensos e diabéticos.

Outro avanço impor-tante para o setor foi a

ATENDIMENTOS POSTOS DE SAÚDE 2017Consultas agendadas 17.873Consultas / cuidados continuados 7.881Atendimento de urgência 1.092Tratamentos foram de domicílio (TFD) 1.288 viagensVisitas domiciliares (ACS) 80.334Orientação/prevenção 37.987Acompanhamento 29.024Busca ativa 6.687Atendimentos NASF 4.752 (set/dez)Consultas (avaliação/diagnóstico) 1.933Prescrições terapêuticas 1.538Procedimentos clínicos 335Atendimentos em grupo 641Avaliações 104Ações de educação em saúde 201Aferição de pressão arterial 23.333Aferição de temperatura 4.270Curativos simples 2.309Curativos especiais 541Exames de glicemia capilar 2.061Administração de vitamina A 334Coletas de citopatológico (colo uterino) 611Vacinação contra a gripe (Influenza) 99,93%Vacinação contra febre amarela 95,98%

realização de processo seletivo para contratação de profissionais em todos os níveis, para recom-posição das equipes de saúde, e capacitação de toda a nova equipe.

O ano de 2017 regis-trou um avanço consi-derável na redução do tempo de espera para realização de exames de imagem.

A Secretaria de Saúde implantou novo fluxo de agendamento, que envol-ve toda a equipe, desde a consulta médica até a solicitação dos exames, que são analisados jun-tamente com os enfer-meiros e agentes comu-nitários de saúde, como

Dentre as atividades de Educação em Saúde de-senvolvidas em 2017, me-recem destaque os grupos de combate ao tabagismo, que tiveram um aumento significativo do número de participantes, em relação aos anos anteriores, e au-mento da taxa de abando-no do tabagismo.

O Programa Saúde na Escola, também iniciado em 2017, levou a toda a rede municipal de ensi-

Mais saúdepara todos

Novos exames

Grupos de Prevenção e Promoção à Saúde

também pela equipe de regulação da secretaria.

Com o novo fluxo, os pedidos são recolhidos nas Unidades de Saúde e agendados em ordem de prioridade, trazendo mais confor to e melhor assistência ao paciente.

Além disso, foram im-plantados os testes rápi-dos de sífilis, HIV e He-patites B e C, em todas as Unidades de Saúde, para gestantes e a popu-lação em geral.

ACADEMIA DA SAÚDE – Caminhadas orientadas, circuito funcional, yoga, grupo de coluna e hidroginástica são ofertados à comunidade pela Aca-demia da Saúde. O espaço funciona diariamente, com atividades promovidas por uma educadora física e pela equipe do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF).

no ações de prevenção à dengue, promoção da cultura de paz e combate

à violência, promoção da alimentação saudável, en-tre outros temas.

O combate ao tabagismo tem atenção especial da área de Saúde

Testes rápidos hoje são realizados em todos os Postos de Saúde

O SENTINELA - Março 20184

Page 5: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

ATENDIMENTOS ODONTOLOGIA (2017)Primeira consulta programada 1.476Consulta de retorno 2.302Restauração polpa dentária e medicação 166Aplicação de selante (por dente) 271Aplicação de flúor (individual sessão) 334Capeamento pulpar 605Curativos 163Drenagem de abscesso 38Exodontia de dente decíduo 343Exodontia de dente permanente 935Orientação de higiene bucal 2.513Profilaxia/remoção da placa bacteriana 1.401Raspagem, alisamento e polimento 2.903Raspagem alisamento subgengivais 1.155Restauração de dente decíduo 503Restauração dente permanente anterior 1.011Restauração dente permanente posterior 2.404

Um dos indicadores da melhoria da qualidade da saúde é o atendimento na Policlínica Municipal Laura Peixoto. Em 2017, a Policlínica de Serro re-alizou 19.140 consultas e atendimentos multidisci-plinares.

Atendimento na Policlínicaaumenta 40% em um ano

No ano passado, houve aumento significativo no número de atendimentos nas especialidades: clini-ca médica, ginecologia/obstetrícia, pediatria, psi-quiatria infantil, psicologia infantil, enfermagem e exames especializados.

A saúde bucal foi outro setor em que Serro avançou em 2017. Atuam no município seis equipes de saúde bucal, que realizam tratamentos e ações de prevenção e promoção à saúde.

As ações são reali-zadas, principalmente, com as crianças, nas

Motivos para sorrirescolas estaduais e municipais. Uma das ações preventivas é a escovação supervi-sionada, com a dis-tribuição de escovas, cremes e fios dentais.

Em 2017, foram rea-lizadas mais de 3.700 consultas e 12 mil procedimentos diversos

A qualificação dos servidores me-rece atenção especial da Adminis-tração, que oferece cursos e treina-mentos em todos os setores.

A Prefeitura de Serro conta, hoje, com um quadro de aproximadamen-te 650 servidores, a maioria contra-tada através de concursos públicos.

O serviço de limpeza pública de Serro foi ampliado em 2017, com melhorias para a população da sede e dos distritos. Desde setembro, a coleta passou a ser realizada à noite e foi feita uma revitalização da Usina de Triagem e Compostagem.

Em paralelo à melhoria do serviço, a Prefeitura lançou, no rádio e nas redes sociais, a campanha “Lixo nota 10 – Faça a sua parte”, para

Empresas, comerciantes e pres-tadores de serviços de Serro e re-gião têm mais oportunidades nas compras realizadas pela Prefeitura Municipal. Mais de R$ 8,4 milhões foram investidos no mercado local em 2017, movimentando a econo-mia e criando novas oportunidades para microempreendedores.

Oportunidades para empresas locaisPrefeitura qualifica fornecedores locais e injeta mais

de R$ 8,4 milhões na economia da regiãoAs compras feitas pela Prefeitu-

ra em 2017 somaram R$ 13,564 milhões, conforme a secretária de Administração, Fazenda e Planeja-mento, Juscele Silva e Miranda.

De 58 licitações aber tas, 42 foram homologadas e 62% fo-ram vencidas pelas empresas da região.

Qualificação e valorizaçãodos servidores municipais

Além de nomeação de servidores aprovados em 2016, a Administra-ção promoveu outros quatro proces-sos seletivos em 2017, para comple-tar as vagas em serviços prioritários de saúde e assistência social, entre outros setores, e melhorar os servi-ços oferecidos à população.

conscientizar a população sobre o acondicionamento correto do lixo em sacolas separadas, uma para o lixo seco (plásticos, papéis e metais) e outra para o molhado ( o r g â n i -co).

População consciente, cidade limpa

A nova política de compras da Prefeitura tem ajudado a movimentar o comércio do Serro

As crianças têm atendimento prioritário no setor de saúde bucal

O SENTINELA - Março 2018 5

Page 6: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

A Prefeitura de Serro fez um grande esforço, em 2017, para regularizar os contratos e dar prosseguimento aos projetos de preservação do patrimônio histórico e cultural do município tombado pelo IPHAN.

A previsão é que os projetos estejam prontos até o final deste ano, quando serão encaminha-dos ao IPHAN para aprovação e posterior captação dos recursos para as obras. O investimento previsto é de R$ 22,3 milhões.

O programa PAC Cidades Históricas visa à valorização da cultura e promoção do desen-volvimento econômico e social com sustentabilidade e quali-dade de vida para a população.

A Prefeitura de Serro deu o ponto de partida, em 2017, a um importante projeto de Educação Patrimonial. No ano passado, crianças foram levadas para co-nhecerem os principais monu-mentos históricos, religiosos e culturais do município. A primeira escola a participar do programa foi a “Escola Municipal Infantil Irmã Carvalho”, na sede.

Um arrojado programa de incentivo ao turismo foi lan-çado em 2017 pela Prefeitura, em parceria público-privada com o Sebrae e a Associação Comercial de Serro. O objetivo é qualificar empreendedores

Outra importante realização para a comunidade de Serro é a sinalização turística. A cidade está recebendo placas de sinali-zação, de acesso, de rotas de pe-destres, e placas de identificação nos principais bens tombados.

No ano passado, o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patri-mônio Histórico e Artístico Na-cional (IPHAN), o que possibilitou iniciar a instalação das placas.

PROJETOS DO PAC CIDADES HISTÓRICASEtapa final de restauração da Chácara do Barão do Serro

Implantação do Mercado Municipal do Serro

Restauração da casa do cônego Lafayete e implantação do Museu Sacro

Requalificação arquitetônica do Clube Ivituruy/implantação do Centro Cultural de Serro e Centro Administrativo

Requalificação urbanística - córregos Quatro Vinténs/Lucas, eixo Matriz/ Matozinhos

Requalificação urbanística do adro e escadaria da Igreja de Santa Rita e da praça João Pinheiro

Projetos do PAC Cidades Históricas são retomadosDe acordo com a secretária

municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio, Grizielle Cam-pos, todos os projetos serão, ainda, amplamente discutidos em audiências públicas com a população.

QUALIDADE DE VIDA – Serro é um dos 44 municípios brasi-leiros inseridos no PAC Cidades Históricas. Os projetos incluem restauração de Igrejas, monu-mentos, museus, praças e nú-cleos urbanos. A cidade ganha-rá, ainda, novos equipamentos turísticos e culturais, como o Museu Sacro.

As obras do PAC Cidades Históricas terão grande im-pacto no município. Além da

restauração de monumentos, serão realizadas intervenções urbanísticas e paisagísticas, como a recuperação do cór-rego dos Quatro Vinténs, que será limpo e ganhará pistas de caminhada e de corrida, e novas áreas de lazer. O Corre-go dos Quatro Vinténs é onde, no início do século XVIII, foi descoberto o ouro, que atraiu grande número de pessoas, quando nascia o Serro.

“Esses projetos vão requali-ficar o espaço público, aproxi-mar o patrimônio histórico do cotidiano das pessoas e me-lhorar a qualidade de vida da população”, destaca o prefeito Guilherme Simões.

A escadaria da Igreja de Santa Rita, cartão postal da cidade, receberá melhorias

O programa de obras permitirá a conclusão da restauração da Chácara do Barão do Serro

A praça João Pinheiro receberá obras de requalificação urbanística

Cidade ganhaplacas turísticas

Incentivo ao turismo tem programa de R$ 350 milpara melhor atendimento aos turistas e à comunidade.

Durante dois anos, serão investidos no programa “Tu-rismo Serro” R$ 350 mil. Téc-nicos do Sebrae acompanharão de perto os empreendedores

Educação patrimonial dá lições a crianças

Em visitas guiadas, os alunos conhecem as histórias dos mo-numentos e do município, e, de forma lúdica, participam de pa-lestras e outras atividades so-bre a preservação e valorização do patrimônio histórico.

O programa, que terá sequ-ência em 2018, tem a meta de envolver 100% dos estudantes do município.

da cidade e dos distritos para implantação de novas técnicas, sistemas de gestão financeira, capacitações para atendimento aos turistas, planos de marke-ting e de posicionamento do Serro como destino turístico.

As visitas guiadas ajudam a criar nas crianças a consciência de preservação

O SENTINELA - Março 20186

Page 7: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

A Festa de Nossa Senhora do Rosário e a Banda Santíssimo Sacramento foram registradas como patrimônio cultural ima-terial do município. Os registros foram reconhecidos em junho do ano passado, pelo Instituto Estadual do Patrimônio Históri-co e Artístico (IEPHA).

Com quase três séculos de história, a Festa do Rosário é realizada desde 1728, no início do mês de julho, pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e pela Associação de Congado.

A participação na 11ª edição da “Primavera dos Museus”, em 2017, atraiu o maior nú-mero de visitantes ao Museu Regional Casa dos Ottoni (MRCO), desde a sua criação.O número de visitantes regis-trou aumento de 36% em rela-ção ao ano anterior, de acordo com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).Durante todo o ano passado, o Museu Casa dos Ottoni promoveu várias atividades educativas e culturais, em parceria com a Prefeitura de Serro, como a mostra “Minas em postais”, apresentações musicais e comidas típicas, o “Cine-museu” e a oficina “Me-mórias do nosso lugar”, dentre outras, e abriu espaço para artistas e artesãos da cidade.De acordo com o IBRAM, 90% do público visitante do museu serrano são de Minas Gerais. Outro destaque foram os estrangeiros, dos quais, 80% alemães, seguidos por italianos, gregos e norte-ame-ricanos.Criado em 1949, o museu abriga acervo formado, principalmente, por imagens de arte religiosa e por objetos que fazem parte da história da família Ottoni e da cidade.Instalado numa belíssima construção do século XVIII, o Museu Regional Casa dos Ottoni funciona de terça a sábado, das 10h às 18h, e, aos domingos e feriados, das 8h às 12h.PROJETOS DO PAC CIDADES HISTÓRICAS

Etapa final de restauração da Chácara do Barão do Serro

Implantação do Mercado Municipal do Serro

Restauração da casa do cônego Lafayete e implantação do Museu Sacro

Requalificação arquitetônica do Clube Ivituruy/implantação do Centro Cultural de Serro e Centro Administrativo

Requalificação urbanística - córregos Quatro Vinténs/Lucas, eixo Matriz/ Matozinhos

Requalificação urbanística do adro e escadaria da Igreja de Santa Rita e da praça João Pinheiro

Projetos do PAC Cidades Históricas são retomados

A escadaria da Igreja de Santa Rita, cartão postal da cidade, receberá melhorias

A Banda Santíssimo Sacramento em desfile do 7 de setembro de 2017O Museu dos Ottoni foi criado em 1949

O programa de obras permitirá a conclusão da restauração da Chácara do Barão do Serro

A praça João Pinheiro receberá obras de requalificação urbanística

Festa do Rosário e Banda SantíssimoSacramento são registradas pelo IEPHA como patrimônio imaterial do Serro

A celebração tem origem na cultura afro-brasileira e na história de resistência da po-pulação negra, fundamental na formação histórica do Serro.

A exemplo de 2017, este ano, a Festa do Rosário contará com apoio da Prefeitura.

A banda Santíssimo Sacra-mento conta com 35 integran-tes e promove, desde 1985, um trabalho de formação de novos músicos, por meio da Escola Municipal de Música Maestro José Maria de Oliveira.

Casa dos Ottoni temrecorde de visitas

Os marujos, tradicionalmente, abrem o desfile da Festa do Rosário

Os caboclos representam os índios na tradicional festa serrana

O grupo de catopés de Milho Verde man-tém a tradição da Festa do Rosário

Os catopês são uma das manifestações culturais da Festa do Rosário de Serro

O SENTINELA - Março 2018 7

Page 8: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

FESTA DO QUEIJOEm sua 31ª edição, em 2017, a Festa do Queijo consolidou-se como um dos principais eventos do calendário anual de Serro. Uma extensa programação cultural, com o apoio de vários parceiros, trouxe à cidade um grande número de tu-ristas, que conheceram de perto as condições singulares que fazem do queijo do Serro um produto espe-cial e diferenciado.

Depois do sucesso do carnaval de 2017, a Prefeitura de Serro reali-zou mais uma animada festa neste ano. A praça João Pinheiro foi, no-vamente, palco da folia, que atraiu turistas de várias cidades.

A festa de 2018 foi animada por blocos caricatos e bandas de rit-mos variados, como axé, pagode e pop, entre elas, a Banda Triburbana,

Festejar é precisoPrefeitura investe no resgate e preservação dasmanifestações religiosas, culturais e popularesO resgate e a preservação das tradições estão no foco da Adminis-tração. Desde 2017, estão sendo implementadas diversas ações em apoio às manifestações populares. Além da tradicional Festa do Ro-sário, uma marca histórica da comunidade serrana e grande atrativo turístico, a Prefeitura não poupa esforços para promover e apoiar os eventos tradicionais.

As ruas dos distritos de São Gon-çalo e Milho Verde e da comunida-de de Córrego da Prata ganharam um colorido especial no dia 6 de janeiro, na tradicional Folia de Reis. Com apoio da Prefeitura, grupos de moradores, com fantasias e emba-lados por instrumentos musicais como violão, sanfona e tambores, percorreram as casas num ritual tradicional de louvor ao Menino Je-sus e aos três Reis Magos.

A Folia de Reis mantém a tra-dição em Serro como uma festa religiosa que mobiliza as famílias e atrai grande número de turistas.

BOLERATAA Bolerata é outra tradição resga-tada. O evento musical teve seu ponto alto em 2017, com quatro apresentações da centenária Ban-da Santíssimo Sacramento, que lotou, com música e alegria, as sacadas dos antigos casarões.

FESTIVAL FRANGO CAIPIRAO Festival do Frango Caipira do distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, em 2017, foi o me-lhor e maior desde sua a primeira edição, realizada em 2006. Quem participou, não tem dúvidas do sucesso.

MÚSICA DE BUTECOUm novo evento entrou para o calendário festivo de Serro: O Festival Gastronômico Música de Buteco, que teve sua primeira edição em 2017. O projeto abriu espaço para artistas locais e mo-vimentou bares e restaurantes da cidade no mês de agosto.

DEGUSTA SERROEvento que tem o queijo como atração principal, o “Degusta Serro”, firmou-se de vez no ca-lendário de eventos da cidade. As edições realizadas em 2017 uni-ram pratos típicos e música de qualidade, e levaram grande pú-blico à praça Dom Epaminondas, movimentando o comércio.

Blocos e bandas animaram carnaval do Serro

A praça João Pinheiro ficou lotada em todas as noites do carnaval

Foliões de várias cidades curtiram e aprovaram o animado carnaval do Serro

Folia de Reis une famílias e atrai turistas

Banda Circuito, Bartucada, Barco à Vela, Grupo 9 idade e Uh Bloco. As Bonecas de Pano, de Belo Hori-zonte, e as meninas cantoras Maria Clara e Mariana comandaram o car-naval infantil.

A exemplo do ano passado, uma grande estrutura foi montada para receber os foliões na praça Dr. João Pinheiro com toda a segurança.

Folia de Reis: cultura e religião

O SENTINELA - Março 20188

Page 9: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

O novo terminal rodoviário de Serro deverá ser adequa-do em breve para começar a funcionar. De início, a rodo-viária poderá receber ape-nas ônibus rurais, de menor por te, até que sejam feitas as adequações exigidas pelo Depar tamento Estadual de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG).

De acordo com as normas

Castigadas pelas chuvas do fim de 2017, as estradas vici-nais de Serro receberam obras de melhorias e conservação.

Além de patrolamento e en-cascalhamento das estradas, foram recuperadas a ponte do córrego do Lucas e feito o cal-çamento sobre a passagem de

OUTRAS OBRAS REALIZADAS EM 2017Melhorias nos campos de futebol Barro Branco, em Mato Grosso, e na CachoeiraReforma e recuperação das estradas de ligação dos distritos de Pedro Lessa a Milho Verde, de Três Barras a Ausente de Cima, de Ausente de Cima a Ausente de Baixo, de Milho Verde a Barra da Cega, Fazenda Santa Cruz e BuracãoManutenções nas estradas em Ouro Fino, Mumbuca, Cachoeira, Esmeril, Acaba Mundo e Peixoto e assentamento de mata-burros que ligam a Várzea de Baixo à Rodovia MG 259, Bagagem. Instalação de manilhas nas comuni-dades de Esmeril e Palha de Cana. Limpeza do córrego do LucasConstrução de mata-burros em Arinos, Várzea de Baixo, Ausente e Ouro Fino (parceria)Instalação da Academia de Saúde em Milho Verde (em andamento)Revitalização do Marco do SerroReforma da ponte sobre o Córrego do Lucas (parceria)Aquisição de tubos armco para o Córrego do MosquitoRevitalização da rua do Leiteiro

Nova rodoviária deverá terfuncionamento parcial em breve

técnicas do DEER-MG, para o funcionamento pleno da nova rodoviária, serão necessários a construção de uma nova rampa de acesso e a amplia-ção do pátio de manobras.

O espaço atual ainda não comporta ônibus maiores, que fazem linhas intermuni-cipais. O novo projeto já foi aprovado pelo DEER-MG, e sua adequação depende de alocamento de recursos.

A adequação das obras depende de novos recursos

Antiga reivindicação da co-munidade da zona rural foi atendida em 2017: a recupe-ração da ponte sobre o córre-go da Saia, conhecida como a ponte do Dr. Guido.

Antes da reforma, o ônibus de transporte escolar precisa-va dar uma grande volta para

atender à comunidade, o que aumentava a rota e tornava cansativo o trajeto dos estu-dantes.

Além disso, foi construído mata-burro na comunidade de Bagagem e realizada reforma da ponte do Lucas, em parce-ria com a comunidade.

Recuperada a ponte do Dr. Guido

Manutenção de estradas facilitao acesso às comunidades rurais

água no Leiteiro.Também foram instalados

mata-burros e abertas novas estradas, como a que liga a co-munidade de Ausente de Cima ao Baú, que criou uma nova alternativa de tráfego, além de pequenos trechos na comuni-dade de Acaba Saco.

Ampliação do abastecimento de água terá investimento de R$ 3,7 milhõesUma parceria entre a Prefei-

tura de Serro e o Ministério da Saúde - FUNASA vai garantir o abastecimento de água nas comunidades quilombolas do município.

São R$ 3.730.391,42 de investimentos previstos para

a implantação do sistema de abastecimento em locais que sofrem com a falta de água.

Os investimentos incluem perfuração de poços artesianos nas comunidades de Ausente de Baixo e Baú. Os projetos es-tão em fase de aprovação.A Prefeitura não tem poupado esforços para garantir água de qualidade à população

A Prefeitura de Serro fez grande esforço em 2017 para fazer vol-tar a circular seus ônibus, má-quinas, ambulâncias e carros, patrimônio avaliado em cerca de R$ 10 milhões. Foi recupe-

Prefeitura investe na recuperação da frotarada, praticamente, toda a fro-ta, e com uma particularidade: a maior parte dos serviços é realizada por profissionais da própria Prefeitura, o que repre-sentou grande economia.

A recuperação da ponte do Dr. Guido facilitou o transporte escolar e o acesso da comunidade

O SENTINELA - Março 2018 9

Page 10: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

Garantir proteção e atendi-mento integral à família é uma das premissas do trabalho rea-lizado pela Prefeitura. As ações, desenvolvidas diariamente, en-volvem idosos, crianças ado-lescentes e famílias em situa-ção de vulnerabilidade Social. O trabalho, permanentemente desenvolvido em conjunto por todas as secretarias munici-pais, tem papel preponderante na política municipal de Desen-volvimento Social.

São oferecidos cursos, ofi-cinas, casas de acolhimento e

Mais de 300 pessoas partici-pam dos cursos de qualifica-ção oferecidos pela Prefeitura de Serro, que, desde 2017, tem contribuído para a geração de emprego e renda. O maior número se concentra nas oficinas de artesanato, no total de 70 participantes. Os cursos são divididos em três turmas: CRAS, APAE e Curu-mim, e tem ainda a turma de Zumba, com 65 participantes.As demais oficinas e números de beneficiados são as seguin-tes: manicure (40), cabelereiro (30), capoeira (30), artes plás-ticas (30), dança (14 em Milho Verde e 14 em São Gonçalo), culinária (20) e costura (15).

ATENDIMENTO CASA DA ESPERANÇA

14 crianças/adolescentes atendidos (medida de proteção judicial)

4 crianças/adolescentes que retornaram para família nuclear ou extensão

2 adolescentes encaminhados para clínica de reabilitação

1 adolescente acolhido que atingiu a maioridade

3 inserções de crianças no CRIASER

2 inserções de adolescentes em oficinas de culinária e manicure do CRAS

7 visitas da equipe técnica às famílias de acolhidos

ATENDIMENTOS CRAS/EQUIPE VOLANTE (2017)

1.185 pessoas acolhidas

779 atendimentos individualizados

60 encaminhamentos para benefícios de prestação continuada (BPC)

Um dos bons exemplos de aco-lhimento e atenção ao setor social é a Casa da Esperança. A casa é mantida por parceria firmada en-tre os municípios de Serro, Santo Antônio do Itambé, Alvorada de Minas e Serra Azul de Minas.

Mais de 15% das famílias do Serro são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Os re-passes mensais somam R$ 172.694,00 (dados de dezembro de 2017).

Esse dinheiro circula no co-

Mais de 200 pessoas participa-ram da VII Conferência Municipal de Assistência Social, realizada no dia 27 de julho de 2017, na Escola Infantil Irmã Carvalho. O encontro teve apresentações dos grupos de dança Meninas do Rosário e de

Proteção integral à famíliaSecretaria de Desenvolvimento Social investe na melhoria

da qualidade de vida e no fortalecimento do vínculo familiar

outros tipos de amparo, como cestas básicas. Em 2017, os in-vestimentos realizados através da SMDS beneficiaram 124 famílias.

A Secretaria Municipal de De-senvolvimento social, hoje ins-talada na Travessa da Purifica-ção, nº 11, conta com espaço para atendimentos individuais, cadastramento e atualização do cadastro único para progra-mas sociais do governo federal, além de sala para as reuniões dos conselhos municipais e es-paço de referências das asso-ciações comunitárias.

PROTEÇÃO – A secretária municipal, Maria das Dores Ri-beiro Nunes – Dorinha, destaca o trabalho de fortalecimento à proteção das estruturas familia-res e prevenção da ruptura dos seus vínculos.

Através da secretaria e sua rede – CRAS, CREAS, Casa da Esperança e Conselho Tutelar –, 64 famílias recebem acom-panhamento direto, por meio do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), e outras 60 recebem mensalmente cestas básicas.

O CRAS atende atualmente na rua Santa Rita, nº 56, Centro, e o CREAS, na rua Modesto Jus-tino Gonçalves, nº 200, Centro.

CAMPANHA DO AGASALHO – A campanha do Agasalho re-colheu 411 quilos de roupas, calçados, produtos de higiene e livros literários, entre outros itens. O projeto, em parceria com o Banco Itau, faz doação de um agasalho para cada quilo de produto recebido.

Oficinas beneficiammais de 300 pessoas

Casa da Esperança: atençãoà criança e ao adolescente

Bolsa Família distribui R$ 172,69 mil/mês

Conferência fortalece direitos sociais

mércio local e ajuda na manu-tenção de 1.131 famílias de bai-xa renda (média de R$ 152,69).

O total de famílias incluídas no Cadastro Único da Assistência Social, que têm acesso a outros benéficos, chega a 2.628.

São Gonçalo e Milho Verde.“Garantia de Direitos no Fortale-

cimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)” foi o tema da Conferência. que deu voz à po-pulação usuária da Política de As-sistência Social do município.

O local recebe crianças e ado-lescentes em situação de risco e encaminhados pela Justiça da In-fância, em um trabalho digno de re-conhecimento. A Casa da Esperan-ça fica na rua Padre João Moreira, 124, bairro Praia (3541-1217).

A Conferência de 2017 teve como tema a “Garantia de direitos do SUAS”

O SENTINELA - Março 201810

Page 11: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

CONVÊNIOS EDUCAÇÃO (2017)

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) R$ 81.200,04

Creche São Gonçalo do Rio das Pedras R$ 11.244,00

Creche Milho Verde R$ 11.244,00

Conferência mobilizapopulação para discutir o

planejamento da EducaçãoToda a comunidade escolar

de Serro foi envolvida na Con-ferência Municipal de Educa-ção de 2017.

O encontro, que ocorre a cada dois anos, focou sua pau-ta na revisão e monitoramento do Plano Municipal de Educa-ção, na construção do Sistema

Integrado da Educação Pública de Minas Gerais (SIEP/MG) e na Implementação dos Planos de Educação.

Participaram da Conferência diretores, supervisores, coor-denadores, professores, au-toridades e representantes da comunidade escolar.

A população participou da revisão do Plano Municipal de Educação

Prefeitura racionaliza rotas ereduz custos do transporte escolar

A seleção de futebol de Serro sagrou-se vice-campeã em sua primeira participação no Campeonato Regional pro-movido pela Associação dos Municípios do Médio Espinha-ço (AMME).

A competição foi disputada entre agosto e outubro de 2017, com a participação de onze seleções. Na final, o Serro enfrentou Santana do

Futebol: Serro é vice doCampeonato Regional

Riacho, que ficou com o título na decisão por pênaltis. O ter-ceiro lugar foi conquistado por Conceição do Mato Dentro.

Participaram da competição as seguintes cidades: Serro, Santana do Riacho, Congo-nhas do Norte, Santo Antônio do Rio Abaixo, Morro do Pilar, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Passabem, Ferros e Alvorada de Minas.

A seleção serrana fez uma bela campanha em sua primeira disputa regional

A Prefeitura de Serro, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizará em 2018 a 31ª edição dos Jo-gos da Quaresma.

As modalidades são futsal (mirim, adulto e veterano), handebol, voleibol e peteca. Todas as modalidades com equipes masculina e feminina.

Jogos da Quaresma 2018

Os Jogos vão movimentar a juventude

Crianças e adolescentes de Serro têm a oportunidade de participarem de oficinas es-portivas por meio do Programa de Erradicação do Trabalho In-fantil (PETI). O programa visa à inclusão social e fortalecimen-to dos vínculos familiares e

PETI oferece aulas de jiu jitsu

O Campeonato de Bairros, que não vinha acontecendo há quatro anos, foi resgatado em 2017 pela Prefeitura Mu-nicipal, com a participação de 24 equipes em duas divisões. No ano passado o título da 1ª

Prefeitura retoma Campeonatode Bairros após quatro anos

divisão ficou com a equipe de Deputado Augusto Clementino (Mato Grosso), que venceu o bairro Gambá na decisão.O campeão da 2ª Divisão foi Capivari, tendo Fazenda Santa Cruz como vice.

comunitários e da autoestima.Em Serro, as ações do PETI

tiveram início em outubro de 2017. Dentre elas, foi firmada parceria com o Projeto Cidadão do Bem, que oferece oficina de jiu jitsu para as crianças e ado-lescentes no contraturno escolar.

Uma das importantes realizações da Administração Munici-pal em 2017 foi a revisão do projeto de transporte escolar. A Prefeitura fez um novo planejamento e recuperou parte da frota de ônibus. A nova regulamentação vai orientar os contratos dos novos veículos para o transporte dos alunos. Com essa nova organização, a expectativa é de redução considerável dos gastos, permitindo que sejam investidos mais recursos na qualidade do ensino.

O SENTINELA - Março 2018 11

Page 12: O SENTINELA - serro.mg.gov.br · 2 O SENTINELA - Março 2018. O município de Serro ganhou um novo conjunto de normas ... em setembro de 2017, resultado de um convênio firmado entre

QUE BALANÇO O SENHOR FAZ DESTE PRIMEIRO ANO DE MANDATO?

Não gosto de falar das dificuldades, que são nacionais. Um gestor que se preze, e que respeita o povo, precisa saber o que vai enfrentar. Assumimos com déficits em dois setores: financeiro, que não era novidade, e o desgaste da política, uma questão nacio-nal, que afeta a todos. Mas, pensamos pra frente. A começar pela formação da nossa equipe de governo, que pautei pelo diálogo permanente, pela capacidade profissional e pelo potencial de cada profissional. Convo-camos as lideranças do município para o diálogo, valorizamos e ampliamos os Con-selhos Municipais e respeitamos a repre-sentatividade de todos os setores.

O QUE MUDOU NA GESTÃO DO SERRO? Procuramos racionalizar o trabalho e me-

lhorar os serviços prestados à população. Trabalhamos com seriedade, sem privilégios. Organizamos a Prefeitura e fizemos interven-ções em todos os setores para melhorar o atendimento à população. Uma coisa simples, mas de grandes resultados, foi a contratação de equipe de mecânicos para recuperar e manter a nossa frota. Em vez de gastar com oficinas, agora cuidamos dos nossos veícu-los, que funcionam de forma melhor e com menos gastos. Completamos as equipes de Saúde da Família, capacitamos e conscienti-zamos os servidores do setor, principalmente os agentes comunitários, que exercem um papel fundamental na saúde pública.

Tornamos a Secretaria de Desenvolvimen-to Social mais acessível, trazendo sua sede para o coração da cidade. O resultado é um belo trabalho de acolhimento e orientação, feito por uma equipe competente e sensível. Outra importante mudança são as oportuni-dades criadas para as empresas e prestado-res de serviços da nossa cidade e da região. Hoje, a maior parte das compras da Prefei-tura é feita junto aos fornecedores locais, ajudando a movimentar a economia de toda a região. Nosso povo é sábio e não pretende nada além do que a Prefeitura pode fazer. De nossa parte, procuramos fazer o que pode-mos para dar o que a comunidade precisa.

COMO FAZER UMA BOA GESTÃO FREN-TE A UM CENÁRIO DE DIFICULDADES, COM POUCOS RECURSOS E QUE AFETA A TODOS OS MUNICÍPIOS BRASILEIROS?

Nosso Orçamento é enxuto, e temos pou-cas fontes de recursos. Por isso, temos

que otimizar o nosso dia-a-dia e aplicar os recursos públicos com seriedade e plane-jamento. Foi o que fizemos, por exemplo, com o transporte escolar. Agora, a popu-lação tem um novo sistema de transporte escolar, mais eficiente, mais racional e com acompanhamento que envolve as próprias escolas. Com isso, vamos reduzir as des-pesas à metade.

MESMO COM POUCOS RECURSOS, É POSSÍVEL FAZER AS OBRAS QUE O MU-NICÍPIO PRECISA?

Nossa primeira preocupação, após a posse, foi garantir o acesso às comunida-des rurais, com melhorias nas estradas, reconstrução de pontes e abastecimento de água, que é um problema sério. Agora, estamos trabalhando na retomada de pro-jetos que estavam paralisados, como as obras do PAC Cidades Históricas, o Salão do Queijo, a conclusão da nova rodoviária e a construção de novas Unidades de Saúde, para citar alguns.

NA SUA OPINIÃO, QUAL É A PRINCIPAL VOCAÇÃO DO SERRO?

Não temos uma vocação apenas, mas setores correlatos. Temos a atividade rural, que é bastante desenvolvida, e o nosso co-mércio, que é muito importante, tradicional, organizado e contribui muito. O turismo leva o nome do Serro para os grandes centros do Brasil e do mundo e dá grande retorno ao município. Há um grande potencial no turis-

mo, que precisamos explorar mais, assim como a nossa cultura e a nossa tradição. Enfim, temos vocação para muitas ativida-des produtivas e um grande potencial para firmar o Serro, cada vez mais, como um ex-celente lugar para se viver.

O QUE O SENHOR CONSIDERA COMO PRINCIPAL MARCA DA SUA ADMINISTRA-ÇÃO?

A liberdade e a confiança, que damos e recebemos da população. As portas do ga-binete e das secretarias estão sempre aber-tas a todos, que são atendidos sem distin-ção, com a mesma disposição, respeito e desprendimento. Queremos deixar a marca de um governo acessível, sincero e com foco no resultado eficiente.

QUAL A SUA MAIOR ALEGRIA COMO PREFEITO DE SERRO?

Trabalho e confiança da gestão reconhe-cidos pela comunidade. O apoio e a con-fiança da comunidade são os pilares de uma boa gestão.

O QUE A POPULAÇÃO PODE ESPERAR PARA OS PRÓXIMOS ANOS DE GOVERNO?

Um governo cada vez mais focado na dignidade das pessoas, com mais obras, mais saúde e educação, ações e serviços para a melhoria da qualidade de vida de todos. E que, ao final, a população possa, ela mesmo, dizer que é possível, sim, fazer diferente.

Apoio e confiança da comunidade:pilares de uma gestão

Prefeito de Serro faz balanço do primeiro ano de governo e diz queapoio e confiança da população são as principais conquistas

Trabalhar com a cabeça no presente e os olhos no futuro. É com este pensamento que o prefeito Guilherme Simões procura conduzir seu terceiro mandato à frente da Admi-nistração Municipal de Serro. Em vez de reclamar dos problemas herdados, da falta de recursos e da crise, que atinge os municípios brasileiros, ele prefere ocupar seu tempo com o trabalho que ainda há por fazer. Terminado o primeiro ano de mandato, Guilherme Simões faz um balanço, aponta conquistas e vislumbra novos avanços, com a certeza de que, “sim, é possível fazer diferente”.