o racismo e a xenofobia

15
O Racismo e a Xenofobia Trabalho realizado por: Carlos

Upload: carlos-lopes

Post on 29-Nov-2014

21.354 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Realizado por: Carlos lopesNota: Não copiem na integra, copiem mas mudem algumas coisas :D

TRANSCRIPT

Page 1: O racismo e a xenofobia

O Racismo e a Xenofobia

Trabalho realizado por:

Carlos Lopes

Page 2: O racismo e a xenofobia

Introdução Este Trabalho surge no âmbito da disciplina de filosofia com o

tema: “O racismo e xenofobia”. Foi eleito este tema porque é um tema interessante e que directamente e indirectamente afecta toda gente, sendo de raça branca ou negra.

Disponho a dar a conhecer o que significa a xenofobia, o racismo, a diferença de ambos e as mais graves consequências destes preconceitos. Para exemplificar melhor a vastidão da xenofobia e do racismo vão ser apresentados exemplos como o holocausto e o apartheid.

O trabalho vai incidir também sobre a origem do racismo, se a noção dos direitos humanos são iguais em todo o mundo, discriminação racial, organizações de apoio a vítimas de racismo e xenofobia e as medidas que podem ser tomadas para o evitar.

Page 3: O racismo e a xenofobia

Encontrei uma pretaque estava a chorar

pedi-lhe uma lágrimapara a analisar.

Recolhi a lágrimacom todo o cuidadonum tubo de ensaio

bem esterilizado.

Olhai-a de um lado,do outro e de frente:tinha um ar de gotamuito transparente.

Mandei vir os ácidos,as bases e os sais,as drogas usadasem casos que tais.

Ensaiei a frio,experimentei ao lume,

de todas as vezesdeu-me o que é costume:

nem sinais de negro,nem vestígios de ódio.

Água (quase tudo)e cloreto de sódio.

António Gedeão Lágrima de preta

Page 4: O racismo e a xenofobia

Racismo O racismo é uma crença em que a superioridade é determinada

pela raça ou pelo grupo étnico como é o caso do povo cigano. Pode manifestar-se de várias maneiras, sendo as mais comuns a discriminação, a violência e a agressão verbal, ou seja é racismo, não é mais do que uma teoria que afirma a superioridade da raça A ou B em relação às outras raças. Nesta teoria assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo reprimir as raças consideradas inferiores.

A palavra racismo tem origem na junção de dois termos: raça e “ismo”, sendo raça a palavra mãe.

 Racismo = Raça + “ismo”

  Para melhor consolidação do significado da palavra racismo, é

importante saber o que significa realmente a palavra raça. A palavra raça teve origem no latim, de ratio, que significa espécie.

Page 5: O racismo e a xenofobia

A típica situação Racista

Page 6: O racismo e a xenofobia

Origem do Racismo O racismo teve origem na cultura ocidental. Na idade média a

descriminação era feita com base na cultura e na condição social, logo quem fosse menos sábio ou menos rico era descriminado. Já os gregos por exemplo, sentiam-se os mais cultos de todos os povos.

É costume ligar o racismo à escravatura, mas este facto é muito relativo, pois na antiguidade tanto uma pessoa branca, como negra podia ser vendida como escrava.

O racismo começa a intensificar-se. A raça negra começa a ser a mais inferior enquanto a branca é assumida como superior. Depois surge a ideia da raça perfeita, a raça ariana. Hitler, o cruel ditador alemão que escravizou, descriminou e exterminou as raças que para ele eram fracas. Desde Judeus, Árabes, negros, ciganos, deficientes ou homossexuais foram completamente arrasados pelo diplomata alemão.

Page 7: O racismo e a xenofobia

Xenofobia A palavra xenofobia, tal como a palavra racismo, provem da junção de

dois termos:  

Xeno e fobia  A palavra Xeno esta relacionada com a formação de palavras que

exprime a ideia de estrangeiro ou estranho. Fobia é o medo psicológico, impossível de conter.

 Xenofobia = Xeno + Fobia

  Assim, podemos entender a xenofobia como a antipatia pelas pessoas

ou coisas estrangeiras. Xenofobia é também um distúrbio psiquiátrico ao medo excessivo e descontrolado ao desconhecido. Xenofobia é um termo também usado num sentido amplo, referindo-se a qualquer forma de preconceito, racial, de grupos minoritários ou culturais.

Page 8: O racismo e a xenofobia

Diferença entre Racismo e Xenofobia Tanto o racismo como a xenofobia têm um significado

semelhante. Contudo, diferenciam-se pela discriminação racial e pelo medo ao desconhecido, respectivamente. São um dos maiores problemas do mundo contemporâneo, que podem conter outros grandes problemas, como o terrorismo, as guerras, as fomes, a poluição, indirectamente.

Por norma o racismo e a xenofobia estão interligados com a palavra diferença, ou seja, estão ligados com diferenças existentes entre os vários seres humanos, tanto a nível mental, ou seja, os valores, como a nível físico, a cor da pele.

Page 9: O racismo e a xenofobia

Holocausto O Holocausto Nazi consistiu na prática de um plano de

genocídio da população Judaica. Em 1933 a vida dos Judeus era normal e estável, ou seja, iam à escola, brincavam, iam ao cinema, tinham os seus negócios e tudo que um cidadão alemão fazia. No mesmo ano, em 30 de Janeiro, Hitler chega ao poder como Chanceler da Alemanha.

A Alemanha foi obrigada a pagar elevadas indemnizações, a perder as colónias, não podia possuir exército e nem qualquer tipo de fortificações e, como qualquer outro país, estava em dificuldades depois da Depressão, Hitler prometeu "rasgar" o Tratado e acreditava na superioridade da raça Ariana, ou seja, o holocausto é um dos exemplos do racismo.

Page 10: O racismo e a xenofobia

Situação típica do Holocausto

Page 11: O racismo e a xenofobia

Apartheid Apartheid significa "vidas separadas" em africano. Era um regime

que negava aos negros da África do Sul os direitos sociais, económicos e políticos. Quando a região foi colonizada por ingleses e holandeses, o termo passou a ser usado legalmente em 1948. No regime do apartheid, o governo era controlado pelos holandeses e ingleses, que criavam leis e governavam apenas para os interesses dos brancos. Aos negros eram impostas várias leis, regras e sistemas de controlos sociais. Entre as principais leis do apartheid, ou seja, leis racistas, podemos citar:

- A Proibição de casamentos entre brancos e negros - 1949. -A Proibição de circulação de negros em determinadas áreas das

cidades – 1950. - A Determinação e criação dos bantustões - 1951. - A Proibição de negros no uso de determinadas instalações públicas

- 1953.

Page 12: O racismo e a xenofobia

Este sistema vigorou até o ano de 1990, quando o presidente sul-africano tomou várias medidas e colocou fim ao apartheid.   Entre estas medidas estava a libertação de Nelson Mandela, preso desde 1964 por lutar com o regime. Em 1994, Mandela assumiu a presidência da África do Sul, tornando-se o primeiro presidente negro do país.

Page 13: O racismo e a xenofobia

Organizações de apoio ás vitimas de racismo e xenofobia:

Organização das Nações Unidas

SOS Racismo

Page 14: O racismo e a xenofobia

Organização das Nações UnidasObjectivos Principais:

Manter a paz em todo o mundo.

Fomentar relações amigáveis entre nações.

Trabalhar em conjunto para ajudar as pessoas a viverem melhor, eliminar a pobreza, a doença e o analfabetismo no mundo, acabar com a

destruição do ambiente e incentivar o respeito pelos direitos e liberdades dos outros.

Ser um centro capaz de ajudar as nações a alcançar estes objectivos

Page 15: O racismo e a xenofobia

SOS Racismo Objectivos Principais:

Criação de infra-estruturas de apoio às populações imigrantes e das minorias étnicas;A criação de uma política concreta de inserção das minorias étnicas na sociedade portuguesa;

Concepção de um quadro jurídico – legal susceptível de punir eficazmente comportamentos racistas e xenófobos;

Consciencialização e responsabilização das autoridades e população portuguesa face à problemática da discriminação racial e xenófoba;

Estabelecimento de uma acção consertada, entre as diversas associações de direitos humanos, de imigrantes e  anti – racistas;