bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

23
Trabalho de Geografia. Nome: Maria Gabriela Mariano Nome: Heloisa Moretti Nome: Ketly Lion Nome: Gabriela Sarri Nome: Maria Clara 3 Colegial B

Upload: maria-gabriela-mariano

Post on 14-Apr-2017

3.300 views

Category:

Education


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

Trabalho de Geografia.Nome: Maria Gabriela Mariano

Nome: Heloisa Moretti Nome: Ketly Lion

Nome: Gabriela SarriNome: Maria Clara

3 Colegial B

Page 2: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

Tema 1•As bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e da xenofobia de parcelas do povo europeu com relação aos estrangeiros.

Page 3: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

As Bases Históricas Do Preconceito.

• As bases históricas disso, se deve a teoria do eurocentrismo, ou seja,os europeus e sentiam superiores em relação aos demais povos por serem brancos, e por se acharem mais cultos,por isso mesmo ,subestimavam outros povos e suas culturas. 

Page 4: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

• É quando você hostiliza qualquer outro lugar que não esteja em torno da sua origem, do seu umbigo. O preconceito geográfico é como todos os preconceitos, a maneira visível do homem expressar a sua condição de  ser humano não evoluído.

Page 5: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

• Preconceito é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las.É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.

Page 6: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

Discriminacao Racial • As pessoas que não conseguem deixar

de ser preconceituosas podem vir a se tornar racistas. Um racista acredita que existe raças superiores às outras, o que é grande tolice, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças; a cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos, que biologicamente são iguais em quase tudo , restando pequenas diferenças externas pouco importantes e que não servem para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros e vice versa.

Page 7: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia
Page 8: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

• A pessoa que faz isso, geralmente, quer valorizar a si próprio e diminuir os demais mesmo “de brincadeira”.É insegura porque não tem capacidade de conviver com os outros e aceitar as diferenças naturais entre os seres humanos. Os preconceituosos e racistas têm dificuldades em aceitar e conviver com a diferença e. às vezes, suas atitudes chegam ao delírio e como são medrosos e inseguros, projetam sobre os outros que são inferiores a eles e que não podem ter os mesmos direitos – quando os racistas e preconceituosos agem dessa maneira estão tratando os que eles julgam como inferiores a ele de maneira discriminatória.DISCRIMINAÇÃO É PORTANTO TRATAR OS OUTOS COM INFERIORIDADE, SE JULGANDO SUPERIOR

Page 9: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

Xenofobia• O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito ou como uma doença, um transtorno psiquiátrico.

Page 10: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

• O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.

• Nem todas as formas de discriminação contra minorias étnicas, diferentes culturas, subculturas ou crenças podem ser consideradas xenofobia. Em muitos casos são atitudes associadas a conflitos ideológicos, choque de culturas ou mesmo motivações políticas.

Page 11: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

Xenofobia No Brasil• O Brasil é conhecido por ser um país que recebeu

e recebe muitos imigrantes de vários países com diferentes culturas, sem graves demonstrações de xenofobia. No entanto, no século XIX se verificou no Brasil um fenômeno chamado lusofobia, que resultou de um sentimento nacionalista de alguns políticos brasileiros, que tinham como objetivo reduzir a interação de indivíduos portugueses na economia local.

Page 12: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

Xenofobia Na Europa• A existência de xenofobia é bastante comum na Europa, principalmente nos países onde há um grande fluxo de imigração, como a Inglaterra e Suíça. Também em Portugal, alguns portugueses apresentam sentimentos xenófobos em relação a brasileiros.

Page 13: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia
Page 14: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia
Page 15: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

Fluxos Migratórios, imigrações internacionais

• Os fluxos populacionais foram incrementados a partir do desenvolvimento do sistema de transporte (Rodoviário, hidroviário, ferroviário e aéreo) e das telecomunicações, que ofereceram maior mobilidade às pessoas em todo mundo. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), aproximadamente 175 milhões de pessoas vivem fora do país de origem. Os fluxos populacionais entre países são denominados de migrações internacionais, essas podem ocorrer por atração ou por repulsão, a primeira geralmente acontece quando as pessoas vivem em países nos quais não há boas condições de vida e de trabalho, são atraídas rumo a países desenvolvidos, como Estados Unidos, países da Europa desenvolvida e Japão, a segunda são migrações onde o indivíduo deixa seu país devido a problemas políticos, perseguições, guerras, entre outros.

Page 16: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

• Migração pendular• Migração sazonal ou

transumância• Migração permanente• Êxodo rural ou migração campo-

cidade• Migração cidade-cidade• Nomadismo

Page 17: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia
Page 18: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia
Page 19: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

• Refugiado é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo, ou devido a grave e generalizada violação de direitos humanos, é obrigado a deixar seu país de nacionalidade para buscar refúgio em outros países.

Page 20: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia

• Para quase todos os refugiados, as ONGs desempenharam um papel importante na instalação no novo país. Algumas ONGs são os principais e fundamentais organizadores de serviços, fornecem apoio financeiro, mas as ligações com a sociedade de acolhimento talvez seja o mais importante. Tendo como bom exemplo a ACNUR, MSF, UNRWA.

Page 21: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia
Page 22: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia
Page 23: Bases históricas do preconceito, da discriminação, do racismo e xenofobia