o que é a filosofia? (problematização)

2
«Uma razão importante para estudar filosofia é o facto de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existência. A maior parte das pessoas, num ou noutro momento da sua vida, já se interrogou a respeito de questões filosóficas. Por que razão estamos aqui? Há alguma demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum propósito? O que faz que certas acções sejam moralmente boas ou más? Poderemos alguma vez ter justificação para violar a lei? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho? É a mente diferente do corpo, ou seremos apenas seres físicos? Como progride a ciência? O que é a arte? E assim por diante. A maior parte das pessoas que estuda filosofia acha importante que cada um de nós examine estas questões. Algumas até defendem que não vale a pena viver a vida sem a examinar.» Nigel Warburton «Toda a filosofia é um combate. A sua arma? A razão. Os seus inimigos? A estupidez, o fanatismo, o obscurantismo ─ ou a filosofia dos outros. Os seus aliados? As ciências. O seu objecto? O todo, com o ser humano inserido. Ou o ser humano, mas no todo. A sua finalidade? A sabedoria: a felicidade, mas com verdade. (…) (…) estamos a fazer filosofia quando nos interrogamos sobre o mundo, sobre a humanidade, sobre a felicidade, sobre a justiça, sobre a liberdade, sobre a morte, sobre Deus, sobre o conhecimento … E quem pode renunciar a isto? O ser humano é um animal filosofante: só pode renunciar à filosofia renunciando a uma parte da sua humanidade.» André Comte-Sponville 1

Upload: jortemarta

Post on 07-Dec-2015

11 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Atividade para os alunos de 10º ano.

TRANSCRIPT

Page 1: O que é a Filosofia? (Problematização)

«Uma razão importante para estudar filosofia é o facto de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existência. A maior parte das pessoas, num ou noutro momento da sua vida, já se interrogou a respeito de questões filosóficas. Por que razão estamos aqui? Há alguma demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum propósito? O que faz que certas acções sejam moralmente boas ou más? Poderemos alguma vez ter justificação para violar a lei? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho? É a mente diferente do corpo, ou seremos apenas seres físicos? Como progride a ciência? O que é a arte? E assim por diante. A maior parte das pessoas que estuda filosofia acha importante que cada um de nós examine estas questões. Algumas até defendem que não vale a pena viver a vida sem a examinar.»

Nigel Warburton

«Toda a filosofia é um combate. A sua arma? A razão. Os seus inimigos? A estupidez, o fanatismo, o obscurantismo ─ ou a filosofia dos outros. Os seus aliados? As ciências. O seu objecto? O todo, com o ser humano inserido. Ou o ser humano, mas no todo. A sua finalidade? A sabedoria: a felicidade, mas com verdade. (…)

(…) estamos a fazer filosofia quando nos interrogamos sobre o mundo, sobre a humanidade, sobre a felicidade, sobre a justiça, sobre a liberdade, sobre a morte, sobre Deus, sobre o conhecimento … E quem pode renunciar a isto? O ser humano é um animal filosofante: só pode renunciar à filosofia renunciando a uma parte da sua humanidade.»

André Comte-Sponville

…/…

1