o que acontece com nossos ídolos? - regional mt - notÍcias de … · 2014-05-30 · ciado que era...

8

Upload: dokiet

Post on 09-Nov-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O que acontece com nossos ídolos? - REGIONAL MT - NOTÍCIAS DE … · 2014-05-30 · ciado que era só inveja. De toda esta história de ídolos, ... um vizinho, no trânsito, buscamos
Page 2: O que acontece com nossos ídolos? - REGIONAL MT - NOTÍCIAS DE … · 2014-05-30 · ciado que era só inveja. De toda esta história de ídolos, ... um vizinho, no trânsito, buscamos

w w w . r e g i o n a l m t . c o m . b rEDITORA

E.O.S EDITORA & MARKETINGCNPJ: 01.074.177/0001-03

Av. Cuiabá, 1120 - Ed. Santa Clara3º Andar Sala 33 - Centro

CEP: 78700-09 - Rondonópolis - MTFone: 3423 3288 9649 6817

DIRETOR RESPONSÁVEL Evandro Oliveira dos Santos

JORNALISTA & REDAÇÃO Evandro Oliveira dos Santos / DRT-MT

1062J. V. Rodrigues - 1868 DRT-MTAGÊNCIA DE REPORTAGEM

Denis MarisAGÊNCIA DE NOTÍCIAS

Hevandro Peres SoaresDIAGRAMAÇÃO e ARTE

Ricardo Lisboa de CastroSECRETÁRIA & DIGITADORA

Vera Lucia Soares

COLABORADORESRivian Dias (foto)

Clube 7 (site)Macsuel Oliveira (foto)

Kinoite (Foto)Agora MT (site)GazetaMT (site)

Primeira Hora (site)

DEPT. DISTRIBUIÇÃOWB Entregas

UeltonValdevan Xavier

Tiragem: 3.6003000 Email Marketing

e_mail: [email protected]@regionalmt.com.br

As matérias e artigos assinados, são de inteira responsabilidade

de seus autores, os originais não serão devolvidos.

26 de Maio a 01 de Junho de 2014 OPINIÃO Jornal Folha Regionalpágina 2

Expediente

Hevandro SoaresDa editoria

do visitava obras inacabadas junto com a trupe do PT, o “fe-nômeno” assumiu um discurso de críticas ferrenhas a possíveis desvios de recursos. Agora Ro-naldo? Quando tudo já ocorreu é duvidar da inteligência alheia. Muitos dizem, inclusive, que a mudança repentina de postura se deve a milhões tucanos depo-sitados na gorda conta do gordo.

Que a Copa do Mundo é negócio ninguém duvida. Que o futebol de uma maneira geral visa lucro é até natural que seja. Mas ver cidadãos que ainda resguardavam alguma fatia de esperança popular, decaindo ao mais baixo nível de egoísmo como marionetes do dinheiro neles injetado, é de desanimar a massa. O Rei do Futebol adora

distinguir o Edson com o Pelé nas suas falas. O problema desta vez é que se o Edson aparecer fazendo propaganda talvez não seja tão interessante para as agências de publicidade. Edson não assumiu uma filha bastarda que teve e que morreu as mín-guas, é relativamente ‘queima-do’. Logo, quem está fazendo propaganda e ficando ainda mais milionário é somente o Pelé. Alguém diria: mas ele tem o direito? Sim, mas é hipócrita. Anos atrás quando Neymar estava no Santos e fazendo 20 comerciais por mês, o eterno 10 do Santos disse que o então

O que acontece com nossos ídolos?

Desde que somos crianças um ídolo é uma re-presentação de alguém que deu certo, que se destacou em uma área de atuação da qual admiramos e, por tanto, nos-sos olhos são enfeitiçados por este ser, o tornando um semi Deus por tanta competência. No Brasil, grande parte deste rol de heróis se restringe a atle-tas de futebol que embalam e embalaram estádios todos gritando seu nome, milhares de camisas vendidas e gritos de gol incessantes após suas jogadas perfeitas.

Recentemente, porém, ás vésperas do maior evento esportivo até agora realiza-do em terras brasileiras, a Copa do Mundo, dois ídolos de nossa nação têm demonstrado que o dinheiro fala mais alto do que qualquer ou-tro fator para nortear suas condutas. Logo eles, que foram a ra-zão única, em mui-tas vezes, da alegria de um povo que se vê escorraçado pela vaidade pessoal dos representantes públi-cos que os representa. Pelé e Ronaldo estão nos últimos dias mos-trando o porquê vi-braram tanto quando o presidente da Fifa, Joseph Blatter anun-ciou o Brasil, em 30 de outubro de 2007, como sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, em evento em Zurique, na Suiça.

A previsão da marca Pelé é arrecadar no ano da Copa no Brasil até R$ 58 milhões. O Rei do Futebol está fazendo propaganda de shampoo, de cerveja, de ban-co, de cartão de crédito, de operadora de telefonia móvel e só não fez ainda de absorvente e de pomada contra hemor-roidas porque não surgiram propostas. Mas Ronaldo ainda conseguiu ser pior. De amigo da Copa, com discursos favo-ráveis e elogios forçados quan-

astro santista tinha excesso de vaidade. Hoje isto está eviden-ciado que era só inveja.

De toda esta história de ídolos, quem parece ter saído melhor em todo o contexto foi o deputado federal e ex--atacante Romário. Ele disse ainda em 2008 que a Copa do Mundo seria o maior roubo de todos os tempos da ala corrup-ta do Brasil. Não temos apenas a comprovação, mas ele com certeza deve ter razão. O bai-xinho está sim arrecadando uma graninha ou outra em tempos de evidência futebo-lística, mas pelo menos não é demagogo. Todo discurso que faz, o ex-camisa 11 faz questão de detonar a Fifa, Blatter e Cia, colocando no mesmo

pacote os coronéis da CBF. Desde quando era jogador, Romário confirmava que vivia em noitadas e não se fazia de santo. Muita coisa tem de mudar no Brasil, mas para começarmos a ser um país um pouco mais sério temos de abdicar deste modelo de ‘coi-tadinho’ e preocupado com causas sociais, quando minha causa é outra.

O escr i tor Paulo Coelho, que vi-brou junto com Pelé e Ronaldo no evento de escolha do Brasil

como sede, assim como o segundo mudou de opinião e fez duras críticas à Copa e especialmente ao ex-nove da seleção. Coelho chegou a usar o adjetivo ‘imbecil’ para se referir ao fenômeno. Acontece que muita gente informada diz que a ira do escritor, campeão de vendas de livros por todo o mundo, é que o pedaço de bolo para si não foi do tamanho que o que ele esperava, ou que lhe foi prometido. Assim, a Copa acabou não sendo para o inte-lectual o “Raúl Seixas” que ele esperava.

“Às vésperas do maior evento espor-tivo até agora reali-zado em terras bra-sileiras, a Copa do Mundo, dois ídolos de nossa nação têm demonstrado que o dinheiro fala mais

alto do que qualquer outro fator para nor-tear suas condutas”

Nós, homens e mulheres, temos uma pressão alimentada por nós mesmos que temos de levar vantagem em tudo, não importa a dor que ou a quem causa-mos , sejam nos negócios, no super mercado, com um vizinho, no trânsito, buscamos sempre a nota máxima da esperteza e da “EU FIZ, EU ACON-TECI, EU, EU, EU...”

Lembre-se que Deus lhe deu o mais puro dos sentimentos e o mais

nobre de todos os dons , tire a nota máxima na escola da vida , aos olhos d’Ele . Jesus um dia falou : “em verdade vos digo que quem não receber o rei-no de Deus como criança , de maneira nenhuma entrará nele” (Mc 10:15).

Há de se também ressaltar o amor como uma pluma leve e não como um fardo pesado, ou que lhe garanta uma coroa. “Quando, pois, de-res esmola, não faças to-car trombeta diante de ti,

como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em ver-dade vos digo que já re-ceberam o seu galardão.

Mas, quando tu deres esmola, não sai-ba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;

Para que a tua es-mola seja dada em se-creto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publi-camente” Mat. 6:2 a 4.

Durante os debates so-bre o legado da copa realizados pelo governo do estado e pelo governo federal, escutei dos representantes que as obras estavam transformando Cuiabá e Várzea Grande em cidades modernas e preparadas para o futuro. Mas será que realmente temos ou que teremos essas cidades que o governo do estado tanto diz que está fazendo?

Não sei se no futuro as pessoas se curarão sozinhas sem que tenham um atendimento médico! Mas sei que hoje isso não acontece. A população de Mato Grosso sofre diariamente com a falta de leitos no sistema de saúde. Quantas pessoas o leitor conhece que já morreram por falta de atendimento, ou pelo menos sofreram muito por causa disso? Quantas mães, pais e irmãos e irmãs sofreram dias ou até meses de angustia e sofrimento por falta de médicos, medicamentos, aparelhos ou leitos?

Mas o que estas pergun-

*Caiubi Kuh

A saúde pública e a copa do mundo: temos um estádio, mas não um hospital !

tas têm haver com a copa? O fato é que hoje temos um estádio moderno e de primeiro mundo, mas não temos um hospital. Ou melhor, temos um hospital há 30 anos em construção e que ano após ano dizem que ficará pronto e nada. Para quem quiser ver as promessas é só pesquisar no google que achará prazos e mais prazos que foram apenas ditos da boca pra fora. Será que saúde não é prioridade?

Não estou aqui falando de ser contra ou a favor da “Copa das Copas”. Estou falando de ga-rantia de nosso direito constitu-cional a saúde, precisamos que o cidadão seja respeitado. Foram gastos mais de 500 milhões na construção de um estádio, so-mente os custos do sistema de Tecnologia de Informação beira os 100 milhões e sem falar no valor gasto para demolição do antigo estádio do verdão.

Isso mostra que o gover-no tem sim muito dinheiro em caixa. Então por que não faz os investimentos necessários em

saúde? Não estou dizendo em preparar o sistema de saúde para os turistas e sim para mim e para você, brasileiros, que paga-mos muitos impostos e não re-cebemos quase nada de retorno dos governantes. Ao invés das melhorias que precisamos na nossa sociedade, vemos todos os mais aumentar o custo para nós de cada um dos políticos e ainda vemos escândalos atrás de escândalos que já se tornaram rotineiros na nossa sociedade.

Por fim, para os que amam o futebol, pensem em quanto vale a vida de uma pes-soa amada? Pois para mim a vida não tem preço! Então cabe a nós nos questionarmos como na maior cidade do estado o governo estadual não construiu ao menos um hospital de alta complexidade para tratamento de nossa população? Para nós cabe apenas nós cuidarmos para não nos machucar, pois se isso acontecer não terá leito parar seremos tratados.

*Caiubi Kuhn - Presidente da Associação de Pós-Graduandos da UFMT

Saber amar

No dia 31 de maio comemo-ra-se o “Dia Mundial sem Tabaco”. É principalmente neste dia que o ci-garro vira alvo de várias campanhas e críticas pelos males causados à saúde. Ele é apontado por muitos pesqui-sadores como o principal causador do câncer de boca. Mas é preciso ressaltar que o cigarro não é o único vilão responsável pelo surgimento dessa doença. Outros fatores como uso exagerado de bebidas alcoólicas, o HPV e a falta de higiene bucal favore-cem o surgimento do câncer de boca.

Dos quatro causadores do câncer de boca mencionados acima, a higiene da boca é a menos debatida por dentistas. Por isso, algumas refle-xões são importantes. A prevenção do câncer de boca é cada vez mais necessária por dois motivos. Primei-ro: o diagnóstico precoce gera mais benefícios para o paciente. Segundo: causa menos impacto econômico na saúde pública. Assim, é relevante entender o papel de cada um desses fatores no surgimento de câncer de boca. E mais: pontuar especifica-mente a maior responsabilidade do dentista nesse processo.

Para se ter uma ideia, cerca de 70% dos pacientes que têm cân-cer de boca são ou foram fumantes e 30% ingerem bebidas alcóolicas, principalmente destiladas. Alguns estudos mostram que 60% dos casos de câncer de boca estão relacionados com o vírus HPV. Agora, o dado mais alarmante e pouco discutido por

*Rosineia Oliveira

Dia mundial sem tabaco:Cigarro não é o maior vilão do câncer de boca

dentistas é que quase que 100% dos pacientes com câncer de boca têm também péssima higiene bucal.

Dessa forma, o combate ao cigarro não deve ser a única bandeira dos profissionais da saúde. Há outros caminhos que também podem ser trilhados sem deixar a responsabili-dade somente nas mãos do paciente. O primeiro procedimento do dentista com seu paciente, depois de ter sido feito o exame clínico completo, deve ser ensiná-lo a higienizar a boca cor-retamente. Depois disso, com todo o tratamento odontológico feito, o den-tista deve monitorar o paciente de seis em seis meses. E esse monitoramento não serve apenas para a avaliação de dentes. É necessário fazer o exame físico extra e intra oral — com as palpações necessárias na região de face e cervical, avaliar todos os tecidos moles, fazer o exame preventivo de boca para verificar se a quantidade de microrganismos está controlada e, por último, verificar os dentes. São etapas necessárias.

Entretanto, tem sido muito mais fácil ao dentista delegar unica-mente ao paciente a responsabilidade de se proteger. Isso porque o dentista alerta e orienta o paciente sobre o fumo, a bebida alcoólica e o HPV, mas não tem nenhuma responsabili-dade direta se ele não parar de fumar, continuar bebendo exageradamente ou se relacionar intimamente com outras pessoas sem se proteger. No caso destes três causadores do câncer

de boca, o dentista acaba deliberando para o paciente toda a responsabilida-de e peso das consequências.

Essa tentativa de empurrar exclusivamente para o paciente a responsabilidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de boca fez surgir um dos maiores equívocos da odontologia: o auto-exame de boca. Não existe nenhuma prova de que esse procedimento seja útil se o paciente não fizer exames preventivos de rotina. Por isso, dentistas devem parar de transferir a responsabilidade para o paciente e orientá-lo a fazer os exames preventivos de rotina. Esta atitude é melhor do que apenas o uso da retórica de combate ao fumo e a outros agentes causadores da doença.

É preciso mudar essa reali-dade. Afinal, a manutenção da saúde bucal não previne apenas o câncer de boca. Ela é capaz de trazer outros be-nefícios para o paciente. Este precisa ser mais colaborativo com o dentista nesse processo. E, certamente, se mais dentistas passarem a ter uma postura ativa, com o monitoramento constante necessário, o combate ao câncer de boca e de outras doenças certamente será mais efetivo.

*Arlindo Aburad é dentista, patologista bucal do Hospital de Câncer de Mato Gros-

so, doutor em Patologia Bucal pela USP e professor universitário. arlindoaburad@

uol.com.br

Page 3: O que acontece com nossos ídolos? - REGIONAL MT - NOTÍCIAS DE … · 2014-05-30 · ciado que era só inveja. De toda esta história de ídolos, ... um vizinho, no trânsito, buscamos

26 de Maio a 01 de Junho de 2014Jornal Folha Regional página 3POLÍTICA

Vereadores se juntam a diretora e conseguem aprovar construção de novo Crás

A responsável pelo Centro de Referência a Assistência Social – Crás Luz D’Yara, Aparecida Miller, esteve no fim da última semana em Cuiabá para protocolar um projeto, já aprova-do, na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social – Setas/MT para que seja encaminhado via Governo do Estado a licitação da construção de um novo prédio para a unidade. Os recursos envolvidos é de R$ 347.225,69, o que engloba dinheiro vindo do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS com contrapartida da Prefeitura de Rondonópolis. A conquista para a comunidade, segundo lembra a própria Miller, teve a articulação dos vereado-res Roni Magnani (PP) e Reginaldo Santos (PPS).

O projeto de criar um novo espaço para atender a população da Luz Dyara já havia sido feito há vários anos, porém, nunca saiu do papel. O vereador Reginaldo elogia o engajamento do prefeito Percival Muniz (PPS), que considera ter sido fundamental para que a obra deixasse de ser só um sonho. “No ano passado, ouvi da Cida Miller,

logo que ela assumiu a unidade que havia um projeto engavetado para a construção de um novo prédio. Junto ao vereador Roni resgatamos este documento e fomos com a Cida nos reunir com o prefeito. Percival viu a necessidade e junto a intervenção do secretário de Ação Social, Mohamed Zaher, garantiu a contrapartida, o que impediu que perdêssemos o prazo para utilização dos recursos. O prefeito ainda pôs o corpo de engenharia da Sinfra e do Sanear para nos ajudar e consegui-mos vencer todas as etapas”, celebrou o parlamentar.

Para o vereador Roni, os re-sultados obtidos com um bom trabalho feito nos Crás, assim como nos ESFs, são os meios atuais mais efetivos por parte do Poder Público de fazer o resgate e o amparo direto a quem mais precisa. “O Crás tem de ter uma política de atração popular, porque assim como a Atenção Básica em Saúde, é uma po-lítica que serve como a porta de entrada para a melhora da qualidade de vida do povo”, avaliou.

Para a tristeza dos brasileiros, Joaquim Barbosa anun-cia saída do Supremo Tribunal Federal

O presidente do Supre-mo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, anunciou aos demais ministros no início da sessão da maior instância do judiciário na

última semana que se afastará totalmente do tribunal no final de junho. Aos 59 anos, ele deixará o cargo de ministro e a presidência do STF. Pelas regras do tribunal,

Vereador Marcelo Marques faz visita a policlínica da Vila Operária, e vê reforma do prédio novo

O parlamentar visitou recentemente as instalações do antigo prédio em que está instalada temporariamente a policlínica de Vila Operária, e não gostou do que viu. Foi muito bem recepcionado pela direção e funcionários, andou pelas dependências do prédio, conheceu as deficiências físicas do local, e comentou; “É preo-cupante, a começar pelo teto que está abrigando dezenas de pombos que são transmissores de doenças, e também está ser-vindo de esconderijo para ani-mais peçonhentos. Instalações

sanitárias deficientes, espaço físico bastante acanhado, esse prédio está ultrapassado não cabe reforma.

Esse terreno é enorme, e há espaço suficiente para a construção de um grande Hos-pital da Vila Operária.” Disse Marcelo Marques (PROS), que em seguida visitou tam-bém o prédio construído há 3 anos, e que vinha prestando atendimento como Centro Integrado a Saúde da Mulher. Agora em fase final da reforma foi todo adaptado para dar

mais conforto a população. No local vai funcionar em breve a Policlínica 24hs Padre Lotar Bauchnitz, e o antigo prédio onde funciona hoje a policlíni-ca será reformado para abrigar o Centro Integrado da Saúde da Mulher.

O vereador Marcelo Marques em vista as obras de reforma do novo prédio, foi recebido pelo mestre de obras Moacir de Oliveira, e ficou satisfeito ao ver a amplitude do espaço que foi todo proje-tado para dar mais conforto a população de Vila Operária e região. Segundo Moacir foram trocadas 29 portas, 24 salas foram adaptadas para con-sultórios, com infra estrutura de banheiros e higienização, onde abrigarão várias especia-lidades, incluindo atividades odontológicas e curativos em geral.

O prazo para entrega da obra inicialmente fixado

para 90 dias se estende por mais tempo em razão da ne-cessidade da inclusão de novos aditivos que elevou o custo da reforma. A entrega final do prédio foi estabelecida para o final do mês de junho do corrente ano.

O vereador Marcelo Marques, por sua vez fora informado pela secretária de Saúde Marildes Ferreira, dos prazos para a mudança da policlínica do prédio antigo para o novo reformado. Ainda segundo o mestre de obras os problemas de infiltração e vazamento de água no telhado do novo prédio ocorreram por falta de manutenção.

O parlamentar mostra desta forma que está atento aos problemas que afligem as comunidades em geral, e faz questão de ir “inlóco” ajudan-do a administração municipal e a população.

Denis Maris

se não fosse por decisão pessoal, Barbosa só teria de deixar o Su-premo quando completasse 70 anos, idade a partir da qual os ministros são aposentados com-pulsoriamente.

“Decidi me afastar do Su-premo Tribunal Federal no final deste semestre, no final de junho. Afasto-me não somente da presi-dência, mas do cargo de ministro. Requererei meu afastamento do serviço público após quase 41 anos”, declarou.

Joaquim Barbosa fez o anúncio ao plenário do STF de-pois de ter comunicado a saída pessoalmente em audiências com a presidente Dilma Rousseff e com os presidentes do Senado,

Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN). Renan, inclusive, se antecipou ao próprio Barbosa e tornou pública a situação.

Ministros do Supremo ouvidos antes da abertura da sessão, no início da tarde, mani-festaram surpresa com a infor-mação. Com a saída de Barbosa, assumirá o comando do tribunal o vice-presidente, ministro Ricardo Lewandowski. Só para constar, na cadeira de presidente do STF Joaquim Barbosa foi o principal responsável por incriminar men-saleiros, a maioria deles filiados ao Partido dos Trabalhadores - PT. Para o futuro, Barbosa não des-carta uma candidatura política.

Da Redação com G1

Sobre ser candidato a prefeito em 2016, Fulô garante: “Estou pronto”

O Folha Regional fez uma entrevista exclusiva para a edição desta semana com uma das figuras mais emblemáticas da política local. O mais veterano dos parlamentares da Câmara Municipal nesta legislatura, vivendo o seu sexto mandato, Lou-risvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (PMDB), fez uma avaliação sobre o quadro político do Estado de Mato Grosso, analisou a gestão do prefeito Percival Muniz e do governador Silval Barbosa até o momento e fez uma declaração que chamou a atenção: Se o PMDB aprovar, ele está pronto para disputar a prefeitura de Rondo-nópolis em 2016.

Para quem ainda não conhe-ce a conduta política do vereador, com raízes ligadas a região da Vila Operá-ria, Fulô é conhecido por alguém que não tem medo de dizer a verdade e discordar, até mesmo de políticos do mesmo partido, quando é para defender um ideal. Nesta legislatura, já foi o responsável, por exemplo, por insinuar que o secretário municipal de meio ambiente, Lindomar Alves, era louco e chegou a pedir uma ‘ca-misa de força’ para Alves. Também bateu boca com o novato Thiago Muniz e acusou um diretor financeiro da Coder de maltratar funcionários.

Confira abaixo, o bate papo de respostas curtas e objetivas do vereador com nossa reportagem.

Como está vendo as pos-síveis composições partidárias que estão sendo formadas no estado, sobretudo a que o PMDB está envolvido?

O PMDB só tem um cami-nho que é trilar com o grupo que está no governo e que elegeu Silval Barbosa. Este grupo é o que vai apoiar a Dilma e o PMDB é da base.

Quando a um possível sucessor para Silval, o que pensa?

Temos que ter um candidato rapidamente e está demorando, tem que definir logo. O tempo urge e se ficar demorando para fazer política e botar este cara na rua fica pra trás dos outros.

O ex-juíz Julier é um bom nome?

É uma das opções, mas não sei se a melhor. Chegou agora no partido, entrou agora na política, mas ele ou não tem que definir.

O que é melhor, pensan-do em Rondonópolis, a Teté vir “sozinha” como candidata a deputada estadual pelo PMDB ou dois candidatos?

Eu acho que é mais viável um só candidato, porque causa ciumeira de colega vereador que possa sair candidato e aí fica reclamando que não está tendo apoio como a Teté... Enfim, melhor que todo mundo tra-balhe entorno de um nome só.

De uma forma geral, o que imagina que a eleição deste ano pode ter de diferente?

Vai renovar muito. Político que tiver com ideia ultrapassada vai ficar pelo caminho... O povo quer coi-sa nova, quer escutar ideias moder-nas. Aquela política de antigamente não está mais convencendo, o povo quer respostas e é pra já.

O mandato do prefeito Percival parece que está entran-do em um novo momento, mas foi muito criticado por parte da população até agora. Como vê isso e o relacionamento do Executivo com a Câmara?

Relacionamento continua sendo bom. Agora a legislação está engessando demais e as coisas demo-ram a acontecer na prefeitura. Todo mundo falava do Zé do Pátio, mas as licitações continuam a demorar demais. Licitação demora muito. Para fazer uma ponte de madeira é uma novela de meses. Agora eu não sei se é mesmo o problema com licitação ou má vontade. Na própria cara do Percival a gente nota que ele não está satisfeito.

Ainda é cedo, mas como projeta as próximas eleições municipais de 2016?

Os partidos, a partir de ja-neiro do ano que vem, têm que se reestruturar e preparar uma pessoa para ser candidato. Todos têm que ter um candidato, para valorizar e dar mais opções para o povo. Agora fica nessa de ter um, dois nomes na disputa e muito direcionada a coisa. Tem que ampliar, já falei isto dentro do próprio PMDB.

Você tem esta preten-são?

Se o partido me convocar eu estou pronto.

Hevandro Soares

Presidente da Assembleia chama Éder Moraes de louco

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Ro-moaldo Júnior (PMDB) atacou na última semana o ex-secretário de estado, Éder Moraes, preso pela Po-lícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro. Para o peemedebista o ex-governador Blairo Maggi (PR) acabou pecando por confiar em um

sujeito louco, fazendo referência ao cargo que tinha Moraes na gestão do republicano.

“Em nenhum momento, eu acho, que neste mandato ele [ex--secretário Eder Moraes (PMDB)] comprou apoio político aqui dentro da Assembleia. Acho que deram poder para um louco e louco você

não tem que analisar, só o psiquiatra. Acho que no governo Blairo deram muito poder pra um louco, maluco”.

O deputado ainda lembra que Eder foi um dos primeiros de-safetos dele tão logo assumiu seu primeiro mandato como parlamen-tar. “Tudo isso que foi aventado na Operação Ararath aconteceu antes de eu estar aqui, quando eu ainda estava no Nortão. Mas o Éder foi um dos meus primeiros desafetos quan-do eu cheguei, porque ele queria ter superpoderes e eu questionava isso. Ele queria ser chefe da Casa Civil e se-cretário da Secopa ao mesmo tempo e eu dizia que ele não podia acumular poder, quem tem que acumular poder é o governador que foi eleito para isso, mas, o que tenho a dizer é isso, deram muito poder para um louco”, relembrou.

Apesar de classificar o ex-se-cretário como um louco, Romoaldo afirma que as listas encontradas com

ele tem que ser apuradas. Ele crê que Eder usava desses documentos para se fortalecer.

“Acho que essas listas têm que ser apuradas. Louco guarda coisas até embaixo da cama achando que aquilo pode ser um remédio. Vai ver que ele achou que guardando coisas de todo mundo ele poderia se fortalecer. Tem que esperar o final do processo, tudo está começando e que vem muito mais coisas por aí”, dispara.

Acusações contra Éder As investigações apontam

que o ex-secretário de Estado Eder Moraes seria um pilar do esquema, fazendo a interlocução entre Júnior Mendonça e a classe política. O peemedebista foi preso pela Polícia Federal e encaminhado para Brasília para que não atrapalhasse as investi-gações por gozar de forte influência em Mato Grosso

Da Redação com OD

Em muitos momentos re-centes o líder estadual do PMDB, o deputado federal Carlos Bezerra, saiu em defesa do atual governador

e correligionário Silval Barbosa para argumentar que o gestor carregava uma capacidade administrativa mui-to grande. No entanto, após a inclusão

do nome de Barbosa em escândalos envolvendo possíveis negociatas com o ex-secretário de estado Eder Moraes, a legenda simplesmente abandonou o governador no meio da turbulência para que ele saia de tudo solitário e a nado.

A operação da Polícia Federal atingiu o nome de Silval em cheio. O governador foi preso, saiu no Jornal Nacional para o Brasil saber, pelo fato de que tinha em casa uma arma de fogo com registro vencido. Silval grita agora, sozinho, que foi vítima de uma ação abusiva e sequer uma entrevista em defesa do amigo foi dada pelo cacique maior da sigla no estado. A assessoria da legenda também não comentou a prisão e nenhuma nota de repúdio ou algo parecido foi publicada.

A impressão clara que fica é que o PMDB não quer ser afetado pelos escândalos de Éder e resolveu usar Silval de boi de piranha. Se

as investigações avançarem, como estão avançando, não será surpresa se aparecerem peemedebistas com fogo amigo querendo a cabeça do gestor, se concluírem que isto será a única forma de não ver a eleição de outubro prejudicada. O governador está provando de um veneno cruel para si, mas inevitável na política: o partido não pode sair prejudicado.

A reportagem tentou entrar em contato com a deputada estadual e presidente do diretório municipal, Teté Bezerra, para saber dela se há algum posicionamento oficial do partido sobre a tudo que está sendo envolvido Silval. Em um primeiro momento a assessoria da parlamen-tar atendeu e pediu que retornás-semos mais tarde. Tentamos por cinco vezes em momento posterior ter contato com Teté, mas não fomos atendidos. Pelo jeito Silval vai ter só a mão de Deus para segurar nessa.

Hevandro Soares

PMDB não se pronuncia e deixa Silval se queimar sozinho

FOTO: OD

Page 4: O que acontece com nossos ídolos? - REGIONAL MT - NOTÍCIAS DE … · 2014-05-30 · ciado que era só inveja. De toda esta história de ídolos, ... um vizinho, no trânsito, buscamos

26 de Maio a 01 de Junho de 2014 Jornal Folha Regionalpágina 4 GERAL

Colecionador rondonopolitano mostra seu arquivo sobre Copas

Colecionador nato, dono de uma verdadeira enciclopédia que contem os grandes momen-tos do futebol brasileiro, pratica-mente tudo sobre a seleção brasi-leira inclusive foto dos jogadores do ano de 1939. Nesse ano não houve Copa do Mundo devido a segunda guerra mundial.

Joel nos conta um pouco dessa história futebolística que é a paixão de todo o brasileiro;

“Nas primeiras edições da Copa do Mundo, as sedes eram escolhidas em congressos da Fe-deração Internacional de Futebol (FIFA). As escolhas eram sempre polêmicas, devido à distância da América do Sul à Europa, que desde essa época já eram as duas

potências futebolísticas.Foi assim na decisão de

que a primeira Copa (1930) seria no Uruguai, e por isso só 13 países participaram, sendo apenas 4 da Europa.

Em 28 de maio de 1928, foi decidida, no 17º Congresso da FIFA, a criação da Copa do Mun-do. O congresso foi realizado na cidade de Amsterdã na Holanda, e determinou que o Campeonato Mundial seria realizado a cada quatro anos.

Foram 25 votos a favor e cinco contra. Neste mesmo congresso foi eleito o Uruguai a primeira sede, após a desistência de outros países.

As duas Copas seguintes

foram na Europa, na Itália e na França. Mais uma vez a decisão da sede gerou uma grande polêmica (na Copa do Mundo de 1938 que foi na França), já que os ame-ricanos desejavam um sistema rotativo de sedes, uma edição na Europa e a seguinte na América do Sul. Por esse motivo, o Uruguai e a Argentina boicotaram o even-to.” Salientou o colecionador.

Joel começou a se inte-ressar pela história e coleção esportiva já a partir da infância desde 1974 quando tinha 8 anos de idade. Foi incentivado pelo saudoso tio Anízio Barbosa que desde então guardava recortes de jornais, revistas e álbuns da seleção brasileira.

Na coleção das Copas, em especial nos posters podem ser vistas a seleção de 1958, a seleção que inclui o começo da brilhante carreira do Rei Pelé e seus mag-níficos companheiros. Assim como as seleções campeãs de 1958 e 1962 que também foram dirigidas por Paulo Machado de Carvalho, que ficou conhecido em todo o país como o General da vitória. Em sua homenagem o Estádio do Pacaembu em São Paulo, leva o seu nome “Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho.” Discos de vinil, fitas cassete, álbuns esportivos antigos e revistas, o colecionador detém um farto material que preserva a história das Copas.

Para o colecionador nesta Copa de 2014 o Brasil tem tudo para ganhar a Copa, e sobre a se-leção de Luis Felipe ele comenta: “A escalação de Luiz Felipe me agradou, o Brasil está bem de jogadores, inclusive na escalação dos goleiros. Sabemos que há favoritos e o Brasil está entre os favoritos. As seleções da Itália, Alemanha, Espanha e Argentina são muito fortes, de qualquer jeito vamos torcer para o Brasil, eu só não quero que a Argentina dis-pute a final com o Brasil. Apesar da situação política conturbada no país, é sempre bom lembrar-mos dos momentos vitoriosos da seleção brasileira, a começar pela Copa de 1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México, 1994 nos Estados Unidos e 2002 na Coréia. Meu otimismo é a toda a prova; “Já somos Hexa.” Finalizou Joel Vieira Barbosa.

Da redação; Denis Maris

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) considerou “desrespeitosa” para as mulheres a propaganda do Bom Negócio em que Compadre Washington fala o já famoso bordão “Sabe de nada, inocente” e determi-nou que seja alterado um trecho do comercial.

A expressão considerada ofensiva é “ordinária”, dita pelo cantor no meio da propaganda. No filme, Washington desaparece antes de terminar de falar a palavra. O Co-nar entendeu, porém, que o termo

fica “perfeitamente compreensível” para o público.

Ao G1, o site Bom Negócio informou que aguardará a notifica-ção do órgão para tomar as devidas providências.

Após Compadre Washing-ton, vídeo traz Maradona gritando ‘ai, mamita’

‘Sabe de nada, inocente!’, bordão vira nova música do ‘É o Tchan’.

Segundo o Conar, embora a empresa ainda possa recorrer da decisão, a determinação tem efeito imediato. Ou seja, a propaganda precisa ser alterada para que possa continuar a ser veiculada.

A recomendação de altera-ção foi aprovada por unanimidade pelo conselho de ética do órgão, em reunião realizada na terça-feira (27).

Segundo o Conar, chega-ram ao conselho mais de 50 recla-mações de consumidores contra a propaganda, feitas por homens e mulheres.

Pais chamam lei das palmadas de midiática e querem autonomia para criar os filhos

Aprovada no fim de maio na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados (CCJ)l, o projeto de lei do Executivo (PL 7672/10), que altera o estatuto da criança e do adolescente e é conhecido como Lei da Palmada, agora passou a se chamar Lei Menino Bernardo, em homenagem a Bernardo, que foi encontrado morto, no Rio Grande do Sul, e cujos principais suspeitos do crime são o pai e a madrasta. Com a proposta de coibir a violência domés-tica contra crianças, a lei ainda não foi bem engolida por parte da sociedade, que a critica.

Usar o nome do menino, que foi vítima de um crime bárbaro, e cha-mar a apresentadora Xuxa Meneghel, intitulada de reis dos baixinhos, para vistoriar a votação em Brasília, entre outros fatores, são lobbys e ações midiáticas para implantar algo que pode prejudicar o convívio familiar por tirar a autoridade dos pais. Estas avaliações foram feitas à reportagem por famílias ouvidas pelo Folha Re-gional esta semana.

A Lei das Palmadas, que já tramita há mais de três anos em Brasília, agora segue para o Senado para depois cair no colo da presidente Dilma Rousseff e tem tudo para ser aprovada. De acordo com o texto da lei: ‘são resguardados o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante’. Na prática, podem dar meios legais de punições aos pais que aplicarem qualquer tipo de ação que a justiça julgue ser de dano psicológico na formação da criança.

O vendedor Cláudio Novaes, de 40 anos, que mora em Rondonó-polis, afirmou que há situações que a lei não está respeitando. “Cada família tem a sua cultura, cada filho e cada pai é diferente do outro. Um juiz ou um deputado não pode interferir dentro da minha casa desta maneira. Quando é crime, uma agressão, aí é outra coisa. Mas na educação do meu filho creio que é eu que tenho de es-colher meu métodos. Se eu não puder mostrar o que é errado para minha filha eu perco o controle”, opinou, referindo-se a pequena Marina, de quatro anos, que apesar de pequena já discute com sua esposa. “Eu sou um pouco mais linha dura, minha mulher prefere o diálogo. Estes dias fomos viajar e vi minha filha por horas batendo boca com minha mulher”, disse, indignado.

Esposa de Cláudio, Jovita Heringer, também corrobora da ideia do marido e acha que a proposta é um

pouco confusa. “O que é tratamento cruel e degradante? E o que define um castigo físico? Eu acho que a conversa é mais eficaz que um tapa, mas no caso de algum esclarecimento pela educação mesmo. Agora quando a criança teima, tem hora que só uma palmada resolve as coisas. Eu acho que é perigoso esta lei e muito confusa. Nós que somos adultos não estamos sabendo direito como vai ser na prática, imagina as crianças?”, indagou a mãe.

Samila Campos, de 28 anos, e mãe da pequena Sofia Bergamaschi de cinco anos e meio, confidenciou que só os debates que estão acon-tecendo na TV sobre a lei já deram discussão em casa. “A minha filha me disse que assistiu na televisão que eu não posso bater nela e que se eu for bater ela vai chamar a polícia. Agora eu acho que todo mundo fica com medo porque nós não vamos saber nem o que estamos criando dentro de casa. Já é uma proteção enorme aos criminosos menores de idade que fazem e acontecem nas ruas e não vão presos, agora esta impunidade também vai ocorrer dentro de casa?”, questionou Campos.

Mesmo ainda jovem, com apenas 17 anos, e com uma filha já de dois anos, a Ana Beatriz, a mãe Jéssica Maria Teixeira espera que no fim das contas a lei não seja aprovada no Senado e seja arquivada. “Tomara que não aprove. Vai prejudicar com certeza. As crianças de hoje, com a internet e outras coisas, não são mais como as crianças de antigamente. Pode ser que perca o controle e aí piora tudo”, defendeu.

Hevandro Soares

Sabe de nada inocente! Conar de-termina ‘corte’ em comercial da OLX

JOÃO MARIA DE LIMA“Charme Cabelereiro, tradicional ponto de encontro entre amigos, pais e filhos”por Denis Maris

João Maria de Lima, natural de Aparecida do Tabuado MS, viveu nos seus primeiros anos de idade no meio rural. Os seus pais Lourenço Alves de Lima e Tertuliana Alves eram pro-prietários de uma fazenda naquela localidade, e lá de-senvolviam o seu trabalho para o sustento familiar. Casado com Hilda Garcia, quatro filhos fazem a feli-cidade e a alegria do casal, Maristela, Simone, Andréia e Renato.

Jornal Folha Regio-nal; Como foi a sua trajetória até vir definitivamente para a cidade de Rondonópolis?

João Maria; De Apa-recida do Tabuado, fui para São Paulo, mais precisamen-te no município de Santo André, onde fiquei de 1971 a 1976. Trabalhei na indús-

tria Roger Química de 1971 a 1972. Logo após fui trabalhar na industria de máquinas Singer, onde permaneci de 1972 a 1975.

JFR; Como foram as suas experiências de trabalho na capital paulista?

João Maria; Foram mo-mentos muito importantes em minha vida, viver em uma cidade como São Paulo, é as ve-zes difícil mas ao mesmo tempo gratificante. Convivemos com pessoas de todos os estados e de vários países, os avanços da tec-nologia, as grandes novidades no setor econômico, na moda, na mídia, e na gastronomia, tudo chega primeiro aos pau-listas e paulistanos.

JFR; Quais foram os mo-tivos do seu retorno à Aparecida do Tabuado?

João Maria; No ano de 1976, mais precisamente em janeiro eu retornei a Aparecida

do Tabuado por questões de saúde familiar. Comecei então a aprender o ofício de barbeiro, pensando em ajudar meus familiares. Eu sempre dei prio-ridade a minha família, minha filha não estava se sentindo bem em São Paulo e precisei retornar por solicitação médica que nos sugeriu morar em uma cidade de clima quente.

JFR; E a trajetória pelo estado mato-grossense como se deu?

João Maria; Eu vim para Rondonópolis pela primeira vez a convite do meu saudoso concunhado Olegário Barcelos de Menezes. Fiquei conhecendo então a cidade de Rondonópolis, trabalhei aqui durante 60 dias, e depois retornei a Aparecida do Tabuado. Em Maio de 1976 eu vim definitivamente de mudan-ça para esta terra de Rondon.

JFR; Como era a cidade de Rondonópolis quando você chegou em 1976?

João Maria; A antiga estação rodoviária é o local da cidade mais movimentado, e bem em frente na Av. Bandei-rantes há via um salãozinho de barbeiro que era do Boca Rica. O mais interessante é que eu já havia trabalhado na profissão em Aparecida do Tabuado com o Boca Rica. Foi então que nos reencontramos “por acaso” como dizem algumas pessoas, ele me fez o convite e recomecei na minha atividade de barbeiro profissional.

JFR; Como foi a sua tra-jetóriana profissão em Rondo-

nópolis?João Maria; Eu tra-

balhei comno salão com o Boca Rica durante 40 meses, depois passei a trabalhar no Salão Albatroz, onde é hoje a loja Joá. A partir de 1982 comprei o salão na Avenida Amazonas 1.163 onde estou até hoje. Somos muito feli-zes aqui, recebi o título de cidadão rondonopolitano, criei e formei os meus filhos. Defendo esta cidade, não permito que alguém fale mal de Rondonópolis perto de mim. Quero agradecer a Deus, ao meu parceiro de trabalho Luiz Carlos dos Santos e ao meu inesquecí-vel amigo Boca Rica que me muito me ajudouno início quando aqui cheguei.

JFR; Para finalizar-mos esta entrevista, estamos em um ano de eleições e copa do mundo, você acredita na seleção brasileira?

João Maria; Eu sou muito sincero, eu não acre-dito na vitória da seleção brasileira, não temos time para ganhar a copa. Estou preocupado com a juventu-de brasileira, precisamos de cultura, educação e saúde, os problemas nesses setores são muito grandes.

JFR; Muito grato pela atenção, boa sorte na sua atividade.

Samila e Sofia

Jéssica, marido e filha

Jovita, Claudio e Marina

Page 5: O que acontece com nossos ídolos? - REGIONAL MT - NOTÍCIAS DE … · 2014-05-30 · ciado que era só inveja. De toda esta história de ídolos, ... um vizinho, no trânsito, buscamos

Jornal Folha Regional página 526 de Maio a 01 de Junho de 2014AGRONEGÓCIO

Contribuinte já pode corrigir erros e sair da malha fina do IR 2014

Os contribuintes que entre-garam o Imposto de Renda Pessoa Física 2014, ano-base 2013, e caíram na malha fina já podem corrigir pen-dências ou inconsistências em sua declaração, confirmou o supervisor nacional do IR do órgão, Joaquim Adir. Para conferir a situação da de-

claração e resolver possíveis proble-mas, os contribuintes devem entrar no site da Receita Federal na internet e buscar pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) do órgão.

O sistema exige o uso de um código de acesso gerado na própria página da Receita, ou um certificado

CDL acionará Ministério Público para retirada de ambu-lantes

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) apontou aumento no poder de com-pra do pecuarista, levantamento de preços dos insumos agropecuários e benfeitorias, observando que o arame liso ovalado apresentou alta. “Em janeiro/13 o custo de 1000 metros do insumo era de R$ 298,37, já em março/2014 o preço variou para R$ 310,57, variação positiva de 4,09%. O mercado da arroba do boi gordo também apresentou alta (26,25%), pois em janeiro/13 a média de preços partiu de R$ 84,46 para R$ 106,63 em março/2014”.

Segundo o instituto, “avalian-do esse cenário, observa-se que houve

um aumento no poder de compra do bovinocultor de corte, pois em março/2013 eram necessárias 3,53 arrobas do boi gordo para adquirir 1000 metros de arame liso ovalado, já em março/2014 era possível com-prar a mesma quantidade de arame liso com 2,91 arrobas de boi gordo, sendo esta a melhor relação de troca nos últimos 13 meses”.

A arroba do boi gordo está sendo cotada, em média no Estado, a R$ 108,76, apresentando desvalo-rização de 2,07% na semana passada, em relação aos R$ 111,06 da anterior. O Oeste teve maior variação nega-tiva dentre todas as macrorregiões (2,57%), com cotação de R$ 111,23.

Imea aponta aumento no poder com-pra do pecuarista em MT

Cerveja sobe a partir de setembro

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Rondonópolis decidiu acionar o Ministério Público do Es-tado (MPE) solicitando providências quanto à fiscalização do comércio de ambulante e de vendedores itineran-tes que têm atuado livremente na cidade. Além de ocuparem irregu-larmente as calçadas, obstruindo o tráfego de pedestres, a atividade gera concorrência desleal com os comer-ciantes formalmente estabelecidos.

A iniciativa conta com o apoio do Sindicato do Comércio

Varejista de Rondonópolis, Sindicato das Indústrias da Alimentação de Rondonópolis e Região Sul (Siar-Sul), da Associação Comercial, Industrial e Empresarial (Acir) e Câmara Setorial de Materiais e Construção. O pedido deve ser encaminhado ao MPE na próxima semana.

Em reunião realizada na última semana, no auditório da CDL, o assunto voltou a ser discutido com representantes do Executivo e Legislativo na tentativa de resolver a situação. O secretário municipal de

os outros dois aumentos.“Ficou reafirmado que antes

de setembro não vem (o aumento), eles sinalizaram que esperam fazer pelo menos uma parcela em setem-bro. O que ficou acertado foi de tra-balhar uma nova forma de tributar bebidas frias”, disse Solmucci, após reunião com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazen-da, Márcio Holland.

O secretário da Receita Fe-deral, Carlos Alberto Barreto, que acompanhou parte da reunião, confirmou que em três meses o setor de bebidas frias entregará uma pro-posta sobre nova tributação.

O governo federal reafirmou na última semana a alta de imposto sobre bebidas frias em três parcelas, com início do processo em 1º de setembro, além de ter dado ao setor prazo de até três meses para entre-gar uma proposta de mudança na tributação de cervejas, refrigerantes e isotônicos.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Res-taurante (Abrasel), Paulo Solmucci, o governo sinalizou que espera aplicar a primeira parcela da elevação no imposto incidente sobre bebidas frias em setembro, mas ainda não deu sinais de quando acontecerão

Receita e Planejamento e Controla-doria do município, Valdecir Feltrin, reconheceu a necessidade de resolver a questão, mas colocou preocupação quanto à resistência dos ambulantes. “Sabemos que devemos cumprir a legislação e estamos dispostos a isso, mas quando colocarmos em prática surgirão as pressões. Precisamos ain-da saber a posição do prefeito”, disse.

O presidente Câmara Mu-nicipal de Rondonópolis, Ibrahim Zaher, observou a dificuldade em aplicar a lei e levantou que deve ser levado em conta a questão social, defendida pela maioria dos parla-mentares. “Sugiro que façamos uma revisão em cima da lei já existente para avaliarmos a necessidade de ajustes”, colocou. Estiveram presen-tes na reunião os vereadores Thiago Muniz, Rodrigo da Zaeli, Lourisvaldo Manoel de Oliveira Fulô, Jailton do Pesque Pague, Mauro Campos e Reginaldo Santos.

Sem um posicionamento efe-tivo, a presidente da CDL de Rondo-nópolis Eliane Queiroga reiterou que o comércio informal vem crescendo a cada dia na cidade e que a entidade teve de se colocar para que a proble-mática seja resolvida. “Já fizemos ou-tras reuniões e a questão não saiu da discussão. Como representante dos lojistas nós temos de tomar alguma providência. Queremos somente que a lei, que já existe, seja devidamente cumprida. Decidimos acionar o MP que saberá como proceder”, disse.

Eliane lembra que o comér-cio de ambulantes e itinerantes na cidade não gera economia para o Município, uma vez que esses ven-dedores não pagam tributos. “Esses vendedores informais estacionam seus caminhões e vendem suas mer-cadorias, levando para outros muni-cípios e outros estados o dinheiro que seria gasto nas lojas da nossa cidade”, concluiu.

digital emitido por autoridade habili-tada. Veja o passo a passo do extrato do IR. O acesso ao extrato também permite conferir se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente, além de identificar e parcelar even-tuais débitos em atraso, entre outros serviços. Quem não encontrar in-formações sobre a sua situação deve aguardar mais alguns dias.

Segundo Joaquim Adir, da Receita Federal, quase todas as decla-rações de 2014 já foram processadas. “A autorregularização já está valendo. Quase a totalidade das declarações já foi processada. A Receita está concluindo”, afimou Joaquim Adir.

Neste ano, o Fisco recebeu 26,8 milhões de declarações do Imposto de Renda até 30 de abril, o prazo legal. O número ficou um pou-co abaixo das expectativas do órgão, que esperava receber 27 milhões de documentos.

Como funciona a malha fina Caso as declarações tenham

problemas, elas entram na malha fina do órgão, ou seja, ficam retidas, e não aparecem nos lotes de restituição até que tudo seja resolvido. O primeiro lote deste ano será pago em meados de junho. Ao todo, geralmente são sete lotes de restituição, entre junho e dezembro de cada ano.

Joaquim Adir não soube dizer quantas declarações caíram na malha fina em 2014 – volume que tende a recuar com a regularização feita pelos próprios contribuintes. “A Receita Federal recomenda que os contribuintes busquem a autorregu-larização. Se tiver direito à restituição [e houver pendências], o contribuinte não recebe enquanto não regularizar a situação. Também quem tem im-posto a pagar, evita pagar com juros maior”, explicou Adir.

Fonte: 24 horas news

Vazio sanitário da soja começa dia 15 de junho em Mato Grosso

Começa no dia 15 de junho o período de vazio sanitário da soja em Mato Grosso. Até 15 de setembro os produtores de todo o Estado devem manter suas propriedades livres da planta sob pena de multas.

A proibição tem o objetivo de garantir o controle sanitário nas lavouras durante a entressafra de soja. De acordo com o diretor técnico da As-sociação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Nery Ribas, a prática é necessária para que toda a cultura não seja afetada. “Com isso nós evitamos com que a ponte verde aconteça, evitando a proliferação dos transmissores de doenças”, afirma.

A fiscalização do cumprimento do vazio sanitário será feita por fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária

(Indea–MT). A multa, em caso de plantas vivas, é de 30 UPFs (Unidade Padrão Fiscal) mais 2 UPFs por cada hectare não destruído. A soma total equivalente a R$ 3.392.

Em 2013 o Indea multou 40 propriedades e notificou outras 300.

Soja guaxaÉ possível observar o apare-

cimento de pés de soja não-semeados nas beiras de estradas e áreas urbanas. Estas plantas são chamadas de soja guaxa e, tal como as do campo, devem ser exterminadas. A Aprosoja recomen-da que os próprios produtores acabem com estes pés localizados ao entorno de suas propriedades. Dentro das cidades as prefeituras são responsáveis pela destruição das oleaginosas.

Aumenta para 6% percentual de mis-tura de biodiesel ao diesel

O governo anunciou na últi-ma quarta feira (28), que a mistura obrigatória de biodiesel ao diesel vendido ao consumidor final será elevada de 5% para 6%, a partir de julho. Em novembro, o percentual aumentará para 7%. A alteração será feita por meio de medida provisória a ser encaminhada ao Congresso Nacional. O anúncio foi feito em ce-rimônia no Palácio do Planalto com a participação da presidenta Dilma Rousseff..

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a medida vai permitir a pleno uso da

capacidade de produção de biodiesel no país e beneficiar agricultores fami-liares com geração de renda. Ele citou também os benefícios ambientais.

“A elevação desse percentual está perfeitamente aliada à política brasileira de diversificação energética, com ênfase em energia renovável e limpa. Essa ampliação possibilitará redução da emissão de 23 milhões de toneladas de gás carbônico até 2020, posicionando melhor o Brasil nas metas com as quais se comprometeu diante da ONU [Organização das Nações Unidas],” disse o ministro ao anunciar os novos percentuais. Ele acrescentou que, com a mudança, o país deixará de importar 1,2 bilhão de litros de diesel por ano.

O presidente da Câmara Setorial de Biodiesel, Odacir Klein, discursou durante a cerimônia e disse que a decisão beneficia o setor. “Essa decisão é um gesto do governo com reflexo em toda as áreas, como saúde, geração de emprego, no PIB [Produto Interno Bruto] e praticamente sem reflexos na inflação. Estávamos an-siosos”, disse.

Telexfree lança site com pro-messa de devolver dinheiro a participantes

A Telexfree (Ympactus Co-mercial Ltda), empresa suspeita de promover pirâmide financeira nos Estados Unidos e no Brasil, lançou uma página na internet para os par-ticipantes solicitarem a devolução de dinheiro à companhia.

Com o nome “Transparência Ympactus”, o site disponibiliza o “Re-querimento de devolução de valor” pelo qual o divulgador informa dados pessoais (endereço, telefone, e-mail, identidade e CPF) que deverão ser usados no “mutirão da devolução”.

A empresa, no entanto, não pede dados bancários dos divulga-dores. O formulário deve ser enviado

para o email - [email protected].

Depois de confirmado o valor do crédito, o divulgador preenche um novo questionário chamado “Pedido de Ressarcimento de Crédito de Di-vulgador”, que a Telexfree diz enviar por e-mail.

A Telexfree pede que o novo questionário tenha firma reconhecida em cartório e seja enviado para o endereço da empresa, sem informá--lo no site.

No Facebook, algumas pes-soas reclamam de não ter recebido resposta da empresa.

Usuários da MT130 têm serviços de resgate e socorro médico dis-ponível 24 horas

O Serviço de atendimento a feridos na MT130 ocorre de maneira eficiente, as ambulâncias, dispo-níveis no trecho concedido entre Rondonópolis e Primavera do Leste, são operadas por uma equipe trei-nada e tem a finalidade de atender as vítimas de acidentes na rodovia, prestar-lhes os primeiros socorros e transportá-las de maneira adequada para hospitais da região onde rece-berão os cuidados necessários.

Estão disponíveis para atendimento duas ambulâncias, os veículos de emergência atendem às especificações contidas na Reso-lução 2.048/2002, para o tipo “C” com a seguinte equipe e indicações: – Ambulância de Resgate, veículos de atendimento de urgências pré--hospitalares de pacientes vítimas de acidentes ou pacientes em locais de difícil acesso, com capacidade de realizar o suporte básico de vida e equipamentos de salvamento contendo equipe formada por 3 profissionais, sendo um motorista e outros dois profissionais com

capacitação e certificação em sal-vamento e suporte básico de vida..

As equipes das ambu-lâncias trabalham em turnos e devidamente uniformizadas com roupas especiais para a função, que proporciona o profissional adentrar nas áreas contaminadas sem co-locar em risco a sua própria vida. Além de possuírem equipamentos de resgate e sinalização específicos para veículos de atendimento de emergências.

Após realizar os procedi-mentos de atendimento no local e receber os primeiros cuidados, os feridos são encaminhados para o hospital mais próximo. Com isso, o funcionamento do serviço de resga-te na rodovia pode ser considerado seguro, sincronizado e eficiente.

Em caso de necessidade de socorro médico ou mecânico na rodovia, o motorista deve acionar a concessionária através da Central de Atendimento ao Usuário 0800 646-0130.

Page 6: O que acontece com nossos ídolos? - REGIONAL MT - NOTÍCIAS DE … · 2014-05-30 · ciado que era só inveja. De toda esta história de ídolos, ... um vizinho, no trânsito, buscamos

26 de Maio a 01 de Junho de 2014 Jornal Folha Regionalpágina 6

A poucos dias da Copa em Cuiabá, começa a montagem de estrutura da FifaFan Fest

Com jogo no estádio de Mato Grosso na Copa, Austrália é primeira a pisar no Brasil

A primeira das 31 equipes que vêm ao Brasil disputar a Copa do Mundo da FIFA desembarcou no País. A seleção australiana chegou no último dia 28 de maio, por volta das 18h, no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, para iniciar a preparação em solo brasileiro antes do início da Copa do Mundo da FIFA 2014.

“Nós somos os azarões. Será uma grande oportunidade para que a seleção australiana supreenda, e isso é animador. O fato de o torneio ser realizado no país do futebol é uma motivação a mais, com certeza”, disse o meia Tommy Oar. A delegação partiu para Vitória (ES), cidade onde se localiza o Centro de Treinamento

da delegação. “Treinamos nos últimos dias

e correu tudo bem. Ainda temos mais duas semanas para continuar o trei-namento e, por isso, acho que vamos estar bem preparados para a Copa do Mundo”, completou Oar. Jogando pela terceira vez consecutiva a Copa do Mundo da FIFA, os socceroos (apelido da seleção) fazem parte do Grupo B da competição: estreiam contra o Chile no dia 13 de junho, em Cuiabá, e têm ainda como adversários da primeira fase a Holanda e a atual campeã mundial, a Espanha. Antes, a equipe fará amistosos contra o Paraná Clube e a Seleção da Croácia.

Mato Grosso prepara equipe para manusear explosivos na Copa

Como parte da prepa-ração para a Copa do Mundo, policiais do Batalhão de Opera-ções Especiais (Bope) e agentes da Defesa Civil do Mato Grosso participaram de uma instrução sobre incidentes que envolvam produtos químicos perigosos. Escolhida como uma das 12 cidades-sede, Cuiabá receberá quatro jogos na fase classificatória do torneio mundial nos dias 13, 17, 21 e 24.

Os treinamentos foram realizados no Batalhão do Bope e preparou dez policiais, sendo cinco de Mato Grosso e os outros cinco de Tocantins, Piauí, Mato Grosso do Sul, Bahia e Espírito Santo.

O gerente de Resposta de Produtos Químicos Perigosos da Defesa Civil, Marcelo Fontes, afirma que o objeto é orientar os militares para lidarem com os

equipamentos e procedimentos em casos de acidentes com pro-dutos químicos.

Segundo o capitão Fa-biano Pessoa, comandante do Esquadrão de Bombas, as equipes do Bope da PM do Mato Grosso , foram preparadas em dois Cursos Técnicos Explosivistas, nos quais foram formados 24 especialistas. Antes do curso, a Secretaria Ex-traordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) promoveu um treinamento em Brasília.

Os robôs podem entrar em locais de difícil acesso, seja para retirar uma bomba ou um artefato que possa colocar em ris-co a vida a pessoa. O equipamento faz parte dos investimentos da Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ), para as 12 cidades-sede do Mundial.

A estrutura da FifaFanFest começou a ser montada no Parque de Exposições Jonas Pinheiro, em Cuiabá, nos últimos dias. De acordo com a assessoria da Secretaria Extra-ordinária da Copa (Secopa), a área tem oito mil m² e tem previsão de receber 50 mil pessoas por dia. Serão 32 dias de programação gratuita, entre telões para assistir os jogos da Copa, shows nacionais e regionais, além de atrações culturais. O local vai funcionar entre os dias 12 de junho e 13 de julho.

Além da estrutura para os shows e exibição das partidas, a FanFest terá local de estacionamento, praça de alimentação e lojas oficiais da Fifa.

O projeto também prevê

um posto médico com capacidade de leitos para casos mais graves, intermediários e sala de medicação. A unidade de saúde terá atendimento médico por 24 horas até o dia 24 de junho. Uma associação foi designada para fazer a contratação e demais locações de bares, restaurantes e demais serviços.

A mesma instituições deve fazer a administração de serviços de segurança, limpeza, transporte e logística das atrações. Conforme a Secopa, o valor total do convênio com a associação é de R$ 13.898.365,60.

No dia 29 de abril deste ano, um convênio foi assinado entre a Secopa e o Sindicato Rural de Mato Grosso para a construção do Fifa-FanFest na capital mato-grossense.

Dívidas de terceirizadas da Arena ainda não foram pagas

Os empresários prestado-res de serviço da Arena Pantanal voltaram a se reunir com repre-sentantes do governo em busca de soluções para um problema que já vem desde janeiro. As empresas terceirizadas pedem o pagamento de aproximadamente R$ 15 mi-lhões que alegam não ter sido feito pela Mendes Júnior, responsável pelas obras da Arena Pantanal.

Em reunião de aproxi-madamente duas horas com o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf e o secretário ex-traordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães, ficou decidi-do que o governo irá realizar mais um depósito entre R$ 7 milhões e R$ 11 milhões para saldar a dívida das medições de fevereiro deste ano que ainda não foram pagas.

O representante dos em-presários, Rafael Rabello, explicou a um site de Cuiabá que a Mendes Júnior já tem cerca de R$ 4 mi-lhões para realizar o pagamento parcial para estas empresas e

que o resto deverá ser saldado na semana que vem: “Os secretários nos garantiram que até a próxima quarta-feira (04) o dinheiro será repassado para a responsável pelas obras da Arena Pantanal”.

Na última reunião reali-zada no dia 15 de maio entre os empresários e a Secopa, ficou definido que a secretaria ‘banca-ria’ a dívida de R$ 15 milhões. Foi prometido ás empresas que até o dia 19 de maio seriam realizados três pagamentos por parte do governo para sanar pelo menos grande parte dos débitos, porém, isso não aconteceu.

Rabello ainda afirmou que os empreiteiros estão voltando para finalizar os serviços, que devem ficar prontos antes do dia 10 na Arena Pantanal: “Não quere-mos fazer nenhum protesto contra a Copa. Estamos sem receber, mas vamos retornar os trabalhos ime-diatamente. Os secretários fizeram um compromisso com a gente”.

FONTE: OD

Jornal diz que Cristiano Ronaldo pode ficar fora da Copa

O jornal espanhol “El Pais” noticiou nos últimos dias que uma tendinite no joelho esquerdo pode tirar Cristiano Ronaldo da Copa do Mundo. Desde que se apresentou à seleção portuguesa para se preparar para a competição no Brasil, o astro luso do Real Madrid não vem trei-nando com os demais companheiros, segundo a federação lusa, por conta de uma mialgia na coxa esquerda.

Em coletiva de imprensa, o treinador de Portugal, Paulo Bento, garantiu que vai esperar pelo melhor jogador do mundo até 15 de junho, véspera da estreia da seleção lusa na Copa do Mundo, contra a Alemanha.

Temos que deixar Ronaldo e

outros jogadores tranquilos e recupe-rá-los da melhor maneira e sem ris-cos. Até 15 de junho há a possibilidade de, em caso de alguma infelicidade, haver uma alteração na convocação. Temos de gerir da melhor maneira os 23 que temos aqui. O primeiro jogo tem alguma importância, mas não é o único que vamos disputar no Mundial - disse o treinador.

O problema no joelho acom-panhou Cristiano Ronaldo ao longo da temporada com o Real Madrid. Segundo a imprensa espanhola, foi essa tendinite que o tirou de combate no jogo contra o Borussia, no início de abril, pela partida de volta das quartas de final da Liga dos Campeões.

Page 7: O que acontece com nossos ídolos? - REGIONAL MT - NOTÍCIAS DE … · 2014-05-30 · ciado que era só inveja. De toda esta história de ídolos, ... um vizinho, no trânsito, buscamos

26 de Maio a 01 de Junho de 2014Jornal Folha Regional página 7EDUCAÇÃO E CULTURA

Governo usará detector de metais no Enem

O ministro da Educação, Henrique Paim, disse, na semana passada, que o crescimento de

21,8% número de inscritos, neste ano, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em relação a 2013

Ampliado prazo para inscrição de candidatos a bolsas remanescentes

Encontro de estudantes e gestores de RH da UNIC apre-sentam o 4º ENERGERH

Policial Civil morre com um tiro acidental no rosto

O policial civil aposenta-do, Irani Rodrigues das Neves, 57 anos, morador de São José do Povo morreu vítima de um tiro acidental no rosto.

De acordo com informa-ções preliminares, o policial estaria limpando a arma no sitio onde reside e acidentalmente a pistola, calibre 6.35, disparou e o acertou entre o nariz e a boca. Irani foi socorrido por policiais, contudo faleceu antes de chegar ao Hospital Regional em Rondonópolis.

A equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) investiga se o disparo foi realmen-te acidental. Irani se aposentou em 2011 e trabalhou nas delegacias Regional e na Especializada de Roubos e Furtos.

O corpo será velado na União Familiar, em Rondonópo-lis, e após a meia noite será levado em cortejo para São José do Povo, onde será enterrado pela manhã.

Fonte; Agora MT

Suspeito é baleado após tentati-va de assalto na Vila Mineira

Um adolescente de 17 anos foi baleado, na ultima quinta--feira (29), após uma tentativa de roubo em um comércio, localizado na Rua Ezuperio Alves, na Vila Mineira, em Rondonópolis. O menor, que é apontado como um dos autores do crime foi ferido por um tiro nas costas.

Uma testemunha infor-mou a Polícia Militar (PM), que o suspeito chegou armado ao estabelecimento e anunciou o assalto. Ele exigiu que a mulher e o esposo dela, proprietários do local, entregassem todo o dinheiro do caixa.

Não satisfeito com a quantia, ainda de acordo com a testemunha, o adolescente ame-

açou de atirar nas vítimas se não passassem mais dinheiro. Aproveitando de um descuido, o comerciante começou uma luta com o menor que deixou a arma cair no chão.

Na queda, o revolver dis-parou acidentalmente e acabou atingindo o suspeito nas costas. O adolescente, então fugiu do local sem levar a arma e o dinheiro.

Algum tempo depois, a PM foi acionada a comparecer no Pronto Atendimento sobre um rapaz que deu entrada na unidade ferido por um tiro. No local, os policiais prenderam duas pessoas que ajudaram o menor e são sus-peitas de participarem.

Fonte: Primeira Hora

Sintep denuncia falta de perícia médica para profissio-nais da Educação em MT

Os trabalhadores da Educa-ção em Mato Grosso denunciaram que além de não terem um programa voltado para doenças laborais tam-bém sofrem com a falta de perícia médica no interior. Segundo relatos,

os educadores precisam ir a Cuiabá para passar pela perícia, o que difi-culta a contratação dos profissionais, pois sem a perícia a contratação de um substituto não é aprovada.

De acordo com a secretária

A comissão organizadora do evento estende o convite aos profissionais da área dos Recursos Humanos, empresários, profissionais em gestão e desenvolvimento de pessoas, coordenadores de empresas, consultores, professores acadêmi-cos da área de Gestão de Recursos

Humanos,Contábeis das instituições de Ensino Superior, locais ou circun-vizinhanças, servidores públicos e demais profissionais interessados no assunto.

Segundo os organizadores a expectativa de público presente é em torno de 600 (seiscentas) pessoas. O

O prazo de inscrição para os candidatos a bolsas remanescentes do Prouni (Programa Universidade para Todos) foi estendido para o dia 3 de junho. As vagas são para estudantes que já estejam matriculados em ins-tituição particular que participe do programa e pretendem obter bolsa de estudos. As inscrições são feitas página do Prouni, na internet.

Para concorrer, o estudante deve atender a condições como ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral e ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir da edição de 2010,

e obtido, em uma mesma edição, no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e não ter tirado zero na redação.

As bolsas integrais do Prouni são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas par-ciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos, por pessoa.

O prazo para a inscrição de candidatos a bolsas remanescentes foi prorrogado por meio de edital da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, publicado na semana passada no Diário Oficial da União.

Gefron aprende 8 carros rouba-dos na fronteira com a Bolívia

Grupo Especial de Se-gurança Fronteira realizou nos dias 21 a 28 de maio de 2014 a Operação Rescaldo, que tinha como finalidade percorrer di-versos municípios do Estado de Mato Grosso que fazem fronteira com o País vizinho Bolívia, com intuito de apreender criminosos que ainda insistem em praticar os mais variados tipos de delitos e crimes. Durante os sete dias da “Operação Rescaldo” foram registradas diversas ocorrências, desde um recebimento de um cidadão Brasileiro que estava em situação irregular na Bolívia a recuperação de veículos, arma e trocas de tiro com marginais membros de quadrilha que uti-lizam a cidade de Cáceres como rota de passagem de veículos produtos de Roubo/Furtos para aquele País. O GEFron realizou 1.334(mil trezentos e trinta e quatro) revistas pessoais, 876(oi-

tocentos e setenta e seis) revistas veiculares, 8(oito) pessoas foram conduzidas a delegacias para pro-cedimentos de ocorrência, 8(oito) veículos foram recuperados, sendo eles 02(duas) motocicle-tas BIZ, 01(uma) caminhonete Mitsubishi Pajero, 01(um)Toyota Corola, 02(dois) Honda Civic, 01(uma) caminhonete Amarok, 01(um) VW Gol e 01(uma) arma apreendida com 06(seis) muni-ções, sendo 03(deflagradas). O Coordenador do Grupo Especial de Fronteira, Ten Cel Wankley Correa Rodrigues, informou que a Operação teve o resultado esperado e que ações como esta deverão acontecer durante todo o ano para que a população que vive não só na fronteira, como nas cidades próximas desta, possam ter uma melhor tranqüilidade e uma sensação de segurança durante seu dia a dia.

Fonte; 24Horaas News

eleva a responsabilidade do gover-no na aplicação da prova. Segundo ele, haverá reforço na segurança do exame. Números preliminares di-vulgados hoje apontam que o total de inscritos chegou a 9,519 milhões. Em 2013 foram 7,834 milhões.

“O resultado traz gran-des responsabilidades, porque a logística e segurança têm de ser reforçadas para a participação com isonomia por todos os estudantes. A grande novidade este ano é que vamos usar detectores de metais nos locais de prova”, acrescentou.

Para o ministro, a expansão do número de candidatos mostra que há uma expectativa crescente

no País em relação à educação. “As pessoas cada vez mais acreditam que podem mudar sua vida por meio da educação, por isso temos esse crescimento constante das inscrições no Enem”, completou.

A região Sudeste foi a que teve maior número de inscritos, com 3,407 milhões, seguida pela Nordeste, com 3,062 milhões. Na região Sul, foram recebidas 1,159 milhão de inscrições; na região Nor-te, 1,033 milhão; e no Centro-Oeste, 857,1 mil. O Estado com maior nú-mero de inscritos é São Paulo, com 1,476 milhão; seguido por Minas Gerais, com 1,057 milhão.

adjunta de infraestrutura sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Edina Martins de Oliveira, a questão tem causado transtornos aos trabalhadores, já que o tempo médio de espera para perícia na capital é de 60 dias. Durante esse tempo de espera, a pessoa contratada para substituir o trabalhador doente fica sem receber, pois o contrato só é liberado após a perícia. Isso preju-dica também quem está em desvio de função, porque essa mudança precisa da perícia para comprovar a necessidade”.

Outro problema apontado pela secretária adjunta é que pela perícia ser realizada em Cuiabá, os

custos do trabalhador também au-mentaram. “A pessoa precisa pagar passagens, transporte dentro da cidade, alimentação e hospedagem do próprio bolso, o que sai caro para o trabalhador”.

A exigência de perícia próxi-mo ao local de residência do trabalha-dor consta na pauta de reivindicações do Sintep e o problema já foi discutido com a Secretaria de Estado de Admi-nistração (SAD), sem que o governo apresentasse soluções efetivas. Com a denúncias do encerramento das perícias em Sinop, o Sintep solicitou o agendamento de uma reunião com a SAD, porém o ofício não foi respondido.

Encontro de Estudantes e Gestores de RH da IUNI EDUCACIONAL “UNIC Rondonópolis” e FAIESP “Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto,”será realizado nos dias 02 e 03 de Junho as 19hs no Espaço Ideais. O 4º. ENEGE começa com o pales-trante Roberto Pierre, empresário e Consultor em Gestão de Pessoas que apresentará o tema “A transfor-mação do RH Operacional em RH Estratégico;Conflitos e impacto nas organizações.” A segunda palestra da noite estará por conta de Elisane Leão, Consultora em Gestão de Pessoas, apresentando o tema, “ Os desafios de descobrir, desenvolver e manter talentos nas empresas.”

No dia 03 terça feira Marluce Dezorzi – Coach e Consultora em Gestão de Pessoas estarão apresen-tando a palestra “O modelo de gestão e práticas de Recursos Humanos.” O encerramentodas atividades se dará

com uma Mesa de Debates, cujo o tema será; “Repensando as Estraté-gias de RH em busca do equilíbrio entre outras prioridades dos empre-gados e empregadores.”

Para participar do ciclo de palestras é necessário o investimento de R$ 40,00. O objetivo do evento é proporcionar aos profissionais dos Recursos Humanos das empresas locais, um ambiente produtivo para a troca de experiências e comparti-lhamento de boas práticas, promo-vendo um diálogo sucinto entre os participantes. Discutir sobre temas específicos da área de pessoas e carreiras, bem como discutir sobre demandas e experiências da gestão local e avaliar problemas da nossa realidade regional.

Para sanar dúvidas e obter maiores informações os nossos lei-tores podem ligar para 66 3 426 38 56 ou 9956 3777 falar com a Fabiana.

Da redação - Denis Maris

Professores de universidades federais aprovam indica-tivo de greve para junho

Os professores das institui-ções federais de ensino decidiram por intensificar a mobilização e indicaram a deflagração de greve por tempo in-

determinado para o mês de junho. A decisão foi tomada na reunião do se-tor das Ifes do ANDES-SN, realizada, na semana passada, com a presença

de 50 representantes de 36 seções sindicais e oito diretores nacionais.

A deliberação foi tomada com base na avaliação dos resultados das assembleias e vários dados de conjuntura, como a suspensão da reu-nião entre o ANDES-SN e a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, devido à dificuldade de agenda do secretário da Sesu/MEC, Paulo Speller. Outro ponto destacado durante as discussões, e que contri-buiu para a decisão pelo indicativo de greve, foi os vários informes sobre a paralisação e suspensão das ativi-dades em diversos campi por falta total de infraestrutura e condições de trabalho e ensino.

“Foi uma reunião ampla-mente representativa. As informa-

ções trazidas pelos representantes das seções sindicais demonstram um evidente aumento da indignação frente ao descaso do governo com as pautas dos trabalhadores da educa-ção federal e apontam como reação a intensificação da mobilização”, avalia Marinalva Oliveira, presidente do ANDES-SN.

De acordo com Marinalva, os depoimentos trazidos da base sinalizam claramente a disposição dos professores de lutar pela reestru-turação da carreira, pela valorização salarial dos ativos e aposentados, por melhoria das condições de trabalho e em defesa da autonomia universitá-ria, os quatro eixos centrais da pauta de reivindicações dos docentes, proto-colada junto ao MEC no início do ano.

Page 8: O que acontece com nossos ídolos? - REGIONAL MT - NOTÍCIAS DE … · 2014-05-30 · ciado que era só inveja. De toda esta história de ídolos, ... um vizinho, no trânsito, buscamos