o porta-voz - maio de 2010 (ano xxiv, nº10)

8
Informativo da Paróquia das Graças, Recife (PE) Ano XXIV | Nº 10 | 15/05/2010 www.paroquiadasgracas.com.br Com a cruz, Cristo inverteu a lógica da violência, derrotando-a. No entanto, esta continua predominando nas relações humanas, dos poderosos contra os fracos e, infelizmente, entre o homem e a mulher. “Esta é uma ocasião apropriada para levar as pessoas e instituições que lutam contra essa violência à compreensão de que Cristo é seu melhor aliado”. Em Cristo, “já não é o homem que oferece sacrifícios a Deus, mas é Deus quem se ‘sacrifica’ pelo homem”, explicou. “O sacrifício não mais se destina a ‘aplacar’ a divindade, mas a aplacar o homem, fazendo-o renunciar a sua hostilidade nas relações com Deus e com o próximo.” “O sacrifício de Cristo contém uma mensagem formidável para o mundo de hoje. Grita para o mundo que a violência é um resíduo arcaico, uma regressão a estágios primitivos e superados da história humana e, em se tratando de crentes, um retardamento censurável e escandaloso frente à tomada de consciência do salto qualitativo operado por Cristo.” Em quase todos os mitos antigos, a vítima é o vencido e o carrasco é o vencedor. “Jesus alterou o sentido da vitória. Inaugurou um novo gênero de vitória, que não consiste em fazer vítimas, mas sim em fazer-se vítima.” “O valor moderno da defesa das vítimas, dos fracos e da vida ameaçada tem origem no campo do cristianismo, sendo um fruto tardio da revolução operada por Cristo.” Por isso, quando se abandona a visão cristã, “perde-se esta conquista e volta-se a exaltar o forte, o poderoso”. “Lamentavelmente, porém, a mesma cultura moderna que condena a violência a favorece e exalta, paralelamente. Rasgamos as vestes diante de alguns acontecimentos sanguinários, mas não nos damos conta de que se prepara o terreno para que estes ocorram justamente com aquilo que é anunciado nas páginas dos jornais ou nos programas de televisão.” CRISTO, MAIOR ALIADO DAS MULHERES 4 5 6 7 Compromissos Católicos, voltem «A Igreja é A Santa Missa, com a Fé pra casa! Missionária», mas questão de fé que Missão é essa? 140º Aniversário da Paróquia Compromissos Católicos, voltem «A Igreja é A Santa Missa, com a Fé pra casa! Missionária», mas questão de fé que Missão é essa? 140º Aniversário da Paróquia Por ocasião do mês voltado às mulheres - noivas ou mães -, o Porta-Voz traz reflexões de Raniero Cantalamessa, pregador do Papa, proferidas na última Sexta-feira Santa (7 de Abril), bastante oportunas para a ocasião. Continua na página 7

Upload: anderson-pontes

Post on 17-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Cristo, maior aliado das mulheres; Compromisso com a fé; Católicos, voltem pra casa; 140º Aniversário da Paróquia; «A Igreja é Missionária», mas que Missão é essa?; A Santa Missa, questão de fé

TRANSCRIPT

Page 1: O Porta-Voz - Maio de 2010 (Ano XXIV, Nº10)

Informativo da Paróquia das Graças, Recife (PE)Ano XXIV | Nº 10 | 15/05/2010www.paroquiadasgracas.com.br

Com a cruz, Cristo inverteu a lógica da violência, derrotando-a. No entanto, esta continua predominando nas relações humanas, dos poderosos contra os fracos e, infelizmente, entre o homem e a mulher. “Esta é uma ocasião apropriada para levar as pessoas e instituições que lutam contra essa violência à compreensão de que Cristo é seu melhor aliado”.

Em Cristo, “já não é o homem que oferece sacrifícios a Deus, mas é Deus quem se ‘sacrifica’ pelo homem”, explicou. “O sacrifício não mais se destina a ‘aplacar’ a divindade, mas a aplacar o homem, fazendo-o renunciar a sua hostilidade nas relações com Deus e com o próximo.”

“O sacrifício de Cristo contém uma mensagem formidável para o mundo de hoje. Grita para o mundo que a violência é um resíduo arcaico, uma regressão a estágios primitivos e superados da história humana e, em se tratando de crentes, um retardamento censurável e escandaloso frente à tomada de consciência do salto qualitativo operado por Cristo.”

Em quase todos os mitos antigos, a vítima é o vencido e o carrasco é o vencedor. “Jesus alterou o sentido da vitória. Inaugurou um novo gênero de vitória, que não consiste em fazer vítimas, mas sim em fazer-se vítima.” “O valor moderno da defesa das vítimas, dos fracos e da vida ameaçada tem origem no campo do cristianismo, sendo um fruto tardio da revolução operada por Cristo.” Por isso, quando se abandona a visão cristã, “perde-se esta conquista e volta-se a exaltar o forte, o poderoso”.

“Lamentavelmente, porém, a mesma cultura moderna que condena a violência a favorece e exalta, paralelamente. Rasgamos as vestes diante de alguns acontecimentos sanguinários, mas não nos damos conta de que se prepara o terreno para que estes ocorram justamente com aquilo que é anunciado nas páginas dos jornais ou nos programas de televisão.”

CRISTO, MAIOR ALIADO DAS MULHERES

44 55 66 77Compromissos Católicos, voltem «A Igreja é A Santa Missa, com a Fé pra casa! Missionária», mas questão de fé

que Missão é essa?140º Aniversárioda Paróquia

Compromissos Católicos, voltem «A Igreja é A Santa Missa, com a Fé pra casa! Missionária», mas questão de fé

que Missão é essa?140º Aniversárioda Paróquia

Por ocasião do mês voltado às mulheres - noivas ou mães -, o Porta-Voz traz

reflexões de Raniero Cantalamessa, pregador do Papa, proferidas na

última Sexta-feira Santa(7 de Abril), bastante

oportunas paraa ocasião.

Continua na página 7

Page 2: O Porta-Voz - Maio de 2010 (Ano XXIV, Nº10)

2 | AS ATIVIDADES PAROQUIAIS

A aparição de Nossa Senhora das Graças ocorreu no dia 27 de Novembro de 1830 a Santa Catarina Labouré, irmã de caridade (religiosa de São Vicente Paulo). A santa encontrava-se em oração na capela do convento, em Paris (Rua du Bac), quando a Virgem Santíssima lhe apareceu. Tratava-se de uma "Senhora de mediana estatura, o seu rosto tão belo e formoso... Estava de pé, com um vestido de seda, cor de branco-aurora. Cobria-lhe a cabeça um véu azul, que descia até os pés... As mãos estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas ...”

A Santíssima Virgem disse: "Eis o símbolo das graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem ...".

Formou-se então em volta de Nossa Senhora um quadro oval, em que se liam em letras de ouro estas palavras: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". Nisto voltou-se o quadro e eu vi no reverso a letra M encimada por uma cruz, com um traço na base. Por baixo, os Sagrados Corações de Jesus e Maria - o de Jesus cercado por uma coroa de espinhos e a arder em chamas, e o de Maria também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas. Ao mesmo tempo ouvi distintamente a voz da Senhora a dizer-me: "Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxeram por devoção hão de receber grandes graças".

O Arcebispo de Paris Dom Jacinto Luís de Quélen (1778-1839) aprovou, dois anos depois, em 1832, a medalha pedida por Nossa Senhora; em 1836 exortou todos os fiéis a usarem a medalha e a repetir a oração gravada em torno da Santíssima Virgem: "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós".

Esta piedosa medalha - segundo as palavras do Papa Pio XII - "foi, desde o primeiro momento, instrumento de tão numerosos favores, tanto espirituais como temporais, de tantas curas, proteções e sobretudo conversões, que a voz unânime do povo a chamou desde logo Medalha Milagrosa".

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS(Nossa Senhora da Medalha Milagrosa)

INFÂNCIA MISSIONÁRIASACRAMENTOSQuarta-feira, 9h e 15h30

BATIZADOSTERÇO DOS HOMENS1º e 3º Domingo, às 10h

Quinta-feira, 19h30(ocorre também na Capela da Jaqueira no APOSTOLADO DA

ORAÇÃOReunião na 1ª sexta-feira MISSASdo mês, 15hTerça à sexta: 16h30Adoração ao Santíssimo Sábado: 18h30Sacramento na 1ª Domingo: 7, 9 e 19hquinta-feira do mês,

CONFISSÕES 15h30Meia-hora antes das

RENOVAÇÃO Missas.CARISMÁTICA

UNÇÃO DOS ENFERMOS Grupo Caminhando com Mediante agendamento na Jesus: 3ª feira, 19h30secretaria Grupo Nossa Senhora das

Graças: 4ª feira, 14h30CRISMATerço e Adoração: 2ª quarta-feira do Início de Dezembro

mês às 14h30PREPARAÇÃO PARA

MÃE RAINHASACRAMENTOSReunião dos Coordenadores

BATISMO Arquidiocesanos: 1ª quinta-feira, 14h30Preparação para os pais e padrinhos Reunião dos Missionários: 3ª quinta-feira, minutos antes da Celebração 14h30;

Missa da Renovação de Amor da Mãe PRIMEIRA COMUNHÃO (Catequese)Rainha: Dia 18 (vide horário em cada No momento, apenas nos colégiostemplo (matriz e capelas).

CRISMA (para Jovens)ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTOSábado, 15h (de Agosto a Dezembro)24, 25 e 26 de Setembro de 2010

MATRIMÔNIO (Encontro de Noivos): Reuniões do Núcleo: segunda-feira, 19h30

REDE MUNDIAL DE JUVENTUDE CATÓLICA: (de 11 a 16 anos):PASTORAISClube Giro (meninas): Domingo, 17h

PASTORAL FAMILIAR Clube Farol (meninos): Domingo, 10hSegunda-feira, 20h (confirme sempre pelo tel. (81) 8677.0996PASTORAL DA SAÚDE GRUPO PARA JOVENS1ª sexta-feira do mês, 19h30 (para rapazes a partir dos 16 anos)

Na casa Rede Missão, ao lado da Igreja.PASTORAL SOCIALEquipe 1: Domingo, 17h.Segunda, 15hEquipe 2: Domingo (quinzenal), 17h.3ª segunda-feira do mês, 8h às 12h

3ª quarta-feira, 8 às 12h, distribuiçãoESCOLA PAROQUIAL

PASTORAL DO DÍZIMO CONVENIADA

MOVIMENTOS ESC. PAR. DONA OLEGARINHA Ofícios e Artes. Em convênio com a Pref. do Recife.

AMOR EXIGENTETel. (81) 3355.0004 / 3423.6301

Quinta-feira, 15h (Matriz); Colégio Vera Cruz: quarta-feira, 19h

2º e 4º Domingo, às 11h30)

03 (tarde) e 04 (manhã) de Julho

Missas na CAPELA DA JAQUEIRA (Nª Srª Conceição das Barreiras)Quarta: 20h (antecedida por terço às 19h e Ofício de N. Sra. às 19h30)Quinta: 20h (antecedida por Adoração ao Santís. Sacramento às 19h)Sábado: 10h (antecedida por terço às 9h e Ofício de N. Sra. às 9h30)Domingo: 10h (para crianças) e 19h, antecedida pelo terço (1/2 hora)

Outras atividades da capela: 2º e 4º Domingo de cada mês, 11h30: Batizados1ª Sexta-feira do mês: 10h (Terço em honra ao Sagrado Coração de Jesus uma hora antes)Dia 18, 19h30: Missa, Celebração da Aliança de Amor com a Mãe Rainha (sobrepondo-se à atividade ordinária do dia da semana)Reza do terço de segunda à sexta às 9h30

Expediente: Segunda à Sexta, 19-21h; Sábado, 9 às 12hTel. (81) 9977.9935

Missas na CAPELA DO COLÉGIO DAS DAMASSegunda a Sexta: 6h30Sábado: 17h (exceto nas férias escolares)Domingo: 7 e 11h

Tel. (81) 3241.6690

Missas na CAPELA DO DERBY (Santa Teresinha do Menino Jesus)Quarta: 17hSábado: 16hDomingo: 16h e 19h1ª Sexta-feira do mês: 10h (em honra ao Sagrado Coração de Jesus)

Expediente de Segunda à Sexta, das 14 às 18h. Tel. (81) 3221.7871

Missas na CAPELA DO HOSPITAL DA PM (Quartel do Derby, 4º andar)Quinta: 10h

Missas na CAPELA DO COLÉGIO MARIA AUXILIADORASegunda à Sexta: 6h30Domingo: 10h

Tel. (81) 3222.4097

Missas na CAPELA DOS MANGUINHOS (São José)Sexta-feira: 7hDomingo: 10h30

Expediente: de Terça a Sexta, das 8 às 12hTel. (81) 3222-6336

Missas na CAPELA DO COLÉGIO SÃO LUÍSQuarta e Sexta: 6h50

Tel. (81) 4009.5355

Missas na CAPELA DO COLÉGIO VERA CRUZTerças, quartas, quintas e sábados: 17h

Tel. (81) 3222.1876

Missas na CAPELA DO COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDESTel. (81) 3441.9396 / 3268.3777Quarta e Sexta: 6h; Sábado: 17h

Page 3: O Porta-Voz - Maio de 2010 (Ano XXIV, Nº10)

Terça à Sexta: 08 às 11h e 14 às 16h15Sábado: 08 às 11h

Anuncie, sugira, critique, pergunte...Domingo e Segunda: fechado

deixe seu recado no telefone (81) 3083.4619 ou pelo Tel. (81) 3222.0774email Fax: (81) 3423.8107envie sua notícia ou sugestão de pautawww.matrizdasgracas.com.br

Direção Editorial: Pe. João NovaisConteúdo e Diagramação: Anderson PontesJornalista responsável: Eliane Marques, R.P. 954Impressão: Gold Star Gráfica e EditoraTiragem desta edição: 1500 exemplares

NOTÍCIAS DA COMUNIDADE | 3

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) iniciou em Abril um ciclo de conferências como parte do seu programa pós-encontro. Em pauta o conjunto de temas do primeiro anúncio da fé, por isso a primeira, ocorrida na segunda-feira 26 de Abril, falou sobre a experiência d«O amor de Deus», e contou com a participação de cerca de 50 interessados.

O palestrante convidado foi Ivanildo, da Comunidade Obra de Maria. Em entrevista ao Porta-Voz ele comentou que apresenta o tema três a quatro vezes por mês para públicos distintos, portanto sua abordagem é bastante prática. «Apresentar tantas vezes o mesmo tema me obriga a atualizar sempre esta experiência em minha vida», confessa o jovem, que está concluindo o curso de Jornalismo e já atua na Pastoral da Comunicação em sua comunidade.

Segundo Andrade, encarregado das atividades do pós-encontro do ECC, «Fé e Conversão» será o próximo tema a ser apresentado, sob responsabilidade do Frei Dênis, e ocorrerá na segunda-feira 24 de Maio às 20 horas no Salão Paroquial. A atividade também é aberta a toda a comunidade.

PARÓQUIA PROMOVE INICIATIVAS DE FORMAÇÃONas últimas semanas dois serviços têm iniciado ciclos de capacitação como alimento da fé e da vida em comunidade

O Movimento Regnum Christi, presente na paróquia desde 1995 e com sede própria (Centro Missão - casa do lado direito da matriz) desde o ano passado, também iniciou uma série de conferências.

Entretanto, a temática discorre sobre a História da Igreja,

tratada de forma bastante honesta e verdadeira.

Os encontros são quinzenais, tendo a primeira ocorrido no dia 22 de Abril e a Segunda no dia 06 de Maio, com audiência aproximada de 50 ouvintes. Os temas já apresentados foram «Introdução e Visão Geral do Programa de Estudos» e «Das perseguições ao Edito de Milão», respectivamente.

As próximas palestras tratarão da «Queda do Império Romano» e da «Visão Geral da Idade Média», respectivamente programadas para os dias 19 de Maio e 10 de Junho. São previstos 18 encontros.

À frente das discussões, o estudioso Glauco Gonçalves, doutorando na área de informática. O local é o Salão Paroquial e o encontro tem início às 19h30.

Não há necessidade de inscrição, entretanto recomenda-se confirmar as datas e horários falando com Pacheco: email [email protected] e telefone (81) 8787.1229.

«Maria, Modelo de Amor» - esse foi o tema do Retiro realizado no Centro Missão em 02 de Maio pela sessão de senhoritas profissionais do Movimento Regnum Christi no Recife.

A formação foi dada pelo jovem Diógenes e por Lívia, também integrantes do Movimento. Os 14 participantes concluíram a atividade com uma Adoração diante de Nosso Senhor Jesus Cristo presente no Santíssimo Sacramento.

Esse grupo realiza retiros mensais para senhoritas (jovens não casadas com idade a partir dos 16 anos). Os temas diversos buscam o crescimento espiritual, o fortalecimento da fé católica.

O grupo ainda se reúne semanalmente no Centro Missão em dois horários: segundas-feiras, das 19h às 20h30, e domingos, 16h às 18h30). Informações: [email protected].

Em tempo: o Centro Missão é a sede do Movimento Regnum Christi no Recife. É a casa vizinha à Igreja Matriz das Graças, do lado direito de quem entra.

Senhoritas estudam Maria, Modelo de Amor

A história da Paróquia em Mural

Celebração de Nossa Senhora de FátimaComo ocorre todos os anos, A Paróquia das Graças, juntamente com o Clube Português do Recife, promoveu a celebração com reza do Terço, procissão e Santa Missa.

A concentração com terço ocorreu no palácio do Bispo e a Santa Missa, no encerramento, no Clube Português.

Agradecemos a todos os que aderiram à atividade, certos de que Nossa Senhora derramou suas graças sobre todos.

Estamos coletando fotografias antigas que mostrem momentos remotos, marcos e momentos do dia-a-dia, da história de nossa paróquia ao longo desses 140 anos.

Aqueles que puderem ceder as fotos (que podem ser digitalizadas e devolvidas) por favor procurem nossa secretaria paroquial.

Veja mais informações dessa data na próxima página.Faça parte dessa festa você também!

Page 4: O Porta-Voz - Maio de 2010 (Ano XXIV, Nº10)

O cristão católico que vive sua fé, é lógico, sagrado da santa missa. Em razão disso, no assume compromissos pelos quais luta ofertório o católico faz sua oferta material, intransigentemente. Viver a fé significa agir além da espiritual, que está na sua vivência segundo as verdades do evangelho. Todos de cristão: na patena coloca suas alegrias e os atos são pautados no sentido de seus pedidos de bênçãos.habituar-se a cumprir as regras do bom

A outra obrigação é mais abrangente. O viver. Não precisa ser de cara amarrada ou

templo tem sua manutenção física, normal, estar fechado em si mesmo, pensando com

como água, telefone, luz, empregado, os seus botões. O cristão católico é alegre,

limpeza do salão e pintura periódica da disposto a servir, comunicativo, prestativo

casa de oração. Essas despesas devem ser e está sempre de bem com a vida; manter-

cobertas também pelo cristão católico que se em postura tal que qualquer um que se

frequenta a Igreja, mesmo que seja só aos depare com ele, vê que irradia felicidade.

domingos. É aí que aparece o dízimo. O Outra qualidade que se vê no cristão Pároco conta que essa arrecadação para católico é a responsabilidade que tem com tocar a administração do templo, ponto de a Igreja (templo) que frequenta. Todo encontro dos fiéis.domingo está na missa não para assisti-la

Como se vê tanto no ofertório, na mas para participar do culto ao Senhor da

sacolinha, como no dízimo no fim do mês, Graça. Na missa é que se recebem as

o católico tem que se manifestar com riquezas do sacramento e as bênçãos para

generosidade e boa disposição. Sua fé viver feliz o resto da semana. Ter o

alimenta este gesto de partição: o ofertório pensamento voltado para a palavra que

e o dízimo são resultados do nosso vivifica e atos permanentes condizentes

relacionamento com Deus.com a fé que nos alimenta.

Já estamos sendo contemplados com a Com a Igreja assumimos pacificamente

grande graça de estar vivos, recebendo dois compromissos: Um se refere ao culto

bênçãos permanentes da presença do da missa de que participamos. O ofertório é

Senhor em nosso coração. A nossa o momento da nossa resposta. Devemos

contrapartida está no ofertório e no dízimo. estar atentos de que para a realização do

Não se trata de pagamento, ajuda ou culto há custos materiais, como lavagem de

esmola, mas de manifestação de amor com toalhas, compra de velas, asseio das

Deus, nosso Pai, correspondendo à fé que imagens, aquisição do vinho e das hóstias,

assumimos.enfim custos que cercam o momento

4 | PARTILHA

Abril Junho Julho Ago.

Abril Maio Julho Ago

.

Maio

17 Rosimar Maria de Souza18 Waldir Bezerra e Silva20 Eliza Maria Romão Dias22 Maria do Socorro Avelino Souza25 Luiza Correa de Araújo

Margarida Inocêncio da Silva26 Elizabeth Maranhão de Miranda28 José Afonso Teles Grangeiro29 Taciana Maria F. Vieira Correia

Ana Paula Seguins30 Marineide da Silva Batista31 Aparecida de Azevedo C. Urquiza

Daniela de Magalhães

Junho

01 Maria Carolina PaashausMaria Salette M. da Trindade

02 Maria Elisabete Oliveira Araújo06 Ivete Arcoverde Rabelo

Marli Hazin07 Maria da Salete Alves Coelho08 Joana Sales de Almeida

Maria Rosemary Ferreira Silva09 Antonio Henrique Rietra10 Pedro Ramos Neto

Yeda Arcoverde Lucena13 Iére de Aquino Martins de Almeida14 Evandro Henrique do

Nascimento17 Kátia Assunção B. de Mello

Maria das Graças L. PedrosaMarlene Maria de Albuquerque

18 Lia LacerdaAntônio de Souza Silva

19 Celme Persivo Cunha Cavalcanti20 José Ferrer Duarte Costa21 Miriam Salgado

Ana Paula Andrade Vaz C. Brandão24 Margarete Lima Rezende

Terezinha Cisneiros BarbosaMaria de Jesus L. CostaJoão Carlos Albuquerque

26 Zaida do Rego cavalcanti28 Maria do Socorro N. Guimarães29 Maria Helena Dubeux de Holanda30 Maria Ruth de Mello Nunes

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES DO MÊS

GRUPO DE ORAÇÃO

Caminhando com Jesus3ª feira, 19h30

Terço dosHomens5ª feira, 19h30

InfânciaMissionária4ª feira, 9h e 15h30

VIDA E FÉ NA COMUNIDADE

Caso você seja dizimista em nossa paróquia e seu nome não conste aqui por favor entre em contato com a secretaria paroquial.

Como o cristão católico expressa sua fé e compromisso na vida em comunidade?Por João Vicente Torres

COMPROMISSOS COM A FÉ

AL

ER

TA

O Magistério da Igreja orienta que o Dízimo é um compromisso assumido com a Paróquia.

Em outras palavras, é intensamente desaconselhavel e deve ser evitado por associações de outras naturezas (congregações, movimentos ou até mesmo outras pastorais e capelas) recolher colaborações mensais regulares sob o nome de dízimo se estas colaborações não são direcionadas à Matriz.

Informe-se: (81) 3222.0774.

DISTRIBUIÇÃO DE CESTAS BÁSICAS

AO

S D

IZIM

ISTA

S

A Pastoral Social continua distribuindo cestas básicas para cerca de 140 famílias cadastradas. O trabalho também envolve Evangelização e se dá geralmente na terceira quarta-feira de cada mês.

Feijão, arroz, farinha e açúcar, café, leite, maisena, fubá, bolacha, macarrão e óleo são os itens recolhidos.Faça sua doação na secretaria paroquial.

MISSA DO DIZIMISTATodo segundo sábado de cada mês,

às 18h30 na Igreja MatrizSempre um depoimento diferente...

Page 5: O Porta-Voz - Maio de 2010 (Ano XXIV, Nº10)

A IGREJA NO MUNDO E NOSSAS ATIVIDADES | 5

CATÓLICOS, VOLTEM PRA CASA!Campanha de resgate de Católicos ganha o mundo, na contramão da campanha de difamação da IgrejaPor Anderson Pontes, com informações da Agência Católica de Informações Zenit.

Graças à campanha Catholics come home, (Católicos, voltem para casa) fundada pelo americano Tom Peterson, mais de 200 mil pessoas nos Estados Unidos, entre ateus, ex-católicos e católicos não-praticantes, decidiram voltar ao seio da Igreja para viver e testemunhar a fé católica.

NA INTERNETwww.matrizdasgracas.com.brhttp://o-porta-voz.blogspot.comhttp://twitter.com/paroquiagracas

Procure também a nossacomunidade no Orkut:a única com este símbolo!

Pastoralda Família2ª feira, 20h

A campanha «Católicos, voltem pra casa» (ou «Católicos, «Dedicamo-nos a apresentar a verdade nua e crua sobre temas regressem», na versão em espanhol) demonstra claramente o ainda muito difícil», diz o fundador, ao mesmo tempo em que trata sucesso apostólico que se obtém quando se alia uma bem planejada sempre a comunidade eclesial como uma família que busca campanha de propagandas em mídias de massas a uma organização respostas para os seus problemas com o olhar misericordioso de pastoral sensível às diferenças de cada fiel em suas características Cristo.fundamentais.

A campanha nasceu em 1997 e trouxe já na primeira semana e meia É assim que, ao custo de menos de dois dólares, dezenas de três mil pessoas de volta à Igreja. Isso ocorreu na Diocese de milhares de pessoas puderam se encontrar com uma mensagem Phoenix (no Arizona, Estados Unidos). Isso forçou a comunidade a que convida a descobrir a essência do Catolicismo, seu alcance ao promover um esforço urgente a fim de acolher satisfatoriamente longo da história, como também com a felicidade, que representa todas estas pessoas que regressavam. O trabalho envolveu clérigos, para milhões de crentes ao redor do mundo, de viver a fé Católica. executivos especializados, teólogos leigos e autores católicos.

«Católicos, voltem pra casa» propõe uma iniciativa pastoral que Nesses 13 anos, cerca de um milhão de pessoas de 80 países põe cristãos em três grupos: os já engajados, que se põem à serviço; diferentes têm acessado o site (em inglês e espanhol, os que estão «acostumados a serem católicos», isto é, perderam o respectivamente): www.catholicscomehome.org, fervor da fé e; os não-católicos, evangélicos ou não religiosos que www.catolicosregresen.org.. tem curiosidade num ou noutro aspecto da vida da Igreja.

Confira o vídeo de lançamento, com duração de dois minutos, no De uma forma geral, numa primeira abordagem pastoral aos que blog do Porta-Voz: http://o-porta-voz.blogspot.com. retornam, apresenta-se os temas dos Ensinamentos da Igreja, as Respostas das Igrejas, o Casamento e o Divórcio, os Adolescentes e Jovens e a Defesa da Vida.

1 4 0 º A N I V E R S Á R I OD A P A R Ó Q U I A

Através da Lei Provincial N.º 939, de 22 de então a Paróquia passou a ter o território Junho de 1870, foi criada a então Paróquia que possui hoje, envolvendo nove capelas e de Nossa Senhora das Graças da Capunga, cinco colégios católicos. tendo por Matriz provisória a Igreja de São

COMEMORAÇÃOJosé do Manguinho, já que a Igreja Matriz

Por ocasião da festiva data, ocorrerá na ainda não estava concluída.

terça-feira 22 de Junho às 19h30 uma missa Em 25 de fevereiro de 1911 foi criada a solene de Ação de Graças com participação Paróquia de Nossa Senhora de Belém, com de vários padres convidados.território desmembrado da Nossa

Camisas comemorativas já estão sendo Paróquia. Também como desmembra-

vendidas ao preço de quinze reais, e mento, surgiu em 13 de Janeiro de 1941 a

simbolicamente apenas 140 foram Paróquia do Sant íss imo Coração

produzidas.Eucarístico de Jesus no Espinheiro. Daí

Chá BeneficenteEm benefício das Obras Assistenciais mantidas pela Paróquia, realiza-se o evento:

Data: 25 de maio de 2010Hora: 16hLocal: Círculo Militar do Recife

Av. Agamenon Magalhães, s/nAtrações: Chá, sorteios, bingo e Música com o grupo musical Blue MoonBuffet: Ana Goes

A adesão custa R$ 35,00

Page 6: O Porta-Voz - Maio de 2010 (Ano XXIV, Nº10)

Desde o início da missão de Cristo, a mulher demonstra para com Ele e para com o Seu ministério uma sensibilidade especial, que corresponde a uma característica da sua feminilidade. Convém referir igualmente que tal é particularmente confirmado face ao mistério pascal, não só no momento da cruz, mas também na manhã da ressurreição. As mulheres são as primeiras junto à sepultura. São as primeiras a encontrá-la vazia. São as primeiras a ouvir: «Não está aqui, ressus-citou como tinha dito» (Mt 28,6). São as primeiras a abraçar-Lhe os pés (Mt 28,9). São também as primeiras a ser chamadas a anunciar esta verdade aos apóstolos (Mt 28,1-10; Lc 24,8-11).

O Evangelho de João (cf. também Mc 16,9) coloca em destaque a função particular de Maria Madalena, que é a primeira a encontrar Cristo ressuscitado. [...] Por isso, é conhecida também como a «apóstola dos apóstolos». Maria Madalena foi testemunha ocular do Cristo ressuscitado antes dos apóstolos e, por essa razão, foi também a primeira a dar testemunho diante dos apóstolos.

Este acontecimento coroa, em certo sentido, tudo quanto foi precedentemente dito sobre o fato de Cristo confiar as verdades divinas às mulheres, em pé de igualdade com os homens. Pode-se dizer que assim se cumpriram as palavras do profeta: «Derramarei o Meu Espírito sobre todo o homem e tornar-se-ão profetas os vossos filhos e as vossas filhas» (Jl 3,1). Cinquenta dias depois da ressurreição de Cristo, estas palavras são novamente confirmadas no cenáculo de Jerusalém, durante a vinda do Espírito Santo Paráclito (At 2,17). Tudo o que se disse até aqui sobre o comportamento de Cristo em relação às mulheres confirma e esclarece, no Espírito Santo, a verdade sobre a igualdade dos dois, homem e mulher.

6 | FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO

Quem é o Espírito Santo que Jesus Cristo nos revelou?Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (N°047)

É a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Ele é Deus, uno e igual ao Pai e ao Filho.

Ele «procede do Pai» (Jo 15, 26), o qual, princípio sem princípio, é a origem de toda a vida trinitária. E procede também do Filho (Filioque), pelo dom eterno que o Pai faz de Si ao Filho.

Enviado pelo Pai e pelo Filho encarnado, o Espírito Santo conduz a Igreja «ao conhecimento da Verdade total» (Jo 16, 13).

Missão A palavra deriva do latim missio, ligada ao verbo mittere, enviar. É característica do vocabulário cristão, e é empregada com vários significados. O mais comum é o envio com o objetivo de anunciar o Evangelho para aqueles que ainda não tiveram a oprotunidade de conhecê-lo.

No mesmo contexto, quando nos referimos à missão do Filho estamos falando de sua vinda através da encarnação entre nós. De forma semelhante, a Missão do Espírito santo refere-se ao envio dos Apóstolos no dia de Pentescostes.

A “Missão”, redefinida pelo Concílio Vaticano II, é compromisso do No Direito Canônico, a palavra Missão indica a delegação de

colegiado de bispos, reintegra conjuntamente as funções confiadas poderes para uma função.

a Cristo e à sua Igreja. A “Missão da Igreja” está seja na catequese, Missão e a Igreja nos sacramentos, no cuidado pastoral, seja no primeiro anúncio da A Missão toca a todos, e é compromisso de toda Igreja: mensagem da Salvação. Deve estar em todas as funções, gestos e ensinamentos, culto, sacramentos; direção espiritual, também as palavras da Igreja.ditas “pastorais”, tudo é processo missionário, mas não no seu sentido amplo do mandado pleno de Cristo: “Ide pelo mundo todo, e pregai o Evangelho.”

Por colaboração de Lígia Rebelo, apresentamos a definição o significado da palavra Missão para a Igreja segundo o Pe. Elmo Heck

Papa João Paulo II - Mulieris Dignitatem, § 16 (trad. © copyright Libreria Editrice Vaticana)

«Acompanhavam-noos Doze e algumas mulheres»

REFLEXÃO

GLOSSÁRIO BÁSICO DO CRISTÃO CATÓLICO

Perguntas & RespostasDO CATECISMO

ArteSandra agora chama-se Nosso Artesanato e mudou da loja 8 para a loja 2 da Galeria Capunga.

São mais de 60 artesãos de Pernambuco contribuindo com o bom gosto e a qualidade refinada da maravilhosa variedade do nosso artesanato.Excelentes opções de presentes.

ARTESANATO PERNAMBUCANO - BORDADOS DE CAMA, MESA E BANHO - REDES - TAPETES - XILOGRAFIA - TELAS - BRINQUEDOS ARTESANAIS E

EDUCATIVOS - MADEIRA - COURITO - FIBRAS - RECICLÁVEIS - DECOPAGEM - BISCUIT - GESSO MARMORIZADO

Rua Joaquim Nabuco, 747 (loja 2), DerbyGaleria Capunga

Tel: (81) 3221.4490

«A IGREJA É MISSIONÁRIA», MAS QUE MISSÃO É ESSA?

Juventude Missionária em Megamissão (2005)

Page 7: O Porta-Voz - Maio de 2010 (Ano XXIV, Nº10)

FORMAÇÃO | 7

LITURGIA

INTENÇÃO GERAL INTENÇÃO MISSIONÁRIARespeito pela vida humana. Que todas as instituições As Igrejas na Ásia. Que as Igrejas na Ásia,nacionais e transnacionais se comprometam a garantir o respeito que constituem uma «pequena grei» entre as populações não-cristãs,pela vida humana, desde a sua concepção até ao seu fim natural. saibam comunicar o Evangelho e testemunhar com alegria a sua adesão a Cristo.

«A SANTA MISSA - QUESTÃO DE AMOR»Declaração de Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei (Zenit, 02 de Abril)

Junto à violência juvenil e contra as Paulo II, uma petição de “perdão por erros crianças, Cantalamessa indicou a violência coletivos”, o “perdão que uma metade da contra a mulher, “que se torna ainda mais humanidade deveria pedir à outra metade, grave quando cometida no abrigo e na os homens às mulheres”. “Esse pedido não intimidade do lar, frequentemente deve permanecer genérico ou abstrato. justificada com base em preconceitos Deve levar a gestos concretos de conversão, pseudo-religiosos e culturais”. “A violência a palavras de desculpas e de reconciliação contra a mulher torna-se ainda mais odiosa no seio da família e da sociedade”, afirmou.ao refugiar-se justamente no ambiente

“Também na relação com a mulher que onde deveria reinar o respeito recíproco e o

erra, que contraste há entre o agir de Cristo amor: na relação marido e mulher.”

e aquele que ainda verificamos em certos O pregador propôs, a exemplo de João ambientes!”, acrescentou, citando a

Cristo, maior aliado das mulheresContinuação do artigo da capa

passagem evangélica da mulher adúltera. “O adultério é um pecado que se comete sempre a dois, mas para o qual apenas um tem sido sempre (em algumas partes do mundo, ainda hoje) punido.”

“Há famílias nas quais o homem se julga autorizado a levantar a voz e as mãos para a dona de casa. Esposa e filhos vivem sob a constante ameaça da ‘ira do papai’.” “A estes homens talvez valesse dizer: Caros colegas homens, criando-vos varões, Deus não vos concedeu o direito de bater os punhos contra a mesa por qualquer motivo. A palavra dirigida a Eva após sua culpa – ‘Ele (homem) te dominará – era uma amarga previsão, não uma autorização.”

O que o senhor recomendaria aos católicos descendente do dom redentor de Deus, mas também que dizem que se “entediam” na Missa? uma mediação ascendente, oferecimento do homem Eu lhes recomendaria que participassem com a Deus: seu trabalho e seus padecimentos, suas penas sinceridade da Missa, buscando e amando Jesus. São e alegrias, tudo isso unido a Cristo: por Ele, com Ele e Josemaría escreveu em Caminho: “Você diz que a n’Ele. Não posso deixar de dizer que ver como São Missa é longa, mas eu acrescento: porque seu amor é Josemaría celebrava o Santo Sacrifício produziu em curto”. mim um sério impacto, ao contemplar como era a

sua devoção eucarística diária.Não podemos dar muita importância ao sentimento: entusiasmo ou apatia, vontade ou falta de vontade. A Toca profundamente a alma considerar que, na Missa é sacrifício: Cristo se entrega por amor. É uma apresentação das oferendas, o sacerdote pede a Deus ação de Deus e não podemos captar plenamente sua que acolha o pão e o vinho, que são “fruto da terra e grandeza, por nossa condição limitada do trabalho do homem”. Em qualquer de criaturas. Mas podemos fazer o circunstância, o homem pode oferecer esforço não somente de estar na Missa, seu trabalho a Deus, mas na Missa essa mas de vivê-la em união com Cristo e oferenda alcança seu pleno sentido e com a Igreja. valor, porque Cristo a une ao seu

sacrifício, que oferece ao Pai pela salvação dos Quando o senhor descobriu o mistério

homens.escondido e revelado pela Eucaristia?

Quando a Missa é o centro e a raiz do dia do cristão, Dom Echevarría: Graças a Deus, procuro redescobri-quando todas as suas atividades estão orientadas ao lo todos os dias: na liturgia da palavra – que ajuda a sacrifício eucarístico, pode-se afirmar que todo o seu manter o diálogo com Deus ao longo do dia – e na dia é uma Missa e que seu lugar de trabalho é um liturgia eucarística. Deveríamos nos admirar sempre altar, onde ele se entrega plenamente a Deus, como diante desta realidade que nos supera, mas da qual o seu filho amado.Senhor nos permite participar, ou melhor, convida-

nos a participar.______________________________Leia a entrevista na íntegra no blog do Porta-voz:

Na Missa, não somente se cumpre uma comunicação http://o-porta-voz.blogspot.com

Você diz que a Missa élonga, mas eu acrescento:porque seu amor é curto

“”

INTENÇÕES DE ORAÇÃO DO PAPA PARA O MÊS DE JUNHO DE 2010

Page 8: O Porta-Voz - Maio de 2010 (Ano XXIV, Nº10)

8 | ACONTECE NA IGREJA

Pen

tecoste

s

ENCONTRO DE NOIVOS FESTA JUNINA

FEIJOBINGO FORMAÇÃO

Tão boa quanto a festa, é a preparação para a festa. Em Julho,dias 03 (à tarde) e 04 (pela manhã).

Procure a secretaria paroquial e inscreva-se já! Vagas limitadas.

No dia 23 de maio de 2010 a Igreja celebra o de que sejamos suas testemunhas, que a Solenidade de Pentecostes, que ocorre 50 com nossas palavras e principalmente com dias após a Páscoa. a nossa ação, mostremos a todos que

seguimos os seus ensinamentos.Na primeira festa judaica de Pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias Veja a promessa de Jesus em sua Bíblia. depois da Páscoa, o Espírito Santo desceu Está no livro de João, capítulo 15, sobre a comunidade cristã de Jerusalém na versículos 26 e 27.forma de línguas de fogo; todos ficaram

Os Sete Dons do Espírito Santocheios do Espírito Santo e começaram a

Inspirados no texto do profeta Isaías (Is falar em outras línguas (At 2,1-4).

11,2-3), os sete dons do Espírito Santo são Você sabe quem é o Espírito Santo? um presente para nós, mas também nos O Espírito Santo é a terceira pessoa da comprometem a buscar um mundo mais Santíssima Trindade, formada pelo Pai, justo e humano, a perseverar na fé e na pelo Filho e pelo Espírito Santo. Ele é o esperança, mesmo em meio a dificuldades.prometido de Jesus para que não nos

Os sete Dons são: Sabedoria, Inteligência, - sintamos sozinhos e desprotegidos. Ao

Ciência, Temor de Deus, Piedade, Fortaleza mesmo tempo em que Jesus fez essa

e Conselho.promessa, Ele também nos fez um pedido:

PENTECOSTES

PARÓQUIA RENOVA WEBSITENO DOMINGO DE PENTECOSTES

Feijão, Brindes e Convivência.O melhor tempero!

Almoce em comunidadeDomingo, 16 de MaioSalão Paroquial

19/05, 19h30 24/05, 20h10/06, 19h30

Aproveite as oportunidades que nossa Paróquia oferece para a sua capacitaçãoNo Salão Paroquial (Matriz), sem necessidade de inscrição.

«A Queda do Império Romano»«Fé e Conversão»«Visão Geral da Idade Média»

A primeira e a terceira palestras fazem parte do tema «A História da Igreja». Leia mais na página 3.

Comidas típicas e música ao vivo

Venha pro nosso arraial!Sábado, 05 de JunhoNo Salão Paroquial, 19h30

No ar desde 18 de Fevereiro de 2008, o utilizada para apoiar a evangelização na intuitivo atual site da paróquia (no domínio Crisma dos jovens, por exemplo. E também para www.matrizdasgracas.com.br) contou com tem sido uma ferramenta útil para agilizar usuários quase 10.900 acessos, uma média de 100 decisões e disseminar ideias entre os jovens inexperi-acessos por semana. do Movimento Regnum Christi. entes. Não só pra visitantes, mas também

para representantes das associações que O fato é que o número de usuários da rede Agora outras associações, com membros

queiram, sozinhos, inserir informações mundial de computadores vem mais velhos, vêm aprendendo a utilizar a

sobre seus grupos e suas atividades.aumentando consideravelmente nos internet na divulgação dos eventos.últimos anos, saindo da esfera dos jovens e Confira, a partir do Domingo de

Nesse contexto vem a reformulação do site chegando também ao público adulto. Pentecostes, 23 de Maio, no novo endereço:

da Paróquia busca mais do que um layout www.paroquiadasgracas.com.br

Há pelo menos cinco anos a internet já era bonito. O objetivo é torná-lo prático e