o orÇamento da ue para o futuro · resto do mundo e na assistência aos países que se ......

3
2 de maio de 2018 O ORÇAMENTO DA UE PARA O FUTURO PAÍSES VIZINHOS E O RESTO DO MUNDO Fonte: Comissão Europeia Investir na ação externa da União Europeia nos países vizinhos e no resto do mundo e na assistência aos países que se preparam para aderir à União Europeia POR QUE MOTIVO É UMA PRIORIDADE? A União Europeia é o maior doador de ajuda ao desenvolvimento a nível mundial e o primeiro parceiro comercial e primeiro investidor externo de quase todos os países do mundo. Enquanto União que promove a paz e a estabilidade e exporta os seus valores e normas, é confrontada com numerosos desafios e também com oportunidades num mundo cada vez mais complexo e conectado. A prosperidade e a paz na vizinhança da UE têm um impacto positivo na sua própria prosperidade. O orçamento da UE ajuda a União a concretizar as suas prioridades a nível mundial, a dar resposta aos desafios e oportunidades e a promover os seus interesses no mundo, nomeadamente através de soluções multilaterais. O novo orçamento de longo prazo introduzirá uma modernização significativa da dimensão externa do orçamento da UE. Irá aumentar a eficácia e a visibilidade das políticas externas da UE, reforçar a coordenação com as políticas internas e dar à UE a flexibilidade necessária para responder mais rapidamente a novas crises e desafios. QUAIS SÃO AS IMPLICAÇÕES EM TERMOS FINANCEIROS? A Comissão propõe que no futuro orçamento de longo prazo da UE se aumente em 26 % o investimento nas ações externas, de modo a atingir 123 mil milhões de EUR, e se proceda a uma importante reestruturação dos instrumentos de ação externa da UE, a fim de assegurar uma maior coerência, tornar mais eficaz a cooperação, simplificar os procedimentos e tirar partido das economias de escala. Em milhares de milhões de EUR 100 80 60 40 20 0 x1,2 x1,3 x1,2 Instrumento de Vizinhança e Cooperação Internacional 2014–2020 2021–2027 Ajuda humanitária Assistência de pré- adesão

Upload: dinhnhu

Post on 20-Jan-2019

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2 de maio de 2018

O ORÇAMENTO DA UE PARA O FUTURO

PAÍSES VIZINHOS E O RESTO DO MUNDO

Font

e: C

omis

são

Euro

peia

Investir na ação externa da União Europeia nos países vizinhos e no resto do mundo e na assistência

aos países que se preparam para aderir à União Europeia

POR QUE MOTIVO É UMA PRIORIDADE?A União Europeia é o maior doador de ajuda ao desenvolvimento a nível mundial e o primeiro parceiro comercial e primeiro investidor externo de quase todos os países do mundo. Enquanto União que promove a paz e a estabilidade e exporta os seus valores e normas, é confrontada com numerosos desafios e também com oportunidades num mundo cada vez mais complexo e conectado. A prosperidade e a paz na vizinhança da UE têm um impacto positivo na sua própria prosperidade.

O orçamento da UE ajuda a União a concretizar as suas prioridades a nível mundial, a dar resposta aos desafios e oportunidades e a promover os seus interesses no mundo, nomeadamente através de soluções multilaterais. O novo orçamento de longo prazo introduzirá uma modernização significativa da dimensão externa do orçamento da UE. Irá aumentar a eficácia e a visibilidade das políticas externas da UE, reforçar a coordenação com as políticas internas e dar à UE a flexibilidade necessária para responder mais rapidamente a novas crises e desafios.

QUAIS SÃO AS IMPLICAÇÕES EM TERMOS FINANCEIROS?

A Comissão propõe que no futuro orçamento de longo prazo da UE se aumente em 26 % o investimento nas ações externas, de modo a atingir 123 mil milhões de EUR, e se proceda a uma importante reestruturação dos instrumentos de ação externa da UE, a fim de assegurar uma maior coerência, tornar mais eficaz a cooperação, simplificar os procedimentos e tirar partido das economias de escala.

Em milhares de milhões de EUR

100

80

60

40

20

0

x1,2

x1,3 x1,2

Instrumento de Vizinhança e Cooperação Internacional 2014–2020 2021–2027

Ajuda humanitária

Assistência de pré-adesão

> Uma modernização significativa da «dimensão externa» do orçamento da UE, a fim de aumentar a sua eficácia e visibilidade.

> A maior parte dos instrumentos existentes é agrupada num único instrumento de vizinhança, desenvolvimento e cooperação Internacional de âmbito mundial.

> A arquitetura financeira será ainda mais simplificada, através da integração do Fundo Europeu de Desenvolvimento no orçamento da UE.

> O instrumento de vizinhança e cooperação internacional terá:

● Um pilar geográfico («colaborar com os parceiros») para cobrir a cooperação programada com os países vizinhos e com todos os outros países não pertencentes à UE. As dotações orçamentais são circunscritas às regiões geográficas, em especial os países vizinhos e África.

● Um pilar temático («alcançar objetivos comuns») que abordará questões de natureza global e/ou iniciativas políticas emblemáticas.

● Um pilar de resposta rápida para a gestão de crises, a prevenção de conflitos e o reforço da resiliência.

● Uma reserva de flexibilidade para dar resposta a prioridades urgentes, atuais ou futuras. Um objetivo fundamental dessa reserva deverá consistir em dar resposta às pressões migratórias, mas também fazer face a necessidades em matéria de estabilidade e segurança, a acontecimentos imprevistos e a novas iniciativas e prioridades no plano internacional.

● Uma nova arquitetura de investimento permitirá captar recursos suplementares de outros doadores e do setor privado, tomando por base o Plano de Investimento Externo Europeu e o Fundo Europeu para o Desenvolvimento Sustentável.

O QUE HÁ DE NOVO NAS PROPOSTAS DA COMISSÃO?

DE QUE OUTRO MODO IRÁ O FUTURO ORÇAMENTO DA UE DAR UM CONTRIBUTO SIGNIFICATIVO NESTE DOMÍNIO?

O Instrumento de Assistência de Pré-Adesão: ● apoiará os países candidatos e os países potencialmente candidatos à adesão à UE nos seus esforços para cumprir os critérios de adesão.

O Instrumento de Ajuda Humanitária: ● prestará assistência da UE em função das necessidades a fim de salvar e preservar vidas, evitar e atenuar o sofrimento humano e salvaguardar a integridade e a dignidade das populações afetadas por catástrofes naturais ou causadas pelo homem.

O orçamento da Política Externa e de Segurança Comum: ● permitirá dar resposta aos conflitos e crises externos, desenvolver as capacidades dos parceiros e proteger a União Europeia e os seus cidadãos.

Países Vizinhos

Democracia e Direitos humanos / Sociedade civil no contexto do desenvolvimento

Estabilidade e paz

Outros desafios mundiais

África subsariana Ásia, Médio Oriente e Pacífico

Américas e Caraíbas

Instrumento de Vizinhança e Cooperação Internacional

Colaborar com os parceiros

Alcançar Objetivos ComunsDireitos Humanos

DemocraciaOrganizações da sociedade civil

SegurançaDesenvolvimento sustentável

Resposta rápida

Reserva para novos desafios e prioridades

Prin

t IS

BN 9

78-9

2-79

-845

71-0

do

i:10.

2775

/882

0 N

A-02

-18-

463-

PT-C

PDF

ISBN

978

-92-

79-8

4603

-8

doi:1

0.27

75/1

1562

2 N

A-02

-18-

463-

PT-N

Instrumentos geográficos propostos

QFP 2021-2027

Colaboração com os países vizinhos e os parceiros

IPA: Instrumento de pré-adesão

Decisão relativa à Gronelândia

Instrumentos geográficos atuais

QFP Geográfico 2014-2020

IPA: Instrumento de pré-adesão

FED: Fundo Europeu de Desenvolvimento

IEV: Instrumento Europeu de Vizinhança

ICD: Instrumento de Cooperação para o Desenvolvimento

Decisão relativa à Gronelândia

IP: Instrumento de Parceria

A Decisão de Associação Ultramarina:

● continuará a especificar as regras e os procedimentos para a associação da UE aos países e territórios ultramarinos, incluindo a Gronelândia.

PRÓXIMAS ETAPAS

Pacote «Quadro financeiro plurianual após 2020»

Propostas legislativas setoriais para os programas de despesas

Conselho Europeu

Conselho Europeu

Conselho Europeu

Conselho Europeu

Cimeira de Sibiu

02/05 2018

14/06 2018

09/05 2019

28-29/ 06/2018

18-19/ 10/2018

13-14/ 12/2018

21-22/ 03/2019

12/09 2018

Discurso do Presidente Juncker sobre o estado da União