o mundo em conflito

21

Upload: alinesantana1422

Post on 11-Feb-2017

382 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: O mundo em conflito
Page 2: O mundo em conflito

conflitos do século

Século XXImundo inundado de mudanças, tensões, enormes conflitos e

divisões sociais e ataque destrutivo da tecnologia moderna ao ambiente

natural.

Page 3: O mundo em conflito

ORIGEM DOS CONFLITOS• Os conflitos contemporâneos são bem mais complexos

do que a simples busca pelo poder. Eles envolvem uma serie de fatores econômicos, sociais, ideológicos, religiosos e políticos em diferentes escalas. Além disso, esses embates apresentam diferentes modalidades e diversas estratégias.

Page 4: O mundo em conflito

FALENCIA DO ESTADO• Juridicamente é impossível um estado falir por que ele não é uma

entidade econômica nem uma empresa. Entretanto em alguns países a estrutura administrativa do estado é incapaz de assegurar um controle eficiente do território e a violência explode por todos os lados e de todas as formas. Diante de tal situação e da insegurança, um pais nessas condições apresenta altos índices de criminalidade, altos índices de corrupção, e a presença de grupos paramilitares ou terroristas, que dominam parte do território. A população consequentemente sofre toda espécie de violação dos direitos humanos, o que faz aumentar o numero de refugiados.

Page 5: O mundo em conflito

O que são refugiados de guerra?

pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa.

Page 6: O mundo em conflito

PIRATARIA• Um grave problema de caráter

internacional é a pirataria, ato que promove ataque de navios para roubo de carga ou sequestro de reféns, principalmente no Oceano Indico. Piratas baseados na Somália atacam navios de todas as nacionalidades principalmente no golfo de Áden.

Inúmeros barcos pesqueiros, navios de carga ou cruzeiros de lazer tem sido vitimas desses piratas do século XXI.

Page 7: O mundo em conflito

SEPARATISMO• O nacionalismo separatista é uma

das principais causas dos conflitos no mundo. O desejo de soberania de ter seu próprio território e administrar seu próprio destino leva a comunidades nacionais que vivem em Estado-Nação, governado por outo povo que não é o seu, a lutar.

As reivindicações separatistas podem ser feitas através de conflitos ou de formas pacifica.

Page 8: O mundo em conflito

TERRORISMO Uma entre muitas formas de manifestação de alguns grupos separatistas e de todo tipo de extremistas em defesa de sua causa é o terrorismo, tipo de ação que tem sido responsável pela morte de milhares de inocentes. Não existe um conceito internacional do que seja uma organização terrorista. Elas existem no mundo inteiro e são assim consideradas por utilizarem o terror na luta por seus ideais: Explosão de bomba (Homens-bomba, Mulheres-bomba, Carros-bomba). Em lugares públicos de grandes movimento, ou de sequestro de pessoas e de meios de transporte, como ônibus de turistas, navios e aviões.

Page 9: O mundo em conflito

•Podemos, assim, dar as seguintes definições sucintas de terrorismo:

• Terrorismo físico - Uso de violência, assassinato e tortura para impor seus interesses.• Terrorismo psicológico - Indução do medo por meio da divulgação de

noticias em benefício próprio (guerra psicológica)• Terrorismo de Estado - Recurso usado por governos ou grupos para

manipular uma população conforme seus interesses.• Terrorismo econômico - Subjugar economicamente uma população

por conveniência própria (embargo econômico).• Terrorismo religioso - Quando o incentivo do terrorismo vem de

alguma religião.

Page 10: O mundo em conflito

TERRORISMO ISLÃMICO• Terrorismo islâmico também conhecido como terrorismo islamita é

uma forma de terrorismo religioso cometida por extremistas islâmicos com o propósito de atingir variadas metas políticas ou religiosas.

Em alguns países que adotam a religião mulçumana, os grupos terrorista islâmicos causam inúmeros problemas aos governantes e á população local. Entre esses países podemos citar : Sudão, Líbia, Argélia, Egito, Iraque, Quênia. Há também países como Ira, Síria e Afeganistão que são acusados pelo estados unidos de abrigar e proteger os terroristas.

Page 11: O mundo em conflito
Page 12: O mundo em conflito

CONFLITOS E DISPUTAS PELO MUNDO• O fim da guerra fria, ao contrario só que se pensa , não trouxe para o mundo nem a paz, nem o desarmamento.

Page 13: O mundo em conflito

Conflitos na Europa Europa conheceu no final do século XX uma profunda mudança em suas fronteiras após o fim da União Soviética e dos regime comunistas. A Europa enfrenta uma grande crise de refugiados e imigrantes, mais de 300 mil pessoas tentaram chegar ao continente por meio de travessias perigosas no Mediterrâneo. O fluxo intenso de pessoas esta relacionada a situação de conflitos armados e de perseguição existente em vários países Principalmente na Ásia e na África. Atualmente a região de Cáucaso é a região mais instável do continente em razão de sua posição estratégica - é passagem dos dutos que transportam petróleo da Ásia central.

Page 14: O mundo em conflito

CONFLITOS NA ÁFRICA• O continente africano, em sua porção subsaariana é palco constante

de guerras civis desencadeadas por golpes de Estado, rivalidades tribais, luta pelas riquezas mineiras. A divisão artificial do continente pelos europeus, que reuniu tribos rivais em um mesmo território, acabou levando a essa situação conflitante. Grande parte das guerras é incentivada ou apoiada por países ricos, interessados nas riquezas do território, que são utilizadas também a compra de armas. O século XXI trouxe mais instabilidade politica para o continente.• São vários os conflitos no continente africano; o que é pior, muitos

deles estão longe de um processo de pacificação.

Page 15: O mundo em conflito

• A maioria é motivada por diferenças étnicas, é o que acontece em Ruanda, Mali, Senegal, Burundi, Libéria, Congo e Somália, por exemplo. Outros por disputas territoriais como Serra Leoa, Somália e Etiópia; questões religiosas também geram conflitos, é o que acontece na Argélia e no Sudão. Além de tantas políticas ditatoriais instaladas, a que teve maior repercussão foi o apartheid na África do Sul – política de segregação racial que foi oficializada em 1948. • A participação de crianças nos conflitos

armados

Page 16: O mundo em conflito

CONFLITOS NA AMERICA• Neste continente, as disputas mais graves dizem respeito as Guerrilhas da

américa latina, sobretudo as que se relacionam ao narcotráfico.

GUERRILHA: Luta armada empreendida por um movimento revolucionário, caracterizado por ações descontinuas, emboscadas ou ataques-surpresa . As guerrilhas são praticadas por grupos que pretendem

inquietar e desabilitar o inimigo.

Page 17: O mundo em conflito

As GUERRILHAS NA AMERICA LATINA• As guerrilhas na américa latina

iniciaram-se Durante a guerra fria. Eram em sua maioria de esquerda, de ideologia marxista ou maoísta, e tinham por objetivo instalar Estados socialistas nos países em que atuavam. Por meio de movimentos organizados, os guerrilheiros procuravam desestabilizar os governos locais, que por sua vez formaram grupos (De Direita) para contra-atacar

Page 18: O mundo em conflito

CONFLITOS NA ASIA

Os conflitos étnicos acontecem por diferenças de religião, nacionalidade e por questões políticas. No

continente asiático podemos encontrar 60% da população mundial, numa mistura de várias etnias. Por

isso, os conflitos étnicos são comuns nessa região.

Page 19: O mundo em conflito

Índia – Nesse país os conflitos são entre hindus, que correspondem a 82% da população da Índia, e os muçulmanos, que representam apenas 12% da população. Os conflitos acontecem por diferenças nas crenças religiosas. Os muçulmanos estariam interferindo no sistema de castas estabelecido pela religião hindu na sociedade indiana.

Paquistão – Os conflitos acontecem entre as minorias étnico-religiosas que vivem no Paquistão e os muçulmanos. As causas são discriminação no mercado de trabalho, nas universidades e nos cargos públicos e violenta repressão sofrida principalmente pelos urdus.

Principais conflitos étnicos dos países da Ásia

Page 20: O mundo em conflito

• Oriente Médio – Marcado pelos conflitos entre muçulmanos e judeus por causa do domínio da região do Estado de Israel. Esse conflito já deu início a várias guerras entre árabes e israelenses.

• China – Os conflitos acontecem entre a etnia han e as outras 55 etnias que formam a população da China.

• Tibete – Os conflitos acontecem entre chineses e tibetanos por questões territoriais. O Tibete é uma região situada a sudoeste do território da China, mas é um Estado independente. A China afirma que o Tibete faz parte do seu território.

Page 21: O mundo em conflito