o mestrado em som e imagem é um programa de formação …

21

Upload: others

Post on 21-Oct-2021

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …
Page 2: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

Universidade Católica PortuguesaEscola das Artes Departamento de Som e ImagemRua Diogo Botelho, 13274169-005 Porto

+351 22 619 62 [email protected]

Design Gráfico: Constança Nobre, no âmbito da disciplina Projecto Interdisciplinar: Atelier de Design

O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação Universi-tário Avançado, Inovador e de Referência oferecendo áreas de espe-cialização em:• Animação por Computador• Arte Multimédia• Cinema e Audiovisual• Design de SomCom um corpo de docentes que inclui profissionais e artistas reconhe-cidos no mercado global assim como experientes orientadores univer-sitários este Mestrado constitui uma oportunidade para integrar uma comunidade criativa, cujos projectos desenvolvidos se complementam de forma orgânica no âmbito curricular das diferentes áreas de espe-cialização, seguindo um modelo empreendedor na criação de conteú-dos Digitais.

Prof. Doutor Carlos Caires, Coordenador do Mestrado em Som e Imagem

O Mestrado em Fotografia está pensado de maneira a acompanhar e inserir as reflexões e os trabalhos práticos dos discentes nas prob-lemáticas contemporâneas da Fotografia e da sua relação com as out-ras disciplinas artísticas. Os mestrandos serão levados a questionar tanto a estética documental e os limites do realismo, como os efeitos da profusão das imagens (nomeadamente nos média) sobre a nossa interpretação do real e sobre os nossos comportamentos. Uma atitude comprometida face às problemáticas fotográficas con-temporâneas representa o melhor modo de perceber os desafios da imagem hoje, no universo digital, bem como interpretar as escolhas e decisões efetuadas no contexto de exposições, conferências ou encomendas feitas por vários tipos de instituições como museus e galerias, entre outras.

Prof. Doutora Jenny Feray,Coordenadora do Mestrado em Fotografia

Page 3: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

CINEMA E AUDIOVISUAL

09ANIMAÇÃO POR COMPUTADOR

15DESIGN DE SOM

21ARTE MULTIMÉDIA

31FOTOGRAFIA

35

09 Introdução10 Bom Dia, Alegria!11 Viagem12 A Letra T

15 Introdução16 A Helping Hoot17 Napoleon’s Unsung

Batle18 Night Fright

21 Introdução22 Bruno Santos22 Céline Valente23 Guilherme Pereira23 João Almeida24 José Dinis Henriques24 Manuel Mendes25 Renato Veloso26 “Napoleon’s Unsung

Batle” (animação)26 “Viagem” (ficção)27 “A Helping Hoot”

(animação, comédia)27 “Bom Dia, Alegria!”

(ficção) 28 Tábua Rasa #3

31 Introdução32 Desenho de

Interfaces Cérebro-Computador para a Web

37 (des)construções:para uma arquite-tura fotográfica

38 Como Dizer Adeus39 De ti herdei o nome40 After pietà

Page 4: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

Especialização em:

CINEMA E AUDIOVISUALMEstrado EM soM E IMagEM

Page 5: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

9

A especialidade na área do Cinema e Audiovisual proporcio-na ao aluno os conhecimentos necessários para a criação de obras audiovisuais de elevado valor artístico e cultural. A formação especializada centra-se no desenvolvimento de trabalhos de autor desde a ideia original, o guião cine-matográfico, até ao produto final: a narrativa audiovisual. O ênfase principal radica em desenvolver conhecimentos es-pecíficos na produção audiovisual, experiência profissional, habilidades técnicas e criativas e a construção de um cur-riculum de grande qualidade artística e profissional na área de especialização que cada aluno escolhe desenvolver durante a sua formação.O trabalho desenvolvido pelos nossos alunos participa em festivais internacionais em todo o mundo, acumulando anual-mente novos prémios e menções honrosas pela qualidade dos seus trabalhos. Este ano o júri do Festival do Fantasporto out-orgou à Escola das Artes o prémio de Melhor Escola de Cinema de Portugal e elegeu uma das nossas produções Melhor Filme Português. Por outro lado, é igualmente importante sublinhar o alto nível de empregabilidade dos nossos alunos que chega a atingir mais de 75%.

Prof. Doutor Carlos Ruiz,coordenador

Page 6: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

Mestrado eM soM e IMageM: especIalIzação cIneMa e audIovIsual

10 11

Curta-Metragem de Ficção22 minutosHD 16:9 | Cor

Leonor tem um trabalho invulgar: acordar pessoas. “Bom dia, Alegria” é uma empresa que pretende aju-dar as pessoas a encarar a dificul-dade de acordar e de enfrentar mais um dia cheio de problemas e preocu-pações. Mas o que é ao certo, acor-dar alguém e lidar com a sua intimi-dade? Leonor descobre em primeira mão, ao deparar-se com um cliente fora do comum.

Realização e Argumento João LourençoProdução Teresa AlmeidaEdição Pedro BaranitaDirecção de Som Manuel MendesDirecção de Fotografia Simone AlmeidaDirecção de Arte Morgana de CastroCaracterização Mariana Vidal, Lurdes MonteiroAssistente de Realização Sofia TeixeiraAssistentes de Produção Lurdes Monteiro, Joel Sá PintoAssistente de Fotografia António Pinheiro, Catarina Guiomar, Gabriela AlmeidaAssistente de Som Rita Gradim, Mariana CostaDesign Igor SilvaEfeitos Especiais Tiago CaladoMúsica Original Manuel MendesElenco Cristóvão Carvalheiro, Jaime Monsanto, Teresa Arcanjo

bom dia, alegria!

Curta-Metragem de Ficção15 minutosHD 16:9 | Cor

Alex, no seu bairro, aprendeu a crescer à força. O seu pai conduz um táxi, mas hoje está doente e não foi trabalhar. Alex sai de casa com o táxi do pai e conduz até à esco-la, à procura do seu amigo Rafa. Hoje é um dia diferente.

Elenco Diogo Martins, Pedro Emanuel, Cindy Fernandes, Rui Paixão, Jaime MonsantoRealização e Argumento José MagroProdução Pedro MoreiraDirecção de Fotografia Miguel da SantaDirecção de Som Dinis Henriques, João AlmeidaCaptação de Som Dinis Henriques, João Almeida, João NegrãoDirecção de Arte Francisco BartilottiEdição Gabriel PerronePós-Produção áudio Dinis Henriques, João Almeida, Tiago CardosoAssistente de Realização Armando FreitasAssistente de Produção Mariana VidalAssistente de Fotografia António Pinheiro, Luís CostaCaracterização Márcia GonçalvesMaking-Of Catarina Guiomar

Viagem

Page 7: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

Especialização em:

ANIMAÇÃO POR COMPUTADOR

MEstrado EM soM E IMagEM

MEstrado EM soM E IMagEM: EspEcIalIzação cInEMa E audIovIsual

12

DocumentárioHD 16:9 | Cor

O objectivo deste trabalho é realçar, em toda a sua base, o percurso de vida das pessoas Transexuais assim como a importância de Centros como a CASA, ECOS, ILGA, Hospital Magalhães Lemos, Departamento de Cirurgia Plástica do Hospital de Coimbra e GRIT, instituições que dedicam a sua atividade a uma franja da sociedade que tem sido ignorada: as pessoas Transexuais. Pretende fazer-se uma chamada de atenção para os problemas que a sociedade civil ainda esconde debaixo do tapete, esperando que o esquecimento os resolva.

Realização Gabriela SantoméProdução Rute VaretaOperador de Câmara Weronika Norbert

a letra t

Page 8: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

15

z

Animação por Computador é uma área central nas indústrias criativas e dos audiovisuais do novo milénio. O trabalho dos alunos é orientado para a criação de projectos de cinemade animação que envolvem técnicas práticas e artísticas diver-sas, tais como a modelação, iluminação e texturização 3D; os efeitos visuais que integram imagem real e imagem 3D; o design, edição e grafismo para vídeo; o estudo de personagens e narrativas.O Mestrado na área da Animação por Computador confere competências para intervir em diferentes domínios (Cinema de Animação, Visualização Arquitectónica, Efeitos Visuais, Grafis-mo em Cinema e Publicidade,…) sempre em articulação com profissionais de outras áreas de especialização também ofere-cidas pela Escola das Artes em articulação com este programa (Artes Digitais, Design de Som, Cinema e Audiovisual).

Prof. Doutora Sahra Kunz e Mestre Ricardo Megre,orientadores

Page 9: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

Mestrado eM soM e IMageM: especIalIzação anIMação por coMputador

16 17

ComédiaAnimação 2D05 minutosHD 16:9 | Cor

Argumento, Storyboard Tiago Monteiro Desenvolvimento Visual Tiago MonteiroAnimador Principal Tiago MonteiroAnimadores Inbetweeners Tiago Monteiro, Ana Rita Teixeira, Catarina CoimbraLimpeza de Frames Tiago Monteiro, Ana Rita Teixeira, Catarina CoimbraBackgrounds Tiago MonteiroVozes Tiago Monteiro, João Moura, Simão Carneiro, Manuel MendesDesign de Som Bruno SantosBanda Sonora Bruno Santos, Sónia SantosOrientado por Ricardo Megre, Sahra Kunz

a Helping Hoot

Durante um acampamento no meio da floresta, um homem geralmente bem-disposto oferece-se para ir bus-car lenha. Horas depois, ainda está à procura do caminho de regresso. Não só o mapa que leva consigo não é nada claro, como acaba por anoite-cer. Cansado, frustrado e irritado, o campista vagueia pela floresta durante horas.Perto dele, um mocho que tenta dor-mir, não consegue ignorar o barulho causado pelo campista perdido. Ape-sar das suas próprias limitações como animal, o mocho está determinado a mostrar-lhe o caminho de volta.

ComédiaAnimação 3D Motion Capture02 minutosHD 16:9 | Cor

Nesta história será contada uma das batalhas menos conhecidas de Napoleão Bonaparte. Para triunfar, Napoleão terá de ultrapassar uma série de desafios e ao fazê-lo colo-cará a sua vida em perigo.Conseguirá o Grande General ser bem sucedido desta vez?

Argumento e Realização João Paiva Storyboard João Paiva Desenvolvimento Visual João PaivaRigging e Animação João PaivaMocap Actor João MouraPós-produção João PaivaDesign de som Céline ValenteBanda Sonora Marcos TavaresOrientado por Ricardo Megre, Sahra Kunz

napoleon’sUnsUng batle

Page 10: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

Especialização em:

DESIGN DE SOMMEstrado EM soM E iMagEM

MEstrado EM soM E iMagEM: EspEcialização aniMação por coMputador

18

Comédia / TerrorAnimação 3D03 minutosHD 16:9 | Cor

Um homem idoso é acordado para uma noite que irá mudar a sua vida para sempre.

nigHt FrigHt

Argumento, Realização João Moura, Simão CarneiroStoryboard João Moura, Simão CarneiroDesenvolvimento Visual João MouraRigging e Animação Simão CarneiroRigging facial Ricardo PinheiroEfeitos visuais Pedro MaiaPós-produção João Moura, Simão CarneiroDesign de som Tiago CardosoBanda sonora Tiago CardosoOrientado por Ricardo Megre, Sahra Kunz

Page 11: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

21

O Design de Som é uma área central nas indústrias criati-vas e dos audiovisuais. Inclui processos técnicos e criativos de gravação, manipulação e organização de elementos sonoros em cinema, teatro, gravações musicais, instalações artísticas, jogos de computador, concertos, entre outros projectos. O trabalho dos alunos é orientado para a elaboração de projec-tos nas várias vertentes da criação sonora, envolvendo técni-cas práticas e artísticas diversas, tais como: o estudo do som, a microfonia, a gravação, síntese, processamento, misturae pós-produção, utilizando tanto meios analógicos como digitais.

Mestre Vítor Joaquim,orientador

Page 12: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

22 23

Mestrado eM soM e IMageM: especIalIzação desIgn de soM

brUno santos

H2O

Escultura sonora interactiva em am-biente aquático. Tem como objecti-vo a criação de um ambiente sonoro imersivo resultante da transposição dos sons captados no interior de um aquário para o meio ambiente através de processos de espacial-ização.

cÉline Valente

Estudo sobre o impacto da internet e das tecnologias digitais na criação e produção musical, assim como nos modelos de distribuição musical tradicionais.

gUilHerme pereiraGuitarra Eléctrica, Uma Abordagem de Expressão Aumentada

Este projecto enquadra-se na temática dos novos instrumentos para expressão musical, mais pre-cisamente na área dos instrumen-tos aumentados, um conceito inte-grado nas conferências NIME (New Interfaces for Musical Expression). A base deste projecto, assenta pois na transformação e no aumento das capacidades expressivas de uma guitarra eléctrica tradicional.

João almeida

Desenvolvimento de um méto-do/software em que seja possível aplicar os resultados obtidos num contexto real em estúdio.

O Impacto da Internet e das NovasTecnologias no Processo Criativo

Investigação analítica no campo da músi-ca que aborda o tema do “som ideal” de uma bateria em contextos comerciais

Page 13: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

24 25

Mestrado eM soM e IMageM: especIalIzação desIgn de soM

JosÉ dinisHenriqUes

manUel mendes

Design de som para uma peça de teatro e recriação de toda a sua componente sonora em ambiente imersivo, através de espacialização sonora.

renato VelosoMachine Echoes: Pirâmide Sound Sculpture

Instalação sonora interactiva con-stituída por um instrumento-escultu-ra sonora que produz som ambiente em função dos movimentos e dos gestos do público, ao mesmo tem-po que permite a interacção direc-ta à semelhança de um instrumento tradicional.

Estudo da hierarquia de precedência de processos auditivos na segregação e selecção de fontes

Estudo sobre os processos auditivos associados à escuta discriminatória e à capacidade de concentração sobre sons específicos em circun-stâncias ambientais com múltiplas fontes sonoras.

Imersão Teatral

Page 14: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

26 27

Mestrado eM soM e IMageM: especIalIzação desIgn de soM

“napoleon’s UnsUng batle” (animação)

Céline Valente

Nesta animação foi realizada a cap-tação de ambientes, foleys e design de som.

“Viagem” (Ficção)

José Dinis Henriques, João AlmeidaCaptação de som (directos), gravação de ambientes e foleys, edição e mistura de som em sur-round (5.1).

“a Helping Hoot” (animação, comÉdia) Bruno Santos

Produção sonora: captação de vozes, foleys, criação de sound effects, banda sonora original e mistura em surround.

“bom dia, alegria!” (Ficção)

Manuel Mendes

Produção sonora: captação de voz-es, foleys, criação de sound effects, banda sonora original e mistura em surround.

Page 15: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

28 29

Mestrado eM soM e IMageM: especIalIzação desIgn de soM

tábUa rasa #3 (V.2014)Instalação sonora composta por instrumentos criados na cadeira de Design de Som.

Instalação sonora composta por instrumentos criados na cadeira de Design de Som.Projecto de criação de um instrumento gerador de sons, construído a partir de objectos diversos do nosso quotidiano (tábua rasa). Este projecto tem como objectivo desenvolver e sensibilizar os alunos para a importância da percepção auditiva ao nível da atenção dirigida aos micro-sons provenientes dos mais diversos objectos. Visa ainda exercitar a habili-dade para as artes manuais e para o reaproveitamen-to de objectos considerados inúteis.

Projecto de Bruno Santos

Projecto de Guilherme Pereira Projecto de João Almeida

Projecto de José Dinis Henriques Projecto de Manuel Mendes

Projecto de Renato Veloso

Projecto de Céline Valente

Page 16: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

Especialização em:

ARTE MULTIMÉDIAMEstrado EM soM E IMaGEM

Page 17: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

33

Nos dias de hoje, pensar a Arte Multimédia é centrar a questão no mundo da vanguarda criativa. Área abrangente e aglutina-dora da criação artística contemporânea, a Arte Multimédia ar-ticula-se à volta da concepção, da produção e da apresentação de práticas que se definem na fronteira das novas formas de expressão artística.O trabalho que os alunos de Arte Multimédia desenvolvem é orientado para a criação de projectos artísticos (por vezes especulativos) com uma forte componente prática, sem nun-ca deixar de prevalecer uma articulação fundamentada com a teoria. O Mestrado na área da Arte Multimédia deverá conferir aos alunos competências multi e transdisciplinares em diver-sos domínios de actuação, destacando-se as seguintes áreas: Criação Artística Digital, Arte Vídeo, Design da Interactividade, Instalações Interactivas, Performances, Design para a Web, Grafismo e Efeitos Visuais.

Prof. Doutora Cristina Sá e Prof. Doutor Jorge Cardoso,orientadores

Page 18: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

FOTOGRAFIAMestrado eM FotoGraFIa

34

Mestrado eM soM e IMageM: especIalIzação arte MUltIMÉdIa

Autor Eduardo PereiraOrientação Cristina Sá, Jorge Cardoso

O avanço tecnológico, nomeada-mente na interação com sistemas digitais, tem despertado um sem número de inovações centradas no utilizador.Neste sentido, a leitura de sinais bio-elétricos cerebrais poderá abrir as portas a um novo paradigma da interação homem-máquina e ger-ar experiências de utilização únicas e intensas.Assim, este projeto pretende levar ao utilizador esta - nova - realidade, e oferecer uma experiência ímpar no contexto da interação com páginas de web.

desenHo de interFaces cÉrebro-compUtador para a Web

Page 19: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

36 37

Mestrado eM fotografia

(des)constrUções: para Uma arqUitetUra FotográFica

Autor Cláudio ReisImpressão inkjetProfessor Orientador Profª. Doutora Jenny FerayProfessor Co-Orientador Mestre Carlos LoboCo-orientador externo Philipp Schaerer

Na presente condição pós-fotográfi-ca, a criação e receção crítica da fotografia denota uma ambiguidade sem precedentes, ao mesmo tempo que a sociedade em geral é predom-inantemente movida por estímulos visuais. Em tempos de crescente ce-ticismo, a fotografia é entendida com naturalidade enquanto construção, o que, tratando-se da representação de arquitetura, se traduz na intrica-da construção de uma construção. A ilusão de apreensão espacial me-diante o tempo próprio da superfí-cie fotográfica será o ponto de par-tida para uma reflexão em torno da representação de espaços e formas concretas.

A investigação desenvolve-se em torno da seguinte inquietude: será possível (e consequente) estabe-lecer o paradigma de uma arquitetu-ra fotográfica? Por outras palavras, qual poderá ser hoje o estado lim-ite da representação fotográfica de arquitetura? Poderá a fotografia evidenciar ainda outras formas de representar essa mesma experiên-cia (ou memória) espacial? Poderá a fotografia ultrapassar o impasse da inclusão da experiência espacial na superfície fotográfica?

como dizer adeUs

Autor José Ferreirafotografia digital sobre papel Couché, organizada em livroProfessor Orientador Profª. Doutora Jenny FerayProfessor Co-Orientador Mestre Carlos Lobo

“Como Dizer Adeus” é um conjun-to de 34 imagens acompanhadas de um texto, organizados sob a for-ma de um livro. As imagens foram realizadas em estúdio com uma câmara digital Canon 5D Mark II e objectivas Canon e Sigma.

Page 20: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

38 39

Mestrado eM fotografia

de ti Herdei o nome

Autor Margarida MarquesInstalaçãoProfessor Orientador Profª. Doutora Jenny FerayProfessor Co-Orientador Mestre Carlos Lobo

“De ti herdei o nome” surge como uma viagem íntima, de descober-ta pessoal, através da imagem da minha avó paterna. Numa relação, em que a fotografia é o principal veículo, as questões de semelhança com um referente que não eu mes-ma, surgem, questionando a minha própria identidade e o rumo que a minha vida tomou. Este projeto vive da recolha de fotografias vernac-ulares encontradas em álbuns de família e da procura por histórias reli-giosamente guardadas, que moldar-am o meu conhecimento da mulher, que sem nunca ter conhecido, sem-pre me fascinou.

aFter pietà

Autor Miguel da SantaImpressão Inkjet e vídeoProfessor Orientador Profª. Doutora Jenny FerayProfessor Co-Orientador Mestre Carlos Lobo

A pietà como uma câmara escura, para revelar a própria fotografia.

Page 21: O Mestrado em Som e Imagem é um programa de formação …

Universidade Católica Portuguesa | Escola das Artes | Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto, Portugal | tel.: +351 22 619 62 51 | +351 22 619 62 75

www.artes.ucp.pt/b&w b&[email protected]

11º FESTIVAL INTERNATIONAL AUDIOVISUAL21 a 24 maio 2014