o imparcial 13 de fevereiro de 2016

24
FOTO: SUZE TIMPANI

Upload: jornal-o-imparcial

Post on 25-Jul-2016

255 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Cardozo reforça discurso de Edinho. Confiança do consumidor começa o ano em baixa, informa ACSP. DAAE não tinha bola de cristal. IPEM-SP realiza plantão de taxímetro na segunda-feira (15) em Araraquara. Lei que proíbe a cobrança mínima para o uso de cartões de crédito inviabiliza o livre comércio. Enfermeiros não podem fazer parto. Torcida organizada da Ferroviária protesta contra preço do ingresso. Meninas do vôlei de Araraquara jogam hoje no Rio de Janeiro. Araraquara recebe amanhã a Copa Sesc Verão de Ciclismo. Tite indica estreia de André no Corinthians contra o São Paulo. Palmeiras encara o Linense pelo Paulistão. Renato Teixeira e Almir Sater lançam CD juntos. Retiro espiritual foi opção para muitas pessoas neste carnaval.

TRANSCRIPT

Page 1: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

FOTO

: SU

ZE T

IMPA

NI

Page 2: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

• Carlos André de Souza

Dólar ComercialCompra: R$ 3,9889Venda: R$ 3,9895

Índice da poupança0,5000 / Nova Poupança: 0,6918

Nesta edição: 24 páginasPolítica 3Nacional 4Cidade 5Polícia 6Geral 7Saúde 8Esporte 9 a 16Cartaz 17 a 23Social 24

MAX

MIN21º

PREC5mm

34º

Sol com muitas nuvens. Pancadasde chuva à tarde e à noite.

Artigo Charge

Índice

EXPEDIENTE

Um jornal a serviço de Araraquara e região

• Av. José Bonifácio • 715 • Centro • Araraquara • SP • Fones: (16) 3336.2022 • (16) 3336.2498 • (16) 3336.5991 •

Diretora responsávelCecília A. Silva - Reg. Prof. Mt. 9.687

Diretor geralJosé A. C. Silva - Reg. Prof. Mt. 7.339

Editor-chefeJosé A. C. Silva - Reg. Prof. Mt. 7.339

RedaçãoCarlos André de SouzaCélia PiresJosé Augusto Chrispim

FundadorAntonio Corrêa da Silva (1931-1955)

Paulo A. C. da Silva (1955-1994)

O IMPARCIALRepresentante:Sucursal - Soul de Publicidade S/C Ltda.Cal. dos Cravos Nº45- Alphaville - Barueri - SPCEP: 06453-007 | Fone: (11) 4133.0150

www.jornaloimparcial.com.br

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 20162 OOOOOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃO

Um homem chamado Aparício

O governo Geisel

Embora tivesse afirmado que iriafazer um governo liberalizante,Geisel foi o presidente que maisusou as prerrogativas do AtoInstitucional 5. Cassou deputadose senadores, demitiu funcionári-os, criou legislação destinada aprejudicar a oposição e fez outrasdiatribes inumeráveis. No entan-to, passadas as refregas do seupresente, Geisel entrou para a his-tória com um governo robusto naárea econômica. Segundo a Fun-dação Getúlio Vargas, o Pib emseu governo cresceu 41 por cen-to, numa média de 7,1%, um pou-co abaixo da média do governo

Medici, que cresceu 7,5%. O Pibper capita expandiu-se em

23% em cinco anos, atingindoem fins de 1978 1.650 dólares.

O produto industrial teve expansãode 46%, enquanto o consumo inter-no acusou evolução positiva de 45%.As exportações avançaram 104%.Por outro lado, as importações tive-ram crescimento de apenas 8%. Odeficit das contas externas que ha-via atingido 7,4 bilhões de dólaresem 1974, caiu para 3,9 bilhões. Mes-mo assim a dívida externa cresceupara 50 bilhões de dólares, algo queespantava os banqueiros internaci-onais. Mas este deficit ainda seriapequeno perto dos 100 bilhões dedólares do governo Figueiredo.

O robusto crescimento da econo-mia não impediu que surgissem asprimeiras grandes greves do regi-me militar. Em 1978, Lula, à frentedo Sindicato dos Metalúrgicos doABC colocou o governo e os empre-sários desesperados. Reunidos naFiesp, muitos deles chegaram a afir-mar que iam mudar suas fábricasdo ABC, onde as relações entre pa-trões e empregados estavam muitotensas. E realmente isso ocorreu.

Em 1995, numa reunião com sin-dicalistas, Lula afirmou que sesoubesse o que iria acontecer, te-ria negociado de uma forma dife-rente. "Naquele tempo dos milita-res, a gente saía no pátio das fá-bricas e via um mar de carros no-

vos. Era o sinal do aumento dopoder aquisitivo. O grande proble-ma é que o tempo não volta atrás.

Interessante é que Geisel quaseao final da vida disse que se voltas-se atrás faria muita coisa de formadiferente. "Em primeiro lugar, nãoteria aceitado o convite para ser pre-sidente da República numa épocade grandes tensões políticas"

No dia 1 de março de 1979 pres-tou contas ao Congresso Nacio-nal, analisou os avanços econô-micos e sociais e desejou pros-peridade para todos os brasilei-ros e muita sorte para o próximopresidente.

* [email protected]

A década era dos anos 60... Umvelho teatro, meio abandonado se dividia na Explanada

das Rosas, com o clube da elite: oAraraquarense, entre os dois cine-mas sempre lotados... Não vou ci-tar datas precisas, pois como sem-pre a falta de referências e fotos, medeixa muito aborrecida.

Havia o Cine Paratodos e o CineOdeom, que exibiam seriados e fil-mes, com grandes atores, como:Burt Lancaster, Dóris Day, CharltonHeston; a eterna Sofia Loren e mui-tos outros, cujos nomes ficaramguardados nas lembranças, dequem teve o privilégio de viver nestetempo de magia. Bons filmes defaroeste macarrônico, com lindasmúsicas italianas, que embalaramsonhos e se tornaram as trilhassonoras de romances, que come-çavam ficando para sempre emnossa memória auditiva, como asde Ennio Morricone, de intensa vi-bração emocional, como a de: “Odólar furado” (1967). Logo, a de-manda fez com que os cinemas fos-sem reformados e surgiram o CineVeneza, maravilhoso e o Cine Capri,um primor de conforto e bom gosto.

Em Araraquara, com pouco maisde 59 mil habitantes, as novidadessurgiam com novas expectativas docomércio, centralizado entre a Ave-nida Brasil e a Barroso, deixando

saudades e muitas lembranças, aquem como eu tive o privilégio deser jovem, nesta época que escre-via o futuro em suas histórias. Anosdourados, quando a cidade come-çou a acordar de sua letargia devi-do a uma inflação, nos anos 60 ealguns comerciantes pensaramem diversificar suas atividades,focando a alimentação, mais pre-cisamente na área de bares, lan-chonetes e restaurantes.

A figura dinâmica e simpática deApparecido Dahab, o “Aparício” fezcom que suas propostas diferen-tes alcançassem muito sucesso,por ser um excelente negociante epossuir uma visão além do tempo.Uma das suas maiores investidasfoi justamente nesta área. A famíliaDahab, muito unida, contava comum diferencial: trabalhavam todosjuntos, se utilizando da experiên-cia de Dona Bassma Karam Zahab,mãe de Aparício, nascida no Líba-no e depois, do “dom” de IsabelleBou Assi Dahab, sua esposa queaprendeu divinamente, todas asreceitas. A deliciosa gastronomiaárabe agradava em muito, o pala-dar brasileiro e então, se mistura-ram aos salgados populares.

A ocasião era propícia e a cidadepedia mais... E foi assim, que noNatal de 1961, a Kibelandia, (de-pois Kibelanche) foi inauguradapor iniciativa do sempre visionárioAparício, como era conhecido por

seus inúmeros amigos, junto coma sua mulher Isabel que semprefoi a responsável pela cozinha doestabelecimento. Sucesso! Bailesespetaculares do Clube 27 de Ou-tubro movimentavam, com clien-tela fiel e assídua ainda mais, olocal privilegiado e central, que fi-cava em frente aonde hoje é o es-tacionamento do Shopping Lupo.

Em setembro de 2006, a lancho-nete foi transferida para o bairro SãoGeraldo, na Rua Armando Salles deOliveira, onde há décadas funcio-nava a parte de manipulação de ali-mentos. E sua clientela foi junto...

Ao longo dos anos, a Kibelanche,que começou servindo a melhorcomida árabe de Araraquara e re-gião foi aumentando sua equipeque, com a mesma disposição daprimeira, continua a fazer o melhorsalgado da cidade, servindo alémdos pratos tradicionais, vários tiposdiferentes de salgados e doces, tra-balhando também com a organi-zação de festas, jantares, eventos.

Colecionando muitos amigos, fun-cionários e encantando seus clien-tes antigos e os recentes que, apósexperimentar as deliciosas comidasficavam assíduos, o nossoApparecido, ou Aparício ou Barícioconsolidou um empreendimentoque trás orgulho para nossa cidade.

Entretanto, agora é hora de falar desaudades, pois você se foi em 26 dejaneiro de 2016, de uma forma ines-

perada e quem teve uma trajetóriade vida tão plena deixa por onde pas-sa suas marcas e lembranças... Nãovou falar apenas do sucesso nosempreendimentos, que realmenteresultaram em inúmeras conquis-tas... Vou falar da pessoa que aco-lhia; ajudava; agregando junto a si,muitos amigos e admiradores, desua imensa bondade. Vou falar dapessoa decidida, mas humilde, quetratava seus funcionários e todos aoseu redor, com dignidade exercen-do sua “humanidade” de forma real.Vou falar por mim, que no momentodifícil e crucial, encontrei sua mão es-tendida sem questionamentos epartilhei com minha família, um pou-co de sua história...

Sei que a paz te envolveu de uma

forma intensa, pelos merecimen-tos e pelo dever cumprido. A nós,que conhecemos sua nobreza decaráter e sua humildade ficarámuitas saudades e seus passospela caminhada, como exemplosque honram agora, com respeito,seus descendentes.

Em nome de: Aloísio dias de Sou-za – Giuliana, (antiga funcionária)– Guto, seu esposo e Anna Virginia.

• Maria Aurélia Minervino

• Geraldo Gomes Gattolini *

Page 3: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Dicionário gregoNa CEI do DAAE cada um temum entendimento que melhorlhe convém sobre a palavraenfática. Pois o laudo da Fal-cão Bauer dizia de forma “en-fática” para que a caixa fossevistoriada. Para o gerente deplanejamento e projetos, Wi-lliam Marega, significa que ofuncionário que estivesse noreservatório na Vila Xavier, sepercebesse algo errado, in-formasse à autarquia. Estouconfusa.

EspeculandoUma pergunta que o vereadorJeferson Yashuda faz a tododepoente da CEI é: “Você jáouviu algum caso de queda dereservatório como o que acon-teceu aqui?”. A maioria delesdiz que não. Estaria Yashudatentando colocar a cidade noGuines book?

Tal pai, tal filhoDissemos anteriormente nes-sa coluna que o engenheiroFausto Favale poderia ser o“sabedor” de todas as coisasna CEI, mas não foi bem as-sim. Quem deu um “banho”em seu depoimento foi Alexan-dre Coan Pierri, tanto em do-cumentações, argumenta-ções como em educação.Sem puxar a “sardinha” aosaudoso Pierri pai. “O frutonunca cai longe do pé”.

Tic TACEm que pesem os esforçosinvestigativos da CEI, açãoefetiva mesmo ficará a cargodo Ministério Público que, emparalelo, já deve estar com umTAC no forno. Afinal, tudo aca-ba em TAC.

Arrumando a casaNo intervalo da CEI, DonizetiSimioni (PT) e Willian Afonso(PDT) foram aparar as ares-tas dos últimos acontecimen-tos. Willian dizia que Simionio desafiara, mesmo diante detodas as explicações dadaspelo governo, “está tentandoachar o pulo do gato”. Já Do-nizete dizia que no primeiroembate o líder do governo jáfoi chorar para a imprensa eque em ano eleitoral os em-bates serão ferrenhos.Ventilou-se entre os presen-tes, em meio a risos, que Wi-llian Afonso passasse a ban-deira da liderança para Ro-berval Fraiz, um oponente aaltura para a bancada do PTe que não leva desaforo paracasa. Será?

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 2016 3PPPPPOLÍTICAOLÍTICAOLÍTICAOLÍTICAOLÍTICA

Cardozo reforça discurso de EdinhoMinistro da Justiça diz ter convicção de que não há ilegalidade na campanha de Dilma

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) disse ter "absoluta convicção" de que

não houve caixa 2 na campanhada presidente Dilma Rousseff em2014. A Operação Lava Jato in-vestiga pagamentos atribuídos asubsidiárias da Odebrecht em con-tas no exterior controladas pelomarqueteiro João Santana, respon-sável pelas campanhas de Dilmaem 2010 e 2014. Embora tenhalembrado que não participou donúcleo duro do PT que atuou naúltima corrida presidencial, Car-dozo afirmou que acompanhou oprocesso "como militante". "Tenhoabsoluta convicção de que na cam-panha na presidente Dilma nãohouve situação nenhuma de paga-mentos ilegais. Já há tantos pro-cessos, e as contas foram aprova-das, tudo absolutamente regular.Não vejo constrangimento", afir-mou. Ele disse ainda que o pró-prio tesoureiro petista, o hoje mi-nistro Edinho Silva (Secretaria deComunicação Social), sempre re-afirmou a legalidades das contaspartidárias. A PGR (Procuradoria-geral da República) pediu ao STF(Supremo Tribunal Federal) a aber-tura de inquérito para investigar

se Edinho Silva foi um dos bene-ficiários do esquema de corrupçãoda Petrobras, como o acusou o donoda UTC, Ricardo Pessoa, que fir-mou acordo de delação premiada.O ministro da Justiça disse tam-bém que não vê elementos subs-tanciais na mensagem em que odono da empreiteira, Marcelo Ode-brecht, aborda um suposto risco dea investigação alcançar a "campa-nha dela". No texto, descobertoapós a Polícia Federal apreendero celular do empresário, Marceloafirma, sem especificar a quem sereferia: "Dizer do risco de cta naSuíça chegar na campanha dela".Para Cardozo, trata-se de uma"mensagem lateralmente feita, emque nomes não são citados". Porisso, de acordo com o ministro, nãoé possível dizer se será dada a di-mensão de prova ao material. "Seisso é utilizado ou não é um pro-blema dos investigadores", disseCardozo. Ele adiantou ainda quedeve pedir à Polícia Federal paraaveriguar se houve vazamento deinformações da investigação, umavez que o inquérito envolvendo omarqueteiro de Dilma está sob si-gilo. "O vazamento, quando é ile-gal, prejudica a investigação e,

muitas vezes, atinge pessoas quepodem não ter nada (de ilegal). E,nesses casos, garanto que os espa-ços de resposta não são os mesmos",criticou Cardozo. O ministro daJustiça usou argumentos seme-lhantes ao falar sobre a situaçãodo ex-presidente Luiz InácioLula da Silva, com quem man-tém uma relação distante. Lula,em mais de uma ocasião, já de-fendeu internamente a saída deCardozo da Esplanada. "Pessoasinvestigadas não são condenadase não podem ser execradas[...]Como pessoa que acompanha opartido, eu sempre o tive comogrande líder e que se comportacomo grande lisura", analisou,antes de voltar a dizer que osdanos a quem é alvo de exposi-ções são irreparáveis. JoséEduardo Cardozo voltou a pro-meter que não faltarão os recur-sos para a Polícia Federal fazeroperações em 2016. Como já ha-via dito, se comprometeu a rema-nejar o caixa do próprio ministé-rio da Justiça, caso a PF seja for-temente atingida pelo corte orça-mentário. A associação que repre-senta os delegados da PF redigiuuma carta para ser entregue ao

ministro em que sustenta o riscode as atividades da corporação se-rem gravemente prejudicadas pelatesoura do Executivo.

Os petistas Cardozo e Edinho afirmam que campanha de Dilma foi feita dentro da legalidade

CLIENTES DECLIENTES DECLIENTES DECLIENTES DECLIENTES DEJOÃO SANTJOÃO SANTJOÃO SANTJOÃO SANTJOÃO SANTANAANAANAANAANA

Marqueteiro trabalhou emcampanhas no Brasil e noexterior. Quanto ganhou e

para quem trabalhou no PT*Em R$ milhões** 2002

Delcídio Amaral (Senado)2,2 2004 Gilberto Maggioni(Prefeitura de Rib. Preto)

Vander Loubet (Prefeitura deCampo Grande) 1,6 2006Lula (Presidência) 24,20

2008 Gleisi Hoffmann(Prefeitura de Curitiba) /

Marta Suplicy (Senado) 162010 Dilma Rousseff

(Presidência) 56,80 2012Fernando Haddad (Prefeitu-ra de São Paulo) 39,30 2014Dilma Rousseff (Presidência)88,9 TOTAL: 229 milhões

*Principais campanhas**Valores atualizados pela

inflação de jan.2016.

FOTO

: ASS

ESSO

RIA

Page 4: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 20164 NNNNNACIONALACIONALACIONALACIONALACIONAL

Confiança do consumidor começao ano em baixa, informa ACSP

O Índice Nacional deConfiança (INC) daAssociação Comer-

cial de São Paulo (ACSP)registrou 75 pontos em ja-neiro - o que representa umaqueda de dois pontos em re-lação a dezembro de 2015 ede 62 pontos em relação ajaneiro daquele ano. Essa éa décima queda nos últimosdoze meses.

O INC é elaborado peloInstituto Ipsos, que realizoua pesquisa entre os dias 14 e24 de janeiro em todo o Bra-

sil. No INC, os valores entre100 e 200 pontos apontamotimismo; o intervalo de zeroa 100 indica pessimismo.

De acordo com AlencarBurti, presidente da ACSPe da Facesp (Federação dasAssociações Comerciais doEstado de São Paulo), a con-tínua baixa da confiança noinício de 2016 sinaliza parao aprofundamento da crisepolítica e econômica pelaqual passa o País.

"A confiança está estabili-zada, mas em patamares mí-

nimos. Para que o consumi-dor saia desse pessimismo, épreciso haver uma soluçãorápida da crise político-ins-titucional e a queda da in-flação. Somente assim, pode-remos retomar a atividadeeconômica", comenta Burti.

Segundo o presidente daACSP, o recuo da inflaçãomelhorará, sobretudo, a con-fiança das classes mais bai-xas. Já o fim da crise políti-ca irá reduzir a incertezaque paralisa as compras par-celadas.

FONTE: ACSP/IPSOS

CONFIANÇA DO CONSUMIDOR

Page 5: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 2016 5CCCCCIDADEIDADEIDADEIDADEIDADE

DAAE não tinha bola de cristalProjeto de um novo reservatório já estava pronto antes do rompimento em 2015

O gerente de planejamentoe projetos William Marega,o diretor operacional Salva-

dor Luis Spoto e o coordenador deprojetos Alexandre Coan Pierri fo-ram ouvidos nessa sexta-feira (12),no plenário da Câmara Municipal.Eles prestaram depoimento à CEIque investiga o rompimento do re-servatório do DAAE, na Vila Xavier,em novembro do ano passado.

A princípio o advogado Dr. Eduar-do Sampaio que representa oDAAE, fez um pedido a comissãoinvestigadora de que os funcioná-rios dessem seus depoimentostodos juntos, deixando a CEI maiságil, completa e rápida. A comissãose retirou do plenário para delibe-rar acerca do pedido e foi resolvidoque todos deveriam ser ouvidosem separado, seguindo o regimen-to da Casa. Inclusive quem espe-rava para depor teve que ficar aguar-dando no plenarinho para que nãoouvisse quem estava depondo.

Talvez uma estratégia do presi-dente Édio Lopes para “pegar al-guém em contradição”, o que nãoaconteceu.

O primeiro depoente foi WilliamMarega que afirmou que os reser-vatórios são esvaziados e limposuma vez por ano e que eles usamesse momento para as vistorias.Ele concordou com o laudo do pro-fessor Roberto Chust de Carvalhoque a vida útil do reservatório daVila Xavier tinha chegado ao seufim, e acredita ainda que o sinis-trado seja o único.

Marega disse também que oslaudos, tanto da Falcão Bauercomo o da Ufscar, foram feitos combase nas duas células e não emuma como os engenheiros afirma-ram. Afirmou ainda que desde 25de março de 2014 já tem um rela-tório de sondagem de solo e requi-sição para elaboração de um novoprojeto de um reservatório de cha-pa de aço vidrado para se construirna Vila Xavier, mas ainda não tema localidade exata, - se no mesmolugar ou perto do Tiro de Guerra.Ainda segundo Willian, os laudosdavam recomendações de que acaixa que caiu em 2015 tinha comofuncionar com carga reduzida.

Questionado sobre a demora naconstrução de uma nova caixa paraa Vila Xavier, o gerente de projetos

afirmou que dentro de um órgãopúblico se leva em média quaseum ano e meio de estudos, consi-derando licitação, projeção, ope-ração e construção.

O segundo depoente foi Salva-dor Luis Spoto que afirmou que norompimento do reservatório em2014 houve falha humana, mas node 2015, não foi apenas “umraiozinho”, foi um grande estragonos equipamentos. Tanto quepara eles, parecia que todas asbombas da cidade tinham paradode funcionar, devido aos inúmerostelefones de todos os bairros avi-sando da falta d’água.

Spoto disse que o DAAE está ten-tando conseguir verba com solici-tação junto ao PAC e Samebase e,inclusive, com a CPFL em um modode financiamento que se paga comredução de energia, já que os or-çamentos dos reservatórios varia-vam de 800 mil a 1,5 milhões.

Alexandre Coan Pierri foi o tercei-ro depoente do dia e afirmou queapós o primeiro rompimento em2014 a autarquia vem trabalhan-do para efetivar os projetos deconstrução de um novo reservató-rio. Pierri apresentou todas as do-

cumentações, relatórios técnicose ordens de pagamentos.

Segundo ele, um empréstimoconseguido junto ao PAC de R$10 milhões em 2013 para a cons-trução de dois reservatórios, po-ços e redes, ainda não saiu porum entrave administrativo, masnesse pacote não consta o sinis-trado da Vila Xavier. Ele disse tam-bém que a caixa elevada da VilaXavier está crítica e que precisa deuma intervenção, e que terá umcusto de R$ 100 mil.

Segundo dados apresentadospor Alexandre, em 1996 foi feitauma impermeabilização no reser-vatório que se rompeu em 2015,mas que as vistorias são feitasanualmente. De 2009 a 2016 fo-ram feitas 13 intervenções entrereformas e impermeabilizaçõesem reservatórios.

Questionado sobre caso a bombado Parque São Paulo fosse desliga-da manualmente não teria enchidoo reservatório da Vila e teria evitadoseu rompimento, Pierri afirmou quesim, mas questionou como os fun-cionários saberiam, pois todos osequipamentos estavam queimadose, para eles, parecia que todas asbombas da cidade estavam desli-gadas, como também afirmou Spoto.“Não tinha como saber”.

E para completar, o vereador JairMartineli disse que os funcionári-os não tinham bola de cristal.

Alexandre finalizou dizendo que,embora o caso seja infeliz, estavafeliz por ter a chance de esclare-cer de forma transparente o ocor-rido e que estão trabalhando,aprendendo com tudo que acon-teceu e sabem que ainda têmmuito a melhorar.

• Suze Timpani

Comissão ouviu depoentes na Câmara Municipal

FOTO

: SU

ZE T

IMPA

NI

Page 6: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 20166 PPPPPOLÍCIAOLÍCIAOLÍCIAOLÍCIAOLÍCIA

IPEM-SP realiza plantão de taxímetrona segunda-feira (15) em AraraquaraAparelhos irregulares podem gerar multas entre R$ 500 e R$ 5 mil

Ciclista sofre corte profundo na cabeça emacidente na rotatória do Jardim Brasília

Um ciclista de 40 anos sofreu umcorte profundo na cabeça ao seenvolver em um acidente na rota-tória da Alameda Paulista, na en-trada do bairro Jardim Brasília, namanhã dessa sexta-feira (12).

Segundo o apurado, o acidenteaconteceu por volta de 8h, quan-do o ciclista seguia pela Alameda

e teria passado no semáforo fecha-do no cruzamento com a rua For-tunato Bressan, colidindo com umveículo Citröen/C3, que era con-duzido por uma executiva de 29anos. O impacto foi tão forte que ociclista quebrou o vidro da porta efoi parar dentro do carro.

O homem acabou cortando a ca-

beça no vidro e ficou desorienta-do. Ele foi socorrido pela equipede resgate do Corpo de Bombeirose levado para a Unidade de Pron-to Atendimento (UPA) Central,onde passou por atendimento mé-dico e foi liberado.

A Polícia Militar foi acionada eregistrou a ocorrência.

Os taxistas de Araraquara jápodem consultar no site doIPEM-SP (www.ipem.sp.

gov.br) as datas dos plantões de ta-xímetros, voltados especificamenteàqueles que precisam validar o ins-trumento após mudança de veículo,troca ou reparo. A próxima ação estáprogramada segunda-feira, 15 de fe-vereiro, a partir das 8h30, sendo oponto de partida na Avenida Mano-el Rodrigues Jacob, próximo à regi-onal do IPEM-SP em Araraquara.

No caso dos plantões de regula-rização de taxímetro, somente ostaxistas que precisam validar oinstrumento após mudança de ve-ículo, troca ou reparo do taxíme-tro devem comparecer.

Os taxistas autuados por trafegarcom o taxímetro irregular têm dezdias para apresentar defesa ao ór-gão. As multas podem variar de R$500 a R$ 5.000 mil, dobrando nareincidência.

Para agendar o atendimento énecessário acessar o site do IPEM-SP (www.ipem.sp.gov.br) e emitira GRU (Guia de Recolhimento daUnião) para o pagamento da taxade verificação. Sem o agendamen-to online e a taxa quitada, o aten-dimento não é realizado.

Na data da verificação, o taxista ouresponsável pelo veículo deve apre-sentar os seguintes documentos:

- alvará de estacionamento for-necido pela prefeitura;

- certificado de propriedade doveículo;

- certificado de verificação do IPEM-

SP, referente ao último exercício;- GRU quitada;- comprovante de endereço;- guia de serviço fornecida por

oficina credenciada pelo IPEM-SP.Mais informações podem ser ob-

tidas pelo telefone (16) 3336-2302ou pessoalmente na Sede da Dele-gacia de Ação Regional do IPEM-SP em Araraquara, localizada àRua Voluntários da Pátria, 3.647– Santa Angelina.

Fique de olhoFique de olhoFique de olhoFique de olhoFique de olhoPara identificar se o taxímetro foi

verificado pelo IPEM-SP, o con-sumidor deve observar a existên-cia do lacre amarelo, que impedeo acesso à regulagem do aparelho,

e do selo do Inmetro com a frase“verificado até 2017”. Caso o la-cre esteja rompido, o consumidornão deve aceitar a corrida, pois oaparelho pode apresentar mediçãoincorreta.

O valor da bandeira é estabele-cido pela prefeitura de cada mu-nicípio, mas é importante estaratento ao horário em que as ban-deiras ‘um’ e ‘dois’ podem ser uti-lizadas, para não pagar mais caropela corrida.

O consumidor que notar irregu-laridades ou tiver dúvidas poderealizar denúncia na Ouvidoria doIPEM-SP por meio do telefone0800 013 05 22 ou pelo [email protected].

Aparelhos irregulares podem gerar multa de R$ 500 a R$ 5 mil

FOTO: DIVULGAÇÃO

• Da redação

Acidentes graves em rodoviasfederais caem 55,2% no carnaval

As rodovias federais brasilei-ras registraram redução em to-dos os índices relacionados aacidentes durante o feriado decarnaval de 2016, na compa-ração com o de 2015. De acor-do com o balanço final, divul-gado ontem (12) pela PolíciaRodoviária Federal (PRF), esteano, houve 1.704 acidentes nasestradas federais, com 1.643feridos. Do total de ocorrênci-as, 185 foram classificadascomo graves, nas quais pelomenos uma vítima fica grave-mente ferida ou morre. Em2015, os 2.824 acidentes re-gistrados deixaram 1.849 pes-soas feridas. No ano passado,413 acidentes foram conside-rados graves. Com isso, emnúmeros absolutos, a reduçãodo número de acidentes ficouem 39,6%, e de acidentes gra-ves, em 55,2%.

Os dados mostram que, nocarnaval deste ano, houve umamédia de 1,97 acidente gravepor milhão de veículos em cir-culação – uma queda de 58%.

Entre 2011 e 2016, a PRFregistrou, no feriado de carna-val, queda de 60% no númerode acidentes nas rodovias fe-derais, de 40% no de feridos ede 51% no de mortos. “Isso sedeve ao fato de estarmos aju-dando as polícias a melhorarsuas gestões e às campanhasque tem sido feitas nessesanos”, disse Cardozo. “Não te-nho dúvida de que as fiscali-

zações de alcoolemia [nível deálcool no sangue] também aju-daram a melhorar esses núme-ros. Em 2011 foram 2 milhõesde casos de alcoolemia flagra-dos. Agora, foram mais de 5milhões”, disse o ministro daJustiça, José Eduardo Cardo-zo, em entrevista coletiva.

Motoristas alcoolizadosMotoristas alcoolizadosMotoristas alcoolizadosMotoristas alcoolizadosMotoristas alcoolizadosSegundo a PRF, entre a sex-

ta-feira (5) e a quarta-feira(10), foram feitos 61.202 tes-tes de alcoolemia, o que cor-responde a um teste a cada seteminutos. Com isso, foram reti-rados das rodovias 1.347 con-dutores embriagados e feitas 162prisões de motoristas que apre-sentaram índice de alcoolemiasuperior a 0,3 miligrama de ál-cool por litro de ar alveolar. Apunição prevista para esses ca-sos é multa de R$ 1.915,40 e asuspensão do direito de dirigir.O período de detenção paraquem foi preso pode ser de seismeses a três anos.

Ao todo, a PRF executou maisde 432 mil procedimentos defiscalização em 187.455 veí-culos e flagrou 7.582 condu-tores ultrapassando em localproibido – tipo de infração que,segundo o órgão, é responsá-vel pela maioria dos acidentesfatais. Nos seis dias da Opera-ção Carnaval, 92 mil condu-tores foram flagrados dirigin-do com velocidade superior àpermitida para a via.

O ministro Cardozo divulgou os resultados da Operação

FOTO

: MA

RCEL

O C

AM

ARG

O

Page 7: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 2016 7GGGGGERALERALERALERALERAL

A Agência Reguladora de Saneamen-to e Energia do Estado de São Paulo(ARSESP) realiza na próxima terça-feira (16), em Araraquara, Audiên-cia Pública da concessionária GásBrasiliano Distribuidora Ltda.

Esta audiência refere-se à pro-posta do quarto termo aditivo aoContrato de Concessão n° CSPE/02/99, celebrado entre o Estadode São Paulo e a Distribuidora,que visa alterar as metas mínimasda exploração de serviços de dis-tribuição de gás canalizado e esta-

belecer extensões das redes de gáscanalizado, atendendo aos muni-cípios de Macatuba, Igaraçu doTietê, Barra Bonita e Jaú.

As inscrições para a Audiência Pú-blica 01/2016 já estão abertas e osinteressados poderão participar pes-soalmente, apresentando suas contri-buições e esclarecendo as dúvidas.Lembramos que a Consulta Pública01/2016, referente ao tema, tambémestá aberta para receber contribui-ções até dia 15 de fevereiro, às 18h.

Consultas e Audiências Públicas

são procedimentos que têm por ob-jetivo possibilitar a participação so-cial no processo regulatório, assimcomo a obtenção de dados e infor-mações que possibilitem maior graude confiabilidade, clareza e seguran-ça no processo decisório da Arsesp.

ServiçoServiçoServiçoServiçoServiço:Local: Câmara Municipal de Ara-

raquara - Auditório Plenarinho.Dia: 16 de fevereiro, às 14 horasEndereço: Rua São Bento, 887 –

Centro – Araraquara – SP

ARSESP realiza audiência públicada distribuidora Gás Brasiliano

Lei que proíbe a cobrança mínima para o uso decartões de crédito inviabiliza o livre comércioPara a FecomercioSP, Lei Estadual nº 16.120/2016 prejudica o empresário do comércio varejista,que já conta com um número excessivo de regras, além de abrir espaço para a ilegalidade

A Federação do Comércio deBens, Serviços e Turismodo Estado de São Paulo

(FecomercioSP) considera que aLei Estadual nº 16.120/2016, pro-mulgada pelo governador GeraldoAlckmin em 19 de janeiro, queveda aos estabelecimentos comer-ciais a exigência de valor mínimopara compras com cartão de cré-dito ou débito, inviabiliza o exer-cício do comércio va-rejista. Para a Enti-dade, o Poder Públi-co deve legislar nocumprimento de re-gras e deveres que as-segurem os direitoscomo um todo, masisso não deve interfe-rir no comércio, que acaba ocor-rendo quando as exigências legaissão excessivas.

A lei passou a ser válida desde adata de sua publicação e o seu nãocumprimento sujeitará às sançõesprevistas nos artigos 56 a 60 daLei n° 8.078, de 11 de setembrode 1990. A pena de multa serárevertida para a Fundação de Pro-teção e Defesa do Consumidor(Procon).

Para a FecomercioSP, a Consti-tuição Federal é clara e estabele-ce que os valores praticados pelalivre-iniciativa devam ser de acor-do com os interesses do consumi-

dor. Com base nisso, a lei garanteo exercício livre da atividade eco-nômica do comércio varejista e nãoprevê a interferência do Estado nodomínio econômico do setor. A es-colha das formas de pagamento(cartões de débito e de crédito,aceitação de cheque ou dinheiroetc.) nos estabelecimentos comer-ciais e a imposição de regras parao seu uso são ferramentas utiliza-

das pelos empresáriosdo comércio, de acor-do com cada negócioe suas necessidades.

Para a Entidade, di-ante de uma economiade mercado, na qualestão envolvidos di-versos relacionamen-

tos econômicos, a prática da con-corrência é algo fundamental, umavez que, além de possibilitar amaior variedade de produtos e oaprimoramento da qualidade, con-tribui diretamente para a reduçãodos preços. A concorrência se re-vela a essência da relação de equi-líbrio entre a oferta e a procura eexiste para garantir o desenvolvi-mento dos mercados, beneficiar osconsumidores e aperfeiçoar a eco-nomia de um País, mantendo-acompetitiva no mercado externo.

De acordo com a Federação, anova norma estabelecida preju-dica o empresário do comércio

varejista, que já conta com umnúmero excessivo de regras.Com isso, abre-se espaço paraa concorrência desleal pratica-da por ambulantes e feiras iti-nerantes, que praticam vendasde mercadorias irregulares, compreços mais baixos, produtospiratas, sem nota fiscal nem ocumprimento das obrigações aosquais os estabelecimentos legais

ficam sujeitos.Tal prática não é aplicada por

muitos estabelecimentos, sendoque poderá ocorrer o repasse doscustos para o produto final e, porconsequência, para o consumidor,tendo em vista a vedação, ou atémesmo a negativa de aceitação dopagamento com cartão de créditopor parte dos estabelecimentoscomerciais menores.

A pena de multaserá revertida

para a Fundaçãode Proteção e

Defesa doConsumidor

FOTO

: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

O não cumprimento da lei pode gerar multa

Page 8: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 20168 SSSSSAÚDEAÚDEAÚDEAÚDEAÚDE

Enfermeiros não podem fazer parto“É ilegal a substituição de médicos por enfermeiros na realização de partos”, alerta o presidente da FENAM

A Federação Nacional dosMédicos (FENAM)questiona a resolução da

Agência Nacional de Saúde Su-plementar (ANS) em que enfer-meiros obstétricos e obstetrizesestejam aptos a realizar partos.A determinação da ANS fere alegislação em vigor no entendi-mento da entidade, que repre-senta mais de 400 mil médicosno país.

O presidente da FENAM,Otto Baptista, se mostra preo-cupado com possíveis erros quevenham a comprometer a saú-de das gestantes e do bebês.“É ilegal a realização de parto

sem a presença do médico. Te-mos formação específica paratal atuação, então não justificachamar o médico apenas quan-do existem complicações. Oacompanhamento do profissio-nal médico durante a gestaçãoé primordial para um partobem sucedido'', alertou o pre-sidente da FENAM, Otto Bap-tista, especialista em ginecolo-gia e obstetrícia.

De acordo com a Lei 7.498, oprofissional de enfermagem estáautorizado a assistir à gestante,parturiente e puérpera, acom-panhar a evolução e do traba-lho de parto, e executar o parto

sem complicações apenas comointegrante da equipe de saúde.“O legislador quando estabele-ceu essa regra obrigando a par-ticipação do profissional de en-fermagem na assistência ao par-to, apenas como integrante deuma equipe de saúde, ratificoua necessidade da presença domédico acompanhando todos osprocedimentos relacionados àassistência ao parto”, ressaltouo secretário de Comunicação daFENAM, Jorge Darze.

A equipe de saúde é formadapor todos os profissionais de saú-de, obrigatoriamente tendo tam-bém o médico em sua formação. É ilegal a realização de parto sem a presença do médico

FOTO

: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

Page 9: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

9Araraquara, sábado,13 de fevereiro de 2016

Meninas do vôlei deAraraquara jogam noRio de Janeiro 11

FOTO: CARLOS ANDRÉ DE SOUZA

Contra o Red Bull, Ferroviáriabusca primeira vitória forade casa no Paulistão• Carlos André de Souza

Embalada por duas vitórias seguidasno Paulistão, a Ferroviária já estáconcentrada em Campinas, onde enfren-

tará o Red Bull em duelo marcado para as 21horas de hoje, no Estádio Moisés Lucarelli.

O time araraquarense, que é comandadopelo técnico português Sérgio Vieira, es-treou com uma derrota por 1 a 0, com umgol marcado em um pênalti polêmico no fi-nal do jogo em Diadema, naquele que foiseu único compromisso fora de casa peloestadual. Nas duas rodadas seguintes, a equi-pe jogou na Fonte Luminosa, em Araraqua-ra, e se reabilitou com vitórias sobre o MogiMirim (2 a 1) e Rio Claro (3 a 1).

Agora, a Locomotiva divide a liderança doGrupo C com o Audax, ambos com 6 pontos(duas vitórias e uma derrota), enquanto o ad-versário é o vice-líder do Grupo D com 4 pon-tos (uma vitória, um empate e uma derrota).

Sem surpresasSem surpresasSem surpresasSem surpresasSem surpresasO time araraquarense encerrou ontem sua

preparação para o duelo de hoje em Cam-pinas. A equipe treinou pela manhã na Arena

Fonte Luminosa, onde o técnico Sérgio Vi-eira esboçou a escalação que colocará emcampo contra o Red Bull.

Ao que tudo indica, o treinador devemanter a mesma formação, com Rodolfono gol, Igor Julião e Thallysson nas late-rais, Wanderson e Marcão na zaga. O meiode campo deve voltar a ter Juninho, Ra-fael Miranda, Fernando Gabriel e Wes-cley, enquanto o ataque voltará a ser com-posto por Samuel e Tiago Adan.

Segundo Sérgio Vieira, mesmo se tra-tando de um jogo fora de casa, a equipedeve manter suas características ofensi-vas. “Em todas as partidas até agora,nossos jogadores mostraram personalida-de para assumir o controle do jogo. Àmedida que o tempo foi passando, fomosaperfeiçoando esse processo de organi-zação ofensiva e tivemos mais capacida-de de propor o jogo que os adversários.Vamos tentar propor o jogo quando ti-vermos a posse de bola, assim como va-mos tentar ser rápidos nos contra-ataquese nas transições, e tentar ser organiza-

Torcida do Red Bullterá ingressos gratuitosno jogo de hoje

 Depois de duas rodadas longe de

Campinas, o Red Bull Brasil vai voltarpara o Estádio Moisés Lucarelli nestesábado, às 21 horas, contra a Ferroviá-ria, pela quarta rodada do CampeonatoPaulista. Fora do estádio, antes de a bolarolar, o Toro Loko Fun Park vai animar asduas torcidas com as suas atrações.

Neste duelo, os ingressos para osetor Família (arquibancada centraldescoberta) serão gratuitos. Basta re-tirar a entrada a partir das 20 horas,diretamente no Portão 4.

Já no setor Red Bull Forbs, o ingres-so inteiro sai por R$ 50, mas dá direitoa pipoca, água e Red Bull, além do“Cantinho da Fabíola”, com manicuree massagem.

Os torcedores da Ferroviária pagammeia-entrada (R$ 20) no setor desti-nado a eles, atrás do gol, no Portão 3.

dos quando estivermos defendendo e oadversário estiver propondo o jogo. Va-mos tentar estar equilibrados em todosos momentos que o jogo apresentar”, ex-plicou o treinador.

Ficha técnica

Red Bull x FerroviáriaLocal: Estádio Moisés Lucarelli, em CampinasData/Horário: 13 de fevereiro, 21 horasArbitragem: Vinicius Furlan, auxiliado por AndersonJose de Moraes Coelho e Risser Jarussi Corrêa.

RED BULLSaulo; Everton Silva, Willian Magrão,Dráusio e Willian Rocha;Luan, Nando Carandina e ThiagoGalhardo; Misael, Roger e Willie. Téc-nico: Maurício Barbieri

FERROVIÁRIARodolfo; Igor Julião, Wanderson,Marcão e Thallyson; RafaelMiranda, Juninho, Fernando Gabriel eWescley; Tiago Adan e Samuel.Técnico: Sérgio Vieira

Page 10: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 201610 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Torcida organizada da Ferroviáriaprotesta contra preço do ingresso

A Afeganistão, única torcida organi-zada da Ferroviária que é legalmentehabilitada junto à Federação Pau-

lista de Futebol, realizou um protesto nanoite da última quarta-feira, quando otime venceu o Rio Claro por 3 a 1 na Are-na Fonte Luminosa, pela terceira rodadado Paulistão 2016. Os integrantes da tor-cida exibiram uma faixa com os dizeres“R$ 50 = Arena vazia”. Além disso, a tor-cida fez silêncio total durante os primei-ros dez minutos de jogo e só depois pas-sou a apoiar o time.

O motivo da manifestação foi o preço dosingressos do time araraquarense no esta-dual, que custam R$ 50 (entrada inteira)e R$ 25 (meia-entrada para estudantes,aposentados e professores). Todos os jo-gos da Ferroviária em casa pelo Paulistãoe Copa do Brasil terão esse preço, comexceção do duelo contra o Corinthians,no dia 21 de fevereiro, que custará R$100 (inteira) e R% 50 (meia-entrada). Osvalores têm sido tema de várias discus-sões entre torcedores nos grupos dedica-dos ao time nas redes sociais.

Integrantes da Afeganistão exibiram uma faixa no último jogo com os dizeres “R$ 50 = Arena vazia”FOTO: HELTER TORRES

Torcida Afeganistão protestou na última quarta-feira na Fonte Luminosa

Ferroviária joga contra o retrospecto em CampinasHHHHHISTÓRICOISTÓRICOISTÓRICOISTÓRICOISTÓRICO

A Ferroviária jogará contra o re-trospecto hoje no Estádio MoisésLucarelli, em Campinas, onde en-frentará o Red Bull às 21 horas pelaquarta rodada do Paulistão 2016.

As duas equipes estiveram fren-te a frente em seis oportunidadese o histórico é altamente favorávelao time que manda seus jogos emCampinas. O Touro leva a melhorcom cinco vitórias e um empate.A Locomotiva anotou seis gols, aopasso que o oponente deste sába-do anotou 12. O time de Arara-quara terá a chance de suplantar

o adversário pela primeira vez, noconfronto inaugural entre os clu-bes na elite do futebol paulista.

Até o presente momento foramtrês jogos pelo Campeonato Pau-lista da Série A3, em 2010, quan-do os dois clubes decidiram o tí-tulo do campeonato, ocasião emque a Ferrinha ficou com o vice-campeonato.

O último desafio aconteceu em2014, pelo Campeonato Paulistada Série A2, quando o escrete gre-ná foi suplantado por 1 a 0 peloTouro Vermelho.

Os jogos entre AFE x Red Bull

1 – 28.02.10 – AFE 1 x 2 Red Bull – Campeonato Paulista da Série A3 – Danilo Martins

2 – 15.05.10 – AFE 0 x 3 Red Bull – Campeonato Paulista da Série A3 (Decisão)

3 – 23.05.10 – Red Bull 3 x 2 AFE – Campeonato Paulista da Série A3 (Decisão) – JúlioCésar e Tobias

4 – 01.04.12 – Red Bull 1 x 1 AFE – Campeonato Paulista da Série A2 – Robson

5 – 02.03.13 – Red Bull 2 x 1 AFE – Campeonato Paulista da Série A2 – Welington Amorim

6 – 29.03.2014 – Red Bull 1 x 0 Ferroviária – Campeonato Paulista da Série A2Equipe araraquarense nunca venceu o Red Bull

ARQUIVO / JORNAL O IMPARCIAL

Page 11: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 2016 11EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Meninas do vôlei de Araraquarajogam hoje no Rio de JaneiroEquipe da técnica Sandra Mara Leão encara o Fluminense para se manter invicta na Superliga B

A equipe da AFAV/Fundesport volta-rá à quadra hoje pela Superliga Fe-minina Série B. O time araraqua-

rense encara o Fluminense às 17 horas noGinásio João Coelho Neto (Laranjeiras), noRio de Janeiro (RJ), em duelo válido pelaterceira rodada da com-petição que dará ao cam-peão uma vaga na elitedo voleibol nacional.

A equipe comandadapela técnica SandraMara Leão vem cumprin-do sua meta e segue in-victa após as duas primei-ras rodadas do torneio.Estreou com vitória emcasa sobre São José dosPinhais por 3 sets a 0, com parciais de25x12, 25x23, 25x15 e posteriormente ba-teu a equipe do Itabirito por 3 sets a 0, comparciais de 25x18, 25x13,25x17, em Minas Gerais.

Já o Fluminense ocupaa terceira colocação. Ven-ceu o Itabirito em casa por3 sets a 2 com parciaisde 22x25, 25x22, 17x25,25x20 e 15x10. Em seusegundo desafio, o Trico-lor das Laranjeiras per-deu para o Cascavel pelomesmo placar: 3 sets a 2, com parciais de25x21, 25x27, 21x25, 25x23 e 15x4.

“Para uma equipe que deseja o título, ven-

cer é primordial. Vamos continuar treinan-do fortes e focadas visando este objetivo.Estamos satisfeitos com a performance dasatletas com destaques individuais que so-mam a coletividade. Estamos evoluindo acada novo desafio”, destacou a treinadora.

Na próxima rodada, aequipe araraquarense vol-tará a contar com o apoiode sua torcida. O time en-frentará o AVC/Unochape-có/Orbenck (SC) em due-lo marcado para o próxi-mo sábado, dia 20, às 17horas, no Gigantão. Naúltima rodada, a AFAV/Fundesport enfrentará oCascavel/Unimed (PR) em

jogo marcado para o dia 27 de fevereiro, sá-bado, às 17 horas, também no Gigantão.

Vale lembrar que, segundo o regulamen-to, os quatro melhorescolocados da primeirafase avançarão à semi-final, que será disputa-da em melhor de trêsjogos, onde o líder en-frentará o quarto colo-cado, enquanto o vice-líder terá pela frente oterceiro. Já a final serádisputada entre as duas

equipes vencedoras da fase semifinal emum único jogo, na casa da equipe melhorclassificada na fase classificatória.

Classificação

 Clube PG J

1 Araraquara (SP) 6 22 Cascavel (PR) 4 23 Fluminense (RJ) 3 24 S.J. Pinhais (PR) 3 25 Itabirito (MG) 2 26 Unochapecó (SC) 0 2

Jogos da rodada

17h - Fluminense (RJ) x Uniara (SP),no Rio de Janeiro (RJ)19h - ACV/UnoChapecó/Orbenck (SC)x Vôlei Itabirito (MG), em Chapecó (SC)20h - Cascavel/Unimed (PR) x São Josédos Pinhais (PR), em Cascavel (PR)

Vôlei feminino de Araraquara vive boa fase na Superliga B

FOTO: REPRODUÇÃO

Árbitro de São Carlos é onovo presidente da comissãode arbitragem da Conmebol

FFFFFUTEBOLUTEBOLUTEBOLUTEBOLUTEBOL

A comissão de arbitragem da Confedera-ção Sul-Americana de Futebol (Conembol)será presidida pelo sãocarlense Wilson LuizSeneme, ex-árbitro de 45 anos. A informa-ção é do ex-árbitro e comentarista de arbi-tragem Arnaldo Cezar Coelho, que o elo-giou no programa ‘Bem, Amigos!’ do Spor-TV. Seneme já fazia parte da Comissão deArbitragem da entidade desde o ano passa-do, e agora atinge o cargo máximo.

“O Seneme entrou no ano passando naComissão de Arbitragem, e agora o novopresidente Alejandro Domínguez escolheuo Seneme. Bom nome porque é um rapaz

sério. Vão entrar novos nomes na Confede-ração Sul-americana em termo de arbitra-gem, para que se possa ter mais transpa-rência nas escalações da Copa Libertado-res. Nas eliminatórias, a mesma coisa. Coma indicação do Seneme, a gente já tem paraquem reclamar”, disse Arnaldo.

Seneme anunciou a aposentadoria depoisde apitar a final do primeiro turno do Cam-peonato Paraense, no dia 23 de fevereirodo ano passado, no jogo entre Remo e Pay-sandu. Logo em seguida, ele foi indicadopela CBF para o cargo na Comissão de Ar-bitragem da Conmebol.Wilson Luiz Seneme já fazia parte da comissão desde o ano passado

FOTO: ARQUIVO

Page 12: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 201612 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Clube Náutico INFORME PUBLICITÁRIO

Fim de semana esportivoTorneios internos do Náutico reúnem associados apaixonados por esporte

O fim de semana chega repletode atividades esportivas para osassociados nauticanos. Dá umaolhadinha na agenda para hoje eamanhã e participe!

FutgramaFutgramaFutgramaFutgramaFutgrama“ V“ V“ V“ V“ Vem jogar comigo”em jogar comigo”em jogar comigo”em jogar comigo”em jogar comigo”Sábado, às 13h.Domingo, às 9h.

Tênis TTênis TTênis TTênis TTênis Torororororneio Lousaneio Lousaneio Lousaneio Lousaneio LousaSábado, às 14h.Domingo, às 9h.

BochaBochaBochaBochaBochaSábado, às 14h.Domingo, às 9h

TTTTTrrrrruco Tuco Tuco Tuco Tuco Tororo ro ro rneio Caldeirãoneio Caldeirãoneio Caldeirãoneio Caldeirãoneio CaldeirãoDomingo, às 13h.

Festival da CervejaFestival da CervejaFestival da CervejaFestival da CervejaFestival da CervejaCategorias Super Master (acima

de 50 anos), Master (acima de 40anos) e Panela (pelo menos umatleta acima de 45 anos jogandoo tempo todo). Os jogos aconte-cem no domingo, às 9h.

TTTTTororo ro ro rneio do Refrigerante –neio do Refrigerante –neio do Refrigerante –neio do Refrigerante –neio do Refrigerante –Futsal aos domingosFutsal aos domingosFutsal aos domingosFutsal aos domingosFutsal aos domingosPré-Mirim (de 05 a 10 anos) e

Mirim (de 11 a 14 anos). Inscri-ções no local, das 9h às 10h.

Beach TBeach TBeach TBeach TBeach Tennis:ennis:ennis:ennis:ennis:começa amanhã!começa amanhã!começa amanhã!começa amanhã!começa amanhã!Não fique de fora desta novidade

nauticana! Amanhã, a partir das 10h,venha descobrir a alegria e a emo-ção do Beach Tennis. Serão três qua-dras montadas na praia do Bar daMata. Em uma delas serão ofereci-das instruções básicas aos iniciantesno esporte. Nas outras duas, haverájogos de integração com os partici-pantes. Venha praticar e se divertir!

Torneiosesportivosdiversosagitamo fim desemananauticano

FOTOS: HENRIQUE SANTOS

Araraquara recebe amanhã aCopa Sesc Verão de CiclismoCompetição serárealizada amanhãe é aberto aciclistas federadose não federados

Ordens de largada e tempos de provapara as Categorias oficiais (ciclistasfederados e não-federados) - CircuitoA, 2.200m: - 1ª Bateria - 9h: Categorias Sênior-A (30 a39 anos): 1 hora, Sênior-B (40 a 49 anos):50 min, Juvenil/ Júnior (14 a 18 anos): 40min e Feminino 1 (até 16 anos): 30 min - 2ª Bateria - 10h05: Categorias EliteMasculino (19 anos acima e critério técni-co): 1 hora, Feminino 2 (17 anos acima):40 min, Open Speed (19 anos acima/li-vre): 50 min e Master (50 anos acima/única): 40 min Ordens de largada e tempos de provapara as Categorias não-oficiais:credencial SESC e público amador emgeral - Circuito B, 1.250m: - 1ª Bateria - 11h05: Categorias Sênior 1(35 a 44 anos): 7 voltas, Sênior 2 (45 anosacima): 5 voltas, Infanto/Juvenil Masc. (13a 16 anos): 4 voltas e Feminino Juvenil(até 16 anos): 2 voltas. - 2ª Bateria - 11h40: Categorias Adulto Mas-culino Livre (24 a 34 anos): 7 voltas, Femini-no Adulto Livre (17 anos acima): 3 voltas,Junior Masculino (17 a 19 anos): 5 voltas eInfantil Masculino (9 a 12 anos): 2 voltas.

O Sesc Araraquara, em par-ceria com a GT EventosEsportivos/ Federação

Paulista de Ciclismo realizará nes-te domingo, dia 14, a partir das 8horas, a Copa Sesc Verão de Ci-clismo, evento aberto a ciclistasfederados e não-federados.

A prova integra as atividades doprojeto Sesc Verão, que acontece to-dos os anos e que neste ano, algumasunidades do Sesc estará trabalhandocom a modalidade ciclismo olímpico,devido à proximidade com os JogosOlímpicos Rio 2016 e no intuito deproporcionar a vivência com o ciclis-mo esportivo com uma proposta es-

portiva totalmente diferenciada. As categorias oficiais do evento se-

rão as primeiras a competir, com lar-gada a partir das 9 horas ao lado doGinásio do Sesc Araraquara, na Ave-nida Getúlio Vargas, bairro do Car-mo, em um circuito misto de 2.200mpor volta. As inscrições serão gra-tuitas para todas as categorias, e se-rão feitas no dia, estando abertas apartir das 7 horas e encerrando-seàs 8h45, e a premiação será troféus

e medalhas exclusivos do evento,para os cinco primeiros colocados decada categoria.

Todos os atletas deverão trazer seurespectivo número de participaçãoda última temporada, preferenci-almente, os da Copa São Paulo deCiclismo, ou da própria Federa-ção Paulista de Ciclismo (Campe-onato Paulista), bem como, a car-teirinha de filiação 2015 ou mes-mo um documento oficial de iden-

tidade, com foto, para integra-rem suas respectivas categorias.

Os números de identificaçãopara os participantes das catego-rias Sesc serão adquiridos com aorganização do evento, devendoos mesmos serem devolvidos aofinal. As inscrições serão feitaspelos monitores do Sesc a partirdas 8h30 no dia do evento, ouantecipadamente na unidade doSesc Araraquara, até hoje.

Competição conta com disputas oficiais e não oficiais

FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 13: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 2016 13EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Quarta rodada

HOJE

17h - Ituano x Oeste17h - Palmeiras x Linense19h - Rio Claro x Audax21h - Red Bull Brasil x Ferroviária21h - Novorizontino x Santos

Classificação

Grupo A Clube PG J

1 Santos 7 32 São Bento 5 33 Oeste 4 34 Linense 3 35 Botafogo 2 3

Grupo B Clube PG J

1 Palmeiras 5 32 São Bernardo 5 33 Novorizontino 2 34 Ituano 2 35 Ponte Preta 1 3

Grupo C Clube PG J

1 Ferroviária 6 32 Osasco Audax 6 33 São Paulo 4 24 XV de Piracicaba 1 25 Capivariano 1 3

Grupo D Clube PG J

1 Corinthians 9 32 Red Bull Brasil 4 33 Água Santa 4 34 Rio Claro 1 25 Mogi Mirim 0 2

Terceira rodada

11h - Santos 2 x 1 Ituano17h – Audax 3 x 2 Red Bull17h – São Bento 1 x 0 Novorizontino19h30 – Linense 2 x 2 Ponte Preta21h45 – Oeste 0 x 0 Palmeiras21h45 – Ferroviária 3 x 1 Rio Claro

QUARTA-FEIRA

18h30 – Botafogo 1 x 1 São Bernardo19h – XV de Piracicaba 0 x 0 Água Santa21h – Corinthians 2 x 1 Capivariano

QUINTA-FEIRA

11h - São Bento x São Bernardo16h - Água Santa x Capivariano17h - Corinthians x São Paulo19h30 - Ponte Preta x Botafogo19h30 - Mogi Mirim x XV Piracicaba

AMANHÃ

PPPPPAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃO Tite indica estreia de André noCorinthians contra o São PauloClássico será realizado amanhã, às 17 horas. Atacante está regularizado,mas não ficou à disposição diante do Capivariano para fazer trabalhos físicos

O técnico Tite tentou desconversar sobre otime do Corinthians que iniciará o clássi-co contra o São Paulo, mas acabou indi-

cando que o atacante André fará sua estreia peloTimão. O Majestoso será realizado neste domin-go, às 17h, na Arena de Itaquera, e será válidopela quarta rodada do Campeonato Paulista.

“Eu falei para o pessoal da comissão técnica:"vamos levar o André para o jogo de hoje (nestaquinta-feira, contra o Capivariano) para deixá-locomo opção no banco". Eu precisaria de um ata-cante para fazer o pivô. Depois, conversamos echegamos à conclusão que se o André tivesse jo-gado, ele ia ficar prejudicado para domingo...Estou quase antecipando a escalação deles paravocês, né? Mar só confirmo depois (risos)”, afir-mou Tite, em entrevista coletiva após a vitóriapor 2 a 1 sobre o Capivariano.

André já está regularizado, mas não foi op-ção para o duelo da última quinta-feira por-que ainda precisava fazer trabalhos físicos.Por conta disso, o experiente meia Danilo foinovamente o jogador mais avançado da equi-pe. Aos 36 anos, ele provavelmente não terácondições de atuar contra o São Paulo.

“Eu troquei seis jogadores para a partida contrao Capivariano. Se eu trocasse mais, imagina asalada de fruta que ia virar? Os 11 jogadores queiniciaram a partida treinaram umas três vezesjuntos só. Eu tenho que montar esse quebra-ca-beça, e aí é que fica o Danilo. Não vou dar aescalação de domingo, mas é difícil”, analisou.

O atacante foi contratado do Atlético-MG e jávem treinando com o elenco corintiano há cer-ca de duas semanas. Giovanni Augusto, outrojogador que estava no Galo, fez seu primeirojogo pelo Timão na vitória sobre o Capivaria-no. O meia entrou aos 14 minutos do segundotempo no lugar de Romero. André já está regularizado e pode fazer sua estreia amanhã

Page 14: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 201614 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Palmeiras encara oLinense pelo PaulistãoVerdão joga em casa de olho na estreia na Libertadores

Priorizando a Copa Libertadores da Amé-rica, o Palmeiras deve mandar a campoum time recheado de reservas para en-

frentar o Linense, em partida marcada para estesábado, às 17, na Arena Palestra, pela quartarodada do Campeonato Paulista. No jogo, o Ver-dão defende um tabu de 61 anos.

Apesar de estar invicto e na liderança do GrupoB, com cinco pontos, o Palmeiras ainda não en-canta. Tem quem diga que falta um sistema dejogo para o time de Marcelo Oliveira. O Linense,por sua vez, empatou os três jogos que fez, e apa-rece na quarta posição do Grupo A, com três.

VVVVVererere re rdão de rdão de rdão de rdão de rdão de reseresereseresereservasvasvasvasvasO técnico Marcelo Oliveira resolveu adotar o mis-

tério para escalar o time do Palmeiras visando apartida contra o Linense; O treinador comandounesta sexta-feira um treinamento fechado, sem apresença da imprensa, na Academia de Futebol, ea única informação confirmada pelo treinador éque o meia Moisés fará sua estreia pela equipe,mas não necessariamente começará como titular.

O treinador admitiu, entretanto, que o cansa-ço e a proximidade das partidas o preocupam,por isso terá que fazer mudanças. "Desgaste conta,porque tem jogo importante na terça-feira. Temo sentido de observação e a possibilidade demesclar o time, para que seja forte e consigamosbuscar a pontuação no Paulista", explicou.

Para satisfação do comandante palmeirense, jo-gadores e da torcida, o Palmeiras jogará na suaarena pela primeira vez na temporada. "Sem dú-vida que o nosso estádio tem sido um cenário muitogostoso de jogar, pela influência e número de tor-cedores presentes. O time correspondeu no anopassado e esperamos que continue assim. Esta-mos no processo de melhorar o rendimento e que-remos vencer e convencer em casa", projetou.

Hora de quebrar tabuHora de quebrar tabuHora de quebrar tabuHora de quebrar tabuHora de quebrar tabuTrês jogos, três empates e muita pressão

pela primeira vitória no Campeonato Pau-

lista. Para vencer o primeiro jogo oficial em2016, o Linense terá de superar um tabu queperdura há mais de seis décadas. O time nãovence o Palmeiras, adversário deste sábado,há exatos 61 anos.

A última vez que o Elefante da Noroeste con-seguiu sair de campo com os três pontos contra oVerdão foi em 13 de fevereiro de 1955, exata-mente a data deste sábado. Na oportunidade, otime do Interior venceu por 3 a 0 em seu antigoestádio, o Gigante de Madeira.

Desde então, os dois clubes se enfrentaram pormais seis vezes pelo Paulistão, com seis vitóriasalviverdes. No ano passado, não houve confron-to porque ambos estavam no mesmo grupo. Nototal, foram 15 confrontos, com 12 vitórias pal-meirenses, um empate e duas vitórias do CAL.

Diante destes números desfavoráveis, o técni-co Moacir Júnior deve mais uma vez apostar nabase que vem atuando. A única dúvida é a pre-sença do volante Leandro Brasília, que deixou oempate contra a Ponte Preta, por 2 a 2, comdores. Ele pode dar lugar a Marcão, que voltaapós cumprir suspensão por expulsão.

Ficha técnica

Palmeiras x LinenseLocal: Arena Palestra - São Paulo (SP)Data/Horário: 13 de fevereiro, 17hÁrbitro: Jose Claudio Rocha FilhoAssistentes: Luis Alexandre Nilsen e Rafael Tadeu Alves de Souza

PALMEIRASFernando Prass; João Pedro, LeandroAlmeida, Thiago Martins e Egídio; ThiagoSantos, Matheus Sales, Régis (Moisés),Erik e Rafael Marques; Alecsandro.Técnico: Marcelo Oliveira

LINENSEOliveira; Bruno Moura, Adalberto, Ednei eRogério; Bileu, Marcão (Leandro Brasília),Zé Antônio e Thiago Humberto; Cristiano ePottker. Técnico: Moacir Júnior

Palmeiras busca vitória após empatar dois jogos

MMMMMERCADOERCADOERCADOERCADOERCADO

São Paulo faz ofertapor Torsiglieri, zagueiroargentino do Morelia

Torsiglieri chegou ao Méxicoem julho do ano passado,emprestado pelo Metalist

O último reforço do São Paulopara a fase de grupos da Liberta-dores pode ser Marco Torsiglieri,zagueiro argentino de 28 anos. Erasobre ele que o técnico EdgardoBauza se referia quando garantiuna última quinta-feira que o Tri-color poderia anunciar em 48 ho-ras a contratação de um defensorargentino que atuava fora do país.

Torsiglieri tem moral na Argentinadepois de liderar a defesa do BocaJuniors na temporada passada - oBoca terminou a fase de grupos daLibertadores com a melhor campa-nha, mas acabou eliminado no mata-mata, pelo River Plate, devido a in-cidentes provocados por sua torcida.

O jogador teve passagem tão des-tacada na Bombonera que acabouindo parar no Morelia, do México,em julho do ano passado. Tanto noBoca quanto no Morelia, Torsigli-eri atuou por empréstimo. Seusdireitos econômicos pertencem aoMetalist, da Ucrânia.

E é por empréstimo que o Trico-lor negocia com os ucranianos. Tor-siglieri começou a temporada de2016 em baixa no Morelia, devidoà contratação de novos jogadores, aponto de só estar sendo aproveitadonas partidas da Copa Mexicana. Naúltima delas, inclusive, recebeucartão vermelho com seis minutosde jogo e seu time perdeu para oNecaxa por 4 a 0, em casa.

Bauza nunca trabalhou com Torsi-glieri, mas o conhece desde 2006,quando o beque foi promovido ao time

principal do Vélez Sarsfield. Aindaatuou emprestado ao Talleres antesde se firmar de vez no clube que orevelou, sendo campeão do TorneioClausura de 2009. No currículo, opossível reforço tricolor acumula pas-sagens por Almeria, da Espanha,Sporting, de Portugal.

A busca do São Paulo por umzagueiro se explica: Bauza não con-seguiu encontrar volantes no mer-cado e entende que pode improvi-sar Rodrigo Caio ou Breno à fren-te da zaga se tiver um outro defen-sor no elenco. Atualmente, o Tri-color conta com Rodrigo Caio,Breno, Lucão, Lugano e Lyancopara a defesa, e Hudson, ThiagoMendes, Wesley e João Schmidtpara a posição de volante.

FOTO: CESAR GREVO FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 15: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 2016 15OOOOOFICIALFICIALFICIALFICIALFICIAL

Edital de Protesto1º OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIÃO DE

PROTESTO DE ARARAQUARA - SPWWW.1RIARARAQUARA.COM.BR

AV. BRASIL, 599 - CENTRO - ARARAQUARA - SP - CEP14801-050

Acham-se neste Tabelionato para serem PROTESTA-DOS, os títulos abaixo relacionados cujos destinatáriosnão foram encontrados nos endereços indicados ou serecusaram ao recebimento das intimações, ou por resi-direm fora da competência territorial deste Tabelionato(Art. 15, Lei 9492/97).

•BL COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA ME - CNPJ16993330000165 - DS - Faixa: 4 - Prot: 614252 - 05/02/2016 - LUIZ ANTONIO - MARCO - AV. JOAO PAULO II1954 Nº•DEBORA CRISTINA RICHETTO - ME - CNPJ14983946000120 - DMI - Faixa: 1 - Prot: 614285 - 10/02/2016•DI SAO PAULO FORNERIA ME - CNPJ 12520488000167- DS - Faixa: 3 - Prot: 614253 - 05/02/2016 - SAO PAULO- CAMPO BELO - RUA VIERA DE MORAIS 1300 Nº•ELIZAMA MARIA DE OLIVEIRA - CPF 27674872831 - DMI- Faixa: 2 - Prot: 614256 - 10/02/2016•FABRICIO LOURENCO GEA 16618768896 - CNPJ16466126000196 - DMI - Faixa: 2 - Prot: 614086 - 03/02/2016•JEAN MARCOS FERREIRA - CPF 41998841812 - DM -Faixa: 1 - Prot: 614213 - 05/02/2016•JILVAN SOUZA DOS SANTOS - CPF 38335477825 - DMI- Faixa: 3 - Prot: 614240 - 05/02/2016•KELI APARECIDA DE SOUZA CARVALHO - CPF23002851850 - DMI - Faixa: 3 - Prot: 614291 - 10/02/2016•LUZIMAR ANDRADE DE FARIAS NASCIMENTO - CPF14077727839 - NP - Faixa: 2 - Prot: 613972 - 02/02/2016•MANGIARI EIRELI ME - CNPJ 22468620000192 - DS -Faixa: 5 - Prot: 614254 - 05/02/2016 - BLUMENAU - ITOU-PAVA NORTE - RUA DOIS DE SETEMBRO 3871 Nº•MARCELO VIRGILIO CANGIANI TRANSPORTES - CNPJ10575756000112 - DMI - Faixa: 3 - Prot: 613921 - 01/02/2016•MARGARIDA DE LIMA RODRIGUES - CPF 20051783819- DM - Faixa: 4 - Prot: 614066 - 02/02/2016•MARIA ANTONIA DE SOUZA - CPF 09455105861 - DM -Faixa: 9 - Prot: 614153 - 04/02/2016•MARIA GABRIELA CAMARGO PONTIERI 312 - CNPJ20060217000102 - DMI - Faixa: 4 - Prot: 613943 - 01/02/2016•RODRIGUES E CORDEIRO CENTRO DE BELEZA -CNPJ 20331091000155 - DMI - Faixa: 7 - Prot: 614290 -10/02/2016•SEBASTIANA MATHIAS - CPF 15626252843 - CH - Fai-xa: 1 - Prot: 614319 - 10/02/2016•SEBASTIAO CORREA FILHO A.BRASILIENSE - CNPJ47516158000182 - DMI - Faixa: 3 - Prot: 614177 - 04/02/2016•TANIA REGINA CAIRES - CPF 13857415894 - DM - Fai-xa: 3 - Prot: 614211 - 05/02/2016•VANESSA PINOTTI DA COSTA - CPF 31086083806 - DMI- Faixa: 1 - Prot: 614165 - 04/02/2016•VERA LUCIA DA SILVA - CPF 08511961879 - DM - Faixa:5 - Prot: 614151 - 04/02/2016

O interessado poderá fazer o pagamento em dinheiro,cheque visado e cruzado ou cheque administrativo, emi-tido no valor equivalente ao da obrigação devendo aindaestar em nome e à ordem do apresentante, e ser pagá-vel na mesma praça, sem prejuízo das despesas com-provadas, custas, contribuições e emolumentos devi-dos, de responsabilidade do devedor, que deverão serpagas pelo interessado no mesmo ato, em apartado.Se o intimado for microempresa ou empresa de peque-no porte, incidirá o disposto no art. 73 da Lei Comple-mentar nº 123/2006.HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DAS 09h00min AS17h00minPelo presente Edital fica(m) o(s) sacado(s) devedor(es)INTIMADO(S) a comparecer(em) neste Tabelionato noendereço e horário acima indicados a fim de efetuar(em)o pagamento e ou fornecer(em) o aceite ou justificar(em)a recusa, até o dia 16/02/2016 observando o motivo aci-ma, ficando desde já NOTIFICADO(s) do competentePROTESTO, caso não atendida a presente intimação.Certifico que nesta data, afixei neste Tabelionato e nolugar de costume uma via de igual teor deste Edital.Certifico e dou fé, que foram esgotados todos os meiospossíveis para localização do responsável.O Aceite dos títulos apontados para tal finalidade deveráser feito pelo próprio Sacado, mediante a exibição dedocumento de identificação e do CPF/MF ou CNPJ/MF,bem como prova da representação se for o caso.

Araraquara - SP, 15 de fevereiro de 2016.Jorge Humberto AritaEscrevente Autorizado

Edital de Protesto1º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E

TÍTULOSRUA SÃO BENTO, 992 CENTRO - (016)3332-9915

EDITAL DE PROTESTO

Os títulos abaixo relacionados foram encaminhados aeste cartório para protesto por falta de pagamento/acei-te/devolução ou fins falimentares. Os sacados/devedo-res não foram encontrados nos endereços indicadospelos apresentantes ou recusaram-se a receber a inti-mação ou então localizam-se fora da competência terri-torial deste cartório. Em vista disso, expede-se o pre-sente Edital para INTIMAR os sacados/devedores indi-cados para que compareçam no cartório, no endereço ehorário mencionado, a fim de pagar/aceitar/devolver ouentão justificar a sua recusa, até no máximo a data limi-te

Protocolo: 262502 — 04/02/2016Devedor: VANILDA APARECIDA BAUDUINO RIBEIRODocumento: 205.499.398-06Espécie: DMFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 16/02/2016

Protocolo: 262504 — 04/02/2016Devedor: JESSICA FERNANDA PITANGADocumento: 441.063.968-40Espécie: DMFaixa da Tabela: DData limite para pagamento: 16/02/2016

Protocolo: 262507 — 04/02/2016Devedor: ELAINE CRISTINA MEDEIROSDocumento: 257.355.808-84Espécie: DMFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 16/02/2016

Protocolo: 262513 — 04/02/2016Devedor: APARECIDA DO CARMO BISCARIDocumento: 748.189.378-00Espécie: DMIFaixa da Tabela: AData limite para pagamento: 16/02/2016

Protocolo: 262519 — 04/02/2016Devedor: DEBORA CRISTINA LIMA SILVADocumento: 14.095.880/0001-31Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 16/02/2016

Protocolo: 262525 — 04/02/2016Devedor: MARIA DA PAZ FARIAS NUNESDocumento: 352.786.172-68Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 16/02/2016

Protocolo: 262534 — 04/02/2016Devedor: ELAINE CRISTINA M. SENAPESCHIDocumento: 218.236.238-08Espécie: DMIFaixa da Tabela: BData limite para pagamento: 16/02/2016

Protocolo: 262559 — 04/02/2016Devedor: EDSON LUIS DA SILVA ALVES 3909Documento: 21.512.674/0001-45Espécie: DMIFaixa da Tabela: HData limite para pagamento: 16/02/2016

Protocolo: 262561 — 04/02/2016Devedor: AURELIO DA SILVA 02785548817Documento: 21.301.085/0001-18Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 16/02/2016

Protocolo: 262562 — 04/02/2016Devedor: AURELIO DA SILVA 02785548817Documento: 21.301.085/0001-18Espécie: DMIFaixa da Tabela: DData limite para pagamento: 16/02/2016

1. - O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, bo-leto bancário ou mediante cheque visado e cruzado, oupor meio de cheque administrativo, emitido no valor equi-valente ao da obrigação devendo ainda estar em nomee à ordem do apresentante, a ser pagável nesta praça.Ressalva-se a situação das empresas ME e EPP, nostermos da artigo 73 da Lei complementar nº 123/2006.2. - Fica esclarecido que a quitação será condicionada àefetiva liquidação do cheque. Os emolumentos deverãoser pagos no ato e em apartado, em dinheiro.3. - Pelo presente os intimo para os fins de direito e aomesmo tempo, no caso de não ser atendida a presenteintimação no período de 08:30 AS 17:00HS do dia infor-mado, os notifico do competente protesto.

ARARAQUARA , 12 de fevereiro de 2016LUIS EDUARDO BIOLCATTI

TABELIÃO SUBSTITUTO

Edital de Protesto2º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E

TÍTULOSAVENIDA SÃO PAULO, 508 - CENTRO - (016)3333-

3136EDITAL DE PROTESTO

Os títulos abaixo relacionados foram encaminhados aeste cartório para protesto por falta de pagamento/acei-te/devolução ou fins falimentares. Os sacados/devedo-res não foram encontrados nos endereços indicadospelos apresentantes ou recusaram-se a receber a inti-mação ou então localizam-se fora da competência terri-torial deste cartório. Em vista disso, expede-se o pre-sente Edital para INTIMAR os sacados/devedores indi-cados para que compareçam no cartório, no endereço ehorário mencionado, a fim de pagar/aceitar/devolver ouentão justificar a sua recusa, até no máximo a data limi-te

Protocolo: 258337 — 04/02/2016Devedor: DOUGLESMAR DE PAULA SOUZADocumento: 159.865.768-29Espécie: DMFaixa da Tabela: GData limite para pagamento: 15/02/2016

Protocolo: 258339 — 04/02/2016Devedor: RICARDO IGNACIODocumento: 224.332.638-83Espécie: DMFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 15/02/2016

Protocolo: 258343 — 04/02/2016Devedor: BARBARA DE LAZARI NASCIMENTODocumento: 369.377.948-19Espécie: DMFaixa da Tabela: AData limite para pagamento: 15/02/2016

Protocolo: 258349 — 04/02/2016Devedor: HELENA MARIA ROSSI CICOGNADocumento: 054.279.418-78Espécie: DMIFaixa da Tabela: AData limite para pagamento: 15/02/2016

Protocolo: 258390 — 04/02/2016Devedor: ANGELITA DA COSTA LUIZ MEDocumento: 11.681.182/0001-20Espécie: DMIFaixa da Tabela: BData limite para pagamento: 15/02/2016

Protocolo: 258391 — 04/02/2016Devedor: AURELIO DA SILVA 02785548817Documento: 21.301.085/0001-18Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 15/02/2016

Protocolo: 258393 — 04/02/2016Devedor: AURELIO DA SILVA 02785548817Documento: 21.301.085/0001-18Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 15/02/2016

1. - O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, bo-leto bancário ou mediante cheque visado e cruzado, oupor meio de cheque administrativo, emitido no valor equi-valente ao da obrigação devendo ainda estar em nomee à ordem do apresentante, a ser pagável nesta praça.Ressalva-se a situação das empresas ME e EPP, nostermos da artigo 73 da Lei complementar nº 123/2006.2. - Fica esclarecido que a quitação será condicionada àefetiva liquidação do cheque. Os emolumentos deverãoser pagos no ato e em apartado, em dinheiro.3. - Pelo presente os intimo para os fins de direito e aomesmo tempo, no caso de não ser atendida a presenteintimação no período de 11:00 AS 17:00HS do dia infor-mado, os notifico do competente protesto.

ARARAQUARA , 12 de fevereiro de 2016LETICIA MACHADO DOS SANTOS SEVES

ESCREVENTE

Page 16: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

MARIO SERMARIO SERMARIO SERMARIO SERMARIO SERGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTAAAAAOAB/SP 82 490 - Cel. 16-9176.7776 e 9707.1215

RAFRAFRAFRAFRAFAEL LAEL LAEL LAEL LAEL LUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTAAAAA

OAB/SP 268.141 - Cel. 16-9702.2563

Civel - Empresarial - Família - Lei de imprensa - Criminal -Constitucional - Administrativo - Especialização em recupera-

ção de crédito para empresas e instituições financeiras

A D V O C A C I A

Av. Rua dos Libaneses, 2240 - Araraquara

Mendonça ImóveisTEL: (16) 3332-2045/ 9114-9333

AAAAAvvvvv..... Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Araraquara- SPAraraquara- SPAraraquara- SPAraraquara- SPAraraquara- SPIMOVEIS PARA ALUGUAR

APARTAMENTOSCENTRO - R$ 1.200,00 - ED MONTE CARLO - 2 DORMIT S/

SUITE C/ AE-SALA, COZINHA, WC, DUAS VAGASSTA ANGELINA - R$ 700,00 - ED CLARISSA - 2 DORMIT, SALA,

COZINHA, WC, 1 VAGA COBERTA

CASA PARA ALUGUARJ BIAGIONI - R$ 550,00 - 2 DORMIT, SALA, COZINHA, 01 WC,

ÁREA DE SERVIÇO, S/GARAGEM

IMOVEIS A VENDAJ S RAFAEL - R$120.000,00 - 2 DORMIT, SALA, COZINHA, 01

WC, AREA DE SERVIÇO, ENTRADA P/CARROJ VITORIO DE SANTI - R$ 125.000,00 (ACEITO FINANCIAMIENTO)- 2 DORMIT., SALA, COZINHA, 01 WC AREA DE SERVIÇO, PISCINA

INFANTIL E ENTRADA P/ACARROJ BOTÂNICO-NOVA - R$ 170.000,00 (ACEITO FINANCIAMEN-TO) - 3DORMIT., SALA, COZINHA, 01 WC, AREA DE SERVIÇO,

ENTRADA P CARROCENTRO - AV DJALMA DUTRA - R$ 250.000,00 - 3 DORMIT.,

SALA, COZINHA, 01WC, AREA DE SERVIÇO E GARAGEMAGUAS DO PAIOL - R$ 155.000,00 - 2DORMIT SALA, COZINHA,

01 WC E AREA DE SERVIÇO ENTRADA CARRO

TERRENOS A VENDA03 LOTES NA GAUAS DO PAIOL

STA. ANGELINA - AV. 54 - 03 DORMIT., 01 SUITE, SALA,COZINHA, WC E AMPLA GARAGEM

AGUAS DO PAIOL - R$80.000,00 - 01 DORMIT., SALA,COZINHA, WC

01 LOTE CRUZEIRO DO SULTEMOS MAIS IMOVEIS CADASTRADOS

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 201616 CCCCCLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOS

BIOENERGIA ARARAQUARA LTDA,torna público que requereu na CE-TESB a Renovação de Licença deOperação para Co-geração de ener-gia elétr ica, sito à FAZENDA SÃOJOAQUIM, FAZ. S. JOAQUIM, ZONARURAL, ARARAQUARA/SP.

(16) 3303-4661 | WWW.fonteri.com.br

NOTA DE FALECIMENTOA Fonteri Organização e Serviços, comunica o faleci-

mento do Sr.OSMILDO GABRIEL TEIXEIRA

Ocorrido ontem, dia 12/02/2016, na cidade de ARARA-QUARA aos 51 ANOS de idade. O extinto ERA DIVOR-CIADO. Deixa ainda: FILHOS, NETOS, PARENTES E

AMIGOS. O seu sepultamento será realizado hoje, dia13/02/2016, às 08:30h, saindo o féretro do MEMORIALFONTERI I, às 08:00h, para o Cemitério DAS CRUZES.

NOTA DE FALECIMENTOA Fonteri Organização e Serviços, comunica o faleci-

mento do Sr.JOÃO JOSÉ DA SILVA

Ocorrido ontem, dia 12/02/2016, na cidade de ARARA-QUARA, aos 53 ANOS de idade. O extinto DEIXA VIÚVA

A SRA. ANGELINA VALENTINA ALBERTO DA SILVA.Deixa ainda: FILHOS, NETOS, PARENTES E AMIGOS.O seu sepultamento será realizado hoje, dia 13/02/

2016, às 16:30h, saindo o féretro do VELÓRIOMUNICIPAL DE AMÉRICO BRASILIENSE, às 16:20h,

para o cemitério DE AMÉRICO BRASILIENSE.

ORGANIZAÇÃO SOCIALDE LUTO MICELLI LTDA.

Fones: (16) 3336-7879 / 3336-8563

MISSA DE 7º DIAA Organização Social de Luto MICELLI, comunica que

a família do Sr.PAULO SIQUEIRA VIANA

Agradece as manifestações de pesar recebidas naocasião de seu sepultamento e, lembra parentes e

amigos que a MISSA DE 7º DIA será realizada hoje, dia13/02/2016, Sábado, às 19:00hs, na Igreja Matriz. A

Família atenciosamente agradece.NOTA DE FALECIMENTO

A Organização Social de Luto Micelli comunica o faleci-mento do Sr.

JOAO BAPTISTA VIEIRACom 78 anos de idade, ocorrido no dia 10/02/2016, na

cidade de MATÃO. O extinto era Viúvo da Sra. MARIAAPPARECIDA AMANCIO VIEIRA. Deixa: Filhos, Neto,

Parentes e Amigos. Seu sepultamento foi realizado no dia11/02/2016, às 17:00 hs, saindo o féretro do velório

Municipal de Matão, para o cemitério da mesma localidade

(16) 3322-2569

NOTA DE FALECIMENTOFaleceu no dia 11/02/2016, na cidade de Américo

Brasiliense, aos 82 anos de idade o SR.ORLANDO PEREIRA

Deixa viúva a Sra. Ivone Domingos Pereira. Deixaainda; 5 filhos, netos, irmãos, bisnetos, parentes e

amigos. O seu sepultamento foi realizado ontem, dia12/02/2016, às 16h00, saindo o féretro do Velório deAmérico Brasiliense para o cemitério daquela locali-

dade.NOTA DE FALECIMENTO

Faleceu no dia 11/02/2016, na cidade de Araraquara,aos 39 anos de idade o SR.

EDEVALDO DONIZETE DE OLIVEIRADeixa viúva a Sra. Maria José de Souza Oliveira. Deixa

ainda; pai, mãe, irmãos, parentes e amigos. O seusepultamento foi realizado ontem, dia 12/02/2016, às

16h30, saindo o féretro do Velório Almeida para oCemitério das Cruzes.

MISSA DE 7º DIAA Funerária Almeida, comunica que a família da SRA.

ELIANA DO CARMO GUSTAVO DE SOUZAAgradece sensibilizada as manifestações de pesarrecebidas na ocasião de seu falecimento e, convidaparentes e amigos para a Missa de 7º Dia que será

realizada hoje, dia 13/02/2016, (sábado), às 19h00 naIgreja São Geraldo.

CAMPANHA – LAR SÃO FRANCISCOO Lar São Francisco de Assis, instituição civil decaráter filantrópico cuja finalidade é abrigar, vestir,alimentar e dar assistência às pessoas de ambosos sexos com mais de 60 anos de idade, indepen-dente de raça, etnia ou crença religiosa iniciou cam-panha para arrecadar fraldas geriátricas e produtosde higiene pessoal, em benefício dos idosos aten-didos pelo asilo. O telefone de contato para maisinformações pelo telefone 3334-7233.

ORAÇÃODOS SALMOS

Reze os Salmos 33, 34 e 70,três vezes ao dia, durante 3dias. Faça 2 pedidos difíceise 1 pedido impossível de serealizar, Mesmo que não acre-dite, verá o que acontece. Pu-blique no 4º dia. Amém.J.A.S.

Page 17: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Renato Teixeira eAlmir Sater lançamCD juntos 18

17Araraquara, sábado,13 de fevereiro de 2016

Apresentação gratuita daOrquestra Escola deAraraquara será realizadana próxima sexta-feira noCentro Internacional deConvenções

O Centro Internacional de Convenções Dr. Nelson Barbieri re-cebe, na noite de 19 de fevereiro

(sexta-feira), às 20 horas, a Orquestra Es-cola de Araraquara para um concerto quepromete ser inesquecível. O concerto égratuito e os ingressos deverão ser retira-dos na sede do projeto localizado na Av.Espanha 507, entre as ruas 3 e 4, no Cen-tro de Araraquara, a partir do dia 15 defevereiro, das 9 as 12h e das 14 as 17h.

Crianças e jovens de 06 a 25 anos deidade - que iniciaram os estudos noprojeto desde agosto de 2015 - sobemao palco junto a instrutores e músicosexperientes para mostrarem os resulta-dos de meses de dedicação.

Com um repertório eclético, de músi-cas populares e clássicas, com integra-ção de dança e coral, a apresentaçãoda Orquestra Escola pretende emocio-nar todos os presentes.

Para acompanhar a Orquestra, umabanda com músicos renomados foi con-vidada para uma participação mais queespecial. Cleber Shimú na guitarra,Luciano Pedro no teclado, AdrianoMagrão na bateria, Jhonatan no baixoelétrico e o cantor Bruno Faglione (par-ticipante do último The Voice Brasil)se misturam e interagem com a Orques-tra, que contará também com a partici-

pação do Coral Fraterzinho de Matão.“O Projeto Orquestra Escola surgiu

com o objetivo de democratizar o aces-so à música clássica para crianças ejovens promovendo aética, cidadania eequidade social atra-vés da educação e prá-tica musical, amplian-do a autoestima alémde contribuir com di-versos benefícios ine-rentes a arte - como:disciplina, concentra-ção, coordenação, so-cialização, inclusão,entre outros - proporcionando aos alu-nos uma experiência prazerosa, fasci-nante, cultural, lúdica, educativa e no-vas perspectivas profissionais e de la-zer. Em seis meses de atividades (agos-

to a janeiro de 2016) a Orquestra Es-cola atendeu gratuitamente 203 alu-nos nos cursos de violino, viola eru-dita, violoncelo e musicalização”, co-

menta o coordenadorgeral do projeto, Ge-raldo Souza.

A realização do Pro-jeto Orquestra Escolaé da Secretaria de Cul-tura do Estado de SãoPaulo através do Pro-grama de Ação Cultu-ral (Proac – ICMS)com apoio da Prefeitu-ra Municipal de Ara-

raquara por meio da Secretaria Muni-cipal da Cultura-Fundart, AssociaçãoCultural Promoart e da Lets. Tem ospatrocínios de Lupo, Grupo MoradaTransportes, Nigro e Quimatec.

Serviço

Concerto da Orquestra Escola deAraraquaraLocal: Centro Internacional de Conven-ções Dr. Nelson Barbieri (Rua Ivo AntonioMagnani, 430 – Fonte Luminosa)Data: 19 de fevereiroHorário: 20 horasIngressos gratuitosRetirada a partir de 15/02, na Av. Espanha507 (entre as ruas 3 e 4) - Centro deAraraquaraHorário: das 9 às 12h, e das 14 às 17h

Page 18: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 201618 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

CINE LUPOShopping Lupo - Rua Gonçalves Dias, 543 - 3º piso

(16) 3333-5544 -www.shoppinglupo.com.br

MOVIECOM JARAGUÁShopping Jaraguá - Av. Alberto Benassi, n° 2270 - Jardim dos Manacas

(16) 3335-7286 - www.moviecom.com.br

SALA 1

O BOM DINOSSAURO3D - Animação - Dublado - Livre - Duração: 100min.Sáb., Dom., Feriado: 14h30

OS DEZ MANDAMENTOS - O FILMEDrama - Nacional - 12 Anos - Duração: 120min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 19h00 - 21h30Sáb., Dom., Feriado: 19h00 - 21h30

CAÇADORES DE EMOÇÃO - ALÉM DO LIMITE3D - Ação - Dublado - 14 Anos - Duração: 114min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h40Sáb., Dom., Feriado: 16h40

SALA 2

O REGRESSODrama - Dublado - 16 Anos - Duração: 156min.Seg. a Sex.: 16h00. Sáb., Dom., Feriado: 16h00

O REGRESSODrama - Legendado - 16 Anos - Duração: 156min.Seg. a Sex.: 21h15. Sáb., Dom., Feriado: 21h15

SNOOPY E CHARLIE BROWN - PEANUTSAnimação - Dublado - Livre - Duração: 88min.Sáb., Dom., Feriado: 14h00

PAI EM DOSE DUPLAComédia - Dublado - 12 Anos - Duração: 96min.Seg. a Sex.: 19h10. Sáb., Dom., Feriado: 19h10

SALA 3

A QUINTA ONDAFicção Científica - Dublado - 14 Anos - 112min.Seg. a Sex.: 17h00 - 19h20Sáb., Dom., Feriado: 14h40 - 17h00 - 19h20

A QUINTA ONDAFicção Científica - Legendado - 14 Anos - 112min.Seg. a Sex.: 21h40. Sáb., Dom., Feriado: 21h40

SALA 4

DEADPOOLAção - Dublado - 18 Anos - Duração: 107min.Seg. a Sex.: 17h15 - 19h30.Sáb., Dom.: 15h00 - 17h15 - 19h30

DEADPOOLAção - Legendado - 18 Anos - Duração: 107min.Seg. a Sex.: 21h50. Sáb., Dom.: 21h50

SALA 5

UM SUBURBANO SORTUDOComédia - Nacional - 14 Anos - Duração: 110min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h30 - 18h50 - 21h10Sáb., Dom., Feriado: 14h15 - 16h30 - 18h50 - 21h10

SALA 1

OS DEZ MANDAMENTOSDrama - Nacional - 12 Anos - Duração: 120min.Ter. a Sex às 19h.Sáb. e Dom. às 16h30 e 19h

A GRANDE APOSTADrama - 14 anos - Duração: 130m - LegendadoTer. a Dom às 21h15

SALA 2

O REGRESSODrama – 156 min – 16 anos - LegendadoTer. a Sex às 20h.Sáb. e Dom. às 16h30 e 20h

CCCCCINEMAINEMAINEMAINEMAINEMARenato Teixeira e AlmirSater lançam CD juntos

Os cantores Almir Sater e Renato Teixeirasão dois importantes nomes da músicacaipira brasileira. Amigos há mais de 30

anos, eles lançam agora o CD "AR", o primeiroassinado pelos dois, com dez canções inéditasescritas por eles.

"Há seis anos, tivemos a ideia de fazer esse dis-co, mas só há um ano e meio – quando chamamoso produtor Eric Silver, também muito nosso ami-

Amigos há mais de 30 anos, músicos cantam a beleza do campo

go – o projeto começou a andar de fato. Antesdisso eram mais conversas do que ações concre-tas", diz Renato Teixeira.

Segundo ele, a amizade com Sater, que come-çou no início dos anos 1980, lhe deu força paraseguir na música. "Nos identificamos rapidamen-te. Temos as mesmas crenças sobre a música bra-sileira e, antes de conhecê-lo, sentia-me sozinhono universo caipira."

Harmonia entre os dois músicos agora foi transformada em canção

FOTO: DIVULGAÇÃO

CCCCCINEMAINEMAINEMAINEMAINEMA

Novo filme do Sonic misturaráanimação com atores reais em 2018

Hajime Satomi, CEO da Sega, revelou para o TheWorldFolio seus planos para a companhia nesta novaera e, entre eles, está um novo filme do Sonic quedeverá sair em 2018. Tudo muito bacana, mas nemtodos os fãs do game estão gostando muito de umdetalhe: o filme será, na verdade, uma produção hí-brida com animações e live-action. Sim, o ouriçoazul contracenará com atores reais no novo filme.

Lá nos anos 1990, o sucesso de Sonic era prati-camente unânime: era difícil achar quem não sim-patizasse com o bichinho exótico capaz de correra uma velocidade incrível. Já no novo milênio, aSega não foi capaz de manter no topo o amor deseu antigo público, tampouco conseguiu seduzirnovos fãs com lançamentos. Em uma versão de2006, por exemplo, Sonic interagia com sereshumanos durante o jogo, que foi um tremendofracasso. Portanto, é de se surpreender com aaposta da companhia em um filme mesclando oouriço e seres humanos novamente.

Sonicteve seuauge nadécadade 90

Page 19: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Novelas

Horóscopo

ÁRIES21 de março a 21 de abril

GÊMEOS21 de maio a 21 de junho

TOURO20 de abril a 20 de maio

CÂNCER21 de junho a 21 de julho

LEÃO23 de julho a 22 de agosto

LIBRA23 de setembro a 22 de outubro

VIRGEM23 de agosto a 22 de setembro

ESCORPIÃO23 de outubro a 22 de novembro

SAGITÁRIO23 de novembro a 22 de dezembro

AQUÁRIO21 de janeiro a 19 de fevereiro

CAPRICÓRNIO23 de dezembro a 20 de janeiro

PEIXES20 de fevereiro a 20 de março

Palavras Cruzadas

Confusões acontecerão dentro das relaçõesinterpessoais. Os números decimais influen-ciarão juntamente com o elemento fogo paraesta situação. Tome a iniciativa das situaçõesque você pode e deve controlar.

Estará em alta a sua perseverança e determina-ção. A terra irá lhe ajudar neste excelente pro-cesso. Sofrerá pouca interferência de plutão emarte o que te deixará mais tranquilo. Mesmoassim não deve ceder ao sentimento de posse.

Será um dia em que se mostrará muito tagare-la. Porém o elemento ar favorecerá a sua inteli-gência. Utilize esta condição para as suas reali-zações profissionais. Neste campo marte irálhe ajudar e muito.

Alguns momentos te farão agir de forma maiscautelosa que o habitual. Deve se sentir um pou-co mais tímido e dependente. A água poderá lheajudar a superar este momento um pouco ins-tável.

Resplandecerá no seu coração uma vontadeinexplicável de viver. Tudo indica que a passa-gem de Netuno em sol com ajuda de fogo serãoos motivos. Não deixe esse momento passarem branco faça algo do qual se orgulhe.

A explanação dos seus sentimentos serão favo-recidas por Netuno. A coerência dos seus pen-samentos tendem a influenciar a opinião dosoutros. Use o seu senso crítico para avaliar aqueleque só querem agradar por interesse.

Será um importante dia para a diplomacia. Ten-te mediar as ideias entre os seus amigos e fami-liares. Não desvie a sua atenção para as coisassuperficiais. Vênus lhe ajudará a fazer as esco-lhas que melhor condizem com a situação.

Os fatores da paixão irão mexer muito com seucoração. Urano favorecerá um relacionamentomais apaixonante. Embora a lua tente tirar issode você e deixa-lo mais desconfiado, tende semanter mais carinhoso e transformador.

Estará com a mente aberta para novas ideias.Sua constelação juntamente com Júpiter, lhedará o humor e a sabedoria para seguir emfrente. As suas escolhas estarão ligadas as suasrelações que obtiverem com o tempo.

A lua pode influenciar um pouco as suas ideias.O que pode fazer com que você seja manipula-do por outras pessoas. Não deixe o pessimismotomar conta de você.

Algumas perdas transformarão o seu dia muitopor conta da atividade em mercúrio seguido defogo. As cores podem influenciar pessoas aoseu lado o que pode lhe atrapalhar. Sentirá umpouco o peso das mudanças.

O seu sistema linfático irá influenciar positiva-mente o seu dia. Sua constelação não irá inter-ferir muito assim como seu planeta regente,Netuno. Deixe o romantismo fluir na sua vida eabra o seu coração.

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 2016 19CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

ÊTA MUNDO BOM!Candinho garante a Filomena que pagará sua dívida com o advoga-do. Zé dos Porcos sugere que Eponina impeça o casamento deMafalda e Romeu. Eponina rasga o vestido de Mafalda e afirma queestá protegendo a sobrinha. Romeu parte para São Paulo semMafalda. Com o dinheiro de Candinho, Filomena consegue libertarErnesto da prisão. Candinho resgata Policarpo da pensão de Ca-mélia. Jack revela a Anastácia que encontrou o medalhão de seufilho.

TOTALMENTE DEMAISGermano elogia a apresentação de Fabinho e diz que está orgulho-so do filho. Cassandra tenta chantagear Rafael para tirar proveito doconcurso, mas ele não se abala com suas ameaças. Eliza ouveLeila contar a Jamaica que beijou Jonatas. Cassandra revela aGermano que Lili e Rafael estão tendo um caso. Rafael confessa aGermano que está apaixonado por Lili.

A REGRA DO JOGOZé Maria combina sua operação com Carlão e Kiki se desesperapor causa de Aninha. Nelita pede abrigo a Nonato e Conceição.Atena se irrita com a insistência de Romero em se aproximar deTóia. Romero se hospeda no mesmo hotel que Tóia e Juliano. Vaváe Úrsula procuram Duda, mas a moça afirma que deseja criar seusfilhos sozinha. César questiona Domingas sobre seus sentimen-tos por ele. Mel provoca Merlô e Nenenzinho flagra os dois muitopróximos um do outro. Nelita pede que Cesário e Luana mante-nham segredo sobre seu paradeiro. Gibson arma uma emboscadapara Zé Maria. Romero surpreende Tóia.

FATMAGÜLAsude descobre onde Fatmagül está presa. Kerim confronta Mustafáno cativeiro onde Fatmagül é mantida presa.

Page 20: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 201620 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

INFORME PUBLICITÁRIOClube Náutico

Seu fim de semanacom mais energia!Programação recreativa e social doNáutico para este domingo está imperdível

MARCEL MINGUINI_PHOTOH

As atividades nauticanas vão agitar o domingo

Você já se programou para mais um domingo demuita diversão, no Náutico? Confira as atividadesque vão agitar o clube amanhã e prepare-se paramuitas alegrias!

Recreação e lazerRecreação e lazerRecreação e lazerRecreação e lazerRecreação e lazer9h – Pilates (salão do restaurante)10h – Yoga (salão do restaurante)10h – Ateliê de artes “Pintura”11h – Zumba®, com professor da Academia Clube

Náutico (salão do restaurante)11h – Hidro “Energia Total” (conjunto de piscinas)12h – brincadeira Bolha d’água (conjunto de pisci-

nas)14h30 – Gincana Aquática (conjunto de piscinas)14h30 – passeio de Trenzinho (saída do balão do

restaurante)15h – Festival de “Gol Caixão” (praia do Bar da

Mata)15h – Bets (praia do Bar da Mata)

Garotada se diverte no Espaço BrincarGarotada se diverte no Espaço BrincarGarotada se diverte no Espaço BrincarGarotada se diverte no Espaço BrincarGarotada se diverte no Espaço Brincar10h30 – Pintura com guache10h30 às 16h – Jogos diversos14h30 – “Velhos tempos” – resgate das antigas brin-

cadeiras

Shows nos baresShows nos baresShows nos baresShows nos baresShows nos baresMusical Espelho D’água – um show de versatilida-

de. 13h – Bar da Praia.Thales e Daniel – o sertanejo embala a tarde nauti-

cana. 15h – Bar da Mata.

Hoije tem Feirinha de Adoção de Animais no Parque InfantilA Feirinha de Adoção de Animais

Carentes continua as atividadesde 2016. Neste sábado (13) oevento acontece no Parque Infan-til, das 9h30 às 13h30, a fim depromover a adoção de animais. Oevento também recebe doaçõesque possam servir para o uso dosanimais abandonados, principal-mente nos dias frios ou chuvosos.

Diversos animais – entre cãese gatos, abandonados ou perdi-dos – estarão disponíveis paraadoção, aguardando umachance de ter um espaço ondepossam receber e também doaramor e carinho.

Para adotar um animal, o interes-sado deve ser maior de 18 anos,passar por uma entrevista, apre-sentar CPF e RG. Os interessadosem adotar gatinhos devem levaruma caixa para transporte do ani-mal; já para adoção de cachorrosdevem levar coleira e guia.

Além de encontrar novos larespara os animais, a Feir inha

também tem o objetivo de alertarpara a guarda responsável, jáque abandonar animal é crimede acordo com a lei federal9605/98. Os voluntários das as-sociações, durante a Feirinha,divulgam informações sobre aguarda responsável, mostran-do aos interessados que a ado-ção é um ato de responsabili-dade.

A Feirinha recebe doações decasinhas, lençóis, toalhas, cami-nhas, medicamentos, cobertores– tudo que possa servir para ouso dos animais abandonados.A ideia é obter itens que possamser usados nos dias mais friosou chuvosos. Quem puder cola-borar basta entregar o materialdurante o evento.

Realizada pela Secretaria Muni-cipal de Meio Ambiente, a Feirinhaconta com a ajuda de voluntáriosenvolvidos na Proteção Animal quesolicitam que as pessoas colabo-rem com as adoções e a guarda

responsável. Todos os cães e ga-tos que participam da Feirinha fo-ram resgatados e já estão pron-tos para adoção.

Os animais que participam doevento são todos castrados epreviamente agendados. Aspessoas interessadas em levaranimais para doação, devem seinscrever previamente, durante asemana, pelo fone (16) 3301-1800, na Secretaria Municipal doMeio Ambiente.

Para a adoção de animais forada Feirinha, o telefone de contatoé: (16) 3339-4441 (Centro de Tria-gem e Abrigamento de Animais),ou 3301-1800 (Secretaria do MeioAmbiente). Para serem voluntári-os nas Feirinhas, os interessadosdevem ligar na Secretaria do MeioAmbiente e falar com Edvaldo. Emcaso de chuva, o evento será can-celado.

Vale destacar que a Feirinha tam-bém será realizada nos dias: 27de fevereiro e 12 e 19 de março.

Page 21: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 2016 21CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

Retiro espiritual foi opção paramuitas pessoas neste carnavalMais de 70 pessoas em um retiro e mais de 200 jovens em outro acampamento

Como cuidar da sua planta com a mudança do horário de verãoMudanças de temperatura e do Sol fazemtotal diferença para a saúde das plantas

O horário de verão acaba no dia21 de fevereiro. A mudança afetao nascer e o pôr do sol, além demarcar a mudança na tempera-tura. Por isso é preciso ficar deolho para que as plantas fiquesob o sol durante parte do dia,afinal, esse é um dos vários as-pectos são fundamentais para avida das plantas.

De acordo com a bióloga e es-pecialista em educação ambien-tal e paisagismo Lilian Ribeiro,o sol e a água são essenciaisna vida das plantas e por issodevem estar constantementepresentes nos ciclos das plan-tas. “A luz solar é importantepara nós e também para asplantas. Além disso, a água tam-bém é essencial, porém, suaquantidade depende do tipo deplanta. O que muita faz é jogar

muita água para compensar otempo que ficará fora. Isso é to-talmente errado, pois a plantasó vai absorver a quantidade ne-cessária, enquanto o resto fica-rá acumulada, podendo sufocaras raízes”, ressalta. Assim, atemperatura também é um dosfatores essenciais para que oecossistema esteja o mais sau-dável possível. “Muita gente temuma casa ou apartamento maisquente ou fria em relação a tem-peratura que está fazendo nacidade. Por isso é bom estarsempre atento ao clima e àsplantas. Observar é uma gran-de estratégia para quem gostade cuidá-las”, conta.

A principal mudança que deveser feita é em relação a posiçãoque o terrário está dentro decasa. O ideal é que o sistema

fique pelo menos 4 horas do diase bronzeando com a luz do sol.Ou seja, se você fechar todas asjanelas e persianas para ir tra-balhar, o ambiente acaba fican-do na escuridão, o que aumentaa chance das plantas morrerem,além da possibilidade de mofose bolor causados pela falta decirculação do ar. Assim, saibaqual a melhor localização para aplanta ter o contato com o sol.

Outra dica é deixar pelo me-nos uma fresta da janela aber-ta para entrar ar. “A troca de ga-ses feita pelas plantas é muitoimportante. Então quanto maisgases, mais trocas elas irão fa-zer. Isso tudo vai ajudar no ci-clo natural do ecossistema, pro-duzido e desenvolvendo elas deuma maneira ainda melhor”,conclui Lilian.

NNNNN• Célia Pires

em todo mundo gosta decarnaval e preferem fa-zer nessa época um retiro

religioso, principalmente quemgosta de estar em igrejas de todasas denominações religiosas e jánão sente mais ou nunca sentiuprazer nestas coisas. Para estaspessoas, durante os cinco dias decarnaval, a solução é optar peloretiro onde buscam nesse encon-tro um pouco mais de paz bem lon-ge de agitações. Assim a Assem-bléia Renovada do Brasil que temcomo pastores Ezequiel e IrmãMaria Ribeiro através do evange-lista Sergio Valentim realizaramo primeiro retiro espiritual.Umadas igrejas participantes foi aBrasil para Cristo. “Participaramcerca de 70 pessoas”, conta umadas participantes Betinha Sorboque disse que esse primeiro reti-ro espiritual foi muito especial econtou com participações de Pr

Adriano, Pr Arruda, Pr Carlos ,Cantor Davi , Banda Atalaias queClamam e Banda Facce. “ Foiuma bênção”.

QuadrangularQuadrangularQuadrangularQuadrangularQuadrangularJá a igreja Quadrangular(sede

do Santana) que tem e superin-tendente o bispo Candido Ro-drigues e como coordenador re-

gional de jovens o pastor RafaelRodrigo também realizam umretiro espiritual.Só que em for-ma de acampamento que foi rea-lizado no Caic Vale do Sol e con-tou com a participação de duzen-tos e trinta jovens. “O acampa-mento teve como tema o lema :Jovens com propósito fazendo adiferença”, conta Cristina Ro-

dolphe Pires, que acrescenta queo evento contou com diversos pa-lestrantes como o pastor Everal-do Valera Marcio, Carlos e pas-tora Lizandra,Valtencir, além deMoíses e Rodrigo. “ Também tevea Festa do Preto e Branco)iondeestá seu coração?O preto simbo-lizando o pecado e o branco ogrande amor de Jesus; alem de

torneio de futebol entre as igre-jas Quadrangular, show de talen-tos gospel, bandas e lual”.

Cristina que é diácona contaque uma equipe organizadoraesteve apoiando o evento e quejá estão se preparando para oacampamento de férias em julho.“ Agradecemos a diretora do CaicMaria Alice”

Bispo Cândido Rodrigues durante acampamento espiritual daQuadrangular

Mais de 70 pessoas participaram do 1º retiro da AssembléiaRenovada do Brasil

Lili Terrários e Mini jardinshttps://www.facebook.com/liliterrarioseminijardinsEmail: [email protected]

Page 22: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

Araraquara . sábado . 13 de fevereiro de 201622 OOOOOFICIALFICIALFICIALFICIALFICIAL

Edital de Protesto

Protocolo: 259622 — 04/02/2016Devedor: VILMA LOPES BI-ALCATIDocumento: 263.219.848-84Espécie: DMFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259623 — 04/02/2016Devedor: ROBERTO CAR-LOS DA SILVADocumento: 106.209.058-67Espécie: DMFaixa da Tabela: EData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259624 — 04/02/2016Devedor: CLAUDIA MARIAVALEIRODocumento: 336.682.098-55Espécie: DMFaixa da Tabela: GData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259625 — 04/02/2016Devedor: SELMA LUIZA AL-VESDocumento: 127.527.568-01Endereço: RUA MORAISMEIRELES 834Cidade: TABATINGA/SPEspécie: DMFaixa da Tabela: DData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259626 — 04/02/2016Devedor: NUBIA BASTOSDIASDocumento: 034.852.305-02Espécie: DMFaixa da Tabela: FData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259627 — 04/02/2016Devedor: ADRIANO DESOUZA BRITODocumento: 327.892.408-84

Espécie: DMFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259628 — 04/02/2016Devedor: LUCELENA DIASDocumento: 131.188.108-58Espécie: DMFaixa da Tabela: IData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259634 — 04/02/2016Devedor: MARIA JOSE VI-CENTEDocumento: 081.687.708-46Espécie: DMIFaixa da Tabela: AData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259638 — 04/02/2016Devedor: MILTON BARBO-SA DE SALESDocumento: 159.752.878-12Espécie: DMIFaixa da Tabela: BData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259643 — 04/02/2016Devedor: BUFFET MUNDODA CRIANCA LTDADocumento: 12.153.387/0001-03Espécie: DMIFaixa da Tabela: AData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259644 — 04/02/

2016Devedor: JOAO GABRIELCORREA VALOTTO MEDocumento: 17.834.651/0001-80Espécie: DMIFaixa da Tabela: BData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259646 — 04/02/2016Devedor: MARIA SOLANGEDA NOBREGADocumento: 152.510.098-01Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259650 — 04/02/2016Devedor: JOSE FRANCIS-CO GARCIA JUNIORDocumento: 399.861.858-90Espécie: DMIFaixa da Tabela: DData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259654 — 04/02/2016Devedor: LUIS ALBERTOBATISTA MARQUESDocumento: 019.376.928-09Espécie: DMIFaixa da Tabela: BData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259655 — 04/02/2016Devedor: FABIANO NUNESCEZARIODocumento: 362.050.638-83

Espécie: DMIFaixa da Tabela: DData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259673 — 04/02/2016Devedor: RODRIGO APA-RECIDO DA SILVADocumento: 277.379.498-28Espécie: DMIFaixa da Tabela: BData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259676 — 04/02/2016Devedor: SEGA & ERD-MANN LTDA MEDocumento: 04.743.853/0001-74Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259680 — 04/02/2016Devedor: JOAO PAULO PE-

REIRA DO COUTO -Documento: 14.714.028/0001-03Espécie: DMIFaixa da Tabela: IData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259683 — 04/02/2016Devedor: AURELIO DA SIL-VA 02785548817Documento: 21.301.085/0001-18Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 16/02/2016

Protocolo: 259687 — 04/02/2016Devedor: KOOP RARAQUA-RA ACADEMIA GINASTICALTDADocumento: 08.720.541/0001-04Espécie: DMIFaixa da Tabela: BData limite para pagamen-to: 16/02/2016

3º TABELIAO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS ETÍTULOS

AV DUQUE DE CAXIAS, 260 - (016)3332-0999EDITAL DE PROTESTO

Os títulos abaixo relacionados foram encaminhados a estecartório para protesto por falta de pagamento/aceite/devo-lução ou fins falimentares. Os sacados/devedores nãoforam encontrados nos endereços indicados pelos apre-sentantes ou recusaram-se a receber a intimação ou en-tão localizam-se fora da competência territorial deste car-tório. Em vista disso, expede-se o presente Edital paraINTIMAR os sacados/devedores indicados para que com-pareçam no cartório, no endereço e horário mencionado,a fim de pagar/aceitar/devolver ou então justificar a suarecusa, até no máximo a data limite

1. - O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, boletobancário ou mediante cheque visado e cruzado, ou pormeio de cheque administrativo, emitido no valor equiva-lente ao da obrigação devendo ainda estar em nome e àordem do apresentante, a ser pagável nesta praça. Res-salva-se a situação das empresas ME e EPP, nos termosda artigo 73 da Lei complementar nº 123/2006.2. - Fica esclarecido que a quitação será condicionada àefetiva liquidação do cheque. Os emolumentos deverãoser pagos no ato e em apartado, em dinheiro.3. - Pelo presente os intimo para os fins de direito e aomesmo tempo, no caso de não ser atendida a presenteintimação no período de 9:00 AS 17:00HS do dia informa-do, os notifico do competente protesto.

ARARAQUARA, 12 de fevereiro de 2016OLGA DENISE BERNARDI

ESCREVENTE AUTORIZADA

Portaria DAAE nº 4.353De 12 de fevereiro de 2016

O Superintendente do Departamento Autônomo de Águae Esgotos de Araraquara, no uso da atribuição que lheconfere o artigo 38 da Lei Municipal nº 6.671 de 18 dedezembro de 2.007, combinado com o inciso I do artigo10 do Decreto 8.370, de 06 de fevereiro de 2006;RESOLVE:1.Deslocar o senhor ADILSON APARECIDO DE MOURA,servidor lotado na Gerência de Redes e Edificações ,com o emprego de Analista Operacional- Classe II, paraexercer suas atividades na Gerência de Controle dePerdas – Unidade de Fiscalização e Medições Prediais,permanecendo com o mesmo vencimento e com asmesmas atribuições que ocupava anteriormente, adap-tadas às finalidades institucionais, técnicas e adminis-trativas da Unidade receptora.2.Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publica-ção com seus efeitos a contar de 15 (quinze) de feverei-ro de 2016 (dois mil e dezesseis).DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS

DE ARARAQUARA, aos 12 (doze) dias do mês defevereiro de 2016 (dois mil e dezesseis).

Eng. Guilherme Ferreira SoaresSuperintendente

Registrado às folhas 071 do livro competente nº 50.

Aviso de Licitação:Pregão Presencial nº 007/2016Processo Daae nº 0170/2016

Objeto: Aquisição de brita graduada simples, pó de pe-dra, pedra britada nº 01 e nº 03 e pedra rachão, destina-dos aos serviços de conserto de pavimentação asfálti-ca, em valas provenientes de substituição, remaneja-mento e manutenção de redes de água / esgotos e de-mais serviços pertinentes, conforme especificaçõesconstantes nos anexos do Edital.Data e horário: Dia 03/03/2016 às 14h00 (quatorze ho-ras).O edital na íntegra encontra-se disponível no sitewww.daaeararaquara.com.br – link licitações/licitaçõesem andamento, podendo também ser retirado direta-mente na Gerência de Suprimentos, sito a Rua Domin-gos Barbieri, 100, Bairro Fonte Luminosa, Araraquara –SP, de 2ª a 6ª feira, das 12h00 às 17h00. Maiores infor-mações poderão ser obtidas através do telefone (16)3324-9576, ou pelo e-mail:[email protected].

Araraquara, 12 de Fevereiro de 2016.Eng. Guilherme Ferreira Soares

Superintendente

Portaria DAAE nº 4.352De 12 de fevereiro de 2016

O Superintendente do Departamento Autônomo de Águae Esgotos de Araraquara, no uso da atribuição que lheconfere o artigo 38 da Lei Municipal nº 6.671 de 18 dedezembro de 2007;RESOLVE:Constituir Comissão de Sindicância Interna para, sob apresidência do primeiro nomeado, apurar os fatos noti-ficados conforme Processo 0176/2016, da qual farãoparte os servidores: Elaine Maria Rodrigues – Agente daAdministração dos Serviços de Saneamento, Bruno Sotode Andrade – Agente da Administração dos Serviços deSaneamento e Luciana Ferreira Pavan – Psicólogo.DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS

DE ARARAQUARA, aos 12 (doze) dias do mês defevereiro de 2016 (dois mil e dezesseis).

Engº. Guilherme Ferreira SoaresSuperintendente

Registrado às folhas 070 do livro competente nº 50.

Portaria DAAE nº 4.351De 11 de fevereiro de 2016

O Superintendente do Departamento Autônomo de Águae Esgotos de Araraquara, no uso da atribuição que lheconfere o artigo 38 da Lei Municipal nº 6.671 de 18 dedezembro de 2007,RESOLVE:DESIGNAR a Sra. MIRIAM APARECIDA DE SOUZA SER-RA, servidora desta Autarquia, exercendo o emprego deAgente da Administração dos Serviços de Saneamento,para desempenhar a função de confiança de Coordena-dor, respondendo pela Unidade de Fiscalização de Po-ços , durante o período de férias regulamentares do titu-lar.DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS

DE ARARAQUARA, aos 11 (onze) dias do mês defevereiro de 2016 (dois mil e dezesseis).

Eng. Guilherme Ferreira SoaresSuperintendente

Registrado às folhas 069 do livro competente nº 50.

Page 23: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

· A Globo passou a ado-tar maiores cuidados naescolha de locações dasnovelas por causa da den-gue...· ... Cuidados que estão

sendo adotados tanto noRio de Janeiro como emSão Paulo...· ... É preciso agir assim

mesmo, porque não háoutro jeito...· ... E também não deve-

mos deixar tudo nas mãosdas autoridades porqueeles têm outras preocupa-ções...· ... Como as eleições

que vem por aí, faixa deônibus, ciclovias etc.· Aliás, a próxima eleição

deve ser vista pelos brasi-leiros como um grandeteste...· ... Vamos ver, enfim, se

aprendemos a votar ounão...· ... Curioso é que quan-

do o Pelé, um dia, disseisso lá atrás, tomou cace-te de tudo quanto é lado...· ... E ele também pediu

que olhassem para as cri-ancinhas...· ... Olharam?

Momento do rádioO que se deseja é ter de volta a

garra de antigas gerações do rá-dio esportivo e fazer com queaqueles que ainda arregaçam asmangas não continuem como ex-ceções. Aliás, é de se louvar aexistência desses poucos queainda existem e que ao contrárioda grande maioria, não fogemdessa luta.

ConflitanteA modernização dos meios de

comunicação, por paradoxal pos-sa parecer, facilitou os movimen-tos do rádio. Antes, o que era sópossível fazer com pedidos de li-nhas muito caras das companhi-as de telefone, hoje se faz por pre-ços incomparavelmente meno-res. No lugar das centenas demetros de fios, vieram os celula-res. No sentido oposto de todasessas facilidades, as rádios setrancafiaram nos estúdios. Que-rem ainda o mais barato, masque não é bom.

Bem cotadaAs gravações da série de comé-

dia “Nem vem que não tem”, deAndré Pellenz, parceria da Fox eCasablanca, vão se estender atémarço, em São Paulo. A primeiratemporada, em 14 episódios, reú-ne no elenco Pedro Paulo Rangel,Diogo Vilela, Françoise Forton,Flávia Garrafa, Wagner Santiste-ban e Rodrigo Pandolfo, comoprotagonista, entre outros.

Tiro curtoGilberto Braga depois da minis-

série sobre a vida de Elis Regina,com direção de Dennis Carvalho,vai desenvolver uma novela inédi-ta para o horário das 11. Algo entre45 e 60 capítulos.

MasterChefA Bandeirantes inicia neste sá-

bado em São Paulo as gravaçõesde mais uma edição do programa“MasterChef”, que vai agora parasua terceira temporada. Por en-

BateRebate

quanto, o registro do processo deseleções.

Cuidando dissoDiego Guebel, do Artístico e Pro-

gramação, está à frente tambémde todo o projeto da Band com vis-tas à Olimpíada. E está contandocom a assessoria permanentedos diretores Juca Silveira eEduardo Candil.

Gato no telhado

Um dos grandes eventos da tele-visão esportiva em toda a tempo-rada é o tênis de Roland Garros,que a Bandeirantes e o BandSportstêm exclusividade. A transmissãodeste ano, claro, está assegurada,mas existe a dúvida se uma equi-pe será deslocada para lá, comosempre foi, ou fará daqui.

Saiu foraMaria Casadevall pediu para não

ser escalada em “Sol Nascente”,

novela do Walther Negrão, e foiatendida pela dramaturgia da Glo-bo. Alegou outros trabalhos, entreeles a série “Lili, a Ex”, do GNT,em gravação de nova temporada.Só que, daí em diante, não foi lem-brada para mais nada.

RodandoA cineasta Laiz Bodanzky deu iní-

cio as filmagens de “Como Nos-sos Pais”, que conta a história deuma mulher que vira mãe dos pró-prios pais e filha dos seus filhos.Maria Ribeiro e Paulo Vilhena sãoos protagonistas. É um projeto quea Laiz vinha trabalhando há algumtempo.

EmoçãoO “Programa Raul Gil”, neste sá-

bado, no SBT, contará com a parti-cipação do Moacyr Franco comoconvidado do quadro “Elas Que-rem Saber”. Presença também dabanda “The Moondogs”, com o vo-calista Johnny Franco, filho doMoacyr. Acaba em choradeira.

Novo serviçoA Fox Networks Group lança nes-

te sábado seu novo serviço deséries premium no Brasil, o Fox+.De acordo com a programadora,o serviço oferece séries com áu-dio original e sem intervalos co-merciais, além de as atraçõesestrearem no Brasil no mesmo diados Estados Unidos. A partir des-te fim de semana, portanto, os ca-nais Fox1 e Fox Action estarão dis-poníveis proporcionando conteú-dos em todos os tipos de disposi-tivos a telas.

C´est finiA Record ainda está na defensi-

va, mas tudo caminha para a exi-bição de um compacto de “Os DezMandamentos”, antecedendo aestreia da parte 2 da mesma no-vela, como aqui já se falou. Atéporque não se encontrou até ago-ra uma melhor solução. Ficamosassim. Mas amanhã tem mais.Tchau!

23Araraquara, sábado,13 de fevereiro de 2016

GABRIEL GABE

As transmissões esportivas dorádio precisam voltar ao passado

No começo deste ano, se colocou em

prática a junção das rádios Globo e CBN

nas transmissões do futebol.

Agora, quando a bola rola, o que vale é

Futebol Globo / CBN, nome até bonito,

mas ainda rejeitado por alguns integran-

tes da sua equipe. Ou se referem a ele

com extrema má vontade ou falam erra-

do, caracterizando um tipo de atitude ou

protesto que não se ajusta ao momento.

O mercado do rádio esportivo se estrei-

tou demais nos últimos anos e os que dele

participam, mesmo às custas de algum

sacrifício ou contrariedade, devem ba-

talhar pela sua preservação. A concor-

rência com os outros meios, e os prejuí-

zos que vieram com ela, se acentuou

muito nos últimos tempos. Atitudes como

a acima descrita só jogam contra. A saí-

da mais recomendável é batalhar pelo

que ainda existe.

E pouco restou do que foi conquistado

no passado. O que se deseja é ter de vol-

ta um rádio atuante, presente, com o seu

dinamismo próprio e característico. Res-

gatar, enfim, um mínimo do que ele já

foi. E não mais a acomodação de levar

aos ouvintes o que os seus narradores,

comentaristas e repórteres assistem na

televisão.

O SBTestreia neste sábado, às 21h30,o reality “BBQ Brasil – Chur-rasco na Brasa”, com apresenta-ção de Ticiana Villas Boas e júriformado por Carlos Bertolazzi eRogério de Betti

Page 24: O Imparcial 13 de fevereiro de 2016

24Araraquara, sábado,13 de fevereiro de 2016

INFORME PUBLICITÁRIO

HENRIQUE SANTOS

Na folia nauticana, Maria Angélica Oliveira com a filha Mariana e o irmãoFelipe Oliveira

FLÁVIO MORAES

Fábulas de Esopo no SescAs histórias de um pavão vaidoso, de um mosquito

que perturba o sono do leão e do ratinho que vai visi-tar seu primo na cidade, é o espetáculo que será apre-sentado amanhã dia 14 de fevereiro às11h30 no tea-tro do Sesc, com a atriz Ana Luísa Lacombe. Nascidano Rio de Janeiro começou a fazer teatro quando cri-ança no NAC (Núcleo de Artes Criativas) com IloKrugli. Depois tablado com Maria Clara Machado, ena década de 80 na UNI-Rio. Participou de váriosespetáculos e foi indicada para o Prêmio Mambembede melhor atriz e vários outros. Em 2011 abriu o es-paço Casa do Faz e Conta para acolher todo seu acer-vo teatral, ensaios e também para receber o públicopara cursos e apresentações

Roberto Ambrósio e Márcia Georges Gibran aproveitandoa animação do Bloco Apesar de Você, no carnaval doClube Araraquarense

BRUNA MORESCHI

Paula Barbosa e Alexandre Motta com a filha Manuela curtiram o carnavalde praia do Náutico

Pronatec 2016Com o lema “Cada brasileiro que cresce faz o Brasil maior”, o Governo Federal

mantém, em 2016, o seu Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego,o Pronatec. As questões políticas e econômicas do país estão forçando o GovernoFederal a fazer mudanças nos seus programas de repasse de renda. A dúvida emrelação aos programas educacionais fez com que muitos estudantes, que precisamdestes benefícios, ficassem apreensivos. Mas, ao final de 2015, o Governo confirmou acontinuidade em alguns programas, dentre eles o FIES e o Pronatec 2016. Uma dasmudanças para 2016 é no número de beneficiados, que reduz de dois milhões de vagasofertadas em 2015, para 1,5 milhão neste ano. Outra alteração importante é que oGoverno, buscando diminuir a evasão de alunos matriculados, fará controle junto àsinstituições cadastradas da frequência destes alunos. Aquelas que não atingirem míni-mo de 85% de alunos concluintes destes cursos, não terão seus repasses integralmenteliberados, o que antes era obrigatório apenas para instituições privadas.