agenda mor semana | 13 fevereiro 2016

23

Upload: municipio-de-montemor-o-novo

Post on 25-Jul-2016

237 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Agenda de eventos do Município de Montemor-o-Novo.

TRANSCRIPT

Page 1: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 2: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

Apresentamos esta semana um documento que apresenta um inventário orfanológico, datado de 1 de fevereiro de 1581, referente à órfã Grácia Dias de Montemor o-Novo. As Ordenações Afonsinas (uma das primeiras coletâneas de leis da era moderna, promulgadas durante o reinado de Dom Afonso V) determinavam que uma das atribuições dos juízes ordinários (juízes eleitos que tinham jurisdição nas comarcas e presidiam às sessões da câmara municipal) era o cuidarem dos órfãos da área da sua circunscrição, incluindo a tutoria e educação dos mesmos, assim como, a administração dos respetivos bens. Os traslados dos inventários destes últimos seriam guardados numa arca ou armário do Concelho.Nas Ordenações Filipinas esta função de cuidar dos órfãos passava a ser exercitada, em todos os lugares e vilas do reino em cujo termo residissem quatrocentos vizinhos, pelo juiz dos órfãos com o seu escrivão. O Juiz dos Órfãos, era eleito pelos “homens bons e povo, chamado a concelho”. Onde tal número de vizinhos se não verificasse os Juízes Ordinários com os tabeliães, desempenhariam as funções dos juízes dos órfãos. Ao Juiz dos Órfãos competia: saber da existência de todos os órfãos existentes na sua área jurisdicional, bem como, quais os bens que cada um possuía e “quem os traz”, qual o seu tutor e curador. Em suma velar pelos órfãos e seus bens. “E tanto que falecer algum que tenha filho ou filhos menores de vinte e cinco anos, o Juiz dos Órfãos terá cuidado, do dia do seu falecimento a um mês, fazer inventário de todos os bens móveis e de raiz que por morte do defunto ficarem…E aí se porão no dito inventário todas as dívidas que se deverem a esses órfãos ou em que eles a outrem forem devedores” (Primeiro Livro, Titulo 88). Todos os bens seriam avaliados pelo juiz e mais duas ou três pessoas “que o bem entendam”, sendo esses valores escritos no inventário.O Juiz dos Órfãos, tinha jurisdição em todos os feitos cíveis em que interviessem órfãos quer como autores quer como réus, enquanto não fossem emancipados ou casados. O fundo documental do Juízo dos Órfãos, que o Arquivo custodia, possui processos relativos aos órfãos do concelho entre 1581 e 1878, de diversas localidades, sendo o conjunto pertencente a Montemor, o mais vasto, com mais de mil e trezentos inventários.

BibliografiaFONSECA, Jorge, Inventário do Arquivo Histórico Municipal de Montemor o Novo, Câmara Municipal de Montemor o Novo, 1996.

Fundo - Juízo dos ÓrfãosInventário orfanológico - 1 de fevereiro de 1581 (Gracia Dias)

-

Vamos recordar...

Page 3: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

ANTIGO CONVENTO DE SÃO JOÃO DE DEUS ( Século XVII)

Edificado no local do nascimento (1495) de João Cidade, mais tarde S. João de Deus. A construção da igreja começou cerca de 1607 e a do convento em 1676. Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, funcionaram neste edifício o Teatro Dramático Montemorense, o Quartel de Infantaria, a Aula de Instrução Primária e Secundária, a Estação Telégrafo-Postal, o Tribunal Judicial e várias repartições do Estado, tendo o mesmo passado por obras de adaptação. Em 1983 foi instalada a Biblioteca Municipal e em 1989 a Galeria Municipal. A igreja conventual foi transformada em Matriz em 1843, para substituir a da vila intramuros.

Vas d

escobrir.

mo

..

Page 4: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

13 de fevereiro18h30 | Galeria MunicipalInauguração da exposição de pintura de Catherine HenkeOrg: CMMN

Galeria Municipal de Montemor-o-NovoLargo São João de Deus | Telef.: 266 898 100Horário>De terça a sexta: das 10h às 12h30 e das 15h às 18h>Sábado: das 15h às 18h>Encerra aos Domingos e feriados

Page 5: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 6: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

13 de fevereiro

21h30

Ensaio para uma Cartografia Mónica Calle

na BlackBox d'O Espaço do tempo

ReservasAna Carina Paulino

Telefone: 266 899 856Telemóvel: 913 699 894

Sete espectáculos diferentes em sete regiões, que pretendem questionar as possibilidades de pensar um país através da criação artística e criar desta forma uma cartografia alternativa. Este projecto irá decorrer durante 2015 e 2016 em Lisboa, Porto, Montemor-o-Novo, Madeira, Açores. O arranque deste trabalho aconteceu no Algarve, no cine- Teatro Louletano no âmbito do Festival Verão Azul em novembro de 2015.Esta proposta vem na sequência da série de espectáculos realizados em 2014 (zonas não vigiadas), que pretendeu traçar uma cartografia alternativa da cidade de lisboa, apelando a uma rede de cumplicidades com várias estruturas de criação.

Page 7: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

O CORO DOS MAUS ALUNOS (M/12)

de Tiago Rodriguespelo Grupo Juvenil da Theatron

13 de fevereiro | 21h30 14 fevereiro |16h30Cine-Teatro Curvo Semedo

Org: Theatron Associação CulturalApoio: CMMN

Sete alunos contam a história de um professor de filosofia que pede aos alunos para defenderem "coisas que parecem absurdas". Uma história que eles não percebem bem e se calhar nós também não a percebemos.Sete vozes dão vida ao "Coro dos Maus Alunos" escrito por Tiago Rodrigues que tem como inspiração o julgamento de Sócrates na Grécia Antiga.Sete jovens da facção mais juvenil da Theatron- Associação Cultural tentam perceber este professor, descodifica-lo. Tentam perceber-se… Nem sempre concordam com uns com os outros "mas é impossível concordar porque esta é a história do professor, vocês também não vão concordar".

O Coro dos Maus Alunos é um projecto da Theatron Associação Cultural, dirigido por Paulo Quedas.

Page 8: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

HALF ASLEEP E MONTEISOLA 17 Fevereiro 2016 | 21h30 Convento S. FranciscoContribuição mínima para os artistas – 3€Half Asleep é o projeto de Valerie Leclerc (Bruxelas) que desde 2003 lançou cinco álbuns. Alf Asleep é um projecto acústico e introspectivo em torno de estruturas simples e complexas, adornado com ornamentos vocais ambiciosos mas precários.Half Asleep está a trabalhar actualmente no seu sexto álbum. Valerie Leclerc vem a Portugal acompanhada pela música e vocalista Oriane Leclerc.Monte Isola é um lugar. Uma ilha, localizada no meio de um lago no norte da Itália. E também é o pseudónimo da artista sonoro Myriam Pruvot. Em 2013, Monte Isola lançou seu primeiro álbum – NIEBLA. Este foi o produto de uma viagem através do Sul do Chile, onde o álbum foi inteiramente gravado, inspirado por melodias populares. Monte Isola joga com o espaço e comprimentos, posicionando seu trabalho na fronteira do popular vestigial e a música «concrète». Para o palco, ela recentemente se uniu com o multi-instrumentista TSEG (Why The Eye).

https://soundcloud.com/monte_isola http://monteisola.tumblr.com/ https://lamonteisola.bandcamp.com/

https://soundcloud.com/half-asleep

Page 9: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 10: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

‘Porque não és frio, nem quente, porque és morno, eu te vomitarei da minha boca.' G.H., acrónimo de um qualquer ser humano em todas as suas mutações mas também, simples abreviação para 'GéneroHumano', devora o próprio ser como linguagem, na impossibilidade de narrar a posteriori a própria impotência de descrever um evento passado, presente, futuro. As linguagens verbal e não-verbal são, ao mesmo tempo, o que afasta o ser de sua essência, mas, o que simultaneamente constitui a chave para atingi-la, o instrumento possível para se tocar o intocável, para se atingir o segredo e desenterrar o melhor e o pior de nossa condição humana, que já não é nem mais humana.A investigação sobre a (i)materialidade do corpo, as noções de identidade e violência do género e o cruzamento dos imaginários de Clarice Lispector, Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir, GiorgioAgamben, Judith Butler, Paul B. Preciado, entre outros, permite materializar, em última instância, a premissa de Bernard Berenson: 'uma vida plena pode ser aquela que alcance uma identificação tão completa com o não-eu que não haja mais um eu para morrer'.

PONTO TEATROENSAIO ABERTO

5 fevereiro 2016 19h00 Convento da SaudaçãoM / 16 anos (inclui nudez integral)

20 de fevereiro |15h00 Biblioteca Municipal Almeida Faria

“O melhor livro para o meu filho”

Sessão de promoção do livro e da leitura para pais e Educadores,

com Andreia Brites

inserido nas Semanas da Leitura

Inscrições 266 898 105 ou [email protected]

Org: CMMN

Page 11: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 12: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

29 Fevereiro 2016 Continuum

22h00 Convento S. Francisco

No dia 29 Fevereiro o músico francês Antez apresenta-nos a performance/concerto Continuum

Continuum é um projeto de percussão que se iniciou pelo uso de pratos, mas rapidamente Antez começou a usar qualquer tipo de objetos que encontra. Os Continuums têm texturas sonoras incomuns que testam os limites da nossa percepção.

Estes sons evocam a contenção, o excesso, a imersão e a intemporalidade

Page 13: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

. Exposições

P ês r e o n

“A eça do M ”, patente du ant todo mês o

e re do e . n .

Centro Int rp tativo o Castelo e no Museu d Convento d S Domi gos

“ ont mor o Novo M e

at i ónio I entid d ”

P r m e d a e ,

P tent urante to o o ês no qui o M ci al

a e d d m Ar v uni p .

Page 14: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 15: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 16: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 17: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

FutebolDivisão de Elite | 15.ª jornada

14 fevereiro | 15h00Lavre Lusitano de ÉvoraCampo da Amoreira, Lavre

Divisão de Honra | 15.ª jornada14 fevereiro | 15h00

Valenças U. Montemor BCampo D. Manuel I, Ciborro

Page 18: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

RugbyCampeonato Nacional Sub-182ª FASE - TOP 10 | 7ª Jornada

13 fevereiro 2016 | 15H00 RC MONTEMOR O NOVO

X AA COIMBRA

Parque Desportivo de Montemor

Page 19: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 20: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 21: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016
Page 22: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

A Câmara Municipal aderiu ao projeto “A Minha Rua”. Trata-se de uma

plataforma online, acessível através do endereço http://www.portaldocidadao.pt/portal/aminharua/situationreport.aspx , onde os munícipes podem contactar com a autarquia, reportando situações que surjam nos espaços públicos (veículos abandonados, problemas de iluminação, recolha de lixo…). Através da plataforma a autarquia dará resposta às questões colocadas. Colabore com a sua Câmara Municipal na melhoria das condições de vida do nosso concelho.

Page 23: agenda Mor Semana | 13 fevereiro 2016

Informações Úteis

Posto Municipal de TurismoTel: 266 898 103 | De 2ª a Sábado das 09h30 às 13h00 e das 14h30/18h00. Encerra ao Domingo.Email: [email protected]

Centro Interpretativo do CasteloTel: 266 898 103 | (outubro a março) das 9h00às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerra à 2ª Feira.Email: [email protected]

Museu de ArqueologiaTel: 266 890 235 | Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Encerra à 2ª Feira.

Núcleo de Interpretação Ambiental dos Sítios de Cabrela e MonfuradoVisitas mediante marcação préviaTel. 266 898 100 (Divisão de Ambiente, Ordenamento do Território e Urbanismo)

Biblioteca Municipal Almeida FariaTel: 266 898 105 | Dias utéis das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 19h00, Sábados das 14h00 às 18h00 Encerra ao Domingo.email: [email protected]

Galeria MunicipalTel: 266 898 100 | De 3ª Feira a 6ª Feira: 10h00 às 12h00 - 15h00 às 18h00 Sábados: 15h00 às 18h00. Encerra ao Domingo e 2ª Feira.

Arquivo MunicipalTel: 266 898 100 | Dias utéis: 10h00/12h30 -15h00/18h00email: [email protected]

Centro JuvenilTel: 266 898 100 | Dias utéis: 10h00/13h00 e das 14h00/19h00email:centrojuvenil_dcdj@cm-montemornovo .pt

Oficina da CriançaTel. 266 898 100 | Dias utéis: 09h00/12h00 - 14h00/18h00.email:[email protected]

Contactos

Telefones FarmáciasDe serviço em fevereiro 2016

Câmara MunicipalGeral: 266 898 100Águas: 266 898 101(a partir das 16h30 e fins de semana)

Bombeiros266 899 180

ElectricidadeAssistência Técnica800 506 506

EDP Emergências800 501 000

EB 2,3266 898 600

Escola Secundária266 892 346

Centro de Saúde de Montemor-o-Novo Geral Centro Saúde: 266 898 900Urgência: 266 898 904 Unidade Saúde Familiar: 266 898 906

Hospital S. João de Deus266 898 040

Estação Rodoviária266 892 110

GNR266 748 530

Táxis266 892 333 / 266 892 444707 277 277

Farmácia Sepúlveda - 266 857 804Dias 1, 6, 11, 16, 21, 26

Farmácia NovAlentejo - 266 892 117Dias 2, 7, 12, 17, 22, 27

Farmácia Central - 266 892 242Dias 3, 8, 13, 18, 23, 28

Farmácia da Misericórdia - 266 899 140

Dias 4, 9, 14, 19, 24, 29

Farmácia Freitas - 266 892 226 Dias 5, 10, 15, 20, 25, 01/03

https://www.facebook.com/municipio.montemornovo http://www.cm-montemornovo.pt

https://twitter.com/cmmontemoronovo https://www.youtube.com/user/cmmontemornovo