o imparcial 17 de fevereiro de 2016

24
FOTO: CBV

Upload: jornal-o-imparcial

Post on 25-Jul-2016

255 views

Category:

Documents


7 download

DESCRIPTION

Vôlei de Araraquara lança projeto para salvar a equipe. Câmara aprova abertura de créditos para construção de quatro escolas. Audiência pública sobre concessão de gás canalizado é realizada na Câmara. Habitação cria setor para fiscalizar ocupação irregular de imóveis. Governador impõe sigilo de 50 anos para dados de ocorrências policiais no estado. Trabalhadores de TI conquistam reajuste salarial de 10,67%. Professora de inglês é a primeira pessoa infectada com o Zica vírus em Matão. Aproximadamente 4800 torcedores já garantiram presença no domingo. Corinthians inicia no deserto tentativa de novo título da Copa Libertadores. São Paulo estreia na fase de grupos da Libertadores. Começam as gravações de novo ‘Star Wars’. Cursos de maquiagem artística estão disponíveis na Casa da Cultura.

TRANSCRIPT

FOTO

: C

BV

• Carlos André de Souza

Dólar ComercialCompra: R$ 4,0719Venda: R$ 4,0727

Índice da poupança0,5000 / Nova Poupança: 0,6678

Nesta edição: 24 páginasPolítica 3Cidade 4, 5 e 7Polícia 6Região 8Esporte 9 a 16Cartaz 17 a 23Social 24

MAX

MIN23º

PREC21mm

32º

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodosde céu nublado, com chuva a qualquer hora.

Artigo Charge

Um jornal a serviço de Araraquara e região

• Av. José Bonifácio • 715 • Centro • Araraquara • SP • Fones: (16) 3336.2022 • (16) 3336.2498 • (16) 3336.5991 •

Diretora responsávelCecília A. Silva - Reg. Prof. Mt. 9.687

Diretor geralJosé A. C. Silva - Reg. Prof. Mt. 7.339

Editor-chefeJosé A. C. Silva - Reg. Prof. Mt. 7.339

RedaçãoCarlos André de SouzaCélia PiresJosé Augusto Chrispim

FundadorAntonio Corrêa da Silva (1931-1955)

Paulo A. C. da Silva (1955-1994)

O IMPARCIALRepresentante:Sucursal - Soul de Publicidade S/C Ltda.Cal. dos Cravos Nº45- Alphaville - Barueri - SPCEP: 06453-007 | Fone: (11) 4133.0150

www.jornaloimparcial.com.br

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 20162 OOOOOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃO

Microcefalia e Zika Vírus: um tristeexemplo de mau emprego da Estatística

Quando a Globo deu início noJornal Nacional à série deeventos do famigerado surto

de microcefalia no nordeste, logo nasprimeiras edições eu reconheci o estilode Goebbels. Eram pequenas inserçõesdiárias, preparando o telespectadorpara os novos lances, cada vez maissinistros. Em poucos capítulos cumpri-ram o script e chegaram a esta obraprima da insanidade: o surto demicrocefalia está relacionado com ovírus Zika, que é transmitido pelo nos-so velho conhecido Aedes Aegypti.

O Ministério da Saúde, por coincidên-cia o mesmo órgão que alardeou o pro-blema e que também detectou a rela-ção entre os dois eventos, sugere queas mulheres não engravidem e que selambuzem de repelente. Foi pouco paraque a ONU enxergasse uma oportuni-dade para seu projeto de eugenia e tam-bém aparecesse, supostamente semser chamada, para recomendar a libe-ração do aborto. Até gente que nemmais aparecia na TV resolveu criar co-ragem e dar as caras para "resolver" oproblema.

Vamos aqui tentar analisar esta ques-tão com o bom senso e a seriedade queo momento requer, o que, obviamente,não está sendo feito pelos órgãos dogoverno e menos ainda pela mídia.

Quando se investiga um fenômenodecorrente de causas desconhecidasé necessário cercar todas as possibi-lidades e somente admitir uma hipóteseimprovável após eliminadas todas ashipóteses prováveis. Por exemplo,quando se investiga a morte de umapessoa, nunca se deve assumir deimediato uma hipótese de suicídio, poisisso impede que se comprove um as-sassinato. O suicídio somente deve sercogitado depois de descartadas todasas hipóteses de homicídio. Um investi-gador idiota, que insista na tese do sui-cídio, sempre comprovará sua suspei-ta, mesmo que o cadáver tenha recebi-do dois tiros.

O que está acontecendo na investi-gação dos casos de microcefalia é umprocesso análogo a este. A ansiedadede justificar a tese que mais interessaestá impedindo que se investigue hipó-teses mais realistas.

O que motivou o relacionamento en-tre os casos de microcefalia e a inci-dência do vírus Zika é que ambos osfenômenos ocorreram simultaneamen-te no nordeste do país, mas isso é pou-co para estabelecer uma correlaçãoentre estes dois eventos. É natural quese procure entre as vítimas demicrocefalia aquelas que tiveram liga-ção com o Zika.

Porém, a atenção está voltada para onúmero de casos em que se confirmao Zika, quando o correto seria que estaatenção estivesse voltada para os ca-sos em que esta ligação NÃO se con-firma. A ocorrência de bebês commicrocefalia cujas mães tenham sidoafetadas pelo vírus na gravidez nãoprova que estes dois fenômenos este-jam correlacionados, pois estamos to-mando amostras de uma população atin-gida por uma epidemia deste vírus, deforma que é esperado o surgimento debebês com microcefalia, provenientesde mães afetadas pelo vírus, mesmo acausa sendo outra que não o Zika. Po-rém, um número significativo de bebêscom microcefalia gerados por mães quenão foram afetadas pelo vírus deixaevidente que não é o vírus que estáprovocando a deformidade. Infelizmentea investigação está equivocada. Ospoucos casos de intersecção entreestes dois fenômenos não permite afir-mar nada, a não ser que está havendouma irresponsável precipitação em setirar conclusões.

Alguns detalhes importantes e quepoderiam contribuir para a elucidaçãodo caso estão sendo ignorados. Emprimeiro lugar, está sendo assumida aplena coexistência entre os dois fenô-menos, o que é falso. A epidemia deZika é generalizada e atinge o Brasilinteiro, além de países vizinhos.

Porém, o surto de microcefalia estárestrito à região nordeste do país, maisespecificamente ao Estado dePernambuco, onde o número de casosregistrados é claramente superior aoconsiderado normal. Ignorar estaregionalidade do problema é um totalabsurdo, mas isso está sendo feito.

O que eu tenho encontrado sobremicrocefalia é que esta deformidadeocorre com uma frequência de 1 casopara cada 10.000 nascimentos. O últi-mo relatório, publicado em 12/02/16 noglobo.com aponta 5.079 casos notifica-dos com suspeita de microcefalia emtodo o Brasil, sendo que deste total ape-nas 462 casos foram confirmados. Edestes 462 casos, 442 ocorreram nonordeste (Pernambuco liderando com167 casos, seguido dos estados daBahia - 101, Rio Grande do Norte - 70,Paraíba - 54, Piauí - 29 e Alagoas - 21).

A disparidade entre os casos notifi-cados com suspeita e os casos confir-mados indica uma falta de critérios bemdefinidos para caracterizar a anomaliae também denuncia um estímulo do go-verno para que hajam notificações, oque acaba puxando as estatísticaspara cima. Desprezando este fator, acomparação dos números permite iden-tificar um fato bastante relevante: ape-nas 5 estados do nordeste detém mais

de 95 % dos casos de microcefalia.Estes estados concentram uma popu-lação inferior a 15 % da população bra-sileira (30 milhões de habitantes). Osdemais estados, que representam 85% da população (cerca de 175 milhõesde habitantes) apresentam apenas 20casos confirmados de microcefalia.Usando alguns conceitos de estatísti-ca básica é fácil ver que não existenenhum surto de microcefalia fora daregião compreendida por estes 5 esta-dos do nordeste.

Tomando os números encontrados napágina do IBGE e assumindo uma taxade natalidade homogênea de 14 nasci-mentos por 1.000 habitantes por anoem todo o território nacional, resulta emcerca de 420.000 nascimentos por anopara os 5 estados do nordeste contra2.450.000 nascimentos para o restan-te do país. Antes de usar os númerosapresentados na reportagem acimamencionada é preciso fazer algumasnormalizações, pois o período aponta-do na reportagem corresponde a 4 me-ses de monitoração (e não um ano).Além disso, existe uma diferença subs-tancial (de mais de 10 vezes) entre onúmero de casos notificados com sus-peita e o número de casos confirma-dos. Devemos então supor que o nú-mero real de casos esteja entre estesdois extremos. Para contornar esta di-ficuldade vamos assumir que o núme-ro real de casos seja igual a 4 vezes onúmero de casos confirmados (o queresulta em 5.184 e 240 respectivamen-te). Fazendo as contas, temos que osestados do nordeste apresentam umnúmero de 123,4 casos de microcefaliapor 10.000 nascimentos por ano, en-quanto que o restante do país apre-senta 0,98 casos por 10.000 nascimen-tos por ano. Ou seja, no restante dopaís, o número de casos está plena-mente consistente com o que é previs-to para uma população saudável, en-quanto que no nordeste se observa umamajoração de 123 vezes o previsto.

Dessa forma, não é verdade que es-teja havendo um surto de microcefaliano Brasil. Existe sim, um surto demicrocefalia, mas que está restrito aestes 5 estados do nordeste. A epide-mia de Zika, ao contrário, afeta todo oterritório brasileiro, assim como algunspaíses vizinhos, especialmente a Co-lômbia. E estas regiões, embora afeta-das pelo vírus, apresentam uma inci-dência de microcefalia consistente comos padrões de normalidade.

Em razão do exposto, somente é per-mitido concluir que não é o vírus Zikaque está provocando as deformidadesregistradas e sim algum outro fator queestá sendo ignorado pelas investiga-ções. Vale também registrar que o ví-

rus Zika é conhecido desde 1947 e jáprovocou muitas epidemias pelo mun-do. É muito estranho que nestes quase70 anos nenhuma correlação tenha sidodetectada entre o vírus e a microcefalia.Vou apresentar algumas hipóteses como único propósito de apontar a incom-petência dos órgãos governamentais,que parecem não enxergar outras pos-sibilidades senão o Zika para explicaro problema.

Imagine que um profissional da saú-de, contrariando todos os procedimen-tos recomendados, esteja aplicandoalguma droga nas gestantes.

Uma única pessoa, por imperícia, fa-natismo ou sei lá que tipo de loucura,talvez até de boa fé, poderia ter cau-sado todo o surto de microcefalia quehoje afeta o nordeste. É difícil imaginartal droga? Só para lembrar, a Talidomidacausou um mal semelhante e eraindicada exatamente para gestantes!Será possível que exista um profissio-nal da saúde com tamanha imperícia?Quem duvida dessa possibilidade nãotem o menor conhecimento da realida-de em que vive o serviço público denosso país.

Outras possibilidades bem mais ra-zoáveis estão sendo apontadas porcientistas sérios, mas que recebempouca atenção da mídia. São hipóte-ses bastante consistentes, que envol-vem o uso de novos pesticidas,larvicidas ou tratamento inadequado daágua, com produtos ainda não totalmen-te conhecidos. O bom senso recomen-da que se investigue seriamente estashipóteses, pois elas estão entre as pos-síveis causas do surto de microcefaliaque está causando malformações nes-tes 5 estados do nordeste.

Por absoluta falta de métodoinvestigativo, incompetência no uso daestatística e desonestidade da mídia aserviço o governo brasileiro está fazen-do crer que existe um surto generaliza-do de microcefalia no Brasil e colocan-do em pânico toda a população, não

apenas a brasileira. Este surto, de fatoexiste, mas está confinado a 5 estadosdo nordeste. A irresponsabilidade deapontar erroneamente o vírus Zika dei-xa o verdadeiro agente impune, preser-va a continuidade da tragédia, cria umpânico desnecessário e fornece ener-gia para que lunáticos venham proporsoluções as mais absurdas. Deixo parao leitor as inferências sobre quem estáganhando com tudo isso.

* José Roberto Gimenez é pesquisa-dor da Unesp.

Índice

• José Roberto Gimenez *

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 2016 3PPPPPOLÍTICAOLÍTICAOLÍTICAOLÍTICAOLÍTICA

Câmara aprova abertura de créditospara construção de quatro escolas

Vereador pede solução para problemas no Posto de Saúde do CecapNos últimos dias o vereador

Édio Lopes (PT) recebeu inú-meras reclamações em seu ga-binete com referência ao estadode depreciação que se encontraa área de serviço e a cozinha doCentro Municipal de Saúde "Dr.Renato Guimarães Bastos", nobairro CECAP.

Exercendo sua atribuição defiscalizar e controlar a Adminis-tração direta e indireta, foi con-ferir “in loco”.

“Constatamos que os servidoresda unidade não estão mais usandoa área de serviço e a cozinha, poisestão com rachaduras, com azule-jos e rebocos caindo, a máquinade lavar as roupas da unidade desaúde está parada, e inclusive sefez necessária a utilização do ba-nheiro para instalação do bebe-douro. Nesses dois pontos não dápra fazer nada, pois é muito peri-goso”, afirma Édio.

O parlamentar encontrou escoras

de madeira improvisadas para evi-tar a queda da laje do lado de forado Posto de Saúde.

Para solucionar os problemas,Édio apresentou na sessão da Câ-mara desta terça, 16 de fevereiro,um requerimento para que sejasolicitado ao Prefeito Municipal eao Secretário Municipal de Saú-de, informações sobre as providên-cias que estão sendo tomadas pelaadministração municipal para re-solver essa situação.

FOTO

: ASS

ESSO

RIA

Área de serviço do Posto do Cecap está com rachaduras

Foram realizadas duas SessõesOrdinárias nessa terça-feira (16), no Plenário da Câ-

mara Municipal de Araraquara.Uma delas é uma sessão adiada daterça-feira de Carnaval e a outra éa Sessão regular da semana.

Na Ordem do Dia, os vereadoresaprovaram quatro projetos da Pre-feitura para a abertura de novoscréditos no orçamento. O Créditode R$ 4.187.876,25 é para a cons-trução da Escola Estadual no Valedo Sol. O Crédito de R$1.840.393,49 é para a construçãoda Escola Estadual do bairro Oi-tis. O Crédito de R$ 738.190,33é para a construção do Centro deEducação e Recreação no JardimAdalberto Roxo. O Crédito de R$705.662,00 é para a construção doCentro de Educação e Recreaçãodo Parque Gramado.

Outros onze projetos da Prefei-tura que também tratam de aber-tura de créditos foram analisadose aprovados pela Câmara.

Abertura de Crédito na FUNGO-TA – Fundação Municipal IreneSiqueira Alves “Vovó Mocinha” –Maternidade Gota de Leite Arara-quara, no valor de R$ 64.415,70,para aquisição de equipamentos emateriais permanentes. Outro per-mite a abertura de Crédito de R$18.101,44 para aquisição de livrosreferentes ao convênio celebradocom o Governo do Estado de SãoPaulo, para o acervo da Bibliote-ca Pública Municipal Mário deAndrade.

Abertura de Crédito de R$188.607,09, referente ao adita-mento de aproximadamente21,53% da obra de construção doCentro de Educação e RecreaçãoJardim Adalberto Roxo.

Abertura de Crédito no valor deR$ 62.500,00, destinado aos ser-viços de demolição da estruturaexistente do Reservatório deÁgua R-13.

Abertura de Crédito de R$5.612,33, referente ao ProgramaSuporte à Educação Básica – Edu-cação Infantil – Manutenção, doFundo Nacional de Desenvolvi-mento da Educação – FNDE, paraaquisição de materiais e equipa-mentos para o CER Maria Apare-cida de Azevedo Bozutti.

Abertura de Crédito no valor deR$ 20.000,00, para despesas daAdministração Distrital da VilaXavier.

Abertura de Crédito no valor deR$ 261.112,73 para obras de cons-trução de sepulturas do tipo S2,no Cemitério das Cruzes.

Abertura de Crédito de R$233.340,09, para aditamento con-tratual na ordem de aproximada-mente 23,75% da obra de cons-trução do Centro de Educação eRecreação do Parque Gramado II.

Também foi aprovado Projetoda Prefeitura que homenageia osaudoso Dirceu Aparecido deCarvalho, atribuindo seu nomeao Dispositivo Viário, localiza-do na Rua Ayrton Senna da Sil-va, no Jardim Residencial Quin-ta dos Oitis.

Outro Projeto da Prefeitura apro-

vado, atendendo solicitação do ve-reador Roberval Fraiz (PMDB),homenageia o saudoso OswaldoRossler, atribuindo seu nome aoDispositivo Viário, localizado naAvenida Infante Dom Henrique,confluência com a Rua Japão.

Os parlamentares aprovaram Pro-jeto do vereador e presidente, EliasChediek (PMDB), que denominaRua Franklin de Oliveira, via doloteamento Residencial Campos dePiemonte.

Os vereadores apresentaram cin-co pedidos para que matérias jor-

nalísticas publicadas na imprensada cidade passem a fazer parte doArquivo Histórico da Câmara. To-dos receberam aprovação.

O pedido do vereador e primeiroSecretário, Doutor Helder (PTB)é para matéria publicada na Re-vista “Comércio, Indústria e Agro-negócio”, intitulada “Sob a batutado maestro Lysanias de OliveiraCampos”.

Dois dos pedidos são do vereadore presidente, Elias Chediek(PMDB), ambos para matérias doJornal O Imparcial, com os títu-

los, “Inspirado por Deus” e “Ro-ger Mendes: não desistir jamais!”

O pedido do vereador AdilsonVital (PV) foi para a matéria pu-blicada no Jornal “O Imparci-al”, com o título “Waldecir Ma-teus, um homem de sonhos rea-lizados.” E o pedido do verea-dor Farmacêutico JéfersonYashuda (PSDB) é para a maté-ria publicada no Jornal “O Im-parcial”, de autoria do jornalistaCarlos André de Souza, com otítulo “Lívia dá show nos EUAe se aproxima do UFC”.

Projeto de abertura de crédito de R$ 64.415,70 para FUNGOTA também foi aprovado• Da redação

A sessão adiada de Carnaval foi realizada juntamente com a de ontem (16) na Câmara

FOTO

: ASS

ESSO

RIA

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 20164 CCCCCIDADEIDADEIDADEIDADEIDADE

Audiência pública sobre concessão degás canalizado é realizada na CâmaraEvento debateu termo aditivo de contrato entre o Estado de São Paulo e a Gás Brasiliano Distribuidora Ltda.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara Elias Chediek (PMDB) abriu

a audiência pública da concessio-nária Gás Brasiliano realizada pelaAgência Reguladora de Saneamen-to e Energia do Estado de São Pau-lo (Arsesp) na tarde dessa terça-feira (16), no plenarinho do Pala-cete “Carlos Alberto Manço”, sededo Legislativo.

A audiência pública colheu sub-sídios para a proposta de celebra-ção do quarto termo aditivo ao

Contrato de Concessão n° CSPE/02/99, firmado entre o Estado deSão Paulo e a Gás Brasiliano Dis-tribuidora Ltda., que visa alteraras metas mínimas da exploraçãode serviços de distribuição de gáscanalizado e estabelecer extensõesdas redes de gás canalizado, aten-dendo aos municípios de Maca-tuba, Igaraçu do Tietê, Barra Bo-nita e Jaú.

A mesa principal contou com apresença dos diretores da ArsespMarcos Barros (Regulação Técni-

ca e Fiscalização dos Serviços deEnergia), José Bonifácio AmaralFilho (Regulação Econômico-Fi-nanceira e de Mercado) e PauloGoes (Relações institucionais). Oprefeito de Barra Bonita/SP, Glau-ber Belarmino, também compare-ceu à audiência.

Com sede em Araraquara, a GásBrasiliano possui em sua área deconcessão 927,05 km de rede degás, distribuídas em 30 municípi-os, atendendo cerca de 11 mil usu-ários faturados.

FOTO

: ASS

ESSO

RIA

Elias Chediek abriu a audiência

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 2016 5CCCCCIDADEIDADEIDADEIDADEIDADE

Habitação cria setor para fiscalizarocupação irregular de imóveisObjetivo é agilizar a apuração de denúncias sobre processos de venda,aluguel, cessão ou abandono de imóvel do Minha Casa Minha Vida

A Secretaria Municipal deHabitação organizou umsetor de fiscalização para

averiguar casos de irregularidades

envolvendo imóveis dos núcleos demoradias populares em Araraquara.

A intenção do setor de fiscaliza-ção, de acordo com o secretário

municipal de Habitação MarcosDaniel, é agilizar a apuração dedenúncias, que chegam até a Se-cretaria, sobre ocupação irregulardos imóveis. A apuração é umaatribuição da Caixa EconômicaFederal (CEF).

Ainda segundo o secretário, asdenúncias envolvem principalmen-te o programa Minha Casa MinhaVida. “A partir de imagens e devisitas feitas aos núcleos pelo se-tor de fiscalização, que provem oenvolvimento dos denunciados,vamos cobrar a Caixa EconômicaFederal (CEF) para inibir as irre-gularidades”, afirma o secretário.

Marcos Daniel acrescenta que en-tre os principais problemas consta-tados estão os procedimentos ilegaisde venda, aluguel, abandono e até acessão do imóvel para terceiros, oque é proibido pelo programa.

Quatro servidores da Habitaçãoserão responsáveis pela fiscaliza-ção. Além disso, está disponível oserviço de WhatsApp, pelo núme-ro (16) 99781-1222, para receberdenúncias. Os moradores dos pro-gramas habitacionais também po-dem ligar para o (16) 3301-1800,ou se dirigirem à Secretaria deHabitação, na Rua Ivo AntônioMagnani, 200 (dependências do

Cear), próximo ao Ginásio de Es-portes Castelo Branco, Gigantão,para denunciar irregularidades.

“É importante que as pessoas de-nunciem porque o envolvido podeperder a casa e ter que responder ju-dicialmente pelo ato”, enfatiza Mar-cos Daniel. Segundo ele, após o pro-cesso de investigação, se ficar com-provada a irregularidade, a Habita-ção poderá abrir uma ação no Minis-tério Público contra o denunciado.

A ç ã oA ç ã oA ç ã oA ç ã oA ç ã oO setor de fiscalização da Habi-

tação terá como principais objeti-

vos: pesquisar junto à GerênciaImobiliária a situação do imóvel;realizar pesquisa também no Ca-dÚnico (Cadastro Único para Pro-gramas Sociais do Governo Fede-ral); convocar envolvidos; registrarcom fotos e visitas as denúncias; econvocar para comparecimento.

Também cabe a um profissionalcredenciado da Secretaria de Ha-bitação visitar o local denunciadoe providenciar laudo dos relatosantes de enviá-los aos órgãos com-petentes, entre eles o Jurídico daPrefeitura, CEF, Ministério Públi-co e Defensoria Pública.

FOTO

: ASS

ESSO

RIA

Fiscais contam com a ajuda dos moradores

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 20166 PPPPPOLÍCIAOLÍCIAOLÍCIAOLÍCIAOLÍCIA

Governador impõe sigilo de 50 anos paradados de ocorrências policiais no estadoO decreto proíbe o acesso aos dados dos Boletins de Ocorrências

FOTO

: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

Depois de prometer derrubar o segredo para ações dapolícia, o governador Geral-

do Alckmin (PSDB) voltou atrás eassinou um decreto impondo sigiloabsoluto de 50 anos sobre os dadosde boletins de ocorrências policiais.

Com a medida, publicada no Di-ário Oficial, ficará impossível quequalquer cidadão acesse os BOs,inviabilizando o confronto de da-dos estatísticos de criminalidadeno Estado divulgados pela Secre-taria de Segurança Pública.

O decreto fala em 50 anos de sigi-lo ao “histórico de registro digitalde ocorrência e boletim eletrônicode ocorrência, quando não for pos-sível a proteção dos dados pessoaisdos envolvidos e testemunhas”.

Como esses documentos inclueminformações de quem fez a queixa,testemunhou ou foi citado, a regraabre uma brecha para que o acessoa todos os BOs sejam negados.

O decreto também barra acesso ainformações como efetivos polici-ais, normas e manuais de condutadas corporações, que agora ficamem segredo por 15 anos. Já as in-

formações de inteligências são ul-trassecretas agora e só poderão serdivulgadas depois de 25 anos.

SSP diz que dados dos BOsSSP diz que dados dos BOsSSP diz que dados dos BOsSSP diz que dados dos BOsSSP diz que dados dos BOscontinuam acessíveiscontinuam acessíveiscontinuam acessíveiscontinuam acessíveiscontinuam acessíveisDe acordo com a assessoria de

imprensa da Secretaria de Segu-rança Pública de São Paulo (SSP-SP), a plena verificação dos re-gistros de ocorrência policial, suaveracidade e dados objetivos con-tinuam totalmente acessíveis. Oconteúdo dos Boletins de Ocor-rência só não poderá ser divulga-do quando expuser dados indivi-duais do cidadão ou permitir aidentificação de envolvidos e tes-temunhas, conforme determina alegislação e já vinha sendo deci-dido pela SSP e Ouvidoria.

A SSP informa, ainda, que a Ta-bela de Classificação de Sigilo deDocumentos foi estabelecida con-forme previsto na Constituição Fe-deral, na Lei de Acesso à Informa-ção e no Decreto 58.052/2012, queregulamenta a aplicação da Lei12.527/11 no âmbito do Governodo Estado de São Paulo e determi-nou a competência dos secretáriosde Estado para classificar docu-

mentos, dados e informações.Todas as informações de interes-

se coletivo ou geral são fornecidaspela Secretaria de Segurança Pú-blica, salvo aquelas imprescindí-veis à segurança da sociedade e do

Estado, em absoluta observânciaao inciso XXXIII do artigo 5º daConstituição Federal. Dessa ma-neira, os efetivos das Polícias Mi-litar, Civil e Técnico Científica,assim como o quadro geral, são

públicos. Porém, todas as informa-ções referentes diretamente ao pla-nejamento estratégico do combateà criminalidade devem ser preser-vadas pela necessidade de garan-tir a segurança da sociedade.

• Da redação

O governador Alckmin e o secretário de Segurança Alexandre Moraes

Um homem de 26 anos foi atropela-do por uma motocicleta na manhãdessa terça-feira (16) no quilômetro249 da rodovia Washington Luís (SP-310), em Ibaté. O motociclista e opedestre foram resgatados com feri-mentos leves.

Segundo a Polícia Rodoviária, ocondutor da moto, de 28 anos, seguiano sentido Capital/interior e atingiuo pedestre quando ele tentava cruzara pista. O acidente aconteceu a me-nos de um quilômetro de distânciade uma passarela.

Com o impacto, o motociclista caiue os dois tiveram ferimentos leves. Asvítimas foram socorridas pela equipede resgate do Corpo de Bombeiros elevadas para o hospital de Ibaté.

Pedestre éatropelado na

Washington Luís

Cidade Mirim da PM participa da 11ª edição do prêmio Mário CovasO Décimo Terceiro Batalhão da

Polícia Militar do Interior parti-cipou da 11ª Edição do PrêmioMário Covas, na categoria Inova-ção em Gestão Estadual em Servi-ços Públicos com o Programa"Educando para o Trânsito - Ci-dade Mirim".

O Prêmio Mário Covas foi criadoem 2004, é realizado anualmentepela secretaria de Gestão Públicado Governo do Estado de São Pau-lo e tem por objetivo reconhecerações inovadoras que introduzam ouaprimorem uma prática de modo agerar melhorias nos processos or-ganizacionais ou na prestação de ser-viços públicos, ou ainda, em umapolítica pública e que sejam passí-veis de difusão a novos contextos epor novos atores sociais e que ge-rem consequências efetivas ao ser-vidor público, ou ao usuário de umdeterminado serviço público ou aos

cidadãos de uma maneira geral.O Programa "Educando para o

Trânsito" desenvolvido pela BaseComunitária de Educação Infan-til para o Trânsito teve início em25 de setembro de 1998 e é reali-zado na sede do 13º BPM/I-Ara-raquara, atendendo cerca de 3.000crianças por ano. “É um trabalhoeducativo e preventivo, onde cons-cientizamos as crianças a respeitodo trânsito, através de uma lingua-gem acessível às respectivas fai-xas etárias e atividades lúdicaspedagógicas com o uso de bicicle-tas. Buscamos a transmissão dasregras básicas de segurança paraa preservação da integridade físi-ca de todos, seja na condição depedestre, passageiro ou motorista,tornando-os cidadãos mais consci-entes de suas responsabilidades”,acrescentou o comando do 13º ba-talhão PM. Várias atividades são realizadas na Cidade Mirim

FOTO: DIVULGAÇÃO PM

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 2016 7CCCCCIDADEIDADEIDADEIDADEIDADE

Trabalhadores de TI conquistamreajuste salarial de 10,67%VR também terá o mesmopercentual de reajuste

Em Araraquara, cerca 2.000Trabalhadores de Empresascomo HP. CAST. SHX, IN-

FOSYS, S2IT e outras serão be-neficiados, afirma Daniel Forini,Diretor Regional de Araraquara.

Após seis rodadas de negociação,a Campanha Salarial dos trabalha-dores de Tecnologia da Informa-ção de São Paulo encerrou-se comacordo entre o Sindicato e os em-presários. Na tarde dessa segun-da-feira, depois demais de três horas dereunião, as comissõesde negociação do Sin-dpd e do sindicato pa-tronal fixaram o rea-juste salarial em10,67%. A aplicação do novo ín-dice deverá ser feita em duas par-celas, a serem pagas em janeiro(8,50%) e a partir de novembro(2,17%).

Os trabalhadores de TI ainda ga-rantiram o mesmo índice (10,67%)de aumento para o vale-refeiçãoque, considerando o efeito retroa-tivo à data-base da categoria, pas-sa a ser de R$ 16,60 para todos osprofissionais, considerando a jor-nada de oito horas diárias, sem

qualquer distinção por alocação ounúmero de funcionários. Desde oinício da campanha salarial, o se-tor patronal insistia em aplicardiferenciação no valor do vale-re-feição, tentando diminuir o valordos funcionários do interior.

Em um dos processos mais difí-ceis de negociação dos últimosanos, em razão da situação econô-mica do País, a comissão do Sin-dpd resistiu às tentativas de retro-

ceder nos direitos jáconsolidados na Con-venção Coletiva deTrabalho da categoria.Mesmo diante da in-sistência dos empresá-rios do setor, que bus-

cavam a retirada da obrigatorie-dade de apresentação do progra-ma de Participação nos Lucros e/ou Resultados, a garantia segueinalterada nesta Convenção.

Campanha duraCampanha duraCampanha duraCampanha duraCampanha dura"Por conhecer a história deste Sin-

dicato, posso, com convicção, afir-mar que esta foi uma das Campa-nhas mais duras que o Sindpd en-frentou. O cenário econômico na-cional criou uma cortina de fuma-

ça em que os setores não enxergamperspectivas, e isto estimula o medo,a desconfiança na retomada do cres-cimento. Mas podemos dizer que acategoria saiu vitoriosa. Consegui-mos a garantia reposição das per-das inflacionárias até 2017, coisaque poucos setores conquistaram.Temos a segurança de que nossaConvenção Coletiva em nada retro-cedeu, mesmo diante da intensapressão dos patrões", afirmou o pre-

sidente do Sindpd, Antonio Neto.Para o dirigente, a negociação

de hoje evidenciou um esforçoconjunto para que a Campanha ti-vesse um desfecho compatível comas possibilidades e expectativasde ambos os lados. "Numa situa-ção de crise, é preciso que todosos atores envolvidos cedam paraassegurar uma conciliação justae equilibrada. E pudemos teste-munhar uma manifestação deste

gênero aqui. Iniciamos a campa-nha salarial com o Seprosp ofere-cendo um reajuste irrisório, alémde escalonado e com segmentaçãopara determinados patamares sa-lariais. Conseguimos romper estadisposição e avançar com o indi-cador de reajuste para repor opoder de compra. Isto, num ce-nário global de instabilidade fi-nanceira, é, de fato, uma vitória",finalizou Neto.

Após seis rodadas de negociação foi encerrada a Campanha Salarial dos trabalhadores deTecnologia da Informação de São Paulo

FOTO

: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

A aplicação donovo índice deveráser feita em duas

parcelas

Secretarias de Meio Ambiente e Saúde capacitammultiplicadores para combate ao Aedes aegypti

Foi realizado na manhã dessa ter-ça-feira (16), no Centro Interna-cional de Convenção Dr. NelsonBarbieri, o curso de capacitaçãoem saneamento ambiental e saúdepública para o controle do Aedesaegypti e prevenção de dengue,zika vírus e chikungunya.

Realizado pelo Centro de Edu-cação e Saneamento AmbientalChico Mendes, órgão vinculado àSecretaria de Meio Ambiente, oevento também contou com a par-ticipação da Secretaria de Saúde,através da Vigilância Ambiental eVigilância Epidemiológica.

O objetivo do curso foi a forma-

ção de agentes multiplicadores deações voltadas ao controle do Ae-des aegypti. As palestras ministra-das abordaram as principais ques-tões associadas às zoono-ses transmitidas pelomosquito.

O prefeito Marcelodestacou o empenhode todos no comba-te ao Aedes. “Preci-samos unir esforçospara interromper a pro-liferação do mosquito. Estainiciativa das secretarias de MeioAmbiente e da Saúde, para for-mação de multiplicadores no com-

bate ao Aedes, é muito válida eimportante neste momento”, des-tacou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente,José Antônio Delle Pia-

gge, também reforçou anecessidade de união.“É importante que apopulação se consci-entize e nos ajude acombater o mosqui-

to”, disse José Antô-nio, que informou que

atualmente a equipe doMeio Ambiente executa a retiradade entulho de terrenos na região dobairro Laura Molina.

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 20168 RRRRREGIÃOEGIÃOEGIÃOEGIÃOEGIÃO

Professora de inglês é a primeira pessoainfectada com o Zica vírus em MatãoEm Araraquara, uma gestante de 35 anos foi confirmada com a doença na segunda-feira

Foi confirmado pelaPrefeitura de Matãonessa terça-feira (16)

o primeiro caso do vírus Zikana cidade. Em Araraquara,uma gestante também foi di-agnosticada com a doença nasegunda-feira (15).

Em Matão, uma professo-ra de inglês de 48 anos,teve a doença confirmadaontem. Como a professora

infectada não viajou recen-temente, os médicos acre-ditam que a transmissão foiautóctone, ou seja, aconte-ceu na cidade.

Segundo o apurado, a víti-ma estaria sofrendo com en-joos e dor de cabeça leve,mas passa bem. A Secreta-ria de Saúde de Matão rea-lizou uma reunião na tardede ontem para definir asações que serão tomadas paraevitar um surto da doença.

AraraquaraAraraquaraAraraquaraAraraquaraAraraquaraNessa segunda-feira (15) foi

registrado o primeiro caso devírus Zika na região. Umagestante de 35 anos foi con-firmada com a doença porprofissionais do Serviço Es-pecial de Saúde de Araraqua-ra (Sesa). No caso dela, a in-fecção também foi autóctone,pois ela também não viajourecentemente. Outros doiscasos suspeitos de Zika estãoaguardando confirmação.

• Da redação

O Aedes Aegypti está se proliferando e transmitindo cada dia mais doenças

FOTO

: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

9Araraquara, quarta-feira,17 de fevereiro de 2016

Jogo de domingo játem 4800 ingressosvendidos 11

FOTO: MATHEUS BIASIOLO

Ferroviária e Santos fazem duelo decisivo hoje pelo Brasileirão Feminino• Carlos André de Souza Ficha técnica

Ferroviária x SantosLocal: Arena Fonte Luminosa - AraraquaraData: 17 de fevereiro, às 17 horasArbitragem: José Claudio Rocha Filho, au-xiliado por Fábio Rogerio Baesteiro e Rena-ta Ruel de BritoTransmissão: SporTV e TV Brasil. FERROVIÁRIAAline; Daiane, Juliana,Luana, Tuani; Julia,Nicoly; Patrícia Llanos,Tábatha, Rafaela e Patrícia Sochor.Técnico: Leonardo Mendes.

SANTOSDani, Giovanna, Auinã(Carol Arruda), Calan eDani Silva; Sandrinha,Cida (Marcelinha) e Ma-ria (Karen); Eriquinha(Moretti), Ketlen (Lira) e Sole.Técnico: Caio Couto

Os confrontos entre Ferroviária e San-tos no futebol masculino sempreforam marcados por muita emoção,

com duelos memoráveis. E o futebol femi-nino não foge à regra. Duas das equipesmais vitoriosas da modalidade estarão frente

a frente hoje, a par-tir das 17 horas, naArena Fonte Lumi-nosa, que terá entra-da gratuita para o pú-blico. A partida terátransmissão ao vivopelos canais SporTVe TV Brasil.

A partida á válidapela última rodada

da primeira fase do Brasileirão Femini-no. As Guerreiras Grenás precisam da vi-

tória para avançar à segunda fase, enquan-to um simples empate é suficiente para otime do litoral. A classificação do Grupo1 apresenta o Iranduba (AM) na lideran-ça dom 8 pontos e 6 gols de saldo, núme-ros que garantiram sua classificação an-tecipada à segunda fase. A segunda vagada chave será decidida no duelo de hojeem Araraquara, já que Santos e Ferrovi-ária dividem a vice-liderança com 7 pon-tos, mas o alvinegro leva melhor no saldode gols (5 contra 3).

A equipe araraquarense folgou na primei-ra rodada do Brasileirão Feminino e estreoucom uma vitória por 3 a 1 sobre a Portu-guesa no Canindé. Na rodada seguinte,empatou em casa com o Iranduba por 1 a 1e na última rodada superou o Tiradentespor 2 a 1 em Teresina (PI). Já a campanhado Santos conta com uma vitória em casapor 1 a 0 sobre a Portuguesa, um empate

fora por 1 a 1 com o Iranduba e uma vitóriaem casa por 4 a 0 sobre o Tiradentes.

O técnico Leonardo Mendes sabe da di-ficuldade que terá pela frente. “Segundoo regulamento, um empate nos eliminariada competição. Jogar em casa tem sido mui-to difícil pra nós, já que nossos melhoresresultados têm sido fora de casa, então te-mos que trabalhar bem a cabeça das me-ninas para elas terem bastante paciênciae fazerem com que o nosso jogo flua damelhor maneira possível. Precisamos tra-zer o torcedor para o nosso lado para quepossamos sair de campo classificados, vis-to que será muito difícil pelo fato de oadversário ser uma equipe que investiubastante para disputar as primeiras colo-cações, uma equipe de camisa, que temhistórico no futebol feminino. Coube a nósdecidirmos essa vaga e vamos em buscadessa classificação”, explicou o treinador.

Ferroviáriaprecisa davitória paraseguir vivana luta pelobicampeonatodo BrasileirãoFeminino

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 201610 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Clube Náutico INFORME PUBLICITÁRIO

- São Paulo e The Strongest (Pacaembu)- Cobresal x Corinthians (Chile)

... e mais: tudo de Ferroviária e Santospelo Campeonato Brasileiro de Futebol

Feminino e o esporte em geral

Beach Tennis esquentaa praia nauticanaModalidade já conquistou associados de todas as idades

O domingo foi de novidade noesporte nauticano! Começaram asemoções do Beach Tennis, esporteque reúne características do tênis,vôlei de praia e badminton, pro-movendo saúde e muita diversão.

Associados do clube conhecerammais sobre este esporte e aproveita-ram para jogar nas quadras monta-das na praia do Bar da Mata. E nopróximo domingo, dia 21, tem mais!A partir das 10h, venha viver as emo-ções de mais esta atividade esporti-va que o Náutico traz pra você!

Futgrama e FutsalFutgrama e FutsalFutgrama e FutsalFutgrama e FutsalFutgrama e Futsal– T– T– T– T– Torororororneios de Vneios de Vneios de Vneios de Vneios de VerãoerãoerãoerãoerãoFestival da Cerveja - participe do

Festival da Cerveja, nas Categori-as Super Master (acima de 50 anos),Master (acima de 40 anos) e Pane-la (pelo menos um atleta acima de45 anos jogando o tempo todo).

As inscrições para as partidas dodomingo, 21, devem ser feitas atéa sexta-feira, 19, na secretaria.

Torneio do Refrigerante - Futsal,aos domingos, para as categoriasPré-Mirim (de 05 a 10 anos) eMirim (de 11 a 14 anos). Inscri-ções no local, das 9h às 10h.

CampeonatosCampeonatosCampeonatosCampeonatosCampeonatosde Futgrama 2016de Futgrama 2016de Futgrama 2016de Futgrama 2016de Futgrama 2016As inscrições para os Campeona-

tos de Futgrama – 1º Semestre2016 já estão abertas!

Escolha a sua categoria – Base(Pré-Mirim, Mirim e Infantil),Feminino, 5ª Noturna, Livre, Ve-terano, Master, Super Master ouSênior e venha mostrar seu talen-to nos gramados!

As inscrições podem ser feitasdurante a semana, na secretaria,ou aos domingos, das 9h às 12h30,na sede de campo. Venha jogar!

Técnico do Santosavalia jogo de hojecomo uma final

As Sereias da Vila estão pre-paradas para encarar ojogo mais importante da

primeira fase do Campeonato Bra-sileiro Feminino de Futebol. Hoje,o time santista enfrenta a Ferroviá-ria às 17 horas, na Arena Fonte Lu-minosa, em Araraquara. O Peixeestá na segunda colocação do Gru-po 1, com sete pontos, e joga porum empate para se classificar à pró-xima fase da competição nacional.

O técnico Caio Couto consideraa partida como uma “final de cam-peonato”, já que o adversário é umdos times mais fortes do país. “Tra-ta-se de uma final de campeonato.A Ferroviária é a atual campeã daLibertadores e vai procurar ditaro ritmo do jogo. Estamos cientes esabendo de necessidade de termosuma atitude pró-ativa dentro dojogo. Claro que o empate nos fa-vorece, mas entraremos em campo

procurando os três pontos”, diz otreinador das Sereias.

Zagueira e capitão do time, Ca-lan acredita que o time que errarmenos leva a melhor. E, assimcomo Caio, não quer ver a equipepensando em empatar. “A partidavai ser bem difícil, muito compli-cada. Um jogo totalmente aberto,pois os dois times precisam de umbom resultado. É uma decisão. Nãovamos centrar no empate, sabemosque temos que ir para cima. Sabe-mos que elas virão com tudo paracima, pois para elas só a vitóriainteressa. Quem errar menos, comcerteza, sai com o resultado”.

A comissão técnica santista temvárias dúvidas para o duelo. O timedeve entrar com: Dani, Giovanna,Auinã (Carol Arruda), Calan eDani Silva; Sandrinha, Cida (Mar-celinha) e Maria (Karen); Eriqui-nha (Moretti), Ketlen (Lira) e Sole.

Time encara a Ferroviária hoje na FonteLuminosa pelo Brasileirão Feminino

Conheça mais esta novidade que agita o Náutico: Beach Tennis

FOTOS: HENRIQUE SANTOS E BRUNA SANTOS_PHOTOH

Caio Couto comanda o Santos no Brasileirão Feminino

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 2016 11EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Aproximadamente 4800 torcedoresjá garantiram presença no domingo

Torcedores iniciaramontem a comprados ingressos paraacompanhar o dueloentre Ferroviária eCorinthians pelo Paulistão

Os ingressos para o jogo entre Ferro-viária e Corinthians começaram a servendidos ontem e muitos torcedores

já correram aos postos de venda para ga-rantirem seus ingressos para a partida queestá marcada para às 19h30 do próximo

domingo, dia 21, na Arena Fonte Lumino-sa, em Araraquara. Enquanto isso, o pro-grama de sócio torcedor da equipe já ba-teu o número de 1420 sócios, que tam-bém já possuem presença garantida noduelo de domingo. Assim, somando ossócio-torcedores e os ingressos comerci-alizados no primeiro dia de vendas, opúblico já chega a 4.800 pagantes.

Vale lembrar que as entradas podem sercompradas das 10 às 18 horas, na bilhe-teria da Arena; no Quiosque da Ferroviá-ria do Shopping Lupo (Rua GonçalvesDias, 543) e na Lupo Sport (Av. Bento deAbreu, 638). Como já havia sido anunci-ado, a entrada inteira custa R$100 e ameia entrada R$ 50, e podem ser adqui-ridas nos três locais informados.

Sócio-torcedor é opçãoSócio-torcedor é opçãoSócio-torcedor é opçãoSócio-torcedor é opçãoSócio-torcedor é opçãoA Ferroviária está funcionando em nova

sede administrativa na Arena da Fonte, comacesso pela Av. La Salle s/n, em frente aoGinásio de Esportes Castelo Branco (Gi-gantão). Para os torcedores interessados emse associar para obter o benefício para apartida contra o Corinthians, o atendimen-to funcionará até sexta-feira, das 8 às 18horas, na nova sede.

A entrega de carteirinha para os asso-ciados que não retiraram ou não rece-beram será feita na nova sede adminis-trativa em datas a serem confirmadasdurante esta semana.

Mais informações podem ser obtidas pelotelefones (16) 3335-5717 e também pelosite www.sociolocomotiva.com.br.

Promoção para sóciosPromoção para sóciosPromoção para sóciosPromoção para sóciosPromoção para sóciosPara este jogo, o programa Sócio Loco-

motiva oferece um benefício exclusivopara todos os seus associados (qualquerplano*). Eles poderão adquirir, anteci-padamente, dois ingressos adicionais paraa torcida da AFE pelo valor de R$ 60cada um, até sábado (20) às 18h na bi-lheteria da Fonte Luminosa.

Para realizar a compra, o sócio-torce-dor deverá apresentar um documento ori-ginal com foto. Os convidados não preci-sam estar presentes no momento da com-pra do ingresso.

*Os sócios do Estação Grená, plano quenão dá acesso aos jogos, também poderãoadquirir até dois ingressos no valor promo-cional de R$ 60, cada um.

Torcedores formam fila para comprar ingressos para o duelo entre os dois times de melhor campanha no Paulistão

FOTO: OS CAMPEÕES DA BOLA

HHHHHISTÓRIAISTÓRIAISTÓRIAISTÓRIAISTÓRIA

Marcão fez o gol mais rápido dahistória da Ferroviária no Paulistão

Ao anotar o primeiro gol da Ferroviária aos 19segundos de jogo no triunfo do último sábadosobre o Red Bull por 3 a 0, o meiocampista Fer-nando Gabriel passou a ser detentor de umaimportante marca, uma vez que seu tentofoi o segundo gol mais rápido da histó-ria da Locomotiva em suas participa-ções no Campeonato Paulista da Pri-meira Divisão.

Por muito pouco, o jogador não bateu amarca do centroavante Marcão, que no Es-tadual de 1982, assinalou o tento inauguraldo duelo em que a Ferrinha foi derrotada por 4 a3, no Estádio Zezinho Magalhães. O gol do camisa9 saiu aos 15 segundos de bola rolando.

Contudo, o meiocampista superou Ernani Ba-nana, que no Estadual de 1986 anotou o tento

da Locomotiva aos 45 segundos, contra o Palmei-ras no Parque Antártica. Na oportunidade, o jogoterminou empatado por 1 a 1, e o avante grenáencobriu o goleiro Leão, desferindo um chute da

intermediária.Um dado curioso é que as três vezes queo time de Araraquara surpreendeu os ad-versários antes mesmo do primeiro mi-nuto de jogo, as partidas aconteceramfora de seus domínios: Jaú, Campinas e

São Paulo. Vale lembrar que não levamosem conta gols anotados em outros torneios e

estaduais das divisões inferiores. Assim, a edito-ria de Esportes do jornal O Imparcial pede des-culpas pela informação publicada ontem, de queo gol de Fernando Gabriel foi o mais rápido dahistória afeana no Paulistão.

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 201612 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Vôlei de Araraquara lançaprojeto para salvar a equipeProjeto Sacada Amiga visa reunir cotas de vários valores para evitar o encerramento das atividades da equipe• Carlos André de Souza

Em entrevista concedida na tarde deontem no ginásio do Gigantão, a téc-nica do time de vôlei feminino da

AFAV/Fundesport, Sandra Mara Leão, con-firmou a informação divulgada ontem pelojornal O Imparcial, sobre a grave situaçãofinanceira vivida pela equipe, que caso nãoatraia patrocinadores, poderá encerrar as ati-vidades ainda nesta semana. O time arara-quarense, que viu sua situação se complicarno mês passado com a perda de seus princi-pais patrocinadores, faz atualmente uma cam-panha brilhante na Superliga B, onde ocupaa liderança da competição de forma invicta,com três vitórias em três jogos.

“É uma situação atípica para nós, porquea equipe está em primeiro lugar isolada, com100% de aproveitamento, com o máximo depontos que poderia conseguir nas três roda-

das disputadas, próximade se classificar em pri-meiro lugar. O time so-nha grande em voltar àSuperliga e voltar a co-locar o nome de Arara-quara no maior campe-onato do Brasil, onde

novamente estaríamos recebendo atletas etécnicos da Seleção Brasileira. Dentro dequadra está tudo bem, graças a Deus, masfora de quadra tivemos esse problema fi-nanceiro que afetou e vem afetando a parteestrutural da equipe. Chegou num ponto emque não temos mais como caminhar e esta-mos pedindo socorro mesmo, porque nossaintenção não é parar e nem desistir. A nos-sa intenção não é fugir, correr e abandonar onosso sonho. Pelo contrário, viemos a públi-co para esclarecer e para que as pessoas to-mem ciência do que a gente vem enfrentan-do. Porque quem vê uma equipe vencendo efazendo jogos com placares muito bons, pen-sa que o time não tem nenhum problema.Então, como agora não temos mais para ondecorrer, resolvemos dividir com todo mundo onosso problema porque ele é sério e se nãoresolvermos rapidamente, corremos o risconão só de não estar na Superliga A como aca-bar a equipe de voleibol feminino de Arara-quara”, explicou a treinadora.

Altos custosAltos custosAltos custosAltos custosAltos custosUm dos maiores problemas acarretados

pela perda dos patrocínios está nos altoscustos para entrar em quadra. Para os jogosem Araraquara, os gastos somente com aarbitragem giram em torno de R$ 6 mil porjogo, valor que dificulta ainda mais a conti-

nuidade do projeto. Situação ainda maiscomplicada ocorre nos jogos fora de casa,onde a CBV colabora apenas com a passa-gem aérea e todos os outros gastos ficam porconta da própria equipe.

Para terminar a Superliga B, o time teriapela frente mais dois jogos da fase de classifi-cação, além das partidas dos playoffs e a final.O time possui um déficit de R$ 40 mil com afolha salarial e gastos dos campeonatos. “Es-tamos jogando um campeonato que tem osmesmos gastos da Superliga A, mas com umaparticularidade. Na Série A as equipes rece-bem tudo da CBV como passagens aéreas,translado, hotel, alimentação, arbitragem,enquanto na B você só recebe as passagens.Então tem custo. São quatro meses de com-petição, então não espero que apareça umpatrocinador, mas uma condição de juntarforças, cada um ajudar do jeito que puder, acomeçar por esse jogo de sábado, para a gen-te não parar e sair de uma competição emque somos líderes isolados”, completa.

Do próprio bolsoDo próprio bolsoDo próprio bolsoDo próprio bolsoDo próprio bolsoA técnica não gosta de admitir, mas vi-

nha tirando dinheiro de seu próprio bolsopara bancar os gastos de viagens, hospe-dagem e alimentação das jogadoras. “Éuma declaração triste de se fazer, não éalgo gostoso de vir aqui e falar isso. Expõetanta coisa. E não estou sonhando. O re-sultado está aí. Mesmo com tantos proble-mas, elas estão se superando. É triste falaraqui que para estar em um campeonatocomo líder isolado, um profissional tenhaque bancar o campeonato. Não é confortá-vel para mim falar que vendi um carro parapagar dívidas. Você vê tanto dinheiro indopara o esgoto, enquanto você vê uma equi-pe que está em primeiro lugar, que tembrio, que veste a camisa, que honra o nomeda cidade, que é modelo para crianças, evocê tem que vir aqui e pedir socorro. Masnão tenho vergonha de fazer isso, pois setodos que estão aqui, estão por amor, por-que por dinheiro não dá para falar. Mas é

tão triste para o esporte esse tipo de situa-ção, porque estamos às vésperas de umaOlimpíada onde o Brasil é favorito ao titulodo voleibol. Temos um time em primeiro lu-gar e temos que vir a público expor as contase pedir socorro. Não queremos nenhum luxo,apenas queremos trabalhar”, acrescenta.

Sacada AmigaSacada AmigaSacada AmigaSacada AmigaSacada AmigaA última cartada da equipe é o Projeto

Sacada Amiga, que é uma iniciativa inéditaque aposta na união de empresas dos diver-sos setores interessados em patrocinar aequipe com cotas mensais de incentivo.

As cotas variam de R$ 1.000 a R$ 3.000por mês, com benefícios de divulgação damarca apoiadora proporcionais aos valo-res assumidos. Os recursos serão direcio-nados a todas as despesas oriundas doscampeonatos a temporada 2016. A dire-ção da equipe, que é a única da região nadisputa de competições de alto rendimen-to, espera que os bons resultados mostra-dos e a perspectiva de retorno à Superli-ga possa atrair patrocínios.

“Acreditamos que vamos conseguir acharvários anjos pelo caminho, que se sensibili-zem com a nossa situação. Toda a comissãotécnica e meninas estão sem receber desdejaneiro. Infelizmente perdemos em janeiroa parte financeira dos dois maiores patroci-nadores e isso acarretou nesse problemamaior do montante de gastos que temos einterferiu diretamente no salário da equipee nos custos do campeonato. Já tínhamostudo certo, preparado e programado paraque isso não acontecesse, mas infelizmentefomos pegos de surpresa. Entendemos aparte desses patrocinadores em virtude dacrise que economicamente o Brasil vem en-frentando, só que atingiu diretamente a gen-te. Isso não afetou dentro de quadra porquetemos uma equipe muito unida e consegui-mos unir todo mundo na dificuldade paralutar pelo sonho. Mas mexe no bolso, poistemos meninas que pagam aluguel, pa-gam cartão de crédito, tem que comer,comprar roupa, enfim, pagar suas contas.Está todo mundo com tudo atrasado e eutambém não tenho mais como bancar oscustos do campeonato. A gente está seajudando, mas chegou em um momentoagora em que está todo mundo sem di-nheiro e a gente não quer abandonar, por-que a qualidade da equipe está demons-trada nos resultados”, salientou Sandra.

As empresas interessadas em integrar oprojeto podem obter mais informações pe-los telefones (16) 3324-4427 e 99963-6116ou pelo email [email protected].

Não queremosnenhum luxo,apenasqueremostrabalhar”

FOTO: CARLOS ANDRÉ DE SOUZA

Sandra Mara Leão luta contra o tempo para manter o time em atividade

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 2016 13EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Corinthians inicia no deserto tentativade novo título da Copa LibertadoresNa tentativa de repetir a histórica conquista de 2012, Timão encara o Cobresal no Deserto do Atacama

Começa na noite de hoje a caminhadado Corinthians na Copa Libertado-res de 2016. Na tentativa de repetir

a histórica conquista de 2012, a formaçãoalvinegra dará seu primeiro passo no De-serto do Atacama, a partir das 21h45 dehoje, em visita ao Cobresal.

O pequeno time de El Salvador surpreen-deu ao conquistar o último Torneio Clausu-ra, o Campeonato Chileno do primeiro se-mestre. Surpreender é o que esperam nova-mente os comandados de Dalcio Giovagno-li, que apostam nas condições adversas en-frentadas pelo rival na viagem.

O Cobresal não abriu mão de atuar em seuestádio, o El Cobre, com capacidade para20 mil pessoas – mais do que o dobro dapopulação da cidade, encostada à Cordilhei-ra dos Andes e a uma altitude de 2.300metros. O Corinthians resolveu ficar emSantiago na terça e partir somente no diado jogo a seu palco. “Vamos ter o benefícioda altitude e dos traslados. É muito difícilchegar a El Salvador, é desgastante. Não hágrande comodidade, não há aeroporto. Es-peramos que todas essas dificuldades jo-guem a nosso favor e que façamos valer omando de campo”, disse o experiente golei-ro Lobos, que deverá ficar no banco.

Os jogadores do Corinthians procuram nãose assustar. Desfeita após a conquista do Cam-peonato Brasileiro, a equipe ainda está seremodelando, mas vem colhendo resultadossatisfatórios. No Campeonato Paulista, foramquatro vitórias em quatro partidas, a últimadelas em clássico contra o São Paulo.

“Uma vitória em cima do São Paulo é im-portante para começar a Libertadores mui-to bem. O time mostrou postura e maturi-dade, provou que está pronto para jogar aLibertadores”, afirmou o zagueiro Felipe,minimizando as dificuldades da ida a ElSalvador: “O time é bem sólido para admi-nistrar as adversidades da Libertadores”.

Ficha técnica

Cobresal x CorinthiansLocal: Estádio El Cobre, em El Salvador (CHI)Data: 17 de fevereiro de 2015, quarta-feiraHorário: 21h45 (de Brasília)Árbitro: Andrés Cunha (URU)Assistentes: Mauricio Espinosa (URU) e GabrielPopovits (URU)

COBRESALCuerdo; Jerez, Salazar, Escalona eUreña; Sarabia, Fuentes, González ePobrlete; Rojas e Cantero. Técnico:Dalcio Giovagnolo

CORINTHIANSCássio; Fagner, Felipe, Yago eUendel; Bruno Henrique, Romero,Elias, Rodriguinho e Lucca; Danilo.Técnico: Tite

Corinthians sonha com seu segundo título da Libertadores

FOTO: DIVULGAÇÃO / CORINTHIANS

Paulistão

Dorival sofrepara arrumar acasa santista

Após quatro rodadas, o Santos tem o melhor ataque doPaulistão, empatado com a Ferroviária com oito gols. SeGabigol e Ricardo Oliveira estão mantendo o nível doano passado, o comportamento da defesa não está agra-dando em nada neste início de temporada. Em quatrojogos, o time sofreu cinco gols, três deles no empate como Novorizontino, na última rodada.

Por isso, o técnico Dorival Júnior espera que a diretoriacontrate logo um zagueiro para fazer dupla com Gustavo Hen-rique, já que a falta de experiência de Lucas Veríssimo, de 20anos, tem pesado nos últimos confrontos. Dorival descartou oargentino Fabián Noguera. A bola da vez é Luis Felipe, de-fensor de 21 anos que assinou com o Paraná Clube no iníciodeste mês e tem multa rescisória em torno de R$ 1 milhão.Dorival Júnior espera por reforço na zaga

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 201614 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

PPPPPAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃO

Próximos jogos

SÁBADO, 20/2

17h - Capivariano x Mogi Mirim17h - São Bernardo x Linense17h - Palmeiras x Santos19h - XV Piracicaba x Red Bull Brasil19h30 - Ponte Preta x São Bento21h - Audax x Água Santa

Classificação

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

Resultados

Palmeiras 1 x 1 Linense

Ituano 1 x 0 Oeste

Rio Claro 0 x 2 Osasco Audax

Novorizontino 3 x 3 Santos

Red Bull 0 x 3 Ferroviária

São Bento 3 x 0 São Bernardo

Água Santa 4 x 1 Capivariano

Corinthians 2 x 0 São Paulo

Ponte Preta 1 x 1 Botafogo

Mogi Mirim 0 x 0 XV de Piracicaba

RESULTADOS

11h - Grêmio Novorizontino x Oeste17h - São Paulo x Rio Claro19h30 - Ferroviária x Corinthians19h30 - Botafogo x Ituano

DOMINGO, 21/2

Clube PG J1 São Bento 8 42 Santos 8 43 Linense 6 44 Oeste 4 45 Botafogo 3 4

Clube PG J1 Palmeiras 5 42 Ituano 5 43 São Bernardo 5 44 Novorizontino 3 45 Ponte Preta 2 4

Clube PG J1 Ferroviária 9 42 Osasco Audax 9 43 São Paulo 4 34 XV de Piracicaba 2 35 Capivariano 1 4

Clube PG J1 Corinthians 12 42 Água Santa 7 43 Red Bull Brasil 4 44 Mogi Mirim 1 35 Rio Claro 1 3

São Paulo estreia na fasede grupos da LibertadoresO São Paulo, primeiro brasileiro a es

trear na Taça Libertadores, na disputa da fase preliminar, entrará em

campo hoje para pegar o The Strongest, daBolívia, pela primeira rodada do grupo 1da competição continental, que ainda temRiver Plate, da Argentina, e Trujillanos, daVenezuela. O time tricolor, quarto coloca-do do último Campeonato Brasileiro, pre-cisou encarar dois duelos com o Universi-dad César Vallejo, do Peru. No primeirojogo, no Peru, houve empate em 1 a 1, ena sequência, no Pacaembu, mesmo palcodo jogo de hoje, veio a vitória por 1 a 0.

Herói da volta, oatacante Rogério,que marcou o golisolado da partida,talvez nem fique nobanco, já que AlanKardec está recupe-rado e deverá reapa-recer entre os titu-lares. Com isso, o ar-

gentino Jonathan Calleri, outro "xodó" da tor-cida, provavelmente, começará na reserva.

A principal dúvida, no entanto, era quando autilização do zagueiro Lucão, que foi muito cri-ticado pela atuação no clássico do último do-mingo com o Corinthians, pelo CampeonatoPaulista. Com lesionados e outros recém-che-gados, como Diego Lugano e Maicon, que veiodo Porto, o jovem da base seguirá titular.

Adversário do São Paulo nesta quarta-fei-ra, o The Strongest chega para a Libertado-res em momento turbulento, inclusive comtroca de técnico poucos dias antes da es-treia. O paraguaio Pablo Caballero acaboudemitido por maus resultados no campeo-nato local no dia 8 deste mês.

Tricolor encara o The Strongest, da Bolívia, pela primeira rodada da competição continental

O sucessor é o ex-comandante da seleçãoboliviana Mauricio Soria, que foi anuncia-do no mesmo dia. Na estreia, o treinadoresteve a frente da equipe no empate em clás-sico com o Bolívar em 2 a 2, pela quartarodada do Torneio Clausura.

No elenco do Strongest há jogadores co-nhecidos pelos brasileiros, como o meiaAlejandro Chumacero, que atuou no SportRecife, e o atacante Pablo Escobar, quevestiu as camisas de Ipatinga, Santo An-dré, Mirassol, Ponte Preta e Botafogo deRibeirão Preto. Além disso, o clube con-ta com o zagueiro Fernando Martelli, quefez carreira atuando na Bolívia, inclusivese naturalizando. Ex-jogador de La Paz,Real Potosí e Nacional de Potosí, o de-fensor de 30 anos já manifestou interessede atuar pela seleção do país.

São Paulo passoupelo Cesar Vallejona fase dePré-Libertadores,mas vem de umaderrota para oCorinthians Ficha técnica

São Paulo x The StrongestEstádio: Pacaembu, em São Paulo.Data: 17 de fevereiro de 2015, quarta-feiraHorário: 21h45 (de Brasília)Árbitro: Mario Díaz de Vivar (Paraguai), auxiliado pe-los compatriotas Carlos Cáceres e Milciades Saldivar.

SÃO PAULODenis; Bruno, Rodrigo Caio,Lucão e Mena; Hudson, ThiagoMendes, Michel Bastos, Ganso eCenturión; Alan Kardec.Técnico: Edgardo Bauza.

THE STRONGESTVaca; Maldonado, Fernando Martelli(Pereyra), Torrico e Bejarano; Veizaga,Castro e Chumacero; Torres,Neumann e Escobar.Técnico: Mauricio Soria.

Alan Kardec está recuperado e deverá reaparecer entre os titulares

FOTO: DIVULGAÇÃO

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 2016 15OOOOOFICIALFICIALFICIALFICIALFICIAL

Processo Disciplinar DAAE nº 1976/2015 - PortariaDAAE nº 4.279 – 02/10/2015.

Acusado: R.F.F., Matrícula nº 1657Procuradora Presidente: Eduardo Corrêa Sampaio

DESPACHO1.Em sua defesa o servidor acusado contraria a denun-cia com argumentos que demandam a comprovação deprova testemunhal.2.Designo audiência de instrução para o dia 09 de Mar-ço de 2016, às 14h:00min, a ser realizada na Sala deReuniões do DAAE, na qual será colhido o depoimentodo representante da Gerência denunciante, o depoimen-to do servidor acusado; as oitivas das testemunhas daspartes e as pessoas que serão convocadas por estaPresidência, a fim de estabelecer a realidade dos fatos.3.As testemunhas do acusado, deverão comparecer in-dependentemente de intimação, conforme previsãoconstante no artigo 37, da Lei Municipal nº 6791/2008.4.Publique-se e intimem-se as partes.

Araraquara, 16 de Fevereiro de 2016.Eduardo Corrêa Sampaio

Procurador Presidente

HOMOLOGAÇÃOPREGÃO PRESENCIAL Nº 002/2016

PROCESSO Nº 0143/2016OBJETO: AQUISIÇÃO DE MACROMEDIDOR DE VAZÃODE INSERÇÃO RODA D'ÁGUA (ROTOR) PARA INSTALA-ÇÃO EM NOVOS LOCAIS E TAMBÉM PARA SUBSTITUI-ÇÃO A MEDIDORES INOPERANTES, CONFORME QUAN-TIDADES E ESPECIFICAÇÕES CONSTANTES NOS ANE-XOS DO EDITAL.HOMOLOGO o referido processo licitatório e ratifico oato do Sr. Pregoeiro, que adjudicou o objeto à empresaFlowmetrics Instrumentos e Sistema do Brasi Ltda-EPP.A empresa será convocada para assinatura do contrato.

Araraquara, 16 de Fevereiro de 2015ENG.º GUILHERME FERREIRA SOARES

SUPERINTENDENTE

Proc. Daae n.º 1.797/15Procurador Presidente: Mário Augusto Viviani Júnior

Servidor: M.A.F.F.DECISÃO FINAL

O Superintendente do Departamento Autônomo de Águae Esgotos de Araraquara, no uso das atribuições quelhe confere o artigo 31, inciso XI, da Lei Municipal 6.791,de 28 de maio de 2008, DECIDE, com base no artigo 15,inciso III, da mesma lei, aplicar a pena de demissãoao(à) servidor(a) M.A.F.F., matrícula 1640, por violaçãoao artigo 20 da Lei 6.791/2008, com base no relatóriofinal constante do Processo Administrativo Disciplinarem epígrafe.Publique-se.Intime-se.

Araraquara, 15 de fevereiro de 2016.Eng.º Guilherme Ferreira Soares

Superintendente

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

ATO NÚMERO 011/16De 15 de fevereiro de 2016

Processo Licitatório n.º 001/16DESIGNA fiscal do contrato celebrado entre a CâmaraMunicipal de Araraquara e a Empresa Panificadora Es-trela da Alameda Ltda – ME (Convite nº 001/2016 – Pro-cesso nº 001/2016).O PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUA-RA, Estado de São Paulo, usando de suas atribuiçõeslegais,RESOLVE:Art. 1º – DESIGNAR o servidor VALDEMAR MARTINSNETO MENDONÇA, RG 41.395.495-X, Assistente Técni-co Legislativo, como fiscal do contrato celebrado entre aCâmara Municipal de Araraquara e a Empresa PANIFI-CADORA ESTRELA DA ALAMEDA LTDA - ME, para o for-necimento e entrega de lanches na Câmara Municipalde Araraquara, de forma parcelada, destinados aos ve-readores e servidores por ocasião das sessões cama-rárias, na forma e condições estabelecidas no Termode Referência - Anexo II da CARTA CONVITE 001/2016observados dispositivos legais, sobretudo o previsto noartigo 67, da Lei Federal 8666/93 que regulamenta o art.37, inciso XXI, da Constituição Federal, instituindo nor-mas para licitações e contratos da Administração Públi-ca.Art. 2º – Todas as atribuições do fiscal do contrato desig-nado serão executadas sem prejuízo das demais atri-buições inerentes às funções de seu cargo.Câmara Municipal de Araraquara, aos 15 (quinze) diasdo mês de fevereiro do ano de 2016 (dois mil e dezes-seis).

ELIAS CHEDIEKPresidente

ARCÉLIO LUIS MANELLIAdministrador Geral

Publicado na Câmara Municipal de Araraquara, namesma data.

Edital de Protesto1º OFICIAL DE REGISTRO DE IMÓVEIS E TABELIÃO DE

PROTESTO DE ARARAQUARA - SPWWW.1RIARARAQUARA.COM.BR

AV. BRASIL, 599 - CENTRO - ARARAQUARA - SP - CEP14801-050

Acham-se neste Tabelionato para serem PROTESTA-DOS, os títulos abaixo relacionados cujos destinatáriosnão foram encontrados nos endereços indicados ou serecusaram ao recebimento das intimações, ou por resi-direm fora da competência territorial deste Tabelionato(Art. 15, Lei 9492/97).

•E. DE FATIMA DA SILVA ME - CNPJ 04175460000101 -DMI - Faixa: 5 - Prot: 614081 - 03/02/2016•EDERSON NASCIMENTO PAVARINI - CPF 36320383844- DMI - Faixa: 2 - Prot: 614392 - 12/02/2016•ELIZAMA MARIA DE OLIVEIRA - CPF 27674872831 - DMI- Faixa: 2 - Prot: 614337 - 12/02/2016•EMPORIO MIX ARARAQUARA CACADOS LTDA ME -CNPJ 16586131000132 - DS - Faixa: 2 - Prot: 614563 -15/02/2016•GIOVANA GRAZIELA CANDIDO COD 45 - CPF30828167893 - DMI - Faixa: 4 - Prot: 614368 - 12/02/2016•JANAINA DE ALMEIDA SILVA - CPF 03790751480 - NP -Faixa: 3 - Prot: 613977 - 02/02/2016•JULIO CEZAR PEREIRA - CPF 36786229840 - DMI -Faixa: 2 - Prot: 614403 - 12/02/2016•LUIS FELIP AMARO DE OLIVEIRA ME - CNPJ23164602000180 - DMI - Faixa: 2 - Prot: 614508 - 15/02/2016•LUIS FELIPE AMARO DE OLIVEIRA -ME - CNPJ23164602000180 - DMI - Faixa: 3 - Prot: 614538 - 15/02/2016•MARIA GABRIELA CAMARGO PONTIERI - CNPJ20060217000102 - DMI - Faixa: 4 - Prot: 614275 - 10/02/2016•SILVIO MASSON - CPF 17326966834 - DMI - Faixa: 4 -Prot: 614418 - 12/02/2016•THAIZA PACCHIONI RAPHAEL VICENTE - CPF34561065806 - DMI - Faixa: 2 - Prot: 613162 - 19/01/2016•VALDEMIR JOSE RIBEIRO - CPF 90911768149 - NP -Faixa: 1 - Prot: 614561 - 15/02/2016•VERA LUCIA APARECIDA THEODORO - CPF24546797877 - DMI - Faixa: 2 - Prot: 614400 - 12/02/2016

O interessado poderá fazer o pagamento em dinheiro,cheque visado e cruzado ou cheque administrativo, emi-tido no valor equivalente ao da obrigação devendo aindaestar em nome e à ordem do apresentante, e ser pagá-vel na mesma praça, sem prejuízo das despesas com-provadas, custas, contribuições e emolumentos devi-dos, de responsabilidade do devedor, que deverão serpagas pelo interessado no mesmo ato, em apartado.Se o intimado for microempresa ou empresa de peque-no porte, incidirá o disposto no art. 73 da Lei Comple-mentar nº 123/2006.HORÁRIO DE ATENDIMENTO: DAS 09h00min AS17h00minPelo presente Edital fica(m) o(s) sacado(s) devedor(es)INTIMADO(S) a comparecer(em) neste Tabelionato noendereço e horário acima indicados a fim de efetuar(em)o pagamento e ou fornecer(em) o aceite ou justificar(em)a recusa, até o dia 18/02/2016 observando o motivo aci-ma, ficando desde já NOTIFICADO(s) do competentePROTESTO, caso não atendida a presente intimação.Certifico que nesta data, afixei neste Tabelionato e nolugar de costume uma via de igual teor deste Edital.Certifico e dou fé, que foram esgotados todos os meiospossíveis para localização do responsável.O Aceite dos títulos apontados para tal finalidade deveráser feito pelo próprio Sacado, mediante a exibição dedocumento de identificação e do CPF/MF ou CNPJ/MF,bem como prova da representação se for o caso.

Araraquara - SP, 17 de fevereiro de 2016.Jorge Humberto AritaEscrevente Autorizado

Edital de Protesto3º TABELIAO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E

TÍTULOSAV DUQUE DE CAXIAS, 260 - (016)3332-0999

EDITAL DE PROTESTO

Os títulos abaixo relacionados foram encaminhados aeste cartório para protesto por falta de pagamento/acei-te/devolução ou fins falimentares. Os sacados/devedo-res não foram encontrados nos endereços indicadospelos apresentantes ou recusaram-se a receber a inti-mação ou então localizam-se fora da competência terri-torial deste cartório. Em vista disso, expede-se o pre-sente Edital para INTIMAR os sacados/devedores indi-cados para que compareçam no cartório, no endereço ehorário mencionado, a fim de pagar/aceitar/devolver ouentão justificar a sua recusa, até no máximo a data limi-te

Protocolo: 259784 — 10/02/2016Devedor: ELISEU MAZELA DA CRUZ MEDocumento: 10.924.380/0001-04Espécie: DMIFaixa da Tabela: FData limite para pagamento: 18/02/2016

Protocolo: 259797 — 11/02/2016Devedor: UBIRATAN GLORIADocumento: 000.861.088-67Espécie: CHFaixa da Tabela: DData limite para pagamento: 18/02/2016

1. - O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, bo-leto bancário ou mediante cheque visado e cruzado, oupor meio de cheque administrativo, emitido no valor equi-valente ao da obrigação devendo ainda estar em nomee à ordem do apresentante, a ser pagável nesta praça.Ressalva-se a situação das empresas ME e EPP, nostermos da artigo 73 da Lei complementar nº 123/2006.2. - Fica esclarecido que a quitação será condicionada àefetiva liquidação do cheque. Os emolumentos deverãoser pagos no ato e em apartado, em dinheiro.3. - Pelo presente os intimo para os fins de direito e aomesmo tempo, no caso de não ser atendida a presenteintimação no período de 9:00 AS 17:00HS do dia infor-mado, os notifico do competente protesto.

ARARAQUARA, 16 de fevereiro de 2016OLGA DENISE BERNARDI

ESCREVENTE AUTORIZADA

Edital de Protesto2º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E

TÍTULOSAVENIDA SÃO PAULO, 508 - CENTRO - (016)3333-

3136EDITAL DE PROTESTO

Os títulos abaixo relacionados foram encaminhados aeste cartório para protesto por falta de pagamento/aceite/devolução ou fins falimentares. Os sacados/devedoresnão foram encontrados nos endereços indicados pelosapresentantes ou recusaram-se a receber a intimaçãoou então localizam-se fora da competência territorial destecartório. Em vista disso, expede-se o presente Edital paraINTIMAR os sacados/devedores indicados para que com-pareçam no cartório, no endereço e horário mencionado,a fim de pagar/aceitar/devolver ou então justificar a suarecusa, até no máximo a data limite

Protocolo: 258498 — 11/02/2016Devedor: DOMINGOS JOSE VIEIRADocumento: 044.490.668-12Espécie: DMIFaixa da Tabela: HData limite para pagamento: 18/02/2016

Protocolo: 258507 — 11/02/2016Devedor: UBIRATAN GLORIADocumento: 000.861.088-67Espécie: CHFaixa da Tabela: DData limite para pagamento: 18/02/2016

1. - O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, bo-leto bancário ou mediante cheque visado e cruzado, oupor meio de cheque administrativo, emitido no valor equi-valente ao da obrigação devendo ainda estar em nomee à ordem do apresentante, a ser pagável nesta praça.Ressalva-se a situação das empresas ME e EPP, nostermos da artigo 73 da Lei complementar nº 123/2006.2. - Fica esclarecido que a quitação será condicionada àefetiva liquidação do cheque. Os emolumentos deverãoser pagos no ato e em apartado, em dinheiro.3. - Pelo presente os intimo para os fins de direito e aomesmo tempo, no caso de não ser atendida a presenteintimação no período de 11:00 AS 17:00HS do dia infor-mado, os notifico do competente protesto.

ARARAQUARA , 16 de fevereiro de 2016LETICIA MACHADO DOS SANTOS SEVES

ESCREVENTE

MARIO SERMARIO SERMARIO SERMARIO SERMARIO SERGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTAAAAAOAB/SP 82 490 - Cel. 16-9176.7776 e 9707.1215

RAFRAFRAFRAFRAFAEL LAEL LAEL LAEL LAEL LUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTAAAAA

OAB/SP 268.141 - Cel. 16-9702.2563

Civel - Empresarial - Família - Lei de imprensa - Criminal -Constitucional - Administrativo - Especialização em recupera-

ção de crédito para empresas e instituições financeiras

A D V O C A C I A

Av. Rua dos Libaneses, 2240 - Araraquara

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 201616 CCCCCLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOS

ALUGA–SECasa em condomínio fechado,com 3 dormitórios, sendo 1 suí-te e demais dependências.Bairro Santa Angelina.C/ Andreia fone: 33011717

LEILÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO DE IMÓVEIS1ª praça: 18.02.2016 – 2ª praça 19/02/2016 – ambas

com início às 9h30min.Local: Rua Edwy Taques Araújo, 1300 - Londrina /PR –Próximo a Faculdade Pitágoras.EDITAL DE LEILÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO: Agili-za Administradora de Recebíveis Ltda., sociedade em-presária com CNPJ 09.099.038-0001/38, localizada naAvenida Higienópolis, nº 1.601, 17º andar, Londrina, PR,através do leiloeiro Público Oficial, matriculado sob o nº10/030-L – LUIZ BARBOSA DE LIMA JUNIOR, devida-mente autorizado por Santa Emilia Administradora deConsórcios Ltda, promoverá a venda em Leilão (1º ou2º) do imóvel descrito ao final, nas datas e local acimainformados. Leilão realizados de acordo com o Edital nº001/2016, que se encontra na integra, no site da empre-sa organizadora – www.agilizarecebiveis.com.br/leiloes-de-imoveis , no site do Leiloeiro www.lbleiloes.com.br,ou no 2º Cartório de Títulos e Documentos da Comarcade Londrina, PR. Telefones: 43 3878 7000 ou 4399843739. – Imóvel: Lote 07, quadra C, loteamento Jar-dim Mangiacapra, nesta Cidade de Araraquara, SP, comárea de 302,50 m², possuindo um prédio residencial com102,52m². Todas as instruções, despesas, regras departicipação e normatização do Leilão, encontram-sepormenorizadas no Edital.

ORGANIZAÇÃO SOCIALDE LUTO MICELLI LTDA.

Fones: (16) 3336-7879 / 3336-8563

A Organização Social de Luto Micelli comunica ofalecimento da Jovem

EMILY HEREDIA CARMELLOCom 10 anos de idade, ocorrido no dia 16/02/2016 nacidade de SÃO CARLOS. Deixa: Parentes e Amigos.

Seu sepultamento foi realizado no dia 16/02/2016, às16:00 hs, saindo o féretro do velório Municipal, para o

cemitério São Bento.

A Organização Social de Luto Micelli comunica ofalecimento da Sra.

DORIS MOLINARI DA CRUZCom 95 anos de idade, ocorrido no dia 16/02/2016 na

cidade de ARARAQUARA. A extinta era Viúva. Deixa:Filhos, Neto, Bisnetos, Parentes e Amigos. Seu

sepultamento foi realizado no dia 16/02/2016, às16:30 hs, saindo o féretro do velório Municipal, para o

cemitério São Bento.

(16) 3322-2569

NOTAS DE FALECIMENTOFaleceu no dia 15/02/2016 na cidade de Araraquara

aos 81 anos de idade oSR.ANTONIO PAIS DOS SANTOS FILHO

deixa viúva a Sra.Natalina Telarolli dos Santos, deixaainda; filhos, genros, noras, netos, bisnetos, parentese amigos. O seu sepultamento será realizado no dia

16/02/2016 às 08h:45, saindo o féretro do VelórioAlmeida para o cemitério São Bento.

Faleceu no dia 16/02/2016 na cidade de Araraquaraaos 80 anos de idade o

SR.PEDRO BALDOdeixa viúva a Sra.Felesmina Santa Baldo, deixa ainda;1 filho, 2 irmãos, netos, bisnetos, parentes e amigos.O seu sepultamento será realizado no dia 16/02/2016às 16h:15, saindo o féretro do Velório Almeida para o

cemitério São Bento.

CAMPANHA – LAR SÃO FRANCISCOO Lar São Francisco de Assis, instituição civil decaráter filantrópico cuja finalidade é abrigar, vestir,alimentar e dar assistência às pessoas de ambosos sexos com mais de 60 anos de idade, indepen-dente de raça, etnia ou crença religiosa iniciou cam-panha para arrecadar fraldas geriátricas e produtosde higiene pessoal, em benefício dos idosos aten-didos pelo asilo. O telefone de contato para maisinformações pelo telefone 3334-7233.

Processo Disciplinar - DAAE nº 910/2013 – PortariaDAAE nº 3.794 –- 13/05/2013.

DECISÃO FINALO Superintendente do Departamento Autônomo de Águae Esgotos de Araraquara, no uso das atribuições quelhe confere o art.31, inciso XII, da Lei Municipal 6.791, de28 de maio de 2008, DECIDE, pelo arquivamento dopresente expediente, no qual figura como servidor(a)acusado(a) J.C.R., matrícula 852, conforme o relatóriofinal constante do Processo Administrativo disciplinarem epígrafe.Publique-se;Intime-se.

Araraquara, 15 de Fevereiro de 2016.Eng.º Guilherme Ferreira Soares

Superintendente

Começam asgravações de novo‘Star Wars’

18

17Araraquara, quarta-feira,17 de fevereiro de 2016

O intuito é resgatar, preservar e divulgaras canções mais representativasdo tradicional Festival de MúsicaJunina de São Luiz do Paraitinga-SP

Neste domingo, 21, o gru-po de São Luiz do Pa-raitinga (SP) se apre-

senta às 16 horas no Sesc Ara-raquara e exalta ritmos típicosdas festas juninas e que nes-sa ú l t ima década vêm seexpandindo para além dosfestejos de Santo Antônio,São João e São Pedro . Oshow é uma produção au-têntica de música brasileira,

que viaja pelo baião, xote,calango, samba rural, gua-rânia e arrasta-pé. O grupoé composto por Netto Cam-pos (teclado, sintetizador,voz e arranjos), Leonardo deCampos Couto (saxofone,cordas, voz e arranjos), TharFerreira (contrabaixo, voz earranjos), Nhô Frade (bate-ria), Fábio Gomes (percus-são), Mara Rúbia (percussão

e voz), Patricia Guimarães(voz), Galvão Frade (violacaipira e voz), Rafael Cabe-llo (acordeom e arranjos) eAndré Magalhães (produçãomusical e gravação).

Vale lembrar que o grupoapresenta seu primeiro tra-

balho, “Céu de Lamparina”.O repertório registra e divul-ga canções da antiga e danova geração de composito-res da cidade do interior pau-lista que participam ativa-mente desse fest ival queacontece desde 1997.

O show é uma produção au-têntica de música brasileira,que viaja por ritmos comobaião, xote, calango, sambarural, guarânia e arrasta-pé,tudo isso influenciado pela cul-tura musical luizense, trazen-do sonoridade e poética únicas.

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 201618 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

CINE LUPOShopping Lupo - Rua Gonçalves Dias, 543 - 3º piso

(16) 3333-5544 -www.shoppinglupo.com.br

MOVIECOM JARAGUÁShopping Jaraguá - Av. Alberto Benassi, n° 2270 - Jardim dos Manacas

(16) 3335-7286 - www.moviecom.com.br

SALA 1

O BOM DINOSSAURO3D - Animação - Dublado - Livre - Duração: 100min.Sáb., Dom., Feriado: 14h30

OS DEZ MANDAMENTOS - O FILMEDrama - Nacional - 12 Anos - Duração: 120min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 19h00 - 21h30Sáb., Dom., Feriado: 19h00 - 21h30

CAÇADORES DE EMOÇÃO - ALÉM DO LIMITE3D - Ação - Dublado - 14 Anos - Duração: 114min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h40Sáb., Dom., Feriado: 16h40

SALA 2

O REGRESSODrama - Dublado - 16 Anos - Duração: 156min.Seg. a Sex.: 16h00. Sáb., Dom., Feriado: 16h00

O REGRESSODrama - Legendado - 16 Anos - Duração: 156min.Seg. a Sex.: 21h15. Sáb., Dom., Feriado: 21h15

SNOOPY E CHARLIE BROWN - PEANUTSAnimação - Dublado - Livre - Duração: 88min.Sáb., Dom., Feriado: 14h00

PAI EM DOSE DUPLAComédia - Dublado - 12 Anos - Duração: 96min.Seg. a Sex.: 19h10. Sáb., Dom., Feriado: 19h10

SALA 3

A QUINTA ONDAFicção Científica - Dublado - 14 Anos - 112min.Seg. a Sex.: 17h00 - 19h20Sáb., Dom., Feriado: 14h40 - 17h00 - 19h20

A QUINTA ONDAFicção Científica - Legendado - 14 Anos - 112min.Seg. a Sex.: 21h40. Sáb., Dom., Feriado: 21h40

SALA 4

DEADPOOLAção - Dublado - 18 Anos - Duração: 107min.Seg. a Sex.: 17h15 - 19h30.Sáb., Dom.: 15h00 - 17h15 - 19h30

DEADPOOLAção - Legendado - 18 Anos - Duração: 107min.Seg. a Sex.: 21h50. Sáb., Dom.: 21h50

SALA 5

UM SUBURBANO SORTUDOComédia - Nacional - 14 Anos - Duração: 110min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h30 - 18h50 - 21h10Sáb., Dom., Feriado: 14h15 - 16h30 - 18h50 - 21h10

SALA 1

OS DEZ MANDAMENTOSDrama - Nacional - 12 Anos - Duração: 120min.Ter. a Sex às 19h.Sáb. e Dom. às 16h30 e 19h

A GRANDE APOSTADrama - 14 anos - Duração: 130m - LegendadoTer. a Dom às 21h15

SALA 2

O REGRESSODrama – 156 min – 16 anos - LegendadoTer. a Sex às 20h.Sáb. e Dom. às 16h30 e 20h

CCCCCINEMAINEMAINEMAINEMAINEMAComeçam asgravações denovo ‘Star Wars’Oitavo episódio da saga terá Benício Del Toro entre as novidades

Os fãs de Star Wars podem comemorar, porque a continuação de 'O Despertar daForça' já deu seu primeiro passo! O oita-

vo filme da saga estelar começou as gravações naúltima segunda-feira (15) e já tem até vídeo deRey (Daisy Ridey) em ação. Nas imagens, ela seencontra com Luke Skywalker: um momento etanto para os fãs de Guerra nas Estrelas.

'Star Wars: Episódio VIII' contará com grande partedo elenco de 'O Despertar da Força', como Mark

Hamill, Carrie Fisher, Adam Driver, John Boyega,Oscar Isaac, Lupita Nyong’o e Gwendoline Chris-tie. Entre as novidades no elenco, estão o ator Be-nício Del Toro, Laura Dern e Kelly Marie Tran.

Diretor de 'O Despertar da Força', J.J. Abramsserá o produtor executivo do filme, trabalhandocom Kathleen Kennedy e Ram Bergman.

Ainda sem detalhes sobre o roteiro da continu-ação, o que se sabe é que o longa chegará aoscinemas no dia 15 de dezembro de 2017.

Bob Dylan prepara novo álbumem estúdio histórico, diz revista

Bob Dylan decidiu seguir os passos de FrankSinatra até os famosos Capitol Studios de Ho-llywood, onde o falecido cantor gravou partede sua obra e onde a lenda viva do rockprepara agora uma continuação paraseu disco "Shadows in the Night",segundo informou na última segun-da-feira (15) a imprensa americana.

A notícia do novo disco foi dadaà revista "Billboard" pelo engenhei-ro Al Schmitt, que trabalhou em "Sha-dows", lançado em 2015 e no qual Dylanfez versões de algumas das baladas populari-

zadas por Sinatra, como "Full moon and emptyarms" e "Autumm leaves".

"Está indo muito bem", disse à "Billboard"Schmitt, que estaria novamente envolvi-

do no novo disco, mas não quis revelardetalhes sobre a data de lançamentoou as canções incluídas.

Segundo a revista "Billboard",Dylan está trabalhando em seu novo

disco nos Capitol Studios, um famo-so edifício com ares futuristas em Ho-

llywood, onde já gravaram, além de Sinatra,grupos como os Beastie Boys.

MMMMMÚSICAÚSICAÚSICAÚSICAÚSICA

Mark Hamill terá papel fundamental na trama

FOTO: DIVULGAÇÃO

Novelas

Horóscopo

ÁRIES21 de março a 21 de abril

GÊMEOS21 de maio a 21 de junho

TOURO20 de abril a 20 de maio

CÂNCER21 de junho a 21 de julho

LEÃO23 de julho a 22 de agosto

LIBRA23 de setembro a 22 de outubro

VIRGEM23 de agosto a 22 de setembro

ESCORPIÃO23 de outubro a 22 de novembro

SAGITÁRIO23 de novembro a 22 de dezembro

AQUÁRIO21 de janeiro a 19 de fevereiro

CAPRICÓRNIO23 de dezembro a 20 de janeiro

PEIXES20 de fevereiro a 20 de março

Palavras Cruzadas

Saturno tende influenciar o seu lado nervoso,ansioso o que deixará este signo mais estressa-do. Algumas confusões terão forte influênciaem Vênus, mas nem tudo será turbulento. Suacoragem a ajudará superar este momento.

Manterá diversos aspectos da forma de pensar,sem muitas alterações emocionais. Isso por quedeverá ocorrer uma estagnação na passagem deMercúrio e Vênus para esta constelação. Porém oelemento terra favorecerá sua determinação.

Sua beleza será potencializada por Mercúrioque deixará você transparecer toda sua beleza.Apresentará um forte charme e um ar sedutor.Júpiter pode deixar algumas coisas uma poucomais túrbidas.

Estará mais sentimental o que pode ser bom emalguns momentos. A Lua mostrará para vocêum caminho mais calmo. Suas atividades esta-rão muito conectadas com Marte o que tambémé muito positivo.

Netuno irá expor todo o seu poder de realizar oque você deseja. Ficará evidente para toda suadeterminação. A criatividade será muito bemexplorada para diversos aspectos do seu dia.Porém pode ser um pouco irredutível.

Urano contribuirá neste momento para que vocêpossa vir a um melhor desenvolvimento organi-zacional. Em Mercúrio também ativará todo oseu sentido prático. A Lua exigirá que tenhapaciência para esperar os resultados.

Haverá em diversos aspectos uma grande ne-cessidade de buscar equilíbrio pleno. Vênus car-regada de um cosmo leve e claro lhe trará umaluz. É importante que saiba que sua busca peloequilíbrio será árdua.

A persistência em alguns erros continuarão sendoconstantes. Tudo porque Urano não lhe favore-cerá neste momento e a Lua exercerá uma forteinfluência negativa. Precisará reativar o seu es-pírito de transformação.

Aproveite o momento em que seu signo vemtendo com Mercúrio neste momento. Seu sig-no poderá exaltar um pouco mais o otimismo eo bom humor. Tende a ser levado a acreditarem algumas ilusões.

Seu potencial elevará ainda mais suas chancesno amor e no trabalho. Porém quando Saturnopassar por Capricórnio tende a ficar um poucomais apreensivo. Não deixe de elevar mais seusconhecimentos.

Reconhecer será a palavra chave para o seu dia.Marte terá forte presença nessa passagem nasua constelação. Bom fluídos ajudarão na exe-cução de alguns trabalhos.

Responsabilidade será um ponto forte no seudia. O elemento terra em convergência comSaturno nesta constelação tende a gerar bonsresultados. Seja mais prático e menos gananci-oso nos seus atos.

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 2016 19CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

MALHAÇÃOCiça acusa Samurai de ter ameaçado Pedro. Ana vê Ciça e Samuraijuntos. Tito e Vanda sugerem que Alina assuma de vez a paixão porUodson. Os alunos promovem um abaixo-assinado contra a demo-lição do Dom Fernão, e Luciana se incomoda com a postura deRodrigo. Luan decide trabalhar no hostel para vigiar Tito. Glauco eCleiton dispensam Krica. Bia e Rubem têm um desentendimento.Ana questiona Ciça sobre o envolvimento com Samurai. Glauco eCleiton descobrem que estão novamente apaixonados pela mes-ma menina, Martinha. Ilza sofre com a ausência de Pedro. Beto eMiguel se confrontam.

ÊTA MUNDO BOM!Clarice aceita que Candinho espere por Filomena em sua casa.Jack percebe a troca de olhares entre Sandra e Ernesto na confeita-ria. Candinho e Ernesto se enfrentam. Ernesto e Sandra ficam jun-tos no ateliê dele. Anastácia comenta com Maria que Celso tinhaproblemas com sua mãe. Braz e Diana se beijam. A polícia recebequeixas sobre os golpes de Romeu. Eponina alerta Cunegundes eQuinzinho sobre Romeu. Sob a orientação de Sandra, Ernesto con-trata Cara de Cão para enganar Jack. Paulina sugere que Ernestose afaste de Filomena. Olga beija Romeu, que afirma amar Mafalda.Celso desabafa com Maria. Cara de Cão apreende Jack.

TOTALMENTE DEMAISCarolina exige que Arthur escolha entre ela e Eliza. Gilda observaDino e Peçanha conversando e desconfia. Arthur diz a Carolina quea ama, mas que não pode desistir de Eliza. Carolina pede aosfuncionários que criem um editorial desafiador para o concurso,afirmando que precisa eliminar uma candidata. Germano perguntaa Lili se ela e Rafael estão tendo um caso.

A REGRA DO JOGONelita questiona Kiki sobre a verdadeira história de seu sequestro.Tóia se desespera com o comportamento de Romero. Dante des-confia de Kiki e Belisa o apoia. Juliano visita Zé Maria, que o aconse-lha a procurar Atena para chegar em Romero. Feliciano se decepci-ona com Úrsula. Nenenzinho discute com Mel por causa de Merlô.Vavá humilha Mel e se interessa por Alisson e Ninfa. César desistede viajar com Gisela e procura Domingas. Romero expulsa Atenade seu esconderijo. Gibson propõe um acordo com Kiki. Tóia con-segue enganar Romero.

FATMAGÜLA saúde de Mustafá não melhora, continua suando em excesso e issopreocupa seus cuidadores. Enquanto descansa no sofá da casa, eletem um sonho alucinante com Fatmagul muito longe da realidade. Asuestá muito nervosa na delegacia. Seu ex-marido chegou até ali paraacabar com ela e não sabe como se proteger. Ela conta a verdade aSami e este lhe aconselha que procura ajuda com Kadir. Fahrettin eKerim seguem o rastro de Mustafá e no caminho encontram aos doisjovens que o ajudaram. Eles dão algumas pistas, e conseguem che-gar na casa da mulher que o refugia. Apesar dela tentar escondê-lo,Kerim percebe que o assassino de Vural está ali. Fatmagul ainda nãose recuperou. Ela continua chorando e Mukaddes se preocupa. A mu-lher que ajudou Mustafá é presa pela polícia, e no seu desespero,confessa que por medo teve que refugiar e ajudar o vilão.

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 201620 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

INFORME PUBLICITÁRIOClube Náutico

Recreação paratoda a família!No Náutico, a animação está em cada atividade

HENRIQUE SANTOS

Confira a programação recreativa e social para este domingo e venha se divertir!

A alegria está em todos os locais do Náutico! Confi-ra a programação social e recreativa para este do-mingo, 21, e venha se divertir por todo o clube!

Salão do restauranteSalão do restauranteSalão do restauranteSalão do restauranteSalão do restaurante9h – Pilates (Espaço Brincar)10h – Yoga (salão do restaurante)10h – Ateliê de artes “Pintura” (salão do restau-

rante)10h – Brincadeiras de rua: pega-pega, batata quente,

arco maluco e muito mais (salão do restaurante)

Aprendizado e diversão no Espaço BrincarAprendizado e diversão no Espaço BrincarAprendizado e diversão no Espaço BrincarAprendizado e diversão no Espaço BrincarAprendizado e diversão no Espaço Brincar10h30 – Quebra-cabeça “Desafie sua memória”10h30 às 16h – Lousa Mágica14h30 – jogo “Adivinhe se puder”

Conjunto de PiscinasConjunto de PiscinasConjunto de PiscinasConjunto de PiscinasConjunto de Piscinas11h – Hidro “Na cadência da felicidade” (conjunto

de piscinas)12h – brincadeira Espaguete no fogo (conjunto de

piscinas)14h30 – jogo Vôlei Maluco (conjunto de piscinas)

Ao vivoAo vivoAo vivoAo vivoAo vivoNetto e Antonelly – uma mistura de ritmos para

agradar o público. 13h – Bar das Pedras.Banda Sintonia – no repertório, sertanejo, xote e

muito arrasta pé. 15h – Bar da Mata.

Passeio e brincadeiras na praiaPasseio e brincadeiras na praiaPasseio e brincadeiras na praiaPasseio e brincadeiras na praiaPasseio e brincadeiras na praia14h30 – passeio de Trenzinho (saída do balão do

restaurante)15h – Vôlei de Areia (praia do Bar da Mata)15h – Festival Bola Queimada (praia do Bar da

Mata)15h – brincadeira Castelos de Areia (praia do Bar

da Mata)

Programação do Museu Espaço doBoneco sábado dia 20 de fevereiro

Às 10:00 horas no Museu Espaço do Bonecoacontece a "Oficina de Bonecos": onde Pais efilhos irão confeccionar juntos bonecos de co-lher de Pau, com muita criatividade e diver-são. Valor do investimento é 7,00 reais, idade:acima de 4 anos.E às 15:00 horas o espetáculo

"ERA UMA VEZ O GATO XADREZ", no va-lor de 10,00 reais e crianças até 5 anos pagam5,00 reais.

Para fazer a reserva das atividades basta ligar:3397-8406.

Curtam a nossa página: "Museu do Boneco".

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 2016 21OOOOOFOCIALFOCIALFOCIALFOCIALFOCIAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2016CONVOCA APOSENTADOS E PENSIONISTAS PARA REA-LIZAÇÃO DE RECADASTRAMENTO, NA MODALIDADE DEPROVA DE VIDA. O DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DEÁGUA E ESGOTOS DE ARARAQUARA, na pessoa do Su-perintendente, Eng.º Guilherme Ferreira Soares convocaos beneficiários listados no Anexo I, para a realização derecadastramento, na modalidade prova de vida.1. A Prova de Vida deverá ser efetuada pessoalmentepelo aposentado ou pensionista, no prazo de 60 diascontados da data de publicação deste Edital, junto a Ge-rência de Recursos Humanos do Departamento Autôno-mo de Água e Esgotos (DAAE), Rua Domingos Barbierinº 100, Araraquara, no horário das 13:00h às 17:30h, desegunda a sexta-feira, mediante assinatura do compro-vante de prova de vida, não se admitindo que o mesmoseja assinado por procurador do beneficiário.1.1. No caso de beneficiário curatelado ou de pensionis-ta menor de 18 anos, a Prova de Vida será feita por meiode seu Representante Legal, devidamente identificado,mediante a apresentação do respectivo documento deCuratela, Guarda ou Tutela e da certidão de nascimentoatualizada (expedida em até 30 dias) ou documento deidentidade do menor, bem como cópia da documenta-ção relacionada no item 2 abaixo.1.2 Na hipótese prevista no item anterior, o Representan-te Legal deverá assinar Termo de Responsabilidade, oca-sião em que se comprometerá, sob as penas da lei, emcomunicar o DAAE o óbito do beneficiário ou qualquerevento que cesse a sua condição de Representante, noperíodo de até 30 dias contados do fato.1.3. Nos casos de Prova de Vida de beneficiário curatela-do o DAAE poderá, por ocasião do comparecimento doRepresentante Legal, solicitar o agendamento de visitadomiciliar para comprovação da vida.1.4. Estando o aposentado ou pensionista impossibilita-do de comparecer no local indicado na convocação, porproblemas graves de saúde, situação que deverá sercomprovada através de atestado médico expedido paraeste fim, atualizado (com data posterior a deste edital) ecom identificação legível do médico, admitir-se-á a apre-sentação de Declaração de Prova de Vida com firma re-conhecida por autenticidade em cartório, e cópia (frentee verso) dos documentos listados no item 2 abaixo.1.5. Ao aposentado ou pensionista com residência noutraCidade, Estado ou País, conforme endereço cadastradono DAAE, será enviada convocação por correspondência,via AR (Aviso de Recebimento), acompanhada de Decla-ração de Prova de Vida, que deverá ter a firma reconheci-da por autenticidade em cartório e ser remetida ao DAAEno prazo estabelecido, juntamente com cópia (frente everso) dos documentos listados no item 2 abaixo.

2. O recadastramento e Prova de Vida, somente serãoefetuados mediante a apresentação da cópia dos se-guintes documentos:Aposentado:a) Documento de Identidade com foto – RG ou Carteirade Motorista (CNH) ou Carteira de Identidade Profissio-nal ou Passaporte Válido expedido pela Polícia Federal;b) CPF;c) Comprovante de Residência;d) Certidão de Casamento;e) Certidão de nascimento (do dependente).Pensionista:a) Documento de Identidade com foto – RG ou Carteirade Motorista (CNH) ou Carteira de Identidade Profissio-nal ou Passaporte Válido expedido pela Polícia Federal;b) CPF;c) Comprovante de Residência;d) Certidão de Casamento;e) Certidão de Óbito, CPF e RG (do ex-servidor).Representante Legal:a) Documento de Identidade com foto – RG ou Carteirade Motorista (CNH) ou Carteira de Identidade Profissio-nal ou Passaporte Válido expedido pela Polícia Federal;b) CPF;c) Comprovante de Residência;2.1. O documento de identidade deverá encontrar-se embom estado de conservação (perfeitamente legível) e tersido expedido em prazo suficiente para que o interessa-do possa ser identificado pela fotografia.2.2. Não será comprovada a vida de aposentados e pen-sionistas que comparecerem ao local estabelecido sema documentação ou de forma diferente da estabelecidanesta convocação.3. O DAAE poderá requisitar informações complementarese ou realizar diligências, bem como realizar visita domiciliarpara a consecução de seus objetivos de Prova de Vida.4. O DAAE efetuará o controle e a gestão do processo daprova de vida anualmente.§1º A partir do exercício de 2017, o critério de recadas-tramento e Prova de Vida será feito pelo mês de aniver-sário do beneficiário.§2º Vencido esse período, não havendo compareci-mento, os benefícios serão bloqueados até que a situ-ação cadastral seja regularizada.§3º Vencido dois períodos sem comparecimento osbenefícios serão cessados definitivamente.5. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.Confira abaixo Anexo I - lista com os nomes dos aposen-tados e pensionistas.

Araraquara, 04 de fevereiro de 2016.

Engº Guilherme Ferreira SoaresSuperintendenteRua Domingos Barbieri, 100 – Vila Harmonia - Araraquara- SPCEP: 14802-510

ANEXO I

NomeADALBERTO FORTUNA GRILLOADAYL OLIVIO DE PONTEADMAR PRESSESAGOSTINHO RODRIGUES ALVESALEXANDRINA BATISTAANA MARIA COANANA MARIA GAGLIARDI CARIOLLIANTONIO CARLOS MARINSANTONIO ROBERTO SIMÕES BRAGA SIMSANTONIO RODRIGUESAPARECIDA DE FATIMA TEIXEIRAAPARECIDA DE L. T. DOS SANTOSAPARECIDA GANACIN ROCHAAPPARECIDA LANZONIARMANDO A. DE MATTOSARNALDO APARECIDO DE LIMAARNALDO JOSE DOS SANTOSARNALDO LOURENCOARNALDO SALVADOR FELICIOBENEDICTO BAPTISTA DA C.FILHOBENEDITA SILVA SOUZABENEDITO BURATOBENEDITO RODRIGUESCARMELINO LUDOVICO PEDROSOCARMEN LIGIA M DE AZEVEDOCELINIA MARIA MARTINEZ ALONSOCELIO APARECIDO MARIACLARICE LAZARETTO NOGUEIRACLAUDIO APARECIDO DE SOUZACLEIVANILDE FRONTAROLLICLEMENTE CASIMIRO DA SILVADALVA T. FAVARETTO ALVESDANIEL AUGUSTO ROMADEOLINDO GERALDO CERQUEIRADIRCE DELL'PIAGGI GUILHERMEDONATA SANDOVAL BRAGADUILO COAIATOEDSON ANTONIO MORIELAINE FATIMA DE OLIVEIRA MATTOSELENI APARECIDA DOS SANTOSELIO POCCIELISABETE PEREIRA DE S. APISELSA FERREIRA DA SILVAELVIRA SPERA ROCHAELZA F.DE FREITAS CECHETTOELZA SANCHES MEDEIROSEMILIA ALVES DE OLIVEIRAERMINIA GARDIM TREVISANERONDINA TELLES AMEDUROEUCLIDES INACIOEZEQUIEL FERNANDESFRANCISCA T. STIVANATO CALIXTOFRANCISCO PEDROSOFRANCISCO SCALIZEFRANCISCO TAVARES DE OLIVEIRAGEORGINA DE MOURA NASCIMENTOGERALDO GREGORIO DA SILVAGERSE MEDEIROS PIVETTIGERSIO APARECIDO PRADELAGUILHERME FERREIRA SOARESHELIO PEIXOTO DA SILVAHELIO ROQUEHENRIQUE GARCIA FRIASIARA SILVIA COELHO CASSEVERINIIRACY DO AMARAL FLORINDOIRENE SIZUE OKADAIVANIRA BELLIIZABEL CAVANHA MACHADOJAIME GOMES PERESJAIR ANTONELLIJAIR EUCLIDESJOAO MEDEIROSJOAO SOARES DE CAMPOSJOAQUIM BEZERRA FILHOJOEL CARLOS DA SILVAJOSÉ ALBERTO FORNAZZARIJOSE ANTONIOJOSE AP.DOS SANTOSJOSE APARECIDO BENTOJOSE BRAZ SCOGNAMIGLIOJOSE CARLOS LEITEJOSE CARLOS TEREZANJOSE EDUARDO BOMBARDA GIORDANOJOSE ESTAQUIO DOS REISJOSE LIZJOSÉ MANOEL RODRIGUESJOSE RUBENS PIRESJOSE SANTIAGO DE ALMEIDAJOSE SONEGOJOVINO DOS SANTOSJUDITE MARIA DE JESUS DOS SANTOSLEANDRO FRANCESCHINILIA GALLOLIDIANE SGOBE QUADRADO

LOURDES ALVESLUIS CARLOS MENDONÇALUIZ ALBERTO PASSOS BARRETOLUIZ BALDAVIALUIZ BENEDITO DA SILVALUIZ CARLOS BATISTA PEDROSOLUIZ GONZAGA BOCCHIMANOEL CARMO DE ALMEIDAMANOEL FRANCISCO DE LIMAMARCELO DOS SANTOS E SILVAMARCIA CRISTINA CALSELINMARCILIO MENEGUINEMARCOS AMERICO FELIZARDOMARIA AP. FERNANDES R. GUEDESMARIA APARECIDA BERNARDOMARIA APARECIDA BUCKMARIA APARECIDA VASCONCELLOS VALILAMARIA DO CARMO Z. FERREIRAMARIA HELENA MARTINS BERTIMARIA INES DE Q. CARDOSO LEMEMARIA IRINETE SILVAMARIETA RODRIGUES PEREIRAMARILDA ESTEVES TORRES GARCIAMARINES MARIANO DA SILVAMARIO GOMES DA SILVAMARIO SORRENTINOMIRTES ALVES PASTOSNADIR DE SOUZA E SOUZANAIR CALDEIRONE COXINANCI NUNESNAZARET CORREA PRADELLINELSON JESUS AGUSTONINEUSA MARIA DA SILVANIVALDO JOSE TREVISANOCTAVIO LEOPOLDOODETE FERREIRA BENEVIDESODETE PENTEADO ZAMAIOLGA CHAQUINEORIOMAR SAMPAIO CARMAGNANIOSVALDO TREVISANPASCHOAL GIAMBONAPAULO DOTTIPEDRO BARDASIREGINA HELENA GOMESROBERTO ANTONIO DOS SANTOSROBERTO APARECIDO GUILHERMEROSELY DO CARMO JANUARIOROSEMEIRE ANGELA NALINRUBENS PICOLIRUBENS VALERIOSALOMAO ALVESSALVADOR DE OLIVEIRASALVADOR LUIZ SPOTOSANDRA REGINA VARGAS VOLPATTISEBASTIANA APARECIDA DA SILVASEBASTIAO DE OLIVEIRASEBASTIAO DOMINGOS FERREIRASEBASTIAO EUCLIDES DA SILVASEBASTIAO PAULA DA SILVASERGIO MORISHIRLEI VIEIRA GREGOSONIA AMBROZINA M. EUCLYDESSONIA NEVES LUIZ GUERRASTEFANO BENEDITO VENUZOSTELAMARIS THOMAZ AQUINOSUELY DO C. GONCALVES DO VALLEVALDOMIRO PAULO DOS SANTOSVALENTIM ALEXANDRINOVERA L. DAS GRACAS FERNANDESVERA LUCIA PARDINHO OLIVEIRAVILZA AP ALVES PEDRO RODRIGUESWAGNER SITAWALDE EUCLIDESWALKIRIA CELIA LEITE ZENTIWALTER LEONILDO MACHADOWANIA RAMIRO DE TOLEDO PIZAZENAIDE DEL JUDICE PEDROZULEIKA GIMENES MOREIRA

DECLARAÇÃO DE PROVA DE VIDA 2016Declaro que tenho conhecimento da obrigatoriedade defazer, no mês do meu aniversário, PROVA DE VIDA anualjunto a Gerência de Recursos Humanos do Departa-mento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) como requi-sito para continuidade de recebimento do benefício decomplementação salarial e vale alimentação pagos pelaAutarquia. Não tendo condições de comparecer pesso-almente no DAAE no período estabelecido, apresentoPROVA DE VIDA conforme informações abaixo:

Nome Completo:..............................................................................................................Endereço:.......................................................................................................................Bairro:............................................................................................................................Cidade: .................................................................................UF ..................................CEP: .....................................................................................Telefone para contato (.......) .................................................

.............................................................................................................Local, data...............................................................................................................Assinatura

Araraquara . quarta-feira . 17 de fevereiro de 201622 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

Edital de Protesto

Protocolo: 259534 — 03/02/2016Devedor: REINALDO CRES-CENCIODocumento: 159.749.078-41Espécie: CHFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 18/02/2016

Protocolo: 259688 — 05/02/2016Devedor: MARIA HELENADE LIMA SANTANADocumento: 299.459.498-61Espécie: DMFaixa da Tabela: HData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259689 — 05/02/2016Devedor: VERA LUCIA DONASCIMENTO SILVADocumento: 274.238.628-94Espécie: DMFaixa da Tabela: EData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259691 — 05/02/2016Devedor: IGREJA EVANGE-LICA AVIVAMENTO BIBLICODocumento: 04.739.519/0001-47Espécie: CHFaixa da Tabela: KData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259696 — 05/02/2016Devedor: PRISCILA POLI-ZEL DE CAMPOS2238104488Documento: 21.336.491/0001-16Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259716 — 05/02/2016Devedor: ELIZANDROEDUARDO FERRAZDocumento: 23.695.867/0001-04Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259724 — 05/02/2016Devedor: EMERSON CLE-MENTE TAVEIRA MEDocumento: 05.021.342/0001-01Endereço: AV. DAS BANDEI-RAS 2391 — Cidade CAMPO GRAN-DE/MSEspécie: DSFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259727 — 10/02/2016Devedor: NEUZA R RODRI-GUES MEDocumento: 08.185.111/0001-21Espécie: CAMFaixa da Tabela: ZData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259729 — 10/02/2016Devedor: TRICOMEX IMPEXPORTACAODocumento: 16.881.960/0001-48Espécie: DMIFaixa da Tabela: IData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259732 — 10/02/2016Devedor: FABIANO RODRI-GO DA SILVADocumento: 278.791.228-18Espécie: DMIFaixa da Tabela: AData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259736 — 10/02/2016Devedor: JOAO GABRIELCORREA VALOTTO ME

Documento: 17.834.651/0001-80Espécie: DMIFaixa da Tabela: BData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259760 — 10/02/2016Devedor: KELI APARECIDADE SOUZA CARVALHODocumento: 230.028.518-50Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259767 — 10/02/2016

Devedor: MICHELLE APA-RECIDA MARTINSDocumento: 217.702.598-21Espécie: DMIFaixa da Tabela: AData limite para pagamen-to: 17/02/2016

Protocolo: 259768 — 10/02/2016Devedor: WINDSON WI-LLODY DE SOUZA SILVADocumento: 462.689.218-36Espécie: DMIFaixa da Tabela: BData limite para pagamen-to: 17/02/2016

3º TABELIAO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS ETÍTULOS

AV DUQUE DE CAXIAS, 260 - (016)3332-0999EDITAL DE PROTESTO

Os títulos abaixo relacionados foram encaminhados a estecartório para protesto por falta de pagamento/aceite/devo-lução ou fins falimentares. Os sacados/devedores nãoforam encontrados nos endereços indicados pelos apre-sentantes ou recusaram-se a receber a intimação ou en-tão localizam-se fora da competência territorial deste car-tório. Em vista disso, expede-se o presente Edital paraINTIMAR os sacados/devedores indicados para que com-pareçam no cartório, no endereço e horário mencionado,a fim de pagar/aceitar/devolver ou então justificar a suarecusa, até no máximo a data limite

1. - O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, boletobancário ou mediante cheque visado e cruzado, ou pormeio de cheque administrativo, emitido no valor equiva-lente ao da obrigação devendo ainda estar em nome e àordem do apresentante, a ser pagável nesta praça. Res-salva-se a situação das empresas ME e EPP, nos termosda artigo 73 da Lei complementar nº 123/2006.2. - Fica esclarecido que a quitação será condicionada àefetiva liquidação do cheque. Os emolumentos deverãoser pagos no ato e em apartado, em dinheiro.3. - Pelo presente os intimo para os fins de direito e aomesmo tempo, no caso de não ser atendida a presenteintimação no período de 9:00 AS 17:00HS do dia informa-do, os notifico do competente protesto.

ARARAQUARA, 16 de fevereiro de 2016OLGA DENISE BERNARDI

ESCREVENTE AUTORIZADA

Cursos de maquiagem artística estãodisponíveis na Casa da CulturaUm deles ensina Caracterização Artística, enquanto o outro aborda pintura facial para recreadores

arte da maquiagem tem destaque nagrade dos cursos oferecidos peloNúcleo de Formação da Casa da

Cultura. A maquiadora profissional Tatia-na Carnevali ministra dois cursos: um comfoco na caracterização artística e outro comabordagem em pintura facial para recrea-dores.

O curso de Maquiagem de CaracterizaçãoArtística visa o ensinamento de técnicas demaquiagem, inclusive com próteses, paracomposição de diversos personagens. Serão16 aulas com aulas totalmente práticas, ondeserão desenvolvidas maquiagens para per-sonagens de teatro e festas temáticas.

Podem participar interessados com idadesuperior a 16 anos. As aulas serão às sex-tas-feiras, das 14 às 17 horas, na Casa daCultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, commensalidade no valor de R$ 50,00.

“Acredito que este curso é muito enrique-cedor para os eventos culturais de nossa ci-dade e região, pois com uma bela maquia-gem muitos espetáculos trazem mais verda-de e fantasia aos seus espectadores. Come-çamos com técnicas simples para todos con-seguirem fazer sem complicações. Com asaulas e a práticas iniciamos técnicas maiselaboradas”, explica Tatiana que é profes-sora de maquiagem da Slug, marca especí-fica para produtos de ilusionismo.

Já o curso de Pintura Facial para Recrea-dores implica 16 aulas compostas por ma-quiagens com diversos personagens infan-tis. Podem participar maiores de 14 anos.As aulas serão realizadas às segundas-fei-ras, das 18h30 às 20h30, com mensalidadede R$ 35,00.

“Minha proposta é desenvolver um traba-lho onde as pinturas infantis -mesmo sendomais simples e rápidas - sejam de excelente

acabamento usando técnicas de luz, sombrae volume que surpreenda crianças e pais”,conta a professora.

Para efetuar a inscrição, os interessadosdevem procurar a Casa da Cultura LuizAntônio Martinez Corrêa, de segunda a sex-ta-feira, das 12h15 às 20h45. Menores deidade devem realizar a inscrição acompa-nhados pelos responsáveis. É necessárioapresentar RG ou RG escolar. Informações

AAAAAdetalhadas sobre os cursos e as bolsas deestudo também podem ser obtidas na Casada Cultura.

Vale lembrar que a Secretaria Municipalda Cultura tem como contrapartida no pro-grama Núcleo de Formação a reserva de20% das vagas para bolsas de estudo emtodos os cursos, destinadas a alunos que nãopossuam condições socioeconômicas parafrequentá-los. Os interessados devem enca-minhar ofício para a Casa da Cultura soli-citando a bolsa.

Ainda, o Núcleo de Formação da Casa daCultura está com inscrições abertas para 35cursos de artes. O endereço é Rua São Ben-to, 909, no Centro de Araraquara.

SERSERSERSERSERVIÇO:VIÇO:VIÇO:VIÇO:VIÇO:Inscrições abertas para cursos “Maquia-

gem de Caracterização Artística” e “Pintu-ra Facial para Recreadores”, com TatianaCarnevali

Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Mar-tinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Cen-tro)

Atendimento: de segunda a sexta-feira, das12h15 às 20h45

Mensalidade: R$ 50,00 (“Maquiagem deCaracterização Artística”) e R$ 35,00 (“Pin-tura Facial para Recreadores”).

· “Amor em Sampa”, novo fil-me da Bruna Lombardi, temseu lançamento confirmadopara o próximo dia 25.

· Ratinho vem com novidadenesta quarta-feira, para enfren-tar o embalado Gugu da Re-cord...

· ... Contra a entrevista doconcorrente com o cabeleirei-ro Marco Antonio Biaggi e sualuta contra o câncer...

· ... Ratinho vem com umquadro de interatividade cha-mado “Num Dia Antes”...

· ... O público opina sobre ofinal desejado. Qualquer se-melhança com o “Você Deci-de”, pelo jeito, não será meracoincidência.

· Esta promete ser uma noi-te de quarta das mais concor-ridas...

· ... A Globo tem futebol da“Libertadores”, agora valendotaça.

· A ESPN também já estácom suas atenções voltadaspara a Olimpíada. Coberturaem três canais...

· ... Magic Paula, MaurícioLima, Ana Mozer, FernandoMeligeni e Jackie Silva serãoalguns dos analistas convida-dos...

· ... A pretensão é chegar a15 ídolos do nosso esporte in-tegrando uma equipe de devechegar a 40 comentaristas...

· ... Record e Fox, sobre omesmo tema, preferem conti-nuar trabalhando no maior “si-lêncio”. Silêncio demais!

Aniversário na “Praça” - 1Muitas vezes se reclama do

pouco empenho do SBT em di-vulgar as suas novidades. Pas-sa impressão de pouco caso, oque não é verdade. Agora temuma boa. No dia 12 de marçopróximo, Carlos Alberto de Nó-brega vai completar 80 anos.

Aniversário na “Praça”- 2Uma data que irá merecer os

festejos devidos. No programa dodia 10 serão recebidos outros ar-tistas, como convidados especi-ais, também com 80 anos. Moa-cyr Franco, que já é do elenco,Dedé Santana e Aguinaldo Timó-teo entre outros.

No particularNo sábado, 12, dia do aniver-

sário, Carlos Alberto vai reunir 80amigos em um almoço. É de selouvar. Por toda a história quetem e por este número tão gran-de. Não sei se chego a 10.

Falando nissoEm total contramão com a his-

tória, a Bandeirantes determinouque tudo que se refira ao “Pâni-co”, a partir de agora, tem quepassar por ela. Ou pelo DiegoGuebel. Entendeu-se como ne-cessário haver este filtro, por cau-sa de uma foto do novo tipo doCarioca, vazada por esta santacoluna. Vejam só. Sem dúvida,é uma medida que agora temtudo para revolucionar a históriado programa.

É uma situaçãoEntão, a Globo, como sempre

acontece, no fim de março ou co-mecinho de abril, irá anunciar assuas novidades deste ano. A Re-cord irá fazer o mesmo, um pou-co antes, no dia 29 agora, e aBand em 1º de março: “Master-Chef”, “A Liga” e...? e... ?

BateRebate

Ponta do lápisEm alguns setores da Bandei-

rantes há o entendimento que elaserá a emissora da aberta quemaior espaço dedicará à Olimpí-ada do Rio. Muito provável. Glo-bo e Record, as outras duas, têmcompromissos mais sérios comas suas grades de programação.

Vidinha atribuladaO que seria da televisão se não

existissem programas como o“Casos de Família”, do SBT, e o“Você na TV”, da Rede TV!? Avida como ela é. O mesmo mari-do, que foi na Christina Rocha,dizendo que trabalhava na noitee correspondia ao assédio dasmulheres sob o protesto da es-posa ao lado, esteve no JoãoKleber, dez dias depois, recla-mando que a mulher dele – amesma, servia comida nua, com

os ingredientes em seu própriocorpo, num restaurante japonês.Impressionante.

E assim vaiHoje, no campo da TV, existe

uma infinidade de sites, chupi-nhando o que outros escrevem ousimplesmente funcionando comoa rádio Camanducaia: “quandonão tem notícia nóis inventa”. Umdesses montou uma nota sobrea novela do Negrão, “escalando”meio mundo que nem sequer foicogitado e a maioria que o autornunca ouviu falar. Como pode?

Decolagem suspensaA série do Miguel Falabella,

como piloto de avião, inicialmen-te projetada pela Globo para es-trear ainda neste primeiro se-mestre, ficou para o ano que vem.Gira em torno de uma tripulação,com seus pousos, em diversascidades brasileiras.

Verdadeira agressãoÉ de chamar atenção os vícios

linguísticos que aparecem no“BBB”, refletindo e espalhando ain-da mais um pouco o muito do quehoje se fala e se ouve. A advogadaAdélia não inicia ou termina frasenenhuma sem o “tipassim” e a belaMunik não economiza no “nóis vai”ou no “eles foi”. Aliás, escrever efalar direito poderia ser uma boaprova. Eliminatória.

C´est finiNey Latorraca, nesta terça-feira,

entrou na fila dos muitos artistas quetiveram suas “mortes” anunciadasnas redes sociais. Assim como jáaconteceu com Silvio Santos, zi-lhões de vezes, Laura Cardoso eFernanda Montenegro mais recen-temente. Entre tantos outros. Seráque não tem um jeito de acabar comisso? Tinha que dar cadeia. Então éisso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

23Araraquara, quarta-feira,17 de fevereiro de 2016

GLOBO/RAMÓN VASCONCELOS

Record grava emmaio minissérie dos

“Mamonas Assassinas”A Record confirma para maio o iní-

cio das gravações de uma minissérieem 5 capítulos sobre a trajetória dabanda “Mamonas Assassinas”. Proje-to em parceria com a Endemol, amesma de “Big Brother Brasil”.

O autor Carlos Lombardi está tra-balhando acelerado nisso e o primei-ro episódio, nas mãos da direção daemissora, causou a melhor das impres-sões. A história do grupo, emboracurta, é muito forte. Designado parafazer a direção-geral, Leonardo Mi-randa deve completar em alguns diasa escalação do elenco, que não terá aanunciada participação do Rodrigo

Faro. Em diversas ocasiões, ele jádisse que gostaria de fazer, mas osplanos para o “cast” são outros.

Quanto à história, a ideia do Lom-bardi é abordar as dificuldades doinício de carreira dos músicos, desdeos tempos que trabalhavam como offi-ce-boy até se transformarem em umgrande fenômeno musical. A carreirados “Mamonas” foi interrompida em2 de março de 1996, vítimas de umtrágico acidente aéreo na Serra daCantareira.

Dois canais pagos também já de-monstraram interesse em participar doprojeto, um deles, a Fox.

Reta finalJá na reta final das gravaçõescomo Duda em “A Regra doJogo”, Giselle Batista participado “Altas Horas”(Globo) destesábado. Ela fala do envolvimen-to com gêmeos, que vai além dosbebês que espera na novela. Navida real, ela tem uma irmã gê-mea, a também atriz MichelleBatista, e namora o grafiteiroOtávio Pandolfo, também gêmeo.

24Araraquara, quarta-feira,17 de fevereiro de 2016

INFORME PUBLICITÁRIO

Livre, leve e solta...Praticar exercícios ao ar livre torna as pes-

soas 50% mais felizes do que as horas pra-ticadas na academia. É o que aponta o úl-timo estudo realizado pela Universidade deGlasgow, na Escócia. E não é só isso: outrapesquisa, dessa vez dos Estados Unidos,mostrou que a prática ajuda a reforçar ohábito, pois quem escolhe ambientes ex-ternos declara uma maior intenção de re-petir a atividade posteriormente. A corri-da, por exemplo, ainda é um dos esportesque mais conquista adeptos em todo o mun-do. Apesar do cenário brasileiro econômi-co desfavorável, esse mercado foi um dospoucos que não foi afetado pela crise dopaís. No Brasil ele gera uma receita anualde R$ 3 bilhões, com crescimento de 20%ao ano. Uma modalidade que vem crescen-do e atraindo público é a trail run, conhe-cida como corrida de montanha.

DIVULGAÇÃO

O espanholito JacksonAos 44 anos de idade, o espanhol Sergio Cortes é consi-

derado o sósia mais completo do rei da música pop MichaelJackson. A incrível semelhança física, o inesquecível tim-bre vocal e a coreografia impecável, apresentados em sho-ws performáticos pelo mundo afora, fazem-nos duvidar deque a lenda do pop não esteja mais entre nós. A paixão deSergio pelo astro da música começou na infância, em Bar-celona, e sua mãe foi quem primeiro notou a semelhançado filho com o cantor. Hoje em dia, o espanhol faz da pai-xão o seu trabalho, conquistando um número crescente defãs e emocionando plateias em seus espetáculos pelo mun-do todo. A rotina do sósia espanhol é mesmo difícil e exte-nuante, mas para Sergio, o privilégio de atuar como Mi-chael é o que realmente move sua vida, para além dos be-nefícios da carreira.

As queridas Maria deLourdes Peiro e Antonietade Castro prestigiaramas noites de carnaval doClube Araraquarense

DJ Samuca arrasando na noiteararaquarense

MARCEL MINGUINI_PHOTOH

No Náutico,o casal

NenroudLevy e

CarolineValentin com

a filha AnaLia