o imparcial 03 de abril de 2016

24
FOTO: CARLOS ANDRÉ DE SOUZA

Upload: jornal-o-imparcial

Post on 27-Jul-2016

251 views

Category:

Documents


8 download

DESCRIPTION

PGR deve incluir Lula no inquérito principal da Lava-Jato no STF. Presidente da FECUMSOL se filia ao Democratas. Região nordeste tem dispositivo viário remodelado. Araraquarenses fazem protesto contra o ‘golpe’ na Praça Santa Cruz. VOCÊ FAZ A HISTÓRIA: Dra. Regina Barbieri. Ferroviária e Botafogo duelam em clima de final. Palmeiras e Corinthians fazem clássico no Pacaembu. Basquete de Araraquara volta à quadra pelo Paulista Juvenil. Futsal masculino de Araraquara volta a jogar amanhã em Gavião. ‘Deadpool’ é o filme para maiores mais assistido da história do cinema. Choro das Águas tem samba e contação de histórias.

TRANSCRIPT

Page 1: O Imparcial 03 de abril de 2016

FOTO

: CA

RLO

S A

ND

RÉ D

E SO

UZA

Page 2: O Imparcial 03 de abril de 2016

• Carlos André de Souza

Dólar ComercialCompra: R$ 3,5603Venda: R$ 3,5627

Índice da poupança0,5000 / Nova Poupança: 0,7022

Nesta edição: 24 páginasPolítica 3Cidade 4 e 5Geral 6Você faz a história 7Saúde 8Esporte 9 a 16Cartaz 17 a 23Social 24

MAX

MIN22º

PREC0mm

35º

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Artigo Charge

Índice

EXPEDIENTE

Um jornal a serviço de Araraquara e região

• Av. José Bonifácio • 715 • Centro • Araraquara • SP • Fones: (16) 3336.2022 • (16) 3336.2498 • (16) 3336.5991 •

Diretora responsávelCecília A. Silva - Reg. Prof. Mt. 9.687

Diretor geralJosé A. C. Silva - Reg. Prof. Mt. 7.339

Editor-chefeJosé A. C. Silva - Reg. Prof. Mt. 7.339

RedaçãoCarlos André de SouzaCélia PiresJosé Augusto Chrispim

FundadorAntonio Corrêa da Silva (1931-1955)

Paulo A. C. da Silva (1955-1994)

O IMPARCIALRepresentante:Sucursal - Soul de Publicidade S/C Ltda.Cal. dos Cravos Nº45- Alphaville - Barueri - SPCEP: 06453-007 | Fone: (11) 4133.0150

www.jornaloimparcial.com.br

Araraquara . domingo . 3 de abril de 20162 OOOOOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃO

Capicialismo: ensaio sobre umnovo modelo político-econômico

“Artigo adaptado de texto do au-tor publicado no ano 2000”.

No sistema capitalista, osmeios de produção, distribuição e câmbio são de

propriedade privada, dirigidos porindivíduos ou corporações, sendomenor o papel do Estado na eco-nomia. O capitalismo é o melhorsistema econômico na geração deriquezas, mas deixa muito a dese-jar no tocante à distribuição dasriquezas (renda e bens).

O sistema socialista, no qual osmeios de produção, distribuiçãoe câmbio são coletivos, dirigidospelo Estado ou por associações deindivíduos, é ineficiente na gera-ção de riquezas, sendo, no entan-to, melhor repartida a limitada ri-queza gerada.

No capitalismo (sistema de mer-cado) é melhor a engenharia eco-nômica, mas pior a engenharia so-cial; no socialismo é melhor a en-genharia social, mas pior a enge-nharia econômica.

Praticamente todos os países atu-almente adotam o sistema de mer-

cado na produção de bens e servi-ços. Para abrandar as desigualda-des sociais, entretanto, mantêmserviços de saúde e educação gra-tuitos e assistência social para ospobres. Esses serviços são presta-dos pelo Estado com recursos pro-venientes de tributos. O dinheirodos impostos também se destina aofinanciamento da infraestrutura edos outros serviços públicos. Estesistema, que pode ser chamado decapitalismo social, é o modelo pa-drão vigente, variando a cobertu-ra social com o desenvolvimentoeconômico e político de cada país.

Apesar dos avanços do capitalis-mo social, alguns defeitos gravespodem ser genericamente aponta-dos nesse sistema: burocracia exa-gerada e ineficiência do Estado(dando margem a práticas de cor-rupção, aparelhamento da máqui-na pública e clientelismo), não eli-minação da miséria, significativodesemprego e elevada criminali-dade – sobretudo devido à misériae ao desemprego.

Esses graves defeitos do capitalis-mo social remetem à ideia de umnovo modelo político-econômico.Esse novo sistema, aqui denomina-

do de capicialismo (palavra obtidacom a junção das primeiras sílabasde capitalismo com as últimas desocialismo), resulta da conjugaçãode quatro fatores: capitalismo puro,estado enxuto, sistema tributáriosimples e salário-cidadão.

Vale notar que, em essência, ocapicialismo representa a associa-ção das ideias de um capitalismopuro e um estado enxuto do ex-deputado e ex-senador RobertoCampos, do programa de rendamínima do senador Eduardo Su-plicy e do projeto de tributaçãosimples do Prof. Marcos CintraCavalcanti de Albuquerque.

O salário-cidadão, limitado a umvalor não “acomodatício”, seriapago pelo Estado a todo cidadãocom renda menor que certo va-lor, com os seguintes objetivos:promover justiça social, acaban-do com a miséria e reduzindo acriminalidade, viabilizar a im-plantação de um capitalismo puropara gerar riquezas da forma mais

eficiente possível e de um Estadoenxuto para evitar ineficiência,corrupção e clientelismo; impul-sionar a economia e gerar empre-gos em decorrência do aumentoda renda dos mais pobres; e am-pliar a democracia, concedendomaior liberdade de escolha paraos indivíduos e reforçando o sen-timento de cidadania.

A proposta aqui apresentada semostra, a principio, bastante inte-ressante, mas deve ser vista apenas

como uma simples ideia, que ne-cessita de muita reflexão, discus-são e aperfeiçoamento conceitual.

* Coca Ferraz é vice-prefeitode Araraquara.

Carta

DebatesOs debates no Congresso Naci-

onal aparentemente demonstramque todos os deputados moram etrabalham numa casa de tres-loucados. Se julgamos destemodo nosso legislativo, é porqueexistem motivos suficientes paraentendermos que a Casa dos nos-sos representantes mudou a suafinalidade.

Conversando há poucos dias comum colombiano, recebi a informa-ção que na América Latina nossoCongresso Nacional é muito bemconsiderado, porque através deleo Brasil tem conquistado as me-lhores leis sociais de nosso conti-nente. Disse-me também que háanos que o Congresso dos EstadosUnidos não aprova leis sociais de

longo alcance. Nem mesmo o pro-jeto de lei que cria um sistema deapoio à saúde foi aprovado e corremesmo o risco de ser rejeitado.

Não obstante as falhas, e sãomuitas, nosso legislativo estásempre propenso a aprovar leisque apoiam as classes mais po-bres e inclusive dando sustenta-ção às diversas camadas da po-

pulação, que em outros paísesestão abandonadas.

Infelizmente, alguns representan-tes pensam mais em seus interes-ses pessoais do que na população.Mais do que nunca precisamos detransparência. Inclusive na órbitamunicipal.

Francisco Carrera.Francisco Carrera.Francisco Carrera.Francisco Carrera.Francisco Carrera.

/JornalOImparcialAraraquara

@jornalimparcial

• Coca Ferraz *

Page 3: O Imparcial 03 de abril de 2016

AmeaçaO Ministro Chefe da Secreta-ria de Comunicação Social,Edinho Silva emitiu uma notaafirmando que foi ameaçadode morte por um senhor quediverge dos seus posiciona-mentos na imprensa. A amea-ça teria acontecido em suapágina do Facebook. Edinhodiz que já informou oficialmen-te o Ministério da Justiça porintermédio do ministro Euge-nio Aragão, sobre o ocorrido.E as medidas cabíveis serãotomadas. “A democracia nãoadmite atalhos, nem intolerân-cia”, finaliza o ministro.

AmeaçadorQuem ameaçou Edinho foi ocuritibano Adrianno Ravaglio,que é cantor sertanejo univer-sitário dizendo: “olha Edinhoseu fdp quem vai morrer é vocêe os petistas” em outro comen-tário ameaçador afirmou: “Nãoande tão tranquilo, já tem gen-te na sua cola, comunista fdp”.O Blog Viomundo fez uma lei-tura do “ameaçador rapaz” afir-mando que: “Olavo de Carva-lho, Reinaldo Azevedo e Rodri-go Constantino fazem apari-ções em seu facebook. O juizSérgio Moro é ídolo inconteste,a intervenção militar uma pos-sibilidade, e a ameaça verme-lha do PT parece assombraras noites do cantor”.

Nada tranquilo muito menosfavorávelOs comentários na rede soci-al do ministro não são nadafavoráveis a ele, seguem umalinha de desabafo que vai deconcordância com o ameaça-dor e até acusações de autovitimização. Militantes tentamde certa forma colocar que issoé resultado da intolerância e doódio fomentado pela “mídiagolpista” e segmentos intole-rantes da sociedade. Em vão.A maioria dos comentários di-zia que os petistas estão co-lhendo o que plantaram, e queesse clima de intolerância foiiniciado pelo PT, pois, segun-do os comentários, sempreincitou a violência através dosmovimentos sindicais e soci-ais que ele controla como MSTe CUT. Infelizmente, hoje a po-pulação cheia de tanta corrup-ção acaba exagerando e que-rendo revanche.

Muita calma nessa horaO país passa por um momen-to delicado, tanto políticoquanto econômico, e é neces-sário que tenhamos raciona-lidade e diálogo. Levar as si-tuações a “ferro e fogo” ou o"Nós" contra "Eles" não deveser incentivado. É hora deacalmar os ânimos e deixarque a justiça siga seu curso.Agora, o governo querer cul-par a mídia pela intolerânciano país, só mostra o quantoestá longe de querer analisarseus erros e arrumar a casadevidamente. Não há maistolerância à corrupção.

Araraquara . domingo . 3 de abril de 2016 3PPPPPOLÍTICAOLÍTICAOLÍTICAOLÍTICAOLÍTICA

PGR deve incluir Lula no inquéritoprincipal da Lava-Jato no STFInvestigação é sobre o crime de formação de quadrilha em desvios na Petrobras

Termina o prazo para filiação partidáriaO prazo para a filiação partidá-

ria daqueles que pretendem par-ticipar das eleições municipaisdeste ano terminou ontem (2). Porisso, quem pretende concorrer aoscargos de prefeito, vice-prefeito ouvereador nas eleições de outubro,precisa ter a filiação aprovada pelopartido político - prazo expirado.

Segundo o TSE, ao se filiar a umpartido, a pessoa aceita e adota oprograma da legenda e passa a in-tegrá-la. A filiação é também, se-

gundo a Constituição Federal, umadas condições de elegibilidade.

O prazo final para que a filiaçãoocorra está estabelecido na legis-lação do país. “A Lei das Eleiçõesdetermina que, para concorrer àseleições, o candidato deverá estarcom a filiação deferida pelo parti-do no mínimo seis meses antes dadata do pleito”, explica o ministrodo Tribunal Superior Eleitoral(TSE) Admar Gonzaga. Segundo omagistrado, quem não respeitar a

data limite não poderá participarda disputa.

Reforma eleitoralReforma eleitoralReforma eleitoralReforma eleitoralReforma eleitoralO tempo mínimo de seis meses

para a filiação foi uma das mudan-ças feitas pela reforma eleitoral de2015 e que já vale para as elei-ções deste ano. “Houve alteraçãona data limite de filiação. Paraparticipar da disputa eleitoral em2016, seis meses antes da data doprimeiro turno das eleições, que

será realizado no dia 2 de outu-bro. Pela regra anterior, para dis-putar uma eleição, o cidadão pre-cisava estar filiado a um partidopolítico um ano antes do pleito”,explica o ministro.

Além do prazo para filiação, a Leidas Eleições estabelece outras re-gras, como a que prevê que o can-didato deve possuir domicílio elei-toral na localidade para a qual vaiconcorrer, pelo menos um ano an-tes das eleições.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve pedirao Supremo Tribunal Fede-

ral (STF) que o ex-presidente LuizInácio Lula da Silva seja investiga-do no principal procedimento daOperação Lava-Jato na Corte, o in-quérito-mãe que apura crime deformação de quadrilha no esquemade desvios de recursos da Petrobras.O grupo de trabalho responsávelpela Lava-Jato na PGR prepara osprimeiros pedidos de abertura deinquérito a partir da delação pre-miada do senador Delcídio Amaral(sem partido-MS), já homologadapelo STF e tornada pública no úl-timo dia 15 de março. Parte dascitações a Lula seria encaminhadaao procedimento já existente, con-forme um pedido em análise noMinistério Público Federal. O ex-presidente é o político mais citadona delação de Delcídio: são, ao todo,oito acusações ao petista.

A Lava-Jato já resultou em qua-se 40 inquéritos abertos no STFpara investigar autoridades comforo privilegiado e outros políticosconectados às acusações apuradas.Entre eles estão deputados e se-nadores dos principais partidosque integram ou integraram a basede apoio do governo federal e ospresidentes da Câmara, EduardoCunha (PMDB-RJ), e do Senado,Renan Calheiros (PMDB-AL). Adelação de Delcídio vai ampliar aquantidade de inquéritos da Lava-Jato no STF. Além de Lula, a PGRestuda pedir a abertura de proce-dimentos para investigar a presi-dente Dilma Rousseff, o vice-pre-

sidente Michel Temer e o princi-pal líder da oposição, Aécio Ne-ves (PSDB-MG).

O inquérito número 3989, com39 políticos investigados, é consi-derado como o principal em cursono STF, dentre os procedimentosrelacionados à Lava-Jato. É o úni-co que investiga o crime de for-mação de quadrilha e que conectaparlamentares do PP, do PMDB eo ex-tesoureiro do PT João Vacca-ri Neto, preso em Curitiba. Esteinquérito-mãe é visto como opor-tunidade para se investigar o su-posto funcionamento de uma orga-nização criminosa no fatiamentodas diretorias da Petrobras entrepartidos da base aliada, com pa-gamentos de propina a partir decontratos superfaturados, em tro-ca de suporte político a diretores.

A delação de Delcídio já foi fati-ada pelo ministro Teori Zavascki,relator da Lava-Jato no STF, em19 petições. Este é o passo prévioao pedido de abertura de inquéri-tos. No caso de Lula, fontes próxi-mas às investigações consideram“provável” tanto o pedido de re-messa de acusações ao inquérito-mãe quanto solicitações de novosinquéritos. Esta possibilidade jáexistia antes da delação de Delcí-dio. Investigações em curso apon-tavam para uma conexão de Lula— sem foro privilegiado — a ir-regularidades associadas a autori-dades com foro, o que motivariauma apuração em conjunto no STF.

Nos depoimentos da delação, Del-cídio chegou a afirmar que o ex-presidente foi um “grande ‘sponsor’

(patrocinador) dos negócios doBTG”, como consta no termo decolaboração número 16. A narrati-va mais detalhada diz respeito àtentativa de se evitar a delação doex-diretor da Petrobras Nestor Cer-veró. O ex-líder do governo ficoupreso preventivamente por tentarinterferir na colaboração de Cer-veró, com proposta de ajuda finan-ceira a familiares e até mesmo umplano de fuga para o ex-diretor.Segundo Delcídio, partiu de Lulaum pedido para que intercedessepor José Carlos Bumlai, lobista presoe amigo do ex-presidente.

O pedido teria sido feito no Ins-tituto Lula, em maio de 2015, con-forme o delator. “Lula manifestougrande preocupação com a situa-ção de José Carlos Bumlai em re-lação às investigações da Lava-Jato. Lula expressou que Bumlaipoderia ser preso em razão dascolaborações premiadas que esta-vam vindo à tona, particularmen-te de Fernando Baiano e Cerveróe que por conta disso Bumlai pre-cisava ser ajudado”, disse Delcí-dio. A partir dessa conversa, ain-da conforme a narrativa do dela-tor, o filho de Bumlai, MaurícioBumlai, foi procurado, “momentoem que transmitiu o recado e aspreocupações de Lula. “O pedidode Lula para auxiliar Bumlai, nocontexto de ‘segurar’ as delaçõesde Cerveró, certamente visaria osilêncio deste último e o custeiofinanceiro de sua respectiva famí-lia”, interpretou o delator.

O senador afirmou ainda que “Lulajá tinha o nome de Cerveró” para a

Diretoria da Área Internacional daPetrobras, com cota de indicaçãoatribuída ao PMDB. Um capítulo dadelação trata das “participações deLula e (ex-ministro Antonio) Paloc-ci na compra do silêncio de MarcosValério no mensalão”.

A força-tarefa da Lava-Jato jáinvestigava o ex-presidente na pri-meira instância, em Curitiba. Porconta de grampos telefônicos comcitações a autoridades com foro,entre elas Dilma, os processos fo-ram remetidos ao STF. A nomea-ção de Lula como ministro da CasaCivil está suspensa por decisão li-minar do ministro Gilmar Mendes.

O Instituto Lula, por meio da as-sessoria, disse que “não comentafalatórios”. “Quem quiser levantarsuspeitas em relação ao ex-presi-dente Lula que o faça diretamentee apresente provas, ou não merece-rá resposta.” A assessoria do insti-tuto lembrou que o ex-presidentejá prestou depoimento no âmbito doinquérito-mãe da Lava-Jato.

O ex-presidente Lula

FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 4: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 20164 CCCCCIDADEIDADEIDADEIDADEIDADE

Somente para

mulheres!!

*Recortando o cupom você ganha uma aplicação de mascara facial.

(16) 3472.3808 | 99961 2964Rua Nove de Julho, 805 - Sala 66 -Edifício Itamaraty

(em frente Shopping Lupo)

Estética facial e corporalEstética facial e corporalEstética facial e corporalEstética facial e corporalEstética facial e corporalDrenagem linfática R $20Drenagem linfática R $20Drenagem linfática R $20Drenagem linfática R $20Drenagem linfática R $20Massagem relaxante $20Massagem relaxante $20Massagem relaxante $20Massagem relaxante $20Massagem relaxante $20

Presidente da FECUMSOLse filia ao Democratas

Na noite dessa quinta-feira(31), no Plenarinho daCâmara Municipal de

Araraquara, aconteceu uma reu-nião partidária do Democratas deAraraquara.

Na ocasião o Presidente da FE-CUMSOL - Federação Espirita DeUmbanda e Candomblé Morada DoSol do Estado de São Paulo, JoseFrancisco Tome Dos Santos, o PaiFrancisco, assinou sua filiação aoDemocratas Araraquara e oficial-mente tornou-se pré-candidato a

disputar uma cadeira no legislati-vo araraquarense. O vereador, Ge-raldo Luis de Moraes, da CâmaraMunicipal de Rio Claro veio pes-soalmente para abonar sua filia-ção, visto que são amigos e irmãosde Fé há muitos anos.

Para Geraldo abonar a filiação de“Pai Francisco” é uma honra. Es-tiveram presentes a executiva mu-nicipal do Democratas em Arara-quara, presidente Pastor DaureciNogueira, vice-presidente ValmirTrevisóli, tesoureiro Pedro Evange-

lista Monteiro, vereadora GeaniTrevisóli, o ex-presidente da Câma-ra Municipal de Américo Brasili-ense e assessor do Deputado Esta-dual, Aldo Demarchi, Cidão daFonteri, entre outros.

Para Jose Francisco, é uma hon-ra fazer do Democratas Araraqua-ra. “Minha pré-candidatura come-ça oficialmente hoje. Agora já co-meçamos a ter uma ideia da forçade um partido totalmente reformu-lado e de quem quer, vai fazer adiferença”, finalizou.

Para Jose Francisco, é uma honra fazer parte do Democratas Araraquara

FOTO

: O IM

PARC

IAL

Jose Francisco Tome Dos Santos, o Pai Francisco, assinou sua filiação

Page 5: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 2016 5CCCCCIDADEIDADEIDADEIDADEIDADE

Região nordeste tem dispositivo viário remodelado

O prefeito Marcelo Barbierientregou nessa sexta-feira,dia (1º), o dispositivo viá-

rio Mário Stanislaw Jakubowskina confluência da Rua MauricioGalli com a Avenida Marginal eRua Bento Amadeu Malavolta, noJardim São Francisco, setor I doSelmi Dei, na região nordeste deAraraquara.

“A região do Selmi Dei e Indaiáestá tendo um grande adensamentopopulacional e este entroncamentoé fundamental para a segurança natravessia de pedestres e cadeiran-tes e também para a futura dupli-cação da Avenida Marginal na in-terligação com o III Distrito Indus-trial e o município de Américo Bra-siliense”, projetou o prefeito.

Marcelo também destacou o le-gado do patrono Mário StanislawJakubowski na área de telecomu-nicações. “Um líder que agregavae um exemplar chefe de famíliapara as filhas Fernanda e Marinae a esposa Walquíria”, enfatizou.

A construção de calçadas e ram-pas de acessibilidade no entornodo dispositivo viário foram desta-cadas pelo vice-prefeito e coorde-nador da Mobilidade Urbana, CocaFerraz. “Essa e outras obras naregião estão transformando o sis-tema viário, ampliando a seguran-ça de pedestres e diminuindo osacidentes. Por isso, Araraquaraestá entre as dez melhores cidades

do estado em qualidade de vida”,concluiu Coca.

O presidente da Câmara Muni-cipal, vereador Elias Chediek, elo-giou a remodelação do dispositivoviário na região em que recente-mente foram entregues mais de 4mil moradias populares. “Uma obrafundamental para os novos mora-dores dos núcleos habitacionais eque homenageia o saudoso enge-nheiro Mário Jakubowski, que nostransmitia respeito e admiração”,disse Chediek.

Em nome da família, EduardoFrancisco Jakubowski recordou acarreira de Mário na Telesp, de-pois Telefônica, implantação de sis-temas e tecnologias que tornaramnossa cidade moderna. Pai carinho-so e sempre presente para as filhasFernanda e Marina e a esposa Wal-quiria, opinou sobre o dispositivo.

“Essa obra trará modernidade emelhor mobilidade ao trânsito, masem nossos corações e mentes sem-pre fará jus ao grande cidadão e serhumano que foi Mário StanislawJakubowski”, concluiu emocionado.

Também prestigiaram o ato os se-cretários Valter Rozatto (Obras Pú-blicas), Edélcio Tositto (Desenvol-vimento Urbano), José Antonio De-lle Piagge (Meio Ambiente), AraryFerreira (Educação); o vereador Je-ferson Yashuda, o presidente doSincomércio, Antônio Deliza, e pa-rentes do homenageado.

“Entroncamento é fundamental para asegurança na travessia de pedestres ecadeirantes”, disse o prefeito Barbieri

Recape na Sete de SetembroAs obras de recapeamento as-

fáltico na Avenida Sete de Se-tembro, no trecho entre as ruasPadre Duarte e Humaitá, te-rão início nesta segunda-feira(4). Durante quatro dias o tre-cho estará interditado para otráfego de veículos.

Com a interdição, o fluxo nes-te curto período de obras serádesviado para as vias paralelase devidamente sinalizado, infor-ma o vice-prefeito e coordena-dor da Mobilidade Urbana,Coca Ferraz.

O transporte coletivo que aten-

de ao Campus Universitário daUnesp sofrerá alteração no iti-nerário da Sete de Setembro queserá transferido temporariamen-te para a Avenida Dom Pedro II,no trecho entre as rua Expedi-cionários do Brasil até a dos Li-baneses, isto no sentido Campus.A linha São José terá acesso aobairro via Rua Dona Maria Ja-nasi Biagioni.

A previsão de liberação totaldo trecho ocorrerá na sexta-feira(8), projeta o secretário deObras Públicas, Valter Rozat-to. “Começaremos pela parte

mais alta do trecho e à medidaque o serviço avançar, a equipeliberará as quadras prontas. Aintenção é evitar transtornos aoscomerciantes e aos moradoresda Avenida Sete de Setembro”,afirma Valter.

O investimento de R$ 300mil é oriundo de contraparti-da com empresa do setor imo-biliário e além do recape otrecho também terá melhoriasna sinalização horizontal e ver-tical e modernos semáforoscom temporizadores, acrescen-ta Coca Ferraz.

Dispositivo Viário Mário Stanislaw vai facilitar trânsito no local

FOTO

: SER

GIO

PIE

RRI

Page 6: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 20166 GGGGGERALERALERALERALERAL

Araraquarenses fazem protestocontra o ‘golpe’ na Praça Santa Cruz“Não vai ter golpe e fora elite golpista” foram as palavras de ordem

Cerca de 100 pessoas se reuniram na Praça Santa Cruzna manhã desse sábado (2),

para se manifestarem contra o ‘gol-pe’ em andamento contra o gover-no da presidente Dilma Rousseff,e em defesa da Democracia. Entreos presentes estavam representan-tes de centrais sindicais como aCUT, MST e o PCO, além do pú-blico em geral contrário ao golpe.

A deputada estadual Marcia Lia(PT) e os vereadores Donizete Si-

mioni e Edio Lopes companhei-ros de partido, também partici-param do ato, onde as palavrasde ordem eram: “Não vai ter gol-pe, luta de classes assassinas efora elite golpista”.

Também foram feitas críticas emrelação à condução das investiga-ções da operação Lava Jato pelojuiz de primeira instância SergioMoro que, segundo parte da po-pulação brasileira, é feita de for-ma parcial e partidária. Parte dagrande mídia também recebeu crí-ticas dos manifestantes. Bandeiras do Brasil foram colocadas na Praça pelos manifestantes que defendem a Democracia

FOTO

: SÉR

GIO

CO

RRÊA• Da redação

Concessionária realiza conscientização decaminhoneiros na rodovia Washington Luís

Nos próximos dias 6 e 7, das 9hàs 17h, equipes da concessioná-ria AB Triângulo do Sol realizamo Caminhoneiro na Via, no SestSenat Matão, que fica localizadono km 291, pista Sul da rodoviaWashington Luís (SP-310). Aação de segurança viária temcomo objetivo principal alertar oscaminhoneiros sobre a importân-cia dos cuidados com a saúde pes-soal e detectar alterações nos pa-râmetros de saúde que possaminterferir na condução segura dosseus veículos.

Dados de 2014 da AssociaçãoBrasileira de Concessionária deRodovias (ABCR) demonstram quecerca de 200 mil veículos se en-volveram em acidentes de tráfego,durante o ano, nas estradas dosprogramas de concessão rodoviá-ria do país. Deste total, mais de37 mil, ou seja, 18% dos veículoseram caminhões.

Para ajudar a mudar esta reali-dade, a concessionária e seus par-ceiros oferecerão aos participan-tes da ação orientações de segu-rança viária e uma série de testesde saúde, como exames de glice-mia e colesterol, aferição de pres-são arterial e avaliações nutricio-nal, odontológica e oftalmológica.Além disso, os caminhoneiros po-derão colocar a carteira de vaci-nação em dia e esclarecer dúvidas

sobre documentos diversos.A primeira edição do ano do Ca-

minhoneiro na Via contará comuma novidade. A equipe da DPas-choal Araraquara dará explicaçõesaos participantes sobre a importân-cia dos pneus para a segurançaveicular. De acordo com especia-listas, o pneu é um item que con-fere maior estabilidade, desempe-nho e poder de frenagem ao veí-culo, além de contribuir direta-mente para o conforto e a econo-mia de combustível.

Os demais parceiros desta ediçãodo Caminhoneiro na Via são:ETEC Matão, Pienegonda Loca-

ção de Veículos, Polícia MilitarRodoviária do Estado de São Pau-lo, Poupatempo Araraquara, SãoFrancisco Resgate, Sest SenatMatão e Uniara.

Caminhoneiros passaram por testes de saúdeFO

TO: T

RIÂ

NG

ULO

DO S

OL

Penitenciária de Araraquara sediaJornada de Cidadania e Empregabilidade

No início da tarde dessa sexta-feira(1), o prefeito Marcelo Barbieri re-cebeu, no sexto andar do Paço Mu-nicipal, a visita do diretor da Peni-tenciária “Dr. Sebastião Martins Sil-veira”, de Araraquara, RodrigoRonchi Redivo, acompanhado deOtácio Manoel Trindade e JacintoCosta Silva, respectivamente super-visor e diretor de trabalho e educa-ção do complexo prisional.

Durante o encontro, Rodrigo con-firmou ao prefeito a realização da1ª Jornada de Cidadania e Empre-gabilidade, entre os próximos dias11 e 15, em Araraquara.

Segundo Redivo, o projeto deverácontemplar cerca de cem sentencia-dos da cidade, que assistirão a pales-tras e receberão vários serviços, comodocumentos (RG e Título de Eleitor)e atendimentos da Promotoria e daDefensoria Pública. Os detentos tam-bém receberão orientações na área dasaúde, entre outros serviços.

Ainda de acordo com o diretor pe-

nitenciário, a Jornada integra umasérie de outras ações de cidadaniadesenvolvidas pela Secretaria de Ad-ministração Penitenciária do Estadode São Paulo (SAP), em parceria comvários segmentos da sociedade, emtodas as unidades prisionais.

Apoio à causaApoio à causaApoio à causaApoio à causaApoio à causaSegundo o prefeito Marcelo, o go-

verno municipal apoia a iniciativa daSAP. “Nós acreditamos na recupera-ção dos sentenciados e no trabalhorealizado em equipe para pessoas quemerecem uma nova chance junto àsociedade”, destacou Marcelo.

A solenidade de abertura da 1ª Jor-nada de Cidadania e Empregabili-dade de Araraquara será no dia 14,às 9h, na capela da Penitenciária,com a participação de diversas au-toridades convidadas e representan-tes das instituições parceiras, comoFaculdade de Odontologia da Unesp,Secretaria Municipal de Saúde, Sesi,Senac e Sebrae, além da OAB.

Reunião aconteceu nessa sexta-feira (1) na prefeitura

FOTO

: ASS

ESSO

RIA

Page 7: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 2016 7VVVVVOCÊOCÊOCÊOCÊOCÊ FAZFAZFAZFAZFAZ AAAAA HISTÓRIAHISTÓRIAHISTÓRIAHISTÓRIAHISTÓRIA

Dra. Regina Barbieri: escolhi medicina intuitivamente“Acho que fizmedicina paracuidar da saúdee não da doença”

Maria Regina Goulart Barbieri Ferreira, ou simplesmente Dra. Regina

Barbieri, atua como superinten-dente da Maternidade Gota deLeite e é uma pessoa que se podedizer sem erro ou demagogia queé alguém que carrega, de fato, ahumanidade dentro de si. Ela éfruto de boas sementes que germi-naram em meio à gente que a re-gou com o afeto de um coraçãovalente e determinado como o desua avó Romilda que tinha o domde aglutinar todos para os encon-tros familiares.

Seu próprio nome já a desvenda,pois traz a simplicidade de Maria,mas vaidosa traz a majestade e anobreza de Regina que nunca sedescuidou dos cuidados com elamesma. Tanto o espiritual como ofísico, pois para ela, de verdade, abeleza não está no externo, pois,muitas vezes, conversando comuma pessoa podemos descobrir quea beleza interior sempre vai supe-rar a exterior.

A formação dela como pessoa é oresultado do convívio com seus ir-mãos que sempre foram pessoasextremamente afetivas, seu mari-do e seus filhos que ela consideramaravilhosos, a sua profissão. Elacita Frank Sinatra: “Vivi como euquis e não me arrependo de nadado que fiz”.

Católica, mas também espiritua-lista, acredita que a essência dohomem tem outras moradas. Ela queé pediatra, conta que tem observa-do a grande evolução física e men-tal das crianças nessas últimas dé-cadas. E por conta disso, acreditaque estamos evoluindo para seresmelhores. “Enquanto nascerem cri-anças, o mundo estará a salvo”.

Um pouco de ReginaUm pouco de ReginaUm pouco de ReginaUm pouco de ReginaUm pouco de ReginaMaria Regina Goulart Barbieri

Ferreira, ou simplesmente Regi-na nasceu em Araraquara, naGota de Leite, no dia 12 de ja-neiro de 1953. Filha de WilmoBarbieri e de Nilda Goulart Bar-bieri e irmã de Wilma, Susana,Luís Antônio e dos saudosos JoséDomingos e Luísa Helena.

Cresceu no centro da cidade e oque tinha de interessante para ela

perto de sua casa na época de me-ninice era o Mercadão, pois mora-va na Rua Zero, entre a Espanhae a Feijó. Era uma região aindaem desenvolvimento, próxima alinha do trem. Tinha o córrego daServidão, hoje Via Expressa. Atrásda sua casa tinha um campo e comonaquela região tinha muitas cri-anças, jogavam bola queimada,nadavam no riozinho, brincavamde caçador por conta do mato, dasplantas e árvores frutíferas comojabuticabeiras que subiam no pé efaziam a festa, enfim brincavammuito. “Já o Mercadão era o nossoshopping. Era um lugar bom parase fazer compras. Tinha muita coisaboa como comida. Tudo a gentecomprava no Mercadão. Tudo paraa gente era uma diversão. Tinhatambém a Casa Barbieri que erada família do meu pai e de lá oque me recordo muito é do presé-pio de Natal que marcou a minhainfância e o início da minha ju-ventude: o presépio todo ano eramontado em cima da marquise daloja e era todo móvel. Tinha ondenasceu Jesus, os pastores que me-xiam os cajados, as cabeças. Omenino Jesus também mexia coma cabeça. Era uma coisa inusitadapara nós e havia também um Pa-pai Noel que de vez em quandodescia pela marquise distribuindobalas para as crianças que esta-vam lá presentes. Então, a maioratração do Natal era esse presépioda Casa Barbieri. Isso nunca saiuda minha memória”.

Regina conta que sempre estu-dou em escola pública, como noAntônio J. de Carvalho e depoisno EEBA, quando foi fazer o gi-násio, primeiro e segundo graus.

Ela confessa que quando chegoua hora de optar por um curso su-perior levou em conta que sempregostou muito de lidar com o serhumano “Eu me preparei para fa-zer psicologia. No dia de fazer ainscrição para o vestibular se sur-preendeu ao ver que tinha, intui-tivamente falando, optado porMedicina”.

Regina se formou em 1979 pelaFaculdade de Medicina de Marí-lia, hoje Famema. Ali tambémachou se seguiria o caminho da psi-quiatria, mas a pediatria a encan-tou. Especializou-se em Pediatria(Campinas) e Saúde Pública.

Quando abriram os postos de saú-de em Araraquara, Dra. Reginaprestou concurso e passou. Assimcomeçou a trabalhar com saúdepública. Na época se fazia tudo nachamada clínica básica (PSF). Foitrabalhar primeiro no Jardim Amé-rica que tinha na época uma po-

pulação em torno de cinco mil pes-soas. “Fazia tudo, pediatria, gine-cologia e obstetrícia e clínica mé-dica. Trabalhei cinco anos na pon-ta, na rede. Depois fui para o Jar-dim Santa Lúcia até que fui cha-mada para trabalhar no Departa-mento de Saúde. Foi quando en-trei para a parte de administraçãona Secretaria de Saúde. Durantemais de vinte anos fiquei na ges-tão e depois uns três anos antes deme aposentar, o Edinho Silva mu-dou todas as estruturas e eu volteia trabalhar nos postos de saúde,onde trabalhei mais uns dois anose posteriormente assumi a chefiado Programa DST/Aids, onde aca-bei me aposentando em 2007 com30 anos de prefeitura”.

Quando Marcelo Barbieri se ele-geu prefeito a chamou para a Se-cretaria de Saúde, onde ficou por4 anos. “Depois decidi parar”.

Secretária de SaúdeSecretária de SaúdeSecretária de SaúdeSecretária de SaúdeSecretária de SaúdeDra. Regina acredita que 80% do

que aconteceu no período em queesteve à frente da saúde deve aodesempenho dos servidores da saú-de, pois a melhor coisa que temna Secretaria de Araraquara sãoas pessoas que trabalham nos di-ferentes programas de saúde, tra-balhadores em sua imensa maio-ria que têm idealismo, disponibi-lidade e sabem cuidar bem da po-pulação. São preparados para isso.Os outros 20% que tiveram coisasboas e coisa ruins dependia muitoda interlocução política e do apoiode outras entidades, dos serviçoscomprados, etc”, ressaltou.

Questionada sobre aonde querchegar, ela responde que será atéonde Deus a quiser levar, mas tam-bém ressalta que tem a ideia detirar um pouco o pé do acelera-

dor no próximo ano e ficar maisem seu consultório. Aproveitapara deixar um recado para os fi-lhos sobre seu maior sonho de re-alização: ser avó. Ter netos hojeseria sua prioridade. “É um ob-jetivo que ainda não alcancei eque não depende só da minha von-tade”, ri ela.

SobrenomeSobrenomeSobrenomeSobrenomeSobrenomeBarbieri é um nome tradicional-

mente forte e, para Regina, não foifácil carregá-lo, principalmenteem sua época de juventude, poisdependendo dos lugares aonde iaera nítida a mudança na forma delidar com ela ao ouvirem seu so-brenome.

Ela explica que para quem não

tiver uma estrutura sólida da rea-lidade do que é um ser humanoisso pode até comprometer. “Emalguns momentos, eu senti muitoisso aqui em Araraquara aonde euia, algumas facilidades, algumasportas abertas por conta do sobre-nome e ai o que eu percebi é quefoi importante e que quando saida cidade para estudar em Marí-lia, eu não era Barbieri, eu era aRegina, e lá eu fui acolhida porvárias famílias de moradores dacidade que eram extremamentesimpáticos, que me chamavam nofinal de semana para curtir umchurrasco com eles. Coisa que nãose vê muito em Araraquara e dadificuldade dos araraquarenses emabrir as portas de suas casas paraos colegas estudantes”.

Regina conta que acha bonita apostura dos filhos diante de umassunto como esse. “Eles carregamo Barbieri no nome, mas se iden-tificam como Ferreira que é o so-brenome do pai: Cacau Ferreira eo André, Deco Ferreira. Para eles,

dessa geração o sobrenome Barbi-eri não é mais um peso, consegui-ram ter a sua própria identidade.Já eu quando sai alguma informa-ção a meu respeito e vem como Dra.Regina Barbieri meu marido brin-ca dizendo: ela ainda não casou”.

Sensação boaSensação boaSensação boaSensação boaSensação boaComo pediatra viu o nascimento

de quase todos os sobrinhos e so-brinhos netos. “Tive oportunidadede auxiliar em partos de amigosmeus onde nasceram gêmeos e agente estava ali curtindo essa mo-lecadinha vindo ao mundo. Sem-pre tive mais momentos bons queruins, mas nos últimos anos tivedois momentos de difícil diagnós-tico e acompanhamento, mas gra-ças a Deus e a equipe médica es-tão hoje vivendo e vivendo bem.Lidar com a morte vai ser sempredifícil. Eu ainda não consigo lidare sempre me emociono com ela”.

Depois de tantos anos na pedia-tria ela se sente uma avó com mui-tos de seus pacientes, pois muitosdeles levam hoje seus filhos paraela. “Agora o que mais me gratifi-ca em relação a isso é que com opassar dos anos vão se tornandoadolescentes, jovens e adultos econtinuam pedindo que eu mesmaos oriente, os aconselhe na medi-da de seus cuidados de prevenção.É uma sensação não de poder, masque acaba se tornando um vínculomaior não só do médico/paciente,mas, sobretudo de confiança. É umelo de amizade. Essa é uma sensa-ção muito boa”.

FamíliaFamíliaFamíliaFamíliaFamíliaEla é casada desde 1978 com o

ginecologista Antônio Alves Fer-reira que conheceu quando esta-vam no colegial. Entraram juntosna mesma faculdade. Fizeram osseis anos juntos em Marília. Quan-do prestaram residência ambosentraram em Campinas. Dessaunião nasceram Ana Cláudia queé advogada e casada com LuízGustavo e André que, a exemplodo pai, é médico ginecologista etem um relacionamento sério comCaroline Ianelli. “Tenho muitoorgulho dos meus filhos”, diz emo-cionada contando que parou al-guns anos com o consultório mé-dico para poder se dedicar a eles,acompanhar o crescimento, a es-cola, enfim exercitar o papel demãe. Retornou a todas as ativida-des profissionais quando eles es-tavam maiores e tinham uma mai-or percepção do seu trabalho, poismuitas vezes não entendiam a ra-zão da mãe sair, por exemplo, bemna hora de ir para o clube com eles.

• Célia Pires

Dra. Regina Barbieri Ferreira atua comosuperintendente da Maternidade Gota de Leite

FOTO

: CÉL

IA P

IRES

Page 8: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 20168 SSSSSAÚDEAÚDEAÚDEAÚDEAÚDE

Page 9: O Imparcial 03 de abril de 2016

9Araraquara, domingo,3 de abril de 2016

Palmeiras encara oCorinthians peloPaulistão 14

FOTO: CARLOS ANDRÉ DE SOUZA

Pág. 9

Goleiro Rodolfodurante treino de

ontem na FonteLuminosa

Page 10: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 201610 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Ferroviária e Botafogoduelam em clima de finalPartida na FonteLuminosa é válidapela penúltimarodada do Paulistão,mas resultado serádeterminantepara o futuro dasduas equipes

• Carlos André de Souza

Ficha técnica

Ferroviária x BotafogoLocal: Arena Fonte Luminosa, emAraraquara (SP)Data/Horário: 3 de abril, às 18h30Árbitro: Vinicius FurlanAssistentes: Daniel Paulo Ziolli e DiogoCorreia dos Santos

FERROVIÁRIARodolfo; Igor Julião,Marcão, Wanderson eLuiz Paulo; Juninho,Rafael Miranda, Wescley eJoão Paulo; Samuel e Tiago Marques.Técnico: Sérgio Vieira

BOTAFOGONeneca; Daniel Borges,César Gaúcho, Mirita eAugusto Ramos; DiegoPituca, Rodrigo Thiesen eDanilo Bueno; Serginho, AllanDias e Nunes. Técnico: Márcio Fernandes

Ferroviárialeva vantagemno históricode confrontos

O Bota-Ferro é um dos clássi-cos mais tradicionais do interiorpaulista. As duas equipes somam145 jogos, com 65 vitórias daFerroviária, 43 vitórias do Bo-tafogo e 37 empates. A Locomo-tiva marcou 211 gols e sofreu165, com saldo de 46. Nos 67jogos válidos pela Série A1, fo-ram 27 triunfos afeanos, 17 vi-tórias do Pantera e 23 empates,com 81 gols da Ferroviária e 61gols do time de Ribeirão Preto.

Os dois primeiros duelosaconteceram pela Divisão deAcesso de 1956. Empate emRibeirão Preto, por 2 a 2, e vi-tória da Ferroviária, em Arara-quara, por 6 a 3. Os dois últi-mos confrontos acontecerampela Copa Paulista de 2014,quando, no dia 6 de agosto, naFonte, o Botafogo goleou o ad-versário por 4 a 1, gols de Car-lão (2), Baratella e Vítor. No jogoda volta, válido pela primeirafase, empate por 0 a 0 no SantaCruz, no dia 10 de setembro.

Com a certeza de muita emo-ção pela frente, a Ferrovi-ária entrará em campo

hoje, às 18h30, na Arena FonteLuminosa, em jogo válido pelapenúltima rodada da fase de clas-sificação do Paulistão 2016. Oadversário será justamente um deseus principais rivais, o Botafogode Ribeirão Preto, e somente a vi-tória interessa às duas equipes.

O time araraquarense ocupa umaposição na tabela onde um tropeçopode ser fatal para a equipe entrarna zona de rebaixamento. Se issoocorrer, a Ferroviária terá de ven-cer o Linense na última rodada,marcada para o próximo domingo,dia 10, às 16 horas, em Lins.

A Locomotiva, que vem de umaderrota por 4 a 1 para o Santos naVila Belmiro, possui 16 pontos(cinco vitórias, um empate e setederrotas), apenas três pontos amais que o primeiro clube inte-grante da zona da degola. Casovença, o time escapará matemati-camente da queda e ainda teráchances remotas de classificação.

Já o Botafogo vive uma situaçãoainda mais dramática e pode voltarrebaixado para Ribeirão Preto. Issoporque a equipe se encontra den-tro da zona de rebaixamento com13 pontos (duas vitórias, sete em-pates e quatro derrotas) e um re-sultado adverso pode enterrar devez qualquer chance de seguir naelite do futebol paulista em 2017.

Uma baixaUma baixaUma baixaUma baixaUma baixaO técnico Sérgio Vieira, da Fer-

roviária, terá apenas um desfalquepara compor sua escalação para ojogo de hoje. O lateral-esquerdo

Thallyson recebeu o terceiro car-tão amarelo na última quinta-fei-ra e está automaticamente suspen-so. Assim, seu substituto automá-tico, Luiz Paulo, que foi titular navitória por 2 a 0 sobre o Oeste noúltimo domingo, deve voltar a ves-tir a camisa 6 grená.

Por outro lado, o zagueiro Wan-derson, que cumpriu suspensão,retorna ao time, assim como o mei-ocampista Rafael Miranda, que serecuperou de dores musculares.

"É uma decisão. Estamos cons-cientes de que teremos uma ver-dadeira final pela frente para con-seguir nosso primeiro objetivo, queé garantir a permanência na pri-meira divisão. Acredito que umavitória também representaria umgrande passo para chegarmos aoacesso à próxima fase", explicou otécnico Sérgio Vieira.

Botafogo vemBotafogo vemBotafogo vemBotafogo vemBotafogo vemcom mudançascom mudançascom mudançascom mudançascom mudançasO técnico Márcio Fernandes

aproveitou o treino do Botafogonesta sexta-feira para se reunircom os jogadores que foram titu-lares na partida contra o XV dePiracicaba para um bate papo re-servado. Em campo ele não pode-rá contar com o zagueiro CaioRuan, que está suspenso pelo ter-ceiro cartão amarelo, enquanto o

atacante Serginho deve retomarsua posição no time titular. Nadefesa, César Gaúcho fará compa-nhia para Mirita.

"Temos que ganhar os dois jogos,mas primeiro temos que pensarsomente na Ferroviária e enfren-tar o time deles que tem muitaqualidade. A conversa no vestiá-rio é uma só e todos estamos foca-dos e muito confiantes que vamosconseguir nosso objetivo", afirmouo goleiro Neneca.

IngressosOs ingressos para o

jogo entre Ferroviáriae Botafogo já estão àvendana bilheteria daArena Fonte Lumino-sa, local do duelo des-te domingo. A entradainteira custa R$ 50 ea meia entrada R$ 25.

Técnico Sérgio Vieira orienta equipe durante treino de ontem na Fonte Luminosa

FOTO: O IMPARCIAL

Page 11: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 2016 11EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Ficha técnica

Palmeiras x CorinthiansLocal: Pacaembu, em São PauloData/Horário: 3 de abril, 16hÁrbitro: Flavio Rodrigues de SouzaAssistentes: Carlos Augusto NogueiraJunior e Anderson José de Moraes Coelho

PALMEIRASFernando Prass;Jean, Thiago Martins,Vitor Hugo e Egídio;Arouca, Matheus Sales eRobinho; Gabriel Jesus, Alecsandro e LucasBarrios (Dudu). Técnico: Cuca

CORINTHIANSCássio, Fagner, Felipe,Yago e Uendel; BrunoHenrique, GiovanniAugusto, Elias, Guilher-me e Lucca; André.Técnico: Tite

14ª rodada

HOJE

11h - XV Piracicaba x Linense16h - São Bernardo x Red Bull16h - Palmeiras x Corinthians18h30 - Capivariano x Santos18h30 - Ituano x Mogi Mirim18h30 - Ferroviária x Botafogo18h30 - Novorizontino x Rio Claro

Palmeiras e Corinthiansfazem clássico no PacaembuCuca vai para oseu primeiro clássicono comando doAlviverde, enquantoTite prevê espetáculo

Fiel da balança, o Corinthiansvem ajudando o Palmeiras no Cam-peonato Paulista até agora. O Ti-mão tem derrotado todos os adver-sários da equipe alviverde, masgarantiu que a história será outrano clássico marcado para hoje, às16 horas, no Estádio do Pacaem-bu, pela penúltima rodada.

Os rivais encontram-se em mo-mentos distintos na tabela de clas-sificação. Enquanto o Corinthiansjá confirmou a melhor campanhae tem como adversário na próximafase, o Red Bull, o Palmeiras pre-cisa vencer seus dois próximos con-frontos para avançar. O Verdão estána segunda colocação do Grupo Ccom 18 pontos, a um do líder Itu-ano, mas São Bernardo, Novorizon-tino e Ponte podem ultrapassá-lona rodada. Este será o primeiroclássico do técnico Cuca sob o co-mando da equipe.

VVVVVerererererdão em campodão em campodão em campodão em campodão em campoO Palmeiras tem apenas uma

mudança em relação ao triunfodiante do Rio Claro por 3 a 0 naúltima rodada. Ovolante MatheusSalles está suspen-so por ter recebidopelo terceiro cartãoamarelo e está forado clássico. ThiagoSantos e Gabriel sãoopções para o setor,que ainda contacom Arouca. O primeiro lava umapequena vantagem na briga.

Por outro lado, o técnico Cucapoderá contar com Dudu. O cami-sa 7 treinou normalmente e está àdisposição. A tendência, porém, éque fique como opção no banco dereservas ou até mesmo pegar o lu-gar de Robinho, que saiu logo noinício do jogo contra o Rio Claropor tontura e ânsia de vômito.

“Tentaremos de todas as formas igua-larmos o adversário em alguns senti-dos e buscar a vitória. Jogamos em

casa e temos a necessidade maior devencer. O Corinthians tem jogadoresque encorpam o meio de campo, nãojogam só pelos lados. Temos de en-tender bem o adversário para ter umamarcação forte e ímpeto de ataquetambém, temos de ter ambição paraatacar. Mesmo não estando no mes-mo momento que vive o Corinthians,podemos fazer um jogo igual e ven-cer”, analisou o técnico Cuca.

TTTTTimão com força máximaimão com força máximaimão com força máximaimão com força máximaimão com força máximaO Corinthians vai com o que tem

de melhor na partida contra o Pal-meiras. O técnico Tite, pela primei-ra vez no torneio, tem todos os jo-

gadores à disposição e nãopensou duas vezes ao con-firmar a equipe que entra-rá em campo. A principalnovidade é o retorno de Eli-as ao meio de campo apósse recuperar de uma lesão.

“Um trabalho de equipeque tem que ser forte.Quando mais a gente pu-

der fortalecer nossos laços, maisvamos produzir melhor. E em cam-po não é guerra, nem organizadase enfrentando. Queremos umgrande espetáculo”, declarou otreinador, que também falou sobreo retorno ao Pacaembu.

“Quando chegamos ao Pacaembu,lembrei de três fatores. Jogo contrao Santos, pela Libertadores, porexemplo. A entrada no túnel meremete ao final do Brasileiro, emrelação ao meu pai”, disse.

Voltando ao time, Tite esboçou no

Palmeiras busca a segundavitória da 'Era Cuca'

Tite preparao Corinthianspara enfrentaro Palmeiras

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Técnico araraquarense é cotadopara assumir a Seleção OlímpicaNa última quinta-feira, logo após a vitória do Peixe em cima daFerroviária, o técnico do Santos, o araraquarense Dorival Júnior, foiquestionado sobre um eventual interesse da CBF em sua contrataçãopara assumir a equipe olímpica do Brasil. Dorival, então, levou umsusto. “Para mim é uma surpresa. Não tenho nem ideia disso. Soumuito sincero. A Seleção está nas mãos de um grande profissional,que é o (Rogério) Micale, que conheço muito bem e respeito oprofissional. Não sabia disso”, respondeu o comandante santista, quehoje comanda o time contra o Capivariano às 18h30 em Capivari.

Fiel da balança,Corinthians podecomplicar a vidado rival na brigapela classificaçãoà fase de mata-mata do Paulistão

último treinamento antes do duelouma equipe ofensiva, com Lucca,André e Guilherme, além de Gio-vanni Augusto. Marlone, por sua vez,será opção no banco de reservas.

Page 12: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 201612 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Atleta da equipe deAraraquara conta comoo basquete o ajudoua vencer o câncer

• Carlos André de Souza

Assim como um jogo de basque-te, a vida muitas vezes nos co-loca em situações em que a der-

rota parece irreversível. No basquete, aforça de vontade e a fé podem fazer todaa diferença para uma bola arremessadado meio da quadra adentrar a cesta noúltimo segundo de jogo e transformar aamargura em uma explosão de alegria.E foi justamente esse ‘esquema tático’baseado na força de vontade e na fé quefez o atleta Vítor Guimarães Mourão Sal-gado ‘virar o jogo’ em sua vida.

Vítor tem 19 anos de idade e defendea equipe juvenil da ABA/Fundesportdesde o início do ano. Quem o vê trei-nando entre os outros garotos na qua-dra do Gigantão não imagina as difi-culdades que ele passou para estar alí,alicerçando o grande sonho de sua vida,que é de um dia vestir a camisa da Se-leção Brasileira.

O jovem nasceu em São Paulo e reve-la que seu esporte preferido na infân-cia era o futebol, até que aos 14 anos,um professor de educação física da es-cola onde estudava o recomendou a pra-ticar o basquete pelo fato de ser bemmais alto que os outros meninos de suaidade. “Fiz algumas aulas e comecei atomar gosto”, resume.

Em pouco tempo, o esporte da bolalaranja o conquistou. Se inspirava aover vídeos do ídolo Michael Jordan epassou a se animar com a ideia deum dia ganhar a vida fazendo aquilo

que para ele era sua maior diversão.Fez teste nas categorias de base do Ba-

nespa de São Paulo e conquistou seuespaço no time pelo qual atuou na tem-porada 2011. De lá, partiu para o Cír-culo Militar, outra equipe da capitalpaulista, e posteriormentepassou pelo Espéria, tam-bém de São Paulo.

Sonho interrompidoSonho interrompidoSonho interrompidoSonho interrompidoSonho interrompidoNo final do ano de 2014,

acertou seu retorno aoCírculo Militar, onde atu-aria pela primeira vez notime juvenil em 2015. Aomesmo tempo em que vi-via intensamente o esporte, tambémse preparava para o vestibular. An-tes do ano promissor que teria pelafrente, Vítor, que estava de férias napraia com a família, viu sua fase deplanos e sonhos ser interrompida.

“Comecei a sentir muito cansaço, dorde cabeça, tosse, indisposição e faltade ar. Fui ao médico e a primeira sus-peita era de dengue”, relembra.

A situação se agravou no dia 11 dejaneiro de 2015, data em que faria a

segunda fase do vestibularda Unicamp. Não conse-guiu fazer a prova e ao in-vés disso foi novamente parao hospital, onde foi medica-do e orientado a voltar lácaso não tivesse melhora.Acabou voltando e realizoualguns exames, como raio-X e tomografia, que permi-tiram ao médico lhe revelar

o diagnóstico de Linfoma de Hodgkin,um tipo de câncer no sistema linfático.

“Tenho muito claro aquele momentona minha cabeça. Eu estava sentado,esperando que ele me dissesse que eradengue ou algo parecido. Quando re-

“Quando recebia notícia, minhaperna começoua tremer e eufiquei sem controlesobre ela. Eu tinhaa certeza de queiria morrer”

FO

TO: CA

RLOS A

ND

RÉ DE S

OU

ZA

Vítor, de 19 anos, integra o time juvenil da ABA/Fundesport e tem o sonho de um dia chegar à Seleção Brasileira

Page 13: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 2016 13EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

cebi a notícia, minha perna começou atremer e eu fiquei sem controle sobreela. Eu tinha a certeza de que iria mor-rer”, conta Vítor, que no mesmo dia foiinternado e passou por uma biópsia.“Foi a parte mais difícil. Ficava umamangueira drenando e doía até paratossir. Só podia ficar deitado e eu tinhade fazer tudo deitado”, relembra.

Devido às sessões de quimioterapiae a grande quantidade de medicamen-tos, o médico decidiu colocar um ca-téter no jovem, pois sua veia nãoaguentaria. “Passei por outra cirurgiae ao mesmo tempo foi feito uma bióp-sia de medula óssea para saber se oproblema havia se espalhado. Não ti-nha possibilidade de retirar porque eramuito grande”, relata Vítor, que che-gava a ficar quatro dias internado pararealizar a quimioterapia. Algumas ve-zes, após a sessão, o médico falava queele poderia passar uma semana emcasa, mas assim que chegava em casaele voltava a se sentir mal e retornavapara o hospital, por conta da baixaimunidade a bactérias.

Força da famíliaForça da famíliaForça da famíliaForça da famíliaForça da famíliaO jovem conta que a família foi de

extrema importância no momentomais turbulento de sua vida. “Sintoque para eles foi mais difícil do quepara mim. Foi graças a eles que ti-

rei força e a situação ficou mais fá-cil de superar. Quando eu pensavaem desanimar, eu não desanimavapara não vê-los tristes. A doençauniu a família”, conta Vítor, que éfilho de João Paulo e Márcia e temum irmão mais velho, Fellipe.

Uma das ‘cicatrizes’ deixadas peladoença não pode ser vista em seu cor-po. Ele conta que, na ocasião, os paisdecidiram esconder a doença dosavós. “Os dois eram bem doentes,vinham de cirurgias no coração e es-tavam bem fraquinhos. A família en-trou em um consenso denão deixá-los saberem, poispoderiam não aguentar anotícia e isso poderia cau-sar complicações. Então ti-veram que falar para elesque eu passei em uma fa-culdade do interior, já queeu estava mesmo prestandovestibular. Disseram que euestava lá, por isso não esta-va indo visitá-los e não estava apare-cendo muito. Eles não poderiam mever sem cabelo, no estado em que euestava. Foi uma coisa bem compli-cada. Quase no final do tratamentoeu perdi o meu avô e não pude termeus últimos momentos com ele, porconta da doença e por não poder iraté lá. Isso foi uma das coisas mais

difíceis, pois perdi meu avô e nãopude aproveitar o que seria meu últi-mo ano com ele”, relata emocionado.

Superação com o basqueteSuperação com o basqueteSuperação com o basqueteSuperação com o basqueteSuperação com o basqueteCom o passar do tempo, os exames

de Vítor passaram a mostrar uma re-missão gradativa da doença. “Teve umadiminuição de 50% e não foi necessá-ria outra cirurgia. Vai ficar para sem-pre em mim, mas está normalizado, sematividade”, conta o jovem.

Um amigo que sempre esteve ao seu ladoé Guilherme Malfi, que também é atleta

de basquetebol. Guilhermejogava em um time de Poáque tinha como técnico seupróprio pai, e certo dia cha-mou Vítor para acompanhá-lo em um treinamento.

Dentro da quadra, Vítorrecebeu a bola e começou aconhecer a força que podeser gerada pelo esporte. “Euainda estava em tratamento

e só de arremessar eu já me senti can-sado, mas a sensação foi muito boa. Avontade de voltar a jogar era muito gran-de. Decidi que queria voltar a fazer aqui-lo e essa vontade me motivou ”, destacao atleta, que aos poucos foi voltando afazer o que mais gostava.

“Em janeiro deste ano, eu voltei a trei-nar e passei a procurar um time. Ten-

tei entrar em vários e na minha últimatentativa eu consegui entrar no time deAraraquara, graças novamente ao meuamigo Guilherme, que conversou como técnico Fábio Appolinário, que deume deu uma chance. Fiz o teste e deucerto”, comemora.

Vítor, que ainda utiliza o catéter, contaque ainda não está com 100% de suascondições físicas, mas é questão de tem-po para voltar ao seu nível ideal. “Fi-quei um ano parado, mas sei que sódepende de mim para recuperar o nívelde condição necessário. Vontade nãofalta”, acrescenta o jovem. “Agradeçomuito ao técnico Fábio Appolinário, aoEduardo Di Pói, ao Mazon, ao prepara-dor físico Fábio e toda a comissão técni-ca por me darem essa oportunidade deme recuperar aqui”, completa.

Ao conceder a entrevista no Gigantão,Vítor fixou seus olhos na tabela do giná-sio para valorizar os fatores que fizeram adiferença em sua história de superação.“Sem o esporte, sem minha família e semDeus, eu poderia ter me entregue à do-ença. O esporte me deu a vontade de mecurar logo para voltar o quanto antes eisso me ajudou muito. O esporte é a mi-nha vida”, finaliza o atleta, que hoje sabeexatamente o verdadeiro significado dapalavra vitória. Uma palavra que o fazsonhar alto e saber que a força de vonta-de e a fé podem levá-lo a qualquer lugar.

“A vontade devoltar a jogarera muito grande.Decidi quequeria voltara fazer aquiloe essa vontademe motivou”

Vítor durante o tratamento(acima) e hoje, integrando otime juvenil da ABA/Fundesport:exemplo de superação

FOTO: CARLOS ANDRÉ DE SOUZA

Page 14: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 201614 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Basquete de Araraquara voltaà quadra pelo Paulista JuvenilABA/Fundesportencara o XV dePiracicaba amanhãno Gigantão, comentrada gratuitapara o público

Em busca de sua primeira vi-tória no Campeonato Paulista Masculino de Basque-

tebol Sub-19, a equipe da ABA/Fundesport, recebe nesta segun-da-feira, dia 4, a partir das 20horas no Gigantão, a equipe do XVde Piracicaba, pela terceira roda-da da competição, com portõesabertos ao público.

Até o momento, o time comanda-do por Fábio Appolinário, enca-rou duas equipes favoritas ao títu-lo e com importantes investimen-tos na base, que são de Bauru eLimeira. O time de Morada do Sol,mesmo sendo superado, mostrouuma grande evolução desde o iní-cio dos trabalhos.

Neste duelo diante da equipe pira-cicabana, a torcida será de funda-mental importância, principalmen-te para dar uma confiança a maisaos atletas da ABA/Fundesport.

FOTOS: DIVULGAÇÃO / ABA

Técnico Fábio Appolinário comanda o time sub-19 da ABA/Fundesport no estadual

Time sub-17 busca sua segunda vitória

O ginásio do Gigantão estará movimentado na manhã de hoje, a partirdas 9 horas, por mais uma rodada da Copa Revelar de Basquetebol.

A rodada inicial marca a estreia da equipe sub-15 da ABA/Fun-desport, comandada por Yuri Campesan, dentro do torneio, receben-do uma das grandes forças da categoria, a equipe do Sesi de Franca.O trabalho da equipe araraquarense vem sendo muito forte já háalgum tempo, e também com o trabalho do Projeto Sonhando Alto ,alguns alunos passaram a integrar o elenco.

No duelo que fecha a rodada dupla no Gigantão, a partir das 10h30, aequipe sub-17, após vencer Matão fora de casa na estreia por 53 a 32,busca agora o seu primeiro triunfo diante do seu torcedor, e também rece-be a qualificada equipe do Clube Monte Líbano de São José do Rio Preto.Vale lembrar que não existe cobrança de ingressos para estes dois jogos.

Times sub-15 e sub-17 jogam hojeNNNNNOOOOO G G G G GIGANTÃOIGANTÃOIGANTÃOIGANTÃOIGANTÃO

Page 15: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 20 de março de 2016 15EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Futsal masculino de Araraquaravolta a jogar amanhã em GaviãoCom elenco reforçado, equipe da Uniara/Fundesport estreia na Taça EPTV contra Água Vermelha

O time de futsal da Uniara/Fundesport estreia na TaçaEPTV contra Água Verme-

lha no dia 4 de abril, às 20h45,em Gavião Peixoto. Além das duasequipes, o grupo 6 também contacom Itaqueri da Serra, contraquem o Uniara irá atuar no dia 7,às 20h15, em Itirapina. Classifi-cam-se dois times para a segundafase do torneio. “Estamos com umgrupo muito equilibrado, com maisrecursos. Acreditamos que podemospropor um jogo melhor em termosde ataque. No ano passado, nós nosdefendíamos muito para contra-ata-car. Neste ano, temos um time maisofensivo”, comenta o técnico da equi-pe araraquarense, Renê Benacci.

Os reforços trazidos fizeram a di-ferença, segundo ele. “Consegui-mos fazer contratações que falta-

vam no elenco, como jogadorescanhotos, que quase não tínhamos.Dessa vez, vieram três. Consegui-mos também um pivô que driblamais, sendo que só estávamos comdois de referência. O grupo ficoubem mais forte, com característi-cas de jogadores diferentes do queapresentávamos”, explica.

Após a estreia, será o momentode avaliação do grupo. “Temostreinado bem e, depois que co-meçarem os jogos, vamos anali-sar se haverá necessidade de mu-dança de estrutura do nosso jogo”,finaliza Benacci.

Outras informações sobre a TaçaEPTV de Futsal, que teve iníciono último sábado, dia 19 de mar-ço, podem ser obtidas no ende-reço http://projetos.eptv.com.br/futsal/central/.

INFORME PUBLICITÁRIOClube Náutico

Esporte em alta no domingo do NáuticoO dia será de grandes disputas e muita emoção, com a Travessia, o Futgrama e o Domingo Radical – Competição Interna de Skate

Muito esporte, energia e emoção!Assim vai ser o dia, no Náutico! Hoje,grandes competições reúnem atletasde todas as idades no clube para ce-lebrar o amor pela atividade espor-tiva e ainda proporcionar momentosúnicos para participantes e torcida!Não fique de fora!

TTTTTravessia a Nado da Reprravessia a Nado da Reprravessia a Nado da Reprravessia a Nado da Reprravessia a Nado da RepresaesaesaesaesaA partir das 9h, nadadores de todo

o estado estarão nas águas nautica-nas para disputas emocionantes, pela44ª edição da Travessia a Nado daRepresa do Clube Náutico.

Organizada em parceria com a Fe-deração Aquática Paulista, a com-petição é uma das mais tradicionaisdo clube e da modalidade, reunindogerações que mostram fôlego de so-bra e muita disposição.

Abertura dosAbertura dosAbertura dosAbertura dosAbertura dosCampeonatos de FutgramaCampeonatos de FutgramaCampeonatos de FutgramaCampeonatos de FutgramaCampeonatos de FutgramaAinda às 9h, você participa da aber-

tura dos Campeonatos de Futgrama2016 – 1º Semestre, do Náutico.

Equipes das categorias Livre, Ve-terano, Master, Super Master e Sê-nior entram em campo, iniciando abusca pelo título de campeã!

Domingo RadicalDomingo RadicalDomingo RadicalDomingo RadicalDomingo RadicalE também às 9h, começa o Do-

mingo Radical, que se estende portodo o dia, com manobras aluci-nantes no Skate!

As emoções desta modalidade seiniciam na pista Street, com a com-petição interna de Skate, nas cate-gorias Infantil, Iniciante, Mirim eFeminino. As inscrições são feitas nolocal, a partir das 8h.

Às 11h, ainda no Street, tem exibi-ção de manobras, com as equipes “Sai-lor Skateboard” e “Intruder Trucks”.

A partir das 14h, no Bowl, tem sho-ws com Barão Vermelho Cover e Ma-míferos e muita emoção com as apre-sentações na Vertical de Pedro Quin-tas e de diversas equipes, além daparticipação dos Bboys e Bgirls deAraraquara, com muita dança de rua.

Mais esporteMais esporteMais esporteMais esporteMais esporteBocha: às 9h.Tênis Torneio Lousa: às 9h.Beach Tennis: às 10h – quadras na

praia do Bar da Mata.Truco Torneio Caldeirão: às 13h.

Time araraquarense estreia amanhã

FOTO: PORTAL ESPORTE E LAZER

FOTOS: HENRIQUE SANTOS

O dia é decelebraçãoao esporte,no Náutico

Page 16: O Imparcial 03 de abril de 2016

MARIO SERMARIO SERMARIO SERMARIO SERMARIO SERGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTAAAAAOAB/SP 82 490 - Cel. 16-9176.7776 e 9707.1215

RAFRAFRAFRAFRAFAEL LAEL LAEL LAEL LAEL LUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTAAAAA

OAB/SP 268.141 - Cel. 16-9702.2563

Civel - Empresarial - Família - Lei de imprensa - Criminal -Constitucional - Administrativo - Especialização em recupera-

ção de crédito para empresas e instituições financeiras

A D V O C A C I A

Av. Rua dos Libaneses, 2240 - Araraquara

CAMPANHA – LAR SÃO FRANCISCOO Lar São Francisco de Assis, instituição civil de cará-ter filantrópico cuja finalidade é abrigar, vestir, alimen-tar e dar assistência às pessoas de ambos os sexoscom mais de 60 anos de idade, independente de raça,etnia ou crença religiosa iniciou campanha para arre-cadar fraldas geriátricas e produtos de higiene pes-soal, em benefício dos idosos atendidos pelo asilo. Otelefone de contato para mais informações pelo tele-fone 3334-7233.

Araraquara . domingo . 3 de abril de 201616 CCCCCLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOS

Mendonça ImóveisTEL: (16) 3332-2045/ 9114-9333

AAAAAvvvvv..... Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Araraquara- SPAraraquara- SPAraraquara- SPAraraquara- SPAraraquara- SPIMOVEIS A VENDA

J CAMBUY R$ 240.000,00- 3 DORMITSUITE,SALA.COZINHA,AREA DE SERVIÇO E GARAGEM

COBERTAJ IGAÇABA-R$170,000M00 2 DORMIT.SALA.COZINA WC E

AREA DE SERVIÇO GARAGEMDE SANTI 2 R$ 120.000,00- 2 DORMIT SALA.COZINHA,01 WC

AREA E ENTRADA P CARROJ S RAFAEL -R$ 100.000,00 2 RORMIT SALA.COZINHA WC E

ENTRADA P CARROJ SILVESTRER$ 170.000,00 2DORMIT S

UUITE,SALA.COZINHA,01WC GARAGEM COBERTAIMOVEIS PARA LOCAÇAO

APTOSED MONTE CARLO 2 DORMIT SUITE C AE,COAIBHA C AE E 2

VAGASED REGENCIA 2 DORMIT SALA.COZINHA,01 WC E VAGA

CASAS PARA ALUGUARCENTRO AV PROFESSOR JORGE CORREIA R$ 780,00- 2

DORMIT SALA.COZINA 01 CWJ BIGIONI 2 DORMIT SALA COZINHA 01CW SEM GARAGEM

TERRENOS A VNDAS3 LOTES AGUAS DOI PAIOL

01 LOTE NO JARDIM CRUZEIROS

TELEFONES ÚTEISPrefeitura Municipal - 3301-5000Sub-Prefeitura - 3339-6017Codecom - 3336-0508Câmara Municipal - 3301-0600Cemitério São Bento - 3335-9775Fórum - 3336-1888Justiça Federal - 3333-2040Polícia Federal - 3332-6208Polícia Militar - 190 - 3335- 7141Polícia Rodoviária - 3322-4100Polícia Civil - 3322-2244Pronto Socorro Melhado - 3301-1010Santa Casa - 3336-2999Beneficência - 3336-2600Hospital São Paulo - 3336-3100Corpo de Bombeiros e Resgate - 193Polícia Civil - 147 - 3322-2244Polícia Militar Rodoviária - 1527Aeroporto "Bartolomeu de Gusmão" - 3322-3441Terminal Rodoviário - 3322-4549Estação Ferroviária - 3322-3131Telefônica - 0800 7715104Sedex - 3333-1138Correio Centro - 3322-2588Correio Vila Xavier - 3322-7445CTA - 3303-7367DIG - 3322-3500CVV - 3336-4111IML - 3322-1110CPFL - 0800-0101010DAAE - Água e Esgoto - 0800-7701595Disk Denúncia - 147Central de Ambulância - 192Iluminação Pública - 0800-7701515

ORGANIZAÇÃO SOCIALDE LUTO MICELLI LTDA.

Fones: (16) 3336-7879 / 3336-8563

NOTA DE FALECIMENTOA Organização Social de Luto Micelli comunica o

falecimento do Sr.ANTONIO SITTA

Com 80 anos de idade, ocorrido no dia 31/03/2016 nacidade de ARARAQUARA. O extinto era Viúvo da Sra.

MARINA MAGRINI SITTA. Deixa: Filhos, Netos, Bisneta,Parentes e Amigos. Seu Sepultamento foi realizado no

dia 01/04/2016, às 16:30 hs, saindo o féretro doVelório Municipal, para o cemitério São Bento.

NOTA DE FALECIMENTOA Organização Social de Luto Micelli comunica o

falecimento da Sra.YOLANDA SANDRETTI DA SILVA

Com 73 anos de idade, ocorrido no dia 01/04/2016 nacidade de ARARAQUARA. A extinta era Viúva do Sr.ANTONIO DA SILVA. Deixa: Filhos, Netos, Noras,

Parentes e Amigos. Seu Sepultamento foi realizado nodia 01/04/2016, às 16:00 hs, saindo o féretro doVelório Municipal, para o cemitério São Bento.

ORAÇÃO DOS SALMOSReze os Salmos 33, 34 e 70, três vezesao dia, durante 3 dias. Faça 2 pedidosdifíceis e 1 pedido impossível de se rea-lizar, Mesmo que não acredite, verá oque acontece. Publique no 4º dia.Amém.J.A.S.

Page 17: O Imparcial 03 de abril de 2016

Música: Fergie estáfinalizando novoálbum solo

17Araraquara, domingo,3 de abril de 2016

13

FOTO: DIVULGAÇÃO

Banda araraquarensecomemora cinco anos deestrada com novo disco eapresentação gratuita

A banda araraquarense Dead or Alivecompleta cinco anos de carreira em 2016e, para comemorar, o trio lança seu quar-to disco, 'Unholiness', em show marca-do para hoje no espaço Garimpo do SescAraraquara. A apresentação, marcadapara as 16 horas, será gratuita e sem anecessidade de retirada de ingressos. Arecomendação etária é livre.Banda formada por Matthew Daniels (bai-

xo), Charlie Nelson (guitarra) e Billy, TheWillie (voz e bateria), a Dead or Alive jádividiu palco com Ratos de Porão, An-gra, Viper, entre outros artistas. Fechamsua discografia 'Last Man Standing' (2014),'Walk On Home, Boy' (2013) e 'On TheRoad With The Young Guns' (2011).Primando pela sin-

ceridade em seu sto-ner rock, que bebeum pouco no hard etambém no southernrock, liricamente onovo disco dialogacom a literatura, o te-atro e o cinema, cri-ando alegorias recheadas de suspense ehorror. O álbum, que é um diálogo como ocultismo e seus mais variados recor-tes, foi produzido em Araraquara, noNova! Estúdio, com Gabriel do Vale, econta com cinco canções inéditas e umabônus track. "Para tal, o álbum foi dividi-do em capítulos, cada um com um misté-rio. Eles são apresentados sem uma sequ-ência lógica, porém são interligados pelaincompreensão, a escuridão e o sacramen-to", pontua o guitarrista Charlie Nelson.

Dead or Alivejá dividiupalco comRatos dePorão, Angra,Viper, entreoutros artistas

Dead or Alive se apresenta gratuitamente hoje no Sesc Araraquara

Page 18: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 201618 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

CINE LUPOShopping Lupo - Rua Gonçalves Dias, 543 - 3º piso

(16) 3333-5544 -www.shoppinglupo.com.br

MOVIECOM JARAGUÁShopping Jaraguá - Av. Alberto Benassi, n° 2270 - Jardim dos Manacás

(16) 3335-7286 - www.moviecom.com.br

SALA 1

ZOOTOPIA3D - Animação - Dublado - Livre - Duração: 108min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h40 - 21h15Sáb., Dom., Feriado: 16h40 - 21h15

ZOOTOPIAAnimação - Dublado - Livre - Duração: 108min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 19h00Sáb., Dom., Feriado: 14h20 - 19h00

SALA 2

NORM E OS INVENCÍVEISAnimação - Dublado - Livre - Duração: 90min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h45 - 17h40Sáb., Dom., Feriado: 13h50 - 15h45 - 17h40

VISÕES DO PASSADOSuspense - Dublado - 14 Anos - 90min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 19h40 - 21h40Sáb., Dom., Feriado: 19h40 - 21h40

SALA 3

A BRUXATerror - Legendado - 16 Anos - Duração: 92min.Seg. a Sex.: 19h30. Sáb., Dom., Feriado: 19h30

KUNG FU PANDA 3Animação - Dublado - Livre - Duração: 95min.Sáb., Dom., Feriado: 14h50

A SÉRIE DIVERGENTE: CONVERGENTEAventura / Ação - Dublado - 12 Anos - Duração: 121min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h30Sáb., Dom., Feriado: 21h30

OS DEZ MANDAMENTOS - O FILMEDrama - Nacional - 12 Anos - Duração: 120min.Seg. a Sex.: 16h50; Sáb., Dom., Feriado: 16h50

SALA 4

BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA3D - Aventura / Ação - Dublado - 12 Anos - 151min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 17h00 - 20h00Sáb., Dom., Feriado: 14h00 - 17h00 - 20h00

SALA 5

BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇAAventura / Ação - Dublado - 12 Anos - 151min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 15h20 - 18h20Sáb., Dom., Feriado: 15h20 - 18h20

BATMAN VS SUPERMAN: ORIGEM DA JUSTIÇAAventura / Ação - Legendado - 12 AnosQui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h20Sáb., Dom., Feriado: 21h20

SALA 1

A GAROTA DINAMARQUESADrama – 119 min – 14 anos – LegendadoQui., Sex., Ter. e Qua. às 21h15.Sáb. e Dom. às 16h30 e 21h15.

MEU AMIGO HINDUDrama – 125 min – 16 anos – NacionalQui., Sex., Sáb., Dom., Ter. e Qua. às 19h.

SALA 2

BATMAN vs SUPERMAN: A Origem da Justiça3D - Ação – 133 min – 12 anos - LegendadoQui., Sex., Ter. e Qua. às 20h.Sáb. e Dom. às 16h30 e 20h.

CCCCCINEMAINEMAINEMAINEMAINEMA

Fergieestá finalizando

Disco deverá ser lançado nosegundo semestre deste ano

Os fãs aguardam ansiosos pelo lançamento do se-gundo álbum solo de estúdio de Fergie e umintegrante da equipe de produção revelou pelo

Instagram que a cantora já está dando os toques finaisno material.

"No estúdio dando os toques finais no 'Double Du-tchess' com as minhas duas pessoas preferidas nomundo, Fergie e Terrace Martin, e sua incrível equipede músicos", escreveu o produtor executivo VenusBrown ao postar uma imagem no local com a estrelado Black Eyed Peas.

Venus ainda divulgou uma foto do produtor Tony Ma-serati fazendo a mixagem do disco. O sucessor de "TheDutchess" deverá ser lançado no segundo semestre desteano e já conta com o single "L.A. Love (LA LA)".

novo álbum solo

BBBBBILHETERIAILHETERIAILHETERIAILHETERIAILHETERIA

‘Deadpool’ é o filme para maioresmais assistido da história do cinema

Numa semana com muito Batman, Supermane Mulher-Maravilha, um herói da Marvel aca-bou roubando a cena. Já faz mais de um mêsque ‘Deadpool’ chegou aos cinemas, mas osuper-herói politicamente incorreto continuacausando estragos. Segundo o portal EW, olonga atingiu a marca de US$745 milhões emarrecadação mundialmente e se tornou a mai-or bilheteria da história entre os filmes R-rated, isto é, com a classificação indicativapara maiores de 17 anos.

O recorde pertencia a ‘Matrix Reloaded’ (2002),segundo filme da trilogia ‘Matrix’, que teve umareceita de US$742,1 milhões. Nos Estados Uni-dos e no Canadá, ‘Deadpool’ ainda é a terceirabilheteria entre filmes para maiores, comUS$349,4 milhões, muito próximo de ‘SniperAmericano’ (2014), que rendeu US$350,1 mi-lhões. O n° 1 em arrecadação doméstica ainda éocupado por ‘A Paixão de Cristo’ (2004), de MelGibson, com US$370,8 milhões.

Lançado na metade de fevereiro, o longa doanti-herói da Marvel já tinha alcançado mar-cas importantes ao arrecadar US$132,4 emseu fim de semana de estreia, se tornando oprimeiro filme R-rated a ter uma bilheteriamaior que R$100 milhões em seu primeirofinal de semana nos cinemas. Além disso,Deadpool teve a melhor bilheteria de abertu-ra da história para o mês de fevereiro.

O longa doanti-heróimaisescrachadoda Marvelbateu orecorde de“MatrixReloaded”

Page 19: O Imparcial 03 de abril de 2016

Novelas

Horóscopo

ÁRIES21 de março a 21 de abril

GÊMEOS21 de maio a 21 de junho

TOURO20 de abril a 20 de maio

CÂNCER21 de junho a 21 de julho

LEÃO23 de julho a 22 de agosto

LIBRA23 de setembro a 22 de outubro

VIRGEM23 de agosto a 22 de setembro

ESCORPIÃO23 de outubro a 22 de novembro

SAGITÁRIO23 de novembro a 22 de dezembro

AQUÁRIO21 de janeiro a 19 de fevereiro

CAPRICÓRNIO23 de dezembro a 20 de janeiro

PEIXES20 de fevereiro a 20 de março

Palavras Cruzadas

Não haverá muitas alterações, tende a ser umdia mais estável que o habitual. Marte e Vênusinfluenciarão igualmente, por isso não esperepor mudanças tão bruscas. Procurar algo novopode lhe aliviar essa fase amena.

Irá ter um dia com pouca influência da Lua, poisela irá apenas provocar um pouco a sua teimo-sia. Já o planeta Vênus irá ressaltar um lado queexplore mais as suas habilidades principalmen-te para superar esta dificuldade.

Neste momento irá sofrer uma mudança umpouco negativa influenciada por Júpiter, queaplicará uma força no seu lado mais disperso edesligado. Tente ser comunicativo sem desviara atenção dos seus objetivos.

No geral tende a se sentir muito bem ao lado daspessoas que você tanto gosta. Marte exaltarámuito bem a sua afetuosidade deixando vocêmais carinhoso. Pode em poucos momentos sermelancólico, porém de forma tênue.

A lealdade que está dentro de você será reco-nhecida por alguém que desconfiava de você.Netuno passará por esta constelação fortale-cendo esse seu aspecto decidido e enfático. Cui-dado para não ceder ao seu lado inflexível.

Estará muito exigente e perfeccionista e irá aca-bando decepcionar algumas pessoas. Vênus équem afetará negativamente para que isso ve-nha acontecer. Porém você pode acender a luzda coerência neste dia.

Vai pairar sobre este signo a força de seu plane-ta regente Vênus. A sua habilidade mais signi-ficativa o equilíbrio lhe deixará mais tranquilopara agir durante o dia. Não obstante ainda simterá dificuldade para algumas decisões.

Durante as atividades do seu irá mostrar umaforte intensidade para executar aquilo que vocêprecisa. Algumas dificuldades que irão ocorrerpoderão ser identificadas pela sua qualidade deforte percepção no ambiente.

Neste dia será Plutão que irá demonstrar umaatividade maior sobre a sua constelação. Ten-derá agir de forma mais irresponsável e des-comprometida com suas atividades. Precisaráde coragem para superar.

Alguns acontecimentos hoje dependerão da suaforma de pensar, é necessário que mostre suaqualidade de ser realista e não fique preso ailusões gananciosas que não vão te levar a nada.A Lua agirá negativamente nesta constelação.

Será envolvido por situações turbulentas e demuitas alternâncias, isto por causa do conflitoentre Saturno e Mercúrio para com a sua cons-telação. É bom que você tente procurar execu-tar suas atividades ao ar livre.

Irá se sentir bem e com poucas alterações, po-rém voltará a estar mais carinhoso e amável. Amelancolia e os pensamentos depreciativos ten-dem a sumir durante o dia. Vênus lhe darábastante força para tanto.

Araraquara . domingo . 3 de abril de 2016 19CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

MALHAÇÃORodrigo revela à família que Rodriguinho pode ser filho de Samurai,e Ana exige que Ciça faça um exame de DNA na criança. Camilagrava um depoimento sobre a relação com Henrique e Marisa de-saprova. Flávia descobre que o namoro de Luciana e Rodrigo estáem crise. Ciça se nega a fazer o exame de DNA e afirma que Samuraié perigoso. Krica decide se afastar de Glauco e Cleiton. Ciçachantageia a família de Ana e Miguel. Luan e Jéssica passam tem-po juntos. Miguel expulsa Ciça e Rodriguinho de casa.

ÊTA MUNDO BOM!Anastácia explica a Sandra que se aconselhou com Pancrácio por-que ele é um homem sábio. Candinho e Pirulito acreditam quePancrácio esteja apaixonado por uma mulher. Maria alerta Celsoque deixará de amá-lo se estiver envolvido em um plano contra suatia. Emma conhece Narcisa, mãe de Lauro. Sandra e Ernesto anun-ciam seu casamento. Severo afirma que dará dinheiro a Diana paraque compre uma casa para sua mãe, e assim poderão se casar.Clarice questiona Vermelho sobre a noite em que Filomena foidopada. Chega o dia do casamento de Dita e Quincas. O detetiveJack retorna à cidade. Anastácia sugere que Sandra convide a famí-lia de Cunegundes para seu casamento. Jack garante a Anastáciaque Ernesto e Sandra já se conheciam.

TOTALMENTE DEMAISCharles beija Débora e Cassandra avisa à irmã que o rapaz estáinteressado apenas em sua fortuna. Charles tenta convencerCassandra de que gosta de Débora. Hugo compra o apartamentode Carolina na Barra da Tijuca. Adele ajuda Max a fingir para seuspais que é namorada do rapaz. Lili pede a Zé Pedro o boletim deocorrência do acidente de Sofia, para encontrar o motorista queprovocou a fatalidade. Max se revolta com a reação dos pais a seusuposto namoro com Adele.

VELHO CHICOSanto propõe aos agricultores fundarem uma cooperativa com ele.Luzia esconde as cartas de Tereza para Santo. Santo sonda ChicoCriatura sobre a casa de Afrânio na capital. Encarnação alerta Afrâ-nio sobre a movimentação dos agricultores na fazenda. Afrânio des-cobre que Tereza está grávida e o médico sugere que o coronelcase sua filha com Santo. Tereza escreve para Santo contando so-bre sua gravidez. Afrânio leva Tereza de volta para casa e a meninase desespera com a reação do pai contra Santo. Luzia queima ascartas de Tereza e Piedade desconfia.

FATMAGÜLFatmagul fica muito triste com a partida de Rahmi. Chegou o grandedia! Há um novo julgamento. Para o julgamento final, é preciso vol-tar ao passado e encontrar as peças que faltam do caso. Cenascomo quando Kerim viu Fatmagul pela primeira vez, quando Mustafáa encontrou conversando com seu atual marido, também é impor-tante lembrar quais eram as intenções de Erdogan e o que aconte-ceu com Selim. Todos os detalhes devem ser analisados pelo juiz,é preciso lembrar o passado para encontrar a verdade!

Page 20: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 201620 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

INFORME PUBLICITÁRIOClube Náutico

Zumba®, hidro, músicae muitas brincadeirasO domingo no Náutico é sempre mais divertido e repleto de alegrias!

Aproveite: o dia é de muita animação, no Náutico

HENRIQUE SANTOS

É dia de muita alegria! Deixe a preguiça de lado evenha curtir as diversas atividades que a equipe derecreação e lazer do Náutico programou para você!

Diversão em todos os lugaresDiversão em todos os lugaresDiversão em todos os lugaresDiversão em todos os lugaresDiversão em todos os lugares10h – ateliê de artes “Pintura” (salão do restaurante)10h30 - Jogos de Mesa (salão do restaurante)11h – Zumba®, com professor da Academia Clube

Náutico (salão do restaurante)11h - Hidro “Entrando em forma” (conjunto de pis-

cinas)12h – atividade Splash (conjunto de piscinas)14h30 – brincadeira “Basquetão” (conjunto de pis-

cinas)14h30 – passeio de Trenzinho (saída do balão do

restaurante, em direção à praia do Bar da Mata)

15h – Torneio Futebol Gol Caixão (praia do Bar daMata)

15h30 – atividade Arremesso para Ganhar (con-junto de piscinas)

Garotada de olho no Espaço BrincarGarotada de olho no Espaço BrincarGarotada de olho no Espaço BrincarGarotada de olho no Espaço BrincarGarotada de olho no Espaço Brincar10h30 – oficina – Pinte, cole e construa sua casi-

nha14h30 – artes "Desenho Gigante"

Ao vivo nos bares do clubeAo vivo nos bares do clubeAo vivo nos bares do clubeAo vivo nos bares do clubeAo vivo nos bares do clubeNetto e Antonelly – Diversos ritmos embalam a apre-

sentação. 12h, Bar das Pedras.Dani e Danilo – Com muitos anos de carreira e CDs

gravados, a dupla sertaneja é sucesso no cenáriomusical. 14h, Bar da Mata.

Yaksoba, tempurá, sushi e churrasco

Hobby Music se apresenta dia 10, domingo, na Chácara do Nelsona partir das 12 horas

No dia 10 de abril, domingo,acontece na Chacara Nelson 39,almoço em prol do Centro Espiri-ta Campos de Paz e ComunidadeEspírita Caminho da Redenção.Atração musical ficará por contada banda Hobby Music. Das 12 às15 horas. Convite individual:R$45,00. Bebidas e sobremesas àparte.Criança de até 9 anos nãopaga. Não será servido para Pontode Venda: Kampai Petiscos (Fone:3311-6433.

Page 21: O Imparcial 03 de abril de 2016

Araraquara . domingo . 3 de abril de 2016 21CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

Choro das Águas tem sambae contação de históriasProgramação gratuita para toda família na Praça do Daae tem início às 16 horas

HHHHHoje retornam as contaçõesde histórias no programaChoro das Águas, realiza-

do pela Secretaria Municipal deCultura e Fundart em parceriacom o Daae. A programação contaainda com o samba animado doGrupo PorAkzzo, além da Feira deArtesanato – reunindo diversasatrações para entreter toda a fa-mília na tarde de domingo.

A Feira de Artesanato abre oevento às 16 horas, com a produ-ção dos artistas da cidade e regiãocadastrados na Sutaco (Superin-tendência do Trabalho Artesanalnas Comunidades).

Também às 16 horas tem início aContação de Histórias com o Gru-po Perimbolê. “Histórias de umaMala Maluca” e “Bumba meu Boi-zinho Dançador” serão as narrati-vas desta semana. Em “Históriasde Uma Mala Maluca” será conta-da as aventuras da personagemFiló, cuja trama se inicia quandoela encontra a Mala Jacobina. Noentanto, esta mala de viagem nãoé uma mala comum, mas guardaem seu interior os mais variadoscontos dos diversos lugares pelosquais Filó andou em suas viagens.A atriz, musicista, e compositora

de músicas infantis Márcia Sen-na, estará também contando diver-sas histórias, como “Bumba meuBoizinho Dançador”.

Para fechar o programa, a Se-cretaria Municipal da Culturaapresenta show musical com oGrupo PorAkzzo. Samba, pago-de, samba rock e swing estão no

repertório contagiante que osmúsicos apresentam no Chorodeste domingo. Exaltasamba,Arlindo Cruz, Mumuzinho, Re-velação, Sensação e Zeca Pago-dinho são alguns dos nomes quenorteiam o repertório. Nascidoem 2012, o PorAkzzo prometeum show bastante animado na

Praça do Daae.Toda a programação do Choro das

Águas é gratuita. A Praça do Daaeestá localizada na Fonte Lumino-sa, à Av. Bento de Abreu, ao ladoda CTA.

SERVIÇO:Choro das Águas apresenta “Gru-

po Por Akzzo”Local: Praça do Daae – Fonte

Luminosa (Av. Bento de Abreu, s/nº - ao lado da CTA)

Data: domingo (03 de abril)Horário: a partir das 16h: Feira

de Artesanato e Contação de His-tórias, 18h: show musical

Grátis

Alunos do Centro da Juventude expõem na Casa da CulturaNesta segunda-feira, 04 de abril,

uma nova exposição ganha des-taque na Casa da Cultura Luiz An-tônio Martinez Corrêa: “Transfor-mando Olhares: com cores, riscose rabiscos”, com trabalhos dosalunos do Centro da JuventudeEnide Maria Fernandes de AguiarFracasso. A abertura do eventoserá às 19h, com entrada gratuitaa quaisquer interessados.

Com quadros, peças em artesa-nato e fotos de registro das ofici-nas, a exposição apresenta umpouco do dia-a-dia do Centro daJuventude, revelando desde aspeças produzidas pelos alunosaté os registros fotográficos feitospelos próprios funcionários sobreo cotidiano na unidade.

Aproximadamente 30 quadrosdas Oficinas de Pintura em Tela eArtesanato compõem a exposição.Produzidos com tinta acrílica, aspeças trazem releituras de obras

consagradas, abstratas ou figura-tivas. Entre o material do artesa-nato, destaque para as pinturasrealizadas em tecido e tambémem MDF. Já as fotografias regis-tram momentos dos alunos ematividades no próprio Centro ou ematividades externas, como nas vi-sitas à Casa da Cultura e ao Cea-ma. Diversas fotografias revelamo trabalho efetuado nas oficinasdo Serviço de Convivência e Forta-lecimento de Vínculos, Culinária,Violão, Tênis de Mesa, Karatê, Bre-aking e do curso de InformáticaBásica. A abertura da exposiçãocontará com apresentação de vio-lão, dramatização sobre o Centroda Juventude, além de depoimen-to de um adolescente – que falaráem nome dos demais participan-tes do programa - sobre a impor-tância do trabalho efetuado noCentro da Juventude.

De acordo com Geisa Roncolato

Bellini, psicóloga gestora de uni-dade, a exposição “Transforman-do Olhares” tem o intuito de apro-ximar os adolescentes de seusfamiliares, amigos e da comuni-dade através de suas potenciali-dades e qualidades. A gestoraconta que o Centro de Juventudeatende jovens com idade entre 12e 18 anos incompletos, das 8 às17 horas, com oficinas sócio-edu-cativas e também com o cursoprofissionalizante de informática(parceria com o SENAI). “Os inte-ressados podem nos procurar,pois as inscrições ficam abertasdurante todo o ano para as vagasdisponíveis nas oficinas”.

O Centro da Juventude está vin-culado a Gerência de ProteçãoSocial Básica da Secretaria Muni-cipal de Assistência e Desenvolvi-mento Social, e suas intervençõesvisam a participação social, o pro-tagonismo e a autonomia dos

adolescentes. Seu endereço é: Av.Domingos Francisco de Paula,395, no Jardim Pinheiros. Mais in-formações podem ser obtidaspelo fone 3339-7279.

A exposição segue aberta ao pú-blico até o dia 19 de abril. A Casada Cultura está localizada na re-gião central de Araraquara, à RuaSão Bento, 909.

Page 22: O Imparcial 03 de abril de 2016

Divirta-se com um Lápis "O importante é saber segurar com firmeza nas mãos daesperança"

RESPOSTAS: 1 - Arvore / 2 - Hidrante / 3 - Janela / 4 - Prédio ao fundo / 5 - Chaminé / 6 - Placa de trânsito / 7 - Galho da árvore na calçada

Jogo dos Sete ErrosAntiga residência da avenida D.Pedro. Entre os dois desenhos há sete diferenças.Divirta-se em

procurá-las

1 - DIVIRTA-SE COM UM LÁPIS.Material - Papel sulfite - Lápis 6B.

2 - Tendo como eixo a curvatura da coluna vertebral e as linhas do ombro eda cintura pélvica, torna-se fácil preenchê-lo com as formas cilíndricas dotórax e da cintura pélvica.

3 - Os exemplos acima, demonstram esta ação. Observe que os cilindrosestão modificados e adaptados à posição da pose e a uma anatomia dafigura.

4 - Por sua vez, as pernas e braços também são cilindros modificadosdentro de suas proporções. As setas indicam a ação do escorço.Lembre-sede que, conforme o cilindro gira em sua direção, o tamanho aparente docilindro diminui e o diâmetro da elipse aumenta até a forma de um círculo,quando esses elementos são visto de frente.

5 - A figura completa, onde asdobras do vestuário acentuam apose e a naturalidade da figura.

6 - Próxima semana - Mais pose.

7 - Material fornecido pelo Núcleode Artes Visuais. - cursos

DESENHO - PINTURA. Contatotelefones 3336-6399 ou 3322-

3378-

8 - Visite nosso blog e verá ahistória de Araraquara contada

de forma diferente.

www.nav-nucleodeartesvisuais.blogspot.com

22Araraquara, domingo,3 de abril de 2016

Mural

Recentementeessa menina

linda, a Manu, fezaniversário. Que

seu caminho sejaladrilhado com

pedrinhas defelicidade.Parabéns!

Page 23: O Imparcial 03 de abril de 2016

· Apesar dos muitos proble-mas com o roteiro no início detrabalho, “Liberdade, Liberda-de” vai estrear na Globo comuma boa frente de capítulosgravados...

· ... Mérito da equipe coman-dada pelo diretor Vinicius Co-imbra...

· ... Só lembrando: esta novanovela das 23h começou comautoria de Marcia Prates esupervisão de Euclydes Mari-nho...

· ... Marinho abandonou obarco e a “batata quente” foiparar nas mãos de Gloria Pe-rez – que também pulou forae foi cuidar da sua nova nove-la...

· ...Por fim, “Liberdade” virouuma novela de Mário Teixeiracom argumento de MárciaPrates. Ufa! Estreia dia 11.

· Globo está desenvolvendonovos formatos para inseri-losdentro das transmissões dofutebol.

· Bruno Gissoni investe emum espaço cultural no Rio deJaneiro.

· Programa do Sérgio Maro-ne deu uma esfriada na Re-cord...

· ... A informação é que oprograma vai sair, só não sesabe quando.

· Na verdade, a prioridade naRecord está voltada para oprograma do Fábio Porchatque estreia depois da Olimpí-ada.

Com respeito - 1José Bonifácio de Oliveira Sobri-

nho, o Boni, não faz muito tempo,em longa entrevista ao “MorningShow” da rádio Jovem Pan, disseque o “Tá no Ar" faz piada que "90%das pessoas não entendem, poisninguém sabe do que se trata”. Adeclaração do ex-todo-poderosoda Globo, evidentemente, provo-cou revolta em muitos redatores eartistas do programa.

Com respeito - 2Marcius Melhem, um dos princi-

pais nomes do “Tá no Ar”, no en-tanto, não se abalou com a decla-ração de Boni. “Recebemos [aopinião] com respeito”, declarou oator e roteirista, na contramão deoutros colegas. Mais diplomáticoimpossível.

Plano da Rede TV!Em relação ao trabalho que pre-

tende realizar durante a Olimpía-da, a Rede TV! informa que, alémdo “RJ Notícias” dedicado ao even-to, com acompanhamento local eapresentação de Fábio Barreto,haverá cobertura nacional em to-dos os programas jornalísticos eesportivos da casa. Serão cercade 40 profissionais dedicados aoevento no Rio de Janeiro. Paracompletar o time, dez colaborado-res de São Paulo serão alocadosna cidade maravilhosa.

Emplaca“Malhação”, temporada de 2013,

está entre os programas mais vis-tos do Rai Gulp, canal aberto TDT(Televisão Digital Terrestre), volta-do para o público jovem. A produ-ção estreou em 3 de janeiro, às13h50, e tem conquistado entre 80e 120 mil telespectadores diários,com picos de 140 mil. Númerosbastante expressivos para um ca-nal temático no país. Essa é a pri-meira vez que “Malhação” é exibi-da na Itália.

BateRebate

De volta - 1Marcos Oliveira gravou participa-

ção especial em dois episódios dasegunda temporada de “Os Subur-banos”, com estreia marcada parao dia 7 de abril no Multishow. Elevive seu Sharuf, síndico do condo-mínio luxuoso para onde Jefinhodo Pagode (Rodrigo Sant’Anna) semuda com a família. Rigoroso, elevai implicar constantemente como comportamento dos novos mo-

radores.

De volta - 2Em uma das confusões, seu

Sharuf acaba preso, por discrimi-nação e preconceito, e vai dividir amesma cela com Jefinho. Trata-se do primeiro trabalho de Olivei-ra na TV após 14 anos no ar comoo Beiçola em “A Grande Família”,que teve seu encerramento em2014 na Globo.

Paolla fechouPaolla Oliveira está confirmada

no elenco de “3000 dias nobunker”, filme sobre a história dacriação do Plano Real. Ela viverá amulher de Gustavo Franco, inter-pretado por Emílio Orciollo Netto.O roteiro é baseado no livro ho-mônimo de Guilherme Fiuza. De-pois do filme, Paolla vai aguardaros preparativos da novela “À Florda Pele”, de Glória Perez.

AlertaAtores da novela “Os Dez Man-

damentos” – segunda temporadareclamam da falta de estruturapara as gravações nas instalaçõesdo extinto Recnov – agora Casa-blanca Estúdios Rio de Janeiro.Um assunto sério e que precisaser mais bem acompanhado pelaparceria. Teve gente passandomal por lá e reclamando, entreoutras coisas, de ar condicionadoquebrado.

Cenas internacionaisUma equipe de “Totalmente

Demais”(Globo), liderada por Ju-liana Paes, Marina Ruy Barbosa,Daniel Rocha e Fábio Assunçãoviaja para Montevidéu, no Uruguai,nos próximos dias. Será o últimocompromisso internacional doelenco e está relacionado a umplano de Rafael(Rocha) eCarolina(Paes), que se unem parase vingar de Arthur (Assunção) eGermano(Humberto Martins),mas, que terá como vítima, a pro-tagonista Eliza.

C’est finiHenri Castelli vai aparecer bar-

budo e com cabelos compridos napróxima novela das seis da Glo-bo, “Sol Nascente”, de WaltherNegrão com estreia em setembro.O papel é o de um tatuador, irmãoda personagem de Letícia Spiller.Então é assim. Mas amanhã temmais. Tchau!

23Araraquara, domingo,3 de abril de 2016

EDU MORAES/REDE RECORD

SBT pensa no “Gol Show”como uma das atrações do

seu aniversárioEm agosto o SBT vai comemorar 35

anos e, apesar da ordem quase geralnas TVs e em outros segmentos pararedução de investimentos, pretende-se organizar uma programação espe-cial voltada para o aniversário, masque também possa “beliscar” algumacoisa em torno dos Jogos Olímpicos,realizados no mesmo mês.

A emissora confirma que estão sen-do feitos estudos e avaliadas algumasideias, porém, informa que ainda nãoexistem definições sobre o que seráexibido como proposta de grade.

Em seus interiores, no entanto, émuito forte o comentário que umadessas “novidades” será a volta do

“Gol Show”.A atração, como se recorda, aposta-

va em interatividade com o públicoem casa. O programa, inicialmenteconduzido por Silvio Santos, era umgame que simulava cobranças de pê-nalti. Por telefone, o participante aci-onava um canhão que disparava a bolaao comando da voz. Cada um tinhadireito a três “chutes” a gol. Além dodono do SBT, o “Gol Show” foi apre-sentado por Silvio Luiz, Babi Xaviere Luis Ricardo. O mesmo Ricardo estácotado para comandar a nova versão,que também tem o objetivo de pegaruma “carona” no período da Olimpí-ada.

Muito trabalhoMilena Toscano foi uma das atri-zes mais exigidas durante as gra-vações da novela “Escrava Mãe”,uma produção da parceria Casa-blanca-Record. O que pouca gen-te sabe é que ela interpretounada menos que quatro persona-gens na trama de Gustavo Reiz,um deles masculino. A novelaainda não tem data de estreiadefinida na emissora.

Page 24: O Imparcial 03 de abril de 2016

24Araraquara, domingo,3 de abril de 2016

INFORME PUBLICITÁRIO

AAAAAvaliaçãoval iaçãoval iaçãoval iaçãoval iaçãogratuitagratuitagratuitagratuitagratuita

HENRIQUE SANTOS

Muito amor e cumplicidade com o casal Wadyha e Tufich Haddad, no Náutico

DIVULGAÇÃO

Com a mão na massa - O chef Everaldo Molina estará hoje, a partir das 8h30ministrando uma oficina gastronômica, no Cazuza’s Sport Bar & Diner. Nocardápio massas artesanais, molhos clássicos e salada italiana. Mangia quete fa bene!

Mariana Tezini e KleitanVon Kant se

apresentaram no“DançAlternativa”,projetode intercâmbio idealizado

por Moema Guimarães,de Araraquara e ClaudineiGarcia, de Aveiro/Portugal

O artistaplástico Ruy

César daSilva

participou naúltima terça,

da reuniãomensal do

GEART Grupode Estudos da

Arte

Fim de semana ou final de semana?Você sabe a diferença? Fim de semana é uma expres-

são consagrada para indicar o período de tempo que seinicia na noite da sexta-feira e se encerra na noite de do-mingo ou manhã de segunda-feira. Por outro lado, finaltem apenas um sentido próprio de última parte de algo,ideia essa presente em diversas expressões: final de dia,final de século. E, por não ser uma expressão consagradacomo tal, nem formar um circunlóquio específico, o final desemana só pode ser entendido até a última hora do sába-do, já que domingo é o primeiro dia da nova semana. En-tão, o correto é desejar um ótimo fim de semana, e nãofinal de semana como a maioria das pessoas usam.

Em SampaO Centro Universitário Belas Artes de São Paulo vai re-

alizar no dia 8 de abril a partir das 9h, um evento chama-do Conexões, que vai receber a palestra do norte-ameri-cano Craig Robins, presidente e CEO da Dacra, umaempresa imobiliária inovadora que utiliza arquitetura, artee design para construir destinos criativos. Seu foco atualé o Miami Design District, um bairro dedicado a lojas deluxo, design, instalações de arte pública e exposiçõesculturais. Além dele, a instituição vai receber palestrasde outros profissionais igualmente renomados. A propos-ta deste evento é reunir profissionais visionários para falarsobre empreendedorismo, economia criativa e inovaçãoe discutir sobre ideias que podem se tornar grandes opor-tunidades de negócios rentáveis. Inscrição através do link:http://bit.ly/inscrevasenoconexoes