o imparcial 03 de março de 2016

24
FOTO: JOSÉ AUGUSTO CHRISPIM

Upload: jornal-o-imparcial

Post on 26-Jul-2016

246 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Procuram-se vítimas. Enquanto no Facebook chovem denúncias e relatos contra o andarilho, no ‘mundo real’ a polícia busca acusações concretas. Corte do Pibid gera manifestos. Abaixo assinado é realizado para reintegrar os funcionários da Saúde Marinho e Lucy. Mais proibições aos fumantes. Técnico da Ferroviária vira alvo de especulações envolvendo o Palmeiras. Araraquara pode receber Jogos Escolares do Estado de São Paulo. Corinthians bate Santa Fe e segue invicto na Libertadores. Palmeiras vai atrás da 1ª vitória na Libertadores. 'Kung Fu Panda 3' estreia em Araraquara. Oficina de Cinema para Adolescentes começa este mês.

TRANSCRIPT

Page 1: O Imparcial 03 de março de 2016

FOTO

: JO

SÉ A

UG

UST

O C

HRI

SPIM

Page 2: O Imparcial 03 de março de 2016

• Carlos André de Souza

Dólar ComercialCompra: R$ 3,8871Venda: R$ 3,8877

Índice da poupança0,5000 / Nova Poupança: 0,6700

Nesta edição: 24 páginasCidade 3, 4 e 5Polícia 6Geral 7Nacional 8Esporte 9 a 16Cartaz 17 a 23Social 24

MAX

MIN22º

PREC12mm

30º

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodosde céu nublado, com chuva a qualquer hora.

Artigo Charge

Índice

EXPEDIENTE

Um jornal a serviço de Araraquara e região

• Av. José Bonifácio • 715 • Centro • Araraquara • SP • Fones: (16) 3336.2022 • (16) 3336.2498 • (16) 3336.5991 •

Diretora responsávelCecília A. Silva - Reg. Prof. Mt. 9.687

Diretor geralJosé A. C. Silva - Reg. Prof. Mt. 7.339

Editor-chefeJosé A. C. Silva - Reg. Prof. Mt. 7.339

RedaçãoCarlos André de SouzaCélia PiresJosé Augusto Chrispim

FundadorAntonio Corrêa da Silva (1931-1955)

Paulo A. C. da Silva (1955-1994)

O IMPARCIALRepresentante:Sucursal - Soul de Publicidade S/C Ltda.Cal. dos Cravos Nº45- Alphaville - Barueri - SPCEP: 06453-007 | Fone: (11) 4133.0150

www.jornaloimparcial.com.br

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 20162 OOOOOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃOPINIÃO

Bombas e balões

Existem pessoas que são realmenteinsensíveis. Entre elas coloco aque-las que gastam o difícil dinheiri-nho com a compra de bombinhas,rojões e outros artefatos barulhen-tos. O barulho afeta diretamente oscachorros que possuem ouvidosmuito sensíveis, os bebês, as crian-ças e as pessoas que possuem dis-túrbios mentais. Há casos em quepessoas doentes por causa dessesdistúrbios pularam de janelas e deprecipícios, suicidando-se, por cau-sa de malucos que também devemser doentes e que merecem a aten-ção aguda de psiquiatras.

O barulho está na ordem do diaentre as preocupações mais impor-tantes da Organização Mundial daSaúde. Está provado que o baru-lho reduz a longevidade. Tem le-vado muitas pessoas ao desespero.E os animais também. Quantoscachorros sofrem com o barulho,principalmente das bombinhas, ummartírio para eles. Os que fazemexplodir bombas durante os maisdiversos tipos de comemorações,deveriam ser alertados para osmales que praticam. As Secretari-as da Educação e até o Ministérioda Educação precisam passar paraos alunos uma aprendizagem es-pecial sobre o valor do silêncio que

é o indutor da paz, enquanto obarulho nos leva sempre a imagi-nar destruição e guerra.

Nos recentes ataques em Paris,muitos franceses imaginaram que ostiros eram bombinhas e nem liga-ram para esse trágico acontecimento.Ficaram inertes onde estavam.

Quando alguém quer comemo-rar alguma coisa, que solte fogosde artifícios, que são mais boni-tos, colorem os céus, mas tambémtrágicos quando os pavios caemsobre lugares de fácil combustão.

Numa tarde de sábado de 1971,estava no Morro da Mangueira, noRio de Janeiro. Contei 823 balõesque cruzaram os céus em menos

de três horas. Alguns soltavammorteiros que caíam sobre barra-cos causando incêndios devastado-res. Eram favelados destruindo avida de favelados. Uma enormefalta de consciência social, de so-lidariedade humana e de respon-sabilidade. Ainda agora os balõescruzam os céus de quase todas ascidades do Brasil.

Vamos exigir das autoridadesmaior controle nas fontes primári-as desses crimes hediondos. Bastao apoio e a solidariedade da popu-lação responsável. Os irresponsá-veis precisam ser punidos.

* [email protected]

‘Conversa mole’

Para tentar ‘matar o tempo’antes que ele me mate, é queescrevo estas ‘mal traçadas

linhas’, frase feita que revela falsamodéstia e que pode ser encontra-da no “Pai dos Burros”, dicioná-rio de lugares comuns e frases fei-tas escrito pelo cronista Humber-to Werneck em 2014.

Modéstia à parte, claro, como jáconfessei em escritos passados,escrevo menos para os outros doque para mim mesmo, egoistica-mente, e se por acaso algum as-sunto for do agrado do prezado lei-tor ou da querida leitora, claro quefico ainda muito mais contenteporque, de certa forma, houve al-guma empatia entre nós.

Se não, fazer o quê? Pois quemsou eu, cronista caipira amadorque escreve para alguns jornaisdaqui do interior, para tentar di-zer alguma coisa depois das crôni-cas que foram publicadas por tan-tos experts nessa arte? A imagina-ção que eles tinham e têm tais pes-

soas foge a qualquer comparação.É verdade que geralmente os

assuntos são os mais vários pos-síveis e como toda crônica se re-fere comumente à época em queforam escritas, tudo irá depen-der do momento, da inspiração,do estado de espírito do autor,enfim, de uma série de circuns-tâncias que, somadas, podem le-var o escrito tanto a se tornar umclássico, como ser completamentedescartável, isto é, lido pelo lei-tor para, logo em seguida, já seresquecido.

Aliás, essa é a função da crôni-ca mesmo: distrair o leitor dasagruras da vida das quais o jor-nal está repleto, principalmentenos dias atuais. Outro dia a “Fo-lha de São Paulo” reuniu algunscronistas para que eles mostras-sem suas experiências aos leito-res, o que eles achavam sobreessa espécie de literatura leve,desse gênero: a crônica.

Definiu o editor dizendo que elaé “certamente uma narrativamais leve e autoral, que parece

ter como função poupar ou re-compensar o leitor da aridez donoticiário e das análises especi-alizadas”. E o que eles disseramsobre ela? Ruy Castro: “O cro-nista é o cara que conversa fiadocom o leitor, e o leitor aparente-mente gosta dessa conversa fia-da”; Fernanda Torres: “é o pa-raíso do sujeito”; Luís FernandoVeríssimo: “como ela é indefini-da é um convite à liberdade” ediz que “a melhor definição decrônica que conheço é tudo aqui-lo que eu disser que é crônica”.

Nem preciso citar os clássicos:Rubem Braga (o maior deles), Pau-lo Mendes Campos, Otto Lara Re-sende, Fernando Sabino, além éclaro, das saborosas de Machadode Assis e Manuel Bandeira e quedepois foram compiladas e trans-formadas em livros.

Todos eles são e eram profissi-onais: vivem e viviam da imagi-nação para poderem sobreviver.O que é uma vantagem e umadesvantagem ao mesmo tempo.Creio, no entanto, que para o

escritor ou para o jornalista queescrevem periodicamente, quepossuem uma profunda cultura econhecimento do comportamen-to humano, que ‘dão asas à ima-ginação’ (mais uma frase feita),que são obrigados a num peque-no espaço do jornal a expor tudoaquilo que sentem e veem e quedevem ser excelentes para agra-dar aos leitores, não deixa de seruma desvantagem porque, nãoraras vezes, ‘dá um branco’, o

tempo é exíguo e torna-se difícilinventar alguma coisa.

Mas inventam e todo mundogosta. São bons mesmo. Já osamadores...

* Sociólogo

• Geraldo Gomes Gattolini *

• Luís Carlos Bedran *

Page 3: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 2016 3CCCCCIDADEIDADEIDADEIDADEIDADE

O raio da discórdiaNo dia em que o reservatório se rompeu seis bairros ficaramsem energia, mas a CPFL afirma em laudo, que não houve raio

A oitiva do superintendentedo DAAE, Guilherme Soares, era uma das mais

aguardadas na CEI do DAAE. Elaaconteceu na tarde dessa quarta-feira (2) na Câmara Municipal, co-locando fim na primeira fase dasinvestigações sobre a queda do re-servatório da Vila Xavier, ondeduas pessoas foram vitimadas.

Soares não foi diferente dos vári-os que passaram na comissão econfirmou que o rompimento daprimeira célula em 2014, foi de-vido a um descuido de um funcio-nário. Ele afirmou ainda que elesjá trabalhavam com a carga abai-xo do nível antes mesmo do laudoda Falcão Bauer, e que resolve-ram fazer assim porque pretendi-am descartar aquele reservatórioe construir um novo, assim que averba do PAC fosse liberada.

Ele disse também que no mo-mento em que o raio queimou osequipamentos, ele não foi avisa-

do na hora, pois existe uma hie-rarquia e o correto era colocar opessoal na rua para cuidar das 62áreas atingidas.

“Não adianta ficarmos agora per-guntando o porquê, houve um aci-dente”, afirmou Soares.

Todos os funcionários da autar-quia afirmaram que um raio caiuqueimando os aparelhos de tele-metria e, por isso, perdeu-se o sis-tema, mas o presidente da CEI,Édio Lopes, apresentou um lau-do da CPFL afirmando que na-quele dia não houve raio na Fon-te Luminosa. Contestando umlaudo Meteorológico da UNESPde Bauru que afirmou que nomomento da chuva as 15h22, hou-ve sim um raio de intensidademuito forte que chegou a 50 dBZ.Acima de 40 dBZ segundo o lau-do, as chuvas vêm acompanhadasde descargas elétricas.

O advogado da autarquia, Dr.Sampaio, afirmou que além dosaparelhos queimados pelo raio,também foram destruídos onze

computadores pelo mesmo moti-vo e, talvez por isso, a CPFL nãoqueira admitir o acontecimento deum raio, trazendo para si respon-sabilidades. No dia 11 de novem-bro de 2015, quando se rompeuo reservatório ao menos seis bair-ros na cidade ficaram sem ener-gia elétrica.

Para Guilherme, não havia neces-sidade de se construir um novo re-servatório com urgência. “Tinhaoutras prioridades e estava emba-sado em laudos”, disse afirmandoque aguarda uma verba do PAC parasua construção, pois “com verbaprópria esse ano de 2016 não sai”.

Para Guilherme, não existe cul-pa nem dele nem da autarquia, “foium acidente, e cumpriremos o quea comissão ou o Ministério Públi-co achar correto, mas não existemculpados, jamais imaginamos queaconteceria algo dessa magnitude”,finalizou o superintendente.

Agora, caberá a CEI iniciar orelatório para posteriormente en-viar ao Ministério Público.

• Suze Timpani

O superintendente do DAAE, Guilherme Soares,deu seu depoimento na CEI, ontem (2)

FOTO

: SU

ZE T

IMPA

NI

Simioni pede solução para vias esburacadas no 1º Distrito IndustrialApós receber reclama-

ções de empresários do 1ºDistrito Industrial sobreas condições das vias deacesso no local, o verea-dor Donizete Simioni (PT)foi conferir de perto a si-tuação na Rua SargentoNilson Câmara Ribeiro,onde estão situadas algu-mas empresas.

Ele conversou com pro-prietários de transporta-doras e caminhou pelaregião. O parlamentarconstatou as más condi-ções das ruas e se com-prometeu em encaminharo problema para a Prefei-tura, para que sejam fei-tos reparos em trechosmais problemáticos.

De acordo com Simioni,os buracos aumentaram

em quantidade e tamanhoapós as chuvas de feve-reiro. “Há um grandenúmero de caminhõestransitando no 1º DistritoIndustrial. Em certos ca-sos, veículos mais pesa-dos não conseguem entrarnas garagens das transpor-tadoras se estiverem car-regados, pois estouram ospneus”, conta o vereador.

Além do serviço de tapa-buracos, é necessária tam-bém a instalação de maisbocas-de-lobo para evitarque as enxurradas inun-dem os pátios das empre-sas. “As águas das chu-vas entram com força ecomprometem a estrutu-ras dos muros nas propri-edades que ficam na bai-xada”, acrescenta.

Vereador conversoucom empresários ecaminhou pelasruas do bairro

FOTO

: ASS

ESSO

RIA

Page 4: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 20164 CCCCCIDADEIDADEIDADEIDADEIDADE

Corte do Pibid gera manifestosDr. Lapena abraça a causa de alunos e professores na continuidade do programa

Alunos e professores docurso de licenciatura em química Unesp

- Araraquara, estão temerososcom o impacto que o corte doPrograma Institucional deBolsa de Iniciação à Docên-cia (Pibid) cause consequên-cias negativas. São unâmesem afirmar que se, caso o fi-nanciamento for reduzido, vaiprejudicar a formação dos fu-turos professores.

A Coordenação de Aperfei-çoamento de Pessoal de Ní-vel Superior (Capes) infor-mou que ratifica a continui-dade do Pibid, mas o pro-grama está em análise paraatender a mais escolas deeducação básica.

Os alunos beneficiadospelo programa recebem au-xílio de R$ 400,00 e têm aoportunidade de vivenciarexperiências nas salas deaula. Professores que super-visionam no mínimo cinco eno máximo dez bolsistas re-cebem R$ 765 e a coorde-nação recebe R$ 1.400,00.

O vereador Dr. Lapena (PP)disse ontem que pedirá aoMEC manutenção do Pibidem Araraquara. O anúncio docorte do Programa Instituci-onal de Bolsas de Iniciação àDocência (Pibid) fará com que

várias escolas públicas sejamdescredenciadas da parceriacom as instituições de ensinosuperior, provocando descon-tinuidade e prejuízos para otrabalho em andamento, des-cumprindo o Plano Nacionalde Educação (PNE). Cientedesse problema, Lapena (PP)está pedindo a continuidadeem sua integralidade do pro-grama buscando avançar comas políticas da educação.

“Esse trabalho é fundamen-tal para contribuir com aconstrução de escolas melho-res e, consequentemente deuma sociedade de fato demo-crática”, diz o parlamentar,que enviou requerimento ao

ministro da Educação, Aloi-zio Mercadante, ao presidenteda CAPES, Doutor CarlosNobre e ao Deputado Fede-ral, Guilherme Mussi.

Segundo o vereador, a me-dida assusta porque em 2007,o Ministério da Educação(MEC) fez um estudo em queo Brasil poderia sofrer um"apagão de professores" casomedidas importantes não fos-sem tomadas, sobretudo nasáreas de Ciências da Nature-za e Matemática. Dois anosdepois, o PIBID foi criadocomo iniciativa para o aper-feiçoamento e a valorização daformação de professores paraa educação básica.

• José A.C. Silva

Alunos munidos de cartazes em frenteà faculdade de química da Unesp

FOTO: AMADEU BEGO/ARQUIVO PESSOAL

Page 5: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 2016 5CCCCCIDADEIDADEIDADEIDADEIDADE

Abaixo assinado é realizado para reintegraros funcionários da Saúde Marinho e LucyServidor enxerga esse momento como uma nova catástrofe das pessoas que necessitam de assistência da saúde

Um abaixo-assinado estásendo realizado reconhecendo o trabalho do se-

nhor Marinho, cujo trabalho foisuspenso. O servidor público mu-nicipal Claudemir Conte não en-cabeça o documento, mas é favo-rável ao mesmo.

Ele procurou a redação do O Im-parcial para reclamar, como cida-dão, que é, sobre um fato que estáocorrendo na Saúde da cidade e queafeta diretamente a sua esposa.

Claudemir conta que sua mulherestá com uma lesão no joelho provo-cada por um acidente doméstico eque o mesmo a levou auma condição cirúrgi-ca que exige a coloca-ção de uma prótese.

Assim ele procuroua Secretaria da Saú-de, onde foi atendidopelos funcionários Marinho e Lucyseguindo as instruções que diziamque eles atendiam às terças e quin-tas. “Eles atenderam a gente mui-to bem e entendi que o trabalhode ambos promove um ‘assistenci-alismo’ que a população merece,que é ser tratado com educação,ser acolhido com conforto, poiscada um tem a sua necessidade eeles dão a palavra amiga e ajudam,ou seja, daquilo que eu fui procu-rar, que fosse feito um agendamento

no NGA3 com o ortopedista e o pe-dido transcorreu favoravelmente.Conseguimos uma autorização paraque a cirurgia fosse realizada noCros de Matão. Até ai deu tudocerto, pois o médico viu os examese a necessidade da cirurgia”.

‘Proibidas’‘Proibidas’‘Proibidas’‘Proibidas’‘Proibidas’O próximo passo, segundo Conte,

seria levar a autorização dada pelomédico ortopedista para a Secreta-ria de Saúde e qual não foi a suasurpresa ao se deparar com a condi-ção de que as pessoas que estavamelencadas através de Marinho e deLucy estavam ‘proibidas’ pelo Mi-nistério Público, uma vez que havi-

am suspenso não só acondição de agenda-mento de cirurgia comoos outros agendamentosde outros exames,como ultrassom, porexemplo. “Eu vi o com-

portamento deles, independente de-les serem nomeados ou não pelo ser-viço público pelo prefeito estavampromovendo uma forma de atendera população de um jeito onde mui-tos que estão lá dentro e ganhandobem não têm a capacidade de trataras pessoas com tanta educação e aco-lhimento. A população já é penali-zada com as suas doenças. Minhaesposa foi penalizada com um aci-dente doméstico que está levando elaa uma cirurgia e agora a gente se

depara com uma condição políticadentro da Secretaria da Saúde, le-vando a pessoa a um sofrimento mai-or ainda, pois não sabe o que vaiacontecer. Dentro do meu ponto devista, o secretário da Saúde é o res-ponsável por essa situação de pena-lizar a população daquilo que elamais sofre. A Promotoria Pública daSaúde está começando a ‘apadrinhar’um caos social, pois se a Promotoriaé uma amiga da população parece

estar impondo uma condição onde osofrimento se estende ainda mais.Acredito que o prefeito deve uma sa-tisfação para a população, pois foi elei-to para cuidar da população e devese manifestar em relação a essa ques-tão Marinho/Lucy, pois ele nomeouum secretário que está colocando aspessoas em um verdadeiro holocaus-to social. Agora estou aqui com a guiade cirurgia da minha esposa que nãosabe quando a mesma vai ser autori-

zada e ela sofre porque tem que to-mar medicamentos fortíssimos porconta da lesão e até quando vamosatenuar uma questão política quandoa questão técnica cirúrgica está qua-se pronta?”, questiona ele.

A reportagem enviou uma deman-da para a prefeitura questionandoa situação das pessoas que conver-saram com Marinho e Lucy, masaté o fechamento da edição nãoobtivemos resposta.

Pessoas nãosabem o que vaiacontecer comsuas demandas

• Célia Pires

FOTO

S: C

ÉLIA

PIR

ES

Claudemir mostra pedidos e documentos: estamos com um pedido de cirurgiaque não avança e minha esposa precisando operar. No detalhe, pessoas

procuravam os funcionários nos horários marcados no papel

Page 6: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 20166 PPPPPOLÍCIAOLÍCIAOLÍCIAOLÍCIAOLÍCIA

Procuram-se vítimasEnquanto no Facebook chovem denúncias e relatos contra oandarilho, no ‘mundo real’ a polícia busca acusações concretas

Jorge alegou ter sido espancado na rua devido às acusações

Devido à grande repercussãogerada pela matéria veiculada na edição de ontem

(2) deste jornal, a respeito da po-lêmica que envolve várias denún-cias de pessoas que teriam sidoatacadas pelo morador de rua, Jor-ge Rodrigues Carvalho, de 21anos, resolvemos dar continuida-de ao assunto. Apesar de haverdiversas postagens feitas em redesocial nos últimos dias acusandoJorge por vários ataques, nada foicomprovado contra ele até o fe-chamento destaedição, de acordocom a delegada ti-tular da Delegaciade Defesa da Mu-lher (DDM) deAraraquara, Dra.Meirilene CastroRodrigues.

A reportagem do O Imparcial jáhavia contatado a delegada na ter-ça-feira (1), e foi informada porela que, o andarilho já havia sidoapresentado na DDM, mas comonão foi apresentado nenhum regis-tro de crime, o mesmo foi ouvido,identificado e liberado.

De acordo com a Dra. Meirile-ne, uma estudante, de 19 anos,foi até a DDM na manhã dessaquarta-feira (2) para registrar umboletim de ocorrência contra Jor-ge. A jovem alegou que se sentiuameaçada pela presença dele en-quanto caminhava em uma rua dobairro Quitandinha e, depois depedir ajuda para um comercian-te, teria caminhado para a repú-blica onde mora e teria sido acom-panhada por Jorge até próximo daporta de sua casa.

A delegada relatou para a repor-tagem que questionou a estudantese ele em algum momento a teriaameaçado ou tentado agredi-la,mas a resposta foi negativa. Comonão houve nenhum crime, a dele-gada apenas registrou um B.O. nãocriminal e Jorge foi liberado maisuma vez.

IdentificaçãoIdentificaçãoIdentificaçãoIdentificaçãoIdentificaçãoAinda de acordo com a delegada,

o morador de rua não possuí ne-

nhum documento que possa identi-ficá-lo, mas ele informou seu nome,data de nascimento, nome dos paise disse que é natural de Porto Ale-gre, capital do Rio Grande do Sul.Jorge teria dito também que morouem Goiás. Suas digitais foram co-lhidas e enviadas para serem iden-tificadas no Instituto de Identifica-ção da Polícia Civil de São Paulo.

“Mandamos as digitais dele parachegarmos à sua identificação, poisele pode estar sendo procurado pelajustiça e dando nome falso, masenquanto não confirmarmos essapossível informação, não podemosmantê-lo detido. Porém, se for apre-sentado algum registro de crime,podemos pedir a prisão temporáriadele”, ressaltou a Dra. Meirilene.

Assistência SocialAssistência SocialAssistência SocialAssistência SocialAssistência SocialJosé Carlos Posani, responsável

pela Secretaria de Assistência eDesenvolvimento Social, relatou aoO Imparcial que Jorge já foi pro-curado mais de uma vez, pela equi-pe de assistência social que ofere-ceu ajuda, mas ele recusou. “Orapaz tem problemas mentais eprecisa de ajuda. Pessoas mandam

mensagens para mim o tempo todorelatando crimes que teriam sidopraticados por ele, mas não vão adelegacia registrar as ocorrências.Não tenho como ajudá-las”, rela-tou Porsani.

CautelaCautelaCautelaCautelaCautelaA delegada da DDM ressaltou

que as pessoas precisam ter cau-tela quando fazem uma acusação eque, se algum crime for cometidopor ele, que procurem a delegaciae façam o registro da ocorrênciapara que a polícia possa averiguare, se for confirmado, prendê-lo.

DefesaDefesaDefesaDefesaDefesaPor outro lado, a população se

sente acuada pela violência regis-trada em todo o país atualmente e,por isso, acaba tentando se prote-ger de todas as formas possíveispara evitar se tornarem vítimas.

Estudantes se sentem acuadas pormoradores de rua que pedem di-nheiro nos semáforos e se portamde maneira violenta. Há tambémcasos de senhoras que não frequen-tam mais algumas igrejas, pois te-mem a ação de andarilhos que fi-cam nas praças no entorno dasmesmas exigindo esmolas.

A polícia orienta a todos quenesses casos deve-se denunciarpelo fone 190 ou ir até uma dele-gacia fazer a queixa. E ressaltaque em hipótese nenhuma se negaa registrar a ocorrência, como al-gumas pessoas estão postando emredes sociais.

FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK

FOTO

: JO

SÉ A

UG

UST

O C

HRI

SPIM

• José Augusto Chrispim

Caso do moradorde rua acusado

de crimes nãocomprovados

gera repercussãoexagerada

A delegada da DDM, DoutoraMeirilene Castro Rodrigues

Page 7: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 2016 7GGGGGERALERALERALERALERAL

Parques infantis e espaços abertos oufechados usados para a prática deexercícios físicos de profissionais ou

amadores podem engrossar a lista de res-trições previstas pela Lei Antifumo(9.294/96). A medida, proposta no Proje-to de Lei do Senado (PLS) 344/13, foiaprovada ontem (2) em decisão terminati-va pela Comissão de Assuntos Sociais(CAS) do Senado. Em Araraquara, várioslocais abertos são usados na prática de es-portes e caminhadas, entre eles o ParqueInfantil. Se não houver apresentação derecurso para apreciação da matéria no ple-nário do Senado, o texto seguirá para aCâmara dos Deputados, onde será votado.

Pela proposta, o consumo de cigarros, ci-garrilhas, charutos, cachimbos e outros pro-dutos semelhantes fica proibido nesses lo-cais e também em ginásios e estádios es-portivos. Na justificativa apresentada naproposta, o autor, o ex-senador Paulo Da-vim (PV-RN), afirmou que a meta é impe-dir que as crianças fiquem expostas aos efei-tos maléficos dos produtos fumígeros. Oparlamentar também ressaltou a preocupa-ção com a preservação da saúde dos prati-cantes de esportes e frequentadores de es-petáculos em espaços esportivos.

Mais proibições aos fumantesProjeto pode barrar o uso de fumo em parques infantis, ginásios abertos e estádios

Placa de proibido fumar no Parque do Ibirabuera, em São Paulo

FOTO

: D

IVU

LGA

ÇÃ

O• Da redação

Prefeitura entrega obras demelhorias na Alameda Paulista

O prefeito Marcelo Barbieri iráentregar, na noite de sábado (5),as obras de revitalização da Ala-meda Paulista, importante via dosAltos da Vila Xavier que liga di-versos bairros com a região cen-tral de Araraquara.

Entre as melhorias realizadas pelaPrefeitura, envolvendo três secre-tarias municipais, houve a retira-da dos estacionamentos de veícu-los, que passaram para as 14 viastransversais com estacionamentosem ângulo de 45º e consequenteaumento de vagas.

Por meio da Secretaria de Trân-sito e Transportes, a Alameda Pau-lista também ganhou modernos se-máforos, nova sinalização de soloe vertical em quase toda sua ex-tensão, principalmente entre asavenidas Estrada de Ferro e Fran-cisco Vaz Filho. Alameda Paulista tem nova iluminação LED

FOTO

: JO

ÃO C

ARL

OS

Page 8: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 20168 NNNNNACIONALACIONALACIONALACIONALACIONAL

Somente para

mulheres!!

*Recortando o cupom você ganha uma aplicação de mascara facial.

(16) 3472.3808 | 99961 2964Rua Nove de Julho, 805 - Sala 66 -Edifício

Itamaraty (em frente Shopping Lupo)

Estética facial e corporalEstética facial e corporalEstética facial e corporalEstética facial e corporalEstética facial e corporalDrenagem linfática R $20Drenagem linfática R $20Drenagem linfática R $20Drenagem linfática R $20Drenagem linfática R $20Massagem relaxante $20Massagem relaxante $20Massagem relaxante $20Massagem relaxante $20Massagem relaxante $20

Justiça francesa condena Maluf, esposa e filho a prisão e confisca R$ 8 mi.Ex-presidente da OAS decide fazer acordo de delação e deve citar Lula.

Promotoria investiga chefe da Casa Civil de Alckmin.Janot cita “propinolândia” em julgamento de Cunha.

Últimas notícias do Brasil

O que falta para o judiciáriocastrar os políticos brasileiros. Não tem como de-

sassociar os governos petistas doMensalão e Petrolão.

Quase nove anos depois da reve-lação do escândalo do mensalão, em2005, o Supremo Tribunal Federal(STF) concluiu o processo somenteem março de 2014, o julgamentodos réus acusados de envolvimentono esquema de compra de apoiopolítico na Câmara pelo PT nos doisprimeiros anos do governo Lula. Osministros dedicaram 69 sessões ao

caso, encerrado com a condenaçãode 24 dos 40 denunciados. Do gru-po inicial, 38 tornaram-se réus e13 foram absolvidos, dois foramexcluídos do processo e um teve ocaso enviado à 1ª instância. O prin-cipal beneficiado, Lula, nem sequer foi ouvido. Já ficou mais doque evidente, onde se investiga apa-rece o ex-presidente e a presiden-te. Interessante que falam que nãotêm provas para o impeachment deDilma. Tem hora que tudo parecepiada, para tirar o foco das princi-pais investigações colocam os pe-dalinhos dos netos de Lula. Mas oburaco é mais em baixo, já foram

investigados que os políticos quemontaram o esquema de corrupçãona Petrobras, e que todas as doa-ções de campanha são irregulares.Será que o STF vai entrar no dis-curso articulado pelo deputadoWadih Damous, do PT do Rio. Da-mous costuma comparar a Lava-Jatoao fascismo; ao relacionar delaçõespremiadas a sessões de tortura.Maluf foi condenado pela França eMarin foi preso na Suíça, aqui nadaacontece. Todos os dias lemos so-mente notícias de corrupção e in-flação; não tem mais o que fazer,ou coloca os bandidos na cadeia oudeixam a corrupção a solta.

• José A.C. Silva

FOTO

: D

IVU

LGA

ÇÃ

O

Page 9: O Imparcial 03 de março de 2016

9Araraquara, quinta-feira,3 de março de 2016

Copa Real Uniãoreúne cerca de700 judocas 11

Torcida organizada Afeganistão comemora a confecção de seu bandeirão, que estreouno empate contra o Corinthians e promete brilhar ainda mais na sequência do Paulistão• Carlos André de Souza

No último dia 21 de fevereiro, quan-do a Arena Fonte Luminosa rece-beu a partida entre Ferroviária e Co-

rinthians pelo Paulistão, o volante Juninhomarcou o primeiro gol do jogo aos 29 minu-tos do primeiro tempo. Enquanto a torcidaafeana comemorava nas arquibancadas la-terais, uma cena chamou a atenção na ar-

quibancada atrás do gol de entrada do está-dio: o novo bandeirão da torcida organizadaAfeganistão, que foi desenrolado e exibidopela primeira vez naquele momento.

O jogo escolhido para a estreia do bandeirãofoi justamente aquele que marcou o reencon-tro da Locomotiva com um grande clube dacapital após 20 anos longe da primeira divisãodo estadual. O presidente da torcida, DouglasCampos, conta que foram muitas dificuldades

enfrentadas para que o bandeirão de 25 me-tros de comprimento por 20 de altura fosseconfeccionado. Para isso, a torcida precisariade R$ 5 mil, valor que foi angariado graças aapoios e a venda de uma rifa.

Douglas conta o que sentiu ao ver o ban-deirão sendo exposto em um momento tãoespecial. "A sensação da estreia do bandei-rão é de dever cumprido. Depois que rala-mos vendendo as rifas, conseguimos reali-

zar nossos sonho. Para completar, a Ferro-viária está jogando muito e temos certezade que esse time vai nos dar muita alegriaainda", resumiu.

Em nome da Afeganistão, Douglas tambémfaz questão de agradecer ao vereador JairMartineli e ao secretário de Esportes Alui-sio Braz, o Boi, que o ajudaram na realiza-ção da rifa e da liberação para que o ban-deirão pudesse entrar no estádio.

FO

TO: TETÊ V

IVIAN

I

Bandeirão foi exibido pela primeira vez no empate com o Corinthians na Fonte Luminosa

Page 10: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 201610 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Técnico da Ferroviária vira alvo deespeculações envolvendo o PalmeirasVeículos de comunicação da capitaldão conta de sondagens do Verdão porSérgio Vieira, mas regulamento do Paulistãocomplicaria uma provável negociação

Com Marcelo Oliveira balan-çando no comando do Pal-meiras, alguns nomes já

começar a ser especulados diante deuma provável demissão do treinador.Nos bastidores do Palestra, o nomedo português Sérgio Vieira, técnicoda Ferroviária, tem ganhado força esurge como uma alternativa.

O discurso da diretoria palmei-rense é o da manutenção do atual

coman-d a n t e .Mas a co-b r a n ç apor esta-bilidadeé grandee urgen-te. A par-tida deh o j e ,

contra o Rosario Central, pela Li-bertadores, já é apontada como aprova de fogo para Marcelo, bas-tante desgastado com a torcida.

Nos últimos cinco jogos do Pau-listão, o Palmeiras ganhou ape-nas um. A última partida dotime acabou em uma derrota jus-tamente para a Ferroviária, de

Vieira. A Ferrinha bateu o Ver-dão por 2 a 1 e faz uma boa cam-panha na competição. Hoje é avice-lider do Grupo C, com osmesmo 13 pontos do líder SãoPaulo. A campanha é melhorque a do alviverde, que somounove pontos até o momento.

O trabalho do português no timede Araraquara passou a ser obser-vado com mais atenção após o em-pate por 2 a 2 com o Corinthians.A vitória sobre o Palmeiras serviupara firmar o time como a ‘sensa-ção do interior’ no Paulistão e cres-cer o olho de alguns dirigentespalmeirenses. O treinador perten-ce ao Atlético-PR e está empres-tado à Ferroviária junto com ou-tros 11 atletas do Furacão.

A princípio, pelo no regulamen-to do Paulistão, um treinador nãopode treinar duas equipes diferen-tes que disputam a competição, oque pode dificultar uma provávelnegociação. Resta saber se no casode um acerto, o técnico portuguêscomandaria o time somente em jo-gos da Libertadores ou se assumi-ria a equipe apenas em maio, apóso fim do estadual. Sérgio Vieira vem chamando atenção por seu trabalho na Ferroviária

Regulamento doPaulistão proíbeque um clubecontrate umtreinador quecomandou outrotime do estadual

FOTO: CARLOS ANDRÉ DE SOUZA

PPPPPRÓXIMORÓXIMORÓXIMORÓXIMORÓXIMO ADVERSÁRIOADVERSÁRIOADVERSÁRIOADVERSÁRIOADVERSÁRIO

Novorizontino pregaatenção total parapegar a Ferroviária

Após conquistar a primeira vitória noCampeonato Paulista, no último finalde semana, sobre o Audax, o GrêmioNovorizontino vai tentar embalar nacompetição. A equipe do meia baianoRayllan encara a Ferroviária, domin-go, para fazer mais três pontos e entrarde vez na briga pela classificação às fi-nais da disputa.

“A Ferroviária vem fazendo uma cam-panha muito boa em seu grupo e vaiser um adversário perigoso. Temos quefazer nosso jogo com inteligência para

sair de lá com um bom resultado, atéporque queremos fazer uma sequênciaagora para continuar brigando pela clas-sificação”, disse.

Segundo Rayllan, a classificação paraas finais do Paulistão só vai depender daprópria equipe. “Podemos chegar às fi-nais. Só depende do que a gente apresen-tar até o fim da primeira fase. Enfrenta-mos algumas dificuldades inicialmente,mas essa primeira vitória que conquista-mos na competição pode ser o início denovo momento da equipe na temporada”.

FOTO: WILIAM LIMA/GRÊMIO NOVORIZONTINO

Novorizontino visitará a Ferroviária no próximo domingo, às 18h30, na Fonte Luminosa

Page 11: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 2016 11EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Clube Náutico INFORME PUBLICITÁRIO

Copa Real Uniãoreúne cerca de 700judocas em Araraquara

Foi realizada, no último domin-go, dia 28, a Copa Real União re-alizada no Ginásio Poliesportivodo Sesc de Araraquara. O eventocontou com aproximadamente 700judocas de 40 municípios do es-tado de São Paulo, promovendo aintegração das associações parti-cipantes. Organizada pela Asso-ciação Real União de Judô (ARU-JK), através da Diretoria e Depar-tamento Técnico, em parceriacom o Sesc Araraquara sob a su-pervisão da 8ª Delegacia Oeste –FP Judô e apoio da Unimed.

O vereador Adilson Vital (PV)representou a Câmara no evento aconvite do presidente da ARUJK,professor Marcos Francisco da Sil-

JJJJJUDÔUDÔUDÔUDÔUDÔ

va, faixa preta-5º Dan, coordena-dor do evento. Além dos judocasparticipantes e seus familiares,Vital destacou a presença do ju-doca medalhista olímpico Lean-dro Guilheiro e o sansei AdemirMachado, da cidade de Limeira(SP), faixa coral, que foi vereadornaquele município entre os anosde 1990/92, além de ser o funda-dor das escolas Axis (ensino fun-damental) e Pintando o Sete (es-cola infantil). “Parabenizo o pro-fessor Marcos pela realização des-te grande evento em nossa cida-de”, disse Adilson Vital, que tam-bém recebeu um certificado espe-cial de participação nesta CopaReal União 2016.

Adilson Vital e Marcos Francisco da Silva durante evento no Sesc

FOTO: DIVULGAÇÃO

Campeonatos deFutgrama do Náuticocomeçam em abrilInscrições vão até o dia 17 de março

Os apaixonados pelo futeboljá estão contando os dias!No dia 03 de abril, inici-

am-se os Campeonatos de Futgra-ma do Náutico – 1º Semestre de2016! Em campo, talentos de di-versas idades e muita fome de bola!

E você, associado, pode partici-par deste grande e tradicional tor-neio que agita os gramados do clu-be. Inscreva-se, até o dia 17 demarço, em uma das categorias –Base (Pré-Mirim, Mirim e Infan-til), Feminino, 5a Noturna, Livre,Veterano, Master, Super Master ouSênior e garanta a sua vaga.

As inscrições podem ser feitasdurante a semana na secretaria ouaos domingos, das 9h às 12h30,na sede de campo. Venha jogar!

TTTTTorororororneios de Vneios de Vneios de Vneios de Vneios de Verãoerãoerãoerãoerão– domingo, 06– domingo, 06– domingo, 06– domingo, 06– domingo, 06Festival da Cerveja: dividido nas

categorias Super Master (acima de50 anos), Master (acima de 40anos) e Panela (pelo menos umatleta acima de 45 anos jogando otempo todo). As inscrições para aspartidas do domingo, 06, devemser feitas até a sexta-feira, 04, nasecretaria.

Torneio do Refrigerante – Futsalaos domingos: jogos nas categoriasPré-Mirim (de 05 a 10 anos) e Mi-rim (de 11 a 14 anos). Para parti-cipar, é só se inscrever no domin-go, no próprio local, das 9h às 10h.

Torneio Feminino: neste domin-go, 06, continua o Torneio Femi-nino no futebol de verão do Náuti-co, a partir das 10h, no campo 2.Para participar, basta se inscreverno local, antes do início dos jogos.

Mais esporteMais esporteMais esporteMais esporteMais esporteFutgrama “Vem jogar comigo”:

sábado, às 13h; e domingo, às 9h.Tênis Torneio Lousa: sábado, às

14h; e domingo, às 9h.Bocha: quinta, às 19h30; sába-

do, às 14h; e domingo, às 9hTruco Torneio Caldeirão: domin-

go, às 13h.Beach Tennis: domingo, às 10h

– quadras na praia do Bar da Mata. Futgrama 2016: inscreva-se e venha para os campos nauticanos!

FOTOS: HENRIQUE SANTOS E MARCEL MINGUINI_PHOTOH

Page 12: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 201612 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Araraquara pode receber JogosEscolares do Estado de São PauloEvento da categoria Mirim,previsto para o mês deagosto, reúne cerca de 850estudantes, entre 13 e 14 anos,em várias modalidades

A cidade de Araraquara poderá sedi-ar, em agosto próximo, os Jogos Es-colares do Estado do São Paulo, ca-

tegoria Mirim, em parceria com SecretariaEstadual de Esporte, Lazer e Juventude,órgão do governo paulista.

A competição terá a participação de cerca de850 estudantes, com idade entre 13 e 14 anos,das modalidades vôlei, basquete, futebol desalão, handebol, tênis de mesa e xadrez.

O assunto foi debatido na tarde de terça-feira (1º), no sexto andar do Paço Munici-pal, em reunião do secretário municipal deGoverno, Comunicação e de Esportes e La-zer, Aluisio Braz (Boi), com o coordenadorestadual de Esporte, Lazer e Juventude, AlexCosta de Lima.

Também participaram da reunião o presi-dente da Fundesport, Danilo Zero, e a titu-lar da Delegada Regional de Esporte e La-zer (órgão da pasta estadual), AparecidaForte Araujo - Cidinha.

Segundo Danilo, após ter demonstrado ointeresse em sediar os Jogos Escolares doEstado do São Paulo, Araraquara irá solici-tar a assinatura de um convênio com o go-verno estadual para sacramentar o eventona cidade.

Pela parceria, ao município caberá a ces-são dos espaços físicos para as disputas, comoquadra de esportes e outros equipamentosdesportivos.

Já os alojamentos dos atletas deverão serinstalados nas escolas da rede estadual exis-tentes na cidade.

Estímulo maiorEstímulo maiorEstímulo maiorEstímulo maiorEstímulo maiorDe acordo com o secretário Aluisio Braz,

em um ano de Olimpíadas, que serão dis-putadas também em agosto no Rio de Janei-ro, é muito importante estimular os jovensestudantes a participar dos Jogos EscolaresMirins do Estado.

Ao destacar, ainda, a passagem da TochaOlímpica por Araraquara, prevista para ju-lho, antes de chegar ao local dos Jogos Olím-picos, no Rio, Boi comentou a possibilida-de da realização dos jogos na cidade.

“O estímulo à participação dos estudantesem competições desportivas também é umaforma de incentivar a formação pessoal eprofissional e até de descobrir novos talen-tos”, acrescentou Boi.

Vale destacar que os Jogos Escolares doEstado do São Paulo, categoria Mirim,serão disputados entre os dias 11 e 20de agosto deste ano.

Aluísio Braz recebe Alex Costa Lima, coordenador Estadual de Esportes

FOTO: DIVULGAÇÃO

EEEEEMMMMM R R R R RIBEIRÃOIBEIRÃOIBEIRÃOIBEIRÃOIBEIRÃO P P P P PRETORETORETORETORETO

Técnico é contratado na sexta, goleiano domingo e é demitido na terça

Parece mentira, mas não é. Vagner Be-nazzi assumiu o comando do Comercialna última sexta-feira, com a missão defazer o clube de Ribeirão Preto reagirna disputa da Série A3 do CampeonatoPaulista. E o início foi bom. Logo naestreia, goleou o Guaratinguetá por 5 a1, fora de casa. Mas parou por aí.

Dois dias depois, a diretoria comerci-alina optou pela saída do treinador. Ementrevista coletiva após o jogo, o ex-co-mandante do clube cobrou dívidas exis-tentes da gestão anterior. Incomodados,os atuais dirigentes não tiveram dúvidase demitiram Benazzi. "O Brenno estáfalando que o caixa que está zero. Se ocaixa está zero, não vou ficar. Se tudoder certo, posso estar no banco de reser-vas, em Ribeirão Preto. Essa é minhaideia. Mas para isso, tem que acertaralgumas coisas que ficaram não enten-didas", disse o ex-técnico, após a golea-da, referindo-se às dívidas de 2014,quando o Comercial era presidido porNelson Lacerda.

O presidente do Comercial, Brenno Spi-nelli, declarou que a atitude foi tomadarapidamente. O motivo, segundo ele, foi

o desgaste gerado com as declaraçõesdo treinador. “Foi jogo rápido. Apósa partida, o Benazzi fez uma declara-ção infeliz, falando da gestão passa-da, que ficou devendo para ele, e issogerou um desconforto junto ao torce-dor. Ele acabou misturando. Em vezde comemorar o resultado, ele prefe-riu lembrar disso”, disse.

Spinelli ainda explicou que não hou-ve quebra de contrato, pois o acordofoi feito na base da confiança. “Temosuma relação mútua. Ele era jogador doComercial quando eu fui presidente,eu que o vendi para o Palmeiras. Decomum acordo, agente achou por bemnão deixar desgastar mais a relação coma torcida”, afirmou.

Por meio de nota oficial, o técnicoVagner Benazzi explicou que, antesmesmo de ser demitido, já havia op-tado pela sua saída. "O Brenno disseque não teria condições de me pagare que eu seria remunerado com umapremiação em caso de acesso. Infeliz-mente não posso correr este risco, te-nho minha família e minhas contaspara pagar como todos".

Vagner Benazzi ficou apenas cincodias no comando do Comercial.Coletiva após jogo foi determinantepara a demissão

Page 13: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 2016 13EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Ficha técnica

Corinthians x Santa FeEstádio: Arena Corinthians, em São Paulo.Árbitro: Mauro Vigliano (Argentina), auxiliado peloscompatriotas Juan Belatti e Cristian Navarro.Cartões amarelos: Fagner (Corinthians); Gordillo (Santa Fé).Gol: Guilherme (Corinthians).

CORINTHIANSCássio; Fagner, Felipe, Yago eUendel; Bruno Henrique (Edílson);Rodriguinho, Guilherme (Willians),Giovanni Augusto e Lucca; André(Danilo). Técnico: Tite.

INDEPENDIENTE SANTA FEZapata; Otálvaro (Soto), Mina, Tesillo eBalanta; Gordillo, Roa (Rivas) e Gómez(Otero); Seijas e Perlaza; Ibargüen.Técnico: Gerardo Pelusso.

Bauza vêevolução eaprova Rogériocomo meia

SSSSSÃOÃOÃOÃOÃO P P P P PAULOAULOAULOAULOAULO

O técnico Edgardo Bauza saiu satis-feito depois da vitória do São Paulopor 2 a 0 sobre o Mogi Mirim, no Pa-caembu, em partida atrasada peloPaulistão. O argentino destacou a evo-lução da equipe em relação aos últi-mos jogos e aprovou a atuação do ata-cante Rogério como meia.

“Estou feliz com a performance.Creio que foi uma boa partida, tão boaque não perdemos, como na partidaanterior. Controlamos o rival, cons-truímos, principalmente no segundotempo, várias opções para aumentar oplacar. Chegamos ao primeiro lugardo grupo, alguns jogadores forammuito bem, e isso me deixa confortá-vel", disse em entrevista coletiva.

“Essa posição (meia) é a melhor queele (Rogério) pode jogar. Ele pode jo-gar por fora, mas não é um jogadorque desequilibra, como pode ser ali,onde pode decidir, tem um bom chu-te. O importante é que aos poucos estáaprendendo a jogar nesta posição, e aequipe ajuda como hoje, em que elefez um gol”, analisou.

Bauza também elogiou a atuação deGanso, que entrou na segunda etapae marcou o gol que definiu a vitória.“É um jogador com muito talento. Namedida que ele se propõe a jogar, nãotem dificuldade. Hoje, quando eleentrou, a equipe passou a se movi-mentar melhor, criou mais chances degol. E ele fez um gol. É um jogadormuito rico tecnicamente, que nos aju-da”, concluiu.

Atacante jogou fora de posição,mas se destacou na vitóriasobre o Mogi Mirim

Corinthians bate Santa Fe esegue invicto na LibertadoresO gol da vitória foi de Guilherme, no meio da etapa complementar na Arena Corinthians

Foi sofrido de novo, mas o Corinthiansvenceu mais uma na temporada. Destavez, a vítima foi o Independiente Santa

Fe-COL, que sucumbiu por 1 a 0 na noitede ontem, na Arena Corinthians, em dueloválido pela segunda rodada do Grupo 8 daCopa Libertadores. O gol da vitória foi deGuilherme, no meio da etapa complemen-tar, após jogada de Fagner e cruzamento namedida de Rodriguinho.

O resultado deixou a equipe alvinegra notopo da chave, agora com seis pontos e 100%de aproveitamento na competição - são doistriunfos em duas partidas.

Já na temporada, o Corinthians soma setevitórias e dois empates, alcançando noveconfrontos de invencibilidade - os outros seteforam pelo Campeonato Paulista.

Na semana passada, o Cerro Porteño-PARjá havia batido o Cobresal-CHI e alcança-do os quatro pontos, agora na vice-lideran-ça do Grupo 8 do torneio continental.

Na próxima quarta-feira, o Corinthians en-frenta o Cerro Porteño, em Assunção, a par-tir das 19h30 (de Brasília). Cobresal e SantaFe se enfrentam no mesmo dia, mas às 17h15.

Antes disso, o time do Parque São Jorgevolta a campo no domingo, quando faz o clás-sico alvinegro diante do Santos, na VilaBelmiro, pelo Paulistão. O público destaquarta-feira foi o recorde da equipe alvine-gra na temporada em Itaquera: 38.818 pa-gantes. A renda foi de R$ 2.438.460,50.

O jogo em ItaqueraO jogo em ItaqueraO jogo em ItaqueraO jogo em ItaqueraO jogo em ItaqueraApostando na mesma formação que bateu o

Oeste por 1 a 0 no sábado, só com a volta deCássio no gol de diferente, o Corinthiansdominou a maior parte das ações no primei-ro tempo, mas errou muitos passes e penouna marcação pressão em alguns momentos.

Dessa forma, viu o Santa Fe crescer naetapa final e ameaçar a meta de Cássio, porpouco não deixando a etapa inicial com otriunfo parcial.

A primeira grande chance ocorreu aos 18minutos. Guilherme recebeu pela direita ecruzou na área, Lucca escorou de cabeça edeixou André livre, embaixo do gol, paracompletar. Mas o camisa 9 não alcançou edesperdiçou.

Cinco minutos depois, Tesillo se enro-lou e deixou Giovanni Augusto livre, decara com o goleiro rival, mas o meio-cam-pista tentou dar cavado e obrigou a zaga atirar em cima da linha.

Aos 37, Gomez chutou de fora da área,Felipe desviou no meio do caminho e obri-gou o goleiro Cássio a fazer grande defesa,salvando o Corinthians.

Na etapa complementar, o jogo recomeçoutruncado, com o Santa Fe esperando peloscontra-ataques, e o Corinthians ainda apos-tando na marcação pressão.

Aos 20, deu resultado. Fagner correupela direita e tocou para Rodriguinhoque, quase sem ângulo, virou e cruzou. A

bola atravessou a área e encontrou Gui-lherme livre para cabecear e abrir o pla-car em Itaquera.A partir daí, o jogo vol-tou a permanecer disputado.

O Santa Fe apostava nas bolas alçadas naárea, mas Cássio vivia noite inspirada e nãodeixava passar nenhuma. Já o Corinthiansteve chances em contra-ataques, porém semefetividade.

E foi só em Itaquera. Sofrido, mas o bas-tante para manter o Corinthians invicto natemporada e com 100% de aproveitamentona Libertadores.

Guilherme comemora gol do Corinthians sobre o Santa Fe pela Libertadores

FOTO: DIVULGAÇÃO / CORINTHIANS

Page 14: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 201614 EEEEESPORTESPORTESPORTESPORTESPORTE

Oitava rodada

SÁBADO - 5/3

16h - Oeste x Água Santa

16h - São Paulo x São Bernardo FC

16h - Botafogo x Mogi Mirim

18h30 - Ponte Preta x XV Piracicaba

20h30 - Audax x Ituano

Classificação

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Grupo D

Sétima rodada

Água Santa 2 x 2 São Bento

Novorizontino 3 x 2 Audax

Ponte Preta 1 x 0 São Paulo

Corinthians 1 x 0 Oeste

Rio Claro 0 x 0 Botafogo

Palmeiras 1 x 2 Ferroviária

Ituano 2 x 1 Capivariano

São Bernardo 1 x 2 XV Piracicaba

Red Bull 2 x 0 Santos

RESULTADOS

16h - Santos x Corinthians

16h - Palmeiras x Capivariano

18h30 - Rio Claro x Linense

18h30 - Ferroviária x Novorizontino

18h30 - Red Bull Brasil x São Bento

DOMINGO - 6/3

Clube PG J1 Santos 12 72 São Bento 11 73 Linense 10 74 Botafogo 7 75 Oeste 5 7

Clube PG J1 Ituano 11 72 Palmeiras 9 73 Ponte Preta 9 74 Novorizontino 7 75 São Bernardo 6 7

Clube PG J1 São Paulo 13 72 Ferroviária 13 73 Osasco Audax 9 74 XV de Piracicaba 8 75 Capivariano 4 7

Clube PG J1 Corinthians 17 72 Água Santa 11 73 Red Bull Brasil 10 74 Rio Claro 8 75 Mogi Mirim 7 7

PPPPPAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃO

PPPPPAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃOAULISTÃO

Caso Ricardo Oliveira escancaraclima ruim no time do Santos

O clima no vestiário do Santos ficou pior nos últimosdias devido às negociações envolvendo Ricardo Oliveiracom o futebol chinês. Agora, a relação entre o centroa-vante e a diretoria de futebol ficou bastante complicada.Fontes ligadas ao Santos - e outras ao próprio atacante -que o camisa 9 não fala mais com o diretor de futebolDagoberto dos Santos, após o fracasso na saída para oBeijing Guoan, na semana passada.

O centroavante está insatisfeito por não ter sido liberadoconforme o prometido, e também com a forma como a direto-ria conduziu as conversas com os chineses. A insatisfação seestende ao presidente Modesto Roma Júnior.

Segundo as pessoas ouvidas pela reportagem, o ambientedentro do CT do Santos "se perdeu completamente", comvários jogadores insatisfeitos com a diretoria, principalmen-te com a forma como foram tratadas recentes conversas pararenovações contratuais.

Ficha técnica

Palmeiras x Rosario CentralLocal: Allianz Parque, em São Paulo.Data/horário: 3 de março, 21h45Árbitro: Enrique Cáceres (Paraguai), auxiliado peloscompatriotas Carlos Cáceres e Milciades Saldívar.

PALMEIRASFernando Prass; Lucas, Róger Car-valho, Vítor Hugo e Zé Roberto;Thiago Santos, Jean e Robinho; Dudu,Gabriel Jesus e Alecsandro (ou Barrios).Técnico: Marcelo Oliveira.

ROSARIOSosa; Ferrari, Donati, Pinola eÁlvarez; Montoya (ou Lo Celso), GilRomero, Aguirre e Cervi; Rubén e Larrondo(ou Herrera). Técnico: Eduardo Coudet.

Palmeiras vai atrás da1ª vitória na LibertadoresVerdão vai a campo contra o Rosario Central hoje no Allianz Parque, em São Paulo

O Palmeiras vai atrás da primeiragrande exibição na temporada mas,principalmente, da primeira vitória

no grupo 2 da Taça Libertadores hoje, emduelo com o Rosario Central, da Argentina,que acontecerá no Allianz Parque.

O time alviverde vive momento de gran-de instabilidade, já que venceu apenas doisjogos em 2016, ambos pelo CampeonatoPaulista. Ao superar Botafogo de RibeirãoPreto (2 a 0) e XV de Piracicaba (4 a 1),

no entanto, o torcedornão ficou convencidopelas atuações.

No torneio estadual, fo-ram duas derrotas em oitojogos, a última delas paraa Ferroviária por 2 a 1,que aumentou a crise eos questionamentos sobre

o trabalho do técnico Marcelo Oliveira, cam-peão da Copa do Brasil no ano passado, edo Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014.

Na Libertadores, o Palmeiras estreou comigualdade com o River Plate, do Uruguai, em 2a 2, na casa do adversário, mas saiu com gostode derrota de campo, já que cedeu empate duasvezes. Agora, contra os 'Canallas', a equipe faráa primeira partida como mandante.

Para a partida de hoje, o maior problemado Verdão é a presença do atacante para-guaio Lucas Barrios, que se recupera delesão muscular. Os profissionais do corpomédico do clube ainda tentam deixá-lo pron-to para o jogo, mas se isso não acontecer,Alecsandro e Jonathan Cristaldo são opções.

Outro desfalque provável é do zagueiro Edu

Dracena, que está contundido. Róger Carvalhoe Vítor Hugo, que estiveram na derrota para aFerroviária, em casa, no fim de semana, deve-rão estar presentes em campo desde o apito ini-cial do duelo com o time amarelo e azul.

O Rosario Central também estreou comempate, com o Nacional, do Uruguai, emcasa, por 1 a 1. O time anfitrião, no entan-to, diferente do Palmeiras, precisou arran-car o empate, graças a pênalti convertidopelo atacante Marcelo Larrondo.

No âmbito doméstico, outra distinção como time paulista, já que os 'Canallas' lide-ram o grupo 1 do Campeonato Argentinocom 13 pontos, em cinco jogos, permane-cendo invicto. No fim de semana, os coman-dados de Eduardo Coudet bateram o Co-lón, fora de casa, por 3 a 0.

Palmeirasestreou comempate como River Plate,do Uruguai,por 2 a 2

Técnico Marcelo Oliveira precisa da vitória para conter crise no Verdão

Page 15: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 2016 15OOOOOFICIALFICIALFICIALFICIALFICIAL

NOTIFICAÇÃONotificamos a empresa CONTROLE ANALÍTICO ANÁLI-SES TÉCNICAS LTDA, por seu representante legal, Sr.José Arnaldo Paleteiro de Abreu, a comparecer a esteDepartamento, para assinatura do Termo de Contrato nº2.403, conforme determina o item 11.4 do Edital do Pre-gão Presencial nº 004/2016 – Processo nº 0158/2016.DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTOS

DE ARARAQUARA, 02 DE MARÇO DE 2016.Jane Belinelli da Costa

Unidade de Compras Diretas e LicitaçõesCoordenadora

Aviso de LicitaçãoPregão Presencial nº 010/2016Processo Daae nº 0321/2016

Processo Licitatório exclusivo à participação de empre-sas ME e EPP em atendimento a lei complementar nº147/2014.Objeto: Aquisição de areia fina, areia grossa e cimentoCP II E-32, para realização de serviços de manutenção,execução de obras civis e outros correlatos, conformequantidades e especificações constantes nos Anexosdo Edital.Data e horário: Dia 21/03/2016 às 14h00 (quatorze ho-ras).O edital na íntegra encontra-se disponível no sitewww.daaeararaquara.com.br – link licitações/licitaçõesem andamento, podendo também ser retirado direta-mente na Gerência de Suprimentos, sito a Rua Domin-gos Barbieri, 100, Bairro Fonte Luminosa, Araraquara –SP, de 2ª a 6ª feira, das 12h00 às 17h00. Maiores infor-mações poderão ser obtidas através do telefone (16)3324-9576, ou pelo e-mail:[email protected].

Araraquara, 02 de Março de 2016.Eng. Guilherme Ferreira Soares

Superintendente

Aviso de LicitaçãoPregão Presencial nº 009/2016Processo Daae nº 0320/2016

Objeto: Aquisição dos seguintes equipamentos paramanutenção de áreas verdes do Daae – Araraquara: 01(um) cortador de grama tipo macrotrator, modelo girozero para grandes áreas e 6 (seis) roçadeiras laterais,conforme especificações constantes nos Anexos doEdital.Data e horário: Dia 18/03/2016 às 14h00 (quatorze ho-ras).O edital na íntegra encontra-se disponível no sitewww.daaeararaquara.com.br – link licitações/licitaçõesem andamento, podendo também ser retirado direta-mente na Gerência de Suprimentos, sito a Rua Domin-gos Barbieri, 100, Bairro Fonte Luminosa, Araraquara –SP, de 2ª a 6ª feira, das 12h00 às 17h00. Maiores infor-mações poderão ser obtidas através do telefone (16)3324-9576, ou pelo e-mail:[email protected].

Araraquara, 02 de Março de 2016.Eng. Guilherme Ferreira Soares

Superintendente

EXTRATO DO TERMO DE CONTATO Nº 2.402PROCESSO: 0143/2016

MODALIDADE: INEXIGIBILIDADE Nº 006/2016CONTRATANTE: DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE ÁGUAE ESGOTOS DE ARARAQUARACONTRATADA: TECNOAGUA COMÉRCIO E MANUTEN-ÇÃO DE BOMBAS LTDA-MEOBJETO: CONSERTO E REFORMA DE UM CONJUNTOMOTOBOMBA SUBMERSA MOD. BHS 12270-5, MARCAEBARA, EQUIPAMENTO PERTENCENTE AO CENTRODE RESERVAÇÃO DO PLANALTO.VALOR DO CONTRATO: R$ 118.557,64 (CENTO E DE-ZOITO MIL E QUINHENTOS E CINQUENTA E SETE RE-AIS E SESSENTA E QUATRO CENTAVOS).ASSINATURA: 01/03/2016PRAZO DE EXECUÇÃO: 45 (QUARENTA E CINCO) DIASCONTADOS A PARTIR DA DATA DE ASSINATURA DOCONTRATO.

ARARAQUARA, 01 DE MARÇO DE 2016ENG.º GUILHERME FERREIRA SOARES

SUPERINTENDENTE

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA

CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARAEstado de São Paulo

DECRETO LEGISLATIVO NÚMERO 954De 1º de março de 2016Autor: VEREADOR DOUTOR LAPENAConfere a honraria Cidadão Araraquarense ao senhorRonaldo Fernandes.O PRESIDENTE deste Legislativo, usando da atribuiçãoque lhe é conferida pelo artigo 32, inciso II, alínea g, daResolução nº 399, de 14 de novembro de 2012 (Regi-mento Interno), e de acordo com o que aprovou o plená-rio em sessão de 1º de março de 2016, promulga oseguinteDECRETO LEGISLATIVOArt. 1º Fica conferida, nos termos do artigo 1º, inciso I, doDecreto Legislativo nº 914, de 03 de março de 2015, ahonraria Cidadão Araraquarense ao senhor RonaldoFernandes.Art. 2º As despesas oriundas da aplicação deste decretolegislativo onerarão dotações próprias do orçamento vi-gente do Poder Legislativo.Art. 3º Este decreto legislativo entra em vigor na data desua publicação.CÂMARA MUNICIPAL DE ARARAQUARA, ao 1º (primei-ro) dia do mês de março do ano de 2016 (dois mil e

dezesseis).ELIAS CHEDIEK

PresidenteDOUTOR HELDER PASTOR RAIMUNDO BEZERRAPrimeiro Secretário Segundo Secretário

ARCÉLIO LUIS MANELLIAdministrador Geral

Publicado na Câmara Municipal de Araraquara, namesma data

Arquivado em livro própriodlom

Edital de Protesto1º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E

TÍTULOSRUA SÃO BENTO, 992 CENTRO - (016)3332-9915

EDITAL DE PROTESTO

Os títulos abaixo relacionados foram encaminhados aeste cartório para protesto por falta de pagamento/acei-te/devolução ou fins falimentares. Os sacados/devedo-res não foram encontrados nos endereços indicadospelos apresentantes ou recusaram-se a receber a inti-mação ou então localizam-se fora da competência terri-torial deste cartório. Em vista disso, expede-se o pre-sente Edital para INTIMAR os sacados/devedores indi-cados para que compareçam no cartório, no endereço ehorário mencionado, a fim de pagar/aceitar/devolver ouentão justificar a sua recusa, até no máximo a data limi-te

Protocolo: 263651 — 26/02/2016Devedor: LUCIANA APARECIDA ANTONIO GONCALVESDocumento: 145.477.528-93Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 263654 — 26/02/2016Devedor: THAIZA PACCHIONIDocumento: 345.610.658-06Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 263672 — 26/02/2016Devedor: FABIO R PEIXOTO TRANSP MEDocumento: 18.702.905/0001-79Espécie: DMIFaixa da Tabela: GData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 263688 — 26/02/2016Devedor: PORTADORA TRANSLAIVI EIRELI MEDocumento: 68.873.769/0001-58Espécie: DMIFaixa da Tabela: MData limite para pagamento: 04/03/2016

1. - O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, bo-leto bancário ou mediante cheque visado e cruzado, oupor meio de cheque administrativo, emitido no valor equi-valente ao da obrigação devendo ainda estar em nomee à ordem do apresentante, a ser pagável nesta praça.Ressalva-se a situação das empresas ME e EPP, nostermos da artigo 73 da Lei complementar nº 123/2006.2. - Fica esclarecido que a quitação será condicionada àefetiva liquidação do cheque. Os emolumentos deverãoser pagos no ato e em apartado, em dinheiro.3. - Pelo presente os intimo para os fins de direito e aomesmo tempo, no caso de não ser atendida a presenteintimação no período de 08:30 AS 17:00HS do dia infor-mado, os notifico do competente protesto.

ARARAQUARA , 02 de março de 2016LUIS EDUARDO BIOLCATTI

TABELIÃO SUBSTITUTO

Edital de Protesto3º TABELIAO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E

TÍTULOSAV DUQUE DE CAXIAS, 260 - (016)3332-0999

EDITAL DE PROTESTO

Os títulos abaixo relacionados foram encaminhados aeste cartório para protesto por falta de pagamento/acei-te/devolução ou fins falimentares. Os sacados/devedo-res não foram encontrados nos endereços indicadospelos apresentantes ou recusaram-se a receber a inti-mação ou então localizam-se fora da competência terri-torial deste cartório. Em vista disso, expede-se o pre-sente Edital para INTIMAR os sacados/devedores indi-cados para que compareçam no cartório, no endereço ehorário mencionado, a fim de pagar/aceitar/devolver ouentão justificar a sua recusa, até no máximo a data limi-te

Protocolo: 260744 — 26/02/2016Devedor: BENEDITA PEREIRA MARIANODocumento: 081.319.628-06Espécie: DMIFaixa da Tabela: AData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 260756 — 26/02/2016Devedor: JOSE CARLOS SIMOES LAROCCADocumento: 199.500.188-03Espécie: CHFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 260757 — 26/02/2016Devedor: JOSE CARLOS SIMOES LAROCCADocumento: 199.500.188-03Espécie: CHFaixa da Tabela: DData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 260758 — 26/02/2016Devedor: LUIS CARLOS RAMOS DE OLIVEIRADocumento: 138.900.828-23Espécie: CHFaixa da Tabela: FData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 260739 — 26/02/2016Devedor: MARIA DA COSTA OLIVEIRADocumento: 056.101.088-96Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 260731 — 26/02/2016Devedor: PAULO PISANI ZANINDocumento: 360.646.698-61Espécie: DMIFaixa da Tabela: GData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 260754 — 26/02/2016Devedor: PORTADORA TRANSLAIVI EIRELI MEDocumento: 68.873.769/0001-58Espécie: DMIFaixa da Tabela: QData limite para pagamento: 04/03/2016

1. - O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, bo-leto bancário ou mediante cheque visado e cruzado, oupor meio de cheque administrativo, emitido no valor equi-valente ao da obrigação devendo ainda estar em nomee à ordem do apresentante, a ser pagável nesta praça.Ressalva-se a situação das empresas ME e EPP, nostermos da artigo 73 da Lei complementar nº 123/2006.2. - Fica esclarecido que a quitação será condicionada àefetiva liquidação do cheque. Os emolumentos deverãoser pagos no ato e em apartado, em dinheiro.3. - Pelo presente os intimo para os fins de direito e aomesmo tempo, no caso de não ser atendida a presenteintimação no período de 9:00 AS 17:00HS do dia infor-mado, os notifico do competente protesto.

ARARAQUARA, 02 de março de 2016OLGA DENISE BERNARDI

ESCREVENTE AUTORIZADA

Page 16: O Imparcial 03 de março de 2016

MARIO SERMARIO SERMARIO SERMARIO SERMARIO SERGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTGIO SPERETTAAAAAOAB/SP 82 490 - Cel. 16-9176.7776 e 9707.1215

RAFRAFRAFRAFRAFAEL LAEL LAEL LAEL LAEL LUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTUIZ SPERETTAAAAA

OAB/SP 268.141 - Cel. 16-9702.2563

Civel - Empresarial - Família - Lei de imprensa - Criminal -Constitucional - Administrativo - Especialização em recupera-

ção de crédito para empresas e instituições financeiras

A D V O C A C I A

Av. Rua dos Libaneses, 2240 - Araraquara

CAMPANHA – LAR SÃO FRANCISCOO Lar São Francisco de Assis, instituição civil decaráter filantrópico cuja finalidade é abrigar, vestir,alimentar e dar assistência às pessoas de ambosos sexos com mais de 60 anos de idade, indepen-dente de raça, etnia ou crença religiosa iniciou cam-panha para arrecadar fraldas geriátricas e produtosde higiene pessoal, em benefício dos idosos aten-didos pelo asilo. O telefone de contato para maisinformações pelo telefone 3334-7233.

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 201616 CCCCCLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOSLASSIFICADOS

Mendonça ImóveisTEL: (16) 3332-2045/ 9114-9333

AAAAAvvvvv..... Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Brasil,967 Centro- Araraquara- SPAraraquara- SPAraraquara- SPAraraquara- SPAraraquara- SPIMOVEIS PARA ALUGUAR

APARTAMENTOSCENTRO - R$ 1.200,00 - ED MONTE CARLO - 2 DORMIT S/

SUITE C/ AE-SALA, COZINHA, WC, DUAS VAGASSTA ANGELINA - R$ 700,00 - ED CLARISSA - 2 DORMIT, SALA,

COZINHA, WC, 1 VAGA COBERTA

CASA PARA ALUGUARJ BIAGIONI - R$ 550,00 - 2 DORMIT, SALA, COZINHA, 01 WC,

ÁREA DE SERVIÇO, S/GARAGEM

IMOVEIS A VENDAJ S RAFAEL - R$120.000,00 - 2 DORMIT, SALA, COZINHA, 01

WC, AREA DE SERVIÇO, ENTRADA P/CARROJ VITORIO DE SANTI - R$ 125.000,00 (ACEITO FINANCIAMIENTO)- 2 DORMIT., SALA, COZINHA, 01 WC AREA DE SERVIÇO, PISCINA

INFANTIL E ENTRADA P/ACARROJ BOTÂNICO-NOVA - R$ 170.000,00 (ACEITO FINANCIAMEN-TO) - 3DORMIT., SALA, COZINHA, 01 WC, AREA DE SERVIÇO,

ENTRADA P CARROCENTRO - AV DJALMA DUTRA - R$ 250.000,00 - 3 DORMIT.,

SALA, COZINHA, 01WC, AREA DE SERVIÇO E GARAGEMAGUAS DO PAIOL - R$ 155.000,00 - 2DORMIT SALA, COZINHA,

01 WC E AREA DE SERVIÇO ENTRADA CARRO

TERRENOS A VENDA03 LOTES NA GAUAS DO PAIOL

STA. ANGELINA - AV. 54 - 03 DORMIT., 01 SUITE, SALA,COZINHA, WC E AMPLA GARAGEM

AGUAS DO PAIOL - R$80.000,00 - 01 DORMIT., SALA,COZINHA, WC

01 LOTE CRUZEIRO DO SULTEMOS MAIS IMOVEIS CADASTRADOS

ORGANIZAÇÃO SOCIALDE LUTO MICELLI LTDA.

Fones: (16) 3336-7879 / 3336-8563

MISSA DE 7º DIAA Organização Social de Luto MICELLI, comunica que

a família do Sr.WALDEMAR BEVILACQUA

Agradece as manifestações de pesar recebidas naocasião de seu sepultamento e, lembra parentes e

amigos que a MISSA DE 7º DIA será realizada hoje, dia03/03/2016, Quinta-Feira, às 19:00hs, na Igreja Nossa

Senhora das Graças. A Família atenciosamenteagradece.

NOTA DE FALECIMENTOA Organização Social de Luto Micelli, comunica o

falecimento da Sra.HELENA BORGES DA SILVA

Com 78 anos de idade, ocorrido no dia 01/03/2016, nacidade de ARARAQUARA. A extinta era Viúva do Sr.

CLEMENTE MANOEL DA SILVA. Deixa: Filhos, Netos,Bisnetos, Parentes e Amigos. Seu sepultamento foi

realizado ontem, dia 02/03/2016, às 16:30 hs, saindo oféretro do Velório Municipal, para o Cemitério de Matão.

NOTA DE FALECIMENTOA Organização Social de Luto Micelli, comunica o

falecimento do Sr.EUCLIDES DOMINGOS BARBOSA

Com 44 anos de idade, ocorrido no dia 01/03/2016, nacidade de SÃO CARLOS. Deixa: Mãe, Irmãos, Parentese Amigos. Seu sepultamento foi realizado ontem, dia

02/03/2016, às 17:00 hs, saindo o féretro do Velório deDourado, para o cemitério da mesma localidade.

(16) 3303-4661 | WWW.fonteri.com.br

NOTA DE FALECIMENTOA Fonteri Organização e Serviços, comunica o faleci-

mento da SRa.JULIA PIRES CRAVO

Ocorrido no dia 01/03/2016, na cidade de ARARAQUA-RA, aos 89 ANOS de idade. Deixa ainda: FILHOS,NETOS, BISNETOS,TATARANETOS, PARENTES E

AMIGOS. O seu sepultamento foi realizado ontem, dia02/03/2016, ÀS 16:30h, SAINDO O FÉRETRO DOMEMORIAL FONTERI, UN I, ÀS 16:15h, PARA O

CEMITÉRIO SÃO BENTO.NOTA DE FALECIMENTO

A Fonteri Organização e Serviços, comunica o faleci-mento do SR.

MILTON CAPELLAOcorrido no dia 01/03/2016, na cidade de AMÉRICOBRASILIENSE os 81 ANOS de idade. Deixa ainda:

FILHA, NETOS,PARENTES E AMIGOS. O seu sepulta-mento foi realizado ontem, dia 02/03/2016, ÀS 15:00h,SAINDO O FÉRETRO DO MEMORIAL FONTERI, UN I,

ÀS 14:45h, PARA O CEMITÉRIO SÃO BENTO.

(16) 3322-2569

NOTA DE FALECIMENTOFaleceu no dia 01/03/2016, na cidade de Araraquara,

aos 68 anos de idade o SR.JESUS LOPES ROSALIN

Deixa; irmãos, parentes e amigos. O seu sepultamen-to foi realizado ontem, dia 02/03/2016, às 09h30,

saindo o féretro do Velório de Américo para o Cemité-rio de Santa Lúcia.

NOTA DE FALECIMENTOFaleceu no dia 01/03/2016, na cidade de Ibitinga, aos

58 anos de idade o SR.MARCOS ROBERTO ALVES

Era viúvo da Sra. Rosa Maria Bianchini Alves. Deixaainda; 1 filho, parentes e amigos. O seu sepultamentofoi realizado ontem, dia 02/03/2016, às 10h00, saindo

o féretro do Velório de Ibitinga para o cemitériodaquela localidade.

NOTA DE FALECIMENTOFaleceu no dia 01/03/2016, na cidade de Araraquara,

aos 86 anos de idade o SR.RUBENS SOTRATTO

Era viúvo da Sra. Nilza Monteacutti Sotratto. Deixaainda; 4 filhos, genros, noras, netos, bisneto, parentese amigos. O seu sepultamento foi realizado ontem, dia

02/03/2016, às 13h15, saindo o féretro do VelórioAlmeida para o Cemitério São Bento.

NOTA DE FALECIMENTOFaleceu ontem, dia 02/03/2016, na cidade de Arara-

quara, aos 80 anos de idade o SR.OSWALDO ADRIANO MACHADO

Era viúvo da Sra. Bevenir Rosa Gonçalves Machado.Deixa ainda; 1 filho, neto, irmãos, parentes e amigos.O seu sepultamento foi realizado ontem, dia 02/03/2016, às 16h00, saindo o féretro do Velório Almeida

para o Cemitério da Ressurreição.

ORAÇÃO DOS SALMOSReze os Salmos 33, 34 e 70, três vezesao dia, durante 3 dias. Faça 2 pedidosdifíceis e 1 pedido impossível de se rea-lizar, Mesmo que não acredite, verá oque acontece. Publique no 4º dia.Amém.J.A.S.

Page 17: O Imparcial 03 de março de 2016

'Kung Fu Panda 3'estreia hoje emAraraquara 18

17Araraquara, quinta-feira,3 de março de 2016

Teatro Municipal de Araraquara recebeevento no dia 17 de março, às 20 horas

O Coral Uniara, regido pelo maestro Rogério Toledo, par-ticipará de mais um “Encontro de Corais”. O eventoserá realizado no dia 17 de março, a partir das 20h, no

Teatro Municipal Prefeito Clodoaldo Medina (avenida Bentode Abreu, s/n°, na Fonte Luminosa).

Toledo explica que cada um se apresentará individualmente eque, em seguida, todos cantarão juntos. “O Coral Uniara irá in-terpretar ‘Happy’, de Pharrell Williams; ‘Ai, Que Saudade D’Ocê’,do nosso folclore, e ‘Pai Nosso’, do russo Nikolai Kedrov”, deta-lha. Os outros participantes do Encontro serão: Coral Anima Chris-ti , Coral Espírita “O Consolador”, Coral da Unesp Araraquara eCoral Musiarte. Haverá ainda a participação especial da Dan-çAlternativa – intercâmbio Araraquara – Aveiro (Portugal).

Informações sobre o Coral Uniara podem ser obtidas no ende-reço www.uniara.com.br/atividades-culturais. Coral Uniara participará do Encontro de Corais

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 18: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 201618 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

CINE LUPOShopping Lupo - Rua Gonçalves Dias, 543 - 3º piso

(16) 3333-5544 -www.shoppinglupo.com.br

MOVIECOM JARAGUÁShopping Jaraguá - Av. Alberto Benassi, n° 2270 - Jardim dos Manacas

(16) 3335-7286 - www.moviecom.com.br

SALA 1

DEUSES DO EGITOAventura / Ação - Dublado - 12 Anos - 127min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 19h10Sáb., Dom., Feriado: 19h10

DEUSES DO EGITO3D - Aventura / Ação - Dublado - 12 Anos127min. Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 16h20Sáb., Dom., Feriado: 16h20

DEUSES DO EGITO3D - Aventura / Ação - Legendado - 12 Anos127min. Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h45Sáb., Dom., Feriado: 21h45

SALA 2

CINQUENTA TONS DE PRETOComédia - Dublado - 14 Anos - 92min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 17h15 - 19h15Sáb., Dom., Feriado: 15h15 - 17h15 - 19h15

CINQUENTA TONS DE PRETOComédia - Legendado - 14 Anos - 92min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h15Sáb., Dom., Feriado: 21h15

SALA 3

KUNG FU PANDA 3Animação - Dublado - Livre - Duração: 95min.Seg.a Sex.: 16h30 - 18h30 - 20h30Sáb., Dom.: 14h30 - 16h30 - 18h30 - 20h30

SALA 4

KUNG FU PANDA 33D - Animação - Dublado - Livre - 95min.Seg.a Sex.: 15h30 - 17h30 - 19h30 - 21h30Sáb., Dom.: 15h30 - 17h30 - 19h30 - 21h30

SALA 5

DEADPOOLAção - Dublado - 16 Anos - Duração: 107min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 17h00 - 19h20Sáb., Dom., Feriado: 14h45 - 17h00 - 19h20

DEADPOOLAção - Legendado - 16 Anos - Duração: 107min.Qui., Sex., Seg., Ter., Qua.: 21h40Sáb., Dom., Feriado: 21h40

SALA 1

APAIXONADOS: O FILMEComédia – 100 min - 14 anos – NacionalQui., Sex., Sáb., Dom., Ter. e Qua. às 16h30.

O QUARTO DE JACKDrama – 118 min – 14 anos – LegendadoQui., Sex., Sáb., Dom., Ter. e Qua. às 19h.

DEADPOOLAção – 108 min – 16 anos – LegendadoQui., Sex., Sáb., Dom., Ter. e Qua. às 21h15.

SALA 2

KUNG FU PANDA 33D - Animação – 95 min – Livre - DubladoQui., Sex., Sáb., Dom., Ter. e Qua. às 16h30, 19h e 21h15.

CCCCCINEMAINEMAINEMAINEMAINEMA'Kung Fu Panda 3'estreia em AraraquaraLonga narra o reencontro de Po com seu pai, perdido há muito tempo

Fãs do desajeitado panda Po já podem co-memorar seu retorno às telonas. Estreiahoje em Araraquara a animação 'Kung Fu

Panda 3'. O longa narra o reencontro de Pocom seu pai, perdido há muito tempo. Jun-tos novamente, eles viajam para um paraísosecreto dos pandas, para conhecer parenteshilários. O convívio em família vai muito bematé que o vilão sobrenatural Kai começa a

varrer a China derrotando todos os mestresde kung fu. Com a ajuda dos amigos Shifu,Tigresa, Macaco, Víbora e Louva-Deus, Poterá que fazer o impossível: treinar seus tam-bém desajeitados e divertidos irmãos para umgrande combate.

'Kung Fu Panda 3' pode ser visto a partir dehoje nas salas do Cine Lupo e do Moviecom doShopping Jaraguá.

Atrapalhadopanda Poestá de voltaàs telonas,dessa vez aolado de seu pai

Comédia '50 Tons de Preto' estreia na cidade

A comédia '50 Tons de Preto' é a esperada (einevitável) paródia de 'Cinquenta Tons de Cin-za', produzida pela mesma equipe responsávelpor 'Inatividade Paranormal' e 'As Branquelas'.No filme, Christian Black (Marlon Wayans) é umempreendedor de sucesso com um passado obs-curo e gostos bem peculiares. Quando conhece aHannah Steale (Kali Hawk), ele fica obcecado

por ela e tenta fazer com que ela se submeta atodos os seus desejos. Sexuais, é claro.

Na versão dublada, Marcelo Marrom faz a vozde Christian Black, enquanto seu interesse ro-mântico, Hannah Steale, recebe a voz de Saman-tha Schmütz. Abordando temas atuais e tirandosarro de tudo e todos, o filme é distribuído pelaImagem Filmes e estreia hoje em Araraquara.

Paródia de'CinquentaTons de Cinza'é produzidapela mesmaequiperesponsávelpor 'InatividadeParanormal'e 'AsBranquelas'

Page 19: O Imparcial 03 de março de 2016

Novelas

Horóscopo

ÁRIES21 de março a 21 de abril

GÊMEOS21 de maio a 21 de junho

TOURO20 de abril a 20 de maio

CÂNCER21 de junho a 21 de julho

LEÃO23 de julho a 22 de agosto

LIBRA23 de setembro a 22 de outubro

VIRGEM23 de agosto a 22 de setembro

ESCORPIÃO23 de outubro a 22 de novembro

SAGITÁRIO23 de novembro a 22 de dezembro

AQUÁRIO21 de janeiro a 19 de fevereiro

CAPRICÓRNIO23 de dezembro a 20 de janeiro

PEIXES20 de fevereiro a 20 de março

Palavras Cruzadas

O Sol baixará um pouco a sua ansiedade, rece-berá uma grande ajuda neste aspecto. Sua in-tuição irá livrar você de algumas situações ru-ins. Marte também tende a ser positivo nestedia para favorecer a sua coragem.

Terá uma dificuldade para seguir em frente emdeterminadas situações, muito será por causa deJúpiter. Este planeta irá gerar intempéries duran-te o seu trajeto no dia. Porém receberá boas ener-gias de Vênus, explore.

Mostrará mais o seu lado contraditório, isso nãoserá bom, pois pode gerar desconfiança de al-guns. Isso será uma influência muito forte deSaturno. Procure pensar mais e use sua inteli-gência com paciência.

Pode vir a ter um ressentimento durante o dia.Não deve ser tão dependente de outras pessoas.A Lua poderá te ajudar a despertar sua afetuosi-dade sem melancolia ou qualquer outra instabili-dade.

Irá mostrar ser uma pessoa muito criativa e leal,Netuno tende ser um forte aliado para esta situ-ação. As situações de desconforto provavelmen-te serão geradas por você, evite criar muitos cons-trangimentos.

Sua praticidade ajudará a executar algumas tare-fas das quais estavam estagnadas. Urano ajuda-rá a transformar esta palavra praticidade em ele-mento chave para as coisas melhorarem. Porémserá muito crítico.

A palavra chave deste dia para o signo de Libraserá diplomacia. Demonstrará um forte senso deconciliar ideias de pessoas completamente dife-rentes. Saturno será um planeta importante nes-te dia.

Uma grande determinação será apresentada porvocê. Plutão abrirá muitas portas para você con-seguir realizar aquilo que tanto deseja. Perceberáfacilmente aqueles que querem tentar te ludibri-ar.

Seu pensamento estará mais aguçado que ha-bitualmente. O elemento fogo ajudará um poucoo seu humor. Não deve ter muitos problemaspara se fazer compreender e passar boas ener-gias para quem está ao seu lado.

Não haverá muitas alterações relevantes no cam-po do relacionamento. A estabilidade tende a semanter durante este dia. Marte e Saturno paraesta constelação não exercerão tanta influênciana sua vida.

Mostrará ter muita energia para encarar as difi-culdades que virão acontecer neste dia. Será umdia bom para você pensar sobre a sua vida. Sa-turno lhe ajudará para refletir mais neste sentido.

Atrair novas pessoas para o seu círculo de amiza-de será algo muito importante. Netuno será oplaneta no qual irá ajudar neste processo interes-sante e importante. Seu carinho irá mexer comas outras pessoas.

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 2016 19CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

MALHAÇÃOUodson diz a Vanda que tomou uma importante decisão. Krica temuma ideia para aproximar Alina de Uodson. Vanda aceita ser madri-nha de Rodriguinho. Tito questiona Ciça sobre o número de telefo-ne que encontrou na conta de Pedro. Arthur sente medo de ir aodentista e Júlia o incentiva. Miguel passa mal e descobre que estácom um problema no coração. Luciana deixa escapar para Rodrigoque foi Francileine quem entregou a Sueli os documentos contra aconstrutora de Miguel. Camila pede ajuda financeira a Henriquepara pagar o advogado. Ciça confronta Samurai sobre Pedro. Uodsonpede Alina em casamento.

ÊTA MUNDO BOM!Mafalda se desespera ao saber que Romeu é um vigarista, e Zédos Porcos e Eponina a consolam. Cunegundes afirma a Josiasque Eponina casará com Inácio para livrar a família da dívida.Pancrácio comenta com Candinho que acredita que os assaltantesestejam atrás de seu medalhão e sugere que o rapaz esconda ajoia. Sandra teme o apreço de Celso por Maria. Diana propõe fugircom Braz, mas ele a rejeita. Dantas se apresenta como advogadode Romeu. Sonhando com Romeu, Mafalda cai acidentalmente emum lago.

TOTALMENTE DEMAISZé Pedro avisa a Carolina que Dorinha teve alta do hospital. Dorinhasurge na redação da revista Totalmente Demais, agindo como sefosse Carolina. Gilda descobre que Germano e Lili são patrocinado-res do concurso de Eliza. Gilda revela a Lourdes que Eliza é filha deGermano. Germano se assusta ao saber que Gilda é mãe de Eliza.

A REGRA DO JOGODante afirma que colocará Gibson na cadeia e teme pela reação desua família. Zé Maria insiste em fugir com Aninha e Kiki. Nelita lem-bra-se de que foi Gibson quem sequestrou Kiki e perde o controle.Dante revela toda a verdade sobre Gibson a Cesário e Belisa. Romeroe Atena descobrem que Zé Maria escapou da prisão. Janete insistepara que Domingas conte sobre sua gravidez a César. Juliano sur-preende Zé Maria na casa de Kiki. Belisa conta a Nora que Gibson éo chefe da facção. Apoiada por Dante, Kiki depõe contra Gibson nadelegacia.

FATMAGÜLFatmagul e Kerim encaram o doutor que declarou contra eles. Osdois lhe pedem que vá ao julgamento para dizer a verdade. A senho-ra Lale leva Perihan para conhecer seu esposo, um homem que foienganado por Resat Yasarán. Kerim pede a Fatmagul que de agoraem diante ela lhe diga todos os dias que o ama. A moça aceita poisestá muito apaixonada. Os dois voltam a ficar juntos outra vez.Fatmagul diz a Ebe Nine que se Kerim lhe tivesse pedido para pas-sar a noite com ele, ela teria aceitado. Sua sogra se emociona aosaber que a esposa de seu filho está se recuperando do trauma.Resat escuta Perihan falar de Lale e se dá conta de toda a verdade.A futura casa de Fatmagül e Kerim é invadida e pichada. Sami discu-te com Demir, ex-marido de Asude.

Page 20: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 201620 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

INFORME PUBLICITÁRIOClube Náutico

O melhor da músicanos bares nauticanosDomingo tem “Silvinha Haddad e Gê Aguiar”e “Paulo César e os Garotos de Ouro”

Que tal encher o seu domingo deboa música, ao som de grandesmúsicos da cidade e região? En-tão, venha para o Náutico e apro-veite o melhor do cenário musi-cal. Neste domingo, 06, duas gran-des apresentações marcam o dia.

Às 12h, no Bar das Pedras, o ta-lento de Silvinha Haddad e GêAguiar encanta o público com omelhor da MPB. E às 14h, no Barda Mata, o sertanejo animado dePaulo César e os Garotos de Ouronão deixa ninguém parado!

Exercícios para toda a fa-Exercícios para toda a fa-Exercícios para toda a fa-Exercícios para toda a fa-Exercícios para toda a fa-míl iamíl iamíl iamíl iamíl ia9h – Pilates (Espaço Brincar)10h – Yoga (salão do restauran-

te)11h – aula de Zumba® - com

professor da Academia Clube Ná-utico (salão do restaurante)

11h – Hidro Verão (conjunto depiscinas)

Artes, brincadeiras e mui-Artes, brincadeiras e mui-Artes, brincadeiras e mui-Artes, brincadeiras e mui-Artes, brincadeiras e mui-ta alegriata alegriata alegriata alegriata alegria10h – Ateliê de artes “Pintura”

(salão do restaurante)10h30 – Brincadeiras de Rua –

pula corda, amarelinha, pula elás-tico e muito mais (salão do restau-rante)

12h – atividade “Homenagem àMulher” (conjunto de piscinas)

14h30 – Gincana Aquática (con-junto de piscinas)

14h30 – passeio de Trenzinho(saída do balão do restaurante)

15h – Estações com Bola (praiado Bar da Mata)

HENRIQUE SANTOS

Silvinha Haddad e Gê Aguiar trazem o melhor da MPB para o Bardas Pedras

Dance e cante ao som de Paulo César e os Garotos de Ouro, noBar da Mata

HENRIQUE SANTOS

Garotada no Espaço BrincarGarotada no Espaço BrincarGarotada no Espaço BrincarGarotada no Espaço BrincarGarotada no Espaço Brincar10h30 – Oficina Lápis Divertido

– venha criar uma ponteira de co-elho

14h30 – circuito Ginástica Kids

No site www.clubenauticoararaquara.com.br você fica sa-bendo de tudo o que acontece noNáutico. Acesse!

Page 21: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 2016 21CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

Oficina de Cinema paraAdolescentes começa este mêsInscrições estão abertas na Casa da Cultura com mensalidades de R$ 20,00

Núcleo de Formação daCasa da Cultura oferece aOficina de Cinema para

Adolescentes neste ano, com a co-ordenação de Argeo Jobim. As ins-crições estão abertas para jovens epodem ser efetuadas na Casa daCultura, com mensalidades no va-lor de R$ 20,00.

Com 36 encontros de duas horascada, a oficina é oferecida parajovens com idade entre 15 e 19anos, às quintas-feiras, das 18h30às 20h30. A duração do curso éde nove meses e os alunos apren-dem conceitos básicos para a pro-dução de filmes em aulas práticas,ou seja, produzindo e filmandocurtas-metragens.

Os conteúdos passam por todasas fases e atribuições em cinema:roteiro, planilha de gravação,storyboard, claquete, iluminação,câmera, direção e produção. Umdos focos do curso é o desenvolvi-mento de equipamentos alternati-vos, com materiais reciclados eequipamentos domésticos.

Argeo Jobim – ou Jota Jr. - é ator,ilustrador, cartunista, animador ejá trabalhou em produtoras de ví-deo como cinegrafista comercial emAraraquara. De acordo com ele, osparticipantes da oficina podemaprender a entender a linguagembásica de roteiro, interpretar umstoryboard, desenvolver uma pla-nilha de filmagem, utilizar a cla-quete, bem como noções básicasde iluminação e enquadramento decena. “Elenco e equipe de filma-gem são alternados para que os par-ticipantes possam vivenciar todasas etapas de filmagem de um cur-ta-metragem”, destaca.

E para vivenciar realmente todasestas etapas, a oficina conta comcâmera e microfones profissionais,além de material alternativo, comorefletores caseiros, grua, dolly, ma-quiagem, figurinos e uma série deobjetos cenográficos – entre outros.

“O cronograma de atividades ébastante dinâmico e prático: todos

os tópicos pertinentes são explica-dos e vivenciados durante as fil-magens de curtas-metragens, sem-pre de maneira envolvente e como intuito de fornecer aos partici-pantes uma experiência nova eempolgante”, conta.

Argeo Jobim desenvolve os tra-balhos de oficina de cinema desde

2010. Em seu canal do Youtube(Oficina Livre de Cinema Cinega-rage) é possível assistir a todos ostrabalhos realizados nos cinco anosde suas atividades. Segundo ele, aoficina também conta com um blogoficial, com material adicional,onde é possível consultar dicas defilmes, livros, macetes técnicos e

apoio extra curricular."A oficina de cinema tem sido uma

experiência excitante e divertida,tanto para os alunos quanto paramim, que também aprendo muitocom eles. É um jeito de mostrar quedá para fazer cinema a baixos cus-tos. Costumo chamar a oficina de‘cinegarage’, justamente porque,assim como existem as bandinhasde rock de garagem, o que fazemosaqui é o cinema de garagem", ex-plica o coordenador, convidando osinteressados a conhecerem tambémo blog da oficina (oficinacinegara-ge. blogspot.com.br) e também oFacebook (/cinegarageoficina).

Para efetuar a inscrição, os inte-ressados devem procurar a Casa daCultura Luiz Antônio MartinezCorrêa, de segunda a sexta-feira,das 12h15 às 20h45. Menores deidade devem realizar a inscriçãoacompanhados pelos responsáveis.É necessário apresentar RG ou RGescolar. Informações detalhadassobre os cursos e as bolsas de es-tudo também podem ser obtidas naCasa da Cultura. Vale lembrar quea Secretaria Municipal da Cultu-ra tem como contrapartida no pro-grama Núcleo de Formação a re-serva de 20% das vagas para bol-sas de estudo em todos os cursos,destinadas a alunos que não pos-suam condições socioeconômicaspara frequentá-los. Os interessa-dos devem encaminhar ofício paraa Casa da Cultura solicitando abolsa. Ainda, o Núcleo de Forma-ção da Casa da Cultura está cominscrições abertas para outros 34cursos de artes. O endereço é RuaSão Bento, 909, no Centro de Ara-raquara.

Inscrições abertas para “Oficina de Cinema para Adolescentes”, com Argeo JobimLocal: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 12h15 às 20h45Mensalidade: R$ 20,00* O curso será ministrado às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, durante novemeses

OOOOO

Regional de Araraquara inicia inscrições para viagem à eclusa de Barra BonitaA agenda de celebrações do Sindpd

para o Dia Internacional da Mulher já co-meçou a movimentar os associados. Istoporque a regional do Sindicato em Arara-quara iniciou as inscrições para o tradici-onal passeio de barco à eclusa de BarraBonita, com direito a uma bela vista porsobre o rio Tietê que, com 1136 km deextensão, corta todo o Estado de SãoPaulo. De acordo com o diretor DanielForini, a viagem está programada para odia 5 de março e garantirá aos associa-dos a incrível experiência de superar 26metros de desnível de água, onde a pri-meira usina hidroelétrica com eclusa da

América do Sul foi construída.Registros apontam que o conceito de

eclusas já era utilizado pelos chinesesno século VII. Trata-se de uma espéciede elevador aquático que ajuda as em-barcações a transpor rios ou canais emque exista desnível, isto por meio de umagrande câmara de concreto com doisenormes portões de aço. O passeio pelaeclusa dura em média três horas, e aosassociados e seus acompanhantes seráoferecido almoço com cardápio exclusi-vo.

No roteiro da viagem ainda está incluí-da visita ao Shopping Território do Calça-

do, em Jaú, considerado o maior shop-ping de calçados femininos da AméricaLatina, além de sorteios de prêmios ebrindes.

A regional do Sindpd em Araraquara irádisponibilizar ônibus fretado para os as-sociados inscritos. Os veículos sairão às6h45 da manhã da rua Padra Duarte, 151- em frente ao edifício América. Para par-ticipar, é preciso confirmar presença pormeio dos telefones 3331-6955/3335-6955 ou, ainda, pelo e-mail:[email protected]. Cadaassociada poderá convidar um acompa-nhante.

Page 22: O Imparcial 03 de março de 2016

Araraquara . quinta-feira . 3 de março de 201622 CCCCCARTAZARTAZARTAZARTAZARTAZ

Edital de Protesto2º TABELIÃO DE NOTAS E DE PROTESTO DE LETRAS E

TÍTULOSAVENIDA SÃO PAULO, 508 - CENTRO - (016)3333-

3136EDITAL DE PROTESTO

Os títulos abaixo relacionados foram encaminhados aeste cartório para protesto por falta de pagamento/acei-te/devolução ou fins falimentares. Os sacados/devedo-res não foram encontrados nos endereços indicadospelos apresentantes ou recusaram-se a receber a inti-mação ou então localizam-se fora da competência terri-torial deste cartório. Em vista disso, expede-se o pre-sente Edital para INTIMAR os sacados/devedores indi-cados para que compareçam no cartório, no endereço ehorário mencionado, a fim de pagar/aceitar/devolver ouentão justificar a sua recusa, até no máximo a data limi-te

Protocolo: 259454 — 26/02/2016Devedor: GILBERTO CATTANI E CIA LTDADocumento: 46.716.767/0001-12Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 259462 — 26/02/2016Devedor: RAMIREZ E RAMIREZ LTDA MEDocumento: 10.260.534/0001-00Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 259468 — 26/02/2016Devedor: JOSE ERALDO SILVA 02871470456Documento: 18.100.434/0001-29Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 259472 — 26/02/2016Devedor: THAIS ALVES IBANHIS ROCHA 35135822852Documento: 20.762.479/0001-00Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 04/03/2016

Protocolo: 259478 — 26/02/2016Devedor: VALDEMIR LUCASDocumento: 11.750.774/0001-56Espécie: DMIFaixa da Tabela: CData limite para pagamento: 04/03/2016

1. - O pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, bo-leto bancário ou mediante cheque visado e cruzado, oupor meio de cheque administrativo, emitido no valor equi-valente ao da obrigação devendo ainda estar em nomee à ordem do apresentante, a ser pagável nesta praça.Ressalva-se a situação das empresas ME e EPP, nostermos da artigo 73 da Lei complementar nº 123/2006.2. - Fica esclarecido que a quitação será condicionada àefetiva liquidação do cheque. Os emolumentos deverãoser pagos no ato e em apartado, em dinheiro.3. - Pelo presente os intimo para os fins de direito e aomesmo tempo, no caso de não ser atendida a presenteintimação no período de 11:00 AS 17:00HS do dia infor-mado, os notifico do competente protesto.

ARARAQUARA , 02 de março de 2016LETICIA MACHADO DOS SANTOS SEVES

ESCREVENTE

Tecnologia 3D proporciona novas oportunidadespara portadores de deficiência física

A tecnologia atual alça o mercadopara vários blocos, inclusive a áreada saúde com a produção de próte-ses em 3D para auxiliar portadoresde deficiência física a movimentarem-se com mais facilidade.

Diferentemente do que se via trintaanos atrás, por exemplo, hoje é pos-sível que uma pessoa retorne a se lo-comover com mais facilidade por meiodas próteses em 3D, deixando de ladoo velho estereótipo de “inválido” e “alei-jado”, por exemplo, usados de formapejorativa para definir aquele que nas-ceu com alguma tipo de deficiênciamotora ou precisou sofrer amputaçãoem algum momento da vida.

As crianças são as que mais so-frem com a situação, por conta dobullying a que são sujeitos na esco-la, afetando o psicológico. Mas enga-na-se quem pensa que apenas essafase da vida é afetada pela perda deum membro. Adultos perdem oportu-nidades de trabalho e sofrem com alimitação de algumas funções. Umapesquisa realizada por um institutode diagnóstico americano constatouque uma criança em cada mil nascesem algum dos dedos, e outras per-dem dedos e mãos em acidentes. Acada ano, cerca de nove mil criançassão amputadas apenas por causa deproblemas com cortadores de grama.

Todavia, o cenário econômico dopaís não propicia investimentos sufi-cientes para sanar os custos do de-senvolvimento desse tipo de tecnolo-gia. Isso faz com que o valor dessaspróteses não seja prontamente aces-sível a toda população brasileira. Nos

Estados Unidos, foram desenvolvi-das próteses em aço e plástico, porexemplo, com valores que variam deUS$60 a US$300.000. Levando emconta os curstos de importação deprodutos estrangeiros e somados aprodução do material, A 3D Protos,contudo, é uma empresa que vem nosentido contrário a essa afirmativa. Aempresa gaúcha desenvolve testesque pretendem atender a todos aque-les que fazem parte da categoria.

Os testes são realizados minuciosa-mente, com muita atenção e profissi-onalismo. De acordo com o diretorexecutivo da empresa, Fernando Flo-res, “a impressão 3D que exige muitaatenção nas diversas etapas que oprocesso requer. Com parcerias comhospitais, oferecemos os testes paraalguns pacientes. A partir desse acor-do, é realizado um estudo completobaseado na pessoa, com pesquisas

a respeito de interface, posicionamentoe a modelagem 3D, isso tudo tendocomo objetivo suprir a necessidadeespecífica de cada paciente. Dessaforma, depois do período de testes osprodutos precisam ser certificados esó depois irão para o mercado”.

Os exames são bem avaliados, vis-to a necessidade desse tipo de servi-ço no mercado. “Estamos observan-do que existe essa lacuna aberta paraesse serviço, pois o índice de aban-dono das próteses pode chegar a até70%, como nos casos de tratamentopara membros superiores. Assim,com esse projeto em desenvolvimen-to, pretendemos criar próteses im-pressas em três dimensões realmen-te ajustados ao paciente, para queeles se adaptem da melhor maneirapossível e não abandonem as próte-ses, episódio recorrente em muitoscasos”, conclui o diretor.

Próteses desenvolvidas a partir da técnica pretendem beneficiar população

Tomorrowland Brasil espera receberpúblico de 65 nacionalidades em Itu

De 21 a 23 de abril Itu (SP) rece-be pela segunda vez o festival To-morrowland Brasil. O evento - quenasceu na Bélgica - espera receberum público de 65 diferentes nacio-nalidades e brasileiros de todos osEstados. A organização confirma apresença de fãs de música eletrôni-ca vindos de países como EmiradosÁrabes Unidos, Finlândia, Guate-mala, Haiti, Indonésia, Marrocos,Moçambique e Romênia.

A programação completa do Tomor-rowland Brasil 2016 foi divulgadanesta terça-feira (1º) e conta com maisde 130 DJs que vão se apresentar emseis palcos.

O francês David Guetta, os irmãosbelgas DV&LM (Dimitri Vegas & LikeMike), os holandeses Afrojack e Ar-min van Buuren, os suecos Axwell /\Ingrosso e Alesso, os brasileiros Alok,Gui Boratto, DJ Marky e os israelen-ses do Infected Mushroom estão en-tre os destaques.

No ano passado, a Fazenda Maeda

recebeu um público de 180 mil pes-soas nos três dias de festival, que teveo primeiro lote de seus ingressos es-gotados em apenas três horas.

Para a edição 2016 ainda há ingres-sos disponíveis e à venda no site ofi-cial do festival(www.tomorrowlandbrasil.com). Ospreços variam de R$ 199 a R$ 10.221,

mas tanto os ingressos mais em contaquanto o pacote mais caro estão esgo-tados. Entre as opções ainda disponí-veis, o valor mais acessível é de R$399 e o mais caro R$ 9.048.

Há opções de acesso tanto para ape-nas um dia de evento como pacotespara os três dias que incluem barracae amenidades.

Page 23: O Imparcial 03 de março de 2016

· O “Hoje em Dia” da Record,na terça, fechou com 8 demédia na Grande São Paulo,a sua melhor audiência desteano...

· ... É um programa que nãodá susto. Se mantém com ín-dices bem interessantes e fa-tura legal.

· Em “Totalmente Demais”,após perder para Arthur (Fá-bio Assunção) uma apostaque envolvia o futuro profissi-onal de Eliza(Marina Ruy Bar-bosa), Carolina (Juliana Paes)deixará a direção da revistahomônima e será substituídapor Lorena (Adriana Birolli)...

· ... Carolina passará a sergerente de uma agência demodelos.

· ... Lorena, a partir daí, sur-girá como uma figura mais so-fisticada na trama – “toda po-derosa”, na definição dos au-tores...

· ... Em tempo, “Totalmen-te Demais” chega ao seucentésimo capítulo nestaquinta-feira.

· A Rede Brasil ampliou a con-cessão de horário para a Igre-ja Plenitude...

· ... Agora vai, diariamente,das 10 da noite à uma da tar-de do dia seguinte...

· ... O comprador é o Pas-tor Duque, discípulo do Val-domiro.

Festas de lançamentoNeste começo de semana, pela

ordem, Record e Bandeirantesreuniram seus grandes anuncian-tes e imprensa para anunciar assuas novidades deste ano. Propa-ganda política perde. Em tais oca-siões, mais da metade do anunci-ado não é cumprido.

RepresentaçãoDaniela Busoli, executiva da área

de entretenimento, com passa-gens pelas mais importantes em-presas e agora tocando a sua For-mata, acaba de assumir a repre-sentação da gigante de formatosITV no Brasil. Tudo fechado, du-rante a sua viagem a Londres, nasemana passada.

Motivo de preocupaçãoRelease enviado informa que em

parceria com a Procuradoria Fe-deral dos Direitos do Cidadão eorganizações da sociedade civil,o Conselho Nacional de DireitosHumanos e o Conselho Nacionaldos Direitos das Crianças e Ado-lescentes realizam, no próximo dia9 de março, o "Painel Classifica-ção Indicativa: a ação no STF e osriscos para a proteção de crian-ças e adolescentes". Informa ain-da que “a atividade acontece emum momento delicado para a in-fância brasileira”.

InteressanteA questão da “classificação indi-

cativa”, em várias ocasiões já de-batida por aqui, há muito tempo émotivo de preocupação para to-dos. Por mais que existam boavontade e esforços é complicadoentender os critérios utilizados eaté a sua própria existência. Aindamais se sabendo que no encon-tro anunciado “será lançada pelasorganizações da sociedade civil aCampanha ‘Programa adulto emhorário adulto’".

Diante de tudoPelo menos no release enviado,

entre autoridades e representan-tes da sociedade civil, não é indi-cada a presença de ninguém liga-do à televisão nenhuma ou de al-

BateRebate

gum autor, roteirista, ator, atriz ouquem quer que seja para repre-sentar a mais importante parteenvolvida. Fato que, no mínimo,causa estranhamento. E parciali-dade.

Século 21Qualquer criança, de qualquer

idade, hoje tem acesso, pelosmeios sociais, a qualquer horárioe a qualquer conteúdo, desde edu-cativos a pornográficos. Pegarama televisão, o grande empregador

da área de comunicação, parabode expiatório. Já existem séri-as restrições publicitárias, que-rem aumentar ainda mais o de-semprego.

Interessante issoO Brasil é o país da canetada e

da incoerência. Os meios de co-municação são proibidos de vei-cular propagandas de bebidas,cigarros e outros que tais. Só quea fabricação é permitida. E todossabemos porque é permitida.

SBT em segundoSaiu ontem o resultado do PNT –

Painel Nacional de Audiência - re-lativo a fevereiro. Deu Globo dis-parado em primeiro, com 13,5.Em segundo lugar, nas 24 horas,SBT, com 5,2; Record, 4,9; Band,1,4 e Rede TV!, 0,5.

Onde se viu isso?Algumas emissoras não regis-

tram baixas audiência por obra doacaso. Até se esforçam por mere-cer. Vejam o caso da Band. Dataontem, no “Jogo Aberto”, a apre-sentadora Renata Fan, na ação demerchandising de um colágeno,teve seu rosto coberto por um selo,que anunciava a “Liga dos Cam-peões”. Poluição de imagem àparte, ela, Renata, ficou no ar fa-lando e aparecendo do pescoçopara baixo. Querem o quê?

124ªA Globo tem a TV Integração

como sua afi l iada há muitosanos, atendendo quatro regiõesde Minas Gerais. Uberaba, hojee até o final de abril, continuarárecebendo o seu sinal pela ge-radora de Ituiutaba. Mas para odia 30 do próximo mês, no en-tanto, já está confirmado o iníciode operações da TV Integração –Uberaba, que virá a ser a 124ªafiliada da Rede Globo.

C´est fini“Tráfico de crianças” é o tema

do “Repórter Record Investiga-ção”, do Domingos Meirel les,nesta quinta-feira, em um traba-lho que durou quatro meses. Osrepórteres Heleine Heringer,Ivan Belmudes e Daniel Carva-lho vão mostrar como agia umaquadrilha que convenceu mãesmuito pobres a entregar seus fi-lhos recém-nascidos à uma redede tráfico internacional. Pela pri-meira vez, a responsável pela"venda" de muitos desses be-bês, para casais estrangeiros,quebra o silêncio e acusa auto-ridades brasileiras de participarda rede de adoções ilegais. En-tão é isso. Mas amanhã temmais. Tchau!

23Araraquara, quinta-feira,3 de março de 2016

GABRIEL GABE/SBT

Pelo menos na chamada faixa bí-blica a Record já se organizou emrelação às próximas novelas. Ago-ra em abril está confirmada a es-treia da segunda parte de “Os DezMandamentos“, que será sucedi-da por “A Terra Prometida”, apartir de julho.

Já para 2017, foram anunciadas,nessa sequência, “O Rico e Láza-ro”, título provisório, escrita porPaula Richard, e “Apocalipse”,com adaptação de Vivian de Oli-veira e promessa de produção ho-llywoodiana.

“O Rico e Lázaro” é classificadacomo a primeira novela sobrena-

tural da Record, algo na linha de“A Viagem”(Tupi-Globo). Portan-to, o alinhamento para adaptaçõesbíblicas parece definido, cuidadoque ainda não acontece no que dizrespeito ao segundo horário, emvias de lançamento. Por enquantonão existe a menor ideia do queentrará depois de “Escrava Mãe”.Nada se cogitou ou se pensou atéagora sobre a sua substituta.

Há internamente a torcida de queisso não se transforme em “maisuma aventura” e que na área dateledramaturgia, como um todo,exista um trabalho tão sério comoexiste com as adaptações bíblicas.

Autores da Recordpedem seriedade emnovo horário de novelas

Gravações no fimSob o comando de Ticiana Villas Boas e participação de Carlos Bertolazzi e Rogério de Betti, o SBTgrava nesta quinta-feira a final do “BBQ Brasil – Churrasco na brasa”, produção exibida aos sábados,às 21h30. A semi foi gravada na casa do cantor Edson, da dupla com Hudson.

Page 24: O Imparcial 03 de março de 2016

24Araraquara, quinta-feira,3 de março de 2016

INFORME PUBLICITÁRIO

AAAAAvaliaçãoval iaçãoval iaçãoval iaçãoval iaçãogratuitagratuitagratuitagratuitagratuita

Quem faz aniversário hoje é diretor do jornal O ImparcialJosé A. C.Silva. Fazemos nossas as palavras do grandepoeta Carlos Drummond de Andrade: Para você,desejamos o sonho realizado. O amor esperado. Aesperança renovada. Para você, desejamos todas ascores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir.Todas as músicas que puder emocionar. Desejamosque os amigos sejam mais cúmplices, que sua famíliaesteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida.Gostaríamos de lhe desejar tantas coisas... mas nadaseria suficiente - então, desejamos apenas que vocêtenha muitos desejos: desejos grandes e que elespossam te mover a cada minuto, ao rumo da suafelicidade"Feliz aniversário!!!

HENRIQUE SANTOS

Clicados na bela paisagem nauticana, o casal Fabiano Prado e Marina com a filhaMariana

O artista plástico Carlos Rezende, foi conferir a exposição“ISOLADOS”, no Gris atelier no sábado

Ecobuild2016

O arquiteto Rodrigo Min-dlin Loeb, apresentará nopróximo dia 9 de março apalestra “Oportunidades deExportação em Design e Ser-viços de Consultoria” duran-te a feira Ecobuild 2016, amaior do mundo em constru-ção sustentável, que aconte-ce em Londres entre os dias8 e 10 de março.O eventotem entre seus promotores oUK Trade & Investment(UKTI), departamento decomércio e investimento in-ternacional do governo bri-tânico, e na última ediçãoreuniu mais de 120 exposi-tores e 40 mil visitantes.Além de Mindlin Loeb, fa-larão os brasileiros VivianeMartinez (UKTI Brasil), Ori-valdo Barros (BRE Group),Lilian Martins (MLM UK),e os consultores Paulo Vini-cius Jubilut e GuilhermeJohnston.O Brasil é o quar-to no ranking de países commais edifícios com certifica-ção LEED, atrás apenas deEUA, Emirados Árabes Uni-dos e China. Em 2012, 9%dos edifícios já possuíam acertificação LEED no país.

O presidente do Rotary Club Araraquara, Fábio LuizAlcedo com o seu afilhado, o novo sócio Lucas Guerreiro

O casal MunhozCésar e Josy,com a amigaMaria AgnesMontoro curtindoa programaçãosocial do ClubeAraraquarense