o estudo deve ter como base a carta apostólica porta fidei e o subsídio que o mcc elaborou para as...

16

Upload: internet

Post on 16-Apr-2015

106 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:
Page 2: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:
Page 3: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

O estudo deve ter como base a Carta Apostólica “PORTA FIDEI” e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013: "Do Jubileu para um novo Pentecostes".

Trata-se apenas de um esquema que deve ser desenvolvido individualmente como aprimoramento pessoal, ou apresentado por um membro (ou por grupo) orientado pela Escola Vivencial.

(origem: Cursilho de Vila Velha – ES)

Page 4: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:
Page 5: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

1. Professar a Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – é abrir a Porta da Fé aos pagãos.

2. Vivemos uma “crise de fé”, mas estamos mais preocupados com as consequências do que com a fé.

3. Alimentar o “crer” – a fé em Jesus – é a resposta que Ele nos dá para o caminho da salvação.

Page 6: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

4. A proclamação de um “Ano da Fé” trouxe um tempo de particular reflexão e redescoberta da fé à Igreja.

5. O Ano da Fé “coincide” com o cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, ressaltando a importância de seus escritos.

6. O Ano da Fé é convite para uma autêntica e renovada conversão ao Senhor.

Page 7: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

7. Precisamos redescobrir a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé.

8. Convoca todas as comunidades, eclesiais ou não, a fazer publicamente a profissão do Credo.

9. Sugere, como atitudes para o Ano da Fé, confessar, celebrar e testemunhar a fé, de modo criativo e generoso.

Page 8: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

10. Percurso para compreensão da fé:

1º passo: Acredita-se com o coração e professa-se pela boca.

2º passo: Professar com a boca implica em testemunho e compromisso públicos.

3º passo: Importância de crer em quem crê, como na igreja, ouvir a Igreja e aqueles que crêem.

4º passo: Crer com inteligência, se formando nos conteúdos da fé.

5º passo: Reconhecer o “preâmbulo da fé”, (ou seja, a busca que move as pessoas (CRISTÃS OU NÃO) ao encontro com o mistério da vida) como porta para o caminho que leva a Deus.

Page 9: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

11. Ressalta a importância do Catecismo da Igreja Católica (CIC) para o ensino da fé, pois é norma segura, onde o crente deve se reconhecer.

12. Sugere o incentivo ao estudo do CIC, sem medo, pois a ciência e a fé tendem para a verdade.

13. Salienta que a história do Povo de Deus é marcada por milhares de exemplos de fé.

14. Lembra-nos da proximidade entre fé e caridade, cuja separação não promove frutos.

15. Convite para a constante “procura da fé” e não indolentes na fé.

Page 10: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

Em relação a definição do MCC:

1.Movimento Eclesial: pressupõe fazer parte da igreja e aderir as suas motivações; ainda, por ser movimento... pode mudar sua prática, se adequando a caminhada. EX.: Profissão de fé (credo) pública. (nº 8)

2.Método Querigmático-Vivencial: A igreja é convocada, e com ela os movimentos, a anunciar Jesus (querígma), não de forma teórica, mas vivencial, com o testemunho, a todos (nos ambientes). (nº 7)

Page 11: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

Em relação a definição do MCC:

3.Facilita a vivência e a convivência do fundamental cristão: A vivência em Cristo exige uma convivência cristã (coletiva). O agir coletivo traz maior eficácia já que é comunitário. (nº 10.3)

4.Ajudando a descobrir a vocação pessoal, respeitando-a: Na intenção de servir de orientador na direção da “porta da fé” o MCC se renova para promover o encontro com Cristo, suscitando, a seu tempo, a vocação pessoal. (nº 6)

Page 12: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

Em relação a definição do MCC:

5.Criando núcleos de cristãos que fomentem de evangelho os ambientes:

•A intenção do “Ano da Fé” é a reflexão e a redescoberta da fé, da Igreja, e, nenhum lugar melhor para isso acontecer do que nos núcleos que, por serem formados por cristãos, são igreja. (nº 4)

Page 13: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

No Pré-CursilhoNo Pré-Cursilho:

Além dos batizados afastados (cuja fé diminuiu ou é negada), sugere-se o convite aos que atravessam uma “crise de fé”, reencontrando Jesus.

Aproximar-se (e, porque não, acolhê-los) dos que professam outra fé, outra religião, dos que não creem ou são indiferentes. (nº 10.5)

Page 14: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

No Cursilho:No Cursilho:

Potencializar, nas mensagens, o testemunho de uma vida de fé em Jesus, ao invés de contarem episódios de alcance de graças.

Page 15: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

No Pós-CursilhoNo Pós-Cursilho:

Estudo do CIC nas escolas, promovendo o conhecimento sistemático da fé. (nº 11)

Promoção da caridade, deixando de ser apenas discípulo, mas muito mais missionário. (nº 14)

“Recitação” do Credo, após a oração do Espírito Santo, acrescentando ao final: “creio, Senhor, mas aumentai a minha fé”; em todas as reuniões, encontros e ultreias.

Page 16: O estudo deve ter como base a Carta Apostólica PORTA FIDEI e o subsídio que o MCC elaborou para as Escolas Vivenciais e Assembleias neste ano de 2013:

• Conhecemos mais ou menos a teoria. Na prática, sentiremos com frequência a insegurança.

• Despertar a fome de Deus, esta é a nossa tarefa.

• Deus e a Sua graça decidirão em última instância, “quem é que vai nessa barca de Jesus”.

(Ideias Fundamentais do Movimento de Cursilhos de Cristandade)