o enfoque - maio 2011

4
Informativo do Consórcio CONPAR :: 1 Ano 4 – Maio de 2011 A luta contra a gripe H1N1 O Consórcio CONPAR realizou uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Entre os dias 4 e 20 de Abril, foram imuni- zados mais de 2.000 integrantes. “É muito importante realizar a vacinação nesta época, já que estamos próximos do inverno e o ris- co de exposição ao vírus aumenta”, aponta Elaine Regina Capóia, Enfermeira do Tra- balho. A Prefeitura Municipal de Curitiba também realizou uma campanha de vacina- ção, voltada a idosos, gestantes e crianças. Essa campanha terminou no dia 20 de Maio, e quem não se imunizou deve procurar um Posto de Saúde para receber a vacina. A gripe H1N1 é facilmente transmitida e pode causar sérias complicações, tais como sinusite, bronquite e pneumonia. Para evitá-la é preciso, além de tomar a vacina, lavar as mãos constantemente com álcool gel 70% e evitar aglomerações em espaços fechados. Músicos muito especiais Consórcio CONPAR doa instrumentos musicais para escola de Educação Especial No último dia 19 de Maio, o Consórcio CONPAR doou 57 instrumentos musicais para a Escola de Educação Especial Brasil Perrotti. Fundada em 1986 e mantida pela Associação Paranaense para o Desenvolvimento do Potencial Humano (Apadeh) e pelo Instituto Gui Darin, a instituição é uma escola filantrópica que atende pessoas com necessidades especiais intelectuais, como Síndrome de Down. Hoje, tem mais de 70 estudantes. A doação foi recebida com alegria pelos alunos, que em breve poderão cursar oficinas de ritmo (música e dança) na própria Escola. “Muitos dos nossos alunos têm aptidão para música. Por isso, essa doação foi de grande valia”, ressalta Alessandra Mikilita, Diretora da Escola. Entre os instrumentos, estavam pandeiros, flautas e tambores. Certificações ISO 14001 e OHSAS 18001 são mantidas com sucesso Entre os dias 9 e 11 de Maio, o Consórcio CONPAR passou por uma Auditoria de Manutenção das Normas ISO 14001:2004 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001:2007 (Segurança e Saúde no Trabalho). A avaliação foi feita pelos Auditores Paulo Maurício Janin e Carlos Alberto Busnardo, do órgão acreditador Bureau Veritas Certification, que constataram o respeito às normas e, assim, mantiveram as certificações. “Penso que esta Auditoria veio atestar a maturidade do nosso sistema de gestão, evidenciando as boas práticas de SMS implementadas aqui no Consórcio”, destaca Ricardo Garcia, Gerente de SMSRS do Consórcio CONPAR.

Upload: guilherme-de-souza

Post on 20-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo interno do Consórcio CONPAR (Odebrecht, UTC e OAS) lançado em Maio de 2011

TRANSCRIPT

Page 1: O Enfoque - Maio 2011

Informativo do Consórcio CONPAR :: 1

Ano 4 – Maio de 2011

A luta contra a gripe H1N1

O Consórcio CONPAR realizou uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Entre os dias 4 e 20 de Abril, foram imuni-zados mais de 2.000 integrantes. “É muito importante realizar a vacinação nesta época, já que estamos próximos do inverno e o ris-co de exposição ao vírus aumenta”, aponta Elaine Regina Capóia, Enfermeira do Tra-balho. A Prefeitura Municipal de Curitiba também realizou uma campanha de vacina-ção, voltada a idosos, gestantes e crianças.

Essa campanha terminou no dia 20 de Maio, e quem não se imunizou deve procurar um Posto de Saúde para receber a vacina.

A gripe H1N1 é facilmente transmitida e pode causar sérias complicações, tais como sinusite, bronquite e pneumonia. Para evitá-la é preciso, além de tomar a vacina, lavar as mãos constantemente com álcool gel 70% e evitar aglomerações em espaços fechados.

Músicos muito especiaisConsórcio CONPAR doa instrumentos musicais para escola de Educação Especial

No último dia 19 de Maio, o Consórcio CONPAR doou 57 instrumentos musicais para a Escola de Educação Especial Brasil Perrotti. Fundada em 1986 e mantida pela Associação Paranaense para o Desenvolvimento do Potencial Humano (Apadeh) e pelo Instituto Gui Darin, a instituição é uma escola filantrópica que atende pessoas com necessidades especiais intelectuais, como Síndrome de Down. Hoje, tem mais de 70 estudantes.

A doação foi recebida com alegria pelos alunos, que em breve poderão cursar oficinas de ritmo (música e dança) na própria Escola. “Muitos dos nossos alunos têm aptidão para música. Por isso, essa doação foi de grande valia”, ressalta Alessandra Mikilita, Diretora da Escola. Entre os instrumentos, estavam pandeiros, flautas e tambores.

Certificações ISO 14001 e OHSAS 18001 são mantidas com sucesso

Entre os dias 9 e 11 de Maio, o Consórcio CONPAR passou por uma Auditoria de Manutenção das Normas ISO 14001:2004 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001:2007 (Segurança e Saúde no Trabalho). A avaliação foi feita pelos Auditores Paulo Maurício Janin e Carlos Alberto Busnardo, do órgão acreditador Bureau Veritas Certification, que constataram o respeito às normas e, assim, mantiveram as certificações.

“Penso que esta Auditoria veio atestar a maturidade do nosso sistema de gestão, evidenciando as boas práticas de SMS implementadas aqui no Consórcio”, destaca Ricardo Garcia, Gerente de SMSRS do Consórcio CONPAR .

Page 2: O Enfoque - Maio 2011

2 :: Informativo do Consórcio CONPAR

Ano 4 – Maio de 2011

Um marco na construção da Unidade de Hidrotratamento de Instáveis (2313)No dia 20 de Abril, foi feito o içamento do primeiro Reator de Hidrotratamento de Carga da Unidade 2313.

“Em conjunto com outros quatro reatores, este equipamento retira enxofre do diesel tornando-o mais limpo e diminuindo o resíduo da combustão”, explica Marcos Alves, Coordenador de Engenharia. Até o momento, é a peça mais pesada da obra: 300 toneladas, peso equivalente a cerca de 220 carros modelo Honda Civic.

“Foi uma operação crítica, que envolveu muito planejamento e disciplina”, ressalta Luiz Francisco Macedo, Coordenador de Movimentação de Carga. Para se ter uma ideia, o içamento do reator começou a ser planejado ainda em 2009. “Não havia es-paço para imprevistos”, destaca Macedo. O Consórcio CONPAR parabeniza a to-dos os envolvidos na operação.

Consórcio CONPAR realiza duas edições do Programa Cozinha BrasilNos meses de Abril (25 a 29) e Maio (16 a 20) foram realizadas a terceira e a quarta edição do Programa Cozinha Brasil em Araucária, patrocinadas pelo Consórcio CONPAR. O local escolhido foi o CAIC (Centro de Aten-ção Integral à Criança) Jardim Califórnia. No total, mais de 170 pessoas da comunidade aprenderam a preparar refeições saudáveis e de baixo custo.

Para a cozinheira Antônia Rosa Furtado, que trabalha na Pré-Escola Cachoeira, o curso vale muito a pena. “Com o conhecimento que eles passam, nós melhoramos nossa saú-de, nossa economia e nosso bem-estar”, diz. Ela já participou seis vezes do Cozinha Brasil e prepara em casa os pratos que aprendeu.

Variedade e criatividade são palavras--chave do Programa, no qual se ensinam receitas pouco comuns: doce de tomate, pizza de massa de arroz e bolo de casca de banana. Esses pratos, além de saborosos, são recomendados para pessoas que precisam seguir uma dieta especial, como diabéticos e pessoas alérgicas a glúten (proteína presente em muitos cereais, como trigo). “Com essas receitas, nós conseguimos diminuir a gordura na dieta e evitar alimentos que fazem mal”, aponta Maria de Lourdes Barbosa Miranda, cozinheira da Escola Especial Agrícola.

A realização do Programa na comunidade é fruto de uma parceria entre o Consór-cio CONPAR, o SESI-PR e a Prefeitura

Municipal de Araucária, por meio do CAIC. “Nosso propósito é levar conhecimento para o trabalhador e sua família. Nas parcerias, as empresas têm a oportunidade de colaborar com a comunidade de forma mais direta”, destaca Vera Coimbra, Coordenadora do Programa Cozinha Brasil.

O curso possui dois módulos: um direcio-nado ao público em geral, com duração de 10 horas; e outro, para multiplicadores, que tem carga horária de 20 horas. Ambos são gratuitos. O Programa Cozinha Brasil tem 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática.

Page 3: O Enfoque - Maio 2011

Informativo do Consórcio CONPAR :: 3

Ano 4 – Maio de 2011

Integrante do setor da Qualidade desenvolve procedimento

Consórcio CONPAR realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

Esporte, saúde e alto desempenho

Em comemoração ao Dia Nacional do Com-bate ao Câncer de Mama (29 de Abril), o Consórcio CONPAR realizou diversas ações direcionadas às suas 412 integrantes. O objetivo principal foi conscientizá-las sobre a importância de se realizar periodicamente exames que identifiquem a doença em estágio inicial e, assim, aumentarem as chances de cura.

“A prevenção é o melhor caminho”, apontou a Dra. Dulcinea Ribeiro durante o TDT. O câncer de mama é o tipo que mais provoca mortes entre mulheres no mundo. Se detec-tado precocemente, as chances de cura são muito altas. Além disso, mais de 30% dos casos podem ser evitados se a pessoa tiver hábitos saudáveis, tais como realizar ativida-des físicas, manter uma dieta saudável e não fumar. O autoexame é outra prática que aju-

da no combate à doença. Deve ser realizado mensalmente (a partir dos 21 anos) sete dias após o início da menstruação (após a meno-pausa, é preciso realizar a cada 30 dias numa data escolhida pela mulher).

A partir dos 40 anos, é importante que seja realizado anualmente o exame clínico das mamas. Esse exame é feito em Ambulató-rio, Centro ou Posto de Saúde por Médi-co ou Enfermeiro treinado para identificar alterações na mama. “Além disso, a mulher que tem entre 50 e 69 deve realizar no mínimo uma mamografia a cada dois anos”, completou a Médica. A mamogra-fia é um exame simples, mas preciso: feito com raio-x, dá um diagnóstico mais detalhado que o do autoexame.

Após a palestra, as integrantes puderam tirar suas dúvidas a respeito do tema. Ao final, todas receberam uma pequena lembrança: um laço cor-de-rosa (símbolo do combate ao câncer de mama) com um bombom e um folder informan-do a importância da prevenção.

Ultrassom em aço inoxidável austeníticoO Integrante Geraldo Viana de Freitas, Ins-petor de Ultra-Som Nível II do Consórcio CONPAR, desenvolveu um procedimento que possibilita inspecionar juntas soldadas de aço inoxidável austenítico por meio de Ultrassom.

“O procedimento é pioneiro para se ava-liar este tipo de material”, destaca Geraldo. Normalmente, na inspeção destes materiais, é utilizado o método radiográfico, que pode

demandar um tempo maior e envolve aspec-tos relevantes de segurança durante a sua operação.

Com uso do método por Ultrassom, é permiti-da a realização de trabalhos paralelos, e conse-quentemente refletindo em uma melhor quali-dade, produtividade, segurança e uma redução no tempo de avaliação.

Foi preciso complementar os equipamentos convencionais, além da preparação de corpos de prova e blocos para a realização de diversos testes e ensaios.

O procedimento levou cerca de seis meses para ser desenvolvido e foi validado no último dia 15 de abril.

Participaram também do desenvolvimento e aprovação deste procedimento, o Sr. Ayrton Canod, representante da fiscalização IERP, o Sr. Jorge Luiz Santin, Inspetor de Ultrassom Ní-vel III e o Sr. Vinícius Machado Mansur, repre-sentante do SEQUI/Petrobrás.

Tales Fernandes Lopes Damato, praticante de Triathlon, 27 anos, Técnico Instrumentista do Comissionamento.

Apesar do Triathlon ser um esporte de alto desempenho, não se engane, o único adversário são as próprias limitações do atleta. O grande vencedor da prova é quem consegue completar o percurso indiferente da ordem de chegada.

“Praticar este esporte exige disciplina, concentração, planejamento e disposição, isso faz toda diferença na

minha vida pessoal, profissional e, percebo que todo tempo é muito precioso e qualquer deslize pode comprometer todo um trabalho. Fazendo um parale-lo, quando deixo de treinar uma semana, preciso de duas semanas para compensar. Aqui no CONPAR, com o trabalho ocorre o mesmo, a refação de tra-balho demanda também o dobro do tempo original.”

O Triathlon é uma atividade atlética composta basicamente de três

esportes: a natação, o ciclismo e a corrida.

Page 4: O Enfoque - Maio 2011

4 :: Informativo do Consórcio CONPAR Após a leitura leve o informativo para casa, não jogue no chão.

Ano 4 – Maio de 2011

COERGO propõe ações voltadas a integrantes com Necessidades Especiais

Sobre o COERGO:Criado em 2009, o COERGO (Comitê de Ergonomia) orienta os integrantes a respeito de procedimentos ergonomicamente corretos (que, além de proporcionar conforto, facilitam a execução dos trabalhos e evitam a ocorrência de lesões) e busca a adequação dos locais de trabalho.

Com o objetivo de dar mais apoio aos tra-balhadores portadores de necessidades es-peciais (chamados PCDs) que fazem parte do efetivo, o COERGO está elaborando uma série de medidas voltadas a eles. Além da adaptação estrutural dos locais de tra-balho para facilitar sua locomoção, discute medidas para melhorar sua interação com as equipes. “Esses integrantes querem ser reconhecidos por suas capacidades, não por suas limitações”, aponta a Fisioterapeuta Cláudia Mari Schwass.

“Se não fizéssemos um bom trabalho, não estaríamos aqui”, lembra o integrante João Caldas, que trabalha no Almoxarifado e está na obra há quase dois anos. É preciso buscar uma inclusão de fato, sem discriminação por parte dos outros integrantes.

Entre as ideias propostas, está o treinamento de líderes, visando a adaptação do PCD e da equipe em que este integrante está inserido. O COERGO está de mãos dadas nesta cau-sa junto com o Comitê de Inclusão. “Somos muito gratos a eles por essa parceria”, res-salta João.

Expediente: O Enfoque é uma publicação do Consórcio CONPAR, com fins de publicação e divulgação de assuntos inteiramente restritos no âmbito da empresa. Editoração e Projeto Gráfico André Stevam, Jornalista Responsável Guilherme de Souza MTB 8781/PR. Contato [email protected] Internet www.consorcioconpar.com.br Impressão Oficina do Impresso, Tiragem 3.000 exemplares.  

Do cinema para o CONPARAntes de integrar a força de trabalho do Consórcio CONPAR, Pedro Luiz de Oliveira Almeida (Pedrinho), 37 anos, Eletricista de Manu-tenção, viveu grandes momentos em meio a sua rotina de filmagens para anúncios de televisão. Sendo Técnico Cinematográfico exerceu a função de assistente de iluminação durante seis anos.

O trabalho que mais gostei de participar foi o comercial de um veículo que passa por dentro de uma selva, passamos três dias em Ubatuba, litoral paulista. Como descreve:

“O tempo da filmagem dependia do produto, de duas a quatro diárias com 12 horas de trabalho. Sendo o ramo publicitário muito sazonal, havia mês em que viajava muito e noutro ficava parado.

Trabalhando no CONPAR consegui me es-tabilizar e ter moradia fixa, tenho agora um tempo maior com minha família, pro-gramação de férias e passeios nos feriados.

Houve, também, a oportunidade de trabalho para minha esposa, possibilitando um crescimento pro-fissional para o casal, obtendo assim benefícios em dobro.

Posso dizer que executo o mesmo trabalho, apenas mudei as ferramentas. Sempre trabalhei com um controle criterioso de equipamentos a serem usados no projeto, isso me ajuda muito a ter visão e antecipar as necessidades para exe-cutar as tarefas.

Após dois anos e oito meses no Consórcio CONPAR pretendo me especializar cada vez mais e continuar no trecho, seguindo obras.”