o direito hebraico - resumo

3
O DIREITO HEBRAICO ORIGEM DOS HEBREUS A origem do povo hebreu data de aproximadamente 2000 a.C. Sua sociedade era composta por tribos nômades, lideradas por patriarcas que exerciam ao mesmo tempo o papel de líderes militares, sacerdotes e juízes. De origem semita, habitaram inicialmente a Mesopotâmia, migrando mais tarde para a região da Palestina, sob o comando do líder Abraão, onde se estabeleceram por aproximadamente três séculos. Durante o reinado de Hammurabi na Babilônia (segunda metade do século XVIII a.C), ocorreu uma nova migração dos Hebreus, dessa vez para o Egito, possivelmente ocasionada por uma grande seca que atingiu a região. Estabeleceram-se no Egito, inicialmente em regime de cooperação e mais tarde, segundo a narrativa bíblica, passaram a ser escravizados e perseguidos pelos egípcios. Após quase quatro séculos de escravidão, o povo Hebreu liberta- se sob a liderança de Moisés, em um acontecimento que ficou conhecido como o Êxodo. Durante a jornada de retorno à Palestina, Moisés recebe as Tábuas dos 10 mandamentos, escritas pela mão de Deus. Os Hebreus vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de retornar à Canaã, onde o povo se estabeleceu novamente. Após o retorno à Canaã, o povo Hebreu foi liderado por juízes, que eram tidos como heróis pelos hebreus. O reino de Israel vive seu apogeu, como Rei Davi. Foi nessa época que Jerusalém foi escolhida como capital. Seu sucessor foi seu filho Salomão, que ficou conhecido por sua grande sabedoria, além do seu reinado longo e sem guerras. Após sua morte, Israel se divide em dois reinos: O reino de Judá, ao sul, e o reino de Israel ao norte. o primeiro foi destruído pelos Assírios; o segundo, apesar de dominado pelos Persas e Babilônicos, permanece até 586 a.C. Os romanos ocuparam a palestina e promoveram a diáspora em 70 d. C. ,ocorrendo a dispersão dos hebreus. Estes, no entanto, exerceram profunda influência moral, religiosa e jurídica no mundo, em especial no direito canônico e direito muçulmano. Por fim o povo judeu ou hebreu, durante muitos séculos, nutriu a esperança de que um dia houvesse condições para a criação de um estado próprio, idéia que começou a se concretizar, no final do século XIX, por intermédio de um movimento denominado sionismo. Em 14 de maio de 1948, um comitê executivo dos judeus da palestina, após intervenção e aprovação da ONU, decretou a criação do Estado de Israel. Desde então, tem-se travado um conflito com os palestinos que reivindicam o direito a um estado no mesmo território.

Upload: rosevania

Post on 11-Nov-2015

45 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Resumo de direito hebaico - História do Direito

TRANSCRIPT

O DIREITO HEBRAICOORIGEM DOS HEBREUSA origem do povo hebreu data de aproximadamente 2000 a.C. Sua sociedade era composta por tribos nmades, lideradas por patriarcas que exerciam ao mesmo tempo o papel de lderes militares, sacerdotes e juzes.

De origem semita, habitaram inicialmente a Mesopotmia, migrando mais tarde para a regio da Palestina, sob o comando do lder Abrao, onde se estabeleceram por aproximadamente trs sculos. Durante o reinado de Hammurabi na Babilnia (segunda metade do sculo XVIII a.C), ocorreu uma nova migrao dos Hebreus, dessa vez para o Egito, possivelmente ocasionada por uma grande seca que atingiu a regio.

Estabeleceram-se no Egito, inicialmente em regime de cooperao e mais tarde, segundo a narrativa bblica, passaram a ser escravizados e perseguidos pelos egpcios.

Aps quase quatro sculos de escravido, o povo Hebreu liberta-se sob a liderana de Moiss, em um acontecimento que ficou conhecido como o xodo.

Durante a jornada de retorno Palestina, Moiss recebe as Tbuas dos 10 mandamentos, escritas pela mo de Deus. Os Hebreus vagaram pelo deserto durante quarenta anos, antes de retornar Cana, onde o povo se estabeleceu novamente.

Aps o retorno Cana, o povo Hebreu foi liderado por juzes, que eram tidos como heris pelos hebreus.

O reino de Israel vive seu apogeu, como Rei Davi. Foi nessa poca que Jerusalm foi escolhida como capital. Seu sucessor foi seu filho Salomo, que ficou conhecido por sua grande sabedoria, alm do seu reinado longo e sem guerras. Aps sua morte, Israel se divide em dois reinos: O reino de Jud, ao sul, e o reino de Israel ao norte. o primeiro foi destrudo pelos Assrios; o segundo, apesar de dominado pelos Persas e Babilnicos, permanece at 586 a.C.

Os romanos ocuparam a palestina e promoveram a dispora em 70 d. C. ,ocorrendo a disperso dos hebreus. Estes, no entanto, exerceram profunda influncia moral, religiosa e jurdica no mundo, em especial no direito cannico e direito muulmano.

Por fim o povo judeu ou hebreu, durante muitos sculos, nutriu a esperana de que um dia houvesse condies para a criao de um estado prprio, idia que comeou a se concretizar, no final do sculo XIX, por intermdio de um movimento denominado sionismo. Em 14 de maio de 1948, um comit executivo dos judeus da palestina, aps interveno e aprovao da ONU, decretou a criao do Estado de Israel. Desde ento, tem-se travado um conflito com os palestinos que reivindicam o direito a um estado no mesmo territrio.

CARACTERSTICAS

- O direito hebraico um direito religioso (religio monotesta), foi dado por Deus ao seu povo atravs de Moiss. As suas normas so, portanto, imutveis.

- Trata-se de um cdigo jurdico e religioso, onde as normas morais, religiosas e jurdicas se confundem.

- A legislao mosaica diz que todo crime um pecado, pelo qual o homem responsvel perante Deus, e no perante o Estado. Ela diz que o cidado uma criatura malfola, que veio para destruir as coisas em pr da sociedade.

- O cdigo de Hamurabi tinha um contedo mais jurdico, enquanto o Deuteronmio apresenta um carter mais religioso, embora tenha recebido influncia do cdigo de Hamurabi.

- O Direito Hebraico Antigo possua um sistema judicirio complexo, composto por trs tribunais, com funes especficas:

tribunal dos trs: julgava alguns delitos e todas as causas de interesse financeiro;

tribunal dos vinte e trs: Julgava as apelaes e processos relativos a crimes punidos com pena de morte;

tribunal dos Setenta: Magistratura suprema dos hebreus. Tinha a incumbncia de interpretar a lei e julgar senadores, profetas, chefes militares e tribos rebeldes.

Alm das Leis Mosaicas, um amplo conjunto de normas regia a sociedade hebraica, presentes no Torah (Pentateuco), cuja escrita atribuda a Moiss. FONTES DA LEI

A Bblia um livro sagrado que contm a LEI revelada por DEUS aos israelitas. TANAKH a parte hebraica da Bblia, a fonte para o estudo do Direito Hebraico antigo. TANAKH um acrnimo para:

TORAH Pentateuco.

NEVIIM Profetas anteriores e posteriores.

KETUVIM Coletnea de Manuscritos e Tudo o Mais.PENTATEUCO- Para os Judeus Pentateuco tem o nome de TORAH, que significa LEI ESCRITA, revelada por DEUS. Trata-se da parte principal do Velho Testamento, que compreende 5 (cinco) livros:

a)Gnesis (livro das origens)b)xodo (sada do egito)c)Levtico (regras religiosas sobre culto e rituais)d)Nmeros (permanncia dos hebreus no deserto - 12 tribos ou cls)e)Deuteronomio (livro religioso e jurdico) O Declogo Dez Mandamentos - O Declogo constitui o cerne do direito hebraico, composto pelas leis gravadas em pedra e entregue por Deus a Moiss. (xodo 20:1-17)

INSTITUTOS E NORMAS

O cdigo da aliana, registrado no livro xodo e reiterado nos demais livros do Pentateuco, possui diversas normas e diretrizes que regem diversos institutos sociais. Direito vida e integridade fsica - (Ex 20-13). Trabalho e dignidade - (Dt. 24:14-15). Herana e Sucesso - (Dt. 21:15-17) Casamento e Famlia - (Dt. 24:1-5). Lei e Punio - (Dt. 17:2, 4-6, 8-11).CONCLUSOAnalisando os relatos histricos e as manifestaes culturais dos hebreus, que influenciaram de forma inegvel a evoluo da civilizao, conclumos que de grande importncia conhecer as origens do direito hebraico como precursoras de diversos ordenamentos que possumos na sociedade atual.

importante observar que alguns preceitos que observamos hoje, inclusive na prpria Constituio Federal, tm suas razes nas Leis Mosaicas, como o direito a vida, o instituto da igualdade entre todas as pessoas, entre outros.

Dessa forma, compreender a estrutura do direito hebraico fundamental para o estudo do ordenamento jurdico como um todo, pois somente conhecendo as origens podemos ter completo entendimento do direito contemporneo.

REFERNCIAS A Bblia Sagrada HOFF, Paul. O Pentateuco. 6.ed. Belo Horizonte: Estudos Bblicos, 1995.

PALMA, Rodrigo Freitas. Manual Elementar de Direito Hebraico. 1.ed. [S.l]: Joru, 2007.

Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_hebraico). Consulta em 20-04-2015.

WOLKMER, Antonio Carlos. Fundamentos da Histria do Direito. 4.ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.1 Perodo de Direito Noturno/2015Prof.: Filomena / Disciplina : Histria do Direito.Equipe : Amabilly

Mirian

Rosevania

Jnior