número 54 novembro/10 informativo interno da omni táxi...

4
Número 54 Novembro/10 Informativo Interno da Omni Táxi Aéreo OMNI FAZ A PRIMEIRA REVISÃO DO CÓDIGO DE ÉTICA CHEGA AO BRASIL O A320, SEGUNDO AVIÃO DA FROTA WHITEJETS A CARA DA OMNI CMTE. ADRÉ BAPTISTA. CMTE. DE MÉDIO PORTE E INSTRUTOR PÁG. 04 PÁG. 02 PÁG. 03

Upload: ngocong

Post on 24-Jun-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Número 54 Novembro/10 Informativo Interno da Omni Táxi …portal.omnibrasil.com.br/.../293b534d-06c3-4bee-b4c7-5b421312e4f0.pdf · da empresa e em resposta às ... CLAUDIANNE ANtERo

Número 54 • Novembro/10 • Informativo Interno da Omni Táxi Aéreo

Omni faz a primeira revisãO dO

CódigO de ÉtiCa

Chega ao Brasil o a320, segundo avião

da frota Whitejets

a Cara da OmniCmte. adrÉ Baptista.

Cmte. de mÉdiO pOrte e instrutOr

pÁg. 04pÁg. 02

pÁg. 03

Page 2: Número 54 Novembro/10 Informativo Interno da Omni Táxi …portal.omnibrasil.com.br/.../293b534d-06c3-4bee-b4c7-5b421312e4f0.pdf · da empresa e em resposta às ... CLAUDIANNE ANtERo

Como tem sido amplamente divulgado na mídia, através de várias revistas e publicações, há hoje uma carência de profissionais para tripular todas as aeronaves que serão necessárias para o desenvolvimento do offshore brasileiro.

algumas empresas têm optado por trazer pilotos estrangeiros, mediante autorizações específicas da anaC. entretanto, mesmo este “reforço” não será permanente nem suficiente para atender ao crescimento do mercado nacional.

na Omni, já há alguns anos, temos o desejo de formar nossos comandantes de amanhã. e o momento para isto não poderia ser melhor! no dia 8 de julho, com a presença de vários convidados, demos o primeiro passo para tornar este desejo uma realidade.

Com os primeiros cursos de ppH e pCH a transcorrerem, estaremos não somente fomentando o mercado de trabalho brasileiro, como também preparando os nossos comandantes do futuro. uma oportunidade para tantos jovens que desejam realizar o seu sonho de “voar”. e chegará o dia, num futuro não muito distante, em que estaremos colocando com orgulho as “4 faixas” em um de nossos alunos egressos da escola Omni de aviação Civil.

após 4 meses de aulas, os alunos da primeira turma da Omni flyng academy concluíram o curso de formação de piloto privado de Helicóptero. O aluno valter da Costa Junior foi o primeiro formado pela escola a ser aprovado na banca da anaC.

Com isso, valter dá o primeiro passo na sua formação de piloto, estando apto para iniciar a parte prática do curso, onde somará 35 horas de voos às suas 276 horas de treinamento teórico adquiridas no curso de pilotagem.

O recém-formado agradeceu aos professores do curso por todo

1º alunO fOrmadO na esCOla Omni de aviaçãO Civil a ser aprOvadO pela anaC

Com o crescimento da empresa, cresce consequentemente a necessidade de ajustes e revisão das práticas internas. todos os setores e atividades estão passando por um processo de transformação e adequação à evolução da empresa. Cada vez mais, normas e políticas claras são importantes para nortear o dia a dia. este mês, tivemos o nosso Código de Ética revisado, um dos instrumentos onde encontramos alguns principios que nos remetem à relações mais harmoniosas e respeitosas.

Considerando ainda o mercado em que estamos inseridos, a Omni vem se movimentando para criar mecanismos que suportem o crescimento acelerado: tivemos o prazer de diplomar o 1º aluno no curso teórico em nossa escola de pilotos, cujo obejtivo é inserir novos profissionais no mercado e elevar a qualidade do setor. parabenizamos nosso primeiro formando, desejando sucesso, dedicação no curso prático e ótimos voos!

EDITORIAL

roberto Coimbra

02

a edição do Código se deu em virtude de uma demanda do mercado, de acordo com as mais atuais práticas, onde as empresas, de todos os setores e atividades passaram a registrar por escrito as normas de conduta que devem ser seguidas no dia a dia de seus colaboradores.

a partir de uma simples leitura, é possível verificar que as normas contidas no Código visam esclarecer o que a empresa espera do colaborador, bem como garantir alguns de seus direitos básicos, tais como o direito à informação e ao contato aberto e franco com seu gestor.

mas, considerando que o dia a dia muitas vezes nos apresenta situações não previstas, face o dinamismo das relações pessoais e, ainda, em virtude do crescimento da empresa, os ajustes são – e serão – sempre necessários, razão pela qual, em novembro de 2010, a Omni finalizou a primeira revisão do Código de Ética.

nessa revisão, dentre outras coisas, foram inseridas algumas novas regras e esclarecimentos relacionados ao uso dos aparelhos de informática da empresa, e, ainda,

Omni faz a primeira revisãO dO CódigO de ÉtiCa

antigo

nova versão

valter da Costa Júnior

a possibilidade da empresa empregar parentes de colaboradores da casa, desde que esses cumpram, de forma isenta, e sejam aprovados no processo de seleção promovido pelo rH, não ferindo, assim, a livre concorrência que deve existir para o preenchimento de cada cargo.

O Código, que já está sendo entregue na forma de uma cartilha em todas as bases, será também divulgado aos clientes, fornecedores, prestadores de serviços, enfim, a todo e qualquer parceiro que, direta ou indiretamente, trabalhe com a Omni.

É importante que todos os colaboradores leiam o Código e que procurem conduzir suas ações conforme as normas descritas, compreendendo que o Código de Ética foi implementado para facilitar as relações diárias e que seu objetivo é orientar quanto ao que a empresa espera do colaborador.

a equipe do Jurídico visitará as bases, a fim de aplicar treinamento e tirar quaisquer dúvidas dos colaboradores a respeito do Código de Ética.

em agOstO de 2008, a Omni apresentOu aOs COlaBOradOres O seu CódigO de ÉtiCa.

o conhecimento transmitido e o Cmte. paulo martins, instrutor de navegação aérea, enviou e-mail de resposta: “fico muito contente e muito orgulhoso por você, afinal de contas, nós só demos a ‘régua e o compasso’, você é quem soube utilizá-los e navegar no rumo verdadeiro da vitória. desejo muitas felicidades!”

a Omni flying academy parabeniza a todos os novos pilotos, desejando muitas felicidades, bons ventos e pousos tranquilos.

OMNI FLY ACADEMY

Page 3: Número 54 Novembro/10 Informativo Interno da Omni Táxi …portal.omnibrasil.com.br/.../293b534d-06c3-4bee-b4c7-5b421312e4f0.pdf · da empresa e em resposta às ... CLAUDIANNE ANtERo

03

O gerente Comercial luis pires, em conversa de negócios durante a feira.

as Comissárias xxx e lise veronica no stand da Whitejets

em frente ao stand da whitejets, nossas comissárias dão informações aos visitantes

O stand da Whitejets, com muitos visitantes

durante os três dias do evento, os visitantes acompanharam as novidades apresentadas pelos expositores e puderam realizar networking com todos os profissionais que compareceram.

a Whitejets esteve presente com um stand de aproximadamente 25m², e foi representada pelo diretor geral roberto Coimbra, pela diretora adm. & financeira Janaina loureiro, pelo gerente de Operações Cmte. douglas machado, pelo gerente Comercial luis pires e pelas Comissárias lise veronica e ana paula Cavati, que davam todas as informações necessárias aos visitantes.

O Cmte. rui de almeida, acionista e administrador do grupo Omni – que controla a

a aeronave chegou ao Brasil no início do mês de novembro para realizar voos charters na região nordeste do Brasil e países integrantes do mercosul. a Whitejets, passo a passo, vai iniciando o processo de ampliação da sua frota, em cumprimento ao planejamento estratégico da empresa e em resposta às necessidades do mercado. a aeronave possui 174 lugares, todos classe econômica, aproximadamente 6 horas de autonomia de voo, payload 17,5 t, e tem seu primeiro voo programado para o final do mês de dezembro.

Com o crescimento da frota, está prevista a contratação de quase 30 novos tripulantes, entre eles em torno de 20 comissários de bordo e 5 comandantes e copilotos, além de uma evolução rápida nas carreiras, com possíveis promoções de copilotos do a310 para o Comando do 320. a Whitejets espera aumentar ainda mais a sua frota e sua equipe em 2011 e estar cada vez mais presente e atuante no mercado de turismo brasileiro.

CHega aO Brasil O a320, segundO aviãO da frOta WHiteJets

WHiteJets presente na aBav

a feira das amÉriCas – aBav (assOCiaçãO Brasileira de agênCias de viagem) 2010 reuniu nO riOCentrO, nOs dias 20, 21 e 22 de OutuBrO, tOda a Cadeia prOdutiva dO ramO de turismO.

Whitejets – prestigiou o stand e, acompanhado do gerente geral da Clubvip tur, sr. José manuel antunes, uns dos principais canais de venda da empresa, ficou bastante satisfeito com a proporção do evento e com as perspectivas de negócios. “a feira melhorou em relação ao último ano. acredito que essa melhora comprova a pujança econômica do Brasil. enquanto diversos países estão com os negócios ‘enforcados’, o Brasil mostra muita força. enfim, o evento excedeu minhas expectativas, tanto em relação ao número de visitantes quanto aos negócios gerados.”, disse o Cmte. rui.

a aerOnave CHegOu aO Brasil nO iníCiO dO mês de nOvemBrO para realizar vOOs CHarters na regiãO nOrdeste dO Brasil e países integrantes dO merCOsul.

diretora adm&fin. Janaina loureiro, acionista e administrador do grupo Omni, rui de almeida, gerente de Operações da Whitejets, douglas machado e diretor geral de roberto Coimbra

A320dimensões

altura - 2,13m

Comprimento - 37,57m

envergadura - 34,1m

infOrmações tÉCniCas

autonomia máxima - 5200 km

numero de reactores - 2

velocidade máx. de Cruzeiro - 850 km/h

peso máximo de descolagem - 73.900 Kg

peso máximo de descolagem e de aterrissagem - 65.500 Kg

altitude máx. de Cruzeiro -11.900m

Page 4: Número 54 Novembro/10 Informativo Interno da Omni Táxi …portal.omnibrasil.com.br/.../293b534d-06c3-4bee-b4c7-5b421312e4f0.pdf · da empresa e em resposta às ... CLAUDIANNE ANtERo

Comandante Henri, funcionário mais antigo fala sobre carreira, a paixão pela aviação e família.

04

EXPEDIENTE

A CARA DA OMNI Cmte. andré Baptista - Comandante de médio porte e instrutor

Nome Completo: Carlos Andre Baptista MachadoFunção: Comandante de médio porte e instrutorTempo de Omni: 8 anos

Tempo de Carreira: 12 anos Idade: 39 anos Hobyy: Andar de moto e de dedicar meu tempo à minha família

Presidente - rui de almeida :: Diretor Geral - roberto Coimbra Produção - Carolina Barabás – [email protected]ão - Janaína loureiro - Diretora Adm. e Financeira - e michelle siqueira - Coordenadora de RH Criação - Cândido & Ortiz Comunicação e marketing

Omni Táxi Aéreo LTDA. av. ayrton senna, 2541

rua f1, aeroporto de Jacarepaguá Barra da tijuca/rJ

tel: 21 3478-7900 / fax: 21 3478-7995www.omnibrasil.com.br

Admitidos - ADRIANA LUMELLI – CopILoto III – ALISSoN pIMENtEL LIMA – EStAgIáRIo – ANtoNIo DAMASCENo LoUREIRo – AUxILIAR DE MANUtENção I – BRUNo DE oLIVEIRA BERBERt – ANALIStA CoNtáBIL pLENo – CAIo VILLELA LAVINAS – AUxILIAR DE MANUtENção I – CLAUDIANNE ANtERo DA SILVA DA CoNCEIção – AUx.DE DESpAChANtE DE Voo – CRIStINA MoURA – ANALIStA DE ADM. DE pESSoAL SR – DAVIDSoN SANtoS FoNSECA – AUxILIAR DE MANUtENção I – DoUgLAS MoRAIS EMIDIo – AUxILIAR DE MANUtENção I – FABIo AUgUSto FERREIRA – AUx.DE DESpAChANtE DE Voo – FAIKSoN DA SILVA pEREIRA – ALMoxARIFE I – FERNANDo MoREIRA DA RoSA – AUxILIAR DE opERAçõES – IgoR DE Sá MEIRELLES – tRAINEE – João ALBERto DA CUNhA BARRoS JUNIoR – téC. EM SEgURANçA No tRABALho – JohNNY NASCIMENto DE SoUSA – ALMoxARIFE I – JULIo CESAR SANtoS RIBAS – AUxILIAR DE MANUtENção I – JULIo DE MoRAES pEREIRA – AUxILIAR DE MANUtENção I – LEoNARDo BADDINI DECARLo – CoMpRADoR pLENo – LEoNARDo FRANCISCo DA SILVA – CopILoto I – LUIS ANtoNIo RIBEIRo LAtoRRE – pILoto CoMANDANtE – MARCIo pINhEIRo FRANCo – pILoto CoMANDANtE – MARCUS VINICIUS DE MACEDo RoQUE – ASSIStENtE FISCAL – MARIANA VIEIRA FERREIRA DA SILVA – EStAgIáRIA – NEY BARBoSA DE ALMEIDA – MECâNICo IV – pABLo ARAUJo CABRAL – AUxILIAR DE MANUtENção I – pAtRICIA BARBoSA NUNES – RECEpCIoNIStA – pAtRICIA MoREIRA DE SoUZA – EStAgIáRIA – RoDRIgo ALVES gREgoRIo – ALMoxARIFE I – RoNALDo RIBEIRo KLESCK – pILoto CoMANDANtE pp – thAtIANE MELo EYMARD BEZERRA LEItE – EStAgIáRIA – thIEgo goMES LEItE RoDRIgUES – AUxILIAR DE MANUtENção I – VARLEY SILVA RoSA – MECâNICo II – VItoR DE oLIVEIRA NASCIMENto – ANALIStA CoMERCIAL SR

Promovidos - FABIo MACIEL DE SoUZA – DE ANALIStA DE LogíStICA pARA ChEFE DE MAtERIAIS – gENDERSoN goMES DA SILVA – DE MECâNICo II pARA MECâNICo III – gIoVANNI DE MAttoS FUCEtoLA – DE pILoto CoMANDANtE pp pARA pILoto CoMANDANtE – JoRDAN pAtRICK M. DA SILVA – DE MECâNICo II pARA MECâNICo III – JoSé FERNANDo MARtINS MARINho – DE ALMoxARIFE II pARA ENCARREgADo DE ALMoxARIFADo – JoSé WAShINgtoN BISpo tAVARES – DE CopILoto III pARA pILoto CoMANDANtE – pAULo CoStA NANtES – DE MECâNICo I pARA MECâNICo II – RICARDo CABRAL DE ANDRADE – DE CopILoto II pARA CopILoto III – RoNALDo BARBoSA goMES – DE MECâNICo II pARA MECâNICo III – VICtoR hUgo ABREU ChAVALIER – ANALIStA FINANCEIRo JR pARA ANALIStA CoMERCIAL pL

OMNI COMEMORA NOvAs ADMIssõEs E PROMOçõEs

vOCÊ sABIA?

FONTE: www.TECNOLOGIADOGLOBO.COM

1- por que escolheu a carreira de piloto? antes de começar a voar fui oficial do exército Brasileiro por oito anos, tempo em que consegui terminar a minha graduação em direito e também fiz um curso de paraquedismo. neste curso, conheci muitas pessoas, dentre elas muitos pilotos de avião e de helicóptero, e comecei a pensar em, além de saltar, voar também, pois não gostava da ideia de trabalhar em um escritório de terno e gravata. Quando sai do exército, já estava com o curso de piloto privado concluído.

2- Como surgiu a Omni em seu caminho?Quando o Cmte. Coimbra veio para o Brasil para começar a operar com a Omni, eu havia acabado de terminar meu curso de piloto comercial. Havia poucas vagas para pilotos e o mercado estava muito difícil naquele momento. então, decidi ir trabalhar como instrutor de voo para o aeroclube do Ceará. Quando a Omni adquiriu o primeiro sK 76, o Cmte. Henri, um dos primeiros pilotos da empresa, e a sra. Carla que era de outra empresa de táxi aéreo, conversaram com o Cmte. Coimbra e, como a empresa estava necessitando de novos copilotos, consegui entrar na Omni para iniciar meu aprendizado. 3- Como é conciliar a carreira com a família? acredito que para todos nós que trabalhamos neste esquema de escala 15 por 15 e moramos em uma cidade diferente de onde cumprimos nossas missões é uma situação difícil, porém

não é impossível conciliar carreira com a família. no começo é um pouco complicado, mas depois que a gente, a esposa e os filhos começam a se acostumar vai ficando mais fácil. tento usar a tecnologia para diminuir a distância e estar sempre em contato com eles.

4- Com tantos anos de experiência, conte um episódio interessante de sua carreira. um episódio interessante eu passei na Omni em 2003 quando transladamos o pp-med, na ocasião o único sK 76 da empresa, para porto seguro. O cliente era a empresa vera Cruz Celulose e a missão era transportar a rainha sílvia da suécia durante sua visita às instalações da veracel, pois a referida indústria tem grande parte do seu capital oriundo da suécia. transportamos a rainha do aeroporto de porto seguro para um belíssimo hotel na cidade de Cabrália. no entanto, antes tivemos que passar por uma vistoria antibombas da polícia federal. no dia seguinte, levamos a rainha a várias instalações da veracel.

5- Quais os seus planos para o futuro?Os meus planos profissionais são de continuar voando (de preferência na Omni), pois é uma das coisas que mais gosto de fazer, e poder criar meus filhos: esther, de 10 anos, e pedro, de 4 anos. além disso, pretendo continuar vivendo bem com a minha esposa fabiana em minha casinha, longe da agitação da cidade

6- O que aconselha aqueles que estão iniciando a carreira agora? no meu entender, uma das coisas mais importantes na nossa carreira é conhecer bem a aeronave que você está voando, para poder entender o funcionamento dos sistemas e saber reagir quando estiver passando por alguma situação anormal em voo. lembrar também que o manual da aeronave está à disposição para estudo o tempo todo e não só durante o curso de solo.

7- Qual sua receita para o sucesso? na verdade, não existe uma receita mágica para o sucesso. O segredo está em dedicação ao trabalho e aperfeiçoamento contínuo, pois principalmente em nossa profissão, onde as tecnologias estão sempre evoluindo, o estudo contínuo dos novos equipamentos pode fazer a diferença.

Minihelicóptero à venda na Noruega

Quem já não teve vontade de ser uma mosca por uns minutos para poder ver coisas que de outra forma seriam impossíveis? pois bem, uma empresa da noruega desenvolve, produz e vende os menores aparelhos de aviação não tripulados do mundo. esta empresa criou o pd-100, um helicóptero do tamanho de um dedo.

este helicóptero é silencioso e muito pequeno. traz um estojo onde

se carrega automaticamente e no qual poderá ver as imagens que está captando. O helicóptero pesa apenas 15 gramas, tem uma velocidade máxima de 20 km/hora e uma autonomia de 30 minutos, números verdadeiramente impressionantes para um aparelho destas dimensões. dispõe ainda de piloto automático, uma câmera de alta resolução e microfone, e tem alcance de 1 km.