noticias da casa outubro 2014

17
OUTUBRO - 2014

Upload: abilio-junior

Post on 08-Apr-2016

215 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Noticias da Casa Outubro 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Noticias da Casa Outubro 2014

O U T U B R O - 2 0 1 4

Page 2: Noticias da Casa Outubro 2014

O que tem de novo por aqui

Governador eleito de Mato Grosso se compromete com agenda socioambiental

Carta assinada pelo governador eleito, Pedro Taques

O novo governador eleito de Mato Grosso, Pedro Taques, assinou uma carta na qual se compromete em melhorar e aprimorar a gestão ambiental do estado. O documento é uma reposta formal a publicação Transparência Florestal Mato Grosso: 10 ações prioritárias para conciliar o desenvolvimento rural com a conservação ambiental, elaborada pelo ICV e enviada aos candidatos ao governo estadual, durante a disputa eleitoral. Na carta, Taques comenta as sugestões do ICV que vão da implementação do Código Florestal, até a retomada das discussões do zoneamento socioeconômico ecológico e o reforço no combate ao desmatamento ilegal, passando pelo apoio à disseminação das boas práticas agropecuárias. A carta de Pedro Taques pode ser conferida na íntegra aqui.

Organizações lançam programa de pecuária

sustentável na Amazônia

Evento contou com a presença dos parceiros e apoiadores do programa

Um grupo de organizações, coordenado pelo Instituto Centro de Vida (ICV), lançou no dia 08, o Programa Novo Campo, que visa promover práticas sustentáveis em fazendas de pecuária na Amazônia, melhorando seu desempenho econômico, social e ambiental. A iniciativa pretende contribuir para reduzir o desmatamento, conservar e recuperar os recursos naturais e fortalecer a economia local.O Novo Campo é resultado de um projeto piloto, iniciado em 2012, que apresentou resultados bastante positivos, como a redução da idade de abate dos animais, o aumento da produtividade, bem como a melhoria da qualidade da carne e da renda dos produtores. Leia mais: http://www.icv.org.br/site/2014/10/09/organizacoes-lancam-programa-de-pecuaria-sustentavel-na-amazonia/

Page 3: Noticias da Casa Outubro 2014

No dia 04 de outubro nasceu a Mariana, filha do Gil e da Arimila.O papai inspirado fez um poema para celebrar a chegada da pequena!!

NASCIMENTO DA MARIANA

Mariana MarayaduDas águas nasce um mistérioPara interpretá-lo cabe aos donos do rioPovo sensível que sonha com a realidadeEnquanto isso de outro lado busca-se um sinal, uma confirmaçãoO Cacique já sabeO que surge durante o sono é verbalizadoOuço, aceito, arrepio A água corre para longe daliAdormece uma índia em sua redePelo rio nos encontramosEla diz, afirmaOuço, arrepio, confirmoMarayaduYudjá

Para nós MarianaMariana Marayadu de Carvalho Milanez

No dia 25 de outubro embarquei de mala e cuia para cuias!!!A mudança de endereço foi para me dedicar mais as ativi-dades do PMS e auxiliar na Iniciativa de transparência.

Ana Valdiones em Cuiabá

Page 4: Noticias da Casa Outubro 2014

Destaque do MêsIII Encontro de Saberes e SaboresPA Nova Cotriguaçu

Pelo terceiro ano consecutivo, o encontro de saberes e sabores que reúne trocas de experiências, comemorações, exposições de produtos e artesanatos no PA Nova Cotriguaçu foi um sucesso! Este ano o encontro aconteceu na comunidade Ouro Verde que está mais próxima de Nova união e faz divisa com Colniza, o que colaborou para participação de mais pessoas.

Algumas novidades chamaram atenção neste encontro, como a apresentação da dança dos indígenas Rikbaktsa e a feira de sementes e mudas, as duas atrações foram muito apreciadas e aguardadas ansiosamente. Um ponto alto que nos deixa muito felizes é que este encontro proporciona uma integração entre as comunidades e da própria equipe que tem uma oportunidade de estar mais próxima e de sentir na pele como é satisfatório o envolvimento com os agricultores familiares.

Sabemos que a realização deste evento só é possível porque conta com a participação de várias mãos, tanto nas comunidades com as associações liderando o preparo do espaço e a recepção de todos, quanto da equipe do ICV que se disponibiliza a apoiar no que for preciso. Nossos agradecimentos aos colaboradores de modo geral que não mediram esforços para estar conosco e com as comunidades mais uma vez.

E a cada ano os saberes e os sabores vão aumentando e deixando todos com gostinho de quero mais! Leia mais: http://www.icv.org.br/site/2014/10/22/3o-encontro-de-saberes-e-sabores-reune-comunidade-lanca-cartilhas-e-video-em-cotriguacu/

Pela primeira vez, indígenas Rikbaktsa realizam apresentação de dançadurante a Feira de Saberes e Sabores

Uma novidade este ano foi a feira de sementes e mudas

Page 5: Noticias da Casa Outubro 2014

Poesia desenvolvida a partir da carta Cotriguaçu Sempre Verde, lida no 3º Encontro de Saberes e Sabores

Carta Cotriguaçu Sempre VerdeNos agricultores familiares, indígenas e empresários florestais,Pecuaristas, membros do poder público municipal, e membro não governamentais,Estamos todo juntos, isso é real.Queremos nova trajetória do desenvolvimento social, com conservação e manejo sustentável dos recursos natural.Elaborar proposta de plano municipal, É responsabilidade de cada ator, Valorizando tudo isso com muito amor.Riquezas naturais como rio, peixes e florestas, Vamos aproveitar e se mobilizar nessa festa.Grupos de associações, mulheres e comunidades, Todo esse povo tem muita responsabilidade na construção de consciência ambiental, divulgando a produção e fazendo a preservação.

Vamos ajudar este povo, que tem animação.Desenvolvendo o local para ampliação,Contando com a ajuda dos irmãos.

Buscando parcerias, promovendo organização.Junto com os produtores e as suas articulação.Com os órgãos fiscalizadores, com os comércios locais,Para consolidar as cadeias produtivas e articularCacau leite castanha, vamos organizar.

Construir entre os empresários florestaisE agricultores familiares, Poder públicos e municipais, Organizações não governamentais. Valorizando o potencial de produção e comercialização dos produtos florestais.Cotriguaçu é nosso futuro, Vamos se organizar.Até 2020, nosso sonho vai se realizar!!

Francisca Luiza da Silva BarrosCotriguaçu, 17 de Outubro 2014

Page 6: Noticias da Casa Outubro 2014

Lançamento PolicyMix

Auditorias que vem, auditorias que vão...ançamento PolicyMix

Aprovado Projeto da Associação Ceiba para o PPP Ecos PolicyMix

O PolicyMix, um projeto financiado com recursos da Comissão Europeia que envolve instituições de seis países da Europa e América Latina e tem como objetivo principal alcançar as metas estabelecidas pela União Europeia de reversão das tendências de perda da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos com foco no estudo do papel dos instrumentos econômicos relacionados à conservação, apresentou durante os dias 17 e 22 de outubro um conjunto de diretrizes a partir da realidade de MT para a criação de políticas que possam ser utilizadas por autoridades locais e nacionais.

Em execução desde 2010, PolicyMix chega em sua etapa final em 2014: a formatação e disseminação dos resultados encontrados. Com o título “Resultados de estudos sobre políticas e instrumentos econômicos para conservação em Cotriguaçu”, o projeto fez apresentações nos municípios de Cotriguaçu e Juína para públicos diversos, formado por lideranças indígenas, comunitárias, vereadores e prefeito. Os resultados destes trabalhos fornecerão subsídios para outros projetos do ICV, como do Fundo Vale, aprovado recentemente. Além do mais foram muito importantes para propagar uma discussão salutar em espaços como o Comitê Municipal de Meio Ambiente de Cotriguaçu.

Olha a Notíciaaaa!!!!

A Associação Ceiba enviou um projeto para o PPP Ecos para trabalhar em 3 assentamentos com sistemas agroflorestais. A associação Ceiba foi criada a partir do trabalho com as sementes desenvolvido pelos agricultores do PA Caeté em Diamantino. O interesse de trabalhar com sistemas agroflorestais surgiu com a recuperação de APPs na BAP, onde os maiores parceiros foram os agricultores dessa associação da qual o Antônio também faz parte. Já tem um bom tempo que conversamos a respeito dos agricultores “pegarem o projeto na mão” e agora recebemos o resultado. Valeu o trabalho de reunir, pensar e escrever o projeto em conjunto. Mesmo com essa “saída” nossa continuaremos por perto assessorando para que tenham êxito.

Sempre que surge uma auditoria nossa equipe se mobiliza para atender da melhor forma possível. Lidamos com diferentes estilos, opiniões e conceitos. Não sei ao certo quantos auditores já circularam pelo nosso escritório em Alta Floresta, mas o que posso garantir é que todos eles tiveram uma boa estadia. Quando chega o final do expediente todos se vão, exceto eu, que cuido de cada auditor, dando a eles toda a atenção necessária para fazer da estadia deles por aqui a melhor possível. Apesar de eu ser uma pessoa extremamente tímida, procuro deixar esse meu jeito de lado e bancar a anfitriã. Não é tão simples assim, afinal, agradar a todos é bem difícil, mas procuro ao máximo proporcionar a nossos visitantes momentos tranquilos. Desejo que com esse pouco de atenção que dou a eles sirva para que vejam como nós do ICV somos receptivos, companheiros e amigos. Tudo o que faço é por vontade própria, ninguém me pede. Faço com todo carinho e respeito que tenho pelas pessoas e por nossa instituição. Juntos sempre iremos mais longe.

Por Katy KnappPor João

Page 7: Noticias da Casa Outubro 2014

EM CAMPO

Aplicando defesa socioambientalcom pescadores

Kika foi uma das palestrantes da reunião abordando as questões legais

Esclarecer os procedimentos de licenciamento da UHE Teles Pires e mais especificamente o Programa 43 do Plano Básico Ambiental - PBA, o de Acompanhamento da Atividade Pesqueira. Esse foi o objetivo da oficina que realizamos nos dias 16 e 17 de outubro, em Alta Floresta, com os pescadores impactados pelo empreendimento da Companhia Hidrelétrica Teles Pires - CHTP.

A oficina foi possível depois de várias reuniões que Dona Julita, presidente da Colônia de pescadores Z-16 e eu mesmo (Andrés) realizamos desde o mês de junho. Esses encontros permitiram que os impactados ganhassem confiança no Fórum Teles Pires, do qual o ICV é membro. Nesse sentido, além de nós, participaram vários palestrantes, inclusive nossa Kika, que tratou da parte legal.

No entanto, o foco da oficina foi, antes de qualquer coisa, os pescadores. Foi um espaço onde eles puderam falar, expor suas dúvidas e frustrações e discutir sobre suas necessidades. Através de várias atividades, eles conseguiram listar suas exigências. Sendo assim, a oficina concluiu com vários encaminhamentos para a equipe técnica e os pescadores, além da sensação de grande responsabilidade e um leve sentimento de esperança com expectativas de mudança...

II etapa das oficinas de Formação para atu-ação no ConsemaAs ONGs que compõe o Consema se reuniram nos dias 27 e 28 para a II etapa da formação. Esta etapa se pautou em trazer ao grupo um maior acesso a regulamentação pertinente aos temas focais escolhidos na capacitação anterior e ao Regimento Interno do Conselho.

Num segundo momento, a elaboração de um planejamento das ações das ONGs no Consema, tendo como base estes temas focais.

O encontro contou com a colaboração do Professor Theodoro Irigaray, da UFMT e com a Carol que nos presenteou com suas dinâmicas e metodologias de trabalho em grupo. A terceira etapa está prevista para o próximo mês.

Page 8: Noticias da Casa Outubro 2014

EM CAMPO

Gil no Intercâmbio de conhecimentos e tecnologias agroflorestais sustentáveis em MT

Gil apresentou a experiência junto ao IOV de monitoramento de SAFs na região Portal da Amazônia

Do dia 13 a 17 de outubro aconteceu o 6° módulo da capacitação continuada do Curso de Sistemas Agroflorestais, promovido pela Embrapa no município de Alta Floresta. Esse módulo abordou sistemas agroflorestais multiestratificados e biodiversos. Foram apresentações teóricas e visitas técnicas em propriedades de Alta Floresta e Carlinda. Na ocasião, apresentei nossa experiência junto ao IOV de monitoramento de SAFs na região Portal da Amazônia. Como disseram alguns participantes, até agora esse foi o melhor módulo, pois tivemos a oportunidade de ver quem está fazendo na prática.

Carol e João na Conselho Consultivo do Parque Estadual Igarapés do Juruena em CotriguaçuNo dia 22 de outubro participamos (Carol e João) da reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual Igarapés do Juruena, na Câmara de Vereadores de Cotriguaçu, a convite da SEMA que está reestruturando o conselho. Fomos eleitos conselheiros, João como titular e e (Carol) suplente, juntamente com ICMbio, Funai, Câmara de Vereadores de Cotriguaçu, Prefeitura de Cotriguaçu, Empaer, Sindicado dos Madeireiros do Noroeste, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cotriguaçu, Associação dos Pequenos Produtores de Santa Clara/Grupo de Mulheres da Paz. Para uma próxima reunião serão convidadas outras instituições para integrarem o conselho.

Também acabamos integrando a Diretoria do conselho no cargo de 1° Secretário, em que a Prefeitura de Cotriguaçu é nosso suplente.

Este é o quarto conselho de parque que fazemos parte, juntamente com o de Chapada dos Guimarães, Cristalino e o Nacional do Juruena. Assim, estamos ocupando importantes espaços da sociedade civil visando contribuir na implementação dessas Unidades de Conservação de MT.

Page 9: Noticias da Casa Outubro 2014

EM CAMPO

Rica e Irene em reunião com a prefeitura de Peixoto de AzevedoNo dia 16 eu (Rica) e Irene fomos até o município de Peixoto de Azevedo para uma reunião na prefeitura. O objetivo era ver como seriam os próximos passos em relação à nossa parceria no projeto de Municípios Sustentáveis. A reunião contou com a participação do Dr. Sinvaldo (prefeito), Dhionatan (Técnico ICV) e Paulo (Secretário de Meio Ambiente).

Explicamos que existe uma parceria sendo firmada entre o ICV e o INCRA com o objetivo de termos acesso ao módulo especial do SICAR off-line criado especificamente para o cadastramento de lotes em assentamento. Essa parceria se mostra mais importante tendo em vista a grande proporção de assentamentos no município de Peixoto de Azevedo. Tratamos também de questões de ordem técnica que ainda trazem dúvidas quanto à operacionalidade da migração entre os sistemas SIMLAM e SICAR.

O prefeito se mostrou disposto a dar continuidade ao processo de CAR no município e nos afirmou a sua intenção de apoiar nossas ações lá. Disponibilizou uma sala que poderá ser o local para recepção dos proprietários e realização do protocolo e cadastro no SICAR. A sala será utilizada para abrigar o servidor, o Técnico do ICV e duas secretárias.

Trabalho com educação do campo e juventude rural do PA Nova otriguaçuNesse mês de outubro demos início às atividades da etapa de Protagonismo juvenil e educação do campo, do Projeto Noroeste do MT: Território florestal sustentável, reunindo com a Escola Municipal Adolvandro Silva da Rocha, na comunidade de Nova Esperança PA Nova Cotriguaçu.

A reunião contou com professores, monitores e alunos do ensino fundamental e médio. Apresentamos o projeto, os objetivos do trabalho com a escola e com os jovens das comunidades, alinhando as expectativas e debatendo com os alunos sobre as perspectivas oferecidas para a juventude rural no assentamento.

Os próximos passos serão, esse ano ainda, levantar as demandas de apoio dos professores em termos de assessoria na construção e implementação de uma proposta de educação do campo na escola e de construir junto dos alunos do ensino médio o passo a passo de um diagnóstico participativo da juventude rural em 4 comunidades do PA Nova Cotriguaçu.Desde ano passado também participamos do Comitê Municipal de Educação do Campo, um espaço de controle social, onde um dos objetivos é contribuir na elaboração de um novo plano municipal de educação do campo até maio de 2015 e de trazer subsídios para as equipes pedagógicas implementar de fato seus planos políticos pedagógicos nas escolas rurais do município.

Por Suze

Page 10: Noticias da Casa Outubro 2014

EM CAMPO

Organizações internacionais se reúnem para desenvolver estratégia integrada para REDDPor Ana Ferez

Em parceria com a IUCN da Holanda, o Idesam, o ICV sediou o 3º Workshop Internacional de REDD da Ecosystem Alliance realizado em Cuiabá e Alta Floresta entre os dias 20 a 24 de outubro. O evento contou a participação de organizações de 16 países, entre América Latina, África e Ásia que possuem longa experiência com iniciativas e projetos em diferentes escalas e estágios de implementação. O objetivo foi contribuir ao desenvolvimento de uma estratégia comum para o que foi chamado de abordagem de paisagem integrada para REDD+. De modo que, esta abordagem esteja apoiada em atividades de incentivos e iniciativas, desenvolvidas através de processos multi-stakeholders, que respondam às necessidades locais e que incorporem mecanismos de ordenamento territorial.

Nesse sentido, foi organizada uma visita de campo à Alta Floresta, em que visitamos o projeto Olhos D’água, onde pudemos registrar técnicas inovadoras de restauração de nascentes na escala de microbacias prioritárias, contextualizando a importância da escala de paisagem. Visitamos também a fazenda do Sr. Milton, integrante do Projeto Novo Campo do ICV, na presença do Vando e Eduardo, que nos explicaram os benefícios de um sistema de produção de carne bovina que utiliza técnicas de manejo da paisagem e trouxe resultados financeiros excelentes para o produtor e para o meio ambiente, em termos de conservação e redução das emissões.

Como resultado do evento, será elaborado um artigo de posicionamento conjunto sobre abordagens integradas de REDD+, a ser comunicado durante a COP-20, em Lima. Saiba mais: http://www.icv.org.br/site/2014/10/22/organizacoes-internacionais-se-reunem-para-desenvolver-estrategia-integrada-para-redd/

Page 11: Noticias da Casa Outubro 2014

cUrTiNhAS

Vini, Rica e Dhionatan são selecionados para participar do Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental RuralNo dia 20 de outubro teve início o Curso de Capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CapCAR), modalidade a distância, oferecido pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente – Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Ibama. Eu (Vinicius), o Ricardo e o Dhionatan, técnico de geotecnologias em Peixoto de Azevedo, fomos selecionados nessa primeira turma e iniciamos os estudos. O curso é gratuito e tem como objetivo formar facilitadores para a inscrição de imóveis rurais no CAR, dando continuidade às ações de fomento e apoio à implementação do Novo Código Florestal.

O curso está preparado para que o aluno tenha autonomia no aprendizado dos conteúdos a serem estudados, contando com textos explicativos, vídeo-aulas, exercícios de fixação e diversos tutoriais autoexplicativos para que o estudante se sinta seguro na execução das atividades. O curso tem duração de 78 horas, com dedicação média de 12 horas semanais.

Esperamos com esse curso aprender mais sobre o Sicar, visando capacitar e auxiliar os técnicos municipais para a realização do CAR dos imóveis rurais dos municípios em que atuamos, bem como compreender os gargalos do sistema nesse processo de transição entre Simlam e Sicar no estado de Mato Grosso.

Vini ministra palestra na Semana de Engenharia Florestal da Unemat

Vini falou sobre as geotecnologias na atuação do engenheiro florestal

Entre os dias 20 e 24 de outubro ocorreu em Alta Floresta a VI Semana da Engenharia Florestal promovida pela Unemat. Eu (Vini) fui convidado para ministrar palestra sobre As Geotecnologias na atuação do Engenheiro Florestal. Procurei abordar em minha apresentação um panorama geral dos usos das geotecnologias no dia a dia desse profissional, seja qual for o setor em que atue. Para isso, utilizei como exemplos alguns temas e trabalhos que desenvolvemos no Núcleo de Geotecnologias do ICV. O foco principal era atrair a atenção dos alunos para a importância de se apropriar dessa área do conhecimento, uma vez que as atividades mais comuns a serem desempenhadas pelos engenheiros florestais em nossa região são bastante dependentes de ferramentas de geotecnologias. Fiquei muito feliz em oportunizar a esses alunos a mesma oportunidade que me foi dada a um tempo atrás quando também estava na graduação. Acima de tudo, estreitar a relação com os professores da Unemat aqui de Alta Floresta era um antigo desejo, especialmente porque vejo que essa parceria renderá bons frutos na publicação do conhecimento científico dos trabalhos que já desenvolvemos e que poderemos desenvolver em conjunto, contribuindo com a formação dos futuros profissionais que atuarão na busca pelo desenvolvimento sustentável do nosso território.

No mesmo evento o Laurent também falou sobre o REDD, mas não mandou relato sobre isso

Page 12: Noticias da Casa Outubro 2014

ICV em trânsito

Chico em encontro com representantes do Projeto Pecuária Norad no RJEste mês foi relativamente tranquilo, apenas uma viagem para o Rio de Janeiro no dia 07, onde nos encontramos com os colegas do Projeto Pecuária Norad para avaliação do desenvolvimento e planejamento dos próximos passos. A reunião foi bastante tranquila e nossa parte no projeto está se desenvolvendo sem problemas. Para o ano que vem vamos focar nossa participação no projeto com reforço na assistência técnica aos produtores para adoção das Boas Práticas.

Renato e Dani em Alter do Chão no Encontro de parceiros do Fundo Vale

Eu (Dani) e o Renato participamos, entre os dias 20 e 23 de outubro, do Encontro de Parceiros do Fundo Vale, realizado em Alter do Chão, no Pará. Estiveram presentes a equipe do Fundo Vale e também membros do Conselho Gestor do Fundo: Paulo Henrique Soares, Luiz Gustavo Gouvea, Rodrigo Dutra Amaral e Luiz Eduardo Lopes. Também foi apresentada, pessoalmente, ao grupo, Patricia Daros, nova diretora de operações do Fundo Vale.

O principal tema discutido foi a relação entre ONGs e a iniciativa privada, com discussão sobre convergências, desafios e propostas de melhorias. Teve ainda uma apresentação interessante que ilustrou um modelo de relação entre setor privado e sociedade civil, feita por Rodrigo Brito, diretor da World Transforming Technologies (WTT), que falou sobre o desenvolvimento de projetos, programas e modelos de negócios inclusivos para gerar renda e melhoria de vida.

Outra parte do encontro foi composta por grupos criados a partir de temas de interesse: desenvolvimento de base territorial, inovação em cadeias produtivas, importância da comunicação para a estratégia das organizações e planejamento e execução orçamentária dos projetos. Um dos destaques do encontro foi a visita ao projeto Saúde e Alegria, na Comunidade Anã, apoiado pelo Fundo Vale. No local são desenvolvidas ações de fortalecimento comunitário, principalmente turismo de base comunitária, produção de mel e manejo de peixe.Além dessa parte mais burocrática, teve outras, mas ao invés de escrever, achei melhor ilustrar com fotos.

Page 13: Noticias da Casa Outubro 2014

O QUE FOI

ESTE MÊSNOTÍCIA

ICV realiza piloto inédito em regularização fundiária em assentamento de Mato GrossoUm piloto inédito com o objetivo de promover a regularização fundiária em assentamentos está sendo realizado pelo ICV, em parceria com o Incra, no Assentamento São Pedro, localizado em Paranaíta.Através de um Termo de Cooperação firmado entre ICV e Incra, o ICV ficou responsável pelo georreferenciamento da área do Assentamento e dos lotes, visando o cadastro ambiental rural dessas áreas, elemento essencial para definição de um programa de regularização ambiental.

Leia mais: http://www.icv.org.br/site/2014/10/09/icv-realiza-piloto-inedito-em-regularizacao-fundiaria-em-assentamento-de-mato-grosso/

NA VITRINE

Vamos comemorar!!! Já estamos com mais de três mil fãs em nossa página do Facebook!

Nossos conteúdos tiveram12.776 visualizações,440 curtidas e 34 compartilhamentos.

Page 14: Noticias da Casa Outubro 2014

FELIZ

ANIVERSÁRIO

ELIS • 08/10

KIKA • 18/10

EDU • 19/10SUZE • 28/10

SÉRGIO • 13/10

JOÃO • 09/10SAULO • 10/10

Page 15: Noticias da Casa Outubro 2014

Cartilha Semeando Agroecologia: construção

do conhecimento agroecológico

Cartilha Organização Comunitária

Cartilha Boas Práticas Agropecuárias – leite

Programa Novo Campo Apresentação

Resultado do Programa de Formação em Agroecologia

realizado no Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, município de Cotriguaçu, Mato

Grosso durante os anos de 2013 e 2014. Confira: http://

www.icv.org.br/site/wp-content/uploads/2014/10/Semeando-

agroecologia.pdf

Esta cartilha nasceu como proposta de sistematizar e registrar a experiência do Projeto Cotriguaçu Sempre

Verde no componente de apoio à governança social e ambiental no Assentamento Nova Cotriguaçu, no município de Cotriguaçu, no estado do Mato Grosso. Veja: http://www.icv.org.br/site/

wp-content/uploads/2014/10/Cartilha_org_comunitaria_ICV.pdf

Esta publicação integra o campo de estratégia de ação do Projeto Cotriguaçu Sempre Verde como forma de valorizar a produção e disseminação do conhecimento pelas famílias agricultoras. Acesse: http://

www.icv.org.br/site/wp-content/uploads/2014/10/cartilha_BPA_

icv1.pdf

Documento explicativo com informações sobre o Programa

Novo Campo, lançado em outubro de 2014. Saiba mais: http://

www.icv.org.br/site/wp-content/uploads/2014/10/Apresentacao_

Programa_Novo_Campo.pdf

Page 16: Noticias da Casa Outubro 2014

QUEM VAI

No mês de outubro a Sandra concluiu seu período de colaboração com o ICV. Ela estava no ICV desde 2011. Esta colaboração foi valiosa, principalmente em seu trabalho direto com a agricultura familiar. Sandra, desejamos que seu novo caminho seja próspero e renovador.

Sandra JéssicaEm outubro a Jéssica, que trabalhava na Iniciativa Transparência Florestal, também se desligou do ICV, onde começou a trabalhar em 2012 como estagiária. Jessica, obrigada pela sua dedicação no decorrer desses 3 anos, pela convivência e pela parceria. Boa sorte nos seus próximos desafios!

Page 17: Noticias da Casa Outubro 2014

QUEM VEM

Gabriel Marçal Souza Bispo tenho 18 anos e estou fazendo o curso Tec. Meio Ambiente, atualmente estou exercendo a função de estagiário no ICV realizando atividades de apoio aos objetivos da iniciativa de Transparência Florestal e tenho como expectativa, aprender a ser um bom profissional e também conhecer boas e novas formas de cuidar do planeta.

Gabriel Bispo

Mauê MartinsMauê Martins, sul mato-grossense, residente em Cuiabá há 15 anos, advogada, atualmente estudante da área de direito agrário e ambiental, com inclinação sobre a questão do direito à terra de povos tradicionais está cursando Mestrado na UFMT e irá apoiar a iniciativa Transparência Florestal, realizando análises jurídicas pontuais.