nº 1 jornal de campanha da candidatura sempre pela maia

12

Upload: semprepelamaia

Post on 29-Dec-2014

935 views

Category:

News & Politics


2 download

DESCRIPTION

Esta é a primeira edição do Jornal de Campanha da candidatura aos órgãos autárquicos do concelho da Maia da coligação SEMPRE PELA MAIA PPD/PSD.CDS-PP.

TRANSCRIPT

Page 1: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia
Page 2: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

02

Sempre Pela Maia AUTÁRQUICAS 2013WWW.MAIA2013.PT

editorial

Hernâni RibeiroDiretor de Campanha

Este é o primeiro número do jornalde campanha da candidaturaSempre Pela Maia aos órgãosautárquicos do concelho da Maia,nas eleições do próximo dia 29 desetembro.

Pretendemos que este seja umespaço de informação e esclareci-mento sobre as ideias, as ações eas pessoas que integram esta can-didatura que visa continuar a fazerda Maia um território de referência.

Esta campanha assenta em doispressupostos: o primeiro, respeitar,com responsabilidade, o ambiente

de crise e as limitações financeirasque caraterizam os dias de hoje,reduzindo drasticamente os gastosem relação a campanhas anteriores;o segundo pressuposto, passa porrealizar uma campanha coerentecom o trabalho que foi desenvolvidopelo atual executivo camarário,trabalho assente na consolidaçãodas contas públicas, na avaliaçãocriteriosa dos investimentos a fazere na capacidade de levar a efeitoprojetos que colocam a Maia nalista dos casos paradigmáticos dedesenvolvimento e de qualidadede vida.

Será uma campanha ondeapostaremos seriamente nos meiosdigitais de informação e comuni-cação com vista a passar a nossamensagem e a partilharmos asnossas ideias e os nossos projetose será, sobretudo, uma campanhade proximidade com as pessoas,privilegiando o contacto diretocom as populações, como, aliás,tem sido a matriz da ação do atualpresidente da Câmara Municipal edo seu executivo.

Sempre Pela Maia!

MENSAGEM

António Sousa e SilvaMandatário da Candidatura

Caro(a) Maiato(a),Foi com enorme júbilo que recebi eaceitei, uma vez mais, o conviteque me foi endereçado pelo Eng.Bragança Fernandes, para ser oMandatário da Candidatura doPSD-CDS/PP aos órgãos autárquicos,nas próximas eleições de 29 desetembro. Não poderia deixar deresponder afirmativamente a estedesafio que muito me orgulha e noqual porei toda a minha determinaçãoe empenho. A candidatura «Sempre Pela Maia»reveste-se de Credibilidade, Sus-tentabilidade e Verdade, valorespersonificados pelo Eng. Bragança

Fernandes e patentes no admiráveltrabalho que tem feito no comandodos destinos da Câmara Municipal.Um autarca que, em contexto decrise económico-social, demonstrouuma enorme capacidade de lide -rança, ao fazer com que a Maiacon tinuasse na senda do desen -volvi mento equilibrado e susten-tável e se firmasse como um dosmelhores Concelhos do País paraviver e trabalhar.Considero que esta candidatura é amelhor opção para que a nossaMaia continue a trilhar o caminhodo progresso, porque é uma coli-gação com a Maia e com os Maiatos.

Os candidatos aos vários órgãossão os mais competentes, poisconcretizam um projeto políticoque assenta na “luta” pela Terra epelas Gentes da Maia.A candidatura do PSD-CDS/PPrepresenta a continuidade e a con-solidação de um projeto quemudou radicalmente a realidade doConcelho e é portadora de umadinâmica imparável de vitória, quevai persistir na sedução da maioriaabsoluta dos eleitores Maiatos. Pelaminha parte darei o meu melhorpara que isso seja possível.Também eu sou «Sempre PelaMaia»!

AgendaInauguração da Sede de Campanha Temos o prazer de o(a) convidar para a abertura oficial da Sede de Campanhada coligação "SEMPRE PELA MAIA" que terá lugar sexta feira, dia 30 de agosto, pelas 18h30, na Rua Padre António àPraça Dr. José Vieira de Carvalho.

Page 3: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

03

JORNAL DE CAMPANHA DA CANDIDATURA Sempre pela maia

SEMPREPELA MAIA

www.maia2013.pt

MENSAGEM DOcANDIDATO«Trabalho para desenvolver uma relação deconfiança, de proximidade e de amizade comtodos os maiatos»

Estimado(a) Munícipe,

É com enorme satisfação e elevadosentido de responsabilidade que lheanuncio que serei recandidato aPresi dente da Câmara Municipal daMaia.

Sei bem que a profunda crise doPaís tem afetado as nossas famíliasde uma forma excecional e que émeu dever estar ao lado de todos osmai atos, especialmente dos quemais necessitam, para, em conjunto,enfrentar mos os enormes desafiosque estes tempos dificílimos noscolocam.

A nossa Maia atingiu um nível dedesenvolvi mento, ilustrado emmúltiplo s indicadores, que faz comque sejamos um Município dereferênci a em Portugal. Este per-curso direcionado para a qualidade

de vida só foi possível graças à açãoque a Câmara Municipal desenvolveuem estreita colaboração com todosos munícipes, instituições e empre-sas do Concelho. Este percurso nãopode ser atalhado ou desviado poraventurei rismos políticos.

Decidi recandidatar-me porque en-tendo que a nossa ação política noúltimo mandato foi profundamenteassertiva no equilíbrio das contaspúblicas e permitiu a realização deum investimento sustentável naspessoas. Somos, também nestamatéria, um exemplo para os mu-nicípios e para o País. Conseguimosreduzir substancialmente o endivi-damento municipal e, simultanea-mente, reforçar fortemente oinvestimento na Educação das nos-sas crianças e na proteção aos maisdesfavorecidos, valorizando sempree primeiro as pessoas.

Entendo que, nos próximos quatroanos de mandato autárquico, deve-mos reforçar o nosso investimentonas pessoas, nos maiatos. Importaconsolidar a nossa fortíssima apostana Educação e reforçar as nossaspolíticas de coesão social. Importa,ainda, focar toda a nossa energia nacaptação e proteção de investi-mento gerador de emprego, imple-mentando uma pioneira políticafiscal de fomento empresarial aliadaà afetação do nosso vastopatrimónio imobiliário a grandesprojetos empresariais.

As demais áreas de intervenção mu-nicipal serão, também, objeto dasnossas preocupações, mas estouconvicto de que ao centrar a nossaação nestas prioridades estamos adar a melhor resposta aos anseios eàs expectativas da maioria dos mai -atos, bem como a contribuir da

melh or forma para a alavancagemda nossa economia.

Trabalho para desenvolver uma re-lação de confiança, de proximidadee de amizade com todos os maiatose acompanho de muito perto todasas organizações e as dinâmicas danossa comunidade.Só assim sei fazer política e só assimé que fazer política faz sentido paramim.

Sempre por si. Sempre pela Maia.

Um abraço amigo

António Gonçalves Bragança Fernandes

Page 4: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

04

Sempre Pela Maia AUTÁRQUICAS 2013WWW.MAIA2013.PT

APRESENTAÇÃO PÚBLICADA CANDIDATURA

«Como candidato a presidente da Câ-mara Municipal as minhas propostase os meus compromissos para comos Maiatos correspondem aquilo queeu entendo como sendo as mais jus-tas expectativas do Povo da Maia.Pretendo, com esta candidatura,prosseguir com a valorização daspessoas através da criação de umasociedade mais humana, mais justa,mais solidária e, sobretudo, mais con-fiante num futuro que se adivinhadifícil. Este é, claramente, um com-promisso dirigido às Pessoas», disseBragança Fernandes na apresentaçãoda sua candidatura pela coligaçãoPSD-CDS/PP «Sempre Pela Maia»,numa cerimónia que encheu o ParqueCentral da Maia, no dia 30 de junho.No seu discurso de apresentação, An-tónio Bragança Fernandes realçou aassertividade da sua gestãoautárquica. «Há oito anos o nossolema de campanha para o Concelhofoi "Maia, em Primeiro lugar a Pes-soas". Desde então que não nosdesviámos nunca daquele objetivo.Estamos sempre perto das Pessoas,dos seus anseios, das suas necessi-dades e dos seus sonhos. A atual re-alidade do País veio dar-me razão.Nunca em tempo algum se falou

tanto na importância da valorizaçãodo ser humano como hoje se fala».O autarca afirmou conhecer «bem»as dificuldades do País e dos Municí-pios, «mas, consciente da qualidadedas nossas propostas, encaro o fu-turo, sem receios, e com a certezaque atingiremos os nossos objetivos,em prol de todos os Maiatos». «Continuarei a conduzir a Maia comosempre o fiz. Sempre com um passoà frente e, sobretudo, com um olharatento para o futuro que é de todos.Um futuro onde a educação, a pro-teção social e o apoio ao tecido em-presarial, como forma de geraremprego, constituam o paradigma deum mundo melhor», acrescentou.Bragança Fernandes firmou ainda opropósito da sua candidatura. «É umacandidatura mais forte do que nunca,mais coesa, com ideias cimentadaspela experiência, com políticaspróprias do mundo, dos tempos dehoje e com estratégias viradas para ofuturo. Uma candidatura unida numsó compromisso e voltada para umadireção que a ninguém deixará dúvi-das. Direção essa que será continuaro trabalho realizado até aqui e fazerda Maia um Concelho ainda maisforte, através de uma política

huma nista e de grande proximidadecom as pessoas. Este é o compro-misso que assumo perante oscidadãos da Maia, esta é a razão daminha candidatura».

«Prometemos e cumprimos»Numa política de «antecipação dos"paradigmas" do Poder Local», BragançaFernandes sublinhou a «intensa dedi-cação à vertente social» desenvolvidanos últimos quatro anos.«Prometemos e cumprimos apoiandoos idosos, as famílias mais carenci-adas, as crianças e os nossos jovens.Prometemos e cumprimos desenvol-vendo e aplicando políticas setoriaisna ação social, na educação, na cul-tura, no desporto, no ambiente e najuventude que tiveram como objetivoprincipal: a inclusão. Prometemos ecumprimos que todos, sem exceção,usufruíssem do melhor que a Maiatem para dar», disse.Simultaneamente, referiu, a CâmaraMunicipal da Maia procedeu a uma«profunda reforma dos serviços mu-nicipais, aligeirando substancialmenteo peso da respetiva estrutura, certifi-cando-a quase na sua totalidade etornando-a mais apta e mais efi-ciente»; reduziu a dívida Municipal

«em cerca de 60 Milhões de Eurosnos últimos cinco anos, criando assimcondições para uma governaçãocapaz de dar respostas concretas àsdificuldades dos cidadãos»; aligeiroua carga fiscal dos munícipes, «prati-cando uma política diferenciada queteve em conta os agregados famili -ares com mais dificuldades, no quediz respeito a taxas e impostos rela-cionados com a propriedade e com aprestação de serviços».«Fizemos da Câmara Municipal umaespécie de almofada ao serviço dosMunícipes que atenuou o impacto dacrise e das medidas que foramtomadas pelo Governo (…) Hojepodemos dizer que é "muito bomviver na Maia" mas também podemosdizer, com justiça e realismo que "ébom investir na Maia"», frisou.

EducaçãoDefinida como «um dos principais pi-lares da ação municipal, como formade promover a igualdade de oportu-nidades», a Educação é encarada porBragança Fernandes como um «in-vestimento no futuro».«Os mais de 25 Milhões de Euros in-vestidos na modernização das nossasEscolas não são para mim um custo

Page 5: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

mas sim um investimento no futuro.No futuro dos nossos jovens que émesmo que dizer no futuro da nossaPátria», assegurou.

Proteção SocialAntónio Bragança Fernandes desta-cou a Proteção Social dos mais desfa-vorecidos como o segundo pilarestratégico «em que assentou e as-sentará a ação municipal». O autarca considerou «absoluta-mente vitais» a aposta desenvolvidana Ação Social e na capacidade deresposta à emergência social. «Oapoio à terceira idade, aos portadoresde deficiência, e às crianças é umaimagem de marca da Maia», asse-gurou. Foram as políticas sociais im-plementadas pela autarquia quepermitiram que a Maia fosse classifi-cada pela Organização Mundial deSaúde como Cidade Amiga das Pes-soas Idosas.Encaradas como «parceiros funda-mentais para o equilíbrio social doConcelho», também as instituiçõessem fins lucrativos têm merecido o«apoio e os incentivos» dados pelaCâmara Municipal às respetivas ativi-dades e projetos.No desporto, Bragança Fernandesdistinguiu as mais de 80 infraestru-turas desportivas municipais, ocu-padas diariamente por 13 mil pessoas,das quais cinco mil são crianças ejovens, como sendo «bemdemonstra tivas da importância» con-cedida nesta área. Neste âmbito, foiatribuido à Maia, uns dias depois, oTítulo de Cidade Europeia do Des -porto 2014.Na cultura, as coletividades e osagentes culturais do Concelho inte-gram uma política municipal de fo-mento da cultura a preços sociais,«para que a ela todos tenham acesso,porque uma sociedade sem cultura éuma sociedade estéril», disse.O candidato realçou ainda o trabalho

feito na saúde e em termos ambien-tais. «Na saúde soubemos criar ascondições necessárias a um bom de-sempenho, cedendo terrenos e edifí-cios. Hoje, na Maia, a esmagadoramaioria da população tem médico defamília em Unidades de Saúde ade-quadas e modernas. No ambientesomos dos Concelhos do País commaior área verde por habitante. In-vestimos em Parques Urbanos e Es-paços Verdes de proximidade.Promovemos a sensibilização para aseparação dos resíduos domésticos,o que conduziu a Maia a ser o Municí-pio que mais recicla em Portugal.Também por isso, tem sido sucessiva-mente concedido à Maia o GalardãoBandeira Verde ECO XXI pelo recon-hecimento das boas práticas ambien-tais em curso».

Fomento empresarialO terceiro pilar em que está assente aestratégia de desenvolvimento doMunicípio, é a promoção decondições favoráveis à instalação deempresas como forma de aumentar oemprego. «Sem demagogias e semparangonas nos jornais a venderilusões, temos sabido, de formadiscre ta mas eficaz, potenciar as maisvalias do nosso território e atrair in-vestimento», disse Bragança Fernandes.Segundo os números do INE, a Maia éum dos Concelhos que mais exportano País com valores superiores a1000 Milhões de euros anuais. Paratal, assegurou, «muito contribuem asacessibilidades das Zonas Industriaise o planeamento estratégico do Mu-nicípio que potencia a rápida circu-lação de pessoas e bens. Apesar daatual conjuntura recessiva que assolaa Europa e o País, na Maia continuama abrir empresas».

Maia em «contra ciclo com o País»«A Maia está numa situação privile-giada face a todos os outros Municí-

pios. Não está amarrada a nenhumPrograma de Assistência Financeira.Não teve que se endividar para pagardívidas. Não tem dívidas a curtoprazo, e hoje está a pagar a 30 diasaos seus fornecedores, porque sabegerir com rigor, com eficácia e efi-ciência sem comprometer o investi-mento de proximidade», garantiu oautarca.Neste contexto, e de «forma livre esem hipotecar o futuro», para ospróximos quatro anos à frente da Câ-mara Municipal da Maia, BragançaFernandes pretende manter as«grandes linhas de ação» que pau-taram os mandatos anteriores. «Con-solidaremos a aposta que fizemos naEducação e reforçaremos as políticasde coesão social. Prosseguiremoscom a captação e proteção de inves-timento gerador de emprego, imple-mentando uma pioneira política fiscalde fomento empresarial aliada à afe-tação do nosso vasto patrimónioimobiliário a grandes projetos empre-sariais», referiu. O candidato da coligação «SemprePela Maia» propõe ainda «aliar a ver-tente humana com a vertente em-preendedora, transformando aCâmara Municipal da Maia na maisimportante instituição "facilitadora"do Município». A esse nível, realçou,«procuraremos colocar todos os re-cursos disponíveis ao serviço dasPessoas e, não só desenvolveremosos nossos próprios projetos comoapoiaremos todos aqueles que nosforem apresentados e que partilhemdos nossos objetivos».O autarca assumiu que é uma candi-datura de «continuidade» e de «con-solidação». «De continuidade nodesejo de manter o Município da Maiaentre os melhores do País. Deconsoli dação porque, apesar do equi-librio obtido nas contas do município,continuaremos a fazer uma afetaçãomuito cuidada de todos os recursos».

A este respeito, Bragança Fernandesafiançou que deu instruções à suadire ção de campanha para que oorçamento para estas eleiçõesautárquicas fosse «de apenas 50 porcento do valor gasto na última cam-panha eleitoral em 2009».

Bragança Fernandes: «rostoautárquico da solidariedade em Por-tugal»Quem o disse foi Marco AntónioCosta, vice-presidente da ComissãoPolítica Nacional do PSD, que fezquestão de apoiar o «amigo» na suarecandidatura à Câmara Municipal daMaia. Para Marco António, BragançaFernandes é uma «referência ética,social e política do nosso país» que,«pelas suas características, pela suaati tude, pelo trabalho que tem feito,pelo que conheço dos projetos edaquela que é a sua proximidadecom as causas sociais, é sem dúvidao primeiro dos autarcas», dos váriosquadrantes políticos, que se desta-cam «pela qualidade de trabalho naárea social».«É o rosto autarca em Portugal quemais jus faz à palavra solidariedadena ação política do dia a dia. É o sím-bolo do poder local solidário queexis te hoje em Portugal», sublinhou.Opinião partilhada por VirgílioMacedo, presidente da ComissãoPolítica Distrital do PSD, e por ÁlvaroCastelo Branco, presidente da Comis-são Política Distrital e membro daComissão Executiva Nacional doCDS/PP. Este último disse mesmoque Bragança Fernandes é «um dosmelhores presidentes de câmaradeste país» e assegurou que «nãopoderia estar mais feliz, mais des-cansado e com maior fé relativa-mente ao futuro do concelho daMaia».

05

JORNAL DE CAMPANHA DA CANDIDATURA Sempre pela maia

SEMPREPELA MAIA

www.maia2013.pt

Page 6: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

06

Sempre Pela Maia AUTÁRQUICAS 2013WWW.MAIA2013.PT

UMA ASSEMBLEIASOLIDáRIA.SEMPRE PELA MAIA.SEMPRE POR SI.Luciano da Silva Gomes, candidato à Presidência daAssembleia Municipal da Maia, em entrevista.

Porque é que se re-candidata a Presi-dente da AssembleiaMunicipal da Maia?Sou, de facto, recan-didato a Presidenteda AssembleiaMuni cipal da Maia.Apesar de ser oprimeiro candidatoda lista da coli-gação SemprePela Maia, apre-sento-me maisuma vez aosmai atos comocandidato aPresidente desteórgãoautárquico. Sem-

pre deixei bemclara esta minha

intensão e os ma i -atos sempre deposi-

taram em mim aconfiança necessáriapara que tal pudesseser possível. Tenhomuito orgulho em pre-sidir à Assembleia Mu-nicipal há 23 anos ecreio que sempre fuium presidente pre-sente e solidário comos maiatos e com assuas insti tuições. Osmomentos difíceisque o país vive e asenormes dificuldadesque todos os por-tugueses sentem nasua vida, obrigam aque os autarcas este-

jam particularmente atentos e ativosno sentido de encontrar soluçõespara diminuir essas dificuldades.Creio que o meu conhecimento pro-fundo da realidade do nosso con-celho poderá ser uma importanteajuda na concretização das melho -res políticas municipais para atenuaros efeitos perversos da crise quenos atingiu. Não podia neste mo-mento, em que tantos maiatosvivem com dificuldades, virar costasà minha atividade cívica. Sempre es-tive ao lado do Engº Bragança Fer-nandes e acho que devo continuar aacompanhá-lo neste próximomandato. O país está farto de expe-riencialismos e a Maia não podenesta altura embarcar em aven-tureirismos que possam deitar porterra um enorme trabalhoautárquico que é um exemplo para opaís.

Quais foram para si os momentosmais importantes do mandato queagora termina?Terei obviamente que destacar doisaspetos importantíssimos que mar-caram este mandato e uma filosofiaque tem conduzido a minha ação napresidência da assembleia munici-pal. O primeiro aspeto será a coragemcom que a Assembleia Municipalsoube aprovar e apoiar todas as me-didas levadas a cabo pelo executivomunicipal no sentido de equilibrar ascontas da Câmara. Todo o processode consolidação de contas e dediminuição da dívida do Municípioencontraram no grupo parlamentardo PSD na Assembleia Municipal um

apoio e um alento que permitiramque esse caminho fosse trilhado semsobressalto e sem asfixiar nenhumaspeto da vida autárquica. Hoje aMaia é um dos municípios commaior sustentabilidade financeira nopaís. Tal deve orgulhar todos os mai -atos e todos os seus autarcas. Creioque será justo congratular a Assem-bleia Municipal pela coragem e de-terminação com que tornou essareestruturação possível.O segundo aspeto prende-se com aforma ímpar com que encarámos areforma administrativa e autárquica.A Assembleia Municipal da Maiasoube produzir uma pronúncia queassentou na intransigente vontadede preservar o maior número defreguesias possível no Município.Tratou-se portanto de uma pronún-cia de contenção de estragos donosso tecido autárquico na apli-cação da Lei. A pronúncia da As-sembleia Municipal agregou apenasas freguesias que, em caso de nãopronúncia, seriam inevitavelmenteagregadas.Foi ainda um documento quecumprindo todos os preceitos legais,viu alguma das suas originalidadesser copiadas pela Assembleia daRepública e transformadas em lei. Aquestão da sede das novas fregue-sias resultantes de agregações quedefinimos para o Município foi tor-nada obrigatória para todo o país.Tal facto merece um destaque espe-cial e atesta bem a capacidade quea nossa Assembleia demonstrou terpara encarar esta matéria.Foi necessário muita coragem ecompetência para levar a cabo esta

Page 7: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

reforma. O PSD e o CDS ficaramsozinhos na construção destasolução. Hoje é óbvio para todos,que fizemos o melhor para o con-celho e o mais adequado para de-fender o maior número possível dassuas freguesias. Olho para os municípios vizinhos evejo com tristeza surgirem can-didatos a uniões de freguesias quenada têm a ver umas com as outrase ouço os seus fregueses confusos eaté sem saberem dizer quais são asfreguesias a que se viram agrega-

dos. Felizmente na nossa Maia nadadisso aconteceu. Creio que essemérito se deve fundamentalmente àforma exemplar como a AssembleiaMunicipal tratou esta matéria.

O que destaca na forma como fun-cionou a Assembleia Municipal daMaia nos últimos 4 anos?Será fundamental destacar a atitudeda Mesa da Assembleia Municipal naforma como sempre conduziu ostrabalhos deste órgão. O facto detodas as Assembleias terem sido

preparadas com todos os líderesparlamentares e com todas as forçaspolíticas nela representadas porvotações unânimes, atesta bem quenão estou neste cargo ao serviço denenhuma estratégia partidária massim ao serviço da Maia e dos mai -atos. Não haverá no país muitas As-sembleias Municipais que se possamorgulhar do mesmo.Quero ainda sublinhar que enquantoPresidente da Assembleia Municipalsempre fiz questão de representar oórgão em todas as manifestações

levadas a cabo pelas instituições doconcelho. Cultivo com todas elasuma relação de proximidade e deamizade que nem os meus adver-sários políticos contestam. Façoquestão de estar sempre presente,especialmente nos momentos maisdifíceis, fazendo questão de mani-festar a minha solidariedade paracom todos aqueles que nas suasatividades contribuem para ajudar opróximo.

07

JORNAL DE CAMPANHA DA CANDIDATURA Sempre pela maia

SEMPREPELA MAIA

www.maia2013.pt

Page 8: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

08

Sempre Pela Maia AUTÁRQUICAS 2013WWW.MAIA2013.PT

Sempre Pela Maia

Estimado Munícipe,

É com enorme satisfação e elevado sentido de responsabilidadeque lhe anuncio que serei recandidato a Presidente da CâmaraMunicipal da Maia.Sempre por si. Sempre pela Maia.António Bragança Fernandes.Gosto • Comentar • Partilhar

Nuno Magalhães Grande presidente o nosso...por mim tem toda a confiança.Que não seja como os outros presidentes corruptos, seja sempre pelo povo, com os trabalhadores, tenha visão paralevar a Maia para a frente. Deus o abençoe mais e mais.

Gosto • Comentar • Partilhar

Raul Neto Falando, em meu nome, um muito obrigado pelo que temfeito da Maia e Pela Maia! Conte Comigo, connosco!Gosto • Comentar • Partilhar

António Pimenta Silva Fico feliz, por o Sr. Eng.º Bragança Fernandes ser canditatopor mais 4 anos a Presidente da Câmara Municipal da Maia.Sendo ele uma excelente pessoa, e um bom lider, sei que tudofará para continuar fazer o bem por este Concelho. Pode contar sempre comigo.Gosto • Comentar • Partilhar

Susana Pinto Embora mais longe nestes últimos anos, sempre a acompanhara minha cidade, orgulho-me do presidente da minha terra epor tudo que por ela tem feito. "Sempre pela Maia."Gosto • Comentar • Partilhar

Armindo Lopes Depois de Vieira de Carvalho não vejo mais nenhum candidato a não ser Eng. Bragança Fernandes. Tem sido umilustre para todo o Município .Gosto • Comentar • Partilhar

Liliana Teixeira Eu vou estar a apoiar o Sr. Presidente que tanto tem feito pelanossa Maia.Gosto • Comentar • Partilhar

Emília Machado Sempre pela Maia e sempre atento às pessoas. Presidente presente, numa acção intergeracional. Parabénspor ser como é.Gosto • Comentar • Partilhar

Joaquim Reis Como já publiquei, apoio e apoiarei sempre Bragança Fernandes.Não pelo partido, nem pelas políticas partidárias, que hámuito que nada me dizem... Mas pelo HOMEM, pela simplicidadeenquanto Presidente, pela proximidade aos seus concidadãos,pela sua paixão à MAIA e pela sua postura de verdadeiroautarca!Gosto • Comentar • Partilhar

Virgílio Ramos Já manifestei, noutro espaço, o meu regozijo e apreço poresta recandidatura imperiosa e mais que natural, lamentandoa minha dificuldade em oferecer um apoio mais activo e/ouvisível. Vamos em frente...Gosto • Comentar • Partilhar

Andreia Azevedo Sou sincera e não sou de politiquices, mas apoio AntónioBragança Fernandes pela autarquia da Maia não pela cor querepresenta mas sim pelo ser humano que é....Força, acreditoque a Maia está consigo...Gosto • Comentar • Partilhar

Paula Teixeira de Carvalho Parabéns! Contamos com a sua energia para uma Maia melhor.Boa campanha!Gosto • Comentar • Partilhar

Cali Carlos MoreiraA vida é feita de batalhas e esta é para vencer!! Abraço.Gosto • Comentar • Partilhar

Marco Pimenta Meu caro Presidente, não contava com outra decisão, pois aMaia tem de continuar neste rumo de sucesso.SEMPRE PELA MAIAGosto • Comentar • Partilhar

José De Sousa MagalhãesO triunfo de um novo mandato, será o triunfo de todos os maiatos. Que assim seja.Gosto • Comentar • Partilhar

António Tiago Esperamos mais uma vez pela grande vitória, os maiatos precisam da sua liderança.

Gosto • Comentar • Partilhar

Adérito Castro Dos Santos Espero que todos os maiatos saibam reconhecer, na hora dovoto, o trabalho meritório que o autarca Bragança Fernandes,tem realizado ao longo de vários anos em prol dos seusmunícipes e da cidade da Maia...Gosto • Comentar • Partilhar

Luís Carlos Ferreira Salvador Sr Engenheiro Bragança Fernandes, nós Maiatos, acreditamose confiamos em si, não se preocupe, que também sabemosreconhecer o mérito do seu trabalho, carinho, amizade ededicação que tem pelos Maiatos. Tenha um bom fim desemana, um abraço amigo.Gosto • Comentar • Partilhar

vox pop- AS MENSAGENS DO FACEBOOK

Page 9: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

09

JORNAL DE CAMPANHA DA CANDIDATURA Sempre pela maia

SEMPREPELA MAIA

www.maia2013.pt

António Fernando Gomes de Oliveira e SilvaEmília de Fátima Moreira dos SantosCândido Joaquim Lima da Silva GraçaRicardo Filipe Almeida OliveiraMárcia Isabel Duarte Passos ResendeManuel Carlos Moreira de CarvalhoManuel Caetano Almeida de OliveiraMaria Alexandra Leite da Silva T. Teles MenezesHélder Tiago Ferreira Quintas de OliveiraVítor Manuel Leal AlvesSusana Filipa Coelho RafaelJosé Manuel Almeida SampaioCarlos Manuel Pereira AssunçãoMaria Madalena Moutinho Nogueira dos SantosBaltazar e Sá FerreiraPedro Miguel Machado MarquesCátia Daniela Maia da SilvaVítor Rui Costa Senra LaranjeiraFernanda da Conceição da Silva PinheiroGonzalez MachadoMarco Fernando Araújo PimentaManuel Rui Lopes GomesRaquel Almeida Rebelo da Silva MaiaNuno Pedro da Silva Jesus MonteiroJoão Francisco da Silva CamposMaria Lídia da Costa PóvoaJoão Carlos da Costa LoureiroRui Osvaldo da Silva BorgesElsa Maria da Costa BrásSamuel Jorge Cardoso dos Santos

Alberto Carlos Pires dos Reis e SantosMaria Inês Esteves CharruaAmérico da Silva Soares

Candidatos SuplentesJosé Tiago C. França Martins de OliveiraAna Luísa da Luz Bárbara FonsecaJoaquim Freire de CarvalhoFernando Manuel Moreira BarrosMaria Edite Quina AlvesEdmundo Aurélio Moreira de SousaÂngelo Miguel Costa AugustoSusana Patrícia Ferreira VianaManuel António Dias MoutinhoCarlos Manuel Salgueiro TedimRaquel Adriana Salgado Azevedo FreitasVítor Manuel da Silva SantosJoaquim Pereira dos SantosAnita Raquel Ramos AzevedoFernando António dos Santos MartinsAldo Cristiano Correia MaiaMaria Irene Moutinho Correia FerreiraFernando Francisco dos Santos MoreiraRui Miguel Fernandes FerreiraMaria Edite Santos Ramalho SilvaJoaquim Ferreira Guedes

MandatárioAntónio Joaquim Sousa e Silva

AntónioGonçalves Bragança Fernandes

CaMARA MUNICIPAL

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Lucianoda Silva Gomes

António Domingos da Silva TiagoAna Miguel Ferreira da Silva Vieira de Car-valhoMário Nuno Alves de Sousa NevesPaulo Fernando de Sousa RamalhoMarta Moreira de Sá PenedaHernâni Avelino da Costa RibeiroJoaquim Manuel Marques GonçalvesNísia Maria Durães Martins MarquesRui Manuel Madureira de Sousa MonteiroJoaquim Alberto Ramos Marques

Candidatos SuplentesMaria de Fátima da Costa Maia RodriguesFernando Eduardo Fernandes Reis LimaPedro Miguel Sousa CarvalhoSusana Maria Pereira Junqueira PachecoNetoCelestino Oliveira FonsecaMário Augusto Queirós dos Santos Lessa

Sandra Cristina Salsas PascoalCarlos Alberto da Rocha ResendeJoaquim Ferreira ReisVânia Filipa dos Santos Peres de OliveiraNuno Filipe Pereira Junqueira Pacheco NetoJosé Carlos Barbosa PeixotoMaria Manuela Soares Coelho MonteiroLuís Miguel Cunha RibeiroEverardo Lopes Martins da CostaElsa Maria de Lima CoutinhoJoão Filipe Machado MoreiraEleonora Manuela dos Santos Ribeiro

MandatárioAntónio Joaquim Sousa e Silva

^

Page 10: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

10

Sempre Pela Maia AUTÁRQUICAS 2013WWW.MAIA2013.PT

águas santas • Carlos Vieira

Castelo da Maia • Manuel Moreira Azenha

cidade da maia • Olga Freire

folgosa • Luís Cândido

milheirós • Vítor Fontes

Natural de Ermesinde, Carlos Joaquim Ascenção Vieira tem 68 anos, é casado e reside em Águas San-tas desde tenra idade. Teve uma vida profissional longa e diversificada, destacando-se como técnico devendas e, posteriormente, como empresário no ramo gráfico. Desde sempre foi um cidadão envolvido eatendo às dinâmicas sociais da freguesia de Águas Santas. Foi atleta, árbitro de Andebol e Presidenteda Associação Atlética de Águas Santas, durante 12 anos, com inúmeras conquistas nos escalões de for-mação do clube e na equipa sénior, com destaque para uma Taça de Portugal de Andebol Sénior. Gostade ocupar os seus tempos-livres e de lazer com uma ida à praia e a leitura de um bom livro. É, desde2009, Presidente da Junta de Freguesia de Águas Santas, marcando o seu mandato pela proximidade econhecimento profundo da realidade e anseios dos aquisantenses.

Nasceu e sempre residiu no Castêlo da Maia, Manuel Moreira Azenha tem 68 anos de idade.Profissionalmente dedicou a sua vida à atividade bancária, durante 28 anos, sendo empresáriohá 18 anos. Cidadão conhecedor da realidade da Vila do Castêlo da Maia foi, durante 25 anosDiretor e Presidente do Castêlo da Maia Ginásio Clube, importante instituição de fomento eformação desportiva da Vila do Castêlo, de prestígio nacional, tendo conquistado 13 títulosde Campeão Nacional de Voleibol, entre muitos outros. Como passatempos de eleição elegea prática desportiva e viajar. Foi autarca durante 16 anos e hoje, Sempre Pelo Castêlo,apresenta-se como candidato a Presidente da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia.

Nascida no Porto há 43 anos, residiu em Lisboa e Porto, cidades onde fez o seu percursoescolar. Foi trabalhadora estudante numa empresa na Zona Industrial da Maia. Licenciadaem Direito fixou residência na Maia e aí passou a exercer a advocacia. Membro fundador doSecretariado Feminino do PSD Maia, tem participação direta e ativa em todas as iniciativas,integrando o Movimento das Mulheres Social Democratas da Maia. É Delegada na AssembleiaDistrital do PSD há dois mandatos. Desde 2009, Presidente da Assembleia de Freguesia deVermoim. Cidadã empenhada e atenta à realidade da Cidade da Maia, Olga Freire, organizae participa em várias atividades de cariz solidário, social, político e religioso. Mulher de convicçõesfortes e determinada, apresenta-se como candidata a Presidente da Junta de Freguesia daCidade da Maia, por uma Cidade Mais Próxima e Mais Viva.

Nasceu e sempre viveu em Folgosa, tem 54 anos de idade, é empresário agrícola, no ramoda hortofloricultura. Admirador do convívio com os amigos, gosta de fazer caminhadas,apreciando a natureza. Foi dirigente do Folgosa da Maia Futebol Clube, durante 29 anos, 21dos quais como Presidente, tendo sido, também, atleta do clube. É um homem ligado à suaterra, participando em várias iniciativas culturais, recreativas e desportivas de Folgosa. Éum autarca com experiência e com provas dadas. Foi elemento da Assembleia de Freguesiade Folgosa e, nos últimos 8 anos, como Presidente da Junta de Freguesia de Folgosa, cargopara o qual se recandidata, sempre preocupado e empenhado na resolução dos problemasdos folgosenses.

Nasceu e sempre viveu em Milheirós, tem 56 anos de idade e é comerciante de profissão.Atento e envolvido na vida comunitária de Milheirós, Vítor Fontes esteve e está ligado ainstituições emblemáticas da freguesia, como o Inter de Milheirós Futebol Clube e a EscolaDramática e Musical de Milheirós. Tem gostos diversificados que incluem o cinema, afotografia, o futebol, a leitura, o teatro e a história. É Presidente da Junta FreguesiaMilheirós há 4 anos e candidato a um novo mandato, renovando o compromisso deconfiança com os milheirosenses.

^

Page 11: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

11

JORNAL DE CAMPANHA DA CANDIDATURA Sempre pela maia

SEMPREPELA MAIA

www.maia2013.pt

Moreira • Farinha Bastos

nogueira e Silva escura • José Sarmento

pedrouços • Joaquim Araújo

s. Pedro fins • Alvarinho Cerqueira Sampaio

Vila Nova da telha • Ivo Manuel Pinheiro

Nascido há 57 anos, no lugar da Guarda, na freguesia de Moreira, é casado e EngenheiroEletrotécnico de profissão. Conhecedor e atento à realidade moreirense, foi atleta nas camadasjovens no Futebol Clube de Pedras Rubras, até à categoria de juniores, adora pescadesportiva de rio e campismo e é membro da Direção do Grupo Desportivo Leões daGuarda. Integrou o executivo da Junta de Freguesia de Moreira entre 1985 e 1997 e foiDeputado Municipal na Assembleia Municipal da Maia, entre 1997 e 2001. É, pela primeiravez, candidato a Presidente da Junta de Freguesia de Moreira reafirmando o compromissoe a proximidade com os moreirenses.

Natural do Brasil, com 57 anos, casado, José Sarmento é licenciado em Medicina pelaUniversidade do Porto. Foi fundador e Diretor Clínico da Climaia - Clínica Central da Maia,até ter optado pela exclusividade. É médico, desde 1986 na Unidade de Saúde de Nogueirada Maia onde se mantém como Diretor e com dedicação exclusiva. Nos tempos livres gostade praticar futebol, ténis de mesa e bilhar. Cidadão atento e interessado pela freguesia écandidato a Presidente da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura, empenhado empreservar a proximidade com os habitantes da freguesia.

Natural de Vila do Conde, Joaquim Araújo fez de Pedrouços a sua terra, tem 49 anos deidade e é empresário agrícola. Com uma atividade cívica intensa e marcante, é Presidenteda Cooperativa Agrícola da Maia, Presidente da Comissão de Festas Nª Sra. da Natividadede Pedrouços e membro do Conselho Superior dos Bombeiros Voluntários de Pedrouços.É Presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços há 4 anos, com provas dadas, ecandidata-se a um novo mandato, reforçando a proximidade e solidariedade com ospedroucenses.

Natural da freguesia de S. Mamede do Coronado, Alvarinho Cerqueira Sampaio tem 69 anos,vivendo, a partir dos 7 anos na freguesia de São Pedro Fins. A sua atividade profissional, na áreagráfica, levou-o, em 1961, até Angola e, depois, Moçambique, onde trabalhou no jornal «ABC» eno jornal «Notícias de Lourenço Marques». Mais tarde, fixou-se na África do Sul. Regressa a SãoPedro Fins, no final do séc. XX, e depressa se integrou na vida sociocultural da freguesia. Fezparte da Assembleia e do Executivo da Junta de Freguesia onde é, atualmente, tesoureiro.Participa, ainda, na elaboração e feitura do jornal «Renovar», publicado pela Paróquia de S.Pedro Fins. É um aficionado pela história e etnografia de S. Pedro Fins e apresenta-se comocandidato a Presidente da Junta de Freguesia, com dedicação e determinação.

Nasceu há 38 anos em Vila Nova da Telha, terra que o viu crescer e onde sempre residiu. Élicenciado em Comunicação Social, foi jornalista, participou em programas de rádio e televisão,como comentador desportivo, e, atualmente, colabora com um dos maiores grupos aduaneirosdo país. Envolvido, desde cedo, na vida social da freguesia, esteve ligado ao movimento associativodesportivo de Vila Nova da Telha. Foi deputado da Assembleia Municipal e autarca daAssembleia de Freguesia, em diversos mandatos. Atualmente integra o grupo parlamentar domovimento independente por Vila Nova da Telha, como indicação do PSD. Apresenta-se comocandidato a Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha, dedicando-se aosvilanovenses e com a única ambição de servir a sua terra.

Page 12: Nº 1 Jornal de Campanha da Candidatura Sempre Pela Maia

12 Sempre Pela Maia AUTÁRQUICAS 2013WWW.MAIA2013.PT

Momentos Sempre Pela Maia

Bragança Fernandes, um candidato sempre presente, acarinhado pela população

Candidatos a Presidente de Junta de Freguesia

Marco António Costa, vice-presidente do PSD, apoia Bragança Fernandes

Entrega das Listas no Tribunal daComarca da Maia

Bragança Fernandes escuta um pequeno apoiante

António Bragança Fernandes (PSD) e José Eduardo Azevedo(CDS-PP), líderes concelhios dos partidos da coligação.