jornal campanha candidatura ps paredes n.º 1

8
VAMOS CONSEGUIR MANTER A ESCOLA NA SUA FREGUESIA. ARTUR PENEDOS Candidato à Câmara Municipal de Paredes ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS · PAREDES ‘09 Director: Artur Penedos [email protected] Jornal da Candidatura de Artur Penedos à Câmara Municipal de Paredes · N1 www.penedospresidente.com http://twitter.com/APenedos aguiar de sousa madalena duas igrejas vilela gandra cete vandoma castelões de cepeda sobrosa astromil mouriz cristelo vila cova de carros mandatário assembleia municipal câmara municipal baltar parada de todeia beire rebordosa besteiros recarei gondalães bitarães sobreira lordelo louredo O candidato do PS à Câmara de Paredes não permitirá que o PSD encerre escolas em 9 freguesias do concelho. As escolas são para manter em todas as freguesias, mas Artur Penedos promete renová-las ou construir novos edifícios. LISTAS DO PS APOSTAM NA RENOVAÇÃO, NA JUVENTUDE, NAS MULHERES E NA QUALIFICAÇÃO Chegou a hora de homenagear os trabalhadores do concelho de Paredes e de reconhecer que são o bem mais precioso da sociedade. Com a ajuda dos pare- denses, Artur Penedos vai apostar nos trabalhadores e na sua qualificação. Sexta-feira, 25 de Setembro, todos os trabalhadores do concelho estão convidados a aparecer no Parque da Cidade de Paredes, a partir das 20h00, para partici- par na festa que lhes é dedicada. PENEDOS VAI MANTER ESCOLAS QUE CELSO FERREIRA QUER FECHAR PS PRESTA HOMENAGEM AOS TRABALHADORES DO CONCELHO NO PARQUE DA CIDADE Página 5 Página 3 Página 4

Upload: apenedos

Post on 12-Jun-2015

327 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal Campanha Candidatura PS Paredes n.º 1

VAMOS CONSEGUIRMANTER A ESCOLA NA SUA FREGUESIA.ARTUR PENEDOS Candidato à Câmara Municipal de Paredes

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS · PAREDES ‘09

Director: Artur [email protected]

Jornal da Candidatura de Artur Penedos à Câmara Municipal de Paredes · N1

www.penedospresidente.comhttp://twitter.com/APenedos

aguiar de sousa

madalena

duas igrejas

vilela

gandracete

vandoma

castelões de cepeda

sobrosa

astromil

mouriz

cristelo

vila cova de carros mandatário assembleia municipal câmara municipal

baltar

parada de todeia

beire

rebordosa

besteiros

recarei

gondalães

bitarães

sobreira

lordelo louredo

O candidato do PS à Câmara de Paredes não permitirá que o PSD encerre escolas em 9 freguesias do concelho. As escolas são para manter em todas as freguesias, mas Artur Penedos promete renová-las ou construir novos edifícios.

LISTAS DO PS APOSTAMNA RENOVAÇÃO, NA JUVENTUDE,

NAS MULHERES E NA QUALIFICAÇÃO

Chegou a hora de homenagear os trabalhadores do concelho de Paredes e de reconhecer que são o bem mais precioso da sociedade. Com a ajuda dos pare-denses, Artur Penedos vai apostar nos trabalhadores e na sua qualificação.Sexta-feira, 25 de Setembro, todos os trabalhadores do concelho estão convidados a aparecer no Parque da Cidade de Paredes, a partir das 20h00, para partici-par na festa que lhes é dedicada.

PENEDOS VAI MANTER ESCOLAS QUE CELSO FERREIRA QUER FECHAR PS PRESTA HOMENAGEM

AOS TRABALHADORESDO CONCELHO

NO PARQUE DA CIDADE

Página 5Página 3Página 4

Page 2: Jornal Campanha Candidatura PS Paredes n.º 1

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS · PAREDES ‘09 Jornal da Candidatura de Artur Penedos à Câmara Municipal de Paredes · N1

2

VAMOS CONSEGUIRwww.penedospresidente.comhttp://twitter.com/APenedos

A Associação Hu-manitária dos Bombeiros Vo-

luntários de Baltar e a população local acolhe-ram com enorme satis-fação uma ambulância do INEM, entregue re-centemente.

ARTUR PENEDOSagraciado pelosB. V. Baltarna entregada ambulância INEM

o surpreende. “Celso Ferreira e o seu PSD sem-pre disseram o que lhes parece mais conveniente no momento. O que cri-ticam ‘hoje’ aplaudem ‘amanhã’. O que num dia parece errado, no dia seguinte, transforma-se

Com o PS na Câmara, Paredes terá manhãssaudáveis todos os domingos

A cerimónia de en-trega da viatura contou com a presença do Se-cretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, e do candidato do Partido Socialista à Câmara Mu-nicipal de Paredes, Artur Penedos.

Penedos regozija-se por se ter conseguido mais um Posto de Emer-gência Médica (PEM) para o concelho de Pare-des, porque desse modo, tem a certeza que as po-pulações serão melhor assistidas.

Diz que “aqueles que não souberam aplaudir esta conquista – e deviam tê-lo feito – tentaram agora dar uma ideia de grande alegria (dias antes “mandavam” os seus can-didatos tentar atacar-me por as suas freguesias não terem igual sorte) e tirar partido da situação”.

“Estou em Paredespara ajudar quemprecisa e favorecero desenvolvimentodo concelho”

O socialista afiança que esta reviravolta não

na melhor das soluções”. Durante a cerimó-

nia, Artur Penedos foi agraciado com uma lembrança pelos Bom-beiros Voluntários de Baltar, como forma de reconhecimento público pelo apoio que tem dado àquela corporação.

Assume que se trata “do reconhecimento pelo que tenho feito pela As-sociação, não só ao nível dos equipamentos que foram sendo renovados ao longo dos anos, mas também no que respeita ao tratamento de algu-mas situações de índole social, designadamente uma relacionada com o falecimento de um bom-beiro, em serviço públi-co”. Conta que “como ha-via algumas dificuldades na rápida atribuição da pensão de sobrevivên-cia à viúva, fundamental para a sua subsistência e a dos seus filhos, foi ne-cessário o nosso empe-nhamento na ultrapassa-gem das dificuldades”.

Assegurou que está em Paredes “para ajudar quem precisa e favorecer o desenvolvimento do concelho”.

ARTUR PENEDOS, promoveu a ini-ciativa “Paredes

Saudável”, no Parque da Cidade de Paredes e na Praça da Comunidade, em Rebordosa.

A acção teve como objectivo proporcionar à população, através da actividade física, manhãs saudáveis e, desta forma, contribuir para que os pa-redenses tenham melhor qualidade de vida.

Refira-se que, ins-pirado em experiências realizadas com enorme sucesso, nos EUA, nome-adamente no Estado de Indiana, Artur Penedos, propõe-se introduzir mu-danças nos hábitos dos

paredenses.As manhãs saudáveis

sustentam-se em acções de ginástica, preferencial-mente ao ar livre e desen-volvem-se nas áreas da aeróbica, step, jam e hip hop e, ainda, em planos de treino e rastreios de saúde em tensão arterial, medições de massa gorda, colesterol e triglicerídeos.

Penedos está deter-minado a introduzir mu-danças nos hábitos dos paredenses e a contribuir para melhorar a sua saúde, que será, de resto, uma das prioridades do programa socialista. Acredita que, também nesta área, VAI CONSEGUIR dar a Paredes um novo rumo e uma maior e melhor qualidade de vida.

O também assessor do Primeiro-Ministro faz um balanço extrema-mente positivo da inicia-tiva, que juntou dezenas de pessoas. Propõe-se já a partir de Outubro, se for eleito, a desenvolver estas acções por todo o concelho. “Criaremos condições para que a Câ-mara Municipal promova o bem-estar de todos os paredenses e levaremos o programa a todo o con-celho, de modo a que, no-meadamente aos domin-gos, as pessoas sintam que correr, saltar, dançar são acções que farão bem à sua saúde. Ajudar a mu-dar os seus hábitos de vida, é o nosso propósito”.

Como forma de apoiar empresários e traba-lhadores, Artur Pene-dos, caso seja eleito, vai criar um “Gabinete de Apoio Municipal”, para apoiar empresá-rios, desempregados, excluídos e marginali-zados.

O candidato do PS à Câmara de Pa-redes promoveu

uma sessão de esclareci-mento sobre as medidas de apoio previstas para as Indústrias da Madeira e do Mobiliário (PASIMM), no âmbito do QREN. A ini-ciativa, à qual compare-ceu cerca de uma centena de empresários, contou com a presença de Castro Guerra, Secretário de Es-tado Adjunto, da Indústria e da Inovação.

Tendo em conta que Paredes detém cerca de 65 por cento da produ-ção de mobiliário a nível nacional, Artur Penedos considera o PASIMM deci-sivo para o sector, para os trabalhadores e, também, para a economia nacional. Decisivo, porque, destaca

“é necessário assegurar um efectivo acesso ao crédito e afiançar que, nas exportações, os indus-triais não correm o risco de falta de pagamento por ausência de efectivas garantias”. Entende que é, igualmente, necessário dinamizar estratégias de eficácia colectiva e asse-gurar um nível de empre-go muito grande, para que os jovens sintam que vamos responder às suas necessidades de emprego e os menos jovens, que não nos deixamos abater e que estamos empenha-dos em criar respostas para os seus problemas”.

“Está na horade aplicarmoso dinheiro doscontribuintes emrealizações claras,transparentes e úteis”

Como forma de apoiar empresários e trabalha-dores, Artur Penedos vai criar um “Gabinete de Apoio Municipal”, onde os desempregados, os exclu-ídos e os marginalizados terão especial apoio. Afir-

PENEDOS VAI CRIAR GABINETE DE APOIO A TRABALHADORES E EMPRESAS E ALTERAR MODELO DE PROMOÇÃO DO MOBILIÁRIO

mou que “daremos a em-presários e trabalhadores igual relevância; criare-mos mecanismos que es-clareçam, acompanhem e ajudem uns e outros a usufruir dos apoios que o Estado preparou para eles”.

O candidato do PS a Paredes diz que nunca ou-viu da Câmara, “uma pala-vra de estímulo e reconhe-cimento pelo papel que os trabalhadores desempe-nham na sociedade”.

Penedos vai alterar o modelo de apoio à pro-moção do mobiliário pro-duzido em Paredes, asse-gurando a realização de uma feira/mostra do mo-biliário, num local onde o seu êxito se encontre minimamente assegura-do. “Está na hora de apli-carmos o dinheiro dos contribuintes em realiza-ções claras, transparentes

e úteis. Não é tempo de desperdício, mas de apos-tas orientadas para uma real promoção da econo-mia da nossa região”.

Castro Guerra comun-ga da opinião de Artur Pe-nedos, no que respeita à aposta em Feiras. Referiu-se à necessidade de inter-nacionalização do sector do mobiliário, bem vinca-da no PASIMM, na qual de-fende a participação dos empresários em feiras de prestígio destacando, para o efeito, a feira de Milão. Acredita que “se os em-presários tiverem sucesso garantido naquela feira, vão conseguir vencer”.

O Secretário de Estado esclareceu que aquele Pla-no contempla a oportuni-dade para as empresas que queiram dar o salto em tempos de crise, para que estejam preparadas no momento da retoma.

Page 3: Jornal Campanha Candidatura PS Paredes n.º 1

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS · PAREDES ‘09 Jornal da Candidatura de Artur Penedos à Câmara Municipal de Paredes · N1

3

VAMOS CONSEGUIRwww.penedospresidente.comhttp://twitter.com/APenedos

É precisomudar Paredes!Caros amigos paredenses

Nas próximas eleições autárquicas é preciso que al-terem o vosso voto, porque essa é a única forma de tornar possível a mudança de políticas e de protago-nistas em Paredes. Já o tinha afirmado antes e não me canso de o repetir. Conto convosco.

A forma como o PSD tem exercido o poder não pode continuar a merecer o vosso voto. É uma receita completamente esgotada. Temos que mudar e exigir que os eleitos assumam com as pessoas de Paredes um tratamento cortês, honroso e conforme com os valores da igualdade.

É fundamental que o poder seja exercido por pesso-as credíveis, disponíveis e capazes de respeitar quem lhes confiou o seu voto. Caros amigos, não é mais possível manter à frente dos destinos da Câmara gente capaz de dizer uma coisa hoje e o seu contrário amanhã. Gente incapaz de reconhecer os seus erros. Gente sem vocação para servir as populações.

Gente capaz de classificar os amigos de sempre de in-triguistas e desleais, apenas porque passaram a vê-los como potenciais adversários. Gente capaz de ameaçar e perseguir quem se lhe opõe. Enfim, gente capaz de amedrontar os Munícipes e de lhes incutir o pior dos sentimentos: medo, subserviência e dependência. Comigo, com o Partido Socialista, os Munícipes se-rão sempre o centro das preocupações.

Comigo, com o PS, não haverá medos nem submis-sões. Haverá abertura, diálogo, compreensão e, aci-ma de tudo, respeito pelas pessoas.

Uma das principais conquistas de Abril foi a Liberda-de e nela não se concebem práticas que violem os direitos fundamentais dos cidadãos, especialmente o direito à igualdade de tratamento e de oportunida-des. O direito de TODOS serem tratados como iguais. Mudar o voto, mudar a atitude, mudar a forma de estar como cidadão é hoje uma exigência. Cumprir com a obrigação de ter uma intervenção cívica junto dos nossos amigos e das nossas famílias é exigência a que ninguém deve furtar-se. Para concretizarmos a viragem é preciso acabar com o ciclo do PSD. É preci-so actuar e promover a igualdade de oportunidades.

Meus amigos, a mudança só é possível se formos ca-pazes de lutar por um poder local mais justo, imparcial e capaz de responder às necessidades da população.

Comigo, connosco, encerra-se o ciclo da intimidação e da limitação das liberdades. Comigo, connosco, terá início um novo ciclo, baseado no respeito pelas pessoas, onde todos serão tratados como iguais, res-peitados e considerados!

Está na hora de mudar. Conto convosco.

Artur Penedos

Listas do PS apostam na Renovação,na Juventude, nas Mulheres e na Qualificação

Editorial

LISTA DE CANDIDATOS À CÂMARA MUNICIPALEfectivos1 - ARTUR RODRIGUES PEREIRA DOS PENEDOS, 59 anos, Licenciado em Ciência Polí-tica e Relações Internacionais;2 – JOSÉ ALEXANDRE DA SILVA ALMEIDA, 35 anos, Licenciado em Economia;3 – ANA NATÁLIA SEABRA JORGE, 25 anos, Licenciada em Psicologia;4 – HÉLDER RODRIGO DE SOUSA RIBEIRO, 31 anos, Licenciado em Engenharia Civil; 5 – JOSÉ LUÍS GARCEZ ALVES DE SÁ, 27 anos, estudante de Arquitectura;6 – CARLA MARIA FERNANDES CARNEIRO, 38 anos, Licenciada em Relações Inter-nacionais;7 – NUNO FILIPE DA SILVA MALHEIRO, 37 anos, Licenciado em Engenharia Têxtil;8 – SALVADOR GONZAGA MARTINS SILVA, 43 anos, empresário; 9 – TÂNIA PATRÍCIA MOREIRA BENTO RIBEIRO, 28 anos, Licenciada em Engenharia Civil.

Suplentes1 – FRANCISCO ADELINO MOUTINHO DE SOUSA, 62 anos, Industrial da panificação; 2 – ABÍLIO JOSÉ DE BARROS FARIA, 31 anos, Empresário; 3 – CARLA EMÍLIA DE ALMEIDA E SILVA, 35 anos, Empresária; 4 – PAULO FAUSTINO RIBEIRO PINHEIRO, 37 anos, Licenciado em Gestão de Recursos Humanos; 5 – JOSÉ FILIPE MOREIRA MEIRELES, 34 anos, Licenciado em Direito.

No momento do anúncio da sua candidatura, Ar-

tur Penedos prometeu que apostaria na reno-vação, na juventude, nas mulheres e na qualifica-ção dos candidatos do PS

ra, Sobrosa e Vilela. De acordo com Pene-

dos, ao contrário do que desejava o seu principal adversário, “que procurou directa ou indirectamen-te inviabilizar a formação de listas em diversas fre-

Note-se que as equi-pas da Assembleia Muni-cipal, Câmara e Assem-bleias de Freguesia do PS são maioritariamente constituídas por jovens e por pessoas muito quali-ficadas.

so de elaboração de listas para os diferentes órgãos do poder local paredense e a adesão alcançada são uma grande vitória sobre o “terrorismo” imposto nos últimos 16 anos de poder local em Paredes.

Essa vitória, diz Pene-dos, “conduzirá a uma ou-tra mudança ainda mais importante, à mudança dos actores políticos e, consequentemente, à mudança na forma de tra-tar os cidadãos”.

“Os paredenses eas suas instituições serão tratadas comisenção, respeitoe consideração”

Com a mudança de ci-clo, afirma, “os paredenses e as suas instituições serão tratadas com isenção, res-peito e consideração”.

O despertar de uma população que anseia por respostas sociais para os mais desfavorecidos, para os trabalhadores desem-pregados e para as empre-sas em dificuldades con-duzirá, diz Penedos, sem margem para dúvidas, à mudança necessária.

“Em Outubro VAMOS CONSEGUIR mudar e re-novar Paredes”

às próximas eleições au-tárquicas.

O prometido é devi-do. Artur Penedos é um homem de palavra. O PS tem o maior número de mulheres candidatas à presidência das Juntas de Freguesia: Recarei, Sobrei-

guesias, o PS apresentou candidaturas em todas as Juntas de Freguesia”.

Penedos assume a primeira vitória na “ca-minhada” que iniciou e que o levará a conquistar a Câmara de Paredes em Outubro próximo.

O candidato à Câmara regozija-se pelo facto de ter “vencido todas as re-sistências e tentativas de o impedirem de alcançar tão importante objecti-vo”.

Considera que o de-senvolvimento do proces-

Page 4: Jornal Campanha Candidatura PS Paredes n.º 1

VAMOS CONSEGUIRwww.penedospresidente.comhttp://twitter.com/APenedos

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS · PAREDES ‘09 Jornal da Candidatura de Artur Penedos à Câmara Municipal de Paredes · N1

4

A candidatura do PS/Paredes colocou outdoors pelo con-celho, para esclare-cer os paredenses sobre as intenções do PSD em fechar escolas em Aguiar de Sousa, Astromil, Beire, Besteiros, Gondalães, Ma-dalena, Parada de Todeia, Vandoma e Vila Cova de Carros

Com esta iniciativa, Artur Penedos pre-tende informar e

alertar os paredenses que ainda desconhecem as intenções que os sociais-democratas se preparam para desenvolver. Não acei-ta esta posição e diz que os paredenses não merecem o que o PSD de Celso Ferreira lhes quer fazer.

Artur Penedos acredita que vai ganhar as eleições de Outubro e, nessa altura, vai alterar a Carta Educati-va de Paredes e introduzir factores de modernização no Ensino Básico que favo-reçam os alunos, ajudem os professores, tranquilizem e facilitem a vida das famí-lias.

Sem perder de vista a política do governo, Pene-dos garante que “promo-veremos os Centros Esco-

Muito se tem falado e escrito so-bre EDUCAÇÃO no concelho de Paredes. Uma sociedade que

não possui conhecimentos para intervir no desenvolvimento da sua própria co-munidade é uma sociedade estagnada, não produtiva e pouco competitiva.

Diariamente contacto com jovens que abandonaram precocemente a es-cola e quando questionados acerca das razões que o levaram a essa tomada de decisão, revelam frequentemente a des-motivação com o curriculum escolar, a entrada precoce no mercado de traba-lho, a falta de apoio familiar e social e a baixa qualificação familiar.

Isto vai ao encontro dos vários es-tudos que referem como causas para o abandono escolar: A oferta educativa e sócio-educativa; isolamento social; tem-po de deslocação residência-escola; bai-xa escolaridade da população residente; famílias de fracos recursos financeiros.

No passado dia 8 de Setembro fo-ram divulgados os resultados do estudo «Panorama da Educação. Indicadores da OCDE», relativos a 2007, que referem que só cerca de 70% dos portugueses concluíram o ensino obrigatório. Portu-gal mantém, assim, uma das piores ta-xas de abandono escolar.

Segundo o estudo realizado no âm-bito do Plano Nacional de Combate ao Abandono escolar, as taxas de abando-no escolar são insignificantes no 1º ci-clo, mas crescem nos ciclos seguintes, acentuando-se de forma significativa nos anos de transição de ciclo (5º, 7º e 10º ano). Podemos inferir que para além da mudança curricular que estes ciclos acarretam estamos perante uma mu-dança de escola, como espaço físico.

Muitas destas freguesias, marcada-mente industrializadas, detêm um par-que escolar com uma oferta educativa mais alargada, actuam num espaço geo-gráfico mais pequeno, e conseguem que o abandono escolar seja desmotivado pela própria população, apesar das ta-xas elevadas de reprovação. Ou seja, es-

tas freguesias criaram um policiamento muito próprio do abandono escolar e têm uma cultura social de escolarização mais enraizada.

Em 2008, a Associação Paredes pela Inclusão Social (APPIS) refere no seu estu-do que “1281 alunos do concelho de Pare-des correm o risco de abandonar a escola antes de completar a escolaridade obriga-tória, ou seja o 9º ano. Este número repre-senta 57 por cento da comunidade escolar paredense…” Fonte: o Verdadeiro Olhar.

Esta refere, ainda, que factores como a família, a própria escola e o ter-ritório, especialmente a distância entre a casa e o estabelecimento de ensino, contribuem, igualmente, para a obten-ção de uma percentagem tão elevada de abandono escolar e que algumas das so-luções passam pela construção de pólos pequenos e próximos das populações.

Estas soluções são reforçadas pelo Dr. Diogo Simões Pereira, Director-Geral da EPIS, quando afirma que “o objectivo é promover o sucesso escolar, com apos-ta na proximidade”, no debate “Paredes aposta nos 12 anos de escolaridade” pa-trocinado pela autarquia paredense.

Pela minha experiência de trabalho com as populações do concelho de Pa-

ASSOCIAÇÃO PAREDES PELA INCLUSÃO SOCIAL refere que “(…) a distância entre a casa e o estabele-cimento de ensino, contri-buem, para a obtenção de uma percentagem tão ele-vada de abandono escolar e que algumas das solu-ções passam pela constru-ção de pólos pequenos e próximos das populações, potenciando a qualidade do ensino e o êxito peda-gógico, em detrimento da massificação e rentabiliza-ção económica”.

Ana Gaspar – Enfermeira

OPINIÃO

O abandonoescolare a autarquiaparedense

redes, com realidades sociais, familia-res, culturais e sociais marcadamente distintas, tenho dúvidas que retirar es-colas a algumas freguesias seja a so-lução mais acertada para combater o abandono escolar.

E digo isto com um profundo co-nhecimento de algumas dessas popula-ções. São populações carenciadas eco-nomicamente, em que os progenitores trabalham de sol a sol, sem rede de transportes públicos, sem apoio fami-liar e social e, acima de tudo, desmoti-vadas para a qualificação.

A identidade cultural de cada fregue-sia é única e retirar escolas é retirar-lhes a possibilidade de se escolarizarem e de preservarem a sua cultura identitária.

ARTUR PENEDOS VAI MANTERAS ESCOLAS QUE O PSD QUER ENCERRAR

lares que considerarmos indispensáveis à satisfação das necessidades. Vamos alterar a Carta Educativa e manter a escola básica nas freguesias, como forma de preservar a sua identidade, de reduzir transtornos às famílias, nomeadamente em matéria de transporte escolar, tempo de desloca-ção e consequente relação do trabalhador com a em-presa,” assegura.

No entanto, esclarece, que manter as escolas nas

freguesias onde se encon-tram não significa que fi-quem tal como estão, pelo contrário, o objectivo será sempre o da modernização dos equipamentos escola-res, concretizada através da recuperação, ou da cons-trução de novos edifícios, no mesmo espaço, ou nou-tro local da freguesia.

Com Penedos cadafreguesia manteráa sua escola

A candidatura socialis-ta garante escolas renova-das para todo o concelho de Paredes, equipadas com modernos meios de fun-cionamento, para possibili-tar a adopção de métodos mais conformes com a

realidade actual, especial-mente no uso de quadros interactivos, da banda lar-ga e de programas como o e-escolinha, entre outros, sem esquecer a renovação dos edifícios que, de acordo com as necessidades, tan-to poderá passar por obras de conservação, como pela construção de raiz.

Refira-se que o conce-lho, contrariamente ao que o PSD de Celso Ferreira pre-tende fazer crer, apresenta graves problemas ao nível

do insucesso e abandono escolares e a maior percen-tagem de jovens que saem da escola sem concluir o ensino secundário. “São 16 anos de gestão autárquica do PSD que revelam falhas gritantes e inaceitáveis para um país que desejamos moderno e desenvolvido”, reflecte Penedos.

O socialista não tem dúvidas de que se torna necessário corrigir a situa-ção em que o PSD colocou o concelho e que levou a que hoje seja considerado um dos mais atrasados do país em matéria de quali-ficações. Este será, aliás, um dos pontos essenciais da aposta do PS, que tem a qualificação dos recursos humanos como pilar fun-damental do seu projecto de desenvolvimento.

Com o PS, o concelho de Paredes teráescolas renovadase equipadas commodernos meiosde funcionamento

Recorde-se que os concelhos vizi nhos con-templaram nas suas Cartas Educativas a modernização das escolas, mantendo-as nas freguesias onde se en-contravam e contri buindo, desse modo, para a indis-pensável renovação do par-que escolar, adaptando-o às exigências dos tempos mo-dernos, com escolas atracti-vas para professores, alunos e pais, sem necessidade de recurso ao encerramento.

Page 5: Jornal Campanha Candidatura PS Paredes n.º 1

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS · PAREDES ‘09 Jornal da Candidatura de Artur Penedos à Câmara Municipal de Paredes · N1

5

VAMOS CONSEGUIRwww.penedospresidente.comhttp://twitter.com/APenedos

A candidatura do PS à Câmara Mu-nicipal de Paredes, encabeçada por ARTUR PENEDOS, deu início a um ciclo de debates, com o objectivo de dar outra dimensão ao concelho, contando, para o efeito, com a presença e colabo-ração de membros do Governo.

A primeira sessão, subordinada ao tema “Emprego e

Formação Profissional” decorreu no auditório da Junta de Freguesia de Gan-dra. PENEDOS começou, desde logo, pela matéria da QUALIFICAÇÃO DAS PESSOAS, que será, de res-to, uma das bandeiras do seu programa.

Naquela que foi uma sessão muito participada e que contou com a presen-ça de Fernando Medina, Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional, Penedos asse-gurou que “temos de uma vez por todas que dar aos trabalhadores a importân-cia que eles têm, porque são o bem mais precioso da sociedade. Desprezá-los ou esquecê-los é algo que deve incomodar-nos a todos”.

Com o PS, Paredesterá um Centro deFormaçãoProfissionalde grande dimensão

A este propósito, a candidatura socialista acaba de colocar outdo-ors por todo o concelho, anunciando à população, aquela que será a sua grande prioridade: aposta nos trabalhadores e na sua qualificação.

Recorde-se que o tam-bém assessor do Primeiro-Ministro tem uma tradição

PENEDOS defende ESCOLA de PROXIMIDADE

“QUEREMOS RECONHECER O MÉRITODOS TRABALHADORES E ESTAR AO LADO DELES”

de dirigente sindical de mais de 30 anos, dedica-dos às causas dos traba-lhadores e entende que “chegou a hora de tam-bém dedicarmos a nossa acção autárquica à causa dos trabalhadores”.

“Temos que dar aostrabalhadoresa importânciaque eles têm”

O socialista apontou as grandes dificuldades que se verificam no con-celho de Paredes, ao nível do insucesso e abandono escolares, assegurando que é urgente encontrar respostas para a qualifica-ção da população. “Temos que criar condições para que possam ser superadas as dificuldades que sempre viveram. Queremos reco-nhecer o mérito dos tra-balhadores e estar ao lado deles, de forma a encon-trar soluções partilhadas e envolventes ”.

excelência ao nível da re-gião”, esclarece Penedos.

Penedos acredita que a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia e a so-ciedade civil têm um papel decisivo na resolução dos problemas dos trabalha-dores, com especial en-foque na qualificação da população.

Declara que o Poder Local, em Paredes, “nunca se preocupou com os tra-balhadores, mas que isso vai mudar, porque a sua candidatura tem os meios, o conhecimento e vontade de servir a população”.

“Connosco, aCâmara encontrarásoluções para ficarcom os filhos,enquanto os adultos frequentamos cursos”

Para concretizar a defe-sa e aposta nos trabalha-dores e na sua qualificação

Acredita que os empresá-rios também irão colabo-rar, facilitando a participa-ção dos seus trabalhadores na frequência dos cursos. Ganham todos, trabalha-dores, empresas e o país. A autarquia e as Juntas de Freguesia podem assu-mir responsabilidades nos transportes e nas instala-ções”. Penedos promete criar uma rede transportes

que o Primeiro-Ministro, José Sócrates, encerrou nos últimos anos cerca de três mil escolas com me-nos de 10 alunos. Garan-tiu que em Paredes não há escolas com menos de 40 alunos e como tal “va-mos manter as escolas em todas as freguesias, reno-vando as que existem ou construindo de raiz”. Com a escola de proximidade, não tem dúvidas, “haverá menos abandono e insu-cesso escolares”. Havendo menor risco, afirma que a “nossa aposta é correcta”.

Fernando Medina:“o objectivo dePenedos em definir políticas deabandono escolar“zero” seráuma boa políticapara Paredes”

Foi com redobrada sa-tisfação que o Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional acolheu a aposta de AR-TUR PENEDOS na quali-ficação, como sendo um dos temas centrais da sua candidatura.

Fernando Medina não tem dúvidas de que o can-didato do PS à Câmara de Paredes “está no cami-nho certo” e acredita que, desta forma, “em muito pouco tempo, Paredes vai

transformar radicalmente o cenário que se vive com a falta de qualificações. Ape-nas é necessária vontade, visão política e liderança, valores que reconheço em ARTUR PENEDOS”.

Admite que Portugal pode ser líder ao nível da indústria da madeira e do mobiliário. “Se conseguir-mos ter em Paredes a me-lhor formação profissional, a formação mais adequada para que as empresas pos-sam dar o salto qualitati-vo, podem criar-se grandes oportunidades”.

O governante não tem dúvidas de que o papel das Câmaras e das Juntas de Freguesia é “essencial”. “Quem faz da qualificação uma das suas prioridades e bandeiras faz a aposta cer-ta”.

Fernando Medina sus-tentou que de acordo com elementos divulgados na última semana “Portugal é dos países desenvolvidos onde ter qualificação se re-vela mais compensador do ponto de vista salarial”.

Fernando Medina ga-rante que “as Câmaras e Juntas que investem a sério na redução do aban-dono escolar podem ter resultados absolutamente espectaculares em pouco tempo”. Considera que o objectivo de Penedos em definir políticas de abando-no escolar “zero” será uma boa política para Paredes”.

Deseja, por esta via, dar ao concelho o estatu-to que nunca teve, trans-formando-o num ponto de referência em matéria de formação profissional e de qualificação. Quanto maiores forem as qualifi-cações, maiores serão as oportunidades. “Connos-co, Paredes terá um Cen-tro de Formação de grande dimensão, que será uma mais-valia e um pólo de

garante que vai envolver empresários, escolas e sin-dicatos nas acções que vier a desenvolver e que serão articuladas, igualmente, com outras entidades pú-blicas. “Podemos encon-trar e fornecer às escolas boas soluções para a pro-moção de cursos à noite. A Câmara encontrará so-luções para ficar com os filhos, enquanto os adul-tos frequentam os cursos”.

urbanos, de modo a que os paredenses tenham a mobilidade de que neces-sitam.

O projecto de Penedos é abrangente. Lutará para que em Paredes o abando-no escolar seja zero. Conta estabelecer parcerias com Juntas de Freguesia, cen-tros de saúde e outras en-tidades económicas e so-ciais. Defende uma escola de proximidade e recordou

Page 6: Jornal Campanha Candidatura PS Paredes n.º 1

VAMOS CONSEGUIRwww.penedospresidente.comhttp://twitter.com/APenedos

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS · PAREDES ‘09 Jornal da Candidatura de Artur Penedos à Câmara Municipal de Paredes · N1

6

BALTAR

Honestidade e seriedade para levar o PS à vitória

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DOS CANDIDATOS DO PSÀS JUNTAS DE FREGUESIA DO CONCELHO DE PAREDES

Em conjunto com o futuro presidente da Junta de Baltar, Agostinho Sousa, no dia da sua apresentação, Penedos garante que “vamos resolver, entre outros, os problemas

de saneamento que tanto preocupam os baltarenses, proporcionando-lhes a qualidade de vida a que têm direito. “Esta promessa vai pôr fim aos maus cheiros e à vergonha de, em pleno século XXI, haver quem despreze necessidades tão prementes dos munícipes”.

De acordo com o candidato à Câmara “é necessário mudar de protagonistas tam-bém nas Juntas de Freguesia, porque elas têm um papel decisivo na concretização do desenvolvimento integrado do concelho”.

Penedos diz que “não somos a favor do Open do Estoril, onde a Câmara liderada por Celso Ferreira gasta muito dinheiro, que pode ser fundamental para combater a fome que muita gente pode estar a passar no concelho”.

BESTEIROS

Indignação com ETAR próxima do parque de merendas

Os socialistas de Besteiros estão profundamente indignados com a colocação de uma ETAR no “coração” do complexo desportivo local, separada do parque das merendas

por uns escassos 5 metros, da responsabilidade da acção do executivo da Câmara do PSD. Cada vez que há descargas na dita ETAR, o ambiente fica empestado de cheiro nauseabundo.

Artur Penedos admite que “foi degradante a observação de obras mal feitas, des-cuidadas e impróprias”, assumindo, de resto, o compromisso solene, com o candidato do PS à JF de Besteiros de “pôr fim a uma das situações que mais deve envergonhar um poder local, incapaz de se adaptar às exigências da modernidade”.

Victor Nogueira não se conforma com comportamentos de submissão ao “chefe”, que “prejudicam a população de Besteiros e mantêm o atraso da freguesia”.

CRISTELO

Funcionamento da Junta será permanente

Penedos exortou os candidatos à JF de Cristelo a não “virarem a cara à luta, a não desfalecerem perante os desafios e a enfrentarem os medos que têm servido para

sustentar o actual poder”. O socialista afirmou, ao lado do candidato, Pinto Carlos, que a partir de Outubro o concelho vai “respirar” liberdade e “cada paredense poderá seguir livremente as suas inclinações políticas e ideológicas”.

REBORDOSA

Vai ter ambulância do INEM e posto da PSP ou GNR

Penedos condenou as práticas do PSD de Celso Ferreira que lança notícias contra as pessoas, mentindo e tentando denegrir a sua imagem, em plena apresentação do

candidato à JF de Rebordosa, Elias Barros. Acrescenta que o actual presidente da Câmara gasta dinheiro dos contribuintes em

coisas supérfluas e que “devia explicar aos paredenses a finalidade dos contratos de pu-blicidade que tem com jornais locais e que responsabilizam a Câmara pelo pagamento anual de mais de 30 mil euros. Os nossos adversários políticos criticam-nos, mas não fazem nada; eles falam, nós trabalhamos e asseguramos benefícios para os cidadãos; criticam, mas nós concretizamos; dizem que não conhecemos o concelho, que não so-mos de cá, mas nós encontramos e asseguramos as soluções”.

Elias Barros explicou que a sua candidatura não tem em vista fazer as pazes com qualquer partido, mas que surge apenas Por Rebordosa. “Com este valioso grupo de pessoas que reunimos em torno deste projecto, tenho a certeza que VAMOS CONSE-GUIR desenvolver e fazer de Rebordosa uma grande cidade”.

Page 7: Jornal Campanha Candidatura PS Paredes n.º 1

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS · PAREDES ‘09 Jornal da Candidatura de Artur Penedos à Câmara Municipal de Paredes · N1

7

VAMOS CONSEGUIRwww.penedospresidente.comhttp://twitter.com/APenedos

CASTELÕES DE CEPEDA

Freguesia tem perdido muitas oportunidades

O candidato à Câmara, Artur Penedos, afirmou, na apresentação do candidato à JF de Castelões de Cepeda, António Garcez Neto, que não aceita, nem se conforma com

comportamentos do poder local que conduzam à destruição do tecido económico e das pessoas. Para ilustrar o seu inconformismo destacou o facto de os comerciantes de Castelões de Cepeda estarem profundamente indignados com os “maus tratos de um presidente de Câmara que não respeita as pessoas e os agentes económicos. Queremos dar ao comércio tradicional a vitalidade que ele merece e que o concelho necessita”.

Inconformado com o papel da Junta de Freguesia e consciente de que o caminho não será fácil, António Garcez Neto garante que tudo fará para ajudar a freguesia a crescer e a desenvolver-se.

AGUIAR DE SOUSA

É possível Marcar a Diferença com a equipa do PS

Artur Penedos felicitou o candidato à JF de Aguiar de Sousa, José Ramos, e a sua equi-pa, afirmando que têm uma enorme tarefa pela frente, a avaliar pelo estado em

que se encontra a Sra. do Salto, que “deixa qualquer observador totalmente desolado. Não é admissível a forma como o PSD de Celso Ferreira trata uma dádiva da natureza, uma beleza natural muito rara nos dias de hoje. Este lugar que poderia ser um dos mais belos pontos de convívio com a natureza foi completamente desprezado”.

José Ramos acredita que a população vai fazer a escolha certa nas próximas eleições autárquicas, votando no PS.

VANDOMA

Única oportunidade para Vandoma ter a sua escola

Nna apresentação de José da Cunha Magalhães, candidato à JF de Vandoma, Artur Penedos garantiu que, com a ajuda dos paredenses, não permitirá que se fechem as

escolas, assegurando que vai manter a escola de Vandoma, não como está, mas cons-truída de raiz.

O candidato à Junta de Vandoma compromete-se a fazer o melhor pela sua fregue-sia e considera que esta é a única oportunidade para Vandoma ter a sua escola. “Se os outros têm, nós também merecemos”.

LORDELO

Nenhum lordelense terá dúvidas em relação às contas da freguesia

Num discurso efusivo, Artur Penedos, garantiu, na apresentação do candidato do PS à JF de Lordelo, Hélder Oliveira, que “não tem medo daqueles que não sabem viver

em democracia, deixando claro que já foi ameaçado de ser impedido de circular em Lor-delo”, mas nunca se inibiu. Para Penedos, os lordelenses são pessoas de bem e, como é sabido, “não há “rebanho” que não tenha uma ovelha tresmalhada”.

Afirmou que os que o criticam, apenas o fazem porque não vive em Paredes, mas “deviam ter um pouco de vergonha porque, afinal os que são de cá e têm enormes res-ponsabilidades no atraso a que votaram o concelho foram construir casa em Paços de Ferreira. Não sou de cá, não vivo cá, mas já fiz mais por Lordelo do que a maioria dos que dizem querer servir esta freguesia”, acrescentou.

Para Hélder Oliveira, a transparência vai ser a sua primeira prioridade, garantindo que “não vou deixar nenhum lordelense com dúvidas em relação às contas da freguesia”.

GANDRA

Com o PS, Gandra terá gimnodesportivo e piscina

Penedos comprometeu-se com a população de Gandra, no dia da apresentação do candidato do PS àquela freguesia, Carlos Gaspar, a construir um pavilhão gimnodes-

portivo e uma piscina na cidade, para que os jovens tenham condições para a prática do desporto e, desse modo, alcancem uma vida saudável. De acordo com o socialista, Gandra “apesar de ter uma Junta de Freguesia com grandes recursos financeiros não evidencia qualquer desenvolvimento digno de realce”, avançando que o PS vai ajudar a CESPU a concretizar os seus objectivos.

Carlos Gaspar assegurou que a sua “equipa liderará com rigor e transparência o or-çamento da Junta”. Disse, ainda, que vai exigir o ensino secundário para a freguesia e implementar um “bom sistema de transportes gratuito para as crianças”.

Page 8: Jornal Campanha Candidatura PS Paredes n.º 1

ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS · PAREDES ‘09 Jornal da Candidatura de Artur Penedos à Câmara Municipal de Paredes · N1

ÚLTIMA

Apresentação da candidatura de Artur Penedos

José Sócrates: “O homem certo no lugar certo”