número 60 - ano xvii- janeiro / março 14 folhaviva · 2 folha viva folha viva 3 sumário 04 14 16...

17
Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe

Upload: others

Post on 25-Jul-2020

7 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14

FolhaViva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe

Page 2: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

2 Folha Viva Folha Viva 3

Sumário

04

14

16

FICHA TÉCNICA

Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe

Número 60 - Ano XVII - Janeiro / Março 14

Propriedade: NICIF - Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Aeródromo da Lousã, Chã do Freixo - 3200-395 Vilarinho LSA, Tel.: 239 992 251, Fax: 239 836 733 - Diretor: Luciano Lourenço - Equipa de redação: Luciano Lourenço, Graça Lourenço, Fernando Félix, Sandra Oliveira e autores indicados - Fotografias: Autores Indicados e Membros dos Clubes da Floresta - Composição: Fernando Félix - Design e paginação: Fernando Félix - Impressão: Simões & Linhares, Lda. - Tiragem: 250 exemplares - Periocidade: Trimestral - Distribuição Gratuita - Edição Online em: http://www.uc.pt/fluc/nicif/PROSEPE/Publicacoes/Edicoes_Didaticas/FV - Depósito Legal: 117549/97

Financiado Pelo Fundo Florestal Permanente

EDITORIAL

O Coordenador Nacional

(Prof. Doutor Luciano Lourenço)

02 Editorial

Sessões Temáticas

Reflorestar uma Quinta em Mouquim

Reflorestar a Serra do Caramulo

Ao optimismo com que terminei o editorial do último Folha Viva começa a desvanecer-se, dado que, por razões processuais, de natureza burocrático-administrativa, o tempo foi passando e a candidatura a financiamento, que pensávamos ter concluída no final de 2013, só agora foi possível concretizar, tendo sido entregue a 28 do corrente mês de março, ou seja, decorrido mais de meio ano letivo.

Como é facilmente perceptível, enquanto a candidatura não for aprovada e o contrato assinado, não é possível assumir qualquer encargo financeiro, o que deixa a Coordenação Nacional sem possibilidade de desenvolver cabalmente a sua missão e, desse modo, apoiar as atividades desenvolvidas pelos Clubes da Floresta.

Contudo, continuamos confiantes que, desta vez, será garantida a estabilidade para os próximos dois anos letivos e, sendo assim, daremos por bem empregue os sacrifícios que todos fazemos para manter de pé esta árvore chamada PROSEPE.

De facto, neste número, que é o sexto número “redondo”, por ser múltiplo de 10, damos conta das atividades que, mesmo nestas condições difíceis, foram realizadas por alguns dos Clubes da Floresta, dado que vários deles não conseguiram fazer-nos chegar essa informação a tempo de ser incluída neste jornal.

Sabemos bem da excessiva carga de trabalho com que, cada vez mais, os Professores são confrontados. No entanto, não podemos deixar de apelar para que, sempre que se conclua uma

atividade, seja preenchida e enviada a respetiva ficha, acompanhada de fotografias, para que possa ser divulgada no jornal oficial dos Clubes da Floresta, no trimestre a que diz respeito. É mais um esforço adicional, mas as nossas crianças, adolescentes e jovens, bem merecem ver premiado o trabalho que desenvolvem em defesa da floresta, com a sua publicação no Folha Viva.

Na expectativa de recebermos muito material para a edição do próximo número, deixo-lhes as minhas cordiais saudações prosepenas,

Capa - Fotomontagem a partir de fotografias do Clube da Floresta “Os Raposinhos” alusiva à Reflorestação da Serra do Caramulo.

06 Dia do PROSEPE

11 Visitas de Estudo

18 Cuidar da Floresta

20 Dia Mundial da Floresta

30 Uma fotografia vale mais que mil palavras!

32 Click

Page 3: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

4 Folha Viva Folha Viva 5

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

Em colaboração com a Câmara Municipal de Penacova, os alunos do Clube da Floresta “O Corvo”, da E.B. 2-3 e Sec. de Penacova, tiveram oportunidade de assistir a uma palestra sobre a “Biodiversidade da fauna e flora” do Concelho de Penacova.

A palestra foi orientada pela Eng.ª Florestal Ana Paula Ferreira, que deu diversas explicações sobre a “grande fauna”, a “pequena fauna” e sobre as espécies vegetais nele existente. Em alguns momentos, foram colocadas questões relacionadas com o tema.

Com este tipo de atividades pretendeu-se despertar nos alunos valores, princípios e atitudes comportamentais que conduzam à preservação e defesa da floresta.

Sessões Temáticas

O Clube da Floresta “Amigos do Verde”, da Escola Secundária de Lousada, promoveu, durante o mês de fevereiro, uma campanha de promoção para a eficiência energética, tendo como público-alvo os alunos de 7º ano do Agrupamento de Escolas de Lousada. Os alunos do Clube prepararam e realizaram palestras que permitiram analisar os comportamentos que se devem adotar para se poupar energia e preservar o Ambiente. No final das sessões foi entregue a cada aluno uma lâmpada economizadora. Este tipo de intercâmbio é muito enriquecedor para alunos que frequentam o Clube, pois permite o desenvolvimento de muitas aprendizagens e competências.

No início do ano, os alunos do Clube da Floresta “Falcões de Estoril”, da E. B. 2-3 da Galiza, deslocaram-se às instalações da ERP Portugal, em Cascais, para uma excelente explicação da importância da reciclagem dos equipamentos elétricos e eletrónicos em fim de vida que, muitas vezes, se encontram espalhados nas florestas.

Os alunos aprenderam que é muito importante reciclar estes aparelhos (máquinas de lavar, secadores, televisores, rádios, frigoríficos, etc.) pois vão dar origem a muitos equipamentos novos, tais como mobiliário, peças específicas, matérias primas, etc.

Foi explicado aos alunos quanta energia e recursos naturais são gastos para elaborar estes aparelhos e daí a importância de poupar os recursos naturais e contribuir para um planeta mais saudável para todos nós. Posteriormente, foi colocado na Escola um DEPOSITRÃO. As Florestas precisam de vigilantes atentos e responsáveis e os Falcões do Estoril sensibilizam agora toda a comunidade para não deitar resíduos na Floresta e sim entregá-los na Escola.

O Clube da Floresta “Laranjinhas de Amares”, da E. B. 2-3 de Amares, que continua a ser o clube mais antigo e com mais alunos na escola, todos os anos tem apoiado os alunos de NEE - Necessidades Educativas Especiais, que participam de uma forma muito empenhada nas atividades, apesar das suas limitações. Juntos criaram uma relação muito estreita com a Natureza e participaram nas atividades do Clube da Floresta de uma forma muito ativa e empenhada.

Para a comemoração do Dia Mundial da Floresta (21 de Março) os jovens prosepeanos assistiram a uma sessão temática de sensibilização contra os Incêndios Florestais, realizada pelos Serviços de Proteção Civil de Amares e dos Bombeiros Voluntários de Amares.

Apesar de todos os constrangimentos, o clube tem subsistido e pretende dar continuidade ao seu trabalho com o apoio da Coordenação Nacional e Distrital. Queremos contribuir para a formação de jovens mais conscientes e responsáveis na defesa do seu património ambiental/Florestal.

Page 4: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

6 Folha Viva Folha Viva 7

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

O Clube da Floresta “Pinheiro Vivo”, da E. B. 2-3 de Taíde, no dia 4 de março, não pôde deixar de assinalar o Dia do Prosepe.

Assim como manda o “protocolo” para a comemoração do Dia do PROSEPE, os membros do clube da floresta procederam ao:

- hastear das bandeiras (Nacional, Prosepe e do Clube da Floresta;

- projeção de um Powerpoint alusivo à impor-tância e beleza das árvores e do Caderno de Memórias do Clube da Floresta Pinheiro Vivo,

- entoação do Hino do PROSEPE, na Biblioteca Escolar.

O convívio entre toda a comunidade educativa foi muito salutar. Houve alunos, professores e assistentes operacionais que se juntaram à Equipa do Clube da Floresta, desde a entrada da Escola até à Biblioteca Escolar, tendo sido muito salutar o convívio entre a comunidade educativa.

Dia do PROSEPEPor sua vez, como já é habitual, o Clube da

Floresta “O Gavião”, da E. B. 2-3 D.a Maria II, também não deixou de assinalar este marco que na vida dos jovens prosepeanos, representa a comemoração do Dia do PROSEPE.

Este ano, o Dia foi festejado a 11 de março. Os membros do clube da floresta vestiram-se a rigor com os elementos identificativos do Clube da Floresta, t-shirt, lenço e boné, e acompanhados das insígnias do clube da floresta, do estandarte, da faixa e da mascote, com uma alegria contagiante, deram início às comemorações do Dia do Prosepe com o hastear de bandeiras (Nacional, Escola e Prosepe), enquanto os membros do Clube da Floresta cantaram, com alma e coração, o hino:

“Clube O Gavião,ensina a amar a floresta,A tratá-la com paixão,A estarmos sempre em festa”…

Efetivamente, a celebração do Dia do Prosepe foi uma pequena festa, no intervalo maior, com a presença de toda a comunidade educativa, em que os alunos relembraram as boas práticas tidas perante a Floresta e o Ambiente.

Page 5: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

8 Folha Viva Folha Viva 9

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

O Clube da Floresta “Os Raposinhos”, da Escola Secundária de Tondela, procedeu à comemoração do Dia do PROSEPE, no dia 4 de março

A atividade foi concretizada totalmente conforme a planificação apresentada. Deste modo as celebrações do Dia do Prosepe, realizaram-se nas 3 Escolas do Agrupamento de Escola com Clubes da Floresta: Tondela, Campo de Besteiros e Caramulo.

Para além das cerimónias protocolares, pretendeu-se envolver os alunos do Prosepe na

divulgação deste Dia de acordo com as linhas orientadoras.

Para este efeito foram colocados expositores e mesas posteriormente decoradas com produtos endógenos, oferecidos pelos alunos: produtos nat-urais ligados ao pinheiro.

Após a realização da atividade, alunos e professores, consideraram ser importante e necessária para a divulgação deste dia, na medida em que o PROSEPE existe há 21 anos na Escola Secundária de Tondela .

O Clube da Floresta “As Pinhas”, do Instituto de São Tiago - Cooperativa de Ensino C.R.L., para a comemoração do Dia do Prosepe (4 de Março), cedo começou a trabalhar para produção de materiais alusivos ao Prosepe.

Ao longo do ano letivo foi divulgada informação sobre a reciclagem e a sua importância, através da pesquisa na internet e da consulta de livros na biblioteca. Além disso, procedeu-se à recolha dos materiais selecionados para a elaboração dos trabalhos práticos (reutilização).

Os diferentes trabalhos realizados permitem aos alunos o desenvolvimento das capacidades cognitivas, de visualização e destreza na utilização de instrumentos de medida e de desenho, e de tacto, na concepção de corpos sólidos (3D).

Por outro lado, o desenvolvimento desta atividade permitiu que os membros do Clube da Floresta reconhecessem a necessidade de tratamento de resíduos, de modo a que ficassem consciencializados para a necessidade de um ambiente limpo e alertados que podem e devem dar o seu contributo para viverem num ambiente saudável.

Dia do PROSEPE

Page 6: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

10 Folha Viva Folha Viva 11

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

O tema “A floresta e os recursos Florestais”, proposto para o ano 2013/2014, levou o Clube da Floresta “Vamos dar a mão á Natureza”, do Centro Social de Bairro, a realizar, no dia 11 do mês abril, uma visita de estudo ao bosque da Escola Profissional Agrícola de Santo Tirso, para conhecer os recursos florestais explorados na escola e conhecer os cursos profissionais lá ministrados relacionados com a floresta.

A visita foi guiada por um aluno da escola, que levou os alunos para o bosque onde observaram o descortiçamento dos sobreiros, observaram colmeias, pinheiros mansos, castanheiros e carvalhos. O guia informou os alunos que a cortiça, mel, pinhões, castanhas e alguma madeira, são recursos importantes para a sustentabilidade da escola, assim como o leite produzido na quinta, produtos hortícolas, frutas, vinho, licores, chás e ervas aromáticas. Os alunos também observaram um agradável parque de merendas instalado no coração do bosque.

Com esta visita, os alunos puderam constatar que o bosque/floresta é uma importante fonte de riqueza e de lazer para o homem.

Visitas de EstudoO Clube da Floresta “Amigos do Verde”,

da Escola Secundária de Lousada, aderente também ao “Projecto Rios”, no dia 29 de janeiro monitorizou o Rio Sousa, na zona da Ponte de Aveleda, com vista à determinação de determinados parâmetros, como por exemplo a cor, o cheiro, o pH, a quantidade de nitritos, de nitratos e de carbonatos da água, assim como a velocidade e a profundidade do curso de água. Foi também observada a flora e a fauna existente na zona e o tipo e quantidade de resíduos presentes.

Esta atividade permitiu sensibilizar os alunos para a proteção dos sistemas ribeirinhos, para a compreensão da dinâmica dos rios, para os perigos associados à construção nos leitos de cheia e para a proteção da Floresta.

Na semana de 17 a 21 de março, o Clube da Floresta “Amigos do Verde”, associou--se às atividades comemorativas do Dia da Poesia, promovidas pela biblioteca da escola, para a comemoração do dia da árvore/floresta, colaborando na decoração de algumas árvores da escola, com a colocação de flores e de mensagens alusivas à importância da Floresta.

Dia do PROSEPE

Page 7: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

12 Folha Viva Folha Viva 13

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

Ao longo do ano letivo 2013/14 foram organizadas visitas guiadas à Quinta Pedagógica e foram realizados diversos ateliês em que participaram alunos de alguns dos Jardins de Infância aderentes ao Clube da Floresta “Os Palmeirinhas”, da E. B. 2-3 de Palmeira.

A Quinta Pedagógica é um centro de formação e experimentação, que relança e reforça a educação ambiental, a descoberta da ligação do homem à natureza e o conhecimento das tradições do Minho, que assentam na agricultura.

Esta estrutura educacional, é uma antiga quinta tradicional minhota, com cerca de 2,5 hectares, vocacionada e adaptada para complementar e apoiar as atividades extracurriculares, das crianças do Pré-Escolar e dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Neste espaço existem informações úteis, relativas à Educação Ambiental e alguns Eco conselhos importantes sobre como se deve ajudar a melhorar o Ambiente.

No dia 18 de Fevereiro as crianças do JI de Crespo fizeram uma visita à Quinta Pedagógica e participaram na confeção de espantalhos com materiais de desperdício, no ateliê de artes plásticas.

Visitas de Estudo

Page 8: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

14 Folha Viva Folha Viva 15

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

O clube “Vamos dar a Mão à Natureza”, do Centro Social de Bairro, aposta em ações ativas, com o objetivo de envolver os seus alunos na problemática de vida atual e futura, para os alertar das agressões praticadas na floresta e para os responsabilizar e mostrar que podem ser parte da solução desse problema concreto da floresta e do ambiente.

Anualmente, no mês de Novembro, os alunos semeiam centenas de carvalhos, sobreiros e castanheiros, que cuidam com mestria durante o ano letivo, pois o seu destino será a (re)florestação de uma área no concelho de Vila Nova de Famalicão.

Contando já com as árvores dos clube e prestando todo o apoio técnico, o Gabinete Técnico Florestal, da Câmara Municipal, decide qual a área a florestal.

Neste âmbito, no dia no dia 3 de Janeiro de 2014, o clube Vamos Dar a Mão à Natureza e o Gabinete Técnico Florestal, da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, plantou mais de uma centena de árvores autóctones, numa quinta em Mouquim.

Antes de se iniciar a reflorestação e, no local, a Eng. Manuela e Mestre Vânia, reuniram com os alunos para lhes explicar/ensinar como plantar árvores e como as dispor no terreno para controlar e minimizar os efeitos dos incêndios.

Atentos, empenhados e com grande sentido de responsabilidade, os alunos plantaram carvalhos, pinheiros e sobreiros, seguindo todas as regras que aprenderam, sob o olhar atento dos Sapadores Florestais, que prestaram uma ajuda preciosa, porque o terreno era íngreme.

No final da plantação, o proprietário da quinta, agradeceu e elogiou o trabalho dos alunos.

Reflorestar uma Quinta em Mouquim

Page 9: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

16 Folha Viva Folha Viva 17

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

Em 2013, entre o período de 20 de agosto e 2 de setembro, decorreram uma sequência de acontecimentos na Serra do Caramulo, que originaram três grandes incêndios que afetaram os distritos de Aveiro e Viseu, designados por: Alcofra, Silvares e Guardão, tendo afectado várias freguesias dos concelhos de Tondela, Oliveira de Frades, Vouzela, Águeda e Viseu, resultando numa área ardida conjunta aproximadamente de 9.415,5 ha.

No dia 21 de agosto de 2013, junto a Silvares deflagrou um incêndio, que resultou numa área ardida de 1.345,56 ha. Três freguesias do concelho de Tondela foram afetadas por este incêndio florestal, nomeadamente o de Santiago de Besteiros (408,38 ha); Guardão (393,8 ha) e Silvares (321,15 ha)

Perante tal destruição o Clube da Floresta “Os Raposinhos” da Esc. Secundária de Tondela, no dia 22 de março, participou numa ação de Reflorestação da Serra do Caramulo, mais concretamente em São Marcos – Santiago de Besteiros.

Esta acção contou com a colaboração da Câmara Municipal de Tondela, que ofereceu o transporte, todas as árvores e ferramentas necessárias para a reflorestação.

Para além de devolver o verde à Serra do Caramulo, esta ação de reflorestação promoveu a valorização do património Florestal, com forte envolvência dos alunos aderentes ao clube da Floresta, em que cada um tinha a responsabilidade de plantar uma árvore, de forma correta, e de promover o convívio salutar entre todos os participantes nesta reflorestação.

Esta ação fomentou nos alunos envolvidos atitudes de cidadania e o sentimento de unidade, de pertença ao Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro. Pretende-se articular ainda mais o Clube da Floresta com o projeto do Agrupamento “Renascer das Cinzas”, de modo a que no futuro, se consiga plantar ainda mais árvores.

Reflorestar a Serra do Caramulo

Page 10: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

18 Folha Viva Folha Viva 19

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

Cuidar daO Clube da Floresta “Nogueira Viva“, da E. B.

2-3 de Nogueira, no ano letivo 2013/14 iniciou a construção de um viveiro de plantas autóctones.

Para o efeito foi selecionado um terreno perto da horta pedagógica. Um Encarregado de Educação que colabora no Clube da Floresta, recolheu solo de um monte onde se encontram muitos carvalhos.

O solo foi depositado no terreno selecionado da escola. As bolotas, entretanto recolhidas, bem como nozes, castanhas e sementes de amieiro foram selecionadas, tratadas e lançadas à terra

Durante o ano letivo foram realizadas diversas atividades de manutenção do espaço e realizadas diversas atividades.

Assim, no dia da Floresta Autóctone, algumas pequenas plantas de sobreiros e carvalhos foram transplantados para o Monte do Picoto. No dia 21 de março, Dia Mundial da Floresta, foi realizada uma visita ao local para observação do desenvolvimento das plantas.

FlorestaPor outro lado, o Clube da Floresta “Nogueira

Viva”, para além de cuidar dos seus espaços, cuida dos espaços extra-muros do perímetro escolar.

Numa primeira fase, a Prof.ª Coordenadora do Clube da Floresta, Carolina Rosa Sotto Mayor, promoveu para todos os alunos aderentes ao Clube da Floresta, uma ação de formação sobre o controlo das plantas invasoras, antes organizada pela Quercus para docentes.

Após esta informação inicial, o Clube da Floresta, no dia 22 de março, deslocou-se para o Monte do Picoto para controlo das mimosas.

Dado que os alunos do Clube são muito jovens não foi permitido utilizarem objetos cortantes. Assim, apenas deviam arrancar as mimosas mais pequenas com muito cuidado para não deixarem raízes. Contudo, a vontade dos jovens em ter o mesmo desempenho que os adultos foi tão grande ... que lhes foi concedido a autorização, com supervisão muita atenta de todos os professores, para ajudar no descasque de parte do tronco das mimosas.

Page 11: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

20 Folha Viva Folha Viva 21

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

O dia 21 de Março, Dia Mundial da Floresta e Dia da Árvore, é um dia mágico para os Clubes da Floresta, havendo atividades comemorativas, na maioria das escolas, para assinalarem este dia.

O dia 21 de março, foi o momento escolhido pelos coordenadores dos quatro Clubes da Floresta do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado (AEMC):

a - O Clube da “Floresta d’Água”, da E.B. 2,3 do Cávado;

b - O Clube da “Floresta Mágica”, do Jardim-de-infância de Panóias;

c - O Clube da “Floresta Amiga”, do Jardim-de-infância- Merelim S. Pedro;

d - O Clube dos “Verdinhos”, da EB 1 Merelim.para a realização do III Encontro dos Clubes da Floresta do AEMC, tendo decorrido, pela terceira vez, na Quinta da Maínha, Panóias, Braga.

O evento proporcionou momentos magníficos de partilha de valores e de experiências entre os quatro Clubes da Floresta do Agrupamento.

Contou com a presença habitual e acarinhada do Coordenador Distrital de Braga, Dr. Jorge Lage, que reconheceu o trabalho desenvolvido pelos Clubes, tendo elogiado o empenho que as crianças e jovens manifestam em defesa desta causa. São um caso especial a nível nacional de empenho e participação em prol da Cidadania, Ambiente e Floresta, por terem professores muito dedicados e generosos.

O III Encontro dos Clubes da Floresta iniciou-se pelas 14H00, com a chegada dos Clubes da Floresta à Quinta da Maínha, um espaço bastante aprazível e ideal para o evento. A sala de eventos da Quinta da Maínha foi decorada com cartazes alusivos à Floresta.

As atividades tiveram início com o cântico do hino, seguido pela entoação grito de “guerra” pela floresta, de cada Clube da Floresta e apresentação dos seus símbolos (bandeira e mascote) e de trabalhos alusivos à Floresta.

Dia Mundial da Floresta

Page 12: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

22 Folha Viva Folha Viva 23

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

Dia Mundial da FlorestaA atuação dos clubes foi abrilhantada com

danças, canções e declamação de poemas, entre eles “Plantar a Floresta”, pelos alunos e professores.

No encerramento desta a atividade, os Clubes da Floresta trocaram vasos de flores para que as crianças aprendam a cuidar das plantas.

O Clube “Floresta d’Água” ofereceu mar-cadores de livros com um poema de cariz ambiental, intitulado “Plantar uma floresta”, de Luísa Ducla Soares.

Relativamente ao grau de satisfação dos participantes, considerou-se que a atividade decorreu num ambiente pedagógico de festa e de convívio, sendo meritório o empenho e a participação entusiástica dos membros dos Clubes da Floresta nas suas atuações. Estas proporcionaram momentos divertidos de sensibilização, em que a criatividade, a expressão corporal e os laços afetivos com o ambiente e a floresta foram partilhados com excelente qualidade. Os alunos vivenciaram com orgulho esta festa dos clubes da floresta do AEMC.

O evento, à semelhança do ano anterior, superou as expetativas iniciais, atendendo ao sucesso reconhecido por todos os participantes e que resultou do trabalho colaborativo da equipa de coordenadores dos clubes e do trabalho que cada clube desenvolveu com os seus alunos.

Os coordenadores dos clubes agradeceram a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contribuíram para a concretização e sucesso deste evento.

No final, todos os alunos e professores presentes, regressaram à sua escola mais enriquecidos como cidadãos e amigos do ambiente e da floresta.

Page 13: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

24 Folha Viva Folha Viva 25

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

O Clube da Floresta “Falcões de Estoril”, da E. B. 2-3 da Galiza, no Dia Mundial da Floresta (21 de Março), participou na feira de produtos biológicos e da floresta, aberta a todo a comunidade escolar e escolas vizinhas.

Durante o dia, os alunos puderam participar no jogo do “Eco consumo” promovido pelo Instituto do Consumidor, entidade convidada.

É de assinalar a presença, nas comemorações do Dia Mundial da Floresta, de Escolas vizinhas que puderam assistir à peça sobre como nos devemos comportar numa floresta.

O Clube da Floresta “Pinheiro Vivo”, da E. B. 2-3 de Taíde, também, não deixou de assinar este marco, na vida dos Clubes da Floresta.

Para as celebrações do Dia Mundial da Floresta o Clube, em articulação com a equipa do Clube dos Bibliotecários e com os professores de Português, organizaram e realizaram diversas atividades em prol da floresta.

As atividades tiveram início no período da tarde, com um Almoço-convívio, para uma boa integração de todos os participantes.

Durante a tarde procedeu-se à:- Elaboração e decoração de poemas alusivos

à Floresta e à Natureza, que foram afixados em materiais reciclados;

- Declamação de poemas da “Árvore da Poesia”, resultado do trabalho de pesquisa dos alunos,

- Realização, na Biblioteca da Escola, do Questionário sobre algumas curiosidades relacionadas com o PROSEPE e com o Ambiente.

Estas atividades, para além de incentivarem os alunos paras as questões florestais, permitem que eles desenvolvam outras capacidades, como oratórias, de escrita e de pesquisa, entre outras. Ganham eles e ganha a floresta!

Dia Mundial da Floresta

Page 14: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

26 Folha Viva Folha Viva 27

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

O Clube da Floresta “Os Raposinhos”, da Escola Secundária de Tondela, desde cedo começou a planificar um leque variado de atividades para assinalar o Dia Mundial da Floresta.

O objetivo geral destas comemorações foi o de valorizar o património Florestal e de fomentar nos alunos das três escolas envolvidas o sentimento de unidade e pertença ao Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro. Deste modo, os objetivos específicos destas celebrações foram os de:

• Comemorar o Dia Mundial da Floresta, nas Escolas do 3º Ciclo do Caramulo, Tondela e do Campo de Besteiros.

• Envolver e responsabilizar os alunos do Agrupamento aderentes ao clube da Floresta - PROSEPE nesta data comemorativa.

Para a concretização das atividade planificadas foi necessário o apoio da Câmara Municipal de Tondela, a participação dos alunos do CEF de Empregados de Mesa, da Escola de Campo de Besteiros, e uma forte adesão de todos os membros do Clube da Floresta.

Das atividades planeadas e organizadas destacamos:

• Plantação em cada escola de duas árvores – Freixos. A Câmara Municipal de Tondela ofereceu as seis árvores necessárias (Freixos) para as três escolas;

• Participação dos alunos CEF, Empregados de Mesa do Campo de Besteiros, na planificação e confecção de 1700 de bolinhos em forma de árvore e folhas, para serem distribuídos pela comunidade escolar;

• Distribuição pela comunidade escolar em simultâneo com os bolinhos de um folheto com Mensagem do Clube da Floresta do Prosepe;

• Promover o convívio salutar entre todos os participantes nesta comemoração.

Campo de Besteiros

Como aspectos positivos podemos referir a boa aceitação desta atividade pelos alunos das diferentes Escolas, assim como a sensibilização que tiveram para uma problemática tão importante como a desflorestação e os incêndios florestais.

Caramulo Tondela

Dia Mundial da Floresta

Page 15: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

28 Folha Viva Folha Viva 29

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

Foram várias as iniciativas dos diferentes Jardins de Infância aderentes ao Clube da Floresta “Os Palmeirinhas”, da Escola Básica 2-3 de Palmeira, para a comemoração do Dia Mundial da Floresta (21 de Março).

Os alunos deram asas á imaginação e procederam ao desenho de árvores e a elaboração de cartazes, com recurso ao aproveitamento de materiais, bem como à plantação de árvores e , ainda a diversas sessões de educação ambiental.

A atividade decorreu com uma boa adesão dos Jardins de Infância do Agrupamento, tendo participado o JI de Pousada, JI de Presa-Adaúfe, JI de Bracara Augusta e o JI de de Sta. Lucrécia

JI de Pousada JI da Presa-Adaúfe

Todos os alunos demonstraram interessa e participaram com grande empenho nas diversas atividades.

JI Bracara Augusta

JI de Sta. Lucrécia

No JI de Sta. Lucrécia foi implementada uma atividade de jardinagem, com a reutilização de materiais recicláveis como pneus, para plantação de arbustos, e plantas que foram cedidas pelo Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga.

Assim ganharam o seu jardim ....

Dia Mundial da Floresta

Page 16: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

30 Folha Viva Folha Viva 31

Nós contamosAconteceu ... Aconteceu ... Aconteceu ...

Uma fotografia vale maisO Clube da Floresta “Azeitonas Radicais”, da

Esc. Sec. de Afonso Lopes Vieira, funcionou às quintas-feiras das 17h30 às 18h20, e frequentaram o Clube 2 alunas do 1º Ano do Curso Profissional de Técnico de Fotografia e 8 alunos do 2º ano do Curso Profissional de técnico de Fotografia.

Os objetivos propostos no Plano Anual de Atividades foram parcialmente alcançados.

do que mil palavras!Assim, foram realizados diversos cartazes de sensibilização, mas a ocupação do horário do clube para reposição de aulas do curso profissional envolvido, impediu a sua total consecução.

Por outro lado, em relação ao parque Prosepe que propusemos criar, não foi possível desmatar a zona. Foi contactada a Junta de Freguesia dos

Marrazes para o efeito, mas nunca apareceu para avaliar o trabalho a realizar. De realçar que, com estado do terreno seria difícil aos alunos cumprirem essa tarefa.

Dos cartazes de sensibilização elaborados e expostos, destacamos 2 cartazes que se debruçam sobre espécies animais em via de extinção em Portugal, a Águia real e a Cegonha

preta, e 1 cartaz sobre espécies florestais em Portugal e sua utilização, a Oliveira.

Neste último ponto, e tendo em conta que estávamos a trabalhar com alunos do curso de fotografia, não nos foi possível fazer um levantamento das espécies florestais que tínhamos como objetivo, dado as condições atmosféricas não terem ajudado.

Page 17: Número 60 - Ano XVII- Janeiro / Março 14 FolhaViva · 2 Folha Viva Folha Viva 3 Sumário 04 14 16 FICHA TÉCNICA Folha Viva Jornal dos Clubes da Floresta do Projeto Prosepe Número

Click

Clic

k

32 Folha VivaEucalipto (eucaliptus globulus) - Clube da Floresta “As Pinhas” ,

Instituto de São Tiago - Cooperativa de Ensino C.R.L.