nitidez a mão livre

2
Nitidez à mão livre ecoclics.com.br /2012/10/10/nitidez-a-mao-livre/ Os batimentos cardíacos e a respiração fazem com que o corpo humano se movimente mais do que se imagina. Basta tentar manter-se imóvel por um minuto para fazer essa constatação. Consequentemente, a câmera também se movimenta durante a exposição (captação da luz pelo sensor fotoelétrico da máquina), o que pode resultar em fotos borradas. Conforme recomendado, o ideal é recorrer a um tripé , o que permite obter fotos como a aqui mostrada. Entretanto, se esse equipamento não estiver disponível ou sua utilização não seja permitida, deve-se adotar uma postura que minimize os movimentos e tremores de mão. Assim, por exemplo, com os pés na largura dos ombros, segure a câmera com as duas mãos, dobre os braços de encontro ao tórax e, se possível, forme um”tripé” apoiando as costas em paredes, colunas etc. Além disso tente o seguinte: Estabilizar a câmera com um barbante, conforme exolicado no artigo “ Com pouca luz e sem tripé “; Apoiar os braços ou a própria câmera em um objeto imóvel no momento do clic (rochas, solo, teto do carro etc.); Inspirar profundamente, expirar parcialmente e prender a respiração antes de clicar; Apertar o botão de disparo até a metade do seu curso. Somente depois pressiona-lo, delicadamente, até o fim; Elevar a sensibilidade do sensor à luz ambiente aumentando o ISO, caso sua câmera disponha dessa regulagem. Note, porém, que assim procedendo, intensifica-se o ruído da foto, efeito que pode ser comparado à uma imagem de TV mal sintonizada (questão a ser explicada melhor no futuro); Aumentar a velocidade do obturador da câmera, se ela tiver controle manual. Em contrapartida, o foco fica mais restrito ao objeto fotografado (reduz-se a profundidade de campo), Usar a ferramenta “Nitidez” do seu programa de edição de imagens, embora não se deva esperar que isso seja uma solução definitiva para o problema em discussão.

Upload: pedro-trindade

Post on 27-Jul-2015

44 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Nitidez a mão livre

Nitidez à mão livreecoclics.com.br /2012/10/10/nit idez-a-mao-livre/

Os batimentos cardíacos e a respiração fazem com que o corpo humano se movimente mais do que se imagina.Basta tentar manter- se imóvel por um minuto para fazer essa constatação.

Consequentemente, a câmera também se movimenta durante a exposição (captação da luz pelo sensorfotoelétrico da máquina), o que pode resultar em fotos borradas. Conforme recomendado, o ideal é recorrer a umtripé, o que permite obter fotos como a aqui mostrada. Entretanto, se esse equipamento não estiver disponível ousua utilização não seja permitida, deve-se adotar uma postura que minimize os movimentos e tremores de mão.Assim, por exemplo, com os pés na largura dos ombros, segure a câmera com as duas mãos, dobre os braçosde encontro ao tórax e, se possível, forme um”tripé” apoiando as costas em paredes, colunas etc. Além dissotente o seguinte:

Estabilizar a câmera com um barbante, conforme exolicado no artigo “Com pouca luz e sem tripé“;

Apoiar os braços ou a própria câmera em um objeto imóvel no momento do clic (rochas, solo, teto do carroetc.);

Inspirar profundamente, expirar parcialmente e prender a respiração antes de clicar;

Apertar o botão de disparo até a metade do seu curso. Somente depois pressiona- lo, delicadamente, até ofim;

Elevar a sensibilidade do sensor à luz ambiente aumentando o ISO, caso sua câmera disponha dessaregulagem. Note, porém, que assim procedendo, intensifica-se o ruído da foto, efeito que pode sercomparado à uma imagem de TV mal sintonizada (questão a ser explicada melhor no futuro);

Aumentar a velocidade do obturador da câmera, se ela tiver controle manual. Em contrapartida, o foco ficamais restrito ao objeto fotografado (reduz-se a profundidade de campo),

Usar a ferramenta “Nitidez” do seu programa de edição de imagens, embora não se deva esperar queisso seja uma solução definitiva para o problema em discussão.

Page 2: Nitidez a mão livre

Forte abraço,