jornal o foco ed. 94 - notícia com nitidez

8
O FOCO jornalofoco.com.br Ano 5 | Edição 94 12 de Abril de 2011 AGORA É SEMANAL!!! Quatro edições por mês para você acompanhar tudo o que acontece em Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba. Toda sexta-feira nas bancas. [VIOLÊNCIA] [TROPEÇO] [ENTREVISTA] [MANGARATIBA] [TELEFONIA] [ITAGUAÍ] [USINAS ANGRA] BASTA! Pesquisa sobre morte de jovens coloca Itaguaí em 5º lugar no ranking estadual de homicídios que vitimam pessoas entre 20 e 24 anos Página 3 Página 8 Página 7 Página 3 Página 4 Página 5 Página 3 Após sucessivas vitórias, time esbarra no Duquecaxiense, mas ainda tem boas chances de classificação na série C do Carioca Vereador recebeu O FOCO em seu gabinete e expôs insatisfação Semana será decisiva para o Grêmio Mangaratibense “G7” impaciente com silêncio do Executivo Para Nisan César (PV), Itaguaí é “uma ditadura sob um manto de silêncio”. O parlamentar, um dos integrantes do grupo legislativo que tem sido chamado de “G7”, reclama da ausência de informações oficiais da Prefeitura. Mapa das áreas de risco está em fase de revisão Anatel não inclui Mangaratiba em isenção de DDD Mercado do Peixe começará a ser construído este mês Eletronuclear estuda alternativas para evacuação

Upload: jornal-o-foco

Post on 26-Mar-2016

228 views

Category:

Documents


9 download

DESCRIPTION

Notícias de Mangaratiba, Itaguaí e Seropédica

TRANSCRIPT

Page 1: Jornal O Foco Ed. 94 - Notícia com Nitidez

O FOCO

j o r n a l o f o c o . c o m . b r

Ano 5 | Edição 9412 de Abril de 2011

AgOrA é SemAnAl!!!Quatro edições por mês para você acompanhar tudo o que acontece em Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba. Toda sexta-feira nas bancas.

[violência] [tropeço]

[entrevista]

[Mangaratiba]

[telefonia][itaguaí]

[usinas angra]

BASTA!pesquisa sobre morte de jovens coloca itaguaí em 5º lugar no ranking estadual de homicídios que vitimam

pessoas entre 20 e 24 anosPágina 3

Página 8

Página 7

Página 3

Página 4Página 5

Página 3

após sucessivas vitórias, time esbarra no Duquecaxiense, mas ainda tem boas chances de classificação na série c do carioca

vereador recebeu o foco em seu gabinete e expôs insatisfação

Semana será decisiva para o Grêmio Mangaratibense

“G7” impaciente com silêncio do ExecutivoPara Nisan César (PV), Itaguaí é “uma ditadura sob um manto de silêncio”. O parlamentar, um dos integrantes do grupo legislativo que tem sido chamado de “G7”, reclama da ausência de informações oficiais da Prefeitura.

Mapa das áreas de risco está em fase de revisão

anatel não inclui Mangaratiba em isenção de DDD

Mercado do Peixe começará a ser construído este mês

Eletronuclear estuda alternativas para evacuação

Page 2: Jornal O Foco Ed. 94 - Notícia com Nitidez

O FOCO Terça-feira, 12 abril de 20112

O FOCO EXPEDIENTEDiretor Geral/Editor-Chefe: thiago Melo Mtb 25806-rJEditor: Jupy Junior Mtb 28085-rJ. Diretora Comercial: verônica leal.Colaboradora: ana carolina brandãoMatérias assinadas não refletem necessariamente a opinião do jornal O FOCO e elas são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

Editado e distribuído por T.M. Comunicações Ltda. O jornal O FOCO é impresso pela Editora Esquema Ltda.

(21) 2687-0694(21) 8254-9275(21) 8400-7848

www.jornalofoco.com.br

FALE [email protected]

[email protected]@jornalofoco.com.br

o jornal o foco é distribuído gratuitamente às sextas-feiras nas principais bancas e ruas de seropédica, itaguaí e Mangaratiba. tem alcance estimado de 40 mil leitores na região.

o p i n i ã o

observatório[thiago melo] [email protected]

[eDitorial]

violência, Dengue, poDeres pÚblicos e... novo forMato!

a violência que mancha de sangue jo-vem o brasil continua. É o que relata a pesquisa sobre violências que vitimam os jovens, matéria da página 3. as tragé-dias cotidianas ainda estão longe de ter-minar, e a violência em itaguaí assusta. tráfico de drogas, delinquência, falta de perspectivas, venda irregular de armas...todos esses elementos estão interrompen-do as juventudes nas cidades onde o fo-co circula, e em todo o brasil. Muitos são os debates a respeito, e seguramente sa-bemos que informação e educação fazem toda a diferença a fim de manter acesa a chama da esperança por dias melhores.

a difícil relação entre os poderes públi-cos também está nas páginas de o fo-co. uma entrevista muito importante com o vereador verde nisan césar pro-mete agitar ainda mais o já tão contur-bado conflito entre o executivo e o le-gislativo. o vereador diz que a prefeitu-ra há muito não presta contas dos seus gastos. recentemente o prefeito charli-nho foi inocentado pelo tribunal superior eleitoral, vitória muito comemorada por aqueles que a ele são ligados. o por-tal da transparência, aprovado pelos ve-readores, pode trazer mais luz para esse obscuro assunto.

o foco mantém-se atento a esta re-

lação, e, em breve, novas matérias a respeito serão publicadas.

além da violência e da relação entre os poderes, a epidemia de dengue tam-bém preocupa em Mangaratiba, princi-palmente. Mutirões estão percorrendo as ruas a fim de tentar conscientizar a população de que dengue mata, e, por-tanto, é preciso evitar a proliferação do transmissor, o aedes egypt. em itaguaí, a aprovação do projeto de lei do verea-dor lenilson rangel pode ajudar a dimi-nuir os alarmantes índices da epidemia na região. estas e outras notícias estão na editoria “poder” desta edição.

o leitor vai notar que o foco es-tá com novo formato, um berliner dife-renciado. a ideia é tornar a leitura mais confortável e acomodar o texto e a dia-gramação que o leitor já se acostumou a ver, só que de modo mais ágil. esta é apenas uma das mudanças que estão a caminho, sempre na intenção de me-lhorar a relação da imprensa com a po-pulação. e não custa lembrar: espera-mos seu e-mail para que você veja sua reivindicação, sua sugestão, sua partici-pação nestas páginas. o foco conti-nuará a ser distribuído gratuitamente, e manterá seus compromissos editoriais. sempre. esperamos por você!

InFOrmátICA pArA tOdOS

por meio da secretaria de tecnologia e Desenvolvimento econômico e em parceria com o sebrae, o projeto Mangaratiba em Desenvolvimento foi lançado pela prefeitura e vai oferecer 60 vagas num curso gratuito e básico de informática para moradores e mi-croempresários da cidade. o projeto abordará os programas office (Word, power point, excel e br office), sistemas operacionais Windows e linux e navegação na internet. o curso terá duração de dois meses, com aulas em três turnos, e será realizado no telein-fo (tecnologia de informação), antigo telecentro, em itacuruçá.

ao todo, serão oferecidas seis turmas formadas por dez alunos. os interessados de-vem fazer a inscrição no próprio teleinfo de itacuruçá, que fica na rua celina, nº 166, centro, munidos dos documentos de identidade e cpf.

livro sobre Movimento dos sem-terra é lançado na rural

organizado pelo profes-sor Miguel carter (ameri-can university, Washing-ton/Dc), o livro ‘comba-tendo a Desigualdade so-cial - o Mst e a reforma agrária no brasil’ (editora unesp, 2010) será lançado em 19/4, às 14h, no au-ditório paulo freire, institu-to de ciências Humanas e sociais (icHs) da universi-dade federal rural do rio de Janeiro (ufrrJ).

endereço: rodovia br-465, Km 7, seropédica/rJ. tel.: (21) 2682-1042 ou 2682-1701.

[foto Destaque]

[caixa-postal]

tHiago Melo

parece o resultado da peneira de um garimpeiro, mas são os sedimentos encontrados no interior de um chuveiro residencial em itaguaí. ao que tudo indica a água no município não é das mais confiáveis. em breve faremos uma matéria sobre o tema.

este espaço é reservado para você leitor. escreva sua carta ou e-mail com sugestões de matérias, elogios, críticas e comentários. se está faltando água na sua rua ou se seu bairro necessita de atenção do poder público este é o seu canal. ajude a fazer um jornal com o seu jeito.

envie seu e-mail para

[email protected] cartas devem ser encaminhadas com nome completo, rg, telefone e endereço do remetente. o foco reserva-se o direito de selecioná-las e resumi-las para publicação.

parque da ilha grande abre inscrições para conselho consultivo o parque estadual da ilha grande, administrado pelo inea (instituto estadual do ambiente), abriu inscrições para a renovação do seu conselho consultivo, composto por 42 instituições, entre órgãos públicos e entidades representativas da sociedade civil. o novo conselho, que permite a gestão participativa na unidade, tomará posse em maio para um mandato de dois anos. as instituições interessadas têm prazo até o dia 2 de maio para manifestar seu interesse por intermédio de uma carta de intenções, que pode ser obtida na sede do parque ou através do e-mail [email protected]. Junto com a carta devem ser encaminhados o cnpJ e a ata da eleição da atual diretoria da entidade. cada instituição indica um conselheiro titular e um suplente. as entidades aprovadas serão convidadas para a primeira reunião do novo conselho, programada para 19 de maio de 2011, às 10h, na sede do parque. nessa ocasião haverá uma oficina de reestruturação, ministra-da pelo serviço de Diálogo social do inea, e o início da revisão do regimento interno. para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do e-mail conselho.peig@gmail ou pelo telefone (24) 3361-5540.

Page 3: Jornal O Foco Ed. 94 - Notícia com Nitidez

Terça-feira, 12 abril de 2011 O FOCO 3

[Jupy Junior][email protected]

A Defesa Civil de Man-garatiba e o Departamen-to de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) lançarão em bre-ve um mapa com dados so-bre as área de risco do mu-nicípio. A intenção é for-necer subsídios para que a prefeitura mobilize recur-sos junto ao Ministério das Cidades e, com isso, execu-tar procedimentos que evi-tem tragédias semelhantes às ocorridas nas serras flu-minenses no início do ano. O laudo final está em fa-se de ajustes e uma audi-ência pública – ainda a ser marcada - vai apresentar às autoridades e à popula-ção as conclusões dos es-pecialistas. A diretora de meio ambiente e minera-ção do DRM, Débora To-ci, afirmou que no final de abril ou começo de maio os técnicos apresentarão os re-sultados em audiências pú-blicas em cada um dos mu-nicípios estudados.

reVISÃO FInAl“Estamos em fase de re-

visão final” – disse Toci. Os resultados poderão ser úteis para que se tomem providências capazes de minimizar e até mesmo impedir problemas cria-dos com chuvas excessivas e demais eventos naturais danosos. Os estudos leva-ram seis meses para serem elaborados, e abrangeram 16 municípios no total. O

[Mangaratiba]

para evitar tragédiasÓrgão promete para breve mapa das áreas de risco

mapa com as áreas de ris-co já deveria estar pronto, mas a catástrofe que atin-giu principalmente Fribur-go, Petrópolis e Teresópo-lis mobilizou quase todo o efetivo do DRM, por isso o atraso na entrega.

prOVIdÊnCIASO laudo oferece um indi-

cativo de quais áreas preci-sam de atenção de cada go-verno a fim de que sejam evitadas mortes por escor-regamento, por exemplo. É um embasamento técni-co que vai justificar medi-das mais urgentes em cer-tas áreas mais suscetíveis de acidentes, e a partir de-le o prefeito pode solicitar novos estudos, mais deta-lhados, inclusive com su-gestão de procedimentos específicos.

O laudo consiste em um mapa capaz de apontar quais áreas oferecem ris-co iminente e um relatório com informações úteis pa-ra a elaboração de um pla-no que sugira remoção de pessoas, contenção de en-costas, obras e demais pro-cedimentos.

c o t i d i a n o

O laudo oferece um indicativo de quais áreas precisam de

atenção a fim de evitar tragédias como a ocorrida

nas serras

poucos moradores de Angra dos reis

comparecem às simulações:

dos 17 mil apenas 60, na última delas

arquivo

[Jupy Junior][email protected]

Ser do sexo masculino, negro, do interior e ter en-tre 20 e 24 anos é totalmen-te perigoso. Esta é uma das conclusões da extensa pes-quisa lançada mês passa-do, promovida pelo Insti-tuto Sangari, de São Paulo, com o apoio do Ministério da Justiça. O autor Julio Ja-cobo Waiselfisz baseou-se no Subsistema de Infor-mações sobre Mortalida-de (SIM) do Ministério da Saúde e elaborou um ma-pa da violência no país. As conclusões são alarmantes. Em cada três mortes de jo-vens no Brasil, duas são decorrentes de atos violen-tos. Itaguaí ocupa a 45ª po-sição dos municípios bra-sileiros com o maior nú-mero de homicídios por 100 mil habitantes. No Rio

[pesquisa]

Juventude interrompidaitaguaí ocupa sexto lugar em pesquisa sobre mortes violentas

de Janeiro, é o sexto que mais soma homicídios, e especificamente de jovens, é o quinto.

mApA é ApenAS IndÍCIOWaiselfisz explica que a

pesquisa teve como meta “fornecer informações so-bre como morrem nossos jo-vens: em suas capitais, em seus estados, nos grandes conglomerados urbanos, nos municípios, por causas que a Organização Mun-dial de Saúde qualifica co-mo violenta”. Julio mapeou os dados do SIM a partir de homicídios, acidentes de trânsito e suicídios. Este úl-timo ainda é pouco expres-sivo no Brasil, embora as ta-xas sejam mais preocupan-tes na jovem população indí-gena. As dificuldades de re-gistro dos óbitos em várias localidades do Brasil e a fal-ta de documentos compro-batórios revelam que a pes-quisa é apenas um indício de que há muito a juventude é interrompida no Brasil, e de forma ainda mais intensa do que os números fazem crer.

InterIOrIZAÇÃO e eSpAlHAmentOO mapa (cujos dados

abrangem até 2008) registra que a violência em geral, e,

especificamente, contra o jovem, “espalha-se” para o interior do Brasil, fenôme-no descrito nos textos da pesquisa como “interiori-zação”, uma vez que nas ci-dades menos urbanizadas as estatísticas cresceram, e os números, de modo ge-ral, se estabilizaram nas grandes capitais. Em com-paração com outros países, o Brasil melhorou sua po-sição (que não é nada con-fortável): ficou em sexto lu-gar, atrás apenas de El Sal-vador, Colômbia, Venezue-la e Guatemala.

O mapa também denun-cia que em 2008 morreram proporcionalmente 103,4% mais negros que brancos no Brasil. Os problemas sociais e raciais certamente estão correlacionados e vi-

timam violentamente mui-tos jovens Brasil afora.

Números também preo-cupantes são os de Itaguaí: 89ª cidade no Brasil onde mais ocorrem homicídios. No Rio de Janeiro, é a sex-ta, atrás apenas de Macaé (78ª), Paraty (72ª), Caxias (52ª), Cabo Frio (50ª) e Bú-zios (25ª). Os números de Búzios, conhecido destino turístico, surpreenderam e ainda carecem de explica-ção. Itaguaí, infelizmente, é presença constante em es-tatísticas sobre violência no estado e no Brasil. Há que se esperar que as autoridades consigam reverter um qua-dro trágico do município: o futuro que violentamente é subtraído daqueles em que todos depositam a esperan-ça de dias melhores.

A Eletronuclear, que opera as usinas de Angra 1 e 2, estuda construir dois píeres nas imediações das usinas a fim reforçar o pla-no de retirada dos mora-dores da cidade, caso ha-ja algum evento ou aciden-te que comprometa a segu-rança ou a saúde das pes-soas. Os píeres ficariam na

[usinas nucleares]

pelo mareletronuclear planeja investir em nova rota em caso de acidente

Baía da Ribeira (lado direi-to das usinas) e na Praia Brava, onde ficam as resi-dências dos funcionários.

A medida visa diminuir o impacto do acidente caso haja algum deslizamento na Rio-Santos, rodovia que sofre com problemas cons-tantes do tipo.

A Eletronuclear intensi-

fica as buscas por alterna-tivas depois que uma cri-se nuclear se instalou no Japão, após o terrível ter-remoto seguido por uma tsunami. A prefeitura de Angra estima que 20 mil pessoas que moram nas imediações precisariam ser evacuadas rapidamen-te em caso de situação de emergência nas usinas.

dUplICAÇÃO pArA A rIO-SAntOSAs encostas deslizantes

da Rio-Santos são de fa-to um problema, e por es-te motivo vários investi-mentos foram feitos, como por exemplo a duplicação de 26 quilômetros no tre-cho entre Itaguaí e Itacu-ruçá, concluída em dezem-bro de 2010. Há a promes-sa do governo federal de também duplicar o trecho entre Mangaratiba e a divi-sa entre os estados do Rio e São Paulo, com recursos do PAC 2.

SImUlAÇÃO é IneFICAZA imprensa noticiou re-

centemente que apenas 0,35% da população de

Angra comparece às simu-lações de emergência, fei-tas a cada dois anos. Para se ter uma ideia, em 2009, dos 17 mil moradores, ape-nas 60 compareceram.

Já ACOnteCeUTrês abalos sísmicos atin-

giram Angra em 1967, 1988 e 2008. Nas três ocasiões, os tremores não afetaram a área das termonucleares, mas provocaram rachaduras em prédios e assustaram mora-dores. A tragédia do Japão é sim preocupante, já que du-as usinas nucleares – e uma terceira em construção – tam-bém ficam perto do mar, co-mo a de Fukushima.

Divulgação

reproDução

a topografia irregular do município o torna vulnerável a calamidades

angra 1 e 2: píeres como alternativas em caso de acidente

Page 4: Jornal O Foco Ed. 94 - Notícia com Nitidez

O FOCO Terça-feira, 12 abril de 20114

[Jupy Junior][email protected]

Um novo regulamen-to que transformará ligação DDD (Discagem Direta a Distância) em local entrará em vigor a partir do dia 28 de maio - prazo limite para a adequação das operadoras - segundo nota divulgada pe-la Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Vá-rias cidades foram benefi-ciadas. O regulamento am-plia os critérios de definição de área locais, que passa a abranger o conjunto de mu-nicípios pertencentes a uma região metropolitana ou re-gião integrada de desenvol-vimento (Ride). Mangarati-ba, porém, ficou de fora das cidades beneficiadas, e sua proximidade com Itaguaí

esqueceram de nósbenefício que anula uso de DDD não inclui Mangaratiba

ainda não foi considerada.As alterações contem-

plam 39 regiões metropo-litanas e três regiões inte-gradas de desenvolvimen-to. Cerca de 68 milhões de pessoas em todo o Brasil, em 560 municípios, pode-rão fazer ligações sem a ne-cessidade do uso de DDD. Os mangaratibenses, po-rém precisam esperar ainda mais para obter o benefício.

deFInIÇÕeSPara que uma determina-

da área seja beneficiada, ela precisa atender aos pré-re-quisitos de uma das três ca-tegorias: deve fazer parte de um agrupamento de muni-cípios limítrofes instituída legalmente (Região Metro-politana); deve compor um complexo geoeconômico e

social, instituído legalmen-te (Região Integrada de De-senvolvimento); ou deve ser uma área resultante da fu-são de uma ou mais localida-des, com continuidade urba-na, mesmo que ocorram des-continuidades de até mil me-tros por motivo de acidente aquático como rio, lago, baía ou braço oceânico (Área com Continuidade Urbana).

Em relação à Itaguaí, Man-garatiba pode ser enquadrada

[telefonia]

Foi dada a largadaedital de licitação do terminal marítimo em itaguaí está para ser lançado

Será divulgado nos pró-ximos dias o edital de licita-ção para construção do ter-minal marítimo público, em Itaguaí, iniciado pela Com-panhia Docas do Rio de Ja-neiro (CDRJ). Foi o que ga-rantiu a assessoria de Docas. O documento, que há qua-tro anos foi suspenso por fal-ta de licença ambiental, foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Trans-portes Aquaviário (Antaq) e está sendo finalizado pela área técnica da estatal.

BeneFICIAdOSOs beneficiados com es-

sa licitação são empresas de mineração de Minas Gerais e da região de Ser-ra Azul, no quadrilátero ferrífero, que não têm pa-

ra onde exportar seu mi-nério. Empresas como Ar-celor Mittal, Ferrous Re-sources, Usiminas, que es-tão na disputa pelo termi-nal, dependem de pon-tos privativos da Vale e da CSN. O que para elas não é favorável, pois os custos são altíssimos. A Vale, no ano passado, cobrava US$ 13,63 pela tonelada embar-cada, e a CSN, US$ 25. Já num terminal público, co-

mo o que será licitado, o preço fica na faixa de US$ 10 pela tonelada de miné-rio embarcado.

pOrtO “dO meIO”O “porto do meio”, assim

chamado por estar localiza-do entre os terminais priva-tivos da Vale e da CSN, vai dispor de uma área de 245,5 mil metros quadrados e terá capacidade de embarque de 25 milhões de toneladas de granéis sólidos, por ano. Os investidores vitoriosos na disputa, além de assumir a concessão, terão que inves-tir na infraestrutura do local e dividir o terminal com a Usiminas, parceira na cons-trução. O aporte para as obras serão de aproximada-mente US$ 1 bilhão.

de toneladas será a capacidade do

“porto do meio”, que ocupará uma área de 245,5 mil m²

25 milhões

[porto]

[boletiM] [seropÉDica]

o inea informou, por meio da sua assessoria, que a licença de operação do porto de itaguaí, que é admi-nistrado por Docas, venceu em 2007. em 2008, por de-terminação da antiga feema, foi realizada uma audito-ria ambiental que resultou num plano de ação, que es-tá sendo cumprido. não há prazo para a renovação da licença de operação. na área do porto operam empre-sas arrendatárias (vale e csn), cujas operações também estão sendo alvo de processos de licenciamento que tra-mitam atualmente no inea. uma série de exigências es-tão sendo estabelecidas pela área técnica do instituto pa-ra que as operações realizadas no porto se adequem à legislação ambiental. também não existe prazo para a concessão das licenças para estas operações.

[licenças aMbientais]

Com a compra, em de-zembro de 2010, de um ter-reno de 150 mil m² ao lado do pátio de estocagem de minério de ferro do Super-porto, a PortX Operações Portuárias, do empresário Eike Batista, tornou possí-vel a construção de um ter-minal de estocagem duas vezes maior que o previs-to inicialmente.

A empresa informou que ampliará a envergadu-ra do Superporto Sudeste, em Itaguaí. Ao invés da ca-pacidade inicialmente pre-vista de movimentação de minério – de 50 milhões de toneladas – o PortX poderá movimentar 100 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano.

Quando estiver pron-to, o Superporto Sudeste terá um calado de 21 me-tros, retroárea de 52 hecta-res, e será usado para esco-ar a produção das minas da MMX Mineração e Me-tálicos S.A. (também per-tencente a Eike) e de ou-tros produtores de minério de Minas Gerais.

InVeStImentOSO total de investimentos

será de cerca de R$ 1,8 bi-lhão. “Este complexo será de importância fundamen-tal para que a MMX ala-vanque sua capacidade de embarcar minério de ferro e para a consolidação dos ativos da empresa em Mi-nas Gerais” - declarou Ota-vio Lazcano, diretor presi-dente da PortX.

Mais espaço para o PortX

[expansão]

municípios não precisarão usar

ddd para ligar para as cidades vizinhas.

mangaratiba ficou de fora.

560em qualquer uma das três ca-tegorias. Seropédica foi uma das cidades beneficiadas.

reVISÃO dO COntrAtOO FOCO entrou em conta-

to com a Anatel e pediu uma previsão para a inclusão de Mangaratiba. A agência re-guladora informou que no-vas situações podem se en-quadrar na definição de Áre-as com Continuidade Urba-na. Para tanto, é preciso que a concessionária de telefonia fi-xa (no caso, a Oi) faça uma so-licitação. As revisões dos con-tratos de concessão poderão também alterar a abrangência das regiões atendidas.

Apesar das explicações, não há previsão para que Mangaratiba deixe de rea-lizar interurbano – e pagar mais por isso.

Os últimos números da dengue no RJA Secretaria Estadual de

Saúde lançou boletim na quarta-feira (6) com infor-mações sobre a epidemia de dengue no Rio de Ja-neiro. Houve um decrésci-mo de casos em Seropédi-ca: nas últimas duas sema-nas, segundo a Secretaria, nenhum caso de dengue se confirmou no municí-

pio. Até a 13ª semana (2 de janeiro a 2 de abril) foram notificados 35,27 mil casos suspeitos. Os municípios com as maiores taxas de in-cidência acumuladas de ca-sos (em cada 100 mil habi-tantes) são: Bom Jesus de Itabapoana (3,4 mil casos), Cantagalo (2,1 mil casos), Santo Antonio de Pádua

(1,6 mil), Cordeiro (965,5), Silva Jardim (931,6), Guapi-mirim (821,6), Mangaratiba (735,3), Cabo Frio (714,2), Seropédica (708,6), Igua-ba Grande (665,0), Magé (640,8) e Quissamã (637,2). Nesta quarta (13) a Secreta-ria lança novo boletim so-bre a situação epidemioló-gica no estado.

Vai rolar químicaCom o tema ‘Química

para um mundo melhor’, a VI Semana Acadêmica de Química da Univer-sidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) acontece de 25 a 29/4, no campus Seropédica (Ro-dovia BR-465, Km 7).

Aberto a universitários, pesquisadores, além do

público em geral que te-nha afinidade com o te-ma, o evento vai contar com palestrantes da Ru-ral e de outras institui-ções de ensino. As inscri-ções, no valor de R$ 40, podem ser feitas, até 20/4, na sala de estudos do Pré-dio de Química (PQ) e no Restaurante Universitário.

Mesmo problema: proximidade com itaguaí não foi considerada

novo terminal vai ser licitado, porém com licenças pendentes

reproDução

reproDução

Page 5: Jornal O Foco Ed. 94 - Notícia com Nitidez

Terça-feira, 12 abril de 2011 O FOCO 5

[pesca]

[Muriqui]

[De olHo na copa]

Um mercado de pes-ca local e um equipamen-to de conservação de pei-xes. Estas são as novidades prometidas pela Secretaria de Meio Ambiente, Agri-cultura e Pesca de Itaguaí que vão melhorar a vida dos pescadores e dos con-sumidores de peixe.

O Ponto Fixo do Peixe – como se chamará o primei-ro mercado de pesca local – comecará a ser construído no final de abril. No espa-ço, mais de 300 famílias po-derão vender diretamente ao consumidor robalos, tai-nhas e outras espécies.

Segundo Jailson Barbo-

O mar está para peixesecretaria de pesca de itaguaí anuncia novidades para pescadores

za, secretário municipal de Meio Ambiente, Agri-cultura e Pesca, a planta do empreendimento já es-tá pronta e em pouco tem-po o terreno de 240 metros quadrados à beira do canal que deságua na Baía de Se-petiba abrigará 20 boxes. Em cada um deles até três pescadores poderão ven-der o seu peixe sem atra-vessadores.

COletOr SOlArOutra novidade para os

pescadores artesanais de Itaguaí: a Secretaria está implantando um novo co-letor solar no município. O

instrumento capta e pro-cessa energia solar e eóli-ca, que é usada na câma-ra de secagem para conser-vação de peixes. O objeti-vo é melhorar a qualidade do pescado, fazendo com que seu valor de merca-do aumente. Algumas es-pécies podem ser conser-vadas, a exemplo do que é feito com o bacalhau. O resultado é maior vida útil do peixe e mais alternati-vas de venda.

A partir da segunda quinzena de abril, mais de 150 pescadores poderão se beneficiar do aparelho. A iniciativa é resultado de

ESTADO DO RIO DE JANEIRO | MUNICÍPIO DE MANGARATIBAREGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS DO 1º DISTRITO

RUA DOMINGOS JANNUZZI, N.º 58, CENTRORESP. PELO EXPEDIENTE: FÁBIO HENRIQUE V. DE ALMEIDA REGO

PUBLICAÇÃO Processo n° 1713/2010 – Casamento: MARCIO CONDE DOS SANTOS & ELIANA DE FATIMA FREIREProcesso nº 1714/2010 – Casamento: JORGEMAR OLIVEIRA DOS SANTOS & MICHELE BRITO DE OLIVEIRA Processo n° 1715/2010 – Casamento: SILAS DE OLIVEIRA MORAES & LEILA MARIA DE OLIVEIRAProcesso nº 1716/2010 – Casamento: WOLFGANG GRUBER & THAIS DA SILVA BENTOProcesso n° 1717/2010 – Casamento: GUY JACQUES SULMONI & DÉBORA DA SILVA BIETTEProcesso nº 1718/2010 – Casamento: CLAYTON DE LIMA CAMILO & NAYA-RA ABRAHÃO DUTRA. Processo nº 1719/2010 – Casamento: OSEAS TRINDADE SINQUINI & ANA PAULA TEIXEIRA PAULOProcesso nº 1720/2010 – Casamento: WALDEMAR ELIAS RIBEIRO & CATA-RINA COSTA SANTANA Processo nº 1721/2010 – Casamento: TIARLEI DE ARAÚJO PROCÓPIO & POLIANA SILVA DE SOUZA.Processo n° 1722/2010 – Casamento: JONATHAN BARBOSA MORETTI & FLAVIA TEIXEIRA OLIVEIRAProcesso nº 1723/2010 – Casamento: MOISES MENDES & CIRLENE GOMES. Processo nº 1726/2010 – Casamento: SEVERINO MENEZES DE LIMA & VERGINIA DE AZEVEDO Processo nº 1727/2010 – Casamento: ESTEVÃO DE SOUZA CRUZ & PAME-LA DAS GRAÇAS PEREIRA DA SILVA Processo nº 1728/2010 – Casamento: JOSEMAR DE MIRANDA CHAGAS & LUANA DA SILVA VIEIRAProcesso nº 1729/2010 – Casamento: LUCIANO MARIANO SERAFIM & ANA CAROLINA PEREIRA SANTOS Processo nº 1730/2010 – Casamento: BRUNO MURILO COSTA CAMERA & JULIANA CORREA DE OLIVEIRA BRAGA Processo nº 1731/2010 – Casamento: LUIS FERNANDO LIMA DE SOUZA & MAYANE TAYNARA ALFREDO REISProcesso nº 058742 – 13ª Circunscrição - RJ – Casamento: LOURIVAL DE SOUZA E JENNIFER DA SILVA (EDITAL DE PROCLAMAS DE OUTRO COMARCA) Processo nº 19987 – 1º Distrito Itaguaí - RJ – Casamento: EMMANUEL RAMOS DA COSTA & ANGELI VICENTI DA SILVA (EDITAL DE PROCLAMAS DE OUTRO COMARCA) Processo nº 19977 – 1º Distrito Itaguaí - RJ – Casamento: JOSÉ MARQUES ANTUNES & CRISTIANE BATISTA (EDITAL DE PROCLAMAS DE OUTRO COMARCA)

Se alguém souber de algum impedimento, acuse-o, na forma da lei.Mangaratiba, 15 de fevereiro de 2011.

HOLOFOTE

Ônibus de graça para o shoping

uma parceria entre a Pre-feitura de Itaguaí, a Uni-versidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científi-co e Tecnológico (CNPq).

Para que os pescadores possam manipular o novo instrumento, a Secretaria começou, no fim de feverei-ro, um processo de forma-ção profissional. Além de aprenderem sobre a câme-ra de secagem, os alunos também têm aulas de como fazer produtos usando co-mo matéria-prima o pesca-do: lingüiça, hambúrguer e outros derivados.

Mangaratiba sediou, no dia 7, mais uma edição do Fórum Regional de Turis-mo da Costa Verde. Além do secretário de Turismo de Mangaratiba, Vitor Te-nório, participaram do en-contro representantes do Ministério do Turismo, da Turisrio e dos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro. O evento, orga-nizado pelo Sebrae/RJ, tem como objetivo unir os mu-nicípios envolvidos na bus-ca pelo fortalecimento do produto turístico da região. A meta é recuperar a poten-cialidade e traçar ações.

“Precisamos nos estrutu-rar, traçar estratégias e pla-nejar ações que envolvam os municípios interessados. Só com essa união conseguire-mos trazer recursos e parce-rias para o desenvolvimen-to do setor. Temos que apro-

Municípios debatem estratégias para o setor

Turismo em pauta

veitar, também, essa série de eventos que o Brasil vai se-diar nos próximos anos” - disse Vitor Tenório, referin-do-se aos Jogos Mundiais Militares de 2011, Copa das Confederações em 2013, Co-pa do Mundo de 2014 e Jo-gos Olímpicos de 2016.

Algumas ações já foram definidas no evento, e elas serão colocadas em prática até o fim do ano, tais como a revitalização do site da Cos-ta Verde, a realização do in-ventário turístico e melho-rias para o turismo náutico. Em relação a esta última, ca-be lembrar que a região tem o segundo maior número de desembarques de recreio do Brasil.

A próxima edição do Fó-rum será em Paraty, dia 3 de maio, e a meta do encontro é já apresentar os resultados de algumas dessas ações.

Mais de 50 sacos de lixo foram retirados na quin-ta-feira, dia 7, em apenas uma das cachoeiras do dis-trito de Muriqui. A opera-ção mobilizou cerca de dez homens da Secretaria de Serviço Público da Prefei-tura de Mangaratiba, que atuaram em parceria com a Locanty, empresa de lim-peza urbana que atende à cidade. A maioria dos ob-jetos retirados era de ima-gens religiosas e vasos de cerâmica, inteiros ou em pedaços. No total, foram retiradas 28 imagens reli-giosas e 126 utensílios de cerâmica. O caminho de acesso às caixas de distri-buição de água também foi limpo.

Segundo o administra-dor do bairro, Antonio Campelo, a área não rece-bia limpeza há muito tem-po. “A partir de agora, va-mos manter este local lim-po. Nossa ideia é que a ca-

Prefeitura faz limpeza em cachoeiras

da 15 dias nossos homens façam esse mutirão. As ou-tras cachoeiras do distrito também estão sendo lim-pas” - destacou Campelo.

ágUA empOÇAdAA prefeitura vai insta-

lar no entorno da cacho-eira – uma das principais de Muriqui, pois abastece

mais de 300 residências - uma tela para fechar o lo-cal e uma placa indicativa de proibição a cultos reli-giosos. Outra preocupação da equipe é o acúmulo de água, principalmente em pratos de cerâmica. “Infe-lizmente as pessoas não le-vam seus objetos de vol-ta. A quantidade de água

empoçada é grande e po-de servir de criadouro da larva do mosquito da den-gue” - enfatizou o admi-nistrador.

eStá nA leIA ação da Secretaria de

Serviço Público, além da limpeza, atende ainda o que determina a Lei Muni-cipal número 381, de 2003, que “restringe o uso e go-zo de bens comuns de área de proteção e preservação permanente no município de Mangaratiba”.

O artigo primeiro da mes-ma lei determina que “fica ve-dado o uso de cachoeiras de Itacuruçá, Muriqui, Sahy, Ser-ra do Piloto e de Conceição de Jacareí, para a realização de cultos, oferendas e quais-quer outros fins que venha a importar em despejos de ani-mais vivos ou mortos, utensí-lios domésticos e de materiais líquidos ou sólidos”.

agora ficou mais fácil ir até o shopping pátioMix costa verde. a direção do shopping disponibiliza trans-porte gratuito para melhor atender os clientes. o ôni-bus circular funciona de se-gunda a sábado, das 11h às 22h30, e domingos e fe-

riados, das 11h às 21h30, fazendo o circuito shopping – itaguaí. o embarque é fei-to no pátioMix costa verde com desembarque somen-te nos pontos determinados. as partidas acontecem de 30 em 30 minutos, sempre partindo do shopping.

imagens e vasos foram os materiais mais recolhidos

[fique atento aos Horários e pontos]embarque (itaguaí para o shopping pátioMix costa verde)1. ponto supermercado guanabara2. início da rua ari parreira3. ponto da expo.4. ponto da upa.5. ponto rodoviária de itaguaí.

Desembarque (shopping pátioMix costa verde para itaguaí)1. ponto da garagem Mangaratiba2. ponto da upa.3. ponto rodoviária de itaguaí4. ponto rua Dr. curvelo cavalcanti (banco itaú).5. ponto supermercado guanabara.Horários: segunda a sábado: 11h às 22:30h Domingos e feriados: 11h às 21:30has partidas acontecerão de 30 em 30 minutos, sempre partindo do shopping.obs: embarque nos pontos determinados e desembarque somente no shopping pátioMix.

Divulgação/pMM

Divulgação/pMM

fórum reuniu representantes para discutir ações efetivas

cultos religiosos na mata poluem cachoeira

Page 6: Jornal O Foco Ed. 94 - Notícia com Nitidez

O FOCO Terça-feira, 12 abril de 20116

p o d e r

[Jupy Junior][email protected]

A última sessão da Câ-mara Legislativa de Ita-guaí, há uma semana, le-vantou aspectos premen-tes do município, e obte-ve importantes aprova-ções. Na última terça (12), não houve sessão. Segun-do um dos vigias do pré-dio da Câmara, os ve-readores “estavam via-jando”. Nenhuma infor-mações pode ser obtida. Contudo, a Câmara na se-mana passada mostrou que tem se preocupado com a epidemia de den-gue (que já matou 27 pes-soas no estado – dados da Secretaria Estadual de Saúde); com a importân-cia dos assuntos fundiá-rios e com a transparên-cia das contas do municí-pio. Estes foram os temas debatidos na 16ª sessão.

CentrO de reFerÊnCIAO vereador Lenilson

Rangel propôs a criação e a implantação do Cen-tro de Referência Muni-cipal para o Combate à Dengue. Aprovada pelos vereadores, a lei determi-na que o Centro funcio-nará no Hospital Munici-pal São Francisco Xavier,

e que os exames labora-toriais para deteccção do antígeno NS1 (que diag-nostica a doença) deve ser incluído na rotina do hospital. A lei determina também que haja um in-tercâmbio capaz de pre-parar os agentes de saú-de de Itaguaí para lidar com a epidemia, além de incitar o monitoramento constante dos focos de ae-des aegypt. O vereador Rangel justificou a lei ao mencionar casos de óbi-to que ocorreram por fa-lha no diagnóstico, e lem-brou que Itaguaí faz divi-sa com vários municípios que infelizmente estão nas estatísticas de maior número de incidências.

pOrtAl dAS COntASA resolução 005/ 2011,

também aprovada na sessão, cria o Portal da Transparência, a fim de que as contas do muni-cípio “se norteiem pelos princípios da publicida-de e eficiência que infor-mam a atuação da Admi-nistração Pública, con-forme preceitua o art. 37, caput, da Constitui-ção da República Federa-tiva do Brasil.” Os vere-adores concordaram que “os setores administrati-vos da Câmara Munici-

pal de Itaguaí informa-rão periodicamente os dados institucionais não cobertos por sigilo legal ou constitucional, perti-nentes à sua área de com-petência.”

ASSUntOS FUndIárIOSO vereadores também

criaram, a partir da alte-ração da Lei 2473, a Sub-secretaria de Assuntos Fundiários, no âmbito da Secretaria Municipal de Governo. Com a subse-cretaria, pretende-se re-solver conflitos no cam-po e zelar pelos interesses dos proprietários de terra e produtores rurais.

[legislativo itaguaí]

dengue, assuntos fundiários e transparênciavereadores aprovam medidas importantes

nesta semana não houve sessão. Segundo um dos vigias da Câmara

os vereadores estavam viajando

Os parlamentares criaram a secretaria

de Assuntos Fundiários e o portal

da transparência

PASSO PONTO T. 2780-1771

Ótima localização na Rua Tiradentes,

n.° 700, em Muriqui. Rua de acesso

à Praia Tratar com Luiz Carlos.

Tels.:

PASSO PONTO T. 2780-1771

Ótima localização na Rua Tiradentes,

n.° 700, em Muriqui. Rua de acesso

à Praia Tratar com Luiz Carlos.

Tels.:

ALUgO R$ 1.000,00/mêS

Casa na Rua Santana em Muriqui, 2 q, sl, coz, banheiro, varanda, churras-queira e garagem. Contrato Anual.Tels.:

AR-CONdICIONAdO T. 2780-4447

Vendo ar-condicionado 7.500 BTUS,

Consul com timer, econômico e

pouco usado. R$ 350,00

Tels.:

ALUgO R$ 460,00

Conjugado amplo em muriqui, sl, cozinha, banheiro e área. Contrato Anual. R$ 460 p/mês + LuzTels.:

VeNdO NexTeL R$ 100,00

Vendo aparelho de rádio para Nextel,

modelo motorola I 350, novo, nunca

usado. Brinde capa para cinto.

Tel.:

ALUgO

R$ 700,00

Apartamento em Muriqui com sl, 2q,

cozinha, banheiro e estacionamento.

Contrato Anual. R$ 700 p/mês

Tels.:

PeNSÃO R$ 5,00

Pensão do Julinho: venha saborear

essa delícia de comida. Rua Fabrício

Fleming Machado, Muriqui

Tels.:

PeNSÃO

R$ 5,00

Pensão do Julinho: venha saborear

essa delícia de comida. Rua Fabrício

Fleming Machado, MuriquiTels.:

ALUgO

R$ 650,00

Conjugado na Rua Nações Unidas

(quadra da praia em Muriqui). Contra-

to Anual. R$ 650 p/mês + LuzTels.:

ANUNCIe R$ 5,00

Aproveite este espaço para anunciar

aquela geladeira que você quer

vender ou aquela vaga de emprego.

Tels.: 2780-2520

ALUgO R$ 800,00

Apartamento em Muriqui (R 5 de Julho) com sl, 2q, cozinha, 2 banheiros e 1 vaga. Cont. Anual. R$ 800 p/mês + TaxasTels.: COzINheIRA

Pizzaria em muriqui seleciona cozi-

nheira para início imediato. horário:

15h à 1h. Remuneração: R$ 25 por dia

Tels.:

ALUgO

R$ 1.600,00

Cobertura em Muriqui na rua da praia com

sl, 2q, coz, área, 2 ban, terraço c/ 1 suite e

hidro. Contrato Anual. R$ 1.600,00 p/mês

+ Luz, Cond. já incluído. Tel.:

R$ 10,00

anuncie nos classificados O FOCO.

publique seu anúncio (até 20 palavras*)

e seja lido por milhares de pessoas.

O FOCO é o jornal com a maior tiragem gratuita da região. agora todas as sextas-feiras nas bancas.

O FOCOnotícia com nitidez

2687-0694ligue agora

*

a 16ª sessão da câmara de itaguaí mostrou mais uma vez a força do “g7”

Page 7: Jornal O Foco Ed. 94 - Notícia com Nitidez

Terça-feira, 12 abril de 2011 O FOCO 7

O FOCO - O que motivou os vários requerimentos encaminhados ao prefeito Charlinho?Nisan - A situação do município é a seguinte: o único ór-gão legitimamente eleito é a Câmara Municipal, porque o prefeito foi cassado há um ano pelo Tribunal Regional Eleitoral [porém o prefeito foi absolvido recentemente, leia box]. Causa muita preocupação porque o orçamento de Itaguaí é de mais de R$ 400 milhões, e nos últimos quatro meses a prefeitura não tem mandado suas pres-tações de conta para cá. Nenhum ofício enviado desde dezembro de 2010 foi respondido. A prefeitura tem repassado a verba da Câmara a menor para nos forçar a algo que não sabemos ainda o que é. Estamos preocu-pados porque ele tem um cheque em branco, que está usando a seu bel-prazer e de nada sabemos.

O FOCO - Dentre as suspeitas em relação à adminis-tração dos recursos pela prefeitura, quais o vereador pode destacar?Nisan - Não são suspeitas, são dúvidas. A falta de infor-mação gera dúvidas. Não temos por exemplo informa-ções a respeito do convênio firmado entre a prefeitura e a CSA. Há outro convênio com a MMX, de R$ 20 milhões. Não sabemos se o dinheiro entrou na conta, se não en-trou, quem pagou a obra, que obra é, qual é o custo...

O FOCO - Durante uma sessão na Câmara, menciona-ram que apenas uma empresa é responsável por 90% das obras em Itaguaí.

Nisan - Não é possível que em sete anos nenhuma ou-tra empresa capacitada em Itaguaí tenha conseguido vencer a licitação para construir uma creche. Não há informações sobre as obras, não existe placa na cidade que informe o custo do asfaltamento que está sendo feito próximo à prefeitura, por exemplo. É um gover-no coberto por um manto de silêncio.

O FOCO - E a Câmara pode tomar alguma atitude mais enérgica além dos requerimentos, como por exemplo dar início a um processo de impeachment?Nisan - A Câmara precisa fiscalizar, é obrigação constitucional. Precisamos primeiro requisitar as informações. Estamos iniciando um processo de tentar entender o que está acontecendo. Não sabemos quantos funcionários a prefeitura tem, quanto gasta com folha de pagamento, contratos etc. Não sabemos absolutamente nada, navegamos no escuro.

O prefeito Evandro Capi-xaba percorreu as ruas do distrito de Muriqui ao la-do dos voluntários, no últi-mo dia 9. Desta vez ele não estava em campanha para a prefeitura, e sim em campa-nha de conscientização con-tra a dengue. Mangaratiba, segundo dados da Secreta-ria Estadual de Saúde, é um dos municípios fluminenses com mais elevada taxa de incidência da doença.

“É uma ação muito impor-

tante e todos devem se empe-nhar nessa luta. Já peguei den-gue e senti na pele o quanto é doloroso” – testemunhou o prefeito, que destacou a parti-cipação das motofogs (motoci-

cletas equipadas com maqui-nário de pulverização do inse-ticida) no combate ao aedes ae-gypt. “Elas conseguem percor-rer alguns locais em que os car-ros não têm acesso” - explicou.

[entrevista - nisan]

“Itaguaí: pequena ditadura sob um manto de silêncio”

nisan césar denuncia sumiço de informações na relação entre a câmara e a prefeitura

o verde nisan césar está preocupado com os mais de r$ 400 milhões destina-dos ao orçamento da prefeitura de itaguaí. ele é um dos integrantes do que tem sido chamado de “g7”, grupo de sete parlamentares da câmara legisla-

tiva de itaguaí que exercitam uma oposição sistemática do governo do peemedebista carlo busatto Junior, o charlinho. além de nisan, o “g7” é formado por abeilard goulart (o abelardinho, pDt), carlos Kifer (pp), lenilson paes rangel (pr), luis rober-to de Jesus (o beto de reta, pMDb), luis antonio vieira coelho (o toni coelho, prp) e vicente cicarino rocha (o vicentinho, pMDb), presidente da casa.o vereador do pv chama de “cheque em branco para charlinho” o orçamento milio-nário da cidade de itaguaí, e solicita que o prefeito esclareça sobre os gastos que têm sido feitos até então. considera que busatto é ilegítimo no poder, e levanta dúvidas sobre a validade e execução das obras resultantes de convênios e contratos. “Há mais de quatro meses não temos qualquer informação” – alerta ele.nisan recebeu o foco em seu gabinete. confira a entrevista a seguir.

a procuradora do Ministério público federal, Mônica campos de ré, atendeu a reportagem de O FOCO e ex-plicou que continua em tramitação a denúncia apresentada por ela contra charlinho e andréia (a primeira-dama de ita-guaí e deputada estadual pelo pDt) por suposto abuso de poder político e econômico nos meios de comunicação.

Há dúvidas agora em relação ao convívio entre a prefei-tura e a câmara com a recente absolvição do prefeito no tribunal superior eleitoral (tse) em questões sobre a sua idoneidade administrativa. o placar de 7 x o foi comemo-rado pela pessoas ligadas ao prefeito. resta saber quais se-rão as próximas iniciativas dos vereadores.

[cHarlinHo absolviDo, e agora?]

tHiago Melo

[epiDeMia]

prefeito mobilizado contra a dengueevandro capixaba participa de mutirão

trABAlHO dIárIOO secretário de Saúde do

município, Sérgio Rabno-vicci, acompanhou Capixa-ba, assim como agentes da secretaria, técnicos da Fun-dação Nacional de Saúde (Funasa), agentes de trânsi-to e da Defesa Civil. Além deles, muitos voluntários – a maioria funcionários da pre-feitura -, moradores e alu-nos da rede municipal. To-dos percorreram as ruas de Mangaratiba e entregaram aos moradores folhetos ex-plicativos. Um carro de som também ajudou na tarefa. Para Rabnovicci, o trabalho tem de ser diário: “As pes-soas têm que se conscienti-zar de que o combate à den-gue tem que ser feito todos

os dias. É preciso verificar os pontos de possíveis focos e destruí-los” – alertou.

Além de Muriqui, o mu-tirão foi realizado nos dis-tritos de Itacuruçá e Praia do Saco, pois são os locais que mais apresentaram in-cidências da doença. Ao

todos, serão quatro muti-rões no mês de abril, sem-pre aos sábados.

para tentar diminuir os alarmantes índices de den-gue no município, a prefeitura de Mangaratiba tem se valido de uma parceria com a Mrs logística. tra-ta-se do programa fumacê sobre trilhos. para me-lhor atender à população que reside no trecho entre itacuruçá e Muriqui, mais precisamente no bairro axi-xá, uma caminhonete cedida pela empresa Mrs per-corre os trilhos do trem com um aparelho da secre-taria de saúde instalado em sua carroceria, a fim de pulverizar o produto de combate ao mosquito nas en-costas da linha férrea.

[fuMacê sobre trilHos]

Divulgação/pMM

o vereador estranha a ausência de informações oficiais

Mutirão: consciência para combater a epidemia

não há informações sobre obras, não existe

placa da prefeitura que informe (...). A Câmara precisa

fiscalizar

mangaratiba é um dos municípios

com mais números de casos

Page 8: Jornal O Foco Ed. 94 - Notícia com Nitidez

O FOCO Terça-feira, 12 abril de 20118

Com três jogado-res expulsos, o Grêmio Mangaratibense foi der-rotado pelo Duqueca-xiense por 2 a 0, neste domingo (10), fora de casa, em jogo válido pe-la 3ª rodada do returno do campeonato cario-ca de futebol da série C. Os gols foram marcados pelo atacante Wagui-nho, aos 18 minutos do primeiro tempo e aos 28 do segundo. Com o re-sultado, o time da Costa Verde perdeu uma óti-ma chance de assumir a liderança do grupo B.

O Grêmio caiu para terceiro no grupo, com 10 pontos. O Queima-dos divide a lideran-ça agora com o Duque-caxiense, ambos com 12 pontos. O time de Mangaratiba ainda tem chances de classificação a fim de assegurar uma vaga na série B do fute-bol carioca.

e s p o r t e s

revés na conquista[futebol] [não perca]

grêmio Mangaratibense perde e cai para terceiro na série c

lIderAnÇA à VIStAO árbitro Robson Mar-

tins teve atuação desatro-sa na partida. Ele foi inca-paz de coibir a violência dos jogadores do Duque-caxiense, e aceitou a pres-são dos jogadores e torce-dores do time da casa.

O técnico Hugo Sa-tyro se mostrou muito irritado no fim da parti-

da: “Fomos prejudicados, mas não adianta reclamar agora, o jeito é trabalhar-mos pensando no próxi-mo adversário [Nilópo-lis]. Vamos com força má-xima para o jogo em bus-ca dos três pontos que po-dem nos dar a liderança e a classificação. Espero que a torcida lote o está-dio” – afirmou, confiante.

O próximo jogo do Grêmio Mangaratibense é no domingo (17), no Es-tádio da Praia do Saco, às 15:30h, contra o Nilópo-lis. Se vencer, o time pra-ticamente assegura uma vaga na próxima fase da competição.

com informações da prefeitura de Mangaratiba

A Prefeitura de Manga-ratiba abriu inscrições pa-ra novas turmas das esco-linhas de futebol e de mi-nitênis. Para os peque-nos craques de futebol, com idades entre de 7 e 17 anos, as matrículas devem ser feitas no Estádio Mu-nicipal da Praia do Saco, aos sábados, de 8h às 12h. Já no minitênis, são du-as categorias: Chupetinha (de 9 a 11 anos), e Infantil (de 12 a 14). As matrícu-las devem ser feitas com o professor Alex, na qua-dra do Centro de Manga-

ratiba. São dois os horá-rios disponíveis: às terças e sextas-feiras, das 8h às 10h, ou terças e quintas--feiras, das 14h às 16h.

Para as matrículas, é ne-cessário que os pais levem cópia da certidão de nas-cimento, duas fotos 3 x 4, declaração escolar e ates-tado de saúde.

As duas escolinhas são gratuitas. Mais informa-ções na Diretoria de Espor-tes, na Rua 15 de novem-bro nº 55, 3º andar (atrás do DPO de Mangaratiba), ou pelo telefone 2789-1267.

inscrições abertas para escolinhas de futebol e minitênis em Mangaratiba

além desses projetos, já em andamento, a diretoria está organizando o campeonato de futsal de bair-ros, a ser lançado em breve. o gerente de esportes renato Maia afirma que todos os distritos terão seus campeonatos. “com os campeões de cada distrito, faremos um torneio que consagrará a equipe cam-peã do município em 2011” - informou.

[caMpeonato De futsal]legenda:

2687-0694o novo telefone de o foco