newsletter dezembro 2015

1

Upload: funap-df

Post on 25-Jul-2016

214 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

DEZ15Informativo da Fundação de Amparo

ao Trabalhador Preso“Ressocializar não é sonhar, é fazer”.

Francisca Aires - Diretora Executiva da FUNAP

Funap participa de audiência pública na Câmara Federal

Funap participou de audiência pública na Câmara dos Deputados, de iniciativa da deputada federal Erika Kokay, sobre as condições que vivem os sentenciados do Complexo Penitenciário do DF.

OO diretor adjunto, Carlos Soares, compôs a mesa, que contou com a participação das demais autoridades ali presentes.

EmEm pauta, foram discutidos a falta de estrutura das Unidades Prisionais, os maus tratos, a falta de médicos e ali-mentos saudáveis para os presidiá-rios.

Segundo os componentes da mesa diretora, os problemas serão solucio-nados para a melhoria do conna-mento dos reeducandos no presídio.

Você Sabia?

A Funap recebeu, no início de dezembro, os gestores de contratos que são responsáveis pelos reeducan-dos que prestam serviço em cada órgão.

E para somar junto a grande festa, a Funap recebeu a ilustre presença do deputado distrital Raimundo Ribeiro, que por sua vez, elogiou o trabalho árduo de todos os funcioná-rios da instituição em meio a resso-cialização dos sentenciados do Distrito Federal.

Funap participa de audiência pública na Câmara Federal

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DFSIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 - CEP: 71200-020

Telefone: 3233-8523 / 3233-6964 | 2015 Governo do Distrito Federal

A Funap encerrou o ano de 2015 com uma pequena mostra dos materiais fabricados pelos reeducandos do Complexo Penitenci-ário do DF.

Em 2015, os reeducandos da Funap participaram de diversas ocinas oferecidas pela fundação, nas quais obtiveram conheci-mento nas áreas de panicação, marcenaria, fabricação de bolas, mecânica de automóveis, entre outros. Os internos produziram produtos como bolsas, porta documentos, ipês, aventais, latinhas decorativas, árvores de natal produzidos com matérias recicláveis, entre outros produtos.

A A Funap trabalha em prol da ressocialização dos reeducandos, a m de proporcionar a reinserção no mercado de trabalho.

Funap encerra o ano com mostra de produtos

fabricados por reeducandosA Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS), por meio da Portaria nº 44/2015, criou um grupo de trabalho para estudar, diagnosticar e propor melhorias para o Sistema Penitenciá-rio do DF a m de que ele se torne referência no País. Será o 1º relatório dede diagnósticos do sistema prisional realizado na história do DF.

O secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, entregou o docu-mento ao primeiro secretário da Câmara Legislativa, Raimundo Ribeiro; ao presidente do TJDFT, Getúlio de Moraes; e ao procurador--Geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa.

João Carlos Souto ressaltou a impor-tância do relatório. “A sociedade evoluiu o sistema punitivo, do olho por olho, dente por dente, para a punição de restrição de liberdade das pessoas que comentem crimes. Com o surgimento das unidades prisio-nais, as condições de reclusão, a cida-dania, a ressocialização, os direitos da pessoa presa, as condições de quem lida diretamente com o sistema peni-tenciário também têm que ser avalia-das, constantemente.

A SEJUS busca minorar os efeitos negativos do sistema, valorizar a carreira do agente e melhorar os serviços prestados à sociedade, nas

SEJUS trabalha para tornar o Sistema Penitenciário do DF um modelo nacional

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), por meio da Subsecretaria de Prevenção ao Uso de Drogas (Supred), promoveu, entre os dias 07 a 11 de dezembro, o 2º Seminário de Multiplicadores Sociais de Ações de Apoio às Famílias. Durante os cinco dias de debates, foram discutidas ações de prevenção ao uso de drogas, além do apoio do estado a familiares de dependentes químicos. O destaque desta edição foi a formação de 155 novos multiplicadores sociais de ações de apoio às famílias, cuja responsabilidade é levar as informações adquiridas adiante, no meio social em que vivem.

A Funap recebeu, no dia 13, os livros arrecadados durante a campanha "Leitura para Todos", realizada no período de 20 a 29 de outubro, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

De iniciativa do deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB-DF), a campanha foi realizada em alusão à Semana Nacional do livro e arrecadou aproximadamente 700 exemplares que serão doados às bibliotecas das Unidades Prisionais do DF.

NNa ocasião, o parlamentar aproveitou para anunciar à FUNAP que destinou para o próximo ano, uma emenda parlamentar no valor de R$ 550 mil, destinada ao projeto de otimização das ocinas de formação e capacitação prossional dos reeducandos

Seminário resulta em novos multiplicadores sociais

Funap recebe livrosarrecadados na CLDF