newsletter cta 268

5
Fórum empresarial Moçambique-Turquia foi prolífico A Embaixada da Turquia e a CTA realizaram um fórum de negócios, na última segunda-feira (29 de Fevereiro) em Maputo, no qual participaram empresas locais e turcas. O fórum fez parte do esforço de ambos os países para consolidar as suas relações, iniciadas em 2011 com a abertura da Embaixada da Turquia em Maputo; Ancara e Maputo são agora cidades irmãs. A Turquia é a sétima maior economia da Europa e a de Moçambique regista um crescimento médio de 7 por cento ao ano, o que permite a ambos os países fortalecer as suas parcerias comerciais, os investimentos e estabelecer um acordo bilateral durável. Falando em nome da Federação Moçambicana de Empreiteiros (FME) e da CTA, Agostinho Vuma, presidente da FME, expressou a sua gratidão à embaixadora turca, Aylin Tashan, pelo seu trabalho de promoção de visitas de várias delegações empresariais em Moçambique ao longo dos anos, viabilizando o intercâmbio comercial. Por seu turno, Godinho Alves, director-adjunto do Centro de Promoção de Investimentos, lembrou que Moçambique tem vários acordos comerciais bilaterais com países como a França, Alemanha e África do Sul, entre outros,. Listou as vantagens para o país dos investimentos empresariais, tais como em portos, dos recursos naturais, de um quadro jurídico estável, da protecção de ativos e dos benefícios fiscais. O fórum acolheu uma reunião “Business to Business” prolífica entre empresários moçambicanos e turcos das áreas dos plásticos, embalagens, equipamentos agrícolas e construção. SUMÁRIO AMBIENTE DE NEGÓCIOS - Fórum empresarial Moçambique- Turquia foi prolífico. EVENTOS - A Fundação AIP organiza a “Expoconstrução Tektónica Moçambique” em Março, na FACIM. - 11a Conferencia e Conclave de parceiras de projectos Índia-África 2016. - Fórum Empresarial com as maiores empresas da Turquia do sector eléctrico/electrotécnico. - Eventos em Maputo sobre o Operador Económico Autorizado. CTA - Daniel Jaime Dima foi eleito presidente do Conselho Empresarial da província de Gaza. BCI - BCI quer levar clientes aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. OPORTUNIDADE - Inquérito de base para planificação, monitoria e avaliação do programa de saúde e sobrevivência materna e infantil em Moçambique. INDICADORES ECONÓMICOS - Taxa de cambio e taxa de inflação. - Calendário fiscal. Newsletter n°268 - 02.03.2016 Editora: AVRIL Consulting Sede: Av. Patrice Lumumba, 927 - Bairro Central - Maputo Ι www.cta.org.mz Email: [email protected] I Tel: + 258 21 32 10 02 I Fax: + 258 21 32 10 01 Por um Melhor Ambiente de Negócios! Agostinho Vuma

Upload: cta-mocambique

Post on 26-Jul-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Fórum empresarial Moçambique-Turquia foi prolíficoA Embaixada da Turquia e a CTA realizaram um fórum de negócios, na última segunda-feira (29 de Fevereiro) em Maputo, no qual participaram empresas locais e turcas. O fórum fez parte do esforço de ambos os países para consolidar as suas relações, iniciadas em 2011 com a abertura da Embaixada da Turquia em Maputo; Ancara e Maputo são agora cidades irmãs. A Turquia é a sétima maior economia da Europa e a de Moçambique regista um crescimento médio de 7 por cento ao ano, o que permite a ambos os países fortalecer as suas parcerias comerciais, os investimentos e estabelecer um acordo bilateral durável. Falando em nome da Federação Moçambicana de Empreiteiros (FME) e da CTA, Agostinho Vuma, presidente da FME, expressou a sua gratidão à embaixadora turca, Aylin Tashan, pelo seu trabalho de promoção de visitas de várias delegações empresariais em Moçambique ao longo dos anos, viabilizando o intercâmbio comercial. Por seu turno, Godinho Alves, director-adjunto do Centro de Promoção de Investimentos, lembrou que Moçambique tem vários acordos comerciais bilaterais com países como a França, Alemanha e África do Sul, entre outros,. Listou as vantagens para o país dos investimentos empresariais, tais como em portos, dos recursos naturais, de um quadro jurídico estável, da protecção de ativos e dos benefícios fiscais. O fórum acolheu uma reunião “Business to Business” prolífica entre empresários moçambicanos e turcos das áreas dos plásticos, embalagens, equipamentos agrícolas e construção.

SUMÁRIO

AMBIENTE DE NEGÓCIOS- Fórum empresarial Moçambique-

Turquia foi prolífico.

EVENTOS- A F u n d a ç ã o A I P o r g a n i z a a

“ E x p o c o n s t r u ç ã o Te k t ó n i c a

Moçambique” em Março, na FACIM.

- 11a Conferencia e Conclave de parceiras de projectos Índia-África

2016.

- Fórum Empresarial com as maiores empresas da Turquia do sector eléctrico/electrotécnico.

- Eventos em Maputo sobre o Operador Económico Autorizado.

CTA- Daniel Jaime Dima foi eleito presidente

do Conselho Empresarial da província de Gaza.

BCI- BCI quer levar clientes aos Jogos

Olímpicos do Rio de Janeiro.

OPORTUNIDADE- Inquérito de base para planificação,

monitoria e avaliação do programa de saúde e sobrevivência materna e infantil em Moçambique.

INDICADORES ECONÓMICOS- Taxa de cambio e taxa de inflação.- Calendário fiscal.

Newsletter n°268 - 02.03.2016

Editora: AVRIL Consulting

Sede: Av. Patrice Lumumba, 927 - Bairro Central - Maputo Ι www.cta.org.mz

Email: [email protected] I Tel: + 258 21 32 10 02 I Fax: + 258 21 32 10 01

Por um Melhor Ambiente de Negócios!

Agostinho Vuma

A Fundação AIP organiza a “Expoconstrução Tektónica Moçambique” em Março, na FACIM

11a Conferencia e Conclave de parceiras de projectos Índia-África 2016

Fórum Empresarial com as maiores empresas da Turquia do sector eléctrico/electrotécnico

2 - Newsletter 268 Confederação das Associações Económicas

Por um Melhor Ambiente de Negócios!

Goldinho Alves

A CTA informa que terá lugar nos próximos dias 14 e 15 de Março, em Nova Deli (Índia), a 11.a Conferência e Conclave de parceiras de projectos Índia-África 2016, organizada pela Confederação de Indústria da Índia, em parceria com o Banco de Exportação e Importação do mesmo país e com os apoios do Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Indústria e Comércio da Índia.

O evento tem como objectivo estabelecer parcerias de investimentos e negócios entre vários países do mundo, nos sectores agrário, de construção civil, energia, desenvolvimento de recursos humanos, saúde e indústria. A CTA convida os empresários a manifestarem o seu interesse, procedendo à sua inscrição através dos contactos abaixo: Jacira Couto: [email protected] Lucas Judas: [email protected]

A CTA  informa que o Fórum Empresarial com as maiores empresas da Turquia do sector eléctrico/electrotécnico vai ter lugar a 17 de Março próximo, no Hotel Radisson Blu, em Maputo. O evento oferecerá oportunidades de contacto com representantes das empresas lideres na Turquia dos sectores da produção e distribuição de energia eléctrica, de eletrodomésticos e de outros produtos de “linha branca”.

Os empresários interessados deverão manifestar o seu interesse, procedendo à sua inscrição através do seguinte contacto: 

Jacira Couto: [email protected] Tel: +258 21 32 10 01/82 31 11 820/82 31 91 300

A CTA informa que a Fundação AIP (Associação Industrial Portuguesa), através da “Lisboa Feiras Congressos e Eventos” e do Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), vai organizar, de 9 a 13 de Março, a “Expoconstrução Tektónica Moçambique”, a maior feira de Moçambique da construção, imobiliário, energia, ambiente, segurança e decoração, no parque da FACIM, em Marracuene, província de Maputo. O sector da construção é um dos principais motores do desenvolvimento da economia moçambicana, com

investimentos em infra-estruturas, transportes, redes de distribuição de água, exploração mineira, energia e comunicações, imobiliário residencial e comercial, escritórios, turismo e restauração. A “Expoconstrução Tektónica Moçambique” é o local privilegiado para entidades oficiais, empresas, engenheiros, arquitectos, projectistas e entidades financeiras encontrarem, em conjunto, os melhores negócios e projectos para o país.

Eventos em Maputo sobre o Operador Económico Autorizado

Daniel Jaime Dima foi eleito presidente do Conselho Empresarial da província de Gaza

BCI quer levar clientes aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

3 - Newsletter 268 Confederação das Associações Económicas

A CTA anuncia que Daniel Jaime Dima foi eleito, no passado dia 19 de Fevereiro, presidente do Conselho Empresarial da província de Gaza. A eleição deste membro da CTA surge na sequência da deliberação número 29 do Conselho Directivo da CTA, de Novembro de 2015, que revogava os mandatos dos presidentes e vice-presidentes dos CEPs.

Neste contexto, Daniel Jaime Dima decidiu concorrer ao cargo de presidente do CEP de Gaza e saiu vitorioso do respectivo escrutínio. Porém, não tomou posse do cargo para o qual foi eleito por incompatibilidade de funções, visto que é membro do Conselho Fiscal da CTA, que agora renuncia com efeitos imediatos, para assumir a presidência do Conselho Empresarial da Província de Gaza.

Por um Melhor Ambiente de Negócios!

O crescimento do comércio internacional e as crescentes ameaças à segurança da circulação internacional de mercadorias têm forçado as autoridades aduaneiras a mudar o seu foco tradicional de colecta de direitos para facilitar o comércio internacional e reforçar a segurança. Reconhecendo esta evolução, a Organização Mundial das Alfândegas preparou um quadro de normas para a Segurança e Facilitação do Comércio Global (SAFE), que inclui vários padrões que podem auxiliar as autoridades aduaneiras a enfrentar novos desafios. O desenvolvimento e implementação de uma figura designada por Operador Económico Autorizado (OEA) é uma parte essencial da SAFE. Em Novembro do ano passado, foi realizado o primeiro workshop sobre o OEA. Dando seguimento a este trabalho, a CTA, a Câmara do Comércio de Moçambique (CDA) e a Direcção Geral das Alfândegas da Autoridade Tributária de Moçambique (AT/DGA), com o financiamento do programa da USAID de Apoio ao Desenvolvimento Económico e Empresarial (SPEED), co-organizam dois eventos sobre o OEA:

- 2 e 3 de Março de 2016 (das 8 às 15 horas), Workshop de capacitação sobre o OEA com a participação da AT/DGA, Câmara dos Despachantes Aduaneiros, Operadores Económicos Autorizados e outros interessados; - 4 de Março de 2016 (das 8 às 12 horas), Workshop sobre o Operador Económico Autorizado. Os eventos terão lugar no Hotel VIP, em Maputo, e serão orientados pelo consultor internacional Tom Hempenstal, com mais de 35 anos de experiência nas áreas de facilitação de comércio, de reforma e modernização de procedimentos aduaneiros e da formação de oficiais administrativos e técnicos em Operador Económico Autorizado a nível internacional. Possui , igualmente, exper iência no lançamento e operacionalização de OEA internacionalmente. Convidam-se os potenciais interessados a inscreverem-se, devendo indicar o workshop no qual pretendem participar. As inscrições deverão ser encaminhadas pelo seguinte contacto: Orzêndio Zimba: [email protected] ou [email protected] Tel: +258 84 20 59 237

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) lançou, este mês, a campanha de dinamização dos cartões VISA e dos POS (Point of Sales) do BCI, no âmbito de uma parceira com a VISA Internacional, associada aos Jogos Olímpicos Rio 2016. Este evento maior multidesportivo global, que tem lugar de quatro em quatro anos, vai na sua 28ª edição da era moderna e realiza-se de 5 a 21 de Agosto próximo, no Rio de Janeiro, Brasil. A campanha tem duração de cinco meses, com início a 1 de Fevereiro e termo a 30 de Junho de 2016. Assim, os clientes particulares que efectuarem pagamentos em POS, em Moçambique, através dos cartões de débito, crédito e pré-pagos VISA do BCI, e os clientes detentores de POS BCI que aceitem pagamentos através de quaisquer

cartões VISA (nacionais ou internacionais) habilitam-se a valiosos prémios, nomeadamente pacotes de viagem para o Rio de Janeiro, televisores e crédito carregado no cartão “tako pago". Nos últimos anos, o BCI reforçou a sua posição em Moçambique e na região austral de África como um parceiro preferencial da VISA, através da realização de campanhas associadas aos grandes eventos patrocinados por esta companhia, líder mundial em sistemas de pagamento. Refira-se que, em 2014, no âmbito desta parceria, o BCI levou 16 clientes ao Campeonato Mundial de Futebol FIFA 2014, que teve lugar no Brasil, na qualidade de banco oficial em Moçambique.

Manifestação de interesse: Inquérito de base para planificação, monitoria e avaliação do programa de saúde e sobrevivência materna e infantil em Moçambique

Indicadores econômicos

Taxa de câmbio - BCI 02.03.2016 Taxa de inflação

4 - Newsletter 268 Confederação das Associações Económicas

Moeda Compra Venda

EUR 48,87 49,85

USD 45,00 45,90

ZAR 2,88 2,94

Mês Taxa

Janeiro 2,48

Dezembro 4,76

Novembro 1,83

Por um Melhor Ambiente de Negócios!

A Jhpiego Moçambique, no âmbito do programa de saúde e sobrevivência materna e infantil (MCSP), convida por este meio empresas interessadas e elegíveis, do ramo de consultorias ou consultores individuais, para manifestarem o seu interesse na apresentação de propostas fechadas para a realização de linha de base sobre Conhecimentos, Atitudes e Práticas (CAP) relacionadas com a Saúde Reprodutiva, Materna, Neonatal e Infantil (SRMNI) incluindo imunização, planeamento familiar, nutrição, água, higiene e saneamento do meio, malária e equidade de género na população-alvo do projecto MCSP nas províncias de Nampula e Sofala. A informação será usada para guiar melhor formulação, implementação, monitoria e avaliação das intervenções/acções do projecto MCSP nas duas províncias. Os concorrentes interessados poderão obter mais informações examinando os termos de referência que poderão ser obtidos

gratuitamente nos escritórios da Jhpiego até 16 horas do dia 15 de Março: Av. Armando Tivane, 1608 Maputo Email: [email protected]

As propostas deverão ser entregues no endereço acima até 16 horas do dia 18 de Março de 2016, indicando como assunto “Linha de base estudo CAP MCSP ». Jhpiego Moçambique Departamento de recursos humanos Av. Armando Tivane, 466 Maputo Tel: + 258 21 49 03 70/82 00 01 995 Fax: + 258 21 40 03 75

Calendário fiscal - Março 2016

Até ao dia 10 Entrega, nas Direções de áreas Fiscais pelos Serviços Públicos, das receitas por elas cobradas, no mês anterior.

Até ao dia 20Pagamento do IRPS e IRPC, retido na fonte relativo ao mês anterior, no 3 do art. 29 do Regulamento do CIRPS, aprovado pelo Decreto no 8/2008, de 16 de Abril e no 5 do art. 67 do CIRPC, aprovado pela Lei no 34/2007, de 31 de Dezembro.

Até ao último dia do mês Pagamento do IVA relativo ao mês anterior, pelos sujeitos passivos do regime normal, no 1 art.32 do CIVA, aprovado pela Lei 32/2007 de 31 de Dezembro.

Até fim de MarçoPagamento do Imposto sobre Veículos, nº 1 art. 8 do regulamento do ISV aprovado pelo Decreto nº 19/02, de 23 de Julho.

Até fim de MarçoEntrega da declaração anual de rendimentos do exercício anterior - Modelo 10 e Anexos (para os sujeitos passivos que apenas tenham auferido rendimentos da 1ª Categoria)- a) nº 1 art° 13 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril.

Até fim de Março Entrega da declaração de comunicação de retenções na fonte – c) nº 1 do art° 44 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril – Modelo 20H.

Até fim de MarçoEntrega da declaração de comunicação de retenções na fonte a não residentes – nº 6 do art. 44 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril – Modelo 20I.

Até fim de AbrilEntrega da declaração anual de rendimentos do exercício anterior - Modelo 10 e Anexo (para os sujeitos passivos que tenham auferido rendimentos das outras Categorias) - b) nº 1 art° 13 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril.

Até fim de Abril Pagamento a final do IRPS relativos aos rendimentos do ano anterior – a) do art° 21 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril.

Até fim de MaioPagamento a final do IRPS relativos aos rendimentos do ano anterior – b) do art° 21 do Regulamento do CIRPS aprovado pelo Decreto nº 8/2008, de 16 de Abril.

Até fim de MaioEntrega da declaração anual de rendimentos do exercício anterior pelos sujeitos passivos - nº 1 art° 39 do Regulamento do CIRPC aprovado pelo Decreto nº 9/2008, de 16 de Abril – Modelos 22 e 22A.

Até fim de Maio Pagamento a final do IRPC relativos aos rendimentos do ano anterior – b) nº 1 art° 27 do Regulamento do CIRPC aprovado pelo Decreto nº 9/2008, de 16 de Abril.

Até fim de JunhoEntrega da Declaração Anual de Informação Contabilística e Fiscal do exercício anterior pelos Sujeitos Passivos do IRPS e IRPC – Modelo 20 e Anexos, nº 3 art. 40 do Regulamento do CIRPC, aprovado pelo Decreto 9/2008 de 16 de Abril.

5 - Newsletter 268 Confederação das Associações Económicas