new museu · 2014. 9. 26. · do vinho verde e do vinho do porto, verdadeiros embaixadores de...

22
2014-2015 MUSEU OLARIA DE

Upload: others

Post on 29-Oct-2020

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

2014-2015MUSEU

OLARIADE

Page 2: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

Museu de Olaria

O programa do Serviço Educativo e de Animação do Museu de Olaria para o ano de 2014/2015 contempla visitas guiadas às exposições do museu e atividades complementares, em oficina lúdica e pedagógica.

As propostas programáticas possibilitam o contacto com o Museu, potenciando a compreensão e a criação artística, e estabelecem pontes entre a educação, a cultura e a arte.

A partir da exploração dos conteúdos das exposições, dão-se a conhecer me-mórias e tradições, valoriza-se o património e a identidade cultural, e estimula-se a reflexão e o pensamento crítico.

O trabalho da experimentação e da prática artística nas oficinas lúdica e peda-gógica permite o desenvolvimento dos domínios expressivo e criativo, e de aqui-sição de conhecimentos, contribuindo para o crescimento integral do indivíduo.

As atividades planificadas com os professores e educadores podem ser adap-tadas para grupos com necessidades educativas especiais, ou (re)desenhadas especificamente para cada grupo, de acordo com as disciplinas e currículos escolares dos diferentes níveis de ensino.

Page 3: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

EXPOSIÇÕES

Page 4: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

EXPOSIÇÕES

FIguradOO figurado é fruto do trabalho manual realizado pelos barristas. Inspirados em diversas temá-ticas, como a religião, o imaginário, o quotidiano, as festas, os trabalhos agrícolas e o mundo rural, os artesãos modelam habilmente fantásticas e surpreendentes figuras, transformando em arte, o barro que sai das profundezas da terra.

TrabalhOS agrícOlaS E O QuOTIdIanO dO MundO ruralA agricultura é uma atividade do setor primário de extrema importância para a sociedade. Esta exposição dá a conhecer alguns trabalhos agrícolas e o quotidiano rural de outros tem-pos. Estarão expostas peças de figurado e fotos que ilustram trabalhos agrícolas desconheci-dos dos mais jovens, e bem diferentes da forma de produção atual.

OlarIa nOrTE dE POrTugal A olaria é uma das mais antigas atividades humanas, mantendo inalterada, através dos tempos, grande parte das suas características.O trabalho nas olarias é praticamente transversal a todo o território português. Como realçou o escritor Ramalho Ortigão, “nenhum outro povo sabe tornear na roda de oleiro com mais esbelteza e mais puro aticismo o pote ou a bilha de barro, a púcara, o gomil e o pichel, de Coimbra, de Prado, de Mafra, de Redondo, de Loulé”.

Esta exposição é composta de peças de louça utilitária pertencentes aos mais importantes centros oleiros do norte de Portugal. Trata-se de um tipo de louça destinada aos usos domésticos comuns, e dava resposta às necessidades familiares. Aqui se encontram peças de louça preta, louça vermelha, louça vermelha fosca e louça vidrada de Parada de Gatim, Barcelos, Guimarães, Bisalhães, Vilar de Nantes, Selhariz, Pinela, Felgar e Gondar.Outrora utilizada em todas as casas portuguesas, a louça utilitária começou a cair em desuso a partir da década de setenta do século passado, em detrimento dos utensílios de plástico e de metal.

Page 5: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

ATIVIDADES A REALIZAR NO MUSEU DE OLARIA

Page 6: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

aTIVIdadES a rEalIZar nO MuSEu dE OlarIaVisitas guiadas às Exposições

EXPOSIÇãO dE FIguradOhorário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 40 minutosPúblico-alvo: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior (1 turma/sessão)

EXPOSIÇãO OlarIa dO nOrTE dE POrTugalhorário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 40 minutosPúblico-alvo: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior (1 turma/sessão)

EXPOSIÇãO dE cErâMIca cOnTEMPOrânEahorário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 40 minutosPúblico-alvo: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior (1 turma/sessão)

VISITa guIada aO MuSEu dE OlarIahorário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 70 minutosPúblico-alvo: 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior (1 turma/sessão)

aTIVIdadESVisita guiada e atividade na oficina do serviço educativo.

cIclO dO PãOAtividade realizada em parceria com o Gabinete de Educação.

O pão é um alimento fundamental na nossa alimentação. O trabalho com os cereais e a prepa-ração do pão em casa era uma prática comum, no tempo dos nossos avós e bisavós.

Objetivo: Possibilitar a compreensão sobre a importância do pão na alimentação e na econo-mia, dar a conhecer, através de peças expostas, as diferentes fases do processo tradicional do ciclo do pão, desde o preparar a terra, semear, ceifar, malhar, moer, preparar a massa e cozer.

atividade: Depois da visita à exposição, o técnico de nutrição faz uma breve apresentação dos diversos tipos de pão, e elucida sobre a sua importância, as suas características nutricio-nais, bem como das utilizações culinárias, benefícios e quantidades recomendadas.No final, as crianças realizam atividade prática relacionada com o tema.

Page 7: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

horário: Sexta-feira | 10h00duração: De 90 a 120 minutosPúblico-alvo: Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico (uma turma por sessão)

cIclO dO VInhO barcElOS cIdadE dO VInhO 2014

O vinho tem uma história que remonta à antiguidade. Na Europa, o vinho era muito comum na Grécia e Roma antigas, e desde sempre está relacionado com a religião e a mitologia.

A produção de certas castas está, por vezes, limitada a uma única região, como são os casos do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo.

As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa cultura. Até há muito pouco tempo, a maior parte dos agricultores produzia os vinhos por processos manuais, nas adegas das suas próprias casas.

Objetivo: Dar a conhecer e compreender o processo de produção do vinho e a sua importân-cia na economia local e nacional.

atividade: Através da observação de peças de figurado, são dadas a conhecer aos partici-pantes as diferentes fases do processo tradicional de produção do vinho. Segue-se a visu-alização de um documentário, que mostra a importância cultural e económica do vinho do Porto no nosso país. No final, já na oficina do Serviço Educativo, os participantes podem fazer modelagens em barro, ou desenhar e pintar numa peça, uma fase do ciclo do vinho.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário (uma turma por sessão)

cIclO dO lInhOO linho é uma planta de nome científico Linum usitatissimum L., utilizada na medicina, na culinária e no fabrico de têxteis. Noutros tempos, o trabalho com o linho ocupou particular destaque na vida social e económi-ca. Algumas dessas tarefas estão associadas a cultos, cerimónias e lendas, e fazem parte da cultura e da memória coletiva.

Objetivo: Dar a conhecer o ciclo de trabalho do linho e a importância que este tinha na vida económica e social da região.

atividade: Através de peças de figurado que representam as diferentes fases do trabalho com o linho, os participantes ficam a conhecer o processo tradicional de produção deste tipo de têxtil. Na oficina do Serviço Educativo, os participantes podem modelar em barro uma das peças representativas do trabalho com o linho.

Page 8: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (uma turma por sessão)

QuOTIdIanO dO MundO rural - TrabalhOS dOMéSTIcOS E TEMPOS lIVrESTrata-se de uma atividade desenvolvida à volta da dicotomia das lidas domésticas e da ocu-pação dos tempos livres. Nas tarefas de casa, observam-se o lavar da roupa e o tratar dos animais. Nos tempos livres, destaca-se o jogo de cartas e outros que fazem parte das repre-sentações do figurado de Barcelos.

Objetivo: Dar a conhecer e compreender, através de peças da exposição, alguns trabalhos domésticos e atividades de tempos livres, característicos de outrora.

atividade: Depois da visita à exposição e de conhecer as representações sobres estes te-mas, os participantes são incentivados a modelar em barro uma peça representativa de uma das tarefas apresentadas.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma turma por sessão).

brInQuEdOS dE barrOOutrora, alguns dos brinquedos usados por crianças e jovens eram feitos de barro, desde a loucinha: pratos, chávenas, canecas e bules; às representações de profissões e da vida do-méstica, e de vários animais, com destaque para os bois, o porco e carneiro.Os brinquedos relativos a instrumentos musicais como as ocarinas, pífaros, gaitas, cucos, rouxinóis e cornetas, deliciavam a pequenada.Estes brinquedos eram vendidos em feiras e romarias.

Objetivo: Dar a conhecer às crianças os diversos brinquedos em barro, que outrora eram usados pelos seus avós e bisavós, e que agora se encontram expostos no Museu de Olaria.

atividade: Jogo dramático através do qual as crianças imitam um animal. No final são convi-dadas a modelar em barro o seu brinquedo ou animal preferido.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma turma por sessão)

cIclO dO barrOO barro é uma matéria-prima natural que resulta da decomposição de rochas, e a cerâmica é uma das atividades humanas mais antigas. A sua descoberta e as suas potencialidades permitiram uma mudança substancial no estilo de vida da humanidade.

Page 9: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

Objetivo: Compreender o que é o barro, de onde vem, como se prepara, como se trabalha, quais são as suas aplicações e a sua importância económica e cultural.

atividade:1- na exposição de Figurado: São apresentadas peças que representam o oleiro e o barris-ta, bem como algumas fases do trabalho tradicional com o barro e o modo de o preparar.

2- na exposição de Olaria: Recorrendo a utensílios como o cesto de tirar o barro do barreiro, o masseirão, o mascoto e a roda de oleiro, é explicado aos participantes o modo de preparar e trabalhar o barro. Já na oficina do Serviço Educativo, os participantes assistem a uma demonstração da execu-ção de uma peça na roda de oleiro.

Para Pré-escolar e 1.º ciclo do Ensino básico Munidos de uma maleta constituída com diferentes tipos de barro e em diferentes estados (bruto, moído, peneirado, plástico e líquido, peça seca e peça cozida), os participantes têm a possibilidade de contactar com este material nas diferentes fases de preparação. No final, as crianças realizam um atividade de modelagem.

Para os alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico são fornecidas fichas de registo da experiência.

Para o 2.º, 3.º ciclos do Ensino básico e Secundário Os participantes assistem a uma apresentação que dá a conhecer a evolução da cerâmica ao longo dos tempos. No final, têm a possibilidade de realizar uma atividade de modelagem em barro.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: Pré-escolar, 1.º, 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário (uma turma por sessão).

a cOZInha dO TEMPO dOS nOSSOS aVóS E bISaVóS conservação dos alimentos nas peças de barroNo tempo em que ainda não existiam frigoríficos, os alimentos eram tratados e conservados em peças de barro, como talhas, talhinhas e porrões. As propriedades das peças de barro permitem que a temperatura no seu interior permaneça sem grandes variações, pelo que os alimentos aí depositados se conservam por mais tempo.

cozinhar e servir os alimentos Peças de cozinha, como confeiteiras, ladeiras, canecas, chocolateiras, potes, panelas, caçoi-las, frigideiras, copos, pratos, assadeiras, alguidares, tigelas, vinagreira eram utilizadas para preparar, cozinhar e servir os alimentos na mesa.

Objetivo: Dar a conhecer, através de peças utilitárias da exposição Olaria do Norte de Por-tugal, como eram as cozinhas no tempo dos nossos avós e bisavós e compreender como

Page 10: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

conservavam e cozinhavam os alimentos.

atividade: Após a visita à exposição Olaria Norte de Portugal, os participantes realizam uma atividade de modelagem em barro ou pintura de uma peça fornecida pelo museu.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: 2.º,3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior (uma turma por ses-são)

cânTarO, canTarInha, MOrInga E bIlha - assim se transportava e servia a água22 de março | dia Mundial da ÁguaA água é um recurso natural e indispensável à vida do Homem. Em tempos, as casas não possuíam água canalizada, pelo que a mesma tinha de ser trans-portada das fontes e fontanários, em cântaros e cantarinhas de barro. Em casa, a água era armazenada em vasilhame de barro, por exemplo, talhas, sendo depois bebida em copos ou em bilhas de barro.

Objetivo: Dar a conhecer as peças utilizadas para transportar, armazenar e servir a água.

atividade: Depois da visita à exposição Olaria Norte de Portugal e de conhecer as diferentes peças usadas para transportar, armazenar e servir a água, são fornecidas fichas para explorar o tema. No final, os participantes têm a possibilidade de pintar uma pequena peça de barro.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (uma turma por sessão)

lOuÇa VIdrada dE barcElOS - FOrMa, FunÇãO E dEcOraÇãO Depois da preparação do barro e do fabrico das louças na roda de oleiro, compete às mulhe-res a tarefa da decoração das peças. Com simples objetos de madeira chamados marcadei-ras, as artesãs executam harmoniosamente, mas com precisão e leveza, os movimentos que dão vida aos motivos decorativos. Os temas de decoração são variados, mas influenciados pela fauna e pela flora, ou então por expressão de sentimentos, como a paixão e o amor.

Objetivo: Dar a conhecer a forma de trabalhar e decorar a louça vidrada de Barcelos e fomen-tar o desenvolvimento da criatividade e expressão.

atividade: Após conhecer peças de louça vidrada de Barcelos patentes na exposição Olaria Norte de Portugal, os participantes assistem a um filme que documenta a preparação do bar-ro, o trabalho na roda de oleiro e a decoração das peças.

1. descobrir a decoração…

Page 11: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

Na oficina do Serviço Educativo são distribuídas peças decoradas aos participantes que, de olhos fechados, tentam descobrir a forma da peça, a sua função e os motivos decorativos em relevo. De seguida, os participantes decoram, com engobe de barro, um prato, baseando-se nos motivos utilizados da decoração da louça vidrada de Barcelos.

2. O mundo das palavras…Nesta oficina são distribuídas por todos os elementos várias palavras-chave. Recorrendo à sua criatividade, os participantes têm de utilizar essas palavras e compor versos. No final, cada um seleciona uma quadra para usar na decoração do seu prato. horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: 2.º,3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior (uma turma por ses-são)

a InFluêncIa da lOuÇa dE SacaVéM E da VISTa alEgrE na OlarIa dE barcElOSNa exposição Olaria Norte de Portugal estão patentes peças utilitárias e decorativas de olaria vidrada, representativas de um tipo de fabrico que existiu em Barcelos. Trata-se de peças modeladas na roda de oleiro e decoradas pela aplicação em relevo, de flores, cabeças de animais, armas e outros motivos produzidos em pequenos moldes.Este tipo de peças reflete a influência que outras produções tiveram no fabrico da louça de Barcelos, caso de certos utensílios cuja modelação foi inspirada em artigos produzidos nas louças de Sacavém e da Vista Alegre.

Objetivo: Dar a conhecer as peças e a forma de trabalhar de um tipo de louça produzida em Barcelos, sob a inspiração de outras produções.

atividade: Os participantes, depois de visitarem a exposição Olaria Norte de Portugal e co-nhecerem a louça decorativa polida e vidrada, usam pequenos moldes de gesso com diversos motivos para decorar as suas peças.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: 3.º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Superior (uma turma por sessão)

a bIlha dE SEgrEdO! As bilhas de segredo pertencem a um tipo de peças apenas modeladas por oleiros bastante experientes. Na exposição Olaria Norte de Portugal, encontram-se bilhas de segredo na louça preta de Bisalhães, Vila Real e na louça vidrada de Barcelos.

Objetivo: Através da visita à exposição Olaria Norte de Portugal, pretende-se dar a conhecer diferentes bilhas de segredo, como estas eram feitas e para que serviam. Com a atividade de modelagem em barro, possibilitar o contacto com este material e a exploração da criatividade

Page 12: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

dos participantes.

atividade: Depois de conhecerem as diferentes bilhas de segredo patentes na exposição, como eram trabalhadas, para que serviam e como funcionam, os participantes têm oportuni-dade de participar numa atividade de modelagem em barro.horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico e Secundário (uma turma por sessão)

uMa hISTórIa nO MuSEu!uma menina que nasceu no meio do barroa história sobre o modo de fazer a bonita louça preta de bisalhães. Ana é uma menina que nasceu em Trás-os-Montes. Pertence a uma família de oleiros e por isso todos lhe chamam Ana Louceira. Um dia, o seu amigo Francisco foi visitá-la, porque queria saber como se fazia a famosa louça preta de Bisalhães (Mondrões, Vila Real). Entu-siasmada, Ana levou o seu companheiro até aos oleiros que fazem esta louça. Os dois amigos passaram um dia inesquecível e Francisco aprendeu imenso sobre o trabalho dos oleiros e sobre esta louça que, como por magia, muda de cor.

Objetivo: Através de uma bonita história infantil, pretende-se dar a conhecer a louça preta de Bisalhães, Mondrões - Vila Real e o respetivo processo de fabrico.

atividade: A atividade inicia com a visita à exposição Olaria Norte de Portugal, na qual se podem observar diferentes peças de louça preta de Bisalhães. Segue-se a apresentação da história, com recurso a uma maleta pedagógica que integra os materiais utilizados no fabrico deste tipo de louça. No final, são distribuídas às crianças fichas de exploração sobre a história ou um prato de barro, no qual poderão desenhar e pintar a sua peça preferida.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00Público-alvo: Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básicoduração: 90 minutos (uma turma por sessão)

Page 13: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

OUTRAS ATIVIDADES

Page 14: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

OuTraS aTIVIdadES

rEcrIar O galO dE barcElOS Um galo, gordo ou magro,Representa o galinheiro.O de Barcelos, em barro,Simboliza um Povo inteiro.

M.F.A.C. – Postigo do PessegalJornal de Barcelos, 1984

Símbolo nacional - o Galo de Barcelos corre o mundo e presta-se a todas as aspirações artísticas. Mas é o dito galo popular, pintado de preto com corações vermelhos, o autêntico embaixador de Portugal.

Objetivo: Conhecer o Galo de Barcelos, um símbolo de Portugal que faz parte da nossa cultu-ra, tradição e identidade, assim como as suas diferentes representações e métodos utilizados pelos artesãos para o fabricar.

atividade: Depois de conhecerem os vários tipos do Galo de Barcelos, os participantes visu-alizam um filme sobre a sua história e os diferentes métodos utilizados pelos barristas para produzirem essa peça. Na oficina do Serviço Educativo, através do desenho e modelagem ou pintura, os participan-tes recriam o galo de Barcelos.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00Público-alvo: 2.º, 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superiorduração: 90 minutos (uma turma por sessão)

lEnda dO galO dE barcElOSTeatro de sombras - representação da lenda do galo de barcelos e pintura do galo em barro

a lenda do galoDisse o rei: “Se isso é verdadeComo tu me acabas de contar, Esse galo que está assado, Na travessa saltará, E três vezes cantará.” (…)

A atividade parte da apresentação de diferentes representações do galo em barro, seguindo-se a apresentação da lenda do Galo de Barcelos, num teatro de sombras. Depois de assistirem à representação, os alunos são convidados a explorar a sua imaginação, pintando um galo de barro.

Objetivo: Apresentar, de uma forma divertida, a lenda do Galo de Barcelos, valorizando aspe-tos relacionados com a nossa cultura, tradição e economia.

Page 15: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

atividade: A representação da lenda é realizada através de um teatro de sombras. No final da representação, os participantes são convidados a explorar a sua imaginação, pintando um galo de barro.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00Público-alvo: Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico duração: 90 minutos

a lEnda dO MIlagrE daS cruZES – TEaTrO dE SOMbraSA Festa das Cruzes de Barcelos é a primeira grande romaria do Minho e está associada à lenda do Milagre das Cruzes.Reza a lenda que, no dia 20 de dezembro de 1504, o sapateiro João Pires regressava a casa depois de ter assistido à missa na Ermida de S. Salvador, quando avistou uma cruz preta for-mada no chão daquela terra. Ao caminhar pela Rua D. António Barroso (rua direita), encontrou o juiz de Barcelos e o notário, e logo lhes disse para irem ver e guardar uma cruz preta que tinha aparecido no chão do Campo da Feira.

Objetivo: Apresentar, de uma forma divertida, a lenda das cruzes valorizando aspetos relacio-nados com a nossa cultura e tradição, dando a conhecer o milagre das Cruzes e a importância desta festa concelhia na economia local.

atividade: A lenda é apresentada através de um teatro de sombras. No final da representa-ção, os participantes têm a possibilidade de pintar uma cruz de barro, fornecida pelo museu.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00Público-alvo: Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico duração: 90 minutos

anIMaIS FanTÁSTIcOS – dE rOSa raMalhO E OS anIMaIS na cErâMIca dE Pa-blO PIcaSSO Rosa Ramalho e Pablo Picasso são duas personalidades nascidas na década de 1880, que faleceram na década de 1970. Ramalho e Picasso são dois artistas com percursos muito distintos, salvo a dedicação que Picasso dispensou à cerâmica, que Rosa tão extraordinaria-mente trabalhou.

A galinha macaco, a galinha homem, o galo mulher, e a galinha cão são animais do fantástico, criações com assinatura RR - Rosa Ramalho.

Objetivo: Dar a conhecer diferentes animais do fantástico criados por Rosa Ramalho em contraponto com as representações dos animais na cerâmica de Pablo Picasso.

atividade: Depois de visitarem a exposição de figurado, os participantes assistem a uma apresentação sobre os animais fantásticos de Rosa Ramalho e as representações de animais na cerâmica de Pablo Picasso.

Page 16: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

No final da apresentação os participantes são desafiados a desenhar um animal do fantástico e em seguida a modelá-lo em barro ou pintá-lo numa peça.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: 3.º Ciclo do Ensino Básico, Secundário e Superior (uma turma por sessão)

OS MEnInOS gOrdOS - OS hEróIS da nOSSa hISTórIa!Ana e Mateus Perrero eram dois irmãos muito, muito gordos. Nasceram no antigo reino da Sardenha e fizeram uma grande viagem pela Europa, passando por França, Espanha e Por-tugal. No nosso país, estes dois irmãos estiveram em várias cidades do norte, e até foram desenhados e pintados em pratos, canecas e paliteiros de cerâmica. Estes meninos eram tão, tão gordos, que a Ana, com nove anos, pesava 129 Kg, e o Mateus, com 11 anos, pesava 201Kg. Estes dois meninos, gordinhos, simpáticos e sorridentes, estão representados em esculturas no Museu de Olaria.

Objetivo: Dar a conhecer a interessante história dos meninos gordos, sensibilizar os partici-pantes para os benefícios dos hábitos alimentares saudáveis e da prática de exercício físico.

atividade: Os participantes irão conhecer a história destes dois irmãos, e no final crianças são desafiadas a pintar os meninos desta história, num prato de barro fornecido pelo museu.

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: 90 minutosPúblico-alvo: Pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (uma turma por sessão)

O PaInEl dE EduardO nEryNuma das fachadas do Museu de Olaria, encontra-se um painel cerâmico de grandes di-mensões, dourado e em relevo, da autoria de Eduardo Nery. Trata-se de um painel com 16.6 metros de comprimento e por 3.35 metros de altura.Neste trabalho, o autor usou peças de relevo, em forma de cunha, e escolheu um tom dourado que explora os ângulos de incidência da luz de forma diferente, em função do ângulo em que as peças se encontram colocadas.

Obras de Arte em Painel Cerâmico

Objetivo: Dar a conhecer o painel de Eduardo Nery que se encontra no exterior do Museu de Olaria, materiais e processos de trabalho e permitir a execução de um painel em cerâmica.

atividade: Depois de dar a conhecer o painel cerâmico da fachada lateral do Museu de Ola-ria, é realizada uma abordagem ao material e o seu processo de trabalho. No final, os partici-pantes têm a possibilidade de criar um painel cerâmico, a partir dum tema prédefinido ou livre, realizando um trabalho individual ou em grupo.

Page 17: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: De 90 a 120 minutos (dependendo do nível de ensino)Público-alvo: 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior (uma turma por ses-são)

O aZulEjO EM POrTugal E nOS MOnuMEnTOS dE barcElOSA arte de trabalhar o azulejo está presente em Portugal há vários séculos. Em Barcelos, existem diversas igrejas e monumentos, onde podemos observar e admirar essa arte. Nesse aspeto, destacam-se a igreja Matriz, a igreja do Terço, a igreja do Senhor da Cruz e a igreja de Vilar de Frades.

Objetivo: Dar a conhecer a importância da azulejaria em Portugal e a sua presença no patri-mónio histórico de Barcelos.

atividade: Através de um filme, os participantes irão conhecer a história do azulejo em Portu-gal e a sua utilização em monumentos e edifícios públicos.Após o visionamento, os participantes são convidados a pintar um azulejo com um tema pré definido ou livre. O azulejo pode ser realizado como trabalho individual ou coletivo (painel).

horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: De 90 a 120 minutos (dependendo do nível de ensino)Público-alvo: 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior (uma turma por ses-são)

uMa abOrdagEM à cErâMIca cOnTEMPOrânEaA cerâmica contemporânea é uma linguagem que se rende às potencialidades dos elementos da natureza, a argila (terra), o ar, a água e o fogo, que trabalhados e dominados pelo homem, se subjugam à sua criatividade. Recorrendo às diversas pastas cerâmicas, vidrados, engobes e técnicas de modelar, o ce-ramista imprime nas suas obras um conceito de expressão único e pessoal, que é finalizado pela surpreendente ação do fogo (cozedura das peças). Deste trabalho resultam verdadeiras obras de arte, que nos transportam para uma dimensão completamente distinta da cerâmica tradicional.

InOVar a rEcIclarObjetivo: Dar a conhecer obras e aspetos da cerâmica contemporânea, materiais e proces-sos de trabalhar.

atividade: Após conhecerem as obras de cerâmica contemporânea, os participantes têm a oportunidade de modelar, numa pasta formada à base de argila e papel, pequenas esculturas que se modificam pela cozedura.horário: Terça a sexta-feira | 10h00 - 12h00 | 14h00 - 17h00duração: De 90 a 120 minutos (dependendo do nível de ensino)Público-alvo: 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Superior (uma turma por ses-são)

Page 18: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

ATIVIDADE A REALIZAR NAS ESCOLAS DO CONCELHO

Page 19: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

aTIVIdadE a rEalIZar naS EScOlaS dO cOncElhO

atividade realizada em parceria com a biblioteca Municipal de barcelos, nas escolas do 1.º ciclo do concelho.

Olhares sobre …os nossos direitos

Ao abordarmos a temática das crianças, refletimos quase sempre sobre como as crianças pensam e o que sabem sobre seus direitos. Num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria, estas sessões procuram explorar este tema, utilizando a narração de histórias e a pintura em azulejo. Cada escola participante ilustra um dos direitos, de modo a que, no final do ano letivo, possa ser constituído um painel onde figurem todos os direitos da criança.

atividade: A Biblioteca Municipal inicia a atividade através da exploração da Declaração Uni-versal dos Direitos das Crianças, da leitura de histórias e da preparação da ilustração. Numa segunda sessão, o Museu de Olaria continua o mesmo trabalho temático, possibilitando a inscrição e pintura de um painel em azulejo, representativo de todos os direitos das crianças.

horário:biblioteca Municipal - Terça e sexta-feira | 13h30 - 15h30Museu de Olaria - Terça e sexta-feira | 14h00 - 15h30Público-alvo: 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (uma turma por sessão)dinamização: Biblioteca Municipal e Museu de Olaria local: Escolas

Page 20: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

CONCURSO ESCOLAR

Page 21: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

cOncurSO EScOlar

O MuSEu POr uM canudOCom o projeto “O Museu por um canudo” pretende-se entre outros objetivos, promover a aproximação da comunidade escolar com o Museu de Olaria, dar a conhecer o património olárico associado à identidade da região, bem como o seu património imaterial.Tendo por base o Galo de Barcelos e o Gigantone/Cabeçudo, os alunos podem desenvolver os seus trabalhos na escola ou na oficina do Serviço Educativo e de Animação do Museu de Olaria.Os trabalhos serão realizados através da modelagem em barro e da utilização de tubos de papelão fornecidos pelo Museu. No final, estes serão sujeitos à avaliação de um júri e depois da avaliação serão apresentados numa exposição, em data e local a definir.

Posteriormente será enviado às escolas o regulamento do concurso.

Page 22: New MUSEU · 2014. 9. 26. · do Vinho Verde e do Vinho do Porto, verdadeiros embaixadores de Portugal no Mundo. As tarefas relacionadas com a produção do vinho fazem parte da nossa

FICHA DE INSCRIÇÃO

INSTITUIÇÃO______________________________________________________________________________

MORADA__________________________________________________________________________________

E-MAIL (p.f. preencher de forma legível)________________________________________________________________

RESPONSÁVEL____________________________________________________________________________

Programa pretendido______________________________________________________________________

Data_________________________________________Hora________________________________________

Telefone_____________________________________Fax_________________________________________

Nº de participantes____________________________Idades_______________________________________

Nº de acompanhantes______________________________________________________________________

Responsável pelo grupo____________________________________________________________________

E-mail (p.f. preencher de forma legível)_________________________________________________________

Objetivos da visita________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

Sugestões_______________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________

NOTA: As marcações deverão ser efetuadas através de contacto telefónico, não excluindo, o mesmo, o preenchimento da ficha de inscrição.

Programa de Atividades 2014|2015(p.f. preencher todas as informações)

INFORMAÇÕES E CONTACTOS:Rua Cónego Joaquim Gaiolas | 4750-306 BarcelosTelefone: 253 824741 | 253 809624Fax: 253 809661E-mail: [email protected] Serviço Educativo: [email protected]